Falta de transparência com as novas consolas preocupante

Sinceramente, nem as atitudes da Sony, nem as da Microsoft são percetíveis, e a cerca de um mês do lançamento da primeira consola, ainda há muita coisa que não foi revelada.

A falta de transparência de ambas as empresas nesta geração está a ser claramente chocante e deveria preocupar os clientes de ambas as consolas. Mas no entanto, mesmo sendo a atitude criticável para ambos os lados, a realidade é que a Microsoft tem vindo já realizou alguns passos que a Sony não fez, , e nesse sentido, vamos começar por ela:

Sony

Há quem refira que, analisadas as coisas, a Sony está apenas algumas semanas atrasada face à Microsoft nas revelações que tem por fazer, mas isso não é bem verdade. Faz já uns largos meses que a Xbox One X já teve um teardown que nos mostrou os seus interiores e respetiva disposição, bem como o seu sistema de refrigeração.

Ora o teardown não é algo verdadeiramente revelador, uma vez que, à partida, não se revela qualquer segredo de uma consola com ele, mas o facto é que a Sony ainda não o fez na sua consola.

Ora aqui temos duas forma de explicar isto.



Numa delas a Sony não tem nada a esconder… e nesse caso a ausência do teardown é incompreensível. Trata-se de mera decisão interna da empresa que, sabendo-se que há imensos fans que gostam disso, não se compreende.

Na outra há algo a esconder… e isso justificaria esta situação. Mas a grande questão aqui torna-se então a seguinte: O que?

Basicamente não é pelo teardown que conseguimos verificar qualquer tipo de situação relativa às tecnologias da consola. Daí que a única explicação poderá passar pela dimensão dos componentes, que podem revelar algo. Mas o que?

E justifica estar a fazer-se segredo numa fase em que as pré reservas já esgotaram, e onde dentro de um mês tudo será revelado de qualquer maneira?

Repare-se que caso houvesse aqui algo de negativo a ser escondido, mal isso fosse revelado os media cairiam em cima da Sony, e tal atitude seria tão vincada que as vendas futuras da consola ainda seriam mais prejudicadas. Mesmo os compradores da PS5 poderiam processar a Sony por ter ocultado informação crítica. A imagem a Sony sairia tremendamente queimada de uma atitude dessas, perdendo a confiança dos fans mais acérrimos que sempre apoiaram a consola. Basicamente a Sony não teria qualquer vantagem em não ser franca, especialmente porque poucos serão os que estão a comprar a consola a pensar que ela é a mais capaz desta geração!

A alternativa é o que está a ser escondido ser positivo. Mas como referido, a Xbox série X está em produção. Já nada pode ser alterado! Qual o receio de revelar?
Uma explicação pode passar por outra situação ainda por expor: As personalizações da Sony!



Como sabemos a Microsoft já detalhou algumas das suas tecnologias no Hot chips, mas curiosamente nem todas foram dissecadas da mesma forma, dando a perceção, correta ou errada de que certas situações não podem ser ainda abordadas.

Por exemplo, na Xbox ainda hoje não se sabe como funcionam os 100 GB de memória virtual, ou como funciona exatamente o Sample Feedback Streaming e os custos na performance do GPU pela sua utilização. O porquê é desconhecido, mas pode ser o mesmo que está a levar a Sony a estas escolhas.

Se repararmos, o video “The Road to PS5”, um vídeo bastante técnico e nada adequado aos fans que não dominam a tecnologia, referindo a existência de algumas novidades no hardware que foram explanadas na altura, mas que nunca foram dissecadas. Sabemos da existência de um Geometry Engine que nunca foi explicado e de um Ray Tracing cujas performances nunca foram minimamente quantificadas (mesmo que em unidades que não nos digam nada).

E isto pode ter uma razão. Estas tecnologias poderão vir a ser adotadas pela AMD em GPUs futuros, e dado que o RDNA 2 não foi ainda apresentado, a explicação poderá estar a ser retardada. Daí que a abertura da PS5, ou falta dela, pode estar relacionada com algo do género, pois as dimensões do chip poderiam ter de levar a explicações que a Sony ainda não pode dar.

Isto é apenas uma teoria… mas explicaria muito da ausência de dados dos dois lados, e neste caso, por ser a Sony que estamos a abordar, a ausência de um teardown e um disseminar das personalizações efetuadas nos chips.



Falta ainda abordar a ausência de imagens do Interface gráfico, mas essa é a situação mais compreensível, pois fala-se que este terá uma série de novidades interessantes que, sendo software, podem facilmente ser copiadas pela Microsoft, e daí o interesse em as ocultar o mais possível, mantendo assim a exclusividade por mais tempo.

Microsoft

Como referido do lado da Microsoft estranha-se a ausência de informação sobre os 100 GB virtuais e o modo exacto de funcionamento do Sample Feedback Streaming, bem como os custos no GPU do seu uso.

Mas como referido, essa explicação poderá estar a ser causada pelo motivo acabado de explanar. O que já não será o caso de algo ainda mais incompreensível: A ausência de vídeos de jogos a correrem no hardware da Xbox série X (os vídeos mostrados até hoje corriam em PCs equivalentes, a executar código da consola).

E esta é que é uma situação para a qual não encontramos explicação.

O que tem a Microsoft a esconder?



Imaginemos as duas situações: Que os jogos da X são mais capazes que os da PS5, e que são menos capazes que os da PS5.

No primeiro caso, onde a X seria superior à PS5, a Microsoft não teria qualquer vantagem em esconder isso. Pelo contrário, deveria publicitá-lo à boca cheia. 12.15 Tflops, 52 CU para os melhores jogos da geração. E daí que nesse caso não haveria qualquer vantagem no que está a suceder.

No caso contrário, a lógica também não existe. Estaríamos perante uma situação equivalente à que referimos em cima para a Sony, onde a empresa queimaria tremendamente a sua imagem pelo facto de estar a tomar posturas destinadas a ocultar um facto aos seus clientes. As vendas da consola seriam tremendamente prejudicadas, e a imagem da Microsoft seria bastante lesada.

Daí que a realidade é que nenhum dos casos faz real sentido! Aliás diga-se que a cerca de um mês do lançamento, esta situação não consegue ser explicada de forma nenhuma. As pessoas fizeram pré reservas de uma consola que nunca ninguém viu a efetivamente correr um jogo de nova geração. E isso só por si já é caricato.

Eventualmente há uma explicação coerente para isto… a dúvida é… qual?





163 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
bruno
bruno
6 de Outubro de 2020 8:09

Eu acho que ha explicacoes bem simples em ambos os casos…

Caso da Sony… pura e simplesmente porque o teardown revela o chip principal (SOC ou APU) e seja la o que for que se pode tirar dai deve estar sob NDA da AMD que so revelara no final deste mes.

Caso da Microsoft…. ve por esta perspetiva… a empresa tem sido clara nos jogos que mostrou, que sao cross-gen, que sao para dar continuidade de geracoes… tudo paleio de marketing, mas que resultou numa mensagem clara…”ainda nao se viu nada desenhado para a series X”… o que significa que basta colocar a mensagem “o que vamos ver agora sera feito com a series X em mente” e mostrar os graficos que ja todos deviamos ter visto da nova geracao. E penso que essa sera a manobra da empresa..

Ja a Sony enrolou a corda a volta do pescoco e saltou… mostra jogos “next-gen” e estamos a saber aos poucos e de forma dissimulada e nada aberta que todos estes jogos “next-gen” sao na realidade cross-gen, logo nao representativos da qualidade expectavel nos sistemas next-gen.

Edson
Edson
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 9:03

Ironicamente, a que defende o fim de gerações, só terá game para a próxima geração e a que defende a troca de gerações, terá games cross gen. Bizarro!

bruno
bruno
Responder a  Edson
6 de Outubro de 2020 9:49

Por acaso nao…a que defende o fim de geracoes nao vai ter so jogos para a proxima geracao (se sim, quais?), contudo foi bastante clara no que mostrou – sempre mostrou cross-gen.

A Sony, por seu turno, agiu de forma dissimulada… e isto e claro, dado que andamos a descobrir a conta gotas quais jogos chegarao a PS4 e nunca por meios oficiais.. uma atitude que nao me agrada nada.

O ultimo e Demon’s Souls remake, cujo o placeholder com capa do jogo para a PS4 ja surgiu na gamestop… deixando a duvida no ar.

Graficamente, o jogo nao apresentou nada a que nao estemos habituados.

Last edited 3 anos atrás by bruno
Edson
Edson
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 9:52

Havia esquecido de Psychonauts 2 que tbm sairá para o one, além de Halo que nem sei se sairá… Mas não me lembro de nenhum outro. Com relação às duas, msm com falhas, estou achando o marketing da MS mais honesto!

Edson
Edson
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 9:53

Demon’s souls no ps4? Será??

nETTo
nETTo
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 10:04

CG de jogos que rolaram não seriam exclusivos do Séries?

Playground
Obsidian
Ninja Theory
UndeadLabs
Turn10

Todos exibidos pra daqui a uns anos a frente.

Sobre Demons Souls vejo uma má vontade, é só comparar um mesmo com Darksouls 3 e verás uma gigante mudança de qualidade ainda mais se pensas que neste novo ainda terá Raytracing. Agora o que aparenta pra alguns, é que este tipo de game, o qual sempre foi muito específico deveria ter gráficos, animações ao nível de Tlou Part2 kkk

Last edited 3 anos atrás by nETTo
Edson
Edson
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 10:20

Netto, a diferença é que sabemos que esses estúdios foram comprados por volta de 2018. A MS errou no suporte ao xbox one, mas querendo ou não, ela tem 23 estúdios hoje, sendo que ela terá bastante conteúdo. Halo foi um fiasco? Sim, mas creio que estão sendo mais honestos do que a Sony, pois seria fácil fazer como a Sony. Era só lançar Psychonauts 2 e MS Flight Simulator no series e pronto, porém não mentiram na sua estratégia. A Sony está lhe dando jogos de ” nova geração ” que vão rodar em um console de 1.8 Tflops. Vc não sabe como será a expansão do SSD do console. Não conhece as especificações detalhadas e nem mesmo a dashboard do console, mas… A Sony está certa para a maioria! Como o Bruno falou: Ou ela está em sigilo por contrato ou… Penso que pode estar escondendo algo não tão agradável.

