Algo vai mal em alguns estúdios da Microsoft

Halo Infinite, Everwild, e Perfect Dark são três jogos dos estúdios Microsoft que se encontram envolvidos em severos problemas de desenvolvimento.

Recentemente tivemos duas notícias que nos mostram que algo se passa em alguns estúdios da Microsoft.

É conhecido que Halo atravessou severos problemas durante o seu desenvolvimento, acabando lançado depois de a maior parte deles serem resolvidos!

No entanto, quando se seria de esperar que tudo estivesse resolvido, a realidade é que vemos que a 343 industries continua a dececionar. Não só a segunda temporada de Halo é deveras curta em conteúdo, como foi lançada após um período de tempo que em muitos casos corresponde a uma temporada completa em jogos de sucesso, quando aqui a primeira temporada se esgotou de interesse em poucas semanas. Entretanto o jogo continua sem modo Co-op e modo Forge, continuando a pecar por pouco conteúdo. Mas apesar de a 343 industries ser uma empresa com 750 funcionários, e de ter indicado o lançamento do Roadmap como a sua prioridade máxima, esta mostra-se incapaz de indicar um roadmap com previsões de lançamento das partes em falta, alegando que os seus recursos estão todos dedicados à resolução dos principais problemas do jogo, criando enorme frustração nos fans.

Claramente, numa empresa desta dimensão, algo está mal, e essa ideia agravou-me quando o principal designer de multi jogador e Director de jogo na vertente multijogador da 343 Industries, Andrew Witts, abandonou a mesma.



Ora poderíamos pensar que tal se deveu às naturais movimentações de pessoas dentro da industria, mas tal não foi o caso. Andrew despediu-se e ficou sem emprego, mostrando que a saída se deveu a desentendimentos internos.

Basicamente a 343 industries, pela sua dimensão, está longe de responder como esperado, ficando bem abaixo do esperado para a sua dimensão, e esta saída revela que, ainda hoje, há problemas internos por resolver.

Outra empresa afetada por problemas é a RARE, que cancelou o já anunciado Everwild. Segundo Jeff Grubb, no verão de 2021 a Microsoft resolver pegar num jogo que estava em desenvolvimento desde 2016, e reiniciar o mesmo, mas vários meses depois de tal ter acontecido a Microsoft ainda não tinha decidido que orientação lhe dar.

O desenvolvimento, tal como o de Halo, entrou em Caos, tal como referido pela Eurogamer, ao ponto de vários criativos terem abandonado a Rare, sendo que a maior baixa foi o seu diretor creativo, Simon Woodroffe. O artigo refere que a certa altura haviam funcionários na Rare que nem sabiam o que Everwild era, e que a Microsoft estava a par dos problemas devido aos relatórios internos, mas nunca os reconheceu publicamente.

O resultado: Apesar de Everwild estar já em produção à 6 anos, encontra-se adiado para 2024.



O caso mais recente, dentro dos conhecidos, passou-se na The Initiative, o anunciado estúdio AAAA da Microsoft.

As coisas começaram a soar a suspeitas quando foi anunciado que o jogo em que trabalhavam, Perfect Dark, iria ser desenvolvido em colaboração com a Crystal Dynamics. Porque motivo um estúdio denominado como AAAA iria precisar de desenvolver um jogo a meias com outro estúdio?

Mais recentemente veio a público a notícia que Dan Neuburger, Diretor de jogo, havia saído do estúdio. E mais uma vez foi possível perceber-se que esta pessoa não foi para outro local, mas que se despedira, estando desempregado. Algo de errado se estava a passar no estúdio.

Pois agora as notícias vieram a público e na realidade não foi apenas Dan que saiu. Eis a lista de todos os funcionários originais da empresa e os que ficaram após a razia.



Como se percebe, a razia foi enorme. Os problemas abundaram dentro da equipa!

De acordo com a VideogamesChronicle, alguns dos principais membros que saíram citaram a falta de autonomia criativa e o desenvolvimento lento como a razão para a sua saída.

Basicamente este é um novo jogo que entrou em caos de desenvolvimento, sendo que, apesar de o website da empresa referir que ela defende “um ambiente criativo e colaborador”, os funcionários que saíram descrevem a hierarquia da empresa como sendo altamente “de cima para baixo”, significando que as ordens vinha de cima e o funcionário tinha mais era que as executar, sem direito a opinião. Basicamente os diretores de jogo tomavam as decisões e elas não eram discutíveis.

