Entrevista do NXgamer no podcast Moore’s Law is Dead revela a realidade das consolas

Michael Thompson, conhecido como NXGamer, esteve no podcast Moore’s Law is Dead, e falou sobre aquilo que sabe sobre as novas consolas, tocando em situações que já tínhamos abordado aqui, mas que muitos se recusam a aceitar serem verdade.

Relativamente à entrevista em causa, vou coloca-la de seguida, para que todos possam ver, sendo que não a vou traduzr, mas sim tocas nos temas que eles abordam.

Recomendo assim que vejam o video que se segue, antes de lerem o artigo que se segue:

API

Michael toca neste ponto referindo que a forma como a Sony integra o hardware, software, ferramentas de desenvolvimento e compiladores, criando algo uno e otimizado para o seu ecossistema é o contraste total face ao que a Microsoft faz, onde pretende um ecossistema que seja agnóstico ao Hardware, com um API que lhes permita correr o mesmo software em hardware do mais distinto.



Esta é uma solução com severos impactos na performance do sistema, pois quantas mais layers de abstração existem, menos eficaz se torna o API, e consequentemente as performance. Um API de baixo nível pode trazer ganhos enormes

Geometry Engine vs VRS

Estas duas soluções são abordadas como sendo abordagens diferentes para a mesma situação (como sempre referimos). A Solução da Sony acaba por ser mais eficaz ao eliminar processamento logo nas etapas iniciais do Pipeline, ao passo que a Xbox mantem o processamento daquilo que a PS5 elimina quase até às etapas finais. Esta solução não só permite à PS5 empurrar muito mais geometria do que a série X (Michael refere que esta informação vem diretamente de devs), como poupa bastantes ciclos de processamento que na Xbox, apesar do ganho final, acabam por ser desperdiçados. Assim o VRS surge como um pos-processamento que se destina a tentar recuperar alguma da performance perdida.

Curioso é Michael referir que o VRS foi criado como uma solução para realidade virtual (com eye tracking), um pouco como o fovetead rendering da Playstation, sendo que por esse motivo, ele rouba qualidade de imagem quando aplicado. E nesse sentido quando aplicado a um ecrã onde o utilizador está a ver a totalidade do mesmo o resultado acaba por não ser o melhor!

Sistema de I/O

Michael fala do sistema de I/O da PS5 comparando-o com o PC.

Aqui o referido é aquilo que já sabíamos. A PS5 foi desenhada e concebida para resolver problemas que existem na arquitetura PC, sendo que o principal foi projetado para colocar os “assets” do SSD diretamente na memória e prontos para uso. O mudar o conteúdo da RAM do CPU para o GPU, graças aos motores de coerencia acontece em tempo real, não sendo preciso estar a criar cópias de nada. Já no PC, por existirem duas pools de RAM e não existirem estas ajudas as leituras são feitas atualmente para a RAM, onde entram comprimidos, sendo descomprimidos pelo CPU, e movidos para a VRAM do GPU. Há aqui 4 transferências onde na PS5 apenas existe uma.

Esta é uma situação mitigada pelo Direct Storage, que reduz estas transferências e faz a descompressão no GPU, mas infelizmente esta solução, apesar de muito superior ao existente atualmente, não elimina o uso de recursos do sistema para descompressão (na PS5 há descompressores dedicados), usando o GPU para descomprimir, e não eliminando as transferências de dados entre as duas pools de RAM para se coordenar a cena.



Será ainda de se referir que o Direct Storage requer o Windows 11 ou o Windows 10 Profissional, e não é suportado por todos os GPUs.

Nesse sentido a melhor forma de o PC compensar as lacunas que o seu sistema de I/O ultrapassado possui, e de uma forma generalista que se adapta a todo o hardware, é basicamente usar mais RAM.

A Xbox possui um pouco os mesmos problemas do PC, porque herda a sua arquitetura, apesar que com algumas alterações. A nível da memória heterogénea é um grande passo face ao PC, mas não evoluiu face ao que existia na geração anterior na One X. Não há motores de coerência e nem cache scrubbers para reduzir a utilização da largura de banda. E da mesma forma não há ausência de check in, o que significa que os assets do SSD são descomprimidos e trabalhados na RAM, sendo depois movidos para os endereços finais, uma situação que usa ciclos de CPU e largura de banda, e que são inexistentes na PS5 que descomprime as coisas numa memória tampão colocada no sistema de I/O, entrando na RAM já pronta a ser usada.