Last edited 3 anos atrás by Edson
nETTo
nETTo
Responder a  Edson
6 de Outubro de 2020 10:54

Olha a sua visão parece seletiva em, vc crítica a Sony por apostar em rupturas geracionais e depois dizer que tem jogos Cross gen e vira a cara pra Microsoft que dizia ser o fim das gerações e que o suporte ao Xbox One duraria até 2 anos depois do lançamento do XSX, e na realidade temos jogos que não vão sair no Xbox como The Medium, Scorn, supostamente exclusivos do XSX. Para além disso, os jogos jogos apresentados em CG também não sairão, sem falar dos rumores do cancelamento da versão Xone de Halo Infinity.

Sinceramente tá faltando coerencia nas reclamações de vcs. Ambas estão dando 180 em suas anteriores declarações. Mas a Sony parece ser neste momento a costa larga

Edson
Edson
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 11:25

Netto, faltou compreender o que eu disse. Eu não critiquei a Sony em apostar ou deixar de apostar em rupturas geracionais, eu a critiquei por propagar uma coisa e mentir na cara dura! Seriam uns 5 exclusivos ps5 dos estúdios dela, mas cada dia que passa, um tbm será lançado para o ps4. A Sony foi contrária as declarações de Aaron e Phil, porém de forma patética, fez a msm coisa ou até pior! Isso não é ser seletivo, é citar o que houve sem defender lados. Vai me dizer que a Sony não disse que esses jogos seriam somente do ps5? Ai como falou o Bruno: Damon souls sai para o ps4, além do fato de vc provavelmente ter que comprar as duas versões, caso jogue no ps4, mas queira usufruir de melhorias consideráveis da versão ps5. Criticamos a MS aqui por anos e anos, mas uma coisa que vi aqui é que há dificuldade em criticar a Sony, mesmo quando a mesma faz besteira como agora. Se não consegue enxergar que o marketing da Sony está desastroso, não consegue enxergar nada!

Last edited 3 anos atrás by Edson
nETTo
nETTo
Responder a  Edson
6 de Outubro de 2020 11:34

E denovo a falta de coerência, sim eu não estou defendendo as declarações dos mandatários do PlayStation não, estou apenas pondo a mesa que vc e o colega Bruno estão tentando a todo custo criar uma narrativa onde a Sony é a mentirosa da geração, eu por minha vez tendo dizer que ambas são, que não adianta chorar desse lado, quando fores pro outro vais chorar da mesma forma. Ou vc vai dizer que nunca ouviu o Phill dizer que era o fim das gerações? Que os jogos rodaram que qualquer Xbox seja ela qual fosse? Tai, Scorn vai sair pro Xone? Não né, os jogos apresentados CG? Também não.

A news fala das lorotas da Sony e da Microsoft, mas vc encara que somente a Sony mostra é de fato mentirosa virando a cara pro lado quando olha pro Xbox.

Isso é uma percepção minha tá, não tenho intenção alguma de ofender pessoalmente ninguém. Só tô achando esquisito essa insistência de vcs.

Sobre o Bruno e Demons Souls, bom, foi ele quem afirmou, cabe a ele provar tal declaração né ?

Last edited 3 anos atrás by nETTo
Edson
Edson
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 12:15

Netto, meu foco foi na Sony pelo simples fato dela estar irreconhecível ultimamente. Não estou defendendo a MS, mas pelo menos, estão sendo mais claros do que a Sony ultimamente, porém isso não invalida que ainda mentem e que estão trocando pés pelas mãos uma vez ou outra. Não há como eu achar normal que uma empresa me abra uma pré venda do nada, onde nem mesmo mostra uma dashboard do console, onde esconda quase tudo do produto. Vc pode alegar que a MS não mostrou games next gen a correr no console, mas mostrou jogos, mostrou o hardware, a loja digital remodelada, a dashboard remodelada, soluções para o SSD com um cartão de expansão, solução com HD, etc… A Sony me põe PlayStations nas mãos de YouTubers japoneses, onde o mercado dela é ínfimo em comparação com o que era em outrora por lá . Pq não fez isso com Estadunidenses, europeus? Onde o mercado dela é forte! Po, deixasse um Mário Armão testar o console ou tantos outros donos de blogs, de canais de youtubers, mas… Entregou o console na mão de influenciadores de um mercado onde a Sony não faz nem cócegas na Nintendo hj. Marketing asqueroso!

nETTo
nETTo
Responder a  Edson
6 de Outubro de 2020 12:49

Mano tu sabes que a Dash Board é exatamente a mesma da geração atual né. Aliss, nisso junto ao controle o Xbox está bem conservador, de novidade uma latência menor e um botão share, coisa que a concorrência já tinha desde 2013. Se isso lhe soa algo nextgen, bem, quanto ao abrir pré venda eu também não vejo nenhum problema quanto a isso, vc fala que a Microsoft já mandou o console pros jornalistas, mas mesmos estes ainda não podem falar sobre tudo, na última semana por exemplo em um podcast um jornalista ficou surpreso com a temperatura do console e expansão do SSD do XSX, bem esta situação começa a ganhar corpo pois em pergunta a Jeff Grub sobre ele diz que ainda não pode falar sobre isso, que o hardware ali ainda é preview e não final, de fato ele tenta relativizar uma situação de super aquecimento na maneira dele, e o que eu quero dizer disso? Que e denovo, muita coisa ainda está por se dizer de ambos os lados.

Eu tenha olhado pra todos os lados, eu não tenho apego a uma empresa ou seu comportamento, olha as coisas de longe e defino minha opinião.

Edson
Edson
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 13:53

Netto, controle next gen? Sério que eu li isso de vc?rs. Se olharmos por controles tecnológicos, colocaremos a Nintendo nisso, pois ali inovam em formas de jogar e o Pro Controller é um espetáculo! Pra mim, controle é sobre como cabe na mão e sempre detestei os DS, agradecendo pela Sony ter mudado isso, mas não vou focar por ai. Brother, entenda… A minha crítica à Sony não suaviza a MS em nada. A diferença é que da Sony fui mal acostumado com bom marketing e com uma informação mais cristalina na geração ps4, sendo que tenho um ps4 tbm por isso, porém com o ps5, a Sony está parecendo a MS desses últimos anos, simples assim! Será que o XSX super aquece? Pode ser, mas não duvidaria que o ps5 aquecerá igualmente, pois há algo estranho nesses consoles, onde algo me diz que está na durabilidade.

Last edited 3 anos atrás by Edson
nETTo
nETTo
Responder a  Edson
6 de Outubro de 2020 11:00

Sobre a expansão do SSD na vrd o Mark Cerny falou sobre ainda em maio, desde está época já sabemos como vai funcionar, se vc não sabe aí é mais falha sua do que da Sony

bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 10:43

E quando chegam? E nao, nao acho que Forza esteja em melhor estado que Gran Turismo graficamente.

nETTo
nETTo
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 10:55

Até mesmo porque aquele trailer in-engine de Forza foi bizarro, 30fps? Sem Gameplay!

nETTo
nETTo
Responder a  Edson
6 de Outubro de 2020 9:59

Um pequeno ponto.

Quem defende o fim das gerações só terá games de nova geração pra daqui a no mínimo 2 anos, pelas CGs e jogos mau feitos mostrados.

Quem defende a troca de gerações já tem Demons Souls Remake e Ratchet & Clank pra nova geração, jogos na janela de lançamento.

Last edited 3 anos atrás by nETTo
bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 10:43

Jogos com graficos current gen.

nETTo
nETTo
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 10:57

Eu discordo, mas respeito a sua opinião, joguei Ratchet nessa geração e consigo muito bem ver os avanços neste novo para além da resolução e Raytracing tempos de loadings menores. Demons é o que eu já falei, só comparar ele com seus irmãos que tudo fica cristalino

Last edited 3 anos atrás by nETTo
bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 11:26

O que eu vejo e a evolucao grafica expectavel de um jogo current gen que recebesse sequela…

E sobre Demons Souls vs Darksouls 3, basta comparar Sekiro vs Ghosts of Tsushima. Dois titulos na mesma geracao, com motores diferentes.

Aquem do que foi visto na demo da Epic, e aquem do expectavel da atual geracao.

nETTo
nETTo
6 de Outubro de 2020 9:53

A Sony mostra os jogos da nova geração mas não mostra a máquina.

A Microsoft mostra a máquina da nova geração mas não mostra os jogos.

De fato são estratégias diferente, e de fato a quem não goste de uma e passe pano a outra.

bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 10:00

Quais jogos de nova geracao?

nETTo
nETTo
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 10:58

Demons Souls e Ratchet

Vc pode não aceitar, mas eles já tem as features de nova geração.

Raytracing e tempos de carregamento quase nulos.

bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 11:25

Por acaso aceito… o que nao aceito e que isso represente por si so nova geracao…

SpiderMan remaster tambem vai receber. E Miles Morales e Horizon Zero Dawn tambem vao receber – isso nao os torna de nova geracao.

nETTo
nETTo
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 11:29

Bom eu citei 2 jogos que até está altura são exclusivos do PS5. Vc contra argumenta com jogos que eu nem cito, mas blz, são apenas opiniões divergentes. Normal até aqui

bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 12:14

Nao signficam que sejam nova geracao.

nETTo
nETTo
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 12:51

Mano como essa é a tua opinião e não uma verdade absoluta eu recomendo que vc use ao menos “na minha opinião” ao final dos seus comentários, eu tenho feito isso pra que eu não passe por dono da verdade

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 19:43

O que faz um jogo ser de nova geração??

Nuno Sousa
Nuno Sousa
6 de Outubro de 2020 11:21

Há coisas incríveis
O marketing tem um poder descomunal. A Microsoft acaba de anunciar 2020 como um ano incrível tendo os seus estúdios internos lançado 15 jogos. Para os afirmarem é porque devem ser. Agora quais aos que se referem nessa contabilidade não sei. O engraçado é que todos temos a tendência para imaginarmos outros números não?

nETTo
nETTo
Responder a  Nuno Sousa
6 de Outubro de 2020 11:27

Eles referem como jogos individuais os games contidos na coletânea Halo MCC. Já pensou se a Sony contabiliza em 2017 os 3 Remaster do Uncharted NDC como jogos individuais?