Há mesmo quem quem refira que agora que o jogo está completamente nas mãos da Crystal Dynamics que é quem o está agora a gerir, com a The Initiative a ter um papel secundário.



Curiosamente, a 5 de Fevereiro de 2020, Phil Spencer mostrava-se a jogar o suposto jogo da The Initiative… Um jogo que pelo que percebemos agora, basicamente não poderia estar minimamente numa fase avançada. Não é por isso de admirar que a coisa se tenha resumido a uma imagem estática. O que estava no ecrã?

Análise

Quando Perfect Dark foi apresentado na TGS 2020 tornou-se claro que estava tremendamente atrasado, dado que o mostrado foi apenas um GCI. E o progresso que existiu entretanto foi pouco ou nenhum, tendo sido requerido a intervenção da Crystal Dynamics como colaboradores.

Um jogo AAA típico demora até 5 anos a ser desenvolvido, pelo que se com tudo o que se passa o jogo tiver de ser re-iniciado não o veremos antes de 2026… E isto vindo de um estúdio que foi estabelecido em 2018, e que na altura terá 8 anos.

E apesar de tal mostrar uma gestão miserável dos estúdios, o pior que se sabe da notícia é que a liberdade criativa que a Microsoft refere existir, na realidade é ditada superiormente. Vemos isso aqui com as declarações dos programadores de Perfect Dark, e na Rare com a decisão superior de fazer o reboot do jogo, sendo que certamente a 343 Industries sofreu do mesmo. Basicamente o que parece é que a Microsot apregoa uma coisa publicamente para atrair talento, mas internamente faz outra.



O jogo basicamente foi mostrado cedo de mais, tal como o Everwild, devido ao simples facto que a Microsoft precisava de algo para mostrar… e não tinha! E este tipo de questões aplicam-se a outros jogos que foram mostrados no mesmo estado e sobre os quais nunca mais nada se soube.

A pergunta que fica é se o Matt Booty está realmente a fazer um bom trabalho no seu cargo. Basicamente porque tudo isto é da sua responsabilidade, e estas falhas em Halo, Everwild e agora Perfect Dark acabam por serem da sua responsabilidade. E naturalmente a coisa arrasta-se a Phil Spencer como chefe geral que, pelo que sabemos, até poderá ter ajudado a esconder a realidade do desenvolvimento do jogo com a foto acima.

Se formos a ver como é que podemos esperar que os novos estúdios que foram adquiridos pela Microsoft melhorem ou mesmo mantenham a sua qualidade quando o que vimos de 2013 a 2020 foi o fecho continuo de estúdios, e agora continuamos com problemas nos estúdios internos da Microsoft que tem levado a saídas em massa?

E que mensagem de confiança a Microsoft passa aos funcionários da Activision que estão receosos com o ambiente de trabalho que possuem, quando as suas próprias equipas possuem problemas destes?

Foi prometido que IPs classicos como Fallout e Elder Scrolls irão ser reinventados e voltarão aos seus dias de glória, mas quanto, pelo que se está a ver, a Microsoft nem sequer está a conseguir gerir com sucesso o IP que é a sua imagem de marca, e o seu maior sucesso, o Halo, será que podemos realmente esperar que essa promessa seja cumprida?



Se um estúdio montado de raiz sofre de problemas internos deste tipo, o que acontecerá com uma Activision que internamente já possui uma política de problemas? Como é possível que uma equipa tenha uma perda de 50% dos seus funcionários num único ano sem sanar os problemas, e não conseguindo mostrar sequer qualquer coisa do jogo?

Repare-se que os jogos prometidos para lançamento mais breve são jogos da… Zenimax… adquirida de forma efetiva em 2021, antes de termos jogos da Obsidian, da Compulsion, ou da Ninja Theory, que já estavam na Microsoft dois anos antes? (E isto nem falando de outros estúdios Microsoft). Será que essas empresas estavam em branco? Porque em 2022 o que teremos será algo de uma empresa gigante comprada em 2020, e mais um Forza.

O que andam as equipas da Microsoft a fazer?

Todos sabemos que a Microsoft se colocou numa posição de “ver para crer”. O seu historial neste ramo tem sido de promessas e mais promessas e pouco para apresentar. E ao Microsoft para se redimir tem de mostrar ao mundo o que vale.

