Gamer Nexus pode perder o canal

Infelizmente o mundo é dominado pelas grandes empresas, e quando estas tudo fazem para esmagar os pequenos, a liberdade está inquinada.

Stephen Burke é alguém que eu admiro. Porque ele meteu-se neste universo da tecnologia com o mesmo intuito que eu. Dizer a verdade, doa a quem doer!

Ao longo dos tempos Steve fez muitos inimigos, sendo que um deles é a mega corporação NVIDIA que ele criticou por comparações desonestas, por problemas com os seus GPUs e outras situações.

Ora recentemente o Steve fez uma bela peça de jornalismo quando investigou e rastreou envios de GPUs Nvidia pelo mercado negro para a China. E num video de mais de 3 horas, ele colocou todo o esquema a nu!

Infelizmente meteu-se com os tubarões, e nesse vídeo ele tem um clip de cerca de 70 segundos onde mostra uma declaração do Presidente dos Estados unidos, uma declaração que lhe pode fazer valer a perda do seu canal no Youtube.



Isto porque a Bloomberge. um canal noticioso altamente patrocinado pela Nvidia resolveu fazer um “copyright strike” alegando que esse vídeo lhes pertence, removendo assim o vídeo do ar.

Ora a situação é ridícula! Num vídeo de mais de 3 horas apresentar 70 segundos de um vídeo que foi público e que envolve o presidente a falar é mais do que considerado pelos peritos como uma utilização “Fair use”. No entanto, a realidade é que o Youtube responde de forma cega a estas queixas e basicamente remove os conteúdos em causa. O problema é que com três destas queixas, o canal é cancelado, e isso preocupa tudo e todos!

Esta ditadura imposta pelas grandes corporações é atualmente um problema. Tanto que temos relatos de pequenos canais que foram obrigados a contratar advogados a tempo inteiro só para responder a estas “strikes”. Strikes que em alguns casos são enviados por bots, que chegam a enviar dezenas deles para o youtube no espaço de algumas horas, com intuito de fechar websites.

Perante este risco, Steve foi até à Bloomberg no sentido de tentar obter explicações, mas o resultado foi que, como seria de esperar. nem sequer foi atendido.

A situação é chocante e mostra a forma como os pequenos ficam nas mãos dos grandes sem terem argumentos para se defenderem. Isto, claro, nos EUA, não se podendo dizer que a coisa acontece igual aqui na Europa, pois não temos tido situações destas.



Repare-se no vídeo sobre uma situação semelhante colocado por este senhor:

Este senhor chegou a ter um “copyright strike” apenas porque numa entrevista a musica do cantor que ele estava a entrevistar, estava a tocar em fundo. É ridículo! E este é outro caso onde este senhor tem advogados contratados a tempo inteiro só para responder a estes “strikes”. Não fosse por isso e o seu canal estava já fora do ar!

Mas não se julgue que a situação abrange apenas terceiros. Autores de musicas, foram alvos de iguais strikes porque tocaram partes de musicas que são suas, em canais youtube. A empresa com quem tem contratos, não autoriza isso sequer, apesar de eles não terem os direitos sobre as musicas, mas apenas de distribuição das mesmas.

Isto são situações preocupantes, pelo que tenho de dar o meu apoio ao Steven, esperando que ele consiga superar isto, e anular o histórico de “”copyright strikes” no Youtube.





Subscreva
Notify of
guest
1 Comentário
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
3 de Setembro de 2025 17:16

Triste pelo Gamer Nexus, junto com o Hardware Unboxed são os melhores sites de hardware. Graças a Deus e ao trabalho deles, tem condições de se defender. Mas imagino quantos canais foram destruídos por essas empresas.

error: Conteúdo protegido
1
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x