The last of us 2 é um jogo fabuloso, e dotado de uma série de detalhes fantásticos. Eis alguns que podem encontrar:
Acima de tudo, este segundo jogo tenta dar vida ao mundo. As personagens não são apenas robots como em todos os jogos, mas agora tenta-se mostrar que elas tem familiares, vida própria, sentimentos, etc. Aliás, quem já o jogou e acabou, sabe que este segundo jogo roda em torno disso mesmo, nas consequências dos actos num mundo que tenta extravasar as personagens robotizadas dos videojogos.
Nesse sentido, os NPCs até tem nome, e quando um amigo o vê a ser abatido, grita pelo seu nome. Vejam:
Alguns dos NPCs possuem cães, e mostram extrema amizade com os animais, que por vezes até tratam pelo nome. E quando algo acontece ao cão, eles reagem!
NPCs há depois dos dois lados. E cães tambem! As personagens criam amizades com os humanos e com os cães, e tudo com intuito de criar um sentimento de culpa quando se abate alguem.
As zonas de interesse são marcadas no mapa. Mas como saber quando já se fez tudo o que havia a fazer numa visita a um desses locais? bem, não só Ellie o refere verbalmente com uma frase do género “Já não há mais nada a fazer aqui”, como marca no mapa o local como terminado, com um risco sobre o mesmo.
O mundo está cheio de itens que fazem lembrar o que para eles é passado. E apesar que muito do conteúdo como a BD e outros são fantasiados, eis um poster bem real, e de um album no qual existe a musica Future Days que ouvimos algumas vezes no jogo.
Ellie toca guitarra… E coloca as mãos de forma correcta de acordo com os acordes que podemos depois tocar com um deslizar do dedo sobre a touch pad. O que talvez não saibam é que nas sessões de pratica é possível tocar-se músicas reais, desde que se conhecendo os acordes das mesmas.
Numa das cenas em que Ellie ataca uma membro da WLF, esta está a jogar consola… nada mais, nada menos do que uma… PS VITA! E o jogo em causa? O icónico som de Hotline Miami. De se notar que esta não é a única vez que o jogo é referido. Quando Abby e Manny chegam à base, procurem por esta NPC, a Witney, e terão uma conversa onde ela aborda o jogo Hotline Miami.
Mas a PSVita não é a única consola no jogo. No quarto de Ellie existe uma consola… nada mais, nada menos que… uma PS3 fat!
Uncharted tambem tem direito a um Easter Egg… No banco, numa das caixas o anel de Sir Francis Drake é encontrado. SIC PARVIS MAGNA
E dentro destas homenagens a outros jogos que tal um Precursor orb do Jak and Daxter?
Mas há mais uma referência a outros jogos da Naughty Dog. A arcada de Jak X: Combat Racing
Voltando à questão do banco, Ellie e Dina tem uma conversa sobre um filme. Nada mais, nada menos do que Point Break de 1992, com Keanu Reeves e Patrick Swayze.
As referências a filmes repetem-se no Museu de Ciencia e História de Wyoming. Desta vez relativamente a Jurassic Park.
Numa das cenas, Ellie e Dina descobrem uma colecção de filmes pornográficos. E há uma brincadeira com nome de um dos filmes:
Há uma personagem no jogo que se calhar poucos reconheceram. Gustavo Santaolalla, o compositor dos temas de The last of us.
Abrir os cofres não requer os código… apenas estar atento ao som dos clicks. Há um som diferente quando o número correcto é inserido no local correcto.
E falando em códigos, o código 0451 é usado num dos cofres. Este código pode não dizer muito à maior parte das pessoas, mas ele tornou-se uma brincadeira na comunidade gamer. Ele foi usado pela primeira vez no jogo original Deus Ex, e desde aí vários jogos tem-no usado. Podemos citar por exemplo Alien: Isolation, Bioshock 1, Bioshock 2, Bioshock Infinite, Gone Home, Dishonored 2, Prey e muitos outros. Agora Tlou 2 junta-se à lista!
