Isso será muito ou pouco?
A Microsoft acabou de lançar um novo dado para o Gamepass. O serviço teve uma receita recorde de perto de 5 biliões.
Como chegamos a 5 biliões? Bem, há duas formas, uma é tudo com assinaturas, e apenas assinaturas, outra é com assinaturas e compras associadas aos descontos da assinatura. Será de se notar que esta ultima hipotese obriga a assinaturas Gamepass Ultimate.
Ora a Microsoft anunciou oficialmente 34 milhões de assinantes no Gamepass, um valor que, de forma não oficial, e com potencial erro, foi referido como 35 milhões, num perfil de Linkedin.
Ora o serviço inclui 3 tiers. O mais barato é 9.99 e oferece apenas acesso online, e 25 jogos. Está longe de ser algo do mais interessante, apesar que pode servir os interesses de muitos, especialmente quem quer o online e quer gastar pouco.
O PC Gamepass é 11,99 com a livraria total e jogos dia 1, e depois temos o Gamepss Ultimate a 17.99 com tudo o que tem a versão PC mais acesso a jogos em streaming.
Sabemos que pelo menos 11 milhões de assinantes do Gamepass vieram do Xbox Live e estarão no Gamepass basico, e Soubemos em tempos que os assinantes PC eram 10 milhões. Logo , não estaremos muito longe da realidade atual se considerarmos uma realidade tripartida, com aproximadamente 11+11+11 milhões de assinantes pelos três tiers.
33 milhões de assinantes! É menos um pouquinho do que o anunciado, mas vamos ver!
Ora com esta realidade, temos que receita anual?
11 milhões*10 euros*12 meses+11 milhões*11,99*12*12 milhões*17,88*12 = 1 320 000 000 + 1 582 680 000 + 2 374 680 000= 5 277 360 000
Não andamos muito longe da realidade da Microsoft.
Esta situação tem um significado: Eventualmente, e tudo depende do nível de assinantes por tier, a Microsoft terá agora, mais de um ano depois do anunciado, algo perto dos 35 milhões de assinantes realmente ativos no seu serviço.
Motivo para se gabarem? Bem a Microsoft poderá achar que sim, apesar que o investimento no Gamepass subiu substancialmente e continuamos sem saber quanto destes 5 biliões se traduzem em lucro (se algum)! Mas independentemente disso, só é pena que para terem estes 5 biliões de receita ela tenha de acontecer como publicador Third Party e a obter os lucros com o PC e as consolas da concorrência e não com a sua consola, cujas vendas continuam em queda (-22%), e a caminho de se tornar completamente morta em relevância. E que tenham abdicado de vendas do Black Ops 6 para chegarem a estes números que temos de ver se se mantém sem um lançamento como este.
É que, quer se queira quer não, foram as políticas do Gamepass com os jogos no PC e dia um que mataram a sua consola. E é esse mesmo serviço que lhes dá 5 biliões que paira como uma sombra de morte sobre as restantes consolas que se guiam pelas vendas tradicionais e não por serviços de subscrição.
Se a Xbox apresentou 21 biliões de receita, e o Gamepass deu 5, então 16 biliões não vieram do Gamepass, mas de outras consolas. Daí que continuar a apostar num serviço que gera menos que as vendas, e que pode matar as vendas, e consequentemente as receitas nas outras consolas, só demonstra que ou está tudo maluco na Microsoft, ou a ideia é mesmo matar o conceito tradicional de consola, para se tentar dominar todo o mercado.
Uma curiosidade é que faz um ano que o Nadella deu a mesma declaração e até agora continua no quase 5 bilhões. De toda forma, enquanto a receita de games da Xbox não superar substancialmente a da PS, sabemos que a operação é um completo desastre. Estamos falando de uma empresa que é praticamente o dobro da outra e pela lógica deveria gerar bem mais dinheiro.
Eu estou a ficar farto disto sabes Hennan.
Vivemos numa sociedade onde a realidade dos factos não interessa. Interessa é que se diga o que se quer ouvir.
A Microsoft é uma mega empresa. Empresa de 4 biliões. Que tem um cancro numa das divisões, a de Gaming, e que não se importa de destruir tudo o que construiu, desde que destrua tudo o que os outros construíram, e fiquem com o mercado para si.
