Durante uma apresentação da Microsoft, foi apresentado Dying light: the beast, a correr na Xbox. Mas a meio o jogo crasha e vemos que o jogo não está a correr na Xbox.
Independentemente de ter um não um slogan “Tudo é uma Xbox”, a realidade é que a Microsoft vende um hardware dedicado chamado Xbox. E quando se refere que algo está a correr na Xbox espera-se que o que é visto esteja a correr nesse hardware e não numa Switch 2, PlayStation, TV por streaming, ou PC.
Ora na apresentação do novo Dying Light na transmissão da Microsoft, está referiu-se insistentemente à Xbox, apresentando o jogo como se ele estivesse a correr no seu hardware. Mas eis que a meio o jogo crasha e o que vemos?
Pois é… O Steam! O que estava a ser mostrado era versão PC do jogo.
Vamos aqui ser corretos. Apesar de a transmissão e apresentação estarem a ser realizadas e organizadas pela Microsoft, a realidade é que este é um jogo de terceiros, e nesse sentido, a Microsoft não é diretamente responsável pelo sucedido. Mas seja como for, é o seu nome e prestígio que está em causa pois a apresentação é sua e todos sabemos que para todos os efeitos isto não só não vai bem na comunidade, como acaba por ser visto como sendo publicidade enganosa. Ao haver uma plataforma base que é o hardware Xbox, deve ser aí que se mostram os produtos. O PC será depois, dependendo das máquinas, melhor, ou até pior, mas nestes casos o PC certamente não foi escolhido para mostrar igual ou pior, mas sim para mostrar o melhor jogo possível. E isso quer dizer que ao não apontar para o sistema base, a apresentação está a criar expectativas que depois não serão cumpridas. E isso tem um nome… Logro.
E apesar de termos de reconhecer que a Microsoft não tem a culpa aqui, ela deveria obrigar as apresentações que se referem à Xbox a serem realizadas na máquina real.
Qual a novidade?
Não é a primeira, segunda, terceira vez que a MS faz isso, inclusive com jogos dela, quem não lembra o Forza Motorsport (8) que diziam que estava a correr no Series X e em uma determinada parte aparecia a seta do mouse?
e não era nem na maravilhosa Windows Store no PC