76 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Horvath
Felipe Horvath
26 de Março de 2023 8:04

Apesar de o Ps5 ter um hardware inovador , o xbox não é ruim. Meu problema nessa geração nao é o poder de processamento , pois os consoles tem de sobra , mas a filosofia da ms.

Last edited 1 ano atrás by Felipe Horvath
Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Março de 2023 9:14

Perfeito , Mário , faço das suas as minhas palavras.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Março de 2023 11:03

Sempre achei que a industria dos videojogos devia estar nas mãos dos japoneses, a única vez que a industria foi dominada pelos americanos, houve um crash, e quem revitalizou a industria foram os japoneses.

Sei que não cai muito bem dizer isto mas a Xbox desaparecer era a melhor coisa que podia acontecer a este hobbie que tanto prezo.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  José Galvão
26 de Março de 2023 12:00

Eu concordo , o xbox nao tem mais salvação, só vai desgastar a indústria.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 13:43

Existe sempre um lado bom e um lado mau para tudo na vida, e acredito que isto só vai fazer com que a Sony faça jogos com mais qualidade e em maior número, e também acredito que o comportamento da Microsoft vai-se corrigir, da mesma forma que os jogos como serviço estão em queda e da mesma forma como a monetização abusiva se corrigiu, da mesma forma que também acredito que parte da industria responda a este dominio por parte da Microsoft.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  José Galvão
26 de Março de 2023 15:45

Se a Microsoft sair da indústria, a indústria vai perder os seu player mais inovador! Ela é a empresa que popularizou serviços de assinatura, que popularizou redes online em games etc… E isso não vai acontecer! Ela está indo muito bem no mercado! E está investindo cada vez mais! Então esquece isso que a Microsoft vai continuar na indústria e vai continuar fazendo bem a ela!

Deto
Deto
Responder a  PAULO KAUFMANN
26 de Março de 2023 21:14

Assinatura que entra jogos igual o PS3 com a Plus?

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 15:48

E ele precisa de salvação?! Eu não entendo porque as pessoas tem uma visão apocalíptica do Xbox! Ele está muito bem no mercado e não vai sair dele tão cedo!

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  PAULO KAUFMANN
26 de Março de 2023 16:12

Quem vai sair logo mais sou eu.

Juca
Juca
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 16:16

Rsrsrsr

Ewertom
Ewertom
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 18:04

Voce disse que nem esta usando seu Sx ou seja .Já saiu.Se não estiver usando mesmo coloca a venda e caso não tenha ainda,eu pegaria o Vr2 com a grana.Uma dica

Andy Buh
Responder a  Ewertom
26 de Março de 2023 18:18

Eu também não venderia, vai que a Xbox chegue a atender os gosto dele futuramente?

Netto
Netto
Responder a  Ewertom
28 de Março de 2023 10:50

VR2? Vc fala do Óculos VR do PS5?

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 22:32

Então sai! Se você não está satisfeito é seu direito sair! Mas dizer que o Xbox deveria sair do mercado é coisa de famboy!

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
26 de Março de 2023 14:17

José, eu prefiro os japoneses por muitos motivos, mas é complicado atribuir coisas boas em determinados lugares apenas a um povo. Tem muita coisa boa na indústria que não é japonês por trás, vários estúdios talentosos como ID, Blizzard, Rockstar, Rocksteady… mas sim, devemos muito aos japoneses, a Sony, Sega, e sobretudo a gloriosa Nintendo, que sem essa, talvez consoles nem mais existissem.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 14:21

Acho que ele se refere mais ao caráter japonês.