Sim, a receita da Microsoft é boa. É uma subida após alguns anos a cair e a cair. Curiosamente nessas alturas não era má, só agora que subiu é que é boa.
Estou farto de hipocrisia. As pessoas não merecem que lhes dedique tempo. E são mais as que criticam do que as que agradecem.
Estou farto disto e ainda vou acabar com a página. Querem ser felizes no mundo dos unicórnios… Sejam-no.
Um gajo diz que a Switch está cara (porque está), abandonam a página. Diz que a Nintendo é abusiva (porque é) e abandonam a página. Diz que a receita da Microsoft é boa, mas não perfeita pois surge à custa de destruir a consola (porque surge) e abandonam a página.
Oh pá… Eu ando com os meus olhos lixados, não ganho dinheiro nisto. Querem a verdade, ouçam e façam uma reflexao, querem unicórnios… desapareçam.
A Xbox é atualmente o dobro da PlayStation. E querem que eu diga que a sua receita é boa… Eu até podia mentir e dizer que é… Mas isso não altera os valores.
Triste verdade.
Verdade Mário, na minha opinião a maioria das pessoas estão feitas um grande rebanho de ovelhas, muito contribuem os ditos influencers que têm interesses por trás e dizem o que lhes convém, muitas vezes não mentindo mas omitindo, os meios de comunicação por exemplo Eurogamer e IGN têm responsabilidades na industria e muitas vezes são os piores, as divisões portuguesas são muito más….o titulo que o IGN deu a esta noticia foi
“Game Pass regista lucros recorde em contraste com os despedimentos…”.
E apesar de já os terem sido avisados mantêm o titulo…
https://pt.ign.com/xbox-game-pass-1/149064/news/game-pass-regista-lucros-recorde-em-contraste-com-os-despedimentos-na-xbox
Depois no texto emendam a mão e fala em receita….mas a informação falsa está dada para quem só lê as gordas, que deve muito bem ser a maioria dos leitores IGN.
É a realidade em que estamos, a malta simplesmente cria a sua verdade, está se literalmente a cagar para tudo e todos e isso reflete-se bem na politica.
Alexandre, eu sei que há muita gente que não gosta deste website. E isso porque ele diz a verdade. E as pessoas não querem ouvir isso.
Eu desde a Xbox One que ando a dizer que a Microsoft só faz asneira. Critico as suas opções e desde há 14 anos que anos a dizer que assim iam matar a consola e que iam acabar como Third party.
Ao longo desses 14 anos ouvi críticas que sou sonysta, que tenho gosto em atacar a Xbox, etc, etc.
A coisa aconteceu. Alguém apareceu aqui a dizer: “Oh pá, realmente você tinha razão, viu a coisa com antecedência”.
Nada… Continua tudo na mesma. Agora querem que diga que a Switch 2 está barata, que as receitas da Microsoft são boas. Etc.
Só que não. A switch 2 é cara, e a receita da Microsoft está muito aquém do que deveria ter para uma empresa que é agora a maior publisher do mundo.
Não só tiveste razão em relação á xbox, como quem diz que és Sonysta claramente não prestou atenção aos artigos que já fizeste a rasgar a Sony, são muito seletivos no que lêem …
É malta que não tem noção que quando a Sony mete a pata na poça é criticada aqui como qualquer outra marca!
Se ultimamente se tem “batido” mais na xbox é porque a mesma se colocou a jeito, e no fundo estas criticas são um grito de revolta, penso que todos os que gostam desta industria gostaram da 360 e queriam que a xbox entra-se novamente nos eixos no mercado tradicional, foi o mercado tradicional que carregou esta industria até aqui!!.
O que me faz ler aqui noticias diariamente é que nesta casa gosta-se de jogos e existe verdadeira preocupação com a industria, sempre que alguma marca meta a pata na poça vai ser chamada á realidade!!
Pode-se não concordar sempre com a PCManias? claro que sim, faz parte e é saudavel, mas o que tem sido facto é que aqui ainda existe gente pensante e que se preocupa!