Para isso precisamos de ver os jogos, mas não só os jogos, a produção! A Microsoft é já enorme a nível de equipas, mas o que temos é uma Insomniac a produzir tanto ou mais do que todas as equipas da Zenimax juntas. E isto não aparenta mudar tão cedo!



Aquilo que a Microsoft aparenta estar a fazer é bem diferente. Não conseguindo impor-se… compra… e tenta esmagar a concorrência por aí! Mas perante o que vemos, caso isso acontecesse o futuro poderia ser muito… muito incerto!



60 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo
Paulo
24 de Março de 2022 9:00

Está óbvio que não há gerência competente na divisão Xbox. Não adianta injetar bilhões de dólares se não sabe o básico de gerência de um divisão que já não é pequena como antes.

Para mim, já está bem claro que passou do tempo de trocarem as lideranças da divisão Xbox. A começar pelo Phil Spencer e Matty Booty. Não dá pra continuar no mesmo amadorismo que reinou na era Xbox One.

OFF topic : o backlash contra as microtransações e always online DRM no Gran Turismo 7 continua a todo vapor. O user score do jogo no metacritic está incrivelmente baixo, o pior para um jogo da série. Apesar de uma parte dessas análises de usuários serem devido à guerra de consoles, com certeza existe uma parcela de usuários descontentes com essa nova direção na economia do jogo. Me pergunto se a Sony e a Polyphony Digital vão fazer algo para reverter a situação.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Março de 2022 12:36

O jogo está excelente, minha única crítica é a renderização e a inconstância gráfica, fora o DRM. Mas o jogo está magnífico.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
24 de Março de 2022 14:42

Ontem faltava eu ganhar uma corrida de 10 voltas que paga 70 mil créditos em Suzuka no Japão, carros PP até 800.

Na primeira vez em que joguei, começou ensolarado, e no meio da corrida o tempo fechou e caiu um dilúvio até o final da corrida.. escolhi um carro que não tinha pneu de chuva ou intermediário, me dei mal.

Na segunda vez, a mesma coisa, começou ensolarado, no meio da corrida o tempo fechou geral mas não choveu kkkk eu não consegui ganhar a corrida, fiquei em segundo.

Na terceira vez, mesma coisa, tempo fechou no meio da corrida, mas caiu uma chuva fraquinha, que durou umas 2 voltas no máximo.. dessa vez não troquei pneu, e me dei bem, venci a corrida.

Achei muito legal essa variação dinâmica, nada estabelecido.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
24 de Março de 2022 16:24

O jogo é estupeno, essa eu joguei e não caiu chuva, meu problema tem sido as 10 voltas de laguna seca, mas acho que é minha escolha de carro equivocada, pois meu corvete tunado de 800 cv é muito bebedor e estou fazendo 3 paradas de abasteciamento dentro da corrida. As duas vezes que tentei a corrida não rendeu pois não consegui ganhar muitas posições e quando ganhei perdia muito tempo nos boxes, apesar de não fazer troca de pneus pra economizar tempo e fazer a última parada menor, já que não preciso de tanque cheio pra terminar a prova!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Março de 2022 21:14

Recebi o meu no último sábado e o jogo está excelente,estou progredindo sem a necessidade da obrigação de se adquirir um carro para avançar no café ou em corridas.

Os grupos que participo de Gt alguns acharam ruim o lance da premiação baixa mas mesmo assim estão jogando e elogiando.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Paulo
24 de Março de 2022 13:01

EDIT: agora que percebi que você está falando de DRM e não citou microtransações. Eu li seu comentário, mas meio que liguei com a resposta do Mário, onde ele citou microtransações. De qq maneira, meu texto abaixo pode ajudar a esclarecer alguns pontos.

Eu fiz dezenas de horas em GT7, ganhei todas as corridas, campeonatos, fiz ouro em todas as licenças, fiz todas as missões (a maioria ouro, mas algumas ainda bronze ou prata), e fiz dezenas de corridas no MP via modo Sport, cheguei até a ganhar algumas no Gr3 em Interlagos.

Com todo esse background no game, eu consegui fazer quase todos os troféus, exceto “Three Legendary Cars“. Para conseguir esse troféu, precisa de muito crédito para comprar carros lendários que custam de 3 a 18 milhões, e naturalmente eu fui gastando os créditos que conquistei tanto para ser competitivo nos outros modos que joguei quanto para alcançar os demais troféus (por exemplo, tirar foto com um Audi de 3 milhões em Le Mans.. eu precisei comprar o carro).