Há uma referência ao livro City of Thieves, um dos livros que serviu de inspiração a todo o universo de Tlou, conforme referido por Druckman.
Os acontecimentos que deram origem à destruição da sociedade deram-se a 26 de Setembro de 2013
E todos os calendários do jogo, estão com este ano, e este mês.
Há figuras dos Space Marines do Warhammer 404, dentro do jogo.
Há uma referência às palettes de madeira que no primeiro jogo se usavam para transportar a Ellie.
Como se recordam, no primeiro jogo Ellie não sabia nadar. E joel usada palettes de madeira para a transportar. Ora numa visita ao museu há uma palette de madeira e quando Ellie se aproxima ele pergunta a Joel se não lhe quer dar uma boleia, ao que Joel responde que esses dias já passaram. É que agora Ellie aprendeu a nadar!
Druckman faz uma referência si próprio nas cartas colectáveis. É o Dr. Uckman.
Jogado sem medos e sem vontade de nos abrigarmos constantemente, este jogo traz-nos momentos brilhantes:
We need this type of gameplay & combat in online multiplayer! 😍🙏 #TLOU2 #TheLastofUsPartII pic.twitter.com/iUka8dvOuG
— OpyGam3r (@opygam3r) June 27, 2020
Falaste que era um grupo que apos 20 anos o inicio da pandemia, e estando a ser dizimado, iriam desenvolver uma vacina.
O que diferente de um grupo que, desde o inicio da pandemia, tem procurado por uma cura.
Sobre o centro ser em Salt Lake City isso nunca e referido – alias, pelo contrario, encontras um documento que aponta para a existencia do Hospital de UT (Utah) com uma base e da exsitencia de uma outra base… a qual e apelidada de HQ. Essa sera a base central.
O facto da base do Utah ser secundaria nao significa que nao seja importante, apenas significa que nao e a unica e muito menos a principal Tu colocas pessoas a desenvolver uma cura onde ha instalacoes para isso.
Tu viste documentos de celulas que acabaram. Porque tu encontras algumas celulas ou grupos que foram eliminados. Mas por exemplo… a Universidade. Nao e o caso de um base que foi destruida… e o caso de um base que eles decidiram abandonar porque verificaram a presenca de infectados nos dormitorios… Mas tiveram oportunidade de evacuar pessoas e equipamento.
Nao, nao vez exercito em cidades dos vagalumes. Os vagalumes nao eram os primeiros, eram revolucionarios que tentaram tirar algumas cidades aos exercitos. E nem sempre funcionou com todas. Ou perdem para o exercito, ou as pessoas que sao libertadas recusam-se a trabalhar para eles – embora tenham tudo sucesso noutros casos.
Então Mario, essa é a questão que eu levantei para o Bruno para explicar que os vagalumes estavam sendo encurralados e exterminados no primeiro game. Quanto a vacina, por eu ter formação na área biológica, digo que impossível… Mas é um game apenas e o primeiro já mostra seus furos…. O 2, como apontei no comentário acima tb, pois tanto tempo depois as pessoas ainda em cidades, andando de carro, grupo militar apanhando de pessoas que vivem como índios, etc é meio viagem demais… Falando tudo isso, posso dizer com segurança que a história do 2 é MTO superior e muito mais complexa que a do 1. A do 1 é mais do mesmo, clichê e que a abordagem principal é mostrar o chucro (Joel) que perdeu tudo na vida e se transformou em um cara rancoroso e sem amor, ser conquistado pela menininha que adotou como filha após um certo convívio. Tem mais clichê que isso? Não tem como negar que a história do 2 é mto mais rica. Rsrs Abraço.
Ninguem te diz que seriam os pirilampos a desenvolver a vacina. Se eles encontrassem dados novos talvez tentassem contactar a Fedra ou outros. Mas eram precisos dados novos pois a Fedra estava instalada como um regime ditatorial.
