Estudo da Gamesindustry.biz confirma: Negócio das subscrições estagnou!

O estudo publicado a 28 de Agosto de 2023 mostra que o valor gasto em serviços de subscrições está estagnado.

O mercado é mutável… e nunca pára. E como tal, a verdade de hoje e a de amanhã podem ser diferentes.

No entanto a realidade atual é que os serviços de subscrição estão estagnados. E isso foi confirmado recentemente pela Microsoft que confirmou que o Gamepass em 9 meses não subiu dos 25 milhões de assinantes, assim como está a ser agora confirmado por este estudo:

Citando do artigo que pode ser lido na integra aqui:

Uma área que teve um desempenho particularmente bom em 2020 e 2021 foi a dos serviços por assinatura. Novas ofertas de serviços, uma lista limitada de novos lançamentos devido a atrasos e uma base de consumidores com bastante tempo regular resultaram num crescimento percentual de dois dígitos nos gastos com assinaturas no início da década.

Recentemente, porém, os gastos com assinaturas estagnaram. Os gastos do consumidor nos EUA com serviços de assinatura de videogame estabilizaram em cerca de US$ 400 milhões por mês, depois de terem atingido esse nível pela primeira vez em novembro de 2021. Fadiga das assinaturas, menos dólares disponíveis para gastos discricionários devido aos preços mais altos dos alimentos e do gás, lenta adoção pelo mercado de massa de jogos em nuvem e uma forte lista de novos lançamentos premium podem ser fatores que contribuem para a desaceleração.



O gráfico apresentado é bem ilustrativo da situação. Os gastos em subscrições, apesar de algumas oscilações, estagnaram. E se isto pode mudar já amanhã, a tendencia prevista é que hajam picos ocasionais resultantes de alguns lançamento, mas que, no global, tudo se mantenha igual por um bom tempo.



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Júlio Esteves
Júlio Esteves
8 de Outubro de 2023 8:04

Então podemos supor que as metas de adesões necessárias para manter a MS no ramo de consoles dificilmente será alcançada em 2027/ 2028?
Pois seria preciso um fato novo e mágico para mudar esta tendência em um prazo de 4 anos.

Last edited 6 meses atrás by Júlio Esteves
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2023 12:48

Se ouver outro caso de pandemia até podiam sonhar nisso. Más agora muito dificilmente chegam nisso ai.

Deto
Deto
Responder a  Daniel Cardoso
8 de Outubro de 2023 14:09

Isso é um bom termômetro, se na pandemia isso não chegou em 50M de usuários, numero citado pelo ZughX no twitter como “para pagar as contas”, é pq nunca vai chegar em 50M

Last edited 6 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
8 de Outubro de 2023 13:17

Tudo indica, mas são estatísticas, é preciso esperar e ver o que acontece.
Penso que com exclusividades de peso, lançamentos bi ou trimestrais de bons jogos a MS pode conseguir. Veja, lançar CoD exclusivo, ou mesmo pacotes de CoD exclusivos pros clientes pode ser um caminho. É preciso ver o que a MS tem na manga, quantidade de jogos a vir ela parece ter, mas precisa ver a qualidade. Se ela começar a emplacar bons jogos a cada 3 meses as coisas podem mudar… mas se você perguntar se eu acredito nisso? Pelo histórico da empresa, certamente que não.

Last edited 6 meses atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
8 de Outubro de 2023 14:57

Na ponta do lápis serviços não valem a pena e a maioria dos consumidores já sabe disso.

A verdade que isso é a realidade, lol, no mundo real… Mas na internet tem o exército de fanboy do xbox e seus Astroturfing amestrados o dia todo hypando gamepass…

Ai fica nisso, o Phill fica usando “opinião sincera” dos seus Astroturfing e Fanboys para enrolar o Nadella e o resto do pessoal que controla as contas da MS

Ele basicamente deve abrir o twitter e mostrar pra o Nadella a avalanche de “opiniões sinceras” sobre o gamepass.