Juca
Juca
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 14:46

Eu entendi, Felipe, mas ter bom caráter e princípios também não é mérito de “japonês”. Veja, na 2a guerra os “japoneses” ficaram ao lado dos nazistas se formos atribuir generalizações a povos. Mas entendo que o histórico deles na indústria de games é dos melhores pelo modo como costumam agir e pelo que entregam com consistência. Sem dúvidas, eu preferiria um Japa no lugar do Jimbo Spencer facilmente à frente do PS! ?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 14:47

Vamos fazer uma petição pra colocar o Mário no lugar do Jimbo. Hahaha

Juca
Juca
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 15:12

O Mário precisaria saber gerir os negócios, que por vezes exigem mais “políticagem” que boa vontade e ética. Mas seria interessante, porque o rumo que ele quer conflui com o meu desejo. Mas o sistema é rude, ou faz as pessoas se flexibilizarem em seus princípios ou os escarra, pois no fim da conta quem manda nessas empresas são os acionistas, não os idealismos de um bom moço! ? Não à toa esses chefes de divisão de consoles no geral parecerem mais babões de um executivo superior que competentes.

Last edited 1 ano atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 21:24

Pessoas boas e com carater existem em todo o lado, mas isso não invalida olhar para certos paises como um todo, não é por acaso que se diz que os americanos têm a mania que mandam no mundo, ideologicamente aquilo está uma verdadeira confusão, já os japoneses são tipicamente mais comedidos e consequentemente mais unidos, e isso nota-se na própria estrutura dos seus jogos.

Quando digo que a industria devia estar nas mãos dos japoneses, não quero com isso dizer que somente eles deviam de existir porque isso seria uma visão demasiado radical e ignorante da minha parte porque significaria uma perda incalculável de grandes estudios e claro, jogos, mas a nível de detentores de consolas, sim, só made in Japan, e a julgar pelos últimos 40 anos, não vejo como possa estar errado.

No entanto não quero que penses que sou anti-americano, apenas acho que as empresas representantes do tio Sam, têm feito mais mal do que bem à industria, não vejo a industria dos videojogos sem os japoneses a comandar, da mesma forma que não vejo a industria do cinema sem os americanos a comandar.

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
26 de Março de 2023 22:54

Compreendo perfeitamente, José. E concordo que, ao menos, na Playstation os japoneses ainda estivessem a frente, gosto mais de como eles conduzem as coisas no geral. Mas vale lembrar que mesmo na indústria de jogos japoneses, existem maus exemplos como a Konami, que praticamente abandonou tudo o que construiu para ficar a ganhar dinheiro com pachinko!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Março de 2023 14:06

Alguns fãs de empresas têm dificuldade de ver o básico… pra quem gosta de jogos, independente de preferências, o que importa no fim é que empresas invistam em fazer jogos e não que estejam a invistir apenas em si próprias. O crescimento e a valorização de uma empresa deve ser decorrente do que ela entrega, e agrega as pessoas, sociedades… ou seja, ela deve produzir valor.
De nada adianta a MS comprar para si aquilo que já produz boas coisas, pois em nada agrega a indústria e aos jogadores, aquilo tudo já existiria sem eles, e uma aquisição pode ainda mudar o rumo das coisas negativamente tendo em vista a possível mudança de administração e a “exclusivização” daquilo que era muito mais abrangente.
São 70 bi que a MS poderia estar realmente a investir em criar, trazer/fazer surgir novos talentos, trazer a luz novas ideias, novos jogos; simplesmente acrescentar a indústria. Aí compra uma Activision, Zenimax ou mesmo a Sony comprando a Bungie, é só uma mera dança das cadeiras… Agora, quando se quer subjulgar os outros pelo seu “poder”, no geral, o estrago nunca sai de graça!

Last edited 1 ano atrás by Juca
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Março de 2023 15:34

Suas críticas são infundadas! A Microsoft é a empresa que mais escuta seus fãs na indústria! Ela tentou impor suas políticas na geração passada com TV TV TV, mas na gestão do Phil Spencer ela não impôs nada! O Game Pass foi abraçado pelos jogadores e por isso continuou! E ela não está apenas comprando grandes empresas! Ela comprou várias empresas menores para o “crescimento orgânico” e isso ninguém fala! Fora que ela tem suas políticas de expansão da Microsoft não são um ALL in! Ela tem pode continuar na indústria mesmo sem isso! Mas esse é o plano de longo prazo dela, e eu acho ótimo pra indústria!