E a vacina até podia nem conseguir ser desenvolvida… mas sem se tentar nunca se conseguiria saber.
Enfim, não adianta andar com muita coisa… é um jogo, o argumento tem de ser satisfatório, mas não à prova de bala.
Exato. Enfim, procuraram defeitos no 2 e eu mostrei que o 1 tem seus furos TB. Pois num mundo vazio do jeito que tá, 20 anos depois com manutenção precária de equipamentos e precisando de pessoas altamente capacitadas para uma vacina, é bem utópico o que os vagalumes queriam… Ou seja, pessoal aceitou tudo de bom grado do 1 porque “acaba bem”. Só eu achei que não acabou bem e que o preço seria caro? Acabou o 1 e eu pensei “puta merda, num segundo alguém vai achar o Joel e cobrar isso”. Enfim, sinto mto que essa galera não aceitou o 2. Eu joguei de coração aberto e a experiência é única.
Tu nao demonstraste nada. Tu apenas assumes que eles estavama ser completamente dizimados (sofrer derrotas em zonas de expansao nao e o mesmo que serem dizimados) e assumes que eles so tinham uma base e por isso nao podiam fazer a Vacina.
Mas tu nao sabes sito, nem o jogo te diz, nada disto!
O jogo aponta o contrario, ao demonstrar que eles eram grandes o suficiente para terem o Hospital e a Universidade a funcionarem como instituicoes de pesquisa.
E como tu bem sabes, se eles ainda se dao ao luxo de experimentar em macacos e continuar a pesquisa e porque tiveram meios para a manter e transportar material e equipamento! Isto sim, e te dito a ti pelo jogo!
Sobre o resto e como digo! Tu nao sabes E os furos que apontaste vieram da tua interpretacao das coisas – que eles estavam a ser dizimados, que eles so tinham uma base.
Alias, essa da base nem tem logica. O grupo libertou com sucesso zonas de quarentena no pais… foi assim que ganharam fama. Em algumas perderam.. noutras… quem sabe?
O jogo aponta que eles estavam com dificuldades, por onde a gente passa eles não existem mais e até é dado a entender que quem sabe nem existam mais em Salt Lake. Você atravessa o país, passando por vários territórios e não encontra vagalumes. Ou zaraparam, ou estavam mortos. Certo? O jogo te mostra que na universidade não deu certo… O jogo joga na sua cara isso e você quer me dizer que tiveram sucesso na pesquisa? Para né?
Sobre a vacina, a questão não é vagalumes apenas… É qualquer um! Se passaram 20 anos, vc acredita mesmo que tem equipes altamente qualificadas para fazer uma vacina? Pra se fazer uma vacina não depende de 1, 2, 3, 4 ou 5 pessoas qualificadas, depende de dezenas, cara! Não depende apenas de estrutura, depende de material e recursos específicos difíceis de se manter até nos dias atuais.
E não é minha interpretação. O jogo te fala por diversas vezes que eles estão sendo dizimados e ficando escassos! Se você não conseguiu absorver isso, problema não é meu. Você na verdade não quer aceitar! Jogue de novo o 1, pois não é possível você insistir que os vagalumes ainda eram um grupo super estruturado e próspero, já que o game te mostra o oposto! Abraço
Mas eles eram… o jogo pega na história numa altura em que eles estão a deixar de o ser… mas foram. E não sabemos a nível nacional que recursos eles ainda tem na altura da operação da Ellie. Sabemos que esãp desmembrados, que estão espalhados por vários locais, e sabemos que depois dos acontecimentos, a debandada foi total.
Mas o que é dado a entender é que eles, com mais ou menos dificuldade, ainda teriam a capacidade de criar a vacina. Daí a intenção de operar.
