Alumínio transparente é agora uma realidade.

O aluminio transparente é uma das tecnologias usadas na série Star Trek.

Já o disse aqui várias vezes, sou fan do Star Trek.

Uma das coisas que era uma das premissas da série original, e que se tenta agora reviver em Star Trek: Strange new worlds, era que tudo o que fosse tecnologia tinha de ter fundamentos reais. Naturalmente não sei dizer se isto se aplicou a tudo, mas aplicou a muita coisa.

A realidade é que após a série original houve um conjunto de filmes com os mesmos atores. Num deles, o filme Star Trek IV: The Voyage home, a Enterprise é obrigada a voltar ao passado para obter uma baleia, já extintas no futuro, dado que uma sonda alienígena, bastante avançada, e que tinha já visitado a terra à milhões de anos atrás, estava a destruir o planeta numa tentativa de contacto com elas.

Ora a equipa viaja para o passado, mas depara-se com um problema. Como vão transportar a baleia, dado que na altura do Século XX para onde viajaram não havia um material fino e resistente o suficiente para conter a baleia e as toneladas de agua necessárias para a manter, e mesmo assim caber no interior da nave.



Para resolver o problema, o engenheiro chefe, Scotty, cede a alguém a formula do alumínio transparente, que eles usam nos vidros das naves, de forma a que este possa ser produzido. E esta foi uma cena do Star Trek que me marcou especialmente pelo facto que a situação podia causar um paradoxo temporal que destruiria o futuro de onde eles mesmos vinham, mas que Scotty justifica valer a pena correr o risco com a frase “Como é que eu sei se não foi ele que inventou a coisa?” 🙂

Ora nesse sentido a ideia do alumínio transparente, um material com a resistência do aço, mas transparente para poder ser usado como vidro, ficou-me marcada.

E ontem eis que vejo a notícia que o Alumínio Transparente foi finalmente inventado, sendo que a notícia, como não podia deixar de ser, faz referencia ao Star Trek.

É algo fascinante ver-se situações que antes eram ficção a se tornarem realidade, e nesse sentido tinha de colocar esta noticia.



6 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
6 de Março de 2025 11:02

Interessante… mas a aplicabilidade disso me parece duvidosa… já que o alumínio é bastante maleável e normalmente reage muito facilmente a substâncias como o cloro. Acredito que o próprio vidro temperado possa ser mais resistente, provavelmente o alumínio só terá uma densidade melhor que os vidros (maior levaza), mas não deixa de ser algo interessante.

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
Responder a  Juca
6 de Março de 2025 12:24

Ja ouviu falar em alumínio aeronáutico ? As rodas da minha moto são feitas dele. O bloco do motor inteiro. O bloco externo de cilindros. O bloco externo do cabeçote. As suspensões dianteira e traseira. O Chassi (que é uma peça que sofre muitas torções e ainda assim é rígido) . E o tanque de combustível.

Depende do alumínio e de suas ligas. Você pode tirar coisas fortes dali.

Juca
Juca
Responder a  KillBoxOneDelta
6 de Março de 2025 14:57

A maleabilidade pode ser útil até pra diminuir a dureza das coisas, meu questionamento é onde um produto desse poderia ser melhor que os vidros já existentes. Mas sim, não tenho/tive moto, mas tive bicicletas “de alumínio”, inclusive com aros além do quadro.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
6 de Março de 2025 16:07

É que o alumínio transparente não é alumínio. É uma cerâmica com o nome de alumínio. Quando ficar barato, será revolucionário. Teremos portas, mesas, janelas. Muito mais resistente e leves. No Brasil será um sucesso, porque vai tornar a blindagem muito mais acessível e menos prejudicial aos veículos.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
6 de Março de 2025 22:09

Ah tá, se for cerâmica, tolerará bem altas temperaturas e terá mais resistência abrasiva que o alumínio comum. Mas acho pouco provável as coisas ficarem mais acessíveis no Brasil, só me lembro de internet e olhe lá! Lol

error: Conteúdo protegido