Análise de performance: Forspoken – PlayStation 5

O nosso leitor Tio Hildo traz-nos mais uma análise feita com a ferramenta criada por si.

Notas relevantes: Foi testado apenas o começo do jogo, não representando todos os cenários possíveis.

É do conhecimento geral que o jogo sofre de baixa performance em outras áreas mais pesadas, que desta forma não foram analisadas.

Fiquem com a análise:



Como se pôde ver, foram feitas algumas comparações entre a versão 1.0 e a versão 1.2 ( mais recente ), e testados os seguintes modos gráficos do jogo:

1) Qualidade – 60 HZ – 4k

O Verificado foi que o jogo tem resolução dinâmica variando de 4k até 1080.

Em áreas mais simples, a resolução fica próxima ou igual a 4k.

Quando em áreas mais complexas, a resolução pode cair até 1080.

A taxa de fotogramas é de 30, que se consegue manter na maior parte do tempo.



A versão 1.2 mostra ter uma resolução média maior, ficando mais próxima de 4K.

2) Ray Tracing – 60 HZ – 4K

Aqui a resolução também é dinâmica e variando entre 828p e 1620p.

Em áreas mais simples, a resolução fica entre 1620p e 1440p.

A resolução pode cair até 828p em áreas mais complexas e nos combates.



Este modo apresenta uma taxa de quadros de 30 fps, que consegue manter na maior parte do tempo.

A versão 1.2 parece ter aumentando um pouco a resolução média para 1520p.

O algoritmo de contagem de pixels nesse modo, estranhamente, ainda erra muito nas medições e varia muito. Um dos motivos poderá se a aplicação de algum filtro na imagem.

O uso de ray tracing é aplicado nas sombras. Mais detalhes sobre este assunto pode ser visto na apresentação abaixo:

 



3) Performance – 60 HZ – 4K

Neste modo a ferramenta não conseguiu encontrar qualquer resolução dinâmica. A resolução nativa encontrada foi de 1440p.

Mesmo em áreas mais complexas a resolução nativa fica em 1440p.

A taxa de quadros fica em 60 em áreas mais simples e pode variar para a casa dos 40 há maior complexidade na cena no écran.



Estranhamente a resolução não caiu dinamicamente para fazer a taxa de FPS subir.

Nas amostras capturadas neste modo, não foi possível observar qualquer melhoria da versão 1.2.

 

PS: Fato interessante que aconteceu nas capturas no fim do vídeo.



19 Comentários
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Juca
Juca
31 de Julho de 2023 12:27

É impressionante como a Square tem certa dificuldade de fixar uma meta clara nos modos. O modo 4k oscila bastante e tem um range absurdo e ainda consegue dar queda de frames, ou seja não fixa um método, nem outro. O modo RT é justificável por problemas com a engine ou o uso pesado de RT geral, mas o ideal era aprender com a Sony, mas tudo pode ser uma questão mais de falta de amadurecimento da engine. O modo 60, na verdade é um modo 1440p pois fixa resolução ao invés dos fps…

Na minha opinião, jogos velozes assim deveriam ao menos tentar forçar um modo 40fps/120Hz, por que pra 30 realmente pode incomodar. Gostaria de ver a Square melhorar esses modos RT a um nível Sony, mas é algo que sei ser difícil pra qualquer estúdio externo.

Que bom que ao menos está melhorando em alguma coisa e ainda ganhando otimizações.

Forspoken é um jogo que até tem seus encantos, os combates parecem legais pelo que joguei da demo, os visuais, no geral, são legais, mas na demo se percebia certa pobreza de cenários, variedade de inimigos e falta de um polimento que comparado a outros games atuais pode ser visualmente frustrante, fora que li muitas críticas de tagarelice das conversas dela com o bracelete, com pessoas a dizerem que era algo bem irritante.