Por isso disse, Mario. Eles foram prósperos e grandes antes do jogo se passar. Na altura do jogo estão em dificuldades… Em tanta dificuldade que até a Marlene, uma das pessoas que é do alto escalão, está vagando pelo país e TB em dificuldades, né? Se eles tivessem bem, não seria a Marlene que estaria a se arriscar viajando pelo país, certo? Eles estão encurralados e manda o Joel levar a Ellie para o lugar onde tem a melhor estrutura para cirurgia e é lá que vemos vagalumes vivos no jogo. Atravessamos o país e vimos vagalumes mortos ou zarpando, certo? Acreditar que esse grupo ainda é próspero é pura coincidência e ingenuidade.
Quanto a vacina, meus pontos do segundo game, de guerra entre exército e índios, de munição, combustível e veículos passeando normalmente é mais ou menos a mesma coisa. O jogo quer que eu acredite que tem condições pra isso, mas eu sei que não tem. Como disse, passei boa parte da vida num laboratório e a estrutura para vacina não passa por 10 ou 20 pessoas capacitadas… Passa por muito mais mais pessoas altamente qualificadas, com doutorado específico nas suas áreas e por estrutura, insumos, energia elétrica, centrais de distribuição, incubação, etc etc etc. mas é um jogo. E eu gostei dos dois games… É só um apontamento dos furos que o 1 deixa para quem fala que a história do 2 nao tem lógica. Se for raciocinar, já não tinha lógica no 1, a continuação é o de menos. E por incrível que pareça, o 2 é melhor em tudo.
Mais uma vez, o jogo nunca deixa claro quem sao os liders e onde a Marlene se encontra na hierarquia. Ela era uma pessoa importante e em Boston era conhecida como Queen Firefly – o que levou muitos a considerar que ela era a lider de facto, mas com a dimensao que eles tiveram, quem te disse que nao houve mais lideres?
No primeiro jogo, Marlene estava em Boston, com uma celula para conquistar aquela QZ. Talvez como porta voz do grupo. Nao estava a deambular (Mais uma vez essa e a tua interpretacao e nao esta correta) E o plano foi por agua abaixo!
Eles foram desmascarados e ela teve que fugir. Mas aquilo nunca foi uma base deles! No seu diario ela diz mesmo que pensou teria sido mais dificil fugir do local – e fica deprimida devido ao facto de ter perdido a Ellie e a equipa de extraccao.
Mas o que e claro e que quando foi desmascarada ela teve que retirar para a base mais proxima.. o Hospital! E foi o Hospital porque a intencao era analisar a Ellie e nao ir ao HQ.
Terceiro… mesmo aceitando a tua perspetiva (estas a ver as coisas pela producao industrial de hoje, mas nem disso precisas, precisas apenas de algo que funcione que comeces por produzir localmente e o resto – e angariar apoios das outras zonas que vem por acrescimo – como foram feitas as primeiras vacinas nos anos 60?), o ponto e, eles sentiam-se capazes de o fazer e controlaram a certa altura duas instalacoes de pesquisa, sendo que numa faziam testes em animais – o que vejo aqui e capacidade. Tu nao sabes quem esteve na genese da organizacao. Pode ter sido uma equipa que contasse com o que era necessario! Tu nao sabe que mais bases tinham! O primeiro nao te diz nada disso! Eles podiam controlar mais hospitais, laboratorios ou ate uma fabrica de farmacos… Tu nao sabes! Tu assumes tudo porque viste membros mortos mas nunca te ocorreu que estivesse a atravessar uma fente de batalha!
Bruno…
Estás a fazer história baseado naquilo que te parece. Mas na realidade a história do The Last of us está para além dos dois jogos. Há a banda desenhada, o American Dreams. Quatro fasciculos de banda desenhada!
A Marlene tem a história bem definida – Nasceu no início do século 21 a 19 de Março. Foi líder máxima dos pirilampos desde que estes foram formados e até à sua morte em 2034, e conhecida como “a rainha pirilampo”.