Isto é para o público ver .. e tem como opinar a diferença do rebanho dos outros ou do meu é que parece que faz diferença.. a discussão saudável não existe quando há tanta gente aqui com certezas …os outros vêm unicórnios e os outros estão certos .. logo aí deixa de ser saudável. Deixar a página é um direito de cada um ..se isto é público entra e sai quem quer acusar todo o resto de um rebanho mata qualquer tipo de discussão saudável que queiras ter……
Bruno,
Eu quanto mais velho estou menos certezas tenho, e então como isto está!
Em relação ás ovelhas tens de ver o contexto todo da minha frase, que diz em grande parte respeito ás ovelhas que vão atras de influencers de bolso e de noticias como a do IGN noticia que preferiste ignorar.
Por isso coloquei tudo na mesma frase, para dar contexto, e não estou a falar de ninguém em especifico, essas “correntes” de ovelhas na sociedade são bem perceptiveis, dando o exemplo do Gamepass em que vês por toda a internet, influencers e secções de comentários a dizer que está a bater lucros recorde, quando na realidade ninguém sabe, até pode estar, mas ninguém pode afirmar isso! ).
Alguns acham que estão a beber da cura que é barato e é bom…pela minha experiência de vida, o barato na maioria das vezes sai bem caro, esses quanto a mim vão perceber isso da pior forma, mas nessa altura mudam novamente a narrativa…
Em relação ao deixar a pagina, claro que é um direito de cada um, era só o que faltava e o Mário sabe disso, o que ele se refere não é ao ato em si, mas á forma e razões como foi feito, mas sobre isso se o Mário quiser desenvolver é com ele, eu acho que não precisa.
Uns bons anos atrás ouve um comentador daqui que me conseguiu tirar do sério , o que só por si já é um feito, era uma pessoa que comentava aqui e misturava a opinião pessoal nem sempre certa, entre verdades e vendia tudo como se fosse uma verdade absoluta, enfim passei-me e fiquei sob moderação até mais tempo que ele, porque ele “era prata da casa”, conclusão, eu fui maduro aceitei, não me exclui, mantenho-me parte de uma comunidade que não diz tudo o que quero, que me desafia a pensar e que em outras tantas vezes está de acordo comigo e outras tantas não está.
O que nos une afinal é o gosto/preocupação por esta industria e está tudo ok.
Oh Alexandre. Eu não teria escrito melhor.
Eu adorei a 360, e apesar de uma apresentação de merda que se focou na TV mais do que nos jogos, estava tão contente com a consola que apostei na One. Estripei-me e disse a mim mesmo que de futuro não o voltaria a fazer sem que a Microsoft provasse estar diferente. Nunca esteve, e por isso nunca comprei mais nenhuma XBox, mas quando escrevia era sempre a pensar no que estava a ser mal feito e que deveria ser corrigido para se voltar á gloria da 360.
Muitos obcecados nunca perceberam isso… O problema é delas. Eu não ligo a marcas, ligo a jogos. Se ligo à Sony é porque atualmente é ela quem produz os melhores jogos e ainda os mantem exclusivos na sua consola.
Eu nem gosto muito desta indústria nem sou assim muito gamer .. talvez por isso tenha uma opinião diferente …já aqui disse que não dou atenção às specs apenas aos jogos que gosto por isso a minha opinião do preço da nintendo… Não penses que sou fã que não sou ..uma ressalva respeito o teu fairplay….não abandono a pagina apenas deixo de comentar .. é difícil dar opiniões
Bruno, não penses assim. A Opinião e a liberdade de expressão é um direito. Não pode ser oprimida, e muito menos quando a pessoa é correta na forma de se exprimir. Tu nunca atacaste, nunca foste incorreto, pelo que deves e podes exprimir a tua opinião.
Eu não escolho as noticias que publico. Eu basicamente, diariamente visito aglomerados de noticias e escolho uma, das que considero mais relevantes para o meu publico alvo, para publicar.
Naturalmente entre repetir uma situação sobre o Gamepass, que encontras artigos todos os dias, ou publicar que o jogo B teve um patch, a primeira escolha é a melhor. Mas se há um abuso nas noticias sobre a consola A ou B, a culpa é disso mesmo, do facto que as fontes abordam mais uma consola do que a outra. Mas isso sempre foi assim, para o bom ou para o mau. O Phil Spencer antes falava quase todos os dias, mas da Sony passavam-se meses sem se ouvir nada. Agora a Microsoft é noticia mas por maus motivos: Quebras de vendas nas consolas, despedimentos, canibalização de vendas pelo Gamepass, etc, etc. E isso tem sido a ordem do dia, que eu aqui acabo por refletir.