Last edited 1 ano atrás by PAULO KAUFMANN
Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
26 de Março de 2023 15:55

Dizer que escuta e voltar atrás quando não resulta num bom resultado o que faz não é o mesmo que escutar. Vocês quiseram e pediram mesmo o cancelamento definitivo de Scalebound e jogos por streaming? Também pediram por dois consoles no início da geração?

Se gastar 80bi pra adquirir duas grandes empresas que estavam a funcionar bem e entregar grandes jogos nessa indústria a diversas plataformas, inclusive o Xbox, é algo orgânico, no mínimo deves confundir fisiologia com fisiologismo!

Last edited 1 ano atrás by Juca
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Março de 2023 15:39

Ela cortou custos pois naquela época a Microsoft não acreditava no Xbox! Foi graças ao Phil Spencer que ela voltou a investir! Se não fosse ele a Microsoft tinha fechado a divisão Xbox no lançamento do Xbox One!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
26 de Março de 2023 15:51

Paulo, você pode ser grato ao Phil Spencer por não deixar o Xbox morrer (isso se toda essa história dramática for realmente verdade) mas investir no Xbox não é sair fechando estúdio e cancelando jogo, por exemplo, e nem mesmo estar a comprar coisas pra si que funcionam bem e nem precisariam de mais investimento, fora que já chegavam ao xbox na mesma. Mas entendo que você possa achar que todo mundo tem ou quer ter um xbox, por isso melhor ser dela que estar na mão de outros, mas não deixa de ser um modo tosco e limitado de ver as coisas, com todo o respeito.

Last edited 1 ano atrás by Juca
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 16:21

Eu quis dizer que a Microsoft comprou estúdios menores também pra fazer jogos do zero! Eu vejo as pessoas falando que a Microsoft não cria nada, só compra pronto mas ninguém fala sobre isso que eu disse! E quanto a Scalebound, isso é culpa da Platinum! Ela estava desviando recursos do jogo pra outros projetos e aí a Microsoft cancelou a parceria! A Platinum até tentou retomar a parceria mas a Microsoft não quis! Fora que ele fez muitas coisas além de salvar o Xbox em 2013! Ele criou o Game Pass, criou o Xcloud, inovou em descentralizar a plataforma lançando jogos em outras plataformas, (coisa que está sendo copiada pela Sony) entre várias outras coisas! Então estou muito satisfeito com a gestão dele!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
26 de Março de 2023 18:06

Paulo, comprar pequenos estúdios e ajudá-los a produzir é quase tudo que espero de grandes empresas que queiram melhorar a indústria.

Você e outros colegas daqui não podem ter a concepção de que tudo que falo é de que a MS é má e não presta. A MS tem coisas boas e seus acertos, mas nesses movimentos de demostração pura de poder sem qualquer competência não refletem minimamente o melhor de uma empresa no ramo. É mero engulimento e estrategia de prejuízo à concorrência. É um negócio que não traz um retorno financeiro claro a menos que ela destrua a concorrência e que o outro deixe de existir.

Mas veja, algo orgânico teria sido a MS comprar a Asobo e a Moon que fizeram coisas pra ela, estreitaram relações e já mostraram grande potencial.

E sobre a Platinum que pode ter seus erros, vamos discordar, se o que a Microsoft encomendou a Platinum não resultou no que ela queria, no mínimo houve incapacidade da MS de escolher sua parceria e delegar o seu projeto a alguém sem o Know-How necessário ao que ela queria, ou você acha sensato chegar pra Nintendo e pedir pra fazerem Call of Duty ou um RPG aos moldes de Fallout?!?!

O que você vê como o PS copiando, eu vejo como uma necessidade demarcação de território e estratégia para combater inimigo. E que fique claro, primeiro veio a PSNow inclusive para o PC antes de Gamepass e xCloud.
Segundo que a inovação do Gamepass está apenas em acessar o catálogo sem ser por Streaming, e terceiro que o modelo da MS se baseia em um custo não sustentável (ou seja, está a ser subsidiado há 5 anos) com lucro de outros departamentos, o que por si só caracteriza prática de concorrência desleal.
E mesmo que tudo que você presume como cópia fosse verdade, tenho certeza que pra Sony enquanto empresa muito mais seguro e lucrativo seria manter seu modelo como estava. Duvido muito (e isso é mera opinião que não tenho como comprovar) que tenha valido à pena pra empresa esses novos tipos de Plus ou lançar seus jogos no PC, o efeito rebote disso nas vendas de console e seus jogos será bem pior, se já não for.

