A Microsoft vendeu o Gamepass alegando que o serviço faz as pessoas jogarem mais jogos e mais tempo, mas as análises não demonstram isso.
Novos dados vindos dos jogadores do Xbox Game Pass mostram que a maioria das pessoas não está a usar o serviço da forma que a Microsoft anunciava ou pretendia.
Quando a Microsoft fazia publicidade ao Gamepass uma frase destaca-se (entre outras que se comprovaram também serem mentira): Os jogadores do Gamepass jogam mais tempo, e jogam mais jogos, do que os jogadores no mercado tradicional.
A realidade é uma,e ficou comprovado almoço to dos anos. Os serviços de assinaturas não atraem como a Microsoft pensava que atrairiam, e poucas pessoas querem um “Netflix dos jogos”. É nesse sentido que Game Pass tem falhado regularmente nas metas de crescimento, e nem a inclusão do Call Of Duty fez muito para aumentar o número de assinantes .
O certo é que o Game Pass faz mais mal do que bem à saúde da indústria em geral. E a Microsoft, apesar de alegações anteriores em contrário, admitiu em 2023, em tribunal, que o serviço havia reduzido as vendas de jogos tradicionais. Tanto que reduziu que estudos recentes apontam para quebras de venda na casa dos 80%, sendo que, devido a tal, algumas figuras da indústria criticaram o serviço como sendo um modelo de negócios “insustentável” .
Para um modelo em que a Microsoft afirmava que os seus clientes compravam mais jogos, jogavam mais jogos, e jogavam aos tempo que os clientes do modelo clássico de compras, a parte das compras estava desmentido à muito, e apesar de nos já termos aqui questionado, por várias vezes, sobre a questão das horas jogadas, essa parte ainda não tinha dados para ser desmentida.
Mas eis que Emmanuel Rosier, diretor de inteligência de mercado da empresa de análise Newzoo, refere um novo estudo da sua empresa que examinou a influência do Game Pass. E na sua análise conclui que o facto de a pessoas assinar ou não o Gamepass tem pouco ou nenhum efeito nos seus hábitos de jogo.
Rosier discutiu o assunto no podcast Game Wise onde se discutiram tendências do setor com base na pesquisa da Newzoo sendo que o ponto que mais chamou a atenção foi a diferença no comportamento dos jogadores entre os donos de Xbox e os donos de PlayStation… onde, o estudo revelava… não havia realmente nenhuma. Eis o que disse Rossier sobre o estudo.
Apesar de todos os esforços feitos pela Microsoft com o Game Pass e da aquisição de muitos estúdios e do lançamento de jogos de altíssima qualidade no Game Pass, tivemos dificuldade em encontrar um comportamento significativo e diferente em comparação aos jogadores do PlayStation
Basicamente, mesmo com acesso à enorme biblioteca de jogos do Game Pass, os donos de Xbox não estão a jogar mais ou gastar mais tempo com os jogos do que os donos de PlayStation; algo que Rosier admitiu ter sido uma surpresa para si.
Rosier também reiterou a forma como o Game Pass está a canibalizar as vendas de jogos, dando como exemplo o Call Of Duty: Black Ops 6 , que foi lançado no primeiro dia do Game Pass, e que vendeu menos cópias na Xbox do que os jogos anteriores da série Call Of Duty.
O estudo foi compilado com base em jogos nos quais o jogador passou pelo menos duas horas, o que, segundo Rosier, mostra que os assinantes do Game Pass tendem a experimentar novos jogos apenas por um breve período e depois desistir deles. A questão, segundo Rosier é que:
Há tanta coisa disponível no Game Pass que, se o jogador não se viciar no jogo muito rápido, ele simplesmente joga outro…
Será de se referir que se acredita que estes comportamentos não sejam exclusivos do Game Pass, mas, como ele tem jogos novos sempre a entrar e a promessa de jogos first party no primeiro dia, a situação é mais notória. E daí que não se estranhe que mas grandes receitas atuais da Xbox… Venham da PlayStation.