Os pirilampos eram um grupo organizado que era conhecido por procurar ainda uma vacina. era uma milicia que estava espalhada pelo país, mas os pirilampos estavam londe de serem dos grupos rebeldes com maiores números. Outros grupos eram maiores e mais brutais. O que distinguia os pirilampos era a sua organização.
Foram fundados após a pandemia. como resposta á imposição de lei marcial em zonas como Los Angeles, e organizavam ataques contra a Fedra nessas zonas. Ganharam suporte do publico quando a Fedra executou 6 dos seus membros, e conseguiram mesmo derrubar os militares em diversos locais, como Pittsburgh.
Mas o ganho do controlo não correu como esperado, a população revoltou-se e virou-se contra os pirilampos, temendo que outro grupo organizado no controlo voltassea impor a lei marcial. Este foi o primeiro passo para o fim dos pirilampos que começaram a ser atacados pela populaça e executados, sendo obrigados a fugir, e organizando-se em pequenos grupos que adoptaram uma filosofia de”sobreviencia dos mais fortes” em vez de tentarem encontrar uma cura.
A vacina que criaram foi estudada na universidade do Colorado, que acabou invadida por um bloater que os levou no final a abandonar o edifício. Aqui criaram uma vacina que teve testes com sucesso em 2028, mas que precisava de refinamentos que requeria dados que lhes escapavam.
Basicamente no primeiro jogo o que vês é um conjunto de pirilampos já tremendamente fragmentado perseguido por todas as milícias existentes.
Com a fuga do Joel e da Ellie do hospital os membros restantes dos pirilampos debandou completamente e o grupo foi extinto, sendo que no Tlou 2 há indicação que alguns membros estavam a tentar reorganizar o grupo.
Esta história é toda oficial da Naughty Dog… E será adaptada a uma série da HBO em breve!
Não perco meu tempo em assistir,pra mim TLUS esta morto e enterrado
Sete anos para ter isso?só podem estar a brincar,e com uma brincadeira de muito mau gosto.,,,,Valeu Sony….Premio do século pra ti de como estragar uma franquia adorada.
Decepção total com essa coisa,nota -0
Tu é que perdes…
Não sabemos isso. O jogo mostra-nos a realidade nos EUA. Por exemplo, no méxico ou canadá, poderiamos ainda ter instalações.
Sparrow, mais uma vez, quais os locais por onde tu passas no primeiro jogo, que eram dos firefly e deixaram de ser dos Firefly? A Universidade. Foi o unico. Consegues dizer-me mais? Porque eu sei que nao ha mais.
Como ja te disse em cima tudo o resto, nao eram locais deles, eram zonas de quarentena. Pittsburg eles retiraram o poder aos militares mas a populacao voltou-se contra os elementos firefly de la (ou alguns dos elementos voltaram-se contra os outros). Boston nao era deles e muito menos era uma base deles – eles tinham la uma celula para desestabbilizar os militares e essa celular foi descoberta (o que levou a Marlene a pedir ajuda ao Joel). A Universidade foi deles, apos o apocalpse, e eles nao foram explusos ou mortos – eles ocuparam-na e por um bom tempo dado que fizeram testes em animais, mas abadonaram porque havia seccoes que nao limparam de infectados e consideraram demasiado perigoso continuar la.
Sobre a vacina… eu nao tenho que achar nada. Eu so me baseio no que o jogo me mostra. E o que o jogo me mostra e que ha uma organizacao, os fireflies, que ao longo de 20 anos andou a pesquisar uma cura e queria que nos levassemos a Ellie a ponto de encontro porque com ela poderiam desenvolver uma cura. Eu sei que nao sao duas ou tres pessoas e muito menos u cirurgiao num hospital que o vai fazer. Mas se te e apresentada uma organizacao que afirma que o pode fazer e efectivamente montou laboratorios para o fazer… Eu nao tenho que duvidar. Como eu te disse em cima, eles nao se lembraram disso depois do apocalypse\… Se eles afirmaram que podiam, gastaram vidas e meios para levarem a miuda a um local so para o poderem fazer… e porque efectivamente contavam com todos os meios que tu afirmas que eles precisam, e ja por isso te ando a dizer que eles eram uma organizacao grande.