Mas sabe como é, se parecer que só o concorrente faz, perde-se a corrida que poderá, ao fim, não ter ganhador nenhum.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Março de 2023 18:40

Duvido muito que o Ceo fizesse isso se fosse com dinheiro dele.

Pedro Martins
Pedro Martins
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 11:38

Xbox fez parte da minha infância e é uma das únicas coisas que me fazem lembrar do meu tio que faleceu em 2016. É muito triste ver o Xbox indo para o ralo por causa das decisões burras da Microsoft.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Pedro Martins
26 de Março de 2023 12:01

Meus pesames pela sua perda , Pedro… É sim muito triste ver o que está acontecendo.

Last edited 1 ano atrás by Felipe Horvath
Juca
Juca
Responder a  Pedro Martins
26 de Março de 2023 14:29

Não vejo as decisões da MS como burras, Pedro. Só antiéticas e predatórias mesmo.

Mas se você fizer analogia de como age os Estados Unidos é do mesmo modo que a MS age.
Eles fingem querer o bem dos povos (gamers) quando só querem o bem de si mesmos, criam motivações quase que fictícios (às vezes totalmente fictício) para alcançarem seus propósitos, vilanizando quem elege como inimigos (não querem crossplay, não permitem gamepass, são anti-consumidores, pagam pra tirar games dos jogadores de xbox, os chineses vão comprar tudo e estamos a proteger a indústria…), tentam moldar a opinião coletiva para angariarem apoio em seu favor para justificar seus atos (o que tem de site específico de xbox e youtuber a criar hate na concorrência não está no gibi). É tudo claramente um “Modus Operandi”, pra quem não é cego.

É tudo uma pena e uma simples réplica cultural do macro no microcosmos deles, mas “c’est la vie”… tem gente que apoia esse rumo e ainda bate palmas.

Lamento pela sua perda, sei como é difícil perder gente importante em nossas vidas!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 16:23

PS: Só pra deixar claro, quando falo de EUA acima, me refiro especificamente à política norte americana, não ao povo em si, pois sabemos que em qualquer lugar há heterogenicidade de pensamento e que nem todos aprovam condutas tomadas pelo políticos do seu país.

Francis.
Francis.
Responder a  Felipe Horvath
28 de Março de 2023 17:58

Acho até óbvio que o Xbox Series X não é ruim, pois até vejo que a montagem do console é superior e tem mais poder bruto que podem gerar resultados iguais ou superiores ao PS5. Tem até essa polêmica do RE4 Remake, onde a análise atual do NX Gamer mostra que realmente o Series X tem vantangens visuais, então mostra que até em jogos que não focam no console, ele pode mostrar resultados.

Juca
Juca
26 de Março de 2023 14:10

Muito interessante a entrevista, na comparação de arquiteturas e sobretudo quando falam de PC frente aos consoles e da questão de sttuterings pela arquitetura no PC não estar conseguindo empurrar informação necessária para alta performance mesmo com super GPU e CPU!

[OFF] Um pouco de Unreal 5.2 pra vos deslumbrar!

https://www.youtube.com/watch?v=-lkEOEEKYD0

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 14:20

Queria um uncharted com esses graficos , nem que fosse em 1080p.

Juca
Juca
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 14:34

A filha do Drake apareceu em teaser há pouco tempo… quem sabe não aparece um logo por aí!

