Poderá a Microsoft estar a ponderar cancelar a próxima Xbox?

Não há nada oficial, mas não deixam de haver dados que deixam muito o que pensar.

Soubemos recentemente que a Microsoft preparava uma consola Xbox portátil. E sabemos também que a cancelou em detrimento da Xbox Rog Ally da ASUS.

Basicamente a Microsoft aposta forte no Streaming, e quando ela percebeu o custo de desenvolvimento da sua consola, e o facto que não teria jogos dedicados ao seu hardware, tendo a mesma que ou ser adiada, ou confiar no streaming, acabou por desistir da ideia, apostando na consola da ASUS.

Ora a questão dos jogos não se colocaria numa futura consola Microsoft, mas a questão do custo do desenvolvimento sim. E com o suporte a 100% ao PC, qual seria a real vantagem da consola?

Segundo as poucas informações disponíveis, a consola distinguir-se-ia da Xbox PC pela retrocompatibilidade e jogo local de títulos originais Xbox, permitindo às pessoas manter as suas librarias de jogos. No entanto o hardware de processamento, designado por Magnus, seria exatamente o mesmo na consolas e PCs Xbox.



Mas eis que recentemente a Microsoft resolveu trazer o Xcloud para todos os tiers do Gamepass. E o que isto implica? Que a retrocompatibilidade poderá agora, mais facilmente, ser fornecida a qualquer sistema. Bastaria introduzir o de numa drive, e isso permitiria confirmar a sua existência, fazendo executar ou a versão PC do mesmo jogo. Mas se a ideia for executar as  versões Xbox, seja para jogos novos ou antigos, pode-se executar uma versão xcloud do mesmo.

Resumidamente, a retrocompatibilidade, perante a presença do Xcloud, tem condições para deixar de ser um ponto forte ou diferenciador da consola da Microsoft. Que fica assim com muito menor interesse do que aquele que já tinha. E diga-se que perante a atual imagem é aceitação mundial da Xbox, já não era muito.

Claro que isto não quer dizer absolutamente nada quanto ao potencial cancelamento, ou não, da futura consola dedicada da Microsoft. Mas é inegável que isto corta ainda mais o interesse a um produto que já tinha interesse reduzido. E nesse sentido, quando sabemos que a Microsoft aposta mais nos serviços do que no hardware, e que suporta todas as plataformas, com a questão potencial de a retrocompatibilidade deixar de poder ser um ponto de interesse é, no mínimo, coerente que se coloque a questão sobre se, afinal, vai ou não existir uma futura consola Xbox.

Pelo menos para nós.

Mas o certo é que isto é apenas uma reflexão e não uma realidade.



6 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Deto
Deto
8 de Setembro de 2025 13:21

É uma hipótese, tudo nesses movimentos que a MS anda fazendo são nesse sentido…

Tinha um portátil oficial, Xbox de verdade, cancelou e liberou esse ASUS ROG com adesivo “isso é um Xbox”

Liberaram xcloud de “graça” para todos os assinantes de GP

Podem ter cancelado o “Xbox” PC com retro nativa

Podem ter tido problemas na licença, do tipo somente ter retro em IPs de propriedade da MS enquanto os Third não liberaram “emulação no PC” dos jogos de Xbox 360, One e SX…

Veremos, os otimistas dizem que vai ser um PC “Xbox” que vai ter retro nativa com Xbox 360, Xone e SX

Eu estou apostando que a “retro” do PC “Xbox” vai ser apenas com jogos de propriedade da MS (o que é muita coisa também) e que third não liberaram a emulação… Daí conteúdo Third fica de “retro” pela Xcloud

Last edited 3 meses atrás by Deto
NETTO
NETTO
8 de Setembro de 2025 19:57

Não acho que isso seja uma aposta nesse momento. Eles já afirmaram a parceria com a AMD. Já vazou projeto Magnus.

Teremos mais um(ns) consoles Xbox na próxima geração

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  NETTO
9 de Setembro de 2025 0:07

Isso não quer dizer nada. Todos esses PCs de mão também tem parceria com AMD e são o que são, PCs! Não faz muito sentido promover um pc de mão com adesivo xbox e mais um console de mesa indo pra outra direção. Eles deixaram claro que abrirão para todas as lojas, ou seja, vai ser uma Steam Machine e consequentemente um PC!

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
9 de Setembro de 2025 22:15

a única dúvida que eu tenho é o nível de retrocompatibilidade

1- se vai ter
2- se vai ter apenas com IPs da MS (third não considerou o novo PC “xbox” console e por isso a MS não pode ter retro lá)
3- vai ter completa e vai ter “modo xbox console” e modo “PC windows”

Vai ser um PC, o resto das dúvidas ficam sobre retrocompatibilidade com xbox 360, xbox one e xbox SX.

E por isso que vejo um péssimo futuro para a Retro, já que a MS cancelou o “portátil” xbox (xbox de verdade) e lançou apenas aquele adesivo “isso é um xbox” para colarem no ROG ALLY…

Quem disse que eles não irão seguir o mesmo caminho com o “PC console de mesa” ?

Segundo o Rumor a APU do magus ai vai ser uma APU normal de PC… então, pode já ter sido cancelado e a gente nem sabe porque o desenvolvimento da versão PC continua normalmente pela AMD.

José
José
9 de Setembro de 2025 14:40

Oh Mário Mário mais uma noticia menos positiva acerca da Xbox, quando existem tantas outras?
Como dizia o Diacomo Remédios…não habia nexexidade.

No que toca à noticia, acho que se vier a existir uma nova ”consola” da Xbox, é porque alguém teve uma ideia mirabolante de que a chave para o sucesso é ter uma consola back compat que também corre lojas de PC como o Steam.

Deto
Deto
Responder a  José
9 de Setembro de 2025 22:20

tu podia citar quais são as noticias positivas do xbox?

que vendeu 2M de copias de Forza Horizon no PS5?

que os jogos da Activision e Bethesda que já vendiam no playstation continuam a vender lá?

Desculpa, mas Hypar isso ai é bem ridículo.

error: Conteúdo protegido