A se pensar

Livio
Livio
Responder a  Nuno Sousa
6 de Outubro de 2020 12:46

em 2013 também anunciaram, ops Tio Phil anunciou na E3 uma batelada de jogos no primeiro ano de vida do One vindo dos estúdios Xbox e a realidade foi diferente.

nETTo
nETTo
Responder a  Livio
6 de Outubro de 2020 12:56

Se não me falha a memória eles disseram que investiriam 3 bilhões de dólares em conteúdo exclusivo pro Xbox One

Reinaldo
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 13:09

Poxa… Isso é três vezes mais que na Xbox One!
Podemos então multiplicar por três:
É só fazer: 0x3

nETTo
nETTo
Responder a  Reinaldo
6 de Outubro de 2020 13:14

Mas isso foi dito em 2013 justamente pro Xbox One

Livio
Livio
Responder a  Livio
6 de Outubro de 2020 12:58

Foi mal, li que 2021 seria um ano incrível (como todo ano falam), mas agora vi que falava de 2020, sendo assim desconsidere minha resposta anterior.

Deto
Deto
Responder a  Nuno Sousa
6 de Outubro de 2020 14:47

se eu olhar a lista, vai ter jogo da Bethesda lançado para PS4 antes da compra.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Deto
6 de Outubro de 2020 17:37

Agora fizestes rir-me

Fernando Molina
Fernando Molina
6 de Outubro de 2020 11:35

As duas nesse momento estão errando demais, uma mais, outra menos, ou vice versa kkkk o que não dá pra entender é que lendo alguns comentários aqui, parece que a Sony está fazendo tudo certinho

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
6 de Outubro de 2020 11:52

Exato meu amigo

Ambas estão conduzindo mal a situação

Quem perde com isso são os consumidores mais aficcionados por essa ou aquela marca, o qual deseja que seu amor incondicional esmague o concorrente kkk

nETTo
nETTo
6 de Outubro de 2020 11:44

Com base nos debates acima com o Bruno, surgiu a dúvida, o que esperamos que seja um game de nova geração. Já descartando coisas como:

4K nativos, que teve no One X em alguns jogos

60fps que até teve também, mas a esmagadora maioria rodava nós consoles a 30fps

Raytracing

Tempos de loadings quase inexistentes

Afinal, para além disso tudo, o que podemos esperar?

Modelagens de NPC reais?

Cenários Reais?

8K?

Path Tracing?

Física do mundo real?

IA ultra avançada?

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 12:00

Dentro do que vc diz Ratchet e Demons Souls se encaixam. Jamais rodariam no PS4 como no PS5, mas com vc também bem diz, com concessões feitas na resolução, performance, LOD, texturas, tirar o Raytracing e restruturar os cenários por causa do SSD certamente de alguma forma eles rodariam.

Edit: Me veio a memória agora 2013, mas exatamente Assassins Black Flag, um jogo Cross gen que ao passar pra nova geração teve apenas um incremento na resolução e alguns efeitos mas mantendo a performance, de modo que como cito acima, Demons Souls pra ser comparado a Assassina BF deveria ter menos features dos que tem.

Lembrei de que o Sonic foi portado pro Super Nintendo onde sempre sugeriram que o game não rodaria, e se não me engano foi um BR o responsável pelo port.

Last edited 3 anos atrás by nETTo
bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 12:23

Nao… Ratchet e Demons Souls nao se encaixam de forma nenhuma.

Tem alguns efeitos acessorios que tiram partido do novo hardware, nomeadamente loading e RT, mas a verdade e que sem esses efeitos o jogo nao sofreria e seria o mesmo. E o equiparavel aos efeitos RT activados para a gama Turing da nVidia em jogos como Shadow of the Tomb Raider e Control.

Basta ver que Demons Souls segue as mecanicas basicas e o desenho de niveis do original, tendo no seu core um jogo PS3.

Graficamente, esta aquem da demo do unreal… logo nao se encaixa.

Ratchet esta ao nivel do que o jogo da PS4 apresentou, excpeto uma pequenissima melhor definicao que seria perfeitamente normal numa sequela na atual geracao… e que outros estudios conseguiram colocar em segundas entregas… mas basta prestar atencao ao video e ver que edificios longiquos nao tem detalhe… que se percebe como no fundo ainda e um jogo PS4 que recebeu uns efeitos extra e foi rebaptizado como jogo PS5.

Tendo em conta que ja acharam um placeholder com a capa de demons souls na PS4 na gamestop… estou seguro que quem insiste que isto e next gen vai ser provado errado muito em breve.

Last edited 3 anos atrás by bruno
Deto
Deto
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 14:49

e como vai fazer para o jogo ser dinâmico com transição de mundos no PS4 igual é no PS5?

Pode argumentar sobre Demons Souls, mas R&C por tudo que foi mostrado não rodaria no PS4.

bruno
bruno
Responder a  Deto
6 de Outubro de 2020 19:09

Primeiro, e preciso ver se a transicao e dinamica ou scriptada… e relativamente a transicao, basta ver Demons Souls que fazia semelhante na PS3.. apenas demorava mais um bocado.

Neste momento tens loadings reduzidos em Ghosts of Tsushima.

bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 12:18

Tudo isso… desde que se traduza num jogo que tanto visualmente (graficos) e em gameplay (iteractividade, animacoes, dimensao do mundo de jogo) que nao pudesse ser feito na atual geracao. Aresolucao e bem vinda, mas mais acessoria – pensa o que ocorreu com a ONE em que tiveste melhores graficos mesmo a 720p – no entanto claramente e nova geracao.

Todos os jogos que a Sony apresentou estao dentro dos graficos e gameplay ja obtidos para a PS4. Mesmo Ratchet a unica coisa a seu favor e a transicao entre mundos, que veremos o quao scriptadas sao no jogo final.

Podem insistir a vontade, assim como insistiram na altura que Miles Morales era claramente nova geracao ou Horizon Zero Dawn era claramente nova geracao (para depois ser revelado cross-gen)…

E se viste a demo do Unreal 5, entao sabes o nivel expectavel na nova geracao.

Last edited 3 anos atrás by bruno
nETTo
nETTo
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 12:31

Cara eu não consigo concordar contigo nisso kkk

Veja Forza 5 em 2013 e as comparações com o 4 no X360, este último mesmo em 720p era comparável ao de “nova geração” a época, é insano essa insistência em afirmar que não ouve evolução em Rarchet, chega a ser bizarro dizer que o personagem tem a mesma qualidade do apresentado no PS4 quando aqui mesmo no PCManias o Mário já trouxe comparações em alta definição que mostram clara evolução, isso sem falar das outras coisas, isso sem falar que no PS4 Ratchet rodava a 1080p 30fps e é lindo, mas não, aos meus olhos o novo está num patamar que jamais seria atingido pelo primeiro game.

Sobre a demo do UE5, vc deve saber que aquilo usava e abusava se alguns efeitos porque aquilo não é um jogo, ali não tinham NPC, não tinha IA, o mundo era relativamente sem iteração. Quer dizer que o que esperamos então são jogos que rodem a partir dali, jogos de verdade com inclusão de Raytracing, resoluções em 4K e 60fps, tudo isso numa máquina que chega por até 399? Mano kk

Last edited 3 anos atrás by nETTo
bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 12:49

Forza 5 era cross-gen e os restantes sempre foram entregas anuais… porque nao comparas antes Gran Turismo com driveclub? Ou UNcharted 4 com The Last of Us part 2? Ou ate mesmo Batman Arkham Knight com Final Fantasy VII ou Days Gone? Tambem vais dizer que nao notas diferenca nenhuma?

Nao se fazem techdemos para consolas para colocar alvos impossiveis. A techdemo kara foi atingida com Beyond Two Souls. A techdemo do Unreal 4 foi atingido com FF VII e Days Gone na PS.

Sobre o ter ou nao NPCs, depende do jogo, dado que nem todos tem NPCs…mas tendo em conta a quantidade de estatuas que conseguiram gerar nao me admiraria nada que pudesses ter NPCs.

Netto, nao sei o que te dizer… eu espero o que as novas geracoes representem o que sempre representaram… salto grafico. Ate agora so a demo do unreal 5 demonstrou isso e a triste realidade e que a Sony quer vender consolas com jogos current gen que muitos fas defendem a pes juntos que e next-gen, apesar de nao o serem..

Para ti, mais alto que isso e impossivel… para mim, e apenas o expectavel, resultado da e evolucao tecnologica. Eu nao vou desembolsar mais 500 euros para ter uma consola que faz o mesmo… e sim, o que foi anunciado e mais do mesmo….

O irrisorio de tudo isto… e que a Microsoft esta a fazer o mesmo, mas pelo menos e honesta. No entanto esta a ser aqui criticada pelo cross-gen… e a PS nao..

Last edited 3 anos atrás by bruno
nETTo
nETTo
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 12:54

Vc cita “a demo tal foi atingida por tal jogo” mas esquece o tempo que levou pra isso acontecer kkk

Ao mesmo tempo vc espera que a Demo do UE5 seja superada já no dia 10 e 19 de novembro

Mano, que contraditório em, vamos contextualizar as coisas

bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 19:08

Nao esqueco, apenas recordo que niveis semelhantes foram atingidos na atual geracao, e na PS3 para as demos da altura, e na PS2 quando foi lancada… esta e a primeira geracao em que o novo standard grafico nao aparece.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 17:38

Minha opiniao? Nem por isso, apenas a realidade das coisas, aqui tens screens ps4 e ps5… onde esta o salto gigante em qualidade grafica?

comment image
comment image

comment image
comment image

comment image comment image

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 22:43

Desculpa Mario, mas nao concordo com nada do que dizes.

Em primeiro, se te recordas, eu sempre afirmei que uma nova geracao so se justificaria com um salto de 10x ou mais.

Nao tivemos isso.

O novo hardware foi conservador, com 36 Compute Units e 8 nucleos no CPU. Ja debatemos aqui que devido a maior velocidade de relogio e diferente arquitetura bem como sistema I/O, poderia ser um sistema capaz de entregar muito mais… eu contudo continuo a afirmar, sobretudo porque a navi 10 e uma placa para 1440p, que o hardware nao foi pensado corretamente, que independentemente de mudancas arquiteturais e aumentos de clock se devia ter ido mais longe na placa grafica, que se devia ter aumentado o poder computacional… Afinal, as anteriores geracoes foram e esta deveria ter ido.