Andy Buh
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 14:39

Prefiro uma IP nova vindo da Naughty. 
Uncharted já teve um ótimo encerramento, não precisa de mais uma sequência.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
26 de Março de 2023 14:53

Eu acredito que a franquia continuará pelas mãos de outra Dev da Sony, não a Naughty Dog, o encerramento ali me pareceu uma passada de bastão de várias formas, mas o que falo é opinião baseada e mera suposição, não tenho como comprovar isso, exceto pelo Niel Druckman falar que encerraram com Uncharted e que apenas The Last of Us 3 é uma possibilidade.
Mas que o Teaser parece se referir a filha do Drake, ah parece!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Netto
Netto
Responder a  Andy Buh
28 de Março de 2023 10:52

Eu discordo, normal

Sou fã e ficaria muito feliz se a franquia continuasse com a filha do Drake com participações especiais do elenco dos jogos originais e até mesmo da Lara Croft em um crassover histórico

Andy Buh
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 14:37

Posso esta sendo muito chato, mas isso não me surpreende, muito menos deslumbrado.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Andy Buh
26 de Março de 2023 14:39

Tem algum vídeo que vc possa mostrar que seja surpreendente na sua visão ? Gostaria de saber qual seu nivel de exigência. Hahaha

Last edited 1 ano atrás by Felipe Horvath
Andy Buh
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 14:43

Jogos Animados cara… isso me chama atenção e que gostaria de jogar nos anos seguintes.
Não falo de jogos com esses filtros tosco do borderlands, falo de jogos anivel de Ratchet & Clank a adiante.
Só não sei se jogos a nível a Cuphead em 3D é possível, mas se um dia for, a minha felicidade já é garatinda

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Andy Buh
26 de Março de 2023 14:45

O que seriam jogos animados? Voce ta dizendo mais cartoon estilo Ratchet , ou animado de bastante ação?

Andy Buh
Responder a  Felipe Horvath
26 de Março de 2023 14:53

é por isso que seria muito útil um grupo agora kkk…
Quando não tenho vontade de fazer textão, é preciso editar o comentário

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
26 de Março de 2023 15:05

Pô, criem um grupo no Discord e mandem um link público, aí, alguém se responsabiliza for expulsar quem aloprar… Aí os interessados vão entrando. Só acho que as discussões abertas são mais produtivas e menos nichadas.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 15:08

Não precisa ser tão produtivo , a gente só quer trocar ideia , conversar , nao precisa discutir o sentido da vida. Hahaha

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Março de 2023 15:42

Não entendi muito o seu esclarecimento, Mário… É mais pra que outras pessoas não confundam ou foi porque você entendeu que eu confundi as coisas?
Se for sobre o grupo, minha sugestão seria de que botassem o nome de “Fã Clube do Mário Ferreira”, ou “Mário Meu Brodis” pra que ninguém faça nenhum tipo de confusão e lhe seja problemático! 🙂

Last edited 1 ano atrás by Juca
Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 16:31

Juca , criei o grupo. Entra la pra eu te colocar como moderador.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Andy Buh
26 de Março de 2023 14:43

Precisar não precisa , mas se vier eu aceito tranquilamente. Hahaha

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
26 de Março de 2023 14:58

Pra ser uma experiência em tempo real de desenvolvimento, pra mim é muito bacana! Mas são graus de exigência. Chegaste a ver a “pintura do carro” com o tal substrato (em camadas de transparência) e a readequação automática pela mudança de objetos do cenário, bem como a criação randomica e as escalas de criação? Penso que para os devs tudo aquilo é sensacional! Mas são pontos de vista.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andy Buh
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 15:17

Sim!
Eu acho essas ferramentas incrível cara, não sou de mentir de para mim mesmo.
Mas no final fecho “a cara de b#d@” e digo: É.
A culpa de eu me sentir assim deve ser minha e só minha, por achar os jogos hoje chatos e arrastados, quanto mais realista, mas tendo a torcer o bico.
É por isso que jogos quanto mais fantasio e com características animado, mas me chama atenção e da vontade de jogar.

Mas obvio que concordo que os motores gráficos devem evoluir e quanto mais facilitar as vidas dos devs melhor ainda.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
26 de Março de 2023 15:34

Eu compartilho da ideia subentendida da sua queixa, muitos jogos parecem apenas mais um Assassins Creed com grandes cenários “realistas” cheio de nada de interessante na maioria das vezes, e que gostaria de ver coisas mais criativas e animadas para se abstrair do mundo real. Mas realismo ou um filme jogável foi o que os jogos e jogadores sempre sonharam em ter e ser… Sei que muitas vezes esperar pela festa é mais legal que a festa em si, mas pra mim, não há como não achar legal esses visuais e mesmo a ferramenta em si, que permite com que mais pessoas possam trazer qualidade visual ao que sempre planejaram realizar.seja realista ou não. Mas entendo sua ótica!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andy Buh
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 15:54