E dai continuar a dizer… tu baseias-te na assumpcao errada que eles eram uma pequena organizacao de guerrilha e que tinham uma base naquele hospital mas isto e a tua interpretacao… porque o jogo nunca te diz isso! E com base nesta tua interpertacao encontras o “furo”: e impossivel desenvolver vacina. Mas, la esta, so e impossivel se se assumir como verdade que eles estavam a ser dizimados e so tinham o hospital como base. Mas o jogo ate te aponta no outro sentido – isto e, que eles tinham outras bases.
O jogo tambem deixa claro que eles ocuparam o hospital e a Universidade apos o apocalypse e a certa altura movimentaram pessoal e equipamento entre os dois.
O que o jogo te diz e que eles estao a perder em certos locais, que sofreram alguns reveses e tens testemunhos de membros que desistiram desses locais – mas isso onde encontraste? Boston e Pittsburgo, precisamente onde tinhas duas celulas e uma foi desmascarada e outra foi traida/expulsa. Nao tens mais nada.
Isto e diferente de estarem a ser dizimados. Imagina na idade media o rei de inglaterra a ir ate a franca e meter-se numa batalha e perder sendo morto em combate… Isto signfica que a Inglaterra foi dizimada? Nao! Tens o sucessor em inglaterra e os restantes ingleses que defendem o seu pais. Aqui e o mesmo!
Sabes de antemao que os fireflies estao sediados no oeste dos estados unidos… e sabes que a certa altura ocuparam uma universidade para alem do hospital.Sabes que possuem soldados fardados e armados e sabes que com sucesso controlaram certas zonas de quarentena dos militares. E so isso que sabes.
Ok Bruno. Tô satisfeito. Vc acha que os vagalumes são abundantes e eu continuo a achar o contrário. Pois até a cabeça deles (Marlene) está a perambular e buscando ajuda. No mais, por onde passa no jogo, tem pistas de vagalumes e eles até ficam se perguntando se existem vagalumes ainda em Salt Lake. Várias plaquinhas de indentificação de vagalumes por onde passa. Joga de novo, amigo. Hehe Ora, o primeiro jogo percorre vários estados e o que se vê de vagalumes? Nada! Se tivesse algo no meio do caminho, pela estrutura que eles tinham, não era melhor o Joel deixar a Ellie em qualquer outra base estruturada ou levar ela sozinho até o destino, correndo riscos que um grupo maior não correria? Desculpa, mas não tem a mínima lógica achar que eles tinham um grupo grande. O jogo te mostra o contrário e não precisa nem raciocinar mto para ver isso.
Essa sua comparação com rei da Inglaterra não tem nem lógica, pois a rainha vagalume estava na correria, indo ela pessoalmente pedir ajuda de um contrabandista e não tinha nada entre Boston e Salt Lake que a Ellie poderia ser entregue com mais rapidez aos vagalumes. Ou tinha e estavam escondidos? Menos, né. Bem menos…
E não, não é impossível de ser desenvolvida a vacina “somente” porque eles estavam acabando e sim pela situação das coisas 20 anos depois… estrutura, etc. Até parece que eles teriam um grupo multidisciplinar capaz de desenvolver vacina, laboratórios, etc etc etc, enfim, estrutura para isso. Nem precisa ir tão longe pra perceber que estão con muitas dificuldades e o jogo te mostra isso não só uma, mas diversas vezes.