Agora, o que me estas a dizer e que este hardware dificilmente entregara acima disto, dificilmente entregara o que foi visto nas demos do Unreal e que todos temos que nos habituar. Isto era o que eu vinha a afirmar desde o inicio, que ou o salto seria de 10x em hardware, ou entao nao valia apena lancar – e se o que dizes for verdade, entao nao valia apena lancar.

E a unica coisa que estou a fazer ver aqui, e que efectivamente ambas as empresas lancaram consolas que apenas fazem o mesmo… com base no que ate agora foi mostrado.

Se por outro lado tentas passar a ideia que e impossivel evoluir acima disto… esquece. As imagens que postei em baixo, as techdemos que estao disponiveis no youtube para todos verem provam que e possivel ir acima disto.

Se nao se pode agora, se e cedo… entao para que trocar? E para que lancar novas consolas.

Nao sou eu que me estou a recusar a ver… eu apenas estou a ser um consumidor consciente e a fazer ver que os jogos anunciados sao jogos PS4 com poucos efeitos extra e que nao e para isto que se paga uma nova geracao… e nao e.

E se o que dizes for verdade… entao a Sony esta a dar as fichas todas aos adversarios e a servicos como o Gamepass. A Sony continua a insistir no seu output de qualidade e no valor pelo dinheiro… eu aceitaria isso… com a qualidade que me foi prometida na demo do Unreal. Nao aceito isso em titulos PS4 com mais um efeito ou outro.

E sobre aquilo nao caber no disco… se o que dizes tem fundamento… entao porque a demo?

Sobre ratchet e clank, aquilo nao esta acima de um filme da pixar. Pode estar melhor que o filme? Talvez… mas o filme nao ultrapassou a pixar e se estiver melhor… talvez porque tem RT:

https://play-lh.googleusercontent.com/proxy/337_ZEy1D1nFJxRN_Hl7-Ij3L21ZX4dASl0NOVmu89Ycjqh5_jn2S81CxpAowAexr66d16uk-ZyhgYvx7HBLY4Si75gKBXQvksDfP6zj_l52XcYQ02S2Uy8Jdg=w720-h405-rw

comment image

Mas tenho as minhas duvidas…. porque o filme apresentou muito mais definicao que a demo.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 23:45

Bruno
O que afirmas da demo é impossível na 1ª leva de jogos. Porquê? Preparação dos dev aos novos hardwares, falta de tempo para dimensionar o software de acordo com as alterações das máquinas de última hora e acima de tudo o fator económico. Não é possível largar milhões de clientes desta geração. É um rendimento deitado fora se não apostarem nas máquinas atuais. É a transição. Foi sempre o mesmo em cada geração. Por isso quem não quer comprar de início não compra, fica a ver os outros a jogar. Para mim nova geração é um jogo que só pode ser jogado na ps5. Se me agrada a evolução e achar que é suficiente compro. Se vir que não foi feito um esforço fica de fora.
Em relação às máquinas que vão sair em novembro independente da opinião de cada um de nós do que deviam ter ou não, o melhor mesmo é tomarmos atenção ao que Randy Pitchford opinou sobre as mesmas. Será a maior evolução da indústria de videojogos incluindo a passagem do 2d para o 3d. O homem é capaz de saber algumas coisas. Já agora no rachei não tinhas tantos nps como os visualizados. São imensos. Com animações diferentes. Tudo conta. Mas sou como tu. Não vejo a hora de por as mãos num jogo como a demo. Até lá é só divertir. Abç

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 9:20

Mario, eu nao estabeleco o salto grafico com base no hardware… estebeleco o hardware com base no salto grafico expectavel.

Por outras palavras, nao estou a criticar os graficos porque esperava mais “hardware’, estou a criticar o hardware porque esperava melhores graficos…

Para entenderes, se as consolas fossem 10 Tflops e 12 Tflops, e atingissem o patamar estabelecido pelas demos que vimos… entao nao haveria problema. Mas estao a tentar pespegar-nos jogos current gen com alguns efeitos extra… e isso… nao e uma nova geracao.

O que me limitei foi a fazer uma estimativa, anteriormente, do que seria necessario ter para uma nova geracao… e dai a minha referencia a pelo menos 10x em potencia de teraflops… porque estava em linha com o que foi visto anteriormente.

O que tu referes como melhorias que definem uma geracao… nao definem uma nova geracao. Isso e o criterio do jogador PC que recebe mais uns efeitos cosmeticos em titulos que tambem existem nas consolas e chama aquilo de “nova geracao” sem ter nocao nenhuma.

Dou como exemplo o RT em Metro Exodus, Control, Call of Duty. Sao jogos current gen, apenas com RT, um efeito cosmeticos acessorio. Nao sao next gen, nem devem ser rebaptizados de next-gen apenas porque se substituiu o sistema de iluminacao cozinha pelo de RT.

E no fundo e isso que Ratchet e Clank PS5 e… um jogo PS4 onde substituiram a iluminacao rasterizada pelo RT e chamaram e nova geracao…

Como as imagens que postei acima comprovam… o jogo Ratchet e Clank, supostamente so de nova geracao, graficamente, pouco acima esta da entrega da PS4 e esta ao nivel de um titulo PS4.

Sobre a quantidade de NPCs, isso e treta. Tiveste jogos como Uncharted 4, SpiderMan, Shadow of the Tomb Raider, tambem com imensos NPCs nesta geracao. Nada do que voi visto naquela demo seria impossivel na geracao atual, excepto o RT (facilmente substituivel) e os tempos de loading curtos, num sistema possivel na geracao atual.

Se para ti, e bom receber os mesmos graficos da PS4, um RT cosmetico e pagar 500$ ou 400$ para ter esse previlegio… para mim, isso e um negocio que nao vale a pena. Todas as consolas ate agora introduziram salto grafico dia 1, menos nesta geracao.

Isso ocorreu da geracao PS3 para PS4, em que uma coisa era, por exemplo, Tomb Raider Reboot no PC e outra foi Rise of the Tomb Raider. Ou noutro exemplo, uma coisa foi a serie Batman Arkham City ou Arkham Origins no PC e depois Arkham Knight, que atingiu o patamar acima ao nivel das demos do Unreal 3. E ocorreu na PS2, em que uma coisa por exemplo, foi Tomb Raider Legend, outra Tomb Raider Underworld.

Eu nao me vou por a fingir que o que estou a ver e next-gen apenas porque e PS… as demos existem, estao ai, e claramente o que a Sony baptiza de next-gen sao titulos PS4 com mais uns efeitos cosmeticos.

Como alias, estamos a descobrir aos poucos, dado que ate agora toda a gente juraria que Spider Man Miles Morales e Horizon 2 seriam exclusivamente next-gen e impossiveis de fazer na PS4, e no entanto… sao cross-gen.

O exemplo que das de The Witcher 3 prova o meu ponto… sim, eu pergunto-te onde esta o salto? The Witcher 3 e um jogo que graficmanete esta abaixo de titulos open world como AC Unity ou Infamous SS (nao deixa de ser um excelente titulo, mas claramente, foi feito nos limites da geracao PS3 – prova disso? Cyberpunk – feito para a nova geracao).

A mim pouco importa que o motor nao esteja optimizado… se nao esta, entao claramente o jogo foi feito para a PS4. E nesse caso so prova o que eu digo. E prova mais uma vez, que esta geracao chegou demasiado cedo ao mercado, dado que nem software que a justifique tem.

Relativamente a demo… e o standard a atingir pelos motores. Tiveste a demo de Unreal 4 no incio da geracao e tiveste jogo com quase esse nivel logo no inicio da mesma…

O que tu indicas… que os discos nao tem tamanho, que por isso nao e possivel… eu so respondo: eu nao quero saber disso – o trabalho da Sony e o motivo pelo qual lhes pago uma nova consola e fazer isso acontecer… nao tem isso ou nao sao capazes de o entregar? Entao nao o prometam! E muito menos me digam que tenho que pagar mais 500$ por uma consola que apenas faz o mesmo… com RT.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 11:43

Mario, nos jogos em questao… e um mero efeito, e e apenas cosmetico. So te trata de reflexos e iluminacao. Mais nada. Se e pesado ou nao… nao importa, o que importa e o efeito que ele tem nos jogos e se poderia ou nao ser substituido por algo menos pesado, com o jogo a ser o mesmo… e, no caso dos titulos anunciados ate agora, podia.

Se estivessemos a falar de algo como The Last of Us onde tinhas os raios a definir iteraccao, concordaria contigo. Mas nao estamos a falar disso, estamos a falar de um efeito visual para o qual ja existem imensas tecnicas estabelecidas em rasterizacao que simulam o efeito.

Logo por si so… nao justifica uma nova geracao, muito menos quando o jogo tem a geometria dentro dos limites da PS4 e o que faz e ter RT, apenas e so. Se estivessemos a falar de qualidade como a obtida nas demos da nVidia para a Turing… concordaria contigo… mas nao estamos.

Quanto aos NPCs por acaso sei. Tu noa tens mais detalhe em Ratchet e Clank que o que tiveste em SpiderMan. Mas o que observaste, ao longo da geracao, foi um aumentar de elementos em tela…

SpiderMan , Horizon, Ghosts, ou The Last of Us part 2, todos apresentam uma vegetacao lexuriante bem como animais e NPCs. Logo um jogo linear como Ratchet ter aqueles objectos e NPCs, algo que sabemos poder ser gerenciado por GPGPU sobretudo com animacoes pre-cozinhadas e sem fisica? Isso ja vimos nesses titulos e noutros.

Sobre a demo do Unreal 5, agora nao te estou a entender… em cima falaste do disco e armazenamento (e eu entendi problema ou com Bluray ou com capacidade do SSD)…

Agora falas de streming, mas para isso tens o SSD e isso sera o pilar na filosofia do mesmo e dai ser possivel.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 13:41

Mario eu nao considero nem Control com RT, nem DMC V com RT, nem Shadow of the Tomb Raider com RT next-gen.. sobretudo quando tenho o mesmissimo titulo sem RT na anterior geracao.

Eu entendo o que dizes, mas o que estou a tentar fazer ver e que o RT so e util como parte de um todo e nao por si so.