Sim, End Juca Mode…, mas quero deixar claro que jogos realista são necessários, assim como também não vejo algumas franquias de jogos sem ser realista, como jogos (battlefield, Ace Combat, Tom Clancy’s, GTA, Sniper Elite, Gran Turismo, Forza,
Forza Motorsport eu vejo sim) e afins.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Andy Buh
26 de Março de 2023 15:42

Penso bem parecido, por isso que meus games favoritos estão na Nintendo e é ela que me atrai mais curiosidade no nível que irá levar seus próximos games cartoons.

Andy Buh
Responder a  Edson Nill
26 de Março de 2023 16:05

?.
Mas espero que a Nintendo melhore o filtro que ela coloca nas gramas do Zelda que é de chorar ao se deparar, mas que a Nintendo é fantástico com jogos cartoons isso é!

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
26 de Março de 2023 16:09

Vai ser Goty com filtro ou sem filtro de grama! Rsrsrs

Andy Buh
Responder a  Juca
26 de Março de 2023 16:13

Se ela não errar com esse jogo, com certeza sera.
Mas esse novo “homiranha 2” promete muito e já que a franquia esta mais forte que nuca, vai ser uma briga boa

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
26 de Março de 2023 16:34

Cara, sou fã da Insomniac e acho os Spidermans muito legais e primorosos graficamente, mas o hype no Zelda depois do Breath of The Wild é tão grande que engole qualquer coisa, é um misto de um culminar num ápice, com um trajeto de gerações a acumular fãs da franquia pelo caminho, é jogo pra vender 10mi no lançamento com toda a mídia a endeusá-lo por ser bom mesmo e por carregar todo um afeto pela Nintendo e seus jogos… Tenho sobrinhos adolescentes que contam os dias, que só falam disso a mais de anos. Então, até eu cogito comprar um Switch por isso, mesmo sabendo que a essa altura seria um péssimo investimento de console. Mas parece que achei uma solução temporária, tenho sobrinho estudando para o vestibular (processo seletivo para entrar numa faculdade) e fiquei de comprar o jogo e pra ele, que não poderá jogar mesmo pois atrapalhariam os estudos e ele me emprestará o switch dele. A princípio, foi a solução que encontrei, e será assim pra mim, a menos que a Nintendo anuncie um novo console. E convenhamos, a Nintendo errar é até possível, mas muito pouco provável, seria como achar que a Guerrilla erraria com Horizon depois de acertar com o primeiro.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Edson Nill
26 de Março de 2023 16:36

Nintendo é vida !

Deto
Deto
26 de Março de 2023 15:24

Só sei que eu quero que eles usem essas coisas exclusivas do PS5 na DLC do Horizon

[imgcomment image[/img]

quero ver batalha aérea e melhora no pop in quando voa.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Andrio
Andrio
Responder a  Deto
26 de Março de 2023 19:01

Assim espero que meu deus… Jogo é lindo porém sofri com pop in a rodo ?

Marcio
Marcio
Responder a  Deto
26 de Março de 2023 23:00

Assim espero, agora que segundo a guerrilla o jogo nao sai pra ps4 para aproveitar melhor a PS5 e seu SSD.

Netto
Netto
Responder a  Deto
28 de Março de 2023 10:54

O popin ainda acho que vem da estrutura do game enraizada pra atender o PS4

Infelizmente somente no PS5

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Março de 2023 17:04

Claro , posso retirar o logo sim , sem problemas. Nao se preocupe , as coisas no grupo serao basicamente como aqui , nao vou deixar que vire bagunça

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Março de 2023 17:12

Eu sei que voce faz as coisas sozinho , mas nos de um voto de confiança pelo menos. hahaha

Andrio
Andrio
26 de Março de 2023 21:37

[Off topic] Aparentemente já estão removendo gamepass por 1 real

https://twitter.com/InsiderGamingIG/status/1640090000447373312?t=0QsD3pRW0HhQa4pufoI7bQ&s=19

error: Conteúdo protegido