Não tenho prazer em bater no ceguinho, especialmente quando considero que o ceguinho está morto. Mas como eu não invento as noticias, tenho de me guiar pelo que há.
Agora não creio é que tenho sido justo o teu ataque. Eu sempre referi que não entendo como bom um mercado sem concorrência, mas há 14 anos que ando a prever este futuro para a Microsoft. E tal como agora, repeti e repeti isso até à exaustão. Mas isso serviu de algo? Os fans nunca viram no que eu dizia algo de relevo, apenas achavam que eu estava a meter nojo, e como tal continuaram na sua. Uma politica que mesmo a Microsoft abominou e daí ter acabado com os embaixadores. Porque essas pessoas que deveriam ser a fonte de informação de referencia da marca, eram tão vidradas que tudo o que a marca fizesse era visto como espetacular. E isso levou a marca a estripar-se fortemente com jogos como REDFALL.
A obcessão existe, mas não é da minha parte. Eu não sou fanboy da Sony. A Sony está bem diferente do que era e eu não elogio nada disso! Agora o que é uma realidade é que o mal da Sony é o mal menor… ou seja, de todos é o que está a fugir menos da linha, e nesse sentido, é o que menos se critica.
Está vai para ti e para o Alexandre… Eu realmente tenho de vergar ao vosso fairplay… Vocês conseguem manter um diálogo .. eu já me enervo mais , mas desculpa mas eu acho que o site as vezes é tendencioso. Mesmo que involuntariamente.. ou se calhar sou eu que acho isso só por não estar de acordo com vocês .. não entendo a cena de sempre usar os fans boys ou fãs da Xbox como argumento ….eu como disse eu não abandono o site .. as vezes deixo de comentar tanto por as matérias me passarem ao lado como por ver que é mais do mesmo… Mas resalvo aqui No hard feelings. E em relação ao ataque tens razão .. foi desprovido de juízo … Sorry já aqui pedi desculpa uma vez a um user qualquer. Hoje peço te a ti desculpa se te sentiste mal por as minhas palavras
Sabes Bruno, tu se calhar não tens a mesma noção que eu do que são fanboys.
E não sabes porque se calhar o que vês são apenas atitudes que roçam o fanboyismo e não fanboyismo a sério.
Tu se tivesses um website que não filtra as mensagens até poderias perceber, mas eu filtro e como tal não vês o que é o degredo da humanidade.
Eu de certa forma até tenho pena que esses comentários que bloqueio vão diretos para o lixo, senão mostrava-te alguns que por vezes leio do caixote do lixo (que sou obrigado a manter por 24 h pois podem acontecer algum erro e apagar o que não se devia).
Eu vou dar exemplos:
– Quando a Xbox One foi anunciada, eu referi que as diferenças eram significativas e que a consola nunca conseguiria igualar a PS4.
Fui atacado, chamado de palhaço, ignorante, website de merda, percebes lá alguma coisa disto, etc, etc. E a MIcrosoft, com gajos como o Pannelo que referiam “nós criamos o DirectX, não vamos deixar a Sony ter vantagem”, não ajudavam nada.
Foram anos de insultos e ataques que tu nunca viste, em comentários que nunca entraram.
Mas agora a era Xbox One passou, e podemos ver. O que se passou? A Xbox One igualou a PS4? Não, não igualou. Os jogos eram maioritariamente 720p contra 1080p. Os tais 40% de diferença que a Microsoft dizia que ia matar.
– A Xbox One foi anunciada com a Cloud. Era suposto ser até 32 vezes mais rápida que a Xbox 360. Eu chameio o bluff… A Internet mundial não está para isso, não vamos nunca ter uma cloud a gerir jogos e a fazer processamento remoto, até porque os pings mundiais são altos demais para isso. Mas a Microsoft prometia e prometia. Até tinha um jogo, o Crackdown 3 que prometia e chegou mesmo a apresentar coisas impressionantes, e que eu sempre disse que nunca veria a luz do dia.
O jogo saiu! Nada do prometido estava presente. O jogo era banalissimo na destruição, e até pior do que o que vias com jogos Physix processados localmente.