Forspoken parece ter uma direção artística um pouco fraca, e penso que escolhas certas de cores e designs de cenários poderiam ter transformado bastante o jogo a ponto de transformar o jogo de monótono em algo bom. Parece mais um jogo com potencial desperdiçado. Eventualmente tentarei adquirí-lo por um preço módico só pra confirmar minhas opiniões ou pra perceber se eu estava enganado. Mas apenas pra também apoiar o correr de riscos por parte da Square, pois é importante correr riscos e tentar inovar.

Sobre o teste, sempre de parabéns Hildo com sua ferramenta de benchmark, parece cada vez mais sólida e fiável.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
31 de Julho de 2023 15:54

Ele tem modo 40fps/120hz mas eu não testei. Depois vê na DF o resultado lá.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
31 de Julho de 2023 17:21

Vou testar depois então… FF16 não tem, queria que tivesse!

Netto
Netto
31 de Julho de 2023 12:48

Tenho curiosidade de jogar

Quando aparecer numa promoção devo pegar, futuramente dirão que esse game é um Hidden Gem do PS5????

Juca
Juca
Responder a  Netto
31 de Julho de 2023 13:17

Não sei se tanto, Netto. O combate é legal, mas do pouco que joguei a exploração é “boring” e visualmente a ambientação poderia ser melhor. Mas claro, haverá sempre gente a adorar qualquer jogo.

Hennan
Hennan
Responder a  Netto
31 de Julho de 2023 19:22

Pouco provável. Tirando os problemas técnicos que tiveram uma grande evolução, o jogo continua um mundo aberto vazio e genérico.

Sparrow81
Sparrow81
31 de Julho de 2023 14:25

Essa engine da Square é uma bosta!

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Sparrow81
31 de Julho de 2023 14:32

Então, no forspoken ficou meio estranho o resultado, mas parece que no ff15 é a mesma engine e o jogo é mais bonito. É estranho

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
31 de Julho de 2023 14:52

Você fala do 16 ou do 15 mesmo? No 15 o game sofria de bastante problemas com framepacing, e a equipe acho que foi outra. Se você fala do 16, aí até concordo.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
31 de Julho de 2023 15:51

15 mesmo. Mas eu falo do gráfico mesmo. Performance eu não sei, não joguei.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Tiohildo
31 de Julho de 2023 17:38

Verdade, mas mesmo no XVI tem umas quedas de resolução que não seria esperado se o game usasse das features nextgen. Eu creio que os jogos vão evoluir de verdade quando programarem pra Geometry Engine e Cache Scrubbers. Não adianta nada ter uma engine de nova geração se não se usa o que o console oferece.

Last edited 9 meses atrás by Sparrow81
Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
31 de Julho de 2023 19:25

Pelos boatos a Square abandonou essa engine. A de FF16 já apresenta uma evolução brutal. Falta apenas polimento.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
31 de Julho de 2023 20:43

Obrigado pela informação, não sabia disso.

Tiohildo
Tiohildo
31 de Julho de 2023 16:27

Off – PS5 finalmente vai aceitar SSD de 8TB
Agora sim :->
Só falta o preço cair agora.

Last edited 9 meses atrás by Tiohildo
Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
31 de Julho de 2023 17:22

Aí não dá pra mim não, mas uma boa pra quem pode, é um belo espaço!

Hennan
Hennan
Responder a  Tiohildo
31 de Julho de 2023 19:27

Existe público para isso? Vai colocar uns 100 jogos. Parece mais exagero que funcional.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
31 de Julho de 2023 21:20

É bom pra quem não confia no digital, vai que a empresa vai a falência aí não se consegue mais acessar conteúdo… Com o portáteis da Sony meio que é bem dificultoso baixar conteúdo. E eu ainda perdi um cartão do vita de 128GB pra complicar mais ainda.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Hennan
31 de Julho de 2023 22:38

Existe só eu rs. Eu tenho um de 2TB e já encheu. Mas realmente, não é todo mundo que quer isso.

Hennan
Hennan
Responder a  Tiohildo
31 de Julho de 2023 23:50

Kkkk. Acho que o maior problema é o preço. Deve custar um ps5.

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