Fortnite – Será a qualidade do Nanite igual na PS5 e Xbox series X?

Foi essa situação que um utilizador do Neogaf quis tirar a limpo, tendo postado as imagens que estão presentes neste artigo.

PS5 e Xbox series ambas usam o Unreal Engine 5, e ambas o suportam no Fortnite… Mas a questão é… a qualidade do resultado é o mesmo em ambas as consolas?

Eis o que um utilizador do Neogaf colocou como sendo os resultados da sua pesquisa.

Eis uma imagem tirada na Série X:



E a mesma imagem na Playstation 5

Notam diferenças? Não, não estamos a falar de algumas diferenças entre os cenários, como a presença do taxi na PS5 e ausência na Xbox, ou a parede do lado esquerdo aberta na Xbox e fechada na Playstation. Estamos a falar de diferenças na qualidade do Nanite.

E assim à primeira vista, tudo parece equivalente!

E a ideia fica até se analisarem alguns pormenores em detalhe.

As fotos que se seguem possuem a versão PS5 à Esquerda e as da Xbox à Direita:



Como se percebe, o detalhe está longe de ser igual… E é superior na Playstation 5, com diversos ângulos a aparecerem na Xbox, que se mantem perfeitamente redondos na Playstation, roubando assim detalhe na imagem.



Outro cenário:

Xbox

Playstation



E uma zona de comparação:

Mais uma vez repare-se com a PS5 quase tudo se mantem redondo, ao passo que na Xbox há ângulos notórios.

Dado que nestas imagens a direção da luz é diferente em ambas as consolas, vamos ver outra onde a mesma é equivalente:

XBox



Playstation

E o Zoom



Basicamente, por esta comparação, a Xbox estará a usar os ganhos da geometria do Nanite de uma forma limitada, fazendo aquilo que é o oposto do UE 5 se propõem fazer. Basicamente onde o UE 5 traz um pormenor realista e infinito, a Xbox corta o pormenor da geometria, voltando a situações angulares.

Será de se referir que não somos responsáveis pela comparação ou imagens, e consequentemente a veracidade do exposto, sendo que apenas relatamos em Português uma situação que está publicamente exposta neste thread.

NOTA Adicional a 21/08/2023:

Eis uma captura de um nosso leitor relativa à Xbox Series X onde se confirmam os angulos visiveis em cima (cliquem sobre a imagem para a abrir num outro separador):





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Tiohildo
Tiohildo
18 de Agosto de 2023 10:55

Estranho, pelas fotos não me parece a mesma build. Alguns elementos do cenário estão diferentes.

Derhel
Derhel
Responder a  Tiohildo
18 de Agosto de 2023 12:05

Também acho que são builds diferentes, até o HUD é diferente, então na última imagem não tem nada a ver.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Derhel
18 de Agosto de 2023 16:00

Eu não tenho o jogo, mas pelo que eu pesquisei, é possível aumentar ou diminuir a hud. O que é estranho é q foto do polvo, a direita tem uma árvore grande e no outro não tem.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2023 22:37

Ok, so observei que existem diferenças significativas nas imagens, o que poderia indicar comparações de coisas diferentes ( ou não, já que parece q o ambiente é bem dinâmico)

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2023 23:16

Ok. O melhor seria fazer a comparação desse caso com o modo espectador desse jogo, pois irá mostrar a visão do jogador desenhado pelo console que assiste. Se alguém quiser fazer testes eu topo. Eu tenho switch e PS5. Alguém tem Séries X?

Gervas69
Gervas69
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2023 16:25

Poucas são as coisas no jogo que não levam dano, nesse cenário tudo pode ser destruido, a unica diferença de modo é se pode ou nao construir, de resto pode-se destruir tudo e com diferentes niveis de dano.
Neste jogo existe muitas variaveis que podem que podem causar alguns artificios visuais. Quando tiver um bocadinho de tempo vou tentar reproduzir uma das imagens e meto aqui, só nao prometo quando

Gervas69
Gervas69
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Agosto de 2023 7:13