Mas o que eu dizia era de um louco, que odiava a Microsoft, que não percebe nada disto. Como é que qu me atrevia a dizer que não se conseguia fazer o que os génios da Microsoft diziam que se fazia?
Ataques, insultos, anos disso… E o jogo não deu em nada.
Mas queres mais?
Cross Buy eentr Xbox e PC. Elogiado pela imprensa, maravilhoso. Eu não gostei! Achei que isso se tivesse sucesso se iria espalhar, iria tornar a coisa banal, iria tirar valor à consola. Ataques, estupido, percebes lá disto, e o valor para o consumidor, etc, etc.
A coisa cresceu, os jogos Xbox começaram a sair todos no PC, a consola começou a vender menos pois tornou-se dispensável. Afinal tinha razão, mas oh bolas eu era o mau da fita e só estava a querer proteger a Sony que, idiotas, não faziam o mesmo. Apesar de a PS4 ter sido a geração mais bem sucedida de sempre até ao momento.
Eu devo ser mesmo estúpido.
Xbox Series X. É apresentada. E eu analiso as duas consolas! Na primeira análise até caio no mesmo erro dos bananas todos que analisam isto, e escrevo um artigo a dizer que a geração estava perdida para a Sony pois a Series X era deveras superior. Mas depois vejo o The Road to PS5 por duas, tres e quatro vezes, e começo a percebr a genialidade da coisa. Afinal o que a PS5 tinha não eram os conceitos normais do PC; eram algo bem diferente. Não haviam overclocks para acelerar, mas sim underclocks quando não se precisava da performance. A estrutura da consola era radicalmente diferente e optimizada para performance, eliminando gargalos que existem na estrutura PC normal. E mando novo artigo a pedir desculpas pelo anterior, e a afirmar. Afinal a PS5 não é pior que a Series X. Ela, devidamente programada, pode igualar e mesmo passar a X, pelo que iriamos ver uma geração equilibrada, ora pendendo para um lado, ora para o outro.
Mais uma vez, estúpido, ignorante. Eu sei, tu não viste isso pois eu não deixo isso entrar, mas estavam lá. Não percebes nada disto! Mas olha, os jogos estão aí, e a PS5 tem-se safado bem ou não? Há casos one a X é melhor, outros onde a Ps5 é melhor. E só não vês isto mais porque o PC tomou uma preponderância grande e sendo nele que normalmente se desenvolvem os jogos, a X beneficia das semelhanças.
Mas tinha ou não razão? Pois fui atacado, insultado. E no meio de tudo isto, quando apanhei covid até mensagem a desejar-me a morte tive.
Agora, com a queda da Xbox, os comentários de fans Xbox desceram, mas ainda aparecem coisas que me tiram do sério ao longo de todos estes anos, quando percebo que se eu insisto num tema é porque acredito que ele vai ser mau para o mercado, mas as pessoas não percebem ainda isso.
Eu insisto no Gamepass, porque o Gamepass matou a Xbox, e pode matar o mercado todo. Mas as pessoas acreditam mesmo que com um gamepass poderemos manter um mercado a lançar dezenas de jogos todos os meses, com a qualidade atual. É uma utopia de todo o tamanho, e se eu insisto é porque entendo que a mensagem tem de ser repetida usando outras vertentes para ver se as pessoas percebem isso.
Eu olho para a atual Microsoft e vejo que ela continua a querer destruir as consolas. Destruiu a sua por incompetência, mas agora quer destruir o resto pois a ideia principal continua lá, ter o mercado todo para si. E uma empresa de 4 trilioes que despede pessoas que trabalharam na IA porque a IA agora faz o trabalho delas, e cujo CEO manda uma carta aos restantes funcionários a dizerem para não se preocuparem pois estão a investir no futuro que é a IA. Uma IA que lhes vai ainda roubar mais empregos, mas que a Microsoft acha que dizer que estão a investir nela é tranquilizador para os funcionários.
Eu sobre essa empresa não sei o que pensar. Dinheiro faz dinheiro, e eles sabem fazê-lo, mas não à custa de satisfazer o cliente ou o funcionário. Eles todos os trimestres vinham a apresentar quebras nas receitas. Ao ponto de Activision+Microsoft chegarem a ter uma receita menor do que a Microsoft tinha sozinha. Mas nessa altura ninguém disse que eram maus resultados.
