A análise a TVs mais honesta que alguma vez vi… LG OLED C9 vs Samsung QLED Q950R

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

Serão os 8K algo que precisamos? Será que os nossos olhos realmente os distinguem? Será que uma TV 8K se supera a uma 4K? Pois bem, eis uma análise a esses pontos, num dos vídeos mais honestos que alguma vez vi!

Como diria Vasco Santana: “Análises há muitas”.

Mas a análise que se segue consegue ser das que considero como mais honestas que já vi… É um estilo de análise como já não via  à muito, muito tempo, e põem frente a frente uma TV Samsung QLED 8K contra uma LG Oled 4K.

O video será colocado de seguida, mas deixo uma breve descrição do mesmo:

O canal ExtraShot analisa vários aparelhos relacionados com imagem, e num dos seus vídeos recentes levantou a questão: “Será que os nossos olhos, à distância normal de visualização” conseguem distinguir entre 8k e 4k?”



Numa situação algo inesperada, a LG viu esse episódio e resolveu responder ao senhor. A proposta feita foi a seguinte: A LG enviava ao senhor uma TV OLED 4K das suas, e uma TV Qled 8K da Samsung, e este senhor fazia a comparação entre as duas, e entre outros resultados que pudesse tirar, concluía quanto à questão dos 8K.

A proposta foi agradecida… mas recusada. O responsável pelo ExtraShot reconhece muito honestamente que, sendo as TVs enviadas ambas pela LG, ele não tinha maneira de saber se as mesmas tinhas sido alteradas de alguma maneira. Uma questão que, sem se querer duvidar da honestidade das marcas, é lógica!

Daí que foi feita uma contra proposta: Aceitava-se a situação, mas com uma condição! Seria a ExtraShot a escolher uma loja à sorte, onde adquiria as duas TVs, sendo que a conta seria posteriormente enviada à LG. Caso a LG aceitasse, ele faria a análise!

A LG aceitou!

E assim aconteceu. Indo a uma loja foram adquiridos os dois televisores, que foram montados. Mas eis que surge uma outra questão!

O Snr da ExtraShot sabia agora qual TV era qual… E mesmo que inconscientemente isso poderia levar a que a análise não fosse imparcial. Daí que resolveu fazer uma coisa: Tapou as TVs nas bordas com fita adesiva, de forma a não se perceber a moldura e a marca, e convidou dois amigos, igualmente entendidos, que iriam analisar as TVs da forma mais pura que há… olhando para as imagens!



Eis o video:

As conclusões são as esperadas. As TVs OLED são as que melhor qualidade de imagem possuem, e isso é um facto conhecido. Daí que aos poucos a escolha sobre qual tem melhor imagem vai caindo para o lado da LG.

Quando confrontados com o facto que uma das TVs é 8K e a outra é 4K, a imagem é analisada com mais detalhe. Mas curiosamente os 8K não fazem valer o seu valor, e a qualidade geral da imagem da OLED acaba por levar mesmo à indicação errônea que a TV 8K era a LG.

Estes resultados não surpreendem minimamente. Sempre foi nossa opinião que:



  • O OLED é superior ao LED.
  • Os 8K são um desperdício nos ecrãs actuais.

Naturalmente esta análise sobre a qualidade da TV não toma em conta todos os factores, como o facto de os OLED serem mais caros, e de o Burn In ser um problema que os assola e que os LED não possuem. Mas face ao analisado, a qualidade de imagem, e o valer a pena os 8K ou não, os resultados são claros e os esperados.

Devido ao que considero uma análise das mais puras e imparciais que já vi nos últimos tempos, este será um canal que manterei debaixo de olho.

 

 



error: Conteúdo protegido