Clair obscur: Expedition 33 chegou a ter 97% em milhares de análises de jogadores. E quase todas as vendas foram na PS5!
Clair Obscur: Expedition 33 não foi um jogo que me chamasse a atenção. Isto até ter visto algo inédito, uma percentagem de 97% nas análises dadas pelos jogadores, contando na altura com alguns milhares de votos (um valor que pode agora ter caído pois o jogo é turn based, e foi agora algo de um ataque organizado de más reviews por pessoas que não apreciam esse género).
Essa situação espevitou ao meu interesse no jogo, levando-me a ver vídeos e outros conteúdos ligados ao jogo.
Num dos dados adicionais, surge o facto que o jogo apareceu em segundo lugar no top de vendas do Reino Unido, sendo que quase todas as vendas foram realizadas na PS5 (96%).
Esta é uma estatística chocante quando se sabe que o jogo foi lançado no Gamepass, mostrando claramente como o Gamepass mata completamente o sucesso a um jogo.
A realidade é que o jogo, só com a PS5 já se pagou, e num curto espaço de tempo, contando com mais de 1 milhão de vendas, o que no futuro vai tornar esta a plataforma de preferência destes produtores, que poderão mesmo passar ao lado das restantes.
Noticia positiva para o Hobby, sim porque ainda existem boas noticias neste hobby, simplesmente são pouco divulgadas, não é bem o meu estilo de jogo (ando ás voltas com o Baldurs Gate), mas pelo que vi reconheço bastante qualidade e criatividade.
Entretanto por outro lado, a maravilhosa EA cancelou todos os WRC da Codemasters…nada que eu não prevê-se assim que a codemasters foi comprada.
Perdemos assim uma franquia espetacular com malta extremamente capaz e com experiência.
A bosta do EA Acess e gamepass a matar vendas devem estar por trás disto (especulação minha, sim)
Por estes dias voltei ao Days Gone, já tinha platinado na PS4 e agora estou a fazer nova run com o upgrade PS5, está completamente limado, que jogo, sem duvida um dos meus preferidos, e os novos modos estão muito bons!
Entretanto GTA 6 foi adiado para maio do próximo ano… que pena já estava com Hype, enfim.
Quando a data do novo Ghost foi divulgada a internet já especulava que GTA6 não iria sair este ano, estavam certos!
A Sony acaba de aumentar o preço do Ghost of Yotei no Brasil ( de 350 para 400 reais) Isso pq não aumentou o valor dos jogos para 80 dólares ainda!
Esse é o problema de não existir concorrência no digital. As empresas praticam o preço que desejam. Não faz sentido mídia física custar menos que a digital e se brincar a diferença será ainda maior.
De toda forma, essa é provavelmente a última geração de consoles em países pobres como o Brasil. A próxima geração deve ficar inacessível para 99% do público local.
Só para complementar, acabei de ver versão física em pré-venda por 300 reais. Algo está muito errado nessa precificação.
Me fala onde, por favor …
Era na Kabum, utilizando o cupom GHOST50 e pagando pelo nupay. Agora parece que só está funcionando no pix por 314.
A pirataria voltará com força e a queda acentuada de vendas de consoles tbm.
A Unreal 5 foi lançada justamente para facilitar o desenvolvimento. Estúdios menores agora são capazes de entregar um trabalho técnico muito próximo dos grandes com custos relativamente baixo.
O que não faz o mínimo sentido é ver os grandes gastando cada vez mais para entregar cada vez menos. Quando Wukong saiu custando 70 milhões, a desculpa era que um estúdio chinês. Clair Obscure foi desenvolvido por um estúdio francês, com animação de coreanos, orquestra e vários atores renomados. E mesmo assim, a empresa não gastou rios de dinheiro e pode vender seu produto a 50 dólares. O que vemos nos grandes estúdios hoje é um misto de incompetência com ganância.
Exatamente, Hennan! Do jeito que está, um crash estará próximo nessa indústria.
Isso que tu estás a apontar, já eu digo à muito tempo, a narrativa de que os jogos estão cada vez mais caros de desenvolver, é uma falácia, e este jogo põe a nu o paleio que nos tenta convencer de que é absolutamente necessário aumentar os preços dos jogos porque fazer um videojogo nos dias de hoje tem custos incomportáveis.
O problema dos custos de desenvolvimento, é essencialmente um problema ocidental que mistura falta de método e talento em certa medida, e ganancia, sobretudo ganancia que se alastra a outros players, que é o que acontece com a Nintendo, que perante o enorme sucesso, acha que quer, pode e manda.
Em relação à Microsoft e a este cavalgar de preços na Xbox, é a desculpa perfeita para a Microsoft matar o negócio da Xbox de vez.