A coisa mudou com a venda de jogos na Playstation. Ao ponto de no top 10, PS5, 6 jogos eram Microsoft. E as receitas subiram! Ao ponto de termos a discussão que tivemos por causa delas. Mas essas receitas não só ainda são baixas para a dimensão atual da Microsoft, como eles ainda se gabam de 5 biliões do Gamepass. O serviço que matou a sua consola, e que pode matar as vendas nas outras, e que lhes estão a subir as receitas, continua a ser um investimento. Daí que isto ou é loucura, ou é uma tática de usar o poderia económico para matar tudo. Eles estão dispostos a que as vendas caiam nas outras consolas, desde que as pessoas passem para o Gamepass. Isto porque uma vez as outras consolas mortas, o mercado é todo seu, e aí já podem fazer o que quiserem com ele, repondo preços que lhes tragam os lucros desejados, mas sem competição.
E eu não consigo ver isso e fechar os olhos, daí que escrevo e escrevo. E se me repito, azar. Porque vou continuar a escolher as noticias mais relevantes e consequentemente a escrever uma vez que estão a por em causa o Hobby de que eu mais gosto.
E sabes como esta malta gosta de subverter. Lembras-te de eu ter dito que não suportava consolas a 920 euros e como tal disse que não compraria a Pro?
Pois bem, comprei-a!
Sou incoerente? Não, na realidade o que há é pessoal mal informado, pois como eu referi eu comprei a consola apanhando duas promoções. Uma era um desconto de 50 euros que eu tinha na Worten, e a outra foi a oferta do leitor na compra da consola.
Resumidamente comprei a Pro por 700 euros numa altura em que a Standard custava 550 euros. Dei mais 150 euros e paguei 700 euros! Fui coerente! Não comprei uma consola de 920 euros. E diga-se que por isso mesmo nunca escrevi nada a dizer bem da Pro, porque continuo a ser coerente e não apoio esse preço.
A maior parte da malta que critica leu uma coisa isolada e não tudo, ou se leu tudo separa as coisas para apresentar só o argumento que lhe interessa. Isso tira-me do sério!
Saíram os resultados da Sony: 80 biliões! Mais de 80 milhões de PS5. Os LUCROS subiram 23,3%.
Dás a cara e o peito as balas .. é a tua posição aqui já sabias que a ias ter .quando começaste isto … Realmente tens uma visão profissional da coisa que te permite ter conclusões diferentes dos normais users que sabem pouco da coisa mas falam de mais . (Eu inclusive) É uma posição ingrata .tens de filtrar mentalmente para não te deixares afetar o que não deve ser fácil ….a cena dos insultos é fácil quando se está atrás de um teclado eu não entendo a cena se defender tanto uma marca .. como não sou viciado em jogos passa me ao lado ..mas curioso pelo futuro o que vão fazer a Xbox e a ps.. não creio que seja intenção da Xbox afundar a indústria… Essa indústria é muito grande já e os japoneses têm um toque especial na atenção ao consumidor isso vê se em varias áreas . Japones é sinal de qualidade… Voltando ao site e aos ataques .. é difícil controlar maior parte das pessoas quer chafurdar na lama ..a polémica alimenta e é mais fácil atacar do que pesquisar ..
Off: Pena isto não acontecer mais vezes. Um utilizador do Neogaf deu início a um thread que referia que 15 milhões de utilizadores PS5 nunca tinham comprado um único jogo.
O posto foi encerrado, a situação dada como falsa, e o utilizador expulso.
Isto devia acontecer mais vezes. A quantidade de falsa informação sobre a PS5 desde que a Xbox foi ao charco é impressionante.
Estas pessoas foram responsáveis pelo que aconteceu à Xbox pois em vez de criticarem, passavam a vida a passar paninhos e a desculpar tudo. Agora viram-se para o FUD e falsa informação na PS5.
Há mesmo que banir este pessoal.
Mário, sobre o rumor desse possível ps6 portátil, vc acredita que pelas specs ” vazadas” ele poderá rodar games do ps6 em menor qualidade?
O grande upgrade da PS6 será CPU. Como tal, é difícil de dizer