Por sinal, algum país já tá com a vacina do corona pronta? Depois de mais de 6 meses de pandemia e com MTA estrutura para isso? Nem os EUA tem, Man. Impossível. Haag
E como eu te respondi ja varias vezes, tinhas uma celula em boston (celula nao e o mesmo que base) que tentou fomentar uma revolucao la, mas foram apanhados pelos militares. Tiveram que evacuar e com o cerco a apertar, decidiram ser mais seguro levar a Ellie a outro grupo fora dessa Zona de Quarentena, no Capitolio, atraves do Joel.
Assim a Marlene e os que restavam, que estavam a ser vigiados e chamaram a tencao dos militares para eles, iam ser perseguidos e a Ellie poderia passar despercebida no meio da confusao para os membros a esperar fora dessa Zona.
Isto esta escrito no diario da Marlene que tu encontras no ultimo capitulo, no Hospital.
E so isto que o jogo te mostra no inicio. Nao te diz nada sobre o serem dizimados – tudo o que tu encontras sao pequenos grupos que morreram. A unica base deles que encontras e que foi abandonada, foi abadonada de forma controlada e organizada e foi algo que eles ocuparam por um tempo.
Concordo em tudo, amigo. O 2 é para causar desconforto e fazer pensar mesmo. Esse papo da brutalidade da morte do Joel etc, só mostra apego ao personagem… Que as pessoas queriam ele como herói e não conseguem enxergar como justa a morte dele. Mas a morte de ninguém é justa… E se no primeiro game fossemos a Abby em busca de vingança pela morte do pai médico, que um maluco entrou e matou todo mundo num hospital e o pai estava junto, será que a galera odiaria tanto ela? Creio que não. O jogo tenta mostrar isso e consegue… Mas mostra mais, mto mais e desperta mtos sentimentos diferentes no jogador… Jogar com Abby contra a Ellie é de deixar qualquer um contrariado e é essa proposta… Aceitar as coisas como elas são, perdoar, compaixão, deixar para lá, etc… Realmente fantástico o que o game conseguiu fazer comigo, pena que outras pessoas não embarcaram na história como eu.
Bruno, aí quem está achando coisas que o jogo não te mostra claramente é você. Poxa, atravessamos o país e mais que isso… Por onde passamos, tudo que era dos vagalumes acabou e o jogo sempre enfatiza “será que os vagalumes ainda existem em Salt Lake?” E você acredita ainda em super QGs cheio de vagalumes, com estrutura para combater a Fedra e desenvolver vacinas num mundo devastado 20 anos depois, mesmo o jogo te mostrando o contrário a todo momento?
Pois, ai e que discordamos, Sparrow.
O que e que o jogo nos mostra? Mostra-nos um grupo que atuou em varias zonas de quarentena no pais. Mostra-nos um grupo que tinha ‘uma base no oeste’ de acordo com o dialogo que tens no inicio. Quando chegas a Universidade (e os fireflies abandonaram a universidade, nao foram expulsos ou assassinados), encontras alguns documentos de membros do grupo que te revelam que:
E quantas bases dos vagalumes encontraste? A Universidade, que a certa altura ocuparam e o Hospital.
De resto que mais viste dos vagalumes?
Boston: nao era uma base, nem havia uma base. Os vagalumes atuavam fomentando revoltas contra os militares dentro de zonas de quarentena – eles nao eram guerrilheiros que viviam na selva, tinham mais forca no oeste e expandiam-se para outras zonas desta forma. Havia uma celula na cidade de Boston que tentou insurgir-se contra o poder militar, mas os militares encontraram e destruiram esses planos. A Marlene estava em Boston quando isso ocorreu e precisamente devido ao fechar do cerco… pede ao Joel que leve a Ellie. Mas o Joel nao era suposto levar a Ellie ao Utah, devia apenas encontrar-se com um pequeno grupo fora da zona de quarentena, que estava a espera no Capitolio (que tb nao era um base). Qd la chegas o grupo ja tinha sido morto pelos militares.