Claro que sabemos que vão aparecer pessoas a dizer mal deste estudo e da Newzoo, mas também sabemos que estas pessoas gostam de ignorar os factos, o que andam à anos a fazer, de forma a pintarem a sua realidade alternativa. Mas isso é ignorar as queixas de muitos criadores de software que dizem não ser rentável lançar na Xbox, ignorar a queda da marca, e das vendas das consolas Xbox, mas enfim, é um mundo livre, e cada um acredita no que quiser.
Na realidade isso é meio óbvio. Justamente por isso, o gamepass não fez o sucesso esperado. A maioria dos jogadores, joga poucos games e jogos bem específicos. E nesse contexto, a assinatura do gamepass se torna pouco atrativo.
Como queres que não abandonem o site ? Nem a madre Teresa tem paciência para tanto
Bruno… Já deves ter ouvido. Quem vai à guerra vai e leva. Quem tem argumentos aguenta-se, quem não tem cai.
A notícia aqui colocada vais encontra-la em diversos websites. Ela baseia-se num estudo que existiu e em números de vendas que existem.
Se isto não é o que querias ler, não sei o que te diga. Apenas digo que nada do que está escrito vai passar a ser falso lá porque tu não queres ler.
Esta notícia saiu inclusive em jornais como o Metro, no Reino Unido.
Podemos por em causa a credibilidade dos estudos? Poderíamos se tivessemos algo mais do que “penso eu de que” mas como não temos, não podemos discutir os resultados de uma empresa profissional creditada no mercado.
Agora eu sempre questionei onde é que os utilizadores do gamepass iam buscar mais horas ao dia, ou se eram desempregados. E nesse sentido tinha de publicar isto aqui.
Ninguém diz que é falso ou verdadeiro..mas já não chega de bater no ceguinho ? O game pass é mau para os produtores para os gamers ..eu até acredito dado que já mostras te o teu ponto de vista de 109maneiras diferentes …mas claro que o site é vosso e escrevem o que querem ..mas se fosse mais diversificado tinhas se calhar mais público .. que penso que seja o objetivo disto …nunca disse que estavas a mentir ou a tentar enganar alguém .. aliás até acho que entendes bastante do assunto e do meu ponto de vista até penso que tens razão …
Bruno, não é bater no ceguinho. São as notícias mais relevantes do dia. E acima de tudo posto-as porque eu sempre achei essas afirmações uma treta. Uma pessoa joga no tempo disponível que tem, e ter um gamepass não lhe traz mais horas ao dia. Daí que isto acaba por ser ponto de honra. Andei anos a dizer que eles mentiam com estas afirmações, e agora que há provas, calava-me?
Eu não como gelados com a testa. Não sou um carneiro da informação disseminada. Eu sei pensar, eu sei informar-me. E aqui repito sim as coisas, porque no resto do locais repetem as aldrabices disseminadas até à exaustão.
Passo por fanboy devido a isso. Se calhar sim, apesar de isso ser falso e só querer que as pessoas abram os olhos. Mas perante essa imagem, quando as coisas se comprovam, eu tenho de falar delas. Para que se perceba que afinal o gajo… Tinha razão mais uma vez.
E não Bruno, o objetivo não é o público. Escreveria para duas pessoas se fosse preciso. É o informar corretamente numa altura de desinformação, de lavagens cerebrais, e onde as pessoas comem tudo o que lhes dão sem questionar.
Esse foi o objetivo da criação da PCManias, e continua a ser hoje o seu ponto de honra.
Acredito e leio pelo motivo de seres factual verdadeiro sem rodeios e com honra ..mas penso que o motivo seja teres público . Quando escrevi o que escrevi não estava a dizer para te submeteres ao público e inventares notícias … Apenas falei em diversidade … A decisão é sempre tua ,aqui tens um leitor .que mesmo leigo na matéria já entendeu que o game pass é prejudicial a praticamente todos
. Já o provas te com mil e um artigos de jornalismo factual verdadeiro e eu acredito . Apenas digo que já se entendeu e há tanto acontecer que passa aqui ao lado … Mas resalvo segue o teu caminho quem vai a guerra dá e leva.e eu não sou ninguém aqui para te dar nas orelhas apenas uso a caixa de comentários para dar a minha opinião ..