Foveated Rendering pode aumentar a performance da consola até 3.6 vezes.

3.6 vezes é o resultado usando eye tracking. Sem ele o valor fica-se por 2.5 vezes, um valor, mesmo assim significativo.

O PSVR2 vai contar com uma arma de peso na Playstation 5… A ultima versão do Foveated rendering está a ser implementada em alguns motores, e os resultados são promissores.

Esta tecnologia permite descer a resolução do que se encontra no ecrã, mantendo apenas com a resolução máxima a parte para a qual o utilizador se encontra a olhar.

Sem tecnologia Eye Tracking o Foveated Rendering basicamente reduz a resolução nas zonas de bordadura do ecrã, mantendo a mesma no máximo na zona central, o que apesar de funcionar não é a metodologia mais eficaz, mesmo visualmente, pois o nosso olho pode olhar para as bordas do ecrã, percebendo a diferença.

Mas com a tecnologia Eye Tracking que será usada no PSVR 2 a coisa não funciona dessa forma. As câmaras presentes nos óculos permitem perceber toda e qualquer movimentação dos olhos, movendo a zona de maior resolução para a zona onde o utilizador olha, reduzindo a mesma na periferia, onde a visão já se encontra por si desfocada. O resultado é que o utilizador visualiza sempre uma resolução elevada, com a zona de maior resolução a ser dinâmica no ecrã.



Com esta metodologia, as poupanças de performance são superiores, e os ganhos de performance chegam a 3.6 vezes.

Se tomarmos em conta que o PSVR necessita de entre 90 a 120 fps, idealmente este ultimo, o ganho de 2.5 vezes não se revelava realmente super interessante pois só a duplicação dos FPS de 60 para 120 exigia 2x mais performance. Isso quer dizer que o ganho real acabava por ser de 0,5x a performance inicial, o que face ao impacto visual na imagem até nem se revelava realmente uma real mais valia.

Mas com o Eye Tracking, não só a perceção de defeito na imagem quase desaparece, como na passagem de 60 para 120 fps, ainda sobram 1,5x a performance original para se brincar.

3.6x permite ainda a passagem de jogos a 30 fps para 90 fps, mantendo uma reserva de performance de 0.6x para outros usos.

A grande questão que fica no ar é qual a eficiência real do eye tracking. Porque se ele se mostrar eficiente e realmente permitir remover a sensação de falta de resolução na imagem, estes ganhos permitirão resultados no VR que deverão ser extremamente interessantes.

 





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Juca
Juca
8 de Abril de 2022 12:24

Tomara que seja realmente algo além do marketing.
Movimentos oculares são estupidamente rápidos, mas contamos com a retenção de imagem da retina, o que ajuda sempre a camuflar imperfeições visuais, além do próprio cérebro sempre a querer completar imagens para dar sentido a elas.
Torço pra que funcione muito bem pois tenho intenção de aderir ao VR nessa geração.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
8 de Abril de 2022 12:49

O dito ganho prático de performance se dá pela redução do campo de visão para pontos focais.

Ou seja. Grandes aspas no “aumento de performance” .

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2022 13:39

Nem o VRS é tão intrusivo assim em diminuir detalhes distantes dos pontos focais, já que a pessoa está jogando numa tela grande. Porque no VR a tela está a 3 cm dos seus olhos. Então aqui eles cortam com força.

Last edited 2 anos atrás by Cherokee Bill
Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
8 de Abril de 2022 14:15

Apagar

Last edited 2 anos atrás by Deto
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Cherokee Bill
8 de Abril de 2022 14:50

Cara, evita de falar sobre coisas que você nem faz ideia de como funciona. Fica passando vergonha a toa.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
8 de Abril de 2022 13:55

OFF

https://twitter.com/dark1x/status/1512423399456452609?s=20&t=gP4sSNxDqO4oC8y1w70OFA

É Mário, parece que vamos ter muitos jogos com render entregando 1080p em PS5/XSX/PC mid-end, e as técnicas TSR, FSR 2.0, DLSS fazendo upscalling/reconstrução para 4k.

Dias atrás li umas discussões desse artigo: http://www.pcmanias.com/ps5-pro-pode-chegar-em-2023/ .. e vi um comentário sugerindo que o PS5 e Xbox Series X foram feitos para rodar os jogos dessa geração em 4k, por isso o Xbox Series S estará confortável rodando em 1080p.

Não parece ser o caso.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2022 16:23

Mário, você não viu nenhuma opção de Building the Project lá pelo meio? Ou com o projeto aberto não há nenhum play button no Unreal?

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2022 17:21

Vou baixar aqui e tentar rodar, se conseguir te aviso o que fiz!

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2022 17:44

Lol ???

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2022 18:26

Mário, o ideal talvez seja fazer um biuld (executável) pra sua máquina, tirando o unreal de segundo plano pra ver se fica mais fluido… Mas muito provavelmente os engasgos devem se dar no processo de streaming (embora seja dito que o steaming nem exige tanta banda e talvez seus hdds em raid dêem conta) e de compressão e descompressão, mesmo que sua CPU esteja apenas a 54. Você viu a distribuição de processamento nos núcleos? Pois pode ser que alguns cores estejam a 100% e outros livres e o problema esteja por aí…

Last edited 2 anos atrás by Juca
Mário Armão Ferreira
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2022 20:57

Medi FPS,,, 22 a 25 standard com quedas.
Mas o GPU e o CPU nunca batem no máximo… Os núcleos do CPU vão aos 96 em picos raros, medido com o Afterburner, e o GPU máximo dos máximos, 75. Sendo assim, não percebo o limite de performance.
.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2022 22:16

A Build rodou melhor?

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Abril de 2022 16:54

Puro marketing
Sabiam que a série era fraca e botaram isso para chamar atenção

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2022 17:45

Eu vou cancelar o Download, meu propósito era só tentar ajudar-te a rodar! ?

marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2022 15:29

Por favor

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
8 de Abril de 2022 14:18

Returnal é assim, 1080p “ultra high”

Coisa boa ser “sonysta”, ter vários exclusivos que podem ser 1080p igual Returnal.

e tá ai uma coisa que caixista não vai se preocupar… o console de 5 mil dele está sendo comprometido pq a MS quer vender Azure no celular para casual e por isso tem o SS; ai isso não importa… o importante é falar das microtransações de GT7

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
8 de Abril de 2022 16:24

Verdade, tinha me esquecido do Returnal.

O Metro Exodus tem umas descidas de resolução bem agressivas, mas eu prefiro 1000 vezes a excelente solução de RTGI deles do que 4k nativos com um sistema de iluminação mais simples.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
marcio
marcio
Responder a  Carlos Eduardo
8 de Abril de 2022 17:24

Eu penso que isso seria uma boa, liberar processamento para grafismo melhor e não apensar resolução, o custo benefício dos 4k é horrível, fora também que as técnicas de upscaling tem melhorado muito, tanto amd, quanto a nvidia, vale lembra que a Sony tem a sua também…

Prefiro um gráfico desses a 1080 nativos do que 4k com gráficos mais simplista…

https://youtu.be/rClXqZD2Xrs

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  marcio
8 de Abril de 2022 17:59

Penso igual.

O meu comentário tem um certo teor de ironia, talvez eu não deixei tão explícito haha.

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