As primeiras demos da nVidia com RT apresentaram para alem do RT melhor geometria e melhores shaders de pele… e isso e o patamar que a nova geracao deve entregar. Se nao pode… entao mais valia ficarem quietos.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 16:32

Você não sabe como Horizon e Miles Morales vão rodar no PS4. A estrutura é a.mesma.claramente…as Horizon acredito num downgrade violento no PS4 comparado a versão de ps5.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
6 de Outubro de 2020 17:47

Sabes o problema Sparrow?… Voces nao tem nocao do qual o standard que a nova geracao devia ser.

Horizon so impressionou pela escala, tinhas os cardumes, tinhas a vegetacao, tinhas os animais….

Mas os assets, isto e o nivel de detalhe de de cada animal, cada objecto… isso nao foi nada que ja nao tenhamos visto antes.

Deixo aqui isto, para ver se as pessoas comecam a ter nocao do nivel de qualidade que deviamos ter:

comment image comment image

comment image?1496075700
comment image comment image

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 23:49

Eu não tenho ideia ou você não tem noção de que para o standard chegar, se precisa alterar completamente todos os motores gráficos e isso você queria já para o primeiro ano dos consoles? Você está realmente bem fora da realidade, Bruno. Me desculpe.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2020 6:22

Foi assim com a PS4, a PS3 e a PS2…

nETTo
nETTo
Responder a  bruno
7 de Outubro de 2020 9:40

Bruno só posso dizer que vc ao esperar isso da nova geração será o que mais vai se decepcionar. Está qualidade de grafismos aí não combina com Raytracing e resoluções a 4K nativo, não com as capacidades dos novos consoles. Pra consegui isso eles teriam de manter o 1080p.

bruno
bruno
Responder a  nETTo
7 de Outubro de 2020 10:20

Eu não me vou decepcionar Netto… porque tenho boa solução… continuo na geração atual. Ha imensos titulos que tenho para terminar. E para jogar o mesmo fico com o que tenho.

Quando as empresas estiveram prontas para entregarem realmente uma PS5 então aí olharei para uma nova geração.

Só me recuso a ser um iludido que desembolsa mais 500 euros e passa a pagar jogos a 70 euros para jogar o mesmo que jogo agora, mas com RT.

Last edited 3 anos atrás by bruno
Gustavo Hipolito
Gustavo Hipolito
Responder a  bruno
7 de Outubro de 2020 14:23

Ola Bruno! Sei que é meio estranho, eu dificilmente respondo comentários, mas ha algo que senti necessidade de falar, principalmente sobre a apresentação do UE5. Aquela apresentação é pura forca bruta, Texturas 8K, Assets com bilhões de polígonos simultaneamente etc Agora pensa comigo, se só com base em forca bruta o console conseguiu apresentar aquilo, imagina com a devida otimização e direcionamento correto de recursos se aquilo não é expectável pra essa geração?

Só que você deve imaginar que isso demanda tempo, demanda um motor desenvolvido especialmente e com total foco no Hardware da nova geração, e não da pra pedir um motor focado inteiramente em nova geração quando nem se lançou o console ainda. Eu compro consoles porque sempre no final da geração as coisas que são mostradas são praticamente inconcebíveis quando você lembra o que jogou no início. Lembro do GTA 4 no PS3 e falava comigo mesmo é impossível fazer algo superior ha isso, ai vem o GTA 5 no fim da geração e você se pergunta, não é possível, mesmo cortando na física, que eu acho que no GTA 4 é superior, nos outros aspectos GTA 4 parece ser um jogo ate que mediano perto da proeza técnica de seu sucessor. Nessa geração tivemos algumas mostras incríveis, RDR2 pra mim é o colosso gráfico e técnico dessa geração, pois é em mundo aberto e tem um dos melhores visuais que já vi em um jogo desse tipo. Ai no final chega TLOU PT 2 e coloca o nível de experiência em outro patamar, nesse momento te pergunto, quando você jogou os primeiros jogos de PS4 você imaginou que um console que ja nasceu com um Hardware bem fraco em contraparte ao PC seria capaz de rodar jogos como GOW,RDR2 , TLOU PT2 ?

Então amigo calma, a geração PS5/XSS ira nos surpreender bastante.

E volto a afirmar Ratchet And Clank do PS5 é apenas uma pequena mostra, mas me deixa bem tranquilo em relação ao futuro dos jogos do PS5/XSS.

PS. O Ratchet do PS4 foi pra mim um dos motivos de jogar jogos nesse estilo, quando joguei a primeira vez pensei comigo, vivi pra jogar literalmente um filme de animação da pixar ai olho o novo e me vem um sorriso por dentro ” É cara você estava enganado o filme é no próximo”

Livio
Livio
6 de Outubro de 2020 12:41

Após a leitura do artigo concluo que, a MS é que está em maus lençois. Não mudei de opinião, acho errado a postura da Sony em deixar tudo em segredo, até já disse algumas vezes que a Pré-Venda do PS5 parece um cavalo de Troia.

Mas porquê acho que a MS está em maus lençois:

1- Sobre o ponto do teardown, MS já fez e a Sony não, caso o motivo da Sony não ter feito for por algum NDA da AMD então indica que o chip do PS5 possui features novos e que a Xbox não tem, o que pode resultar que o RDNA2 do PS5 possui mais features que o RDNA2 do Xbox Series X.

2- Sobre o ponto de não apresentar jogos para o Series X. Aqui a minha opinião é que o motivo foi uma baita falha de planejamento, desde a E3 que ocorreu no mesmo ano de lançamento do One X a MS vinha martelando que já estava a trabalhar no novo console, 3 anos depois não há sequer um jogo que justifique o Series X(assim como foi com o One X). Não acredito que a não exibição dos jogos seria devido serem mais capazes que os do PS5 e aqui alinho com o artigo pois se este fosse o motivo tio Phil, Aaron e companhia estariam festejando aos 4 cantos do mundo, mas o que se viu foi um Halo Infinite.

PS: Já que falei no tio Phill já souberam a última? Ele acha que os 8K não serão um padrão nos games!!!! Isso vindo de alguém que não gosta de game war mas que colocou uma imagem de um chip com “8K” gravado nele. Pelo visto ele caiu na real e saiu da utopia já que o RT nos jogos da MS sairão após lançamento via update.

Last edited 3 anos atrás by Livio
bruno
bruno
Responder a  Livio
6 de Outubro de 2020 12:54

Sobre o ponto 2, a verdade e que ja foram apresentados jogos para a X… como Avowed. As pessoas criticam sempre isto, mas com a aquisicao da bethesda ja se sabem de varios titulos prestes a chegar a Xbox, como Starfield.

Planeamento nao foi… acho que o motivo e tentar ter revelacoes surpresa de conteudo para contrabalancar seja la o que for que a Sony anuncie.

E azelhice extrema ter a consola com problemas nesta altura do campeonato quando foram os primeiros a anunciar…

nETTo
nETTo
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 13:07

Eu gostaria de ver as fontes de Awoed estar rodando no XSX e que aquilo ali era Gameplay?

Sobre anunciar primeiro, a Sony anunciou o PS5 ainda pelo meio de 2019 numa reportagem ao Wired, lembras?

Livio
Livio
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 13:15

E a MS falou do Project Scarlett no lançamento do One X

Livio
Livio
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 13:07

Vendo os comentários sobre essa do Phill sobre os 8K , que acho inútil visto que o 4K ainda nem é o padrão, o pessoal relata a maneira que ele aborda o RT, como se estivesse com problemas (o que encaixa o fato do RT no Xbox vir depois).

O engraçado aqui é que quem cantava RT aos 4 ventos, indiretamente incentivou os fanboys a virem com FUD de PS5 sem RT, aparenta estar a ter problemas

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 13:19

Poise, tem 8K no chip do XSX kkk

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 13:32

Deixa o tio phill sr mario, o homem gosta de exibir os seus chips!

Quanto ao artigo toda esta apresentação devido a pandemia foi algo triste bizarra e lenta!

Mas já começo a ter a opinião do bruno de next gen para já muito pouco.

Vejo ai muita conversa do demon souls, o jogo ta com bom aspecto? Acho que sim, mas do que eu vi o jogo é igualzinho ao da ps3 em toda a geometria, é um jogo com 11 anos.

E espero ver comparativos do Dark Souls 3 pc vs o Demon Souls PS5.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 19:15

Dos que indicas para a PS5 apenas Demons Souls e exclusivo dessa consola e a qualidade do mesmo face ao apresentado na PS4 deixa a desejar enquanto titulo next gen. Tudo o resto estara disponivel na PS5. Compara com a PS4 ou a Xbox ONE. Tiveste na PS4 Knack e Killzone, XO tiveste Ryse, Killer Instinct e Forza.

Andrio
Andrio
Responder a  Rui
6 de Outubro de 2020 13:46

“Acho que sim”
“Igualzinho ao da ps3”

Rui
Rui
Responder a  Andrio
6 de Outubro de 2020 13:55

“Acho que sim”
“igualzinho ao da ps3 em geometria”

Corrigido.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Rui
6 de Outubro de 2020 14:45

Sim, geometria idêntica!
comment image
comment image
Com jeitinho até a iluminação e os shaders são parecidos!

Só um aparte… NBA2K1, gameplay na PS5
comment image

Last edited 3 anos atrás by Rui Teixeira
Rui
Rui
Responder a  Rui Teixeira
6 de Outubro de 2020 15:30

Desculpa mas não consegues ver que a geometria é mesma? Claro que tem mais bling e mais densidade aqui e ali, afinal de contas estamos a falar de um jogo de 2011 de 2 gerações atrás.

É o mesmo que me vierem dizer que o halo combat aniversary é revolucinário face ao halo combat evolved, está mais polido, tem mais bling mas o jogo é o mesmo no geral.

E podes sempre ir buscar umas stills do DS 3 Pc ou do Sekiro PC e por ai para nos mostrares esse “salto”.

nETTo
nETTo
Responder a  Rui
6 de Outubro de 2020 16:37

Olha essa comparação kkkk

Em Halo eles levantaram na resolução e mudaram as texturas mas os modelos ainda são os mesmos do primeiro Xbox, e isso é fácil do saber apenas apertando o “select” do Xbox e alternando entre os dois modos.