Então eu acredito que quem quer pegar o game para se divertir, por enquanto pode ignorar totalmente as microtransações. Quem quer conquistar o troféu “Three Legendary Cars” e platinar sem gastar com microtransações vai sofrer, mas todo GT é sofrido de platinar (aqui bato palmas para o leitor Lívio que costuma ir até o fim e platinar os GTs). No meu caso, eu vou esperar aparecer mais corridas, modos e autódromos no GT para alcançar mais créditos. Eu não consigo simplesmente jogar a mesma corrida por 100 vezes visando “farmar” créditos para alcançar carros lendários e posteriormente a platina. No MP eu me divirto, mas paga pouco.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
24 de Março de 2022 21:19

Rapaz só platinei 2 Gts(de 4 possíveis-incluindo GT7), o Gt6 e o Sport sendo que com o Sport platinei há quase 1 mês atrás e ainda assim foram 20 horas rodando em Blue Moon Bay para enfim chegar no nível 50!

Quem saiba depois eu volte ao Gt5 para platinar. Se com o Sport foram 4 anos e meio para platinar com o GT7 fico mais tranquilo (já que parece não ter trofeu online) e ter esse tempo todo!!!

Last edited 2 anos atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
24 de Março de 2022 22:27

Tem, mais é relativamente fácil, basta participar de 50 provas online. O mais difícil na minha opinião são todas as licensa ouro, o o mais demorado, os 3 carros lendários. É se preparar pra juntar ao menos 60 mil créditos.

Juca
Juca
24 de Março de 2022 10:01

Não vou comentar sobre o exposto pelo risco de minha opinião gerar flame devido a alguns colegas sensíveis aqui costumarem entender opiniões críticas a Microsoft como um ataque injusto a empresa pela “fanboyce”.

Enquanto isso o Phil Spencer faz um discurso na GDC (Conferência de Desenvolvedores de Games) para “justificar” que é viável lançar jogo no Xbox mesmo que este não esteja na Gamepass e me pergunto se isso não reflete justamente o contrário, pois até parece que desenvolvedores não conversam entre si.

fonte: https://www.eurogamer.pt/articles/2022-03-24-phil-spencer-diz-que-nao-e-obrigatorio-o-jogo-estar-no-game-pass-para-ser-viavel-na-xbox

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Março de 2022 13:12

Penso que o problema é a predileção ou escolha de apoio da MS a alguns títulos/desenvolvedores, e precisamos reconhecer o potencial do Gamepass em gerar a ideia de “esperar sair no Gamepass” ou mesmo do Gamepass manter clientes entretidos sem pensar em consumir por fora, algo que de certa forma, prejudica vendas.

Esses são pontos onde penso que o desenvolvedor que acredita em vender o jogo ou ter um valor mínimo do seu trabalho de volta, crê que merece, pois sem uma injeção “adicional” da MS no acordo com o Gamepass pode não valer a pena do ponto de vista do daquele (dev). E penso que é pior ainda para os grandes desenvolvedores que não precisam mais de visibilidade, que no caso do pequeno desenvolvedor, pode até ser positivo para próximos projetos mesmo que não ganhe o que espera com seu jogo no Gamepass.

Lembro que li tempos atrás que a MS tratava caso a caso os acordos para os jogos entrarem no gamepass, mas imagino que exista um acordo padrão pra a partir daí ser discutido. O mais lógico é que a MS deva pagar um valor mínimo por acesso individual e um adicional caso o jogador permaneça por x horas naquele jogo, e pra muita gente pode não valer a pena, pois se é pra se arriscar ao mínimo ganho, talvez seja melhor pranejar seu game como algo de f2p sem pagar comissão a MS ou vender seu game por um preço bem baixo o mesmo que talvez seja o que a MS esteja disposto a pagar.

Posso falar por mim, games que saem no Gamepass, nem os compro, ou ficam pra comprar pra “segunda época”.
Porquê? Pelo potencial de poder jogá-lo por menos assinando o Gamepass em alguma promoção (como faço com os games da MS hoje quando tenho interesse) e por achar que se já esteve no gamepass tem potencial de ser dado no Plus aumentado ou mesmo de figurar em outros serviços como o Now, Stadia, Luna…

Last edited 2 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Março de 2022 13:43

Um ponto que me chama a atenção, é que se voltarmos para os eventos de 2020 (quase 2 anos atrás), a Microsoft anunciou uma quantidade considerável de jogos em que não temos nenhuma previsão de lançamento, ou sequer uma atualização com gameplay ou algum outro conteúdo além de um rápido trailer. Mas se observarmos os jogos que a Sony anunciou em 2020, a grande maioria ou já foram lançados ou estão para sair neste ano com gameplay revelados.

