Gran Turismo 7 terá modo 60 fps e modo Ray Tracing

Afinal o Ray Tracing não estará apenas presente nas repetições.

Parece que afinal o suporte à Playstation 4 acabou por servir para alguma coisa.

Certamente muito do jogo terá sido contido no que toca a ambições, de forma a que o jogo possa sair na PS4. Mas isso é algo que não podemos afirmar pois o que aí sucedeu não é do conhecimento público.

O que se sabe é que a Poliphony Digital tinha dito que o jogo apenas contaria com um modo 60 fps, e que Ray Tracing só estaria disponível nos replays.

Mas pelos vistos o facto de o jogo ter de sair na PS4 acabou por permitir à Poliphony criar um modo jogável a 30 fps com Ray Tracing.



à situação foi confirmada pelo responsável pela Polyphony Digital, Kazunori Yamauchi, que nos refere que o jogo terá então os já referidos dois modos visuais. Um que permite maior performance a 60 fps, e outro com maior acuidade visual a 30 fps e que contará com ray Tracing para “luz melhorada, sombras e reflexos no corpo dos veículos.”



60 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Eraser
Eraser
8 de Fevereiro de 2022 10:26

Já dei a minha opinião anteriormente acerca do assunto, 30fps em jogos de carros e parte dos FPS é factor decisivo.
Abandonei o driveclub devido a isso, farcrys sempre os olhei de lado também devido a isso.

Ao ler sobre o assunto, é notável a preferência da maioria pelas melhores performances.

A escolha entre modos é uma maneira correcta de agradar a todos.

Juca
Juca
Responder a  Eraser
8 de Fevereiro de 2022 14:18

Muita gente adorou todos os forza horizon que saíram a 30 fps, mesmo os modos competitivos no xbox. Se não me engano, modos 60 em forza horizon só vieram acontecer agora com o Series X e PC (mas pode ser que com o One X a MS tenha feito algoo boos de que não me recordo com modos de 60 pra os FH).
Tenho um One e nunca me atrapalhou de jogar a 30 e achar os jogo lindo, fluido, divertidos e com ótimo gameplay. Mas enfim, são gostos.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Eraser
Eraser
Responder a  Juca
8 de Fevereiro de 2022 15:24

Nao tive x one nem PC.
Nos jogos com dois modos experimenta jogar 30 min com 60fps e depois passa para 30fps.
Os jogos rápidos a 30fpa nem necessitam de ter boas texturas, a imagem em movimento fica toda borrada.

Juca
Juca
Responder a  Eraser
8 de Fevereiro de 2022 16:03

Eu diria que em parte depende da sua tela (oled e plasma não sofrem tanto por problemas de resposta) e se é usado blur no game. Obviamente que estar a 60 e ir pra 30 é algo facilmente perceptível, e a suavidade dos 60 conta bastante. Mas se você escolhe os 30 e o famepacing do games é bom e o game é sem quedas, é mais questão de acomodação visual que outra coisa. No PC os 60 fazem todo o sentido pq o modo como operam é um pouco diferente e é mais facilmente se perceberem engasgos e frame drops, em consoles é mais difícil, veja, PS nunca contou com essas tecnologias de sincronia de tela e nunca houve grandes problemas. Porém, também é questão de acuidade visual, então, passa pela questão individual também.
Por fim, nitidez não é só textura, a grosso modo. Aliás, diria que está mais ligado a percepção de formas quando se fala de jogo.

Livio
Livio
8 de Fevereiro de 2022 12:23

Mas pelos vistos o facto de o jogo ter de sair na PS4 acabou por permitir à Poliphony criar um modo jogável a 30 fps com Ray Tracing.

Aqui faço uma correção, pelo menos de questionamento pessoal, o GT7 sempre iria sair no PS4, era um jogo do PS4, mas a Sony decidiu fazer crossgen Um outro ponto é que GT Sport já continha Ray Tracing, lembro de vídeos da própria Polyphony a informar(acho que até teve arigo aqui na PCManias), só não sei se o ray tracing no GT Sport é destinado somente ao Scapes e outros modos que não seja corrida.

Agora um desabafo, atualmente creio que o estúdio mais “perdido” da plataforma PS é a Polyphony Digital, sou fã e acompanho a série desde 1997, conheci o jogo através do Interactive CD Sampleer Disc vol.5 que veio junto com o PS1, porém o que vi no último State of Play não me animou. O evento do GT7 pareceu com o evento do Xbox One na E3 de 2013, pouco foi mostrado de uma corrida de carros e foi mostrada muita perfumaria, a da cosntelação de estrelas é legal, mas o que ela influencia???. A única novidade que vejo em GT7 é a tal física em pista molhada que vai secando e formando uma trilha seca, mesmo assim não se sabe se o carro terá alteração de comportamento ai sair da trilha seca para a parte molhada. O resto já eram característica que GTs anteriores possuíam e que misteriosamente a Polyphony retirou nas versões sucessoras.

Em conversa com um colega que também é fã da série desde o início e que também ficou decepcionado falei que GT7 é um GT4 remake, um GT4 v2 ou GT Sport 2(visto que são pouquíssimas as diferenças). Já ele diz que GT Sport é um GT7 concept/Prologue, relembrando os spin-offs que saíram no PS2/PS3.

Para quem começou a jogar Gt no GT Sport deve ter achado o máximo, porém quem acompanha a série percebeu que foram recicladas características/funcionalidades que já existiam e que foram removidas sem nenhuma justificativa.

Deto
Deto
Responder a  Livio
8 de Fevereiro de 2022 13:31

que eu lembro anunciaram com RT e que não teria versão PS4.

depois resolveram fazer e/ou anunciar versão PS4.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Livio
8 de Fevereiro de 2022 14:06

Sobre o jogo ser de PS4 é algo questionável, já que apesar de todo Gran Turismo ter um desenvolvimento demorado, a Sony sempre sabe quando lançará os seus consoles e games, logo, tudo depende de planejamento.

Vale lembrar que o Sport melhorou e muito o Multiplayer de GT o que permite grandes competições online como poucos games de carro da indústria, e apesar de eu preferir o modelo tradicional com campanha, o GT Sport errou mais por ter sido lançado com pouco conteúdo e praticamente apenas com modos online exigindo conexão constante (mesmo para a pequena parte off), pra servir de anticheat o que é bom e mau de certa forma. A questão do sempre online e modos offline foram melhorando com o tempo com um ótimo suporte, mas aí já se tinha a empolgação de muitos fãs.

Lembro ainda que a Sony está fazendo um projeto chamado Sony AI (inteligência artificial) em que GT7 será o primeiro jogo parceiro dessas tecnologias.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
8 de Fevereiro de 2022 15:27

O maior contra que vi em GT7 foi o fato de grande parte das pistas mostradas até então serem as mesmas do GT Sport. Por enquanto as exceções que vi são 3 pistas clássicas que estão de volta: High Speed, Deep Mountain e Grand Valley.

Claro que sempre haverá pistas repetidas, principalmente circuitos reais. Autódromos clássicos como Spa, Monza, Interlagos, Suzuka, Indianapolis e