O mercado financeiro não perdoa. E a Intel está a pagar pelos erros do passado!
A Intel está a descobrir que, por pior que as coisas estejam, elas sempre podem piorar. A empresa em dificuldades acaba de ter sua classificação de crédito rebaixada pela Fitch, colocando a Intel apenas duas posições acima do temido status de crédito lixo.
A Fitch realizou uma avaliação da Intel que constatou que a empresa enfrentava desafios crescentes para manter a demanda por seus produtos. A empresa também observou a crescente concorrência de empresas como NXP Semiconductors, Broadcom, Qualcomm e AMD, muitas das quais possuem estruturas financeiras mais sólidas, embora com posições de mercado mais fracas.
Após a avaliação, a Fitch rebaixou o status de crédito da Intel de BBB+ para BBB. Isso a coloca apenas duas posições acima do status lixo e é a classificação de “grau de investimento” mais baixa da Fitch.
Para que a Intel recupere sua classificação de crédito anterior, a empresa precisará de mercados finais mais fortes e rampas de produtos bem-sucedidas, além de uma redução da dívida líquida nos próximos 12 a 14 meses, escreveu a Fitch.
O atraso da Intel na corrida da IA também foi destacado pela agência. A agência de crédito afirmou que sua estratégia de IA permanece incerta e depende de uma abordagem de sistemas e software, uma área em que a empresa tradicionalmente tem sido fraca ou ausente.
Não lembro da última vez que a Intel lançou algo realmente bom. E pelos boatos, a nova série de CPUs vai exigir uma nova placa mãe. No mundo atual é cada vez mais difícil recuperar o tempo perdido e a Intel passou mais de uma década presa no passado. Agora está pagando o preço.