Na lista abaixo eu incluí todos os games dos dois showcases que cada empresa fez, só descartei anúncios de atualizações next-gen (tipo Ori versão Xbox Series X ou GTA V versão PS5).

Microsoft Games Showcase – Maio e Julho 2020

Halo Infinite
Psychonauts 2
Tell Me Why
Grounded
Hellblade 2
State of Decay 3
Forza Motorsport
Everwild
As Dusk Falls
Avowed
Fable
S.T.A.L.K.E.R. 2
Warhammer 40,000: Darktide
Tetris Effect: Connected
Scorn
The Gunk
The Medium
CrossfireX
Call of the Sea
Chorus
DiRT 5
Madden NFL 21
Scarlet Nexus
Second Extinction
The Ascent
Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2
Yakuza: Like a Dragon

Playstation Showcase – Junho e Setembro 2020

Horizon Forbidden West
Demon’s Souls
Spider-Man: Miles Morales
Gran Turismo 7
Ratchet & Clank: Rift Apart
God of War: Ragnarok
Returnal
Sackboy A Big Adventure
Astro’s Playroom
Destruction Allstars
Kena: Bridge of the Spirits
Godfall
Bugsnax
Deathloop
Oddworld: Soulstorm
Ghostwire: Tokyo
Project Athia (Forspoken)
Stray
Goodbye Volcano High
JETT: The Far Shore
Solar Ash
Hitman 3
Little Devil Inside
NBA 2K21
Resident Evil 8
Pragmata
Final Fantasy XVI
Hogwarts Legacy
Call of Duty: Black Ops Cold War

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
24 de Março de 2022 14:08

Olha a pedrada, Carlos! ?

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
24 de Março de 2022 21:30

Facilitaria se os lançado ficassem em negrito! Edita aí @Mário 😛

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Março de 2022 23:09

Conseguiram tirar primeiro o capacete ao master chief que o boné ao super mário ?

Juca
Juca
Responder a  Eraser
25 de Março de 2022 0:40

Isso não é verdade, o Mario já mostrou até os mamilos, e em Mario Odyssey ele tira o chapéu da cabeça para lançar! ?
comment image
comment image

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
25 de Março de 2022 14:07

no Mario 64 ele já tirava o chapéu.. mas se não me engano era só em uma animação simples quando ele ficava parado.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
24 de Março de 2022 13:11

Ele precisa combinar com o público. O fato é que a plataforma Xbox vende menos games a cada dia. Até porque você não briga só pela carteira do consumidor, mas por seu tempo. De toda forma as empresas que apoiaram o gamepass sabem que no final do dia o objetivo é prender a todos na plataforma. Logo não tem de que reclamar.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
24 de Março de 2022 13:38

Pois é, você resumiu bem como eu vejo, Gamepass briga muito pelo tempo do consumidor com as vendas e também briga pela carteira quando o consumidor bota na balança o comprar ou alugar. Quem perde nisso tudo? Provavelmente o desenvolvedor que busca vender seu produto.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
24 de Março de 2022 14:46

se o sujeito precisa dizer que “no xbox os jogos também vendem” é pq os jogos não estão vendendo.

é tipo o sujeito ir trabalhar e dizer “eu trabalho”, pode ter certeza que ele não faz nada no trabalho e fica matando o tempo.

Juca
Juca
Responder a  Deto
24 de Março de 2022 16:53

?

Eraser
Eraser
24 de Março de 2022 12:21

A sensação que me dá é que a MS compra por comprar, ou melhor, apenas porque pode.
Depois deixa aquilo num tipo de auto-gestão á espera de milagres.

Se o dinheiro lhes custasse tanto como a outros, teriam certamente mais dedicação e empenho.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Paulo
Paulo
Responder a  Eraser
24 de Março de 2022 12:48

Tenho a mesma opinião

Deto
Deto
Responder a  Eraser
24 de Março de 2022 14:55

a MS vê video games como se fosse mais uma “linha de montagem” de software. Como se fazer um jogo fosse o mesmo que fazer um aplicativo de celular, um sistema operacional ou uma suíte de aplicativos.

Mas se não é “software”, o que é “sonystinha malvadão hater do pobre xbox?”