Apenas tenho a da segunda imagem, a primeira ja desapareceu do mapa
Modo 120fps
https://www.xbox.com/play/media/TSU352NWFE
Modo 60fps
https://www.xbox.com/play/media/FFWRJCQDPH
Os dois foram tirados na mesma partida com a diferença de um minuto mas nota-se as mesmas diferenças

Juca
Juca
18 de Agosto de 2023 12:03

Interessante notar que a Digital Foundry, renomado grupo conhecido por comparações tecnicistas, e por ampliar os detalhes em 200x ou 400x pra mostrar diferenças mínimas e até insignificantes de imagem pra justificar seus pontos de vista, fez qualquer menção sobre isso, citando apenas vantagem resolutiva inicial para reconstrução de imagem a 4k, dando o veredito de que o PS5 partia de uma imagem 55% de 4k e o SX de uma imagem de 59% de 4k, sem mencionar quaisquer outras diferenças…

https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2022-fortnite-massive-ue5-update-tech-analysis

Hennan
Hennan
18 de Agosto de 2023 13:13

Nada contra, mas a fonte é muito ruim. Pode não ser o caso, mas a galera distorce muito as coisas.

Hennan
Hennan
18 de Agosto de 2023 16:18

Uma dúvida. Alguém saberia explicar o porquê da diferença? Fortnite mesmo na unreal 5 não deve ser dos jogos mais exigentes.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Agosto de 2023 12:19

Não é 4K nativos, no modo 60fps com Lumen e Nanite é cerca de 55% de 4K no PS5 e cerca de 59% de 4K no Xbox Series X. É mais próximo de 1200p.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
18 de Agosto de 2023 17:03

Mecanismo de geometria imagino eu. Sabe-se que o Ps5 tende a vencer o SX em geometria. GE do Ps5 pode ser programável, mas também funciona automaticamente.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
21 de Agosto de 2023 12:28

Não deve ser isso. A própria Epic afirma que toda a microgeometria do Nanite é calculada pelos compute shaders na GPU, o que dispensa a utilização de qualquer hardware de função fixa, já que a seleção desses triângulos é feita por computação.
A explicação mais provável está na própria natureza do nanite de ser geometria virtual e dinâmica. Quanto mais próximo mais triângulos são incluídos no objetos e conforme o ângulo de visualização e a movimentação, as instâncias são modificadas. Na demo do Matrix esse comportamento é facilmente visível ao trocar a visualização para triângulos. Pode ser que haja algum tipo de diferenciação no LOD entre as versões. De qualquer forma, o game é gratuito, vou instalar as duas versões e comparar o mesmo cenário para ver se em todas as situações isso ocorre.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
19 de Agosto de 2023 1:47

A explicação mais provável, e presumindo que sejam as mesmas builds em ambos os consoles, é que há diferenças de escolhas (settings) entre as plataformas por parte dos Devs. E a grosso modo, parece que o Nanite está configurado diferente entre as plataformas, como se o LOD de geometria para o PS5 fosse mais distante e a uma maior distância o PS5 faz objetos mais detalhados.
Mas o que digo é presunção minha.

Hennan
Hennan
18 de Agosto de 2023 22:42
Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2023 23:22

Segundo o mesmo, são levadas para China. Logo melhora as vendas de jogos lá, mas piora no Japão. Era mais ou menos como funcionava na américa latina. O Paraguai vendia muitos consoles, mas proporcionalmente poucos jogos. Porque boa parte dos consoles vinha para o Brasil. No lançamento do PS5, a Sony reduziu ou zerou as unidades disponíveis nesses países e aumento o estoque aqui. Por isso sofremos menos com a pandemia.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hennan
19 de Agosto de 2023 0:45

Há tempos que o PlayStation não chama muito o interesse dos nipônicos e a dedução é fácil… Ocidentalização da indústria AAA nos últimos 15 anos, afastando o público japonês do console. As boas vendas do ps5 estava me surpreendendo muito por lá, pois além de ser um console muito ocidental, ele é um trambolho, algo que é ruim até para achar espaço em lares japoneses, por isso acredito no que o cara escreveu. As vendas de softwares no Japão quase não entra nada do PlayStation e quando entra, é um game como Final Fantasy, então é bem estranho um Hardware estar vendendo por lá msm, sendo que os jogos vendem mal.

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