Já Demons Souls tá totalmente diferente, não são só texturas e resolução, animações melhores, contagem poligonal maior, Raytracing.

Bem, discordo kkk

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 17:48

E mecanicas…

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 18:01

Sim e a geometria é a mesma mas com mais densidade, e tento explicar:

Não chegamos a um “barraco” na ps3 e na mesma zona na ps5 tem um castelo enorme, quanto muito tem um barraco com uns vasos, umas vegetações e mais uns pormenores aqui e ali, toda a estrutura e geometria vem da ps3 mas com esteroides.

E eu já o disse aqui e chateia me estar sempre a repetir me eu sou um fã acérrimo da from software e da serie souls, mas não me venham com histórias que isto é algo assombroso e next gen, eu tenho o jogo e reconheci imediatamente as várias zonas.

E mais, aquilo que vimos não era possível de ser feito numa ps4 pro ou uma xbox one X? Não tenho duvidas que sim era e não vou estar aqui feito um ignobil a bajular um jogo de uma empresa e serie que eu até gosto muito para tentar me sentir bem comigo mesmo e influenciar outros.

Eu ao contrario dos influencers aqui do costume não ando aqui feito um imbecil a bajular tudo, lamento.

Demon Souls Remake de next gen não tem quase nada, é o Demon Souls da ps3 estável e mais bonito e mais denso e tenho muita pena que não exista para a xbox porque é o único jogo de lançamento da PS5 que me chama atenção.

bruno
bruno
Responder a  Rui
6 de Outubro de 2020 19:13

So recordo que a Gamestop tinha o placeholder de Demons Souls para a PS4… portanto respondendo a tua questao… sim, aquele jogo seria possivel numa PS4, pelo menos no que vi.

Nao que esteja mau… os graficos estao fantasticos… mas nada de especial e dentro do que ja foi visto.

Talvez na transicao das fumacas se tivesse que esperar mais um pouco, mas a coisa ja funcionava assim na PS3

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 22:46

Demo do Unreal engine 5. Nao adianta tapar o sol com a peneira.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Rui
6 de Outubro de 2020 17:24

Geometria=Polígonos
A densidade poligonal entre a versão PS3 e PS5 é gigante, não há comparação possível!

Deto
Deto
Responder a  Andrio
6 de Outubro de 2020 14:54

eu tenho a platina do Demons Souls no PS3.

o sujeito tá ai hypando o gráfico do PS3 frente ao PS5… mal sabe ele que o “grafico avançado” do PS3 tem quedas para 15fps toda vez que aparece o dragão soltando fogo.

Rui
Rui
Responder a  Deto
6 de Outubro de 2020 15:31

O sujeito tem o jogo e a consola cavalheiro.

Deto
Deto
Responder a  Rui
6 de Outubro de 2020 17:40

enquanto o PS5 tem aqueles gráficos 60fps, o PS3 tem os gráficos daquele jeito com quedas para 15fps.

ai o cara me solta “nem é muito melhor”

Livio
Livio
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 13:22

Se planejamento não foi então, segundo tua lógica, os estúdios Xbox irão lançar seus jogos já no dia 10/11/2020? Não tem lógica não apresentar os jogos first party rodando no Series X porque quer contrabalancear o que a Sony tem a oferecer. Estamos no início de uma geração e quem apresentar seus títulos de peso no início pode sair bem na frente, MS iria mostrar o Halo que no fim foi para o ralo.

E sobre aqueles vários jogos dos estúdios Xbox que apareceram no showcase e que estão sem data para lançamento? Não foi uma falta de planejamento para quem há 3 anos já trabalhava no hardware do Series X? E o que falar do Forza que sempre tinha o “milagre” de ser desenvolvido em pouco tempo, cuja a expectativa seria este ano só agora parece estar no início do desenvolvimento? O santo que fazia milagres na Turn10 se aposentou?

Last edited 3 anos atrás by Livio
Felipe Horvath
Felipe Horvath
6 de Outubro de 2020 13:37

Deixem os caras trabalharem , eles não tem que fazer as coisas de acordo com o que a gente quer ou acha que tem q ser… Esse início de geração ta complicado , as pessoas se sentem no direito de exigir que as empresas divulguem as informações na hora em que elas quiserem e isso não funciona assim. Somos consumidores , então , vamos nos colocar no nosso devido lugar.

Livio
Livio
6 de Outubro de 2020 13:47

Parece que a Eurogamer pegou um ganchinho do artigo de hoje!!

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-10-06-sony-impediu-a-media-japonesa-de-navegar-nos-menus-da-ps5

Brincando, foi só coincidência

nETTo
nETTo
6 de Outubro de 2020 13:52

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-10-06-phil-spencer-duvida-que-a-8k-se-torne-padrao-nos-videojogos

“Tira casaco, põe casaco
Tira casaco, põe casaco”

Rapaz, 8K no Chip, marketing pesado no mais poderoso console de todos os tempos, 0 jogos a provar isso e agora está declaração ?

Marco Antonio Brasil
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 15:44

Perfeito ?

Edson
Edson
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 13:55

Isso é ele dizendo: O XSX não fará nem 4k nativo!rsrsrs

nETTo
nETTo
Responder a  Edson
6 de Outubro de 2020 14:03

E tipo, ele já começa de desdenhar Raytracing nas suas palavras.

Vai vendo

Edson
Edson
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 14:06

Sim! Colocando que não viu nada com RT que o chamasse a atenção.rs

Livio
Livio
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 14:30

E justo aquele que vivia bajulando RT, que o hardware da nova geração teria RT, RT aqui, RT acolá……

E agora diz isso, justo quando a concorrência exibe jogos com RT(com fã acérrimo do Xbox a elogiar o RT do Spider)

Deto
Deto
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 14:56

RT não importa mais, pq somente o PS5 exibiu jogos rodando RT.

bom, já podemos confirmar que o PS5 vai ter alguma personalização de RT superior ao sx.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
6 de Outubro de 2020 18:20

Meu Deus, sério que você já pode confirmar isso? O Xbox Series X mostrou o path traced rodando em real time em 1080p, essa é a forma mais pesada de ray tracing que existe, e em termos de computação nada do que foi mostrado no PS5 até agora é comparável.

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Medeiros
6 de Outubro de 2020 19:29

Path Tracing em Minecraft kkk

Porque não mostrou no Gears 5?

Mostrou no jogo mais leve de todas as últimas gerações.

marcio
marcio
Responder a  Fernando Medeiros
6 de Outubro de 2020 19:32

Em qual jogo foi mostrado o path traced?

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Fernando Medeiros
6 de Outubro de 2020 20:10

Xiça o pessoal não sabe brincar, que jogos Novos mostraram path tracing? 0. E o que mostraram no Minecraft e foi uma tech demo, que não deixa de ser um feito. Agora sempre a puxar a brasa à sua sardinha, os dois consoles possuem hardware-based raytracing, se a implementação é mais pesada ou não, melhor é pior, vai variar dos jogos certamente e o Deto apesar de cair muito em cima da MS estava claramente a ser irónico. Uma coisa amigo o facto de um console ou outro possuírem melhores capacidades em relação ao outro, nada impede de serem
ambos bons consoles e serem excelentes produtos

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
6 de Outubro de 2020 21:32

sem RT no DMC no SX, por “patch depois a gente vê”

zero jogo nova geração com RT no sx.

cadê os jogos?

minecraft 1080p… imagine se a Sony mostrasse RT no PS5 com God of War 1 do PS2 1080p.

Inclusive isso ai parece mais desespero de mostrar alguma coisa com RT, pq sabe que está com problemas nisso.

Gostei do timing… Alex da DF sai falando que o RT do PS5 é igual 2060, no outro dia o Phill diz que RT não importa…

que coisa não?

Last edited 3 anos atrás by Deto
Andre gt
Andre gt
6 de Outubro de 2020 13:59

Com tudo o que se passou até agora, as duas marcas vem falhando em fazer seu marketing, mas parece, pelo menos pra mim, que a sony ainda está em uma posição melhor que a microsoft.

O fato do xbox Series X não mostrar nenhum jogo next gen correndo no console, e não terem planejado direito o primeiro ano com jogos atraentes perde-se um pouco o chamariz que o console era pra trazer. Enquanto isso, a sony ja veio e trouxe vários gameplays de diversos jogos rodando no hardware e também trouxe jogos next gen como demon souls e ratchet para 2020 e 2021, apesar de ficar um pouco decepcionado com spiderman e horizon sendo crossgen. Mas mesmo assim, a sony tem mais jogos para a janela de lançamento e mais jogos para 2021 (gt7, god of war, returnal, all stars, horizon) inteira quando comparado a microsoft, que até então será somente halo infinite no final do ano, e por isso o foco exagerado em retro e gamepass com quantidade sobre qualidade.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
6 de Outubro de 2020 14:06

Minha opinião, o que me chateia, é;
1- a falta de criatividade ao apresentar algo tão aguardado, desejado. É como chegar o natal e não ter árvores de natal, luzes, músicas natalinas etc. Eu não me sinto no clima, a menos o que eu possa criar, mas eu quero é ver as pessoas, as ruas em clima mágico, que meche com nossa percepção e nos leva a um estado de satisfação.
Esse último movimento, com os japoneses (influenciadores ?) a fazer aquela coisa ridícula e morta… É digno de desprezo.
Marketing colegial de quinta categoria (minha opinião)
Despreza a inteligência das pessoas.
Seria melhor não mostrar nada que mostrar aquilo.
Apresentação do Mark Cerny, ok, aquilo foi no mínimo chato e não está a altura do próprio Mark e menos ainda da Sony/PlayStation, e no seu vigésimo quinto aniversário.

2 – jogos next gen; a Sony prometeu next gen e acredita em gerações, e se els lançar isso no ano de 2021, já está concretizado. Ratchet & Clank RA, pra mim não roda no PS4 sem cortes enormes. E boa sorte em saltar os mundos em 2 segundos com seu HDD de 5.400 rpm.
Demon Soul está lindo e não me importo que vá pro PS4, não vai prejudicar minha experiência superior no PS5.
A decepção fica por conta do HFW onde esperava realmente que fosse tirar partido do PS5 totalmente, nenhum jogo melhor pra isso. Triste. Mas, se for um bom game não dá pra reclamar de qualquer jeito.