Fazer jogos é mais parecido com indústria de cinema e musica do que com industria de software.

Até hoje a MS não entendeu isso.

Vou te dar um ex, o Yoshida tinha peso na consciência de não ter apoiado direito o Demons Souls PS3, e tava lá bem feliz no anuncio do Remake para PS5, aparece ele antes do anuncio do jogo bem feliz que iria lançar o DS remake.

vc já imaginou alguém da industria de Windows e Office na apresentação da nova versão do software feliz pq “vou lançar isso pq cometi um erro e na apoiei um talento antes” ?

Quer um exemplo: Snyder Cut.

Vc já imaginou alguém dar carta branca e apoiar um diretor para lançar o que ele queria lançar?

isso foi Snyder Cut, parece com alguém? tipo KOJIMA?

flopou, cheio de problemas, empresa vai lá e apoia ele para ele fazer o que ele acha que precisa fazer.

Eraser
Eraser
Responder a  Deto
24 de Março de 2022 15:40

Mesmo já tendo eu mencionado várias vezes quero quero pouca ou nenhuma interação contigo, não posso passar sem dizer:

Não percebo absolutamente nada do que escreves!

Deto
Deto
Responder a  Eraser
24 de Março de 2022 15:41

e eu vou me lembrar o que vc escreve?

vc que não esquece o que eu escrevo.

pq será?

curioso que o sujeito ali em cima que falou “concordo” vc não respondeu, eu sim.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Eraser
Eraser
Responder a  Deto
24 de Março de 2022 15:51

Não é uma questão de memória, é de entendimento.
Eu percebi o que “aquele sujeito” escreve, assim como o que praticamente todos escrevem, goste ou não do que escrevem.

Já o que tu escreves, por favor….deve ser necessário um curso intensivo de interpretação linguística.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Juca
Juca
Responder a  Deto
24 de Março de 2022 16:58

O que você quer dizer é que, pra fazer jogos, a arte e a criatividade são tão , ou mais, importantes quanto a técnica, e eu acredito que isso também é verdade.
A MS talvez precise investir no cinema pra entender que nem sempre é questão de competência técnica, dinheiro ou fórmula, apesar de essa última conseguir funcionar vez por outra.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
25 de Março de 2022 14:17

sim, e talvez o principal é equilibrar “artista” com “lucro”

não pode fazer uma linha de montagem de software igual a MS, com Forza Horizon por ex; ai quando tentam fazer qualquer coisa diferente o sujeito “que aperta parafuso” da “linha de montagem” não dá conta.

e duvido que a MS dê “liberdade” para os estúdios dela, puro papo furado.

Não tem nenhum indicio de liberdade da MS, o mais “livre” que a gente viu foi o Fable, pq a MS na sua arrogancia achava que “se o estúdio dessa porcaria de Killzone faz Horizon, a gente com Forza Horizon faz a mesma coisa com metade do custo”

a liberdade da MS é fazer Filler para gamepass, só isso.

liberdade para AAA? nem pensar.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Fernando Molina
Fernando Molina
24 de Março de 2022 12:23

Algo vai muito mal na Microsoft, os jogos são só promessas, e agora estão aparecendo rumores que o Starfield será adiado, nada bom

Andrio
Andrio
Responder a  Fernando Molina
24 de Março de 2022 12:29

Onde tu viu esse rumor? eu vi que o roberto Serrano tinha postando um twitter sobre isso. Seria adiado para 2 de março de 2023.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Andrio
24 de Março de 2022 12:50

Eu particularmente não acredito em nada que é postado pelo Serrano, pra mim ele é um dos piores dos que se dizem insiders.

Andrio
Andrio
Responder a  Carlos Eduardo
24 de Março de 2022 13:31

Realmente ele não é bem confiável. Por isso queria saber a fonte do molina. xD

Paulo
Paulo
Responder a  Andrio
24 de Março de 2022 12:54

Pelo que estou sabendo, foi ele mesmo, Serrano, que soltou esse rumor.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Molina
24 de Março de 2022 13:18

Em tempos de pandemia se aceitam os atrasos, é algo compreensível.

E sinceramente, Starfield estava me surpreendendo, já que a Bethesda não é conhecida por rapidez em lançamentos dos seus RPGs quando não aproveite muito da versão anterior. Faz tempo que se espera o sucessor de Skyrim.

