Discos antigos podiam sofrer danos ao ser reproduzida uma musica da Janet Jackson

O título é certamente enganador. Os danos sofridos pelos discos ao se ouvir esta musica na realidade não tem nada a ver com o software a danificar o hardware, que é certamente o que salta imediatamente à cabeça.

Uma curiosidade veio revelar que alguns portateis de 2005 equipados com discos de 5400 rpms, podiam sofrer danos no disco caso fosse reproduzida a musica Rhythm Nation de Janet Jackson.

Na realidade para que isto acontecesse, não era preciso que a musica estivesse a ser lida do disco. Podia ser lida de uma pen drive, ou até do youtube, ou mesmo estar a ser reproduzida num radio ao lado.

O problema desta música é que a mesma usa uma gama de frequências que corresponde à que era usada por estes discos durante o seu trabalhar. Daí que se a mesma estivesse a ser reproduzida na proximidade destes discos, fazia os mesmos entrar em ressonância causando o seu mau funcionamento, que poderia inclusive resultar em dano ao disco.

Basicamente se um computador reproduzisse a música, não só podia danificar o seu disco, como o de outros portáteis do género que estivessem ao lado. Aliás, como referido, bastava a musica passar na rádio, que se os portáteis estivessem em funcionamento ao lado podia ser danificados.



No entanto, a maior probabilidade de dano acontecia com a reprodução local numa máquina, pelo facto que toda a estrutura vibraria com a musica afetando com maior probabilidade o disco.

Este problema acabou na altura por ser semi resolvido com um filtro colocado no sistema de som dos portáteis que removia as frequências em causa. E foi semi resolvido pelo facto que apenas resolvia a questão se a musica fosse reproduzida na máquina, mas não numa fonte externa. Era porém uma solução à maior possibilidade de dano.

Para quem estiver a pensar em duvidar do que aqui é referido, eis um video que comprova como os discos podem ser afetados pela vibração, e como um simples “berrar” ao lado dos discos, os pode afetar.



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Júlio Esteves
Júlio Esteves
28 de Agosto de 2022 11:46

Muito interessante, pena que na época que foi o auge dos HDs de 5400 rpm isto não foi divulgado. OFF TOPIC parece que a MS está preparando o Windows 12 ( não consigo colocar colocar o link aqui, mas é só pesquisar Canaltech windows 12)

Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
28 de Agosto de 2022 14:45

Mas já?!?! A aceitação do 11 não deve estar como planejado. Eu o acabei instalando aqui, e aparentemente não mexeu em nada do que eu já utilizava. Agora, tirando o auto HDR e o início mais rápido, e a mudança de algumas coisas de lugar, não percebi diferenças significantes, em jogos o desempenho parece o mesmo.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
28 de Agosto de 2022 14:41

Mário, no título está “dados” ao invés de “danos”.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
28 de Agosto de 2022 15:10

OFF

Excelente entrevista do pessoal da Nixxes para a Digital Foundry, explicando sobre o processo de port do Spiderman para o PC.

https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2022-inside-marvels-spider-man-remastered-on-pc-the-nixxes-tech-interview

Alguns trechos bem interessantes:

1) Sobre portar um jogo com memória unificada de console para PC. Aqui eles dizem que naturalmente existe optimização a ser feita bem como tem um custo de performance, já que existe cópia de RAM para VRAM no PC.

I wouldn’t say that it was a serious rethink, but there were definitely some challenges there. They actually use some read-back information, which we definitely need to copy stuff around [from system memory to video memory, for example] which they can just read [from unified memory on PlayStation]. But those are fairly minor changes. It’s just an extra copy.

On the performance side, it caused more trouble than we wanted.

2) Sobre oferecer reflexos por Ray Tracing mais poderosos no PC. Aqui a resposta está bem dentro do esperado, ou seja, se o consumidor tem uma RTX 3090 em casa, por que não usufruir de features com melhor qualidade que o PS5?

I mean, the most powerful PCs are more powerful than a PlayStation 5. So it was cool to give those people something more nice to look at, to push it further because we have more power available for those people.

3) Sobre o jogo ser bastante CPU-bound no PC. Eles explicam que como não existe hardware para decompressão de assets no PC, bem como as APIs no PC tem mais sobrecarga, esse trabalho adicional gera um custo adicional de performance na CPU. E ainda terminaram dizendo que existe sobrecarga também no DXR, logo mesmo se a pessoa possuir uma CPU mais poderosa que o PS5, poderá alcançar menor frame-rate.

The PS4 CPU cores were not so stellar and the PS5 and the PCs were far more powerful. With the PS5, that gap has certainly gotten smaller. And there’s still quite a few things on the PC where there’s more overhead, like the APIs have more overhead, we don’t have the decompressor for example, we don’t have hardware doing decompression for us as we’re streaming in content – that gets left to the CPU. So we certainly have more CPU challenges to go around even when we’re doing the same things. And then if we don’t dial down things that are dialled down on the console, we now have even more work to do on the CPU.

it’s even worse for us because we also have the added overhead of the abstraction layer to DX12 and the DXR abstraction layer, which is obviously very lean on the Sony side. So even if you have a more powerful CPU than on the PlayStation 5, you might still end up with a lower frame-rate.

4) Sobre como DirectX 12 e Vulkan lidam com o gargalo na compilação de Pipeline State Object (PSO)

…this is a recent addition for Vulkan might have added the ability to split this out. But it doesn’t make it a lot better. It’s just a bit better than DX12.

Tem vários outros pontos interessantes (por ex, como eles planejam a escalabilidade de hardware para rodar o jogo no PC). Mas achei esses 4 pontos os mais legais de se discutir, que reforçam justamente o que foi dito recentemente aqui nos comentários, que as consolas são optimizadas, e o PC vence mas pela força bruta. Em configurações similares, é óbvio que a consola tende a se sobressair.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
28 de Agosto de 2022 16:06

Sensacional! Pena que o Rui não vai ver, deve estar com jornadas de trabalho longas e é quase um escravo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
28 de Agosto de 2022 16:09

Só um adicional, achei bem interessante esse comentário no Beyond3d

https://forum.beyond3d.com/threads/digital-foundry-article-technical-discussion-2022.62678/post-2261494

Como existe um problema de pré-compilação de shaders e PSO no PC, a Nixxes colocou o seu time de QA (Quality Assurance) para jogar o game inteiro e detectar todos os potenciais gargalos visando optimizar as compilações durante o game.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 de Agosto de 2022 16:37

Acho que vale um artigo completo sobre isso, Mário. Aí vc transfere esses comentários pra lá. ?

Deto
Deto
28 de Agosto de 2022 19:01

Off:

Saiu update de Firmware da minha TV, Sony x905e BR e x900e USA, e nenhum novo recurso para o PS5

Poderiam ter habilitado suporte a 1440p e ALLM, mas não rolou.

Então acho que já dá para considerar mesmo que não vai ter

Só teve patch de segurança do Android TV mesmo.

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