3 – Não mostrar o console nas mãos como o Andrew House fez com o PS4 é triste. Quase tão triste quanto ver o mundo no atual estado distópico.

4 – O não teardown e UI não mostrados, é totalmente compreensível. Até início de novembro pelo menos.

5 – Jogos PlayStation no PC… Isso é ruim, muito ruim.

6 – Preço da versão DE deveria ser 3999 aqui na colônia brasileira. Mais um tapa na nossa cara.

Eu não estou desanimado com o produto, estou muito contente.
Porém, ele está sendo tratado com menos carinho e emoção.
Isso aqui é mais que um Smartphone, e já vi campanhas da Apple pra simples aparelhos celulares, muito msis interessantes. Isso é inaceitável.
Parte da emoção de uma nova geração, vem de condicionar nossa percepção para algo que nos levará um salto adiante e devemos sentir isso com emoções vivas, não apresentações de engenheiros anestesiados ou Youtubers se comportando como palhaços.

Devo ter esquecido algo mas nem importa, é só um comentário descontraído com chateações reais.

Do xbox e nem falo pois este está morto pra mim, não me interessa, é como passar um Celta na rua, eu não sente nada, só há espaço pra indiferença, então se estão errando eu não me importo mais, podem até destruir tudo com suas ideias de como os jogadores podem tem muito conteúdo de quinta pagando mensalidades.

No fim, marketing vergonhoso, amador. Essa é minha crítica. E falta de comunicação decente com o público.
Chega o Jim Ryan com aquela cara de quem teve uma isquemia me dizendo o quão excitante é seu novo produto.
Tenham dó.
Nem aquele comercial do PS4 em que o cara jogava Knack e Killzone com amigos teve algo paralelo dessa vez até então…
Minha nota pro trabalho deles de divulgação de informações e marketing é 0.5 de 10.

No fim é só questão de tempo e tudo estará devidamente explicado, então, controle-se a ansiedade.

O comentário é esse, não se ofendam, é só plástico e uma placa eletrônica. Vamos comprar e nos divertir mas não precisamos brigar.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
6 de Outubro de 2020 14:47

Pô cara fala isso do Celta não, tenho um Prisma(Celta sedã)….. fiquei triste agora…. :8(

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
6 de Outubro de 2020 17:44

Celta?! Errata. Eu quis dizer fiat Uno..
;p

Marco Antonio Brasil
Responder a  Carlos Zidane
6 de Outubro de 2020 15:50

Show seu comentário Zidane. Assino embaixo.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Marco Antonio Brasil
6 de Outubro de 2020 17:46

Então não tô sozinho na loucura?! Valew mano
;p

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Carlos Zidane
6 de Outubro de 2020 20:11

Não cara você não está só hehehe também penso quase da mesma forma.

Deto
Deto
6 de Outubro de 2020 14:42

Talvez o PS5 esteja chegando nas lojas de avião, pq está vendendo tudo, e a Sony quer adiar tudo possível para aumentar o Hype justamente na hora que tiver tudo que tem para o lançamento disponível para compra.

ou estão imitando a Apple, que anuncia em um dia e no outro “já em pré venda, lançamento semana que vem”.

E sobre o poder do sx, bom, o poder está lá… se o jogo rodar melhor no PS5, o poder continua lá. A MS não mentiu.

Eu quero ver o teardown do PS5, mas qual outro eletronico voces compraram que teve teardown antes do lançamento?

Last edited 3 anos atrás by Deto
Hennan
Hennan
6 de Outubro de 2020 17:48

Espero que em ambos os casos, seja algum contrato com a AMD que impede revelar mais detalhes sobre o produto. Só isso para ser minimamente aceitável. O maior problema é que o produto vendeu independente disso. Se os consumidores não cobram, as empresas vão se aproveitar.

nETTo
nETTo
Responder a  Hennan
6 de Outubro de 2020 17:50

Jogos de nova geração não serem exibidos por contrato com a AMD?

UI não sendo exibida por contrato com a AMD?

Sparrow81
Sparrow81
6 de Outubro de 2020 18:00

Sobre teardown: Pode ser algo relacionado a AMD. Depois dos vazamentos aí dizendo que a AMD vem com infinity cache e outras alterações que não tem no SX, provável que Sony adotou também e fez alterações proprietárias, não podendo abrir antes da AMD. Nisso a demora se justifica, apesar que em 2013 o Teardown do console foi feito apenas uma semana antes do lançamento.

Sobre UI, deve ser coisa da Sony mesmo. Acho que vem algumas coisas que criarão grande hype e eles já sabem disso, por isso seguraram mais.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
6 de Outubro de 2020 19:18

O Red Gaming Tech acaba de revelar algo interessante… que a PS5 tera a tal infinity cache (esta era a informacao que ele achou “maluco” e decidiu nao revelar) que ao que parece, parte do que foi feito na PS5 imitou o design da Vita (3D stacking the chips via TSV).

nETTo
nETTo
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 19:25

Forcei, forcei mas juro que não entendi.

O que isso significa?

marcio
marcio
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 20:36
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 23:26

Eu falei com o Mario sobre um possível empilhamento no ps5 meses atrás quando falávamos do tal “molho secreto” citado pela CEO da AMD… Seria bem justificável e explicaria a rapidez das coisas… Muita integração.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
marcio
marcio
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2020 0:19

Qual seria a vantagem disso ?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  marcio
7 de Outubro de 2020 5:58

Resumindo: Integração! A maior proximidade de componentes otimiza desempenho… Procura por “empilhamento 3d AMD” no Google que você acha uma materia de março deste ano da adrenaline.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
marcio
marcio
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2020 12:06

obrigado, vou procurar

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
6 de Outubro de 2020 18:38

Eu já digo a bastante tempo que as pessoas deveriam controlar suas expectativas para a próxima geração por que as coisas vão demorar a engrenar mas vocês gostam de cair na conversa de marketing do “acreditamos em gerações”, ou do “somente aquele SSD pode rodar aquela demo”. É óbvio que muitas coisas como os menus, espaço consumido pelos jogos são o mesmo da geração atual.
Como já disse outras vezes, essa é uma troca de gerações muito diferente da anterior. Com o PS4 e Xbox One, os consoles foram trazidos para uma realidade que já fazia parte do PC à anos, e com isso, com os programadores super experientes com DX11 e os anos de avanço de hardware entre 2005 e 2013, os resultados foram imediatos. Nesse momento é diferente, o maior avanço entre 2013 e 2020 é o software, a maneira como as APIs trabalham, novas maneiras de carregar dados, e novos recursos como a utilização de machine learning. Os desenvolvedores estão novamente em uma posição semelhante ao que estavam no inicio do 360 e a arquitetura de shaders unificados. Levará tempo para a adoção de tecnologias, inclusive essa geração deve ser um pouco mais arrastada.
Ainda por cima, a geração atual tem consoles mid-gen que elevaram a qualidade de imagem e nível gráficos para patamares mais altos. Se quem está no PS4 básico não está se empolgando tanto com os novos jogos, imagina quem provou as versões de meio de geração, quem já vê alguns jogos em 60fps ou 4k nativos à algum tempo?

Outra coisa estranha, a Microsoft está publicitando que o Series X é o console mais poderoso do mercado à uns 7 meses já, desde de o dia que eles mostraram Gears 5 rodando com a mesma performance que a RTX2080TI consegue na qualidade ultra. O que a Microsoft deveria ter feito? Colocar o jogo em uma caixa e vendê-lo como Gears 5 Definitive Edition à $60 dólares? Ficariam felizes com isso e deixariam de tentar levar a conversa mais uma vez para Microsoft não tem jogos?
E o trailer do Hellblade 2 renderizado pelo console? Muita gente acha que aquilo é live action até hoje;

bruno
bruno
Responder a  Fernando Medeiros
6 de Outubro de 2020 19:06

Nao se trata ou nao de controlar expectativas… trata-se das exigencias que se deve ter como cliente.

Neste momento temos duas empresas a tentar venderem hardware novo sem dar nenhuma razao para o adquirir e isso nao e aceitavel.

Nao e expectativa infundada minha, enquanto cliente querer graficos num patamar superior ao actual… e nesse caso, se o que dizes tem fundamento, para que uma nova geracao? Qual a razoa de a lancar numa altura em que ninguem estava pronto para a lancar?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
6 de Outubro de 2020 19:08

Já retiraram essa informação de mais poderoso do site oficial, não?
No mais, já fiz minha pré encomenda do ps5 e retiro ele dia 19 com Demon’s Souls e Miles Morales… Se não for uma experiência nova na minha tv 4k Q80, eu falarei aqui. Só acho bem difícil não ser!

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
6 de Outubro de 2020 21:35

igual a mim, já fiz a pré compra com esses mesmos jogos.

mas ainda estou na Sony X905E velhinha, mas tirando não suportar 120hz e VRR, tá otima.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
7 de Outubro de 2020 0:16

Parabéns, Deto. Não aguento mais a espera… E se confirmar mesmo infinity cache com empilhamento 3d e soluções proprietárias da Sony, creio que estamos mais bem servidos em console nova geração desde sempre.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2020 1:07

Faz sentido se vc lembrar que o SX e PS5 custam o mesmo e o PS5 parece esquentar mais… da para supor q o custo da APU do PS5 é igual ao do SX, PS5 tendo Infinity Cache e por isso custa o mesmo que o do xbox e capaz de ter o mesmo tamanho ou maior.

Se o PS5 vier com 128MB de IC, já deu para os “18% TF” e a GPU do PS5 no que eu imagino, já vai estar na frente.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Deto
7 de Outubro de 2020 3:45

Performance nunca importou e neste momento importa ainda menos,o PS5 pode ter isso e aquilo,mas hoje atualmente em conteudo a Mic ta na frente, ela tem total condições de entregar pelo menos 4 a 6 jogos AAA fora AA por ano e se a Sony não tentar fazer o mesmo em tempo com seus jogos ,tem grandes chances de ser esmagada.
David Jafe não disse isso por acaso não,o momento para a Sony a curto e a longo prazo prazo esta complicado,:tem que reagir.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
7 de Outubro de 2020 4:55

Sério isso? Conteúdo por conteúdo, fico com os exclusivos da Sony. A maioria fica. Sabemos que a Sony dá prioridade para qualidade, a Microsoft ultimamente não.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2020 10:16

Existem 3 coisas na vida que todo mundo passa,Passado,presente e futuro.A Mic para mim a 4 semanas atrás. era uma carta fora,mas com a aquisiço da Zenimax mudou tudo,um gamer sabe disso,fanboy não,esse sabera o impact disso mais para frente caso a Mic faça as coisas direitinho.Não se iluda a Sony ficou sem grandes best sellers da industria e a curto e longo prazo se refletira de forma negativa.Elder Scrols não. deve em nada para os jogos da Sony?foi uma bela jogada da Mic e prever o imacto disso é dificil.

nETTo
nETTo
Responder a  Ewertom
7 de Outubro de 2020 11:35

Eu consigo te entender, assim como entendo o colega acima que diz que quem curte as franquias da Sony vai continuar a comprar o PS.