O problema todo é que penso que o Xbox precisa de exclusivos, mas os fãs de Xbox parecem satisfeitos em como tudo está, pois as promessas já são suficientes para acreditar que irão “logo” estar nos “Campos Elísios”!

Mas é como eu digo, “cada um com seu cada qual”, ou o inverso disso! ?

Last edited 2 anos atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Fernando Molina
24 de Março de 2022 22:27

Só um chute. Se não for adiado vai sair mais bugado que fallout 76.

Paulo Kaufmann
24 de Março de 2022 13:50

Mario não sei se vc se lembra de mim, mas a algum tempo atrás vc me baniu do site e eu queria explicar que foi tudo um mau entendido! Eu sou o “Paulo Kaufmann” aliás! Eu queria pedir desculpas pela má impressão que causei e dizer que não estava falando de vc! Estava debatendo com outro usuário do seu site! Eu não acho de maneira alguma que vc seja aquelas coisas que eu escrevi! Como hater e outras coisas! Então eu peço hum que vc tire o banheiro da minha antiga conta, mas se não quiser tirar tudo bem, só queria que vc visse esse comentário!

Last edited 2 anos atrás by Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Março de 2022 15:42

Meu Deus, eu fiquei fora do site por todo esse tempo achando que estava banido! Kkkkkkkkk que descuido da minha parte!

AlexandreR
AlexandreR
24 de Março de 2022 14:03

A unica vantagem que eu consigo observar na aquisição da Activision é a liberdade. Mas se a mesma não a conseguir providenciar, vai mesmo pelo cano a baixo…

Refiro liberdade, porque acredito que os estúdios da Activision estejam cansados e gastos de fazer um COD todos os anos. E a meu ver, a MS poderia libertar os estúdios nesse sentido.

Com isso poderiamso ter outros estúdios da MS a fazer um COD e alguns estúdios da Activision a fazer um novo IP.

Last edited 2 anos atrás by AlexandreR
AlexandreR
AlexandreR
Responder a  AlexandreR
24 de Março de 2022 14:10

E até agora, a MS só aparenta ter ume estúdio que realmente sabe o que fazer, a Bethesda Softworks.

Pessoalmente estou muito curioso com o Starfield. Sei que até agora só temos um teaser, mas mesmo assim agrada me a parte espacial e como o vão fazer.

Juca
Juca
Responder a  AlexandreR
24 de Março de 2022 14:44

Playgrounds também acerta nos FH, só precisa ter mais tempo pra criar verdadeiras novidades ou mesmo dar um tempo de descanço pra não parecer que só estão no “copia e cola”.

Deto
Deto
Responder a  AlexandreR
25 de Março de 2022 14:20

Olha, se vc levar em conta Fallout 76; eles também não sabem o que fazem.

Juca
Juca
Responder a  AlexandreR
24 de Março de 2022 14:42

A maior vantagem de ter muitos estúdios são essas, a troca de ideias e descanço de pessoal e etc.
Espero que a MS encontre harmonia e nos traga bons jogos!

Deto
Deto
24 de Março de 2022 14:44

mais um problema

Fable Progress Slow Due to Playground’s Lack of RPG Experience and Frugal Approach Says Dev

https://wccftech.com/fable-progress-slow-playground-lack-of-rpg-experience-frugal/

Esse Fable ai é o “Horizon Zero Dawn” da MS que eles divulgavam querendo contratar gente:

Vaga de designer indica que Microsoft quer desenvolver game no estilo de Horizon Zero DawnEmpresa está procurando designer de ambientes para novo título AAA de próxima geração

https://www.theenemy.com.br/home-the-enemy/vaga-de-designer-indica-que-microsoft-quer-desenvolver-seu-proprio-game-equivalente-a-horizon-zero-dawn

Em 2017 eles começaram a contratar gente para “o Horizon Zero Dawn da playground”

Esse vazamento ai parece vazamento controlado feito por algum marketeiro… 90% do texto é elogiando a Playground pq é linha de montagem de jogo de corrida de mundo aberto.

Paulo.K
24 de Março de 2022 15:38

K

Sparrow81
Sparrow81
24 de Março de 2022 23:26

Essa divisão Xbox realmente é uma piada. Não sei cono alguém não chutou esse Phil Spencer ainda. O cara cheira a fracasso!

