Adaptação ao iPhone – Diário – Dia 5

Recebi o iPhone… a ideia é usa-lo por uns tempos e verificar a minha adaptação a ele. São 10 anos de Samsung e Android, que ainda uso no dia a dia, pelo que vamos ver o que o iPhone me diz. Esta é a experiência dia a dia com o telefone da Apple, vindo de um Android.

Note-se que a ideia do artigo não é criticar o iPhone… Mas sim e apenas relatar as dificuldades que estou a encontrar no uso de um sistema operativo diferente. Será de se referir igualmente que algumas situações poderão ter alternativas de execução diferentes das aqui referidas, eventualmente até mais simples, mas que se existem requerem um conhecimento do telefone que na altura não existia.

—-

Dia 5

Hoje foi mais um dia para teste de conectividades.



Comecei por testar a conectividade com os Ear Buds pro da Samsung. E para tal instalei a aplicação existente na App Store.

Para minha surpresa constato que esta versão dos auriculares da Samsung não requer qualquer software e pode ser emparelhada diretamente com o iPhone. apesar de não haver aqui os widgets que existem no Android para controle dos auriculares a realidade é que tudo funciona bem e sem problemas, com o som a mostrar uma altíssima qualidade como não podia deixar de ser.

O passo seguinte foi a conectividade com o Car Play, neste caso com uma viatura BMW de 2023. E diga-se que apesar de as condições de emparelhamento não serem as ideais, pois o carro estava a ser usado e era constantemente interrompido por mensagens de alerta de que haviam portas abrir a mala abrir, etc, tudo correu bem e o emparelhamento não deu qualquer problema.

Quanto ao Car Play em si, ele é bastante semelhante ao Android auto, apesar de, a meu ver, se encontrar um pouco mais refinado, particularmente nos mapas que mostram a visão a 3D, e com edifícios igualmente 3D. No fundo, apesar de nem a solução da Apple, nem a solução da Google, chegarem aos mapas que vêm de origem com o carro, a realidade é que são excelentes complementos.

Ambas as soluções são eficazes, ambas funcionam muito bem, e aquilo que as distingue são basicamente pormenores.

A maior diferença talvez seja o nível de integração com a viatura. A solução da Google integra-se de uma forma mais eficaz misturando a solução da BMW com a oferta da Google. Explicando isto melhor, isso quer dizer que tanto o assistente da BMW como o assistente da Google são capazes de executar todas as funções associadas ao telefone, seja para fazer chamadas, atender chamadas enviar SMS, ler mensagens, etc. Basta-me assim dizer “olá BMW”, ou “OK Google”, seguido do comando pretendido associado ao telefone, e qualquer um deles executa o mesmo.



Já com o Apple car Play, os comandos do telefone ficam fechados ao BMW, sendo necessário usar o comando “Hey Siri”, sempre que quiser fazer uma chamada, enviar um SMS, ou ler uma mensagem em voz alta.

Basicamente, são integrações diferentes, mas ambos funcionais, sendo que o que mais me chama atenção, é que no Apple car Play, não tenho diretamente no tablier do carro qualquer informação sobre o nível da bateria do telefone, ou a potência do sinal de rede, sendo necessário entrar no car Play para poder ver essas informações.

Tanto o Android Auto, como o Apple car Play, conseguem enviar comandos e informação para o Heads up display da viatura, com informação detalhada sobre como efetuar a manobra que se segue, no entanto esta informação comparada com a prestada pelo sistema de navegação de origem da BMW, apresenta tremendas lacunas sendo bastante pobre. Nenhum dos dois sistemas é capaz de, no Heads up display, identificar o número de faixas da estrada onde nos encontramos, em qual das faixas o veículo se encontra, prestar informação em tempo real e actualizada igualmente em tempo real sobre a distância a próxima saída ou local de ação, mostrar limites de velocidade da estrada, ou sinalização em vigor.

No entanto, daqui a pouco nos interessa a comparação destes dois sistemas de ajuda automóvel, com os sistemas integrados nas viaturas, mas apenas avaliar a sua funcionalidade e conectividade, e neste caso o que se pode dizer é que tudo funcionou impecável.



3 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
24 de Fevereiro de 2024 17:11

Menos mal, pelo seu relato dos fóruns, aparentemente as dificuldades com as conectividades a carros parecem yer ficado no passado, de qualquer forma, o Android ainda perece ter melhor capilaridade na indústria fazendo os demais ecossistemas interagirem melhor com ele que com o IOS.

error: Conteúdo protegido