Além de que, parafraseando o Phill não a garantia a 100% que os jogos vão deixar de sair no PlayStation. De modo que será até engraçado pro caso de TES 6 e Starfield saírem no PS, muita gente vai entrar em modo Rage ultra mega power.

Falando apenas por mim, que tenho os dois consoles desde 2014, nada mudou, pois vou de PS5 porque as suas franquias são indispensáveis, e depois de Xbox pra aproveitar o serviço o qual já sou assinante.

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Medeiros
6 de Outubro de 2020 19:27

O cara que perseguiu Uncharted 4 por anos até o lançamento por causa do Trailer In-Engine agora se deslumbra e não tenta desqualificar a CG de hellblade 2 kkkk

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
7 de Outubro de 2020 0:17

O fanatismo é uma loucura. Hehe

Ewertom
Ewertom
Responder a  nETTo
7 de Outubro de 2020 3:47

Mas Uncharted sofreu dowgrade,apesar que para mim isso nunca tirou o seu brilho

Helmer Silva
Helmer Silva
6 de Outubro de 2020 19:41

Quando uma empresa dá asas à especulação por parte dos consumidores, nunca é um bom presságio, visto que se à especulação for positiva e a realidade não chegar perto da expectativa, temos clientes desiludidos, o contrário também possui problemas, pois se os consumidores estão a concluir que existe problemas com alguma coisa, mas depois comprova-se que não era verdade e que não havia problemas, apesar de constatarem que não era verdade por breves momentos a ideia é que o resultado seria mau para o consumidor, portanto poderá ser questionado como é no caso da Sony se teremos surpresas más com o produto dela. Ao permanecermos no escuro e no mundo da especulação, isso leva a perda de confiança e descrença por parte do consumidor e assim o mesmo poderá não efetuar a compra. Na minha visão não há aqui melhores abordagens tanto uma como outra têm falhas, agora podemos achar falhas piores e falhas menores, mas no final do dia falhas continuam a ser falhas. A Sony por qualquer razão segue com o secretismo, que só não lhe tem feito nada bem com o FUD que a consola já recebeu, põe o consumidor, principalmente o público entusiasta em cheque e depois tendo algumas políticas mais questionáveis e uma mensagem não tão clara, apesar de ótimos produtos pode vir a ter problemas. No lado da Microsoft o facto de possuírem uma mensagem mais directa, mas mais volátil que sei lá o quê, mostra o empenho de querer comunicar e dizer tudo e esclarecer as dúvidas dos seus fãs, mas hoje tanto os jogos vão ser todos cross-gen, como amanhã já depende dos devs, por fim o não termos assistido jogos novos a rodar no hardware é na minha opinião o mais escandaloso, sendo que a consola já está em pré-venda, a Sony tem falhas e não mostrou tudo, mas o mais importante que é vermos os jogos a rodar no sistema que é o que o público geral liga, não é cá UI ou teardown( que para mim são relevantes), o público geral liga não sua esmagadora maioria aos jogos que podem jogar, sendo eles exclusivos ou multis, mas há que ver o que o console realmente é capaz, se é um console de nova geração, jogos de nova geração é o que queremos ver rodar no hardware. Bem está é a minha humilde opinião

marcio
marcio
6 de Outubro de 2020 20:26

AMD registrou uma patende infinity cache….sera que o motivo é realmente um NDA da AMD para sony, e talvez a ps5 use essa tecnologia ?

https://adrenaline.com.br/noticias/v/66281/amd-registra-infinity-cache-nova-tecnologia-a-caminho-das-novas-radeon-rdna2

Deto
Deto
Responder a  marcio
6 de Outubro de 2020 21:43

tem aquela patente da sony antiga do dissipador de calor do lado oposto, seria para empilhar cache em cima da GPU.

vamos esperar.

bruno
bruno
Responder a  Deto
6 de Outubro de 2020 22:47

Nessa patente, o indicado pelo numero 5d supotamente sera uma memoria dram que atuara como cache.

Isto de acordo com o rumor.

Last edited 3 anos atrás by bruno
Deto
Deto
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 23:27

na epoca eu pensei que podia ser HBM ou dissipador de calor dos dois lados, até achava que o PS5 seria um Cubo com dissipador de calor dos dois lados.

agora com infinite cache, eu suponho que seja um DIE com 128mb de ram rodando a 2.23ghz

Mas quer saber? eu cansei de especular isso, e a AMD ainda programa para dia 28/10 a apresentação das placas novas dela, então tenho certeza que se o PS5 tiver esse cache, só depois do dia 28 para a gente descobrir.
comment image

Livio
Livio
Responder a  Deto
7 de Outubro de 2020 12:15

LOL. O sistema de arrefecimento do PS5 não é esse!

E usa metal líquido

Last edited 3 anos atrás by Livio
bruno
bruno
Responder a  Livio
7 de Outubro de 2020 12:33

Olha que sim.

Isto foi retirado da patente da Sony. E efecitvamente tens dissipadores dos dois lados da APU no teardown… um enorme.. e outro mais pequeno no lado oposto (mais ainda assim esta la).

Livio
Livio
Responder a  bruno
7 de Outubro de 2020 13:13

Esse esquema do lado oposto já existe na PS4, bem como na PS3

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 13:41

Sim, boa parte do peso é aquela chapa de cobre!!!

Só um adendo para o Bruno, o dissipador do lado oposto não é para a APU e sim para os FETs, ele nem toca nas memórias do lado oposto.

De resto segue o mesmo esquema de refrigeração do PS3 e PS4, com dissipador direto na APU e no lado inverso um clamp para pressionar dissipador+apu e uma chapa de metal para blindar interferências.

De resto não há aqueles espaços abaixo da APU e atravessando a MB em direção ao lado oposto.

Last edited 3 anos atrás by Livio
marcio
marcio
Responder a  bruno
7 de Outubro de 2020 0:19

Bruno, voce que é bastante entendi, qual seria as vantagens desse infinity cache ?

bruno
bruno
Responder a  marcio
7 de Outubro de 2020 11:56

Marcio, eu nao sou entendido… longe disso. Os unicos entendidos que comentam por aqui sao ou o Mario ou o Shin… eu apenas me informo.

Sobre as possiveis vantagens esta a capacidade de poderes guardar mais dados em cache sem ser necessario carregar da RAM, o que associado aos cache scrubbers, serve para tornar o sistema muito mais eficiente. Basicamente, permite nao so ter mais quantidade de dados acessiveis em memoria ultra-rapida, como esses dados serao actualizados mais rapidamente para evitar perdas de ciclos.

E preciso entender isto, dados em cache, sao dados que sao diretamente processados e usados diretamente pelos elementos do chip (depois tambem depende do nivel da cache). Normalmente os dados viajam do disco rigido para a RAM e da RAM para a cache (a qual recebe dados temporarios de processamento).

Logo o sistema torna-se mais eficiente, o processamento e acelerado e ate pode ser que a RAM possa ser actualizada mais rapidamente.

Outra possivel vantagem esta no uso de chiplets GPUs… uma cache tao grande permitiria copiar os dados e tornar acessivel aos chips que tem acesso a cache sem necessario copiar dados ou duplicar dados. O que curiosamente vai de encontro a patente da Sony sobre duplo APU/GPU.

Agora essa cache pode ou estar dentro do chip do gpu (normalmente)… ou, em casos especificos, poderas ter um chip dram, externo, com um bus largo e alta velocidade de transferencia. A intel tinha feito isso para alguns dos seus CPUs ha algum tempo atras, mas foi caso unico.

A questao levantada aqui pelo RGT, e a possibilidade de a Sony ter colocado o chip dram em 3D comoo fez para a PS Vita pode ter tres explicacoes.

Primeira… fez para diminuir area do chip original e produzir menos calor (como foi o caso da PS Vita o chip DRAM era apenas RAM e nao cache, e foi construido assim por questoes termicas).

Segundo, se a cache for partilhada com o CPU permite a partilha de cache entre CPU e GPU e acelera o processamento geral do sistema (o CPU da instrucoes ao GPU sobre o que desenhar e quando desenhar, entre outras coisas).

Terceira… se a patente de duplo GPU for aplicada a PS5, podera ser que tenha essa DRAM de 128 MB ligada quer a um GPU quer a outro (imagina os chiplets Zen2 e por baixo uma dram ligada aos dois), com partilha de dados entre elas (mas isto poderia dar complicacoes), o que permitiria aos dois GPUs atuarem como um so, e dividirem de forma sincronizada tarefas entre si.

Isto vai de encontro a patente… que preve um modelo de duplo GPU (ou APU) em que uma das APUs e a principal, sendo responsavel pelo acesso a RAM e a gestao de tarefas e a outra e secundaria, processando o que a principal lhe der. O sistema funcionaria entao com os GPUs a renderizarem frames sucesssivos de forma individula (permitie obter faiclmente 60 ou mais fps), ou renderizarem partes do mesmo frame (como o que faz a pro com Checkerboard rendering). A cache serviria entao para os dois GPUs terem acesso aos mesmos dados e fazerem a funcao de forma sincronizada (isto e trabalharem conscientes um do outro).

Last edited 3 anos atrás by bruno
marcio
marcio
Responder a  bruno
7 de Outubro de 2020 12:18

Boa, seria bastante vantajoso então, obrigado pela otima explicação Bruno.

Ewertom
Ewertom
Responder a  bruno
8 de Outubro de 2020 3:24

Modestia a parte @Bruno tu sabes demais e melhor,compartilha o saber com os outros.Obrigado?

error: Conteúdo protegido