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
25 de Março de 2022 14:22

Phill está a 500 anos no xbox.
ele é o xbox, pq ele não é melhor e nem pior que o xbox.

ele tem a cultura do xbox; unica diferença que ele adora pagar de bonzinho… e é um vendedor de oleo de cobra.

enganou até o Nadella falando que jogador de celular vai assinar Xcloud, imagine enganar os fãs de xbox…

Wil
Wil
25 de Março de 2022 17:04

A Microsoft mostra-se incompetente na gerência de seus estúdios e adquiriu a Zenimax e a Activision que tem competência no gerenciamento dos seus respectivos estúdios, a pergunta que não quer calar é se a Microsoft vai melhorar sua gerência aprendendo com a Zenimax e a Activision ou se as duas vão ter sua gerência piorada pela Microsoft.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Março de 2022 21:31

Bethesda com Fallout 76 mostrou um indicativo ruim a nível de gerência.

Activision esta ruim.

i343, The Intiative e agora Playground com Fable mostrando que a gerência da MS está ruim, isso meio que desde sempre… Foi só o histórico recente que eu citei, isso vem desde o x360 e continua pq a gerência ruim de First do x360 virou o chefe geral do Xbox…

Então, aí não tem nenhum exemplo de excelência em gerenciamento de estúdios, varia de medíocre ou um desastre

Eu não vejo a MS contratando ninguém de FORA para resolver isso, e se vc apenas promove quem está já dentro da empresa vc vai manter como tudo está.

Não tem nenhum indicativo de mudança lá, inclusive o Fable da Playground so mostro arrogância e prepotência de achar que fariam um Horizon Zero Dawn, “pq se a Sony faz, nós tb conseguimos, onde já se viu eles fazerem melhor que a gente? “Nós criamos o DirectX””

Adoram falar de “Sony arrogante” mas quem foi que pensou em fazer um “Horizon Zero Dawn” em 5 anos vs 6 da Guerrilha com 250 funcionários vcs 500 da Guerrilha?

Se isso não é ser arrogante, não sei mais o que seja.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
25 de Março de 2022 22:32

Isso porque com 4 anos de desenvolvimento, Horizon Zero Dawn foi apresentado na E3 com gameplay completo. No quinto ano teve mais uma atualização com novo gameplay, e no sexto ano o jogo foi lançado.

Seria ótimo se todo jogo fosse revelado como Horizon Zero Dawn em 2015.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Março de 2022 0:08

HZD foi um exemplo, tão grande como mudar o God of War e obviamente com sucesso em ambos.

Fazer isso que a Sony fez com a Guerrilha e santa mônica é um milagre.

Parecido com sair de um fabricante de PC com sistema operacional e fazer um celular com SO de sucesso.

Tipo Apple de MAC para iPhone

E não tipo de Windows no PC para Windows Phone no celular.

Vou te dar um exemplo de incompetência extrema

Ser dona do Hardware e software, igual a Apple, e fragmentar a plataforma PIOR que o Android do Google que não é dono do hardware e software

Essa foi a proeza da MS com o Windows Phone.

Apps de Android 9, 10 e 11 funcionando igual em todas as versões, e a plataforma é “fragmentada”

Do Windows Phone 7 para o 8 os apps já paravam de funcionar HAHAAHHAHH

Last edited 2 anos atrás by Deto
Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Deto
26 de Março de 2022 12:46

Boas.
Pior que isso só mesmo o Windows que de uma versão para outra apenas mudam os caminhos dos programas. E não pode faltar a avalanche de atualizações de segurança.

Deto
Deto
Responder a  Éder Rodrigo de Moura Pim
26 de Março de 2022 17:37

E penser que a interface, os quadradinhos, do Windows Phone estão até hoje na frente do IOS e Android.

Só quem usou sabe.

Quadradinho 1×1 : só o ícone do app

Quadradinho 2×2 : ícone e alguma descrição

Quadradinho 4×2 notificação e prévia do APP.

Tudo isso o dev do app e o usuário escolhiam como seria.

Tu podia montar a tela principal do teu celular com os quadradinhos de acordo com teu gosto e necessidade e nunca precisar ir para outra tela.

Era incrível.

Mas né, para que visão que isso era incrível? Bora meter Windows store e apps iguais no PC e Celular e quebrar a compatibilidade entre Windows Phone 7, 8, 10 etc para usar o monopólio do PC e tentar monopolizar os celulares

Se não é monopólio, a MS não quer… Ela não quer competir em nada, quer monopolizar tudo… Ficou Viciada em monopólios depois que viu a grana que Office e Windows dá com monopólios

Last edited 2 anos atrás by Deto
error: Conteúdo protegido