O CoD por ex, quem joga COD continua sendo mais barato comprar o jogo que assinar GP ainda…

Last edited 6 meses atrás by Deto
Juca
Juca
8 de Outubro de 2023 13:12

O pessoal sempre esquece que o dinheiro dos clientes é limitado, e salvo pra gente rica ou fanboys, as prioridades antes são comida, água e energia elétrica… seguros de saúde, despesas com vestimentas, “investimentos” educativos..
só depois vem o entretenimento.

Por fim, ainda tem a escolha dos clientes. Uma coisa é conquistá-los por qualidade, outra por preço. Os conquistados por qualidade, fazem esforço pra tentar tê-lo, apesar do preço, o outro público muda conforme o preço, ou seja, não há conquista e sim uma oportunidade de ter clientes temporários, que num serviço que precisa de continuismo, pode levar a volatilidade do negócio e isso ser fatal.

Agora, o grande problema que vejo desses novos modelos de assinatura (falo de estratégia, não de gosto, pois não gosto de nenhum) é justamente que nada neles leva a fidelização do cliente, exigindo um grande esforço e investimento por parte de uma empresa pra manter o cliente nele. Veja, coisa como o Gamepass pode até ter 50mi de pessoas o assinando, porém, de forma esporádica, pois nem sempre se tem um lançamendo desejado, aí a pessoa cancela por um tempo e só paga quando lançar algo do seu interesse, e assim vai… tipo um “cliente turista”… logo, tira valor de um jogo que poderia ser vendido full, e vai ser apenas alugado por 1 mês, quando for do interesse.

Lógico que eu entendo o benefício econômico direto pras pessoas, mas algumas criaturas precisam entender que as coisas precisam se pagar e dar lucro pra quem faz jogo, isso se quisermos a continuidade das coisas e principalmente, mantendo a qualidade.

Last edited 6 meses atrás by Juca
Deto
Deto
8 de Outubro de 2023 15:28

Semi off:
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A própria MS+Bethesda restringiu as copias para analise do starfield para inflar a nota no lançamento, só comparar com Returnal… É ridículo

Lendo a matéria do cidadão ai só tem dois argumentos, “imenso sucesso” que nem argumento é, e recepção dos críticos (notas)

De concreto: “foi bem recebido pela crítica”
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No único argumento concreto que o cidadão usa o starfield já perde para Returnal, jogo de um “estudo indie” que a Sony comprou, chutando, pagando 200x menos que a MS pagou pela Bethesda.

Não vi ninguém dizendo que a compra da Housemarque fez o “playstation vencer o xbox” usando argumento de sucesso entre a critica.

Nem os produtores confiam no jogo, restringindo as copias para analises, mas segundo esse cidadão ai “starfield já começou” e “elder scroll” para 2028 vai terminar o serviço.

O segundo ponto de argumentação é “elder scroll”… claro, assim como starfield é um fallout 3 (2008) no espaço, ESO vai ser um starfield (2023) medieval.

Será que no ESO ainda teremos loadings?

Aqui vai o meu palpite baseado no que já aconteceu (Returnal vs starfield):

O próximo jogo da Housemarque vai ter nota maior e sair muito antes que elder scroll e ninguém vai escrever noticia dizendo como a compra da Housemarque “foi uma vitoria da Sony sobre o xbox”

Last edited 6 meses atrás by Deto
Andrio
Andrio
8 de Outubro de 2023 20:46

Falando em serviço, vi um rumor que o windows 12 virá em serviço. ????

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Andrio
8 de Outubro de 2023 23:05

Se o rumor virar fato, o mundo Linux ganhará um grande interesse do público. Assim espero.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Júlio Esteves
9 de Outubro de 2023 2:56

Exatamente! Pensei. Mesma coisa. Se windows virar serviço, vai ser a pá de cal. “Ain, mas a microsoft vale trilhões”. Não vale e nunca vai valer! É com base em especulação! A Microsoft logo logo vai ter um tombo do qual não vai depender de executivo comprar empresas pra manter especulação.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Sparrow81
9 de Outubro de 2023 2:58

Num comparativo, vc imaginar que Apple é por pouco a empresa mais valiosa e a MS tá em segundo já é insanidade. A Apple é anos luz da Microsoft.

Last edited 6 meses atrás by Sparrow81
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