Pittsburg; nunca foi uma base. Foi um zona de quarentena onde eles fomentaram a revolucao… mas os cidadaos dessa zona insurgiram-se contra a celula dos fireflies que la estava.
Logo,geograficamente vejo os vagalumes a terem iniciado com forca no oeste sul dos estados unidos (ha referencias sobre uma base no oeste ) e a perderem nas cidades no este norte – tu nao sabes mais nada e isto e tudo que o jogo te diz. Se sabes por favor prova isso! Tu nem sequer sabes quantas zonas de quarentena ha e quantas estao activas.
O que te da ideia da dimensao do grupo e de que havia varias pessoas para alem da Marlene, sao os documentos que encontras no laboratorio da Universidade onde continuamentee escrito a quantidade de pessoas que chegam e vao, e que eles tinham capacidade suficiente para movimentar equipamento laboratorial e pessoal especializado entre duas das suas bases – a Universidade e o Hospital. Mais do que isso, um dos documentos fala em Higher ups.
Fora isso, quando chegas ao hospital ves pela primeira vez o firefly militar, devidamente equipado. Claramente tinham uma hierarquia de membros. Logo eles nao eram apenas uma guerrilha, mas um grupo altamente hierarquizado que tinha capacidade para gastar meios e conquistar e manter seguras zonas de pesquisa e ate de movimentar equipamento sensivel entre dois polos de pesquisa em dois estados distintos!
E isto que o jogo te diz. Que nas cidades no norte, ate pittsburg eles tiveram a certa altura certos grupos e nao deu certo – mas nao tiveram bases. E quando chegas as bases, so encontras uma abandonada e que abandonaram por precaucao.
Sobre Salt Lake, onde diz isso? Tu so sabes de Salt Lake devido a algo que encontras na Universidade e as personagens perguntam-se a si mesmas isso porque foram a Universidade e esta estava abandonada. Logo o jogo nao te esta sempre a perguntar isso.
De forma resumida a ideia que me passa é que os pirilampos foram em tempos uma grande organização, mas que pela perseguição da fedra, e as contingências com os infectados, e pessoas que abandonaram, estavam reduzidos a um grupo reduzido que retirava e vagueava pelo país.
Pois, mas la esta. Isto nunca te e confirmado… por ninguem!
Que eles foram grandes foram! Nao e uma guerrilha pequena que consegue ir a zonas infectadas e abandonadas e controlar um hospital e depois uma universidade e movimentar equipamento entre os dois.
Alias, se eles nao tivessem conseguido com sucesso controlar zonas de quarentena… nao teriam sido famosos do outro lado do pais (a referencia encontrada em Pittsburg).
Mais, tu claramente vez que eles sao bastante heirarquizados e especializados, quando enconras militares firefly fardados. Uma guerrilha de sobreviventes nao anda assim – os Hunters nao andavam assim!
Que eles agora estejam a vaguear…. La esta, isto, no primeiro, nunca te foi dito! O que te e dito e que tiveram uma base (a primeira que encontras e que o Tommy sabia) na Universidade. E que a abandonaram! Tambem que a certa altura controlaram tanto essa base como o hospital e que tinham um HQ (dado que e referido de forma diferente da referencia ao hospital).
O que tambem sabes e que a Marlene e o seu grupo fugiram de Boston e encontraram-se no Hospital (onde esperavam o outro grupo que devia ter recebido a Ellie).
E so isto que sabes.
A realidade Bruno é que no segundo jogo eles já não existem sequer. E só no fim é que vens a saber que eles se estão a re-agrupar.
Daí que não só os dados apontam no sentido de eles estarem a debandar, como o que vês no segundo jogo é isso mesmo.
Já deu né essa discussão sobre o Part 2, quem gostou gostou, quem não gostou continuará a não gostar.
Pelo menos já estão a trabalhar em coisa nova:
https://gamingbolt.com/naughty-dog-are-hiring-for-a-new-single-player-ps5-game
Vai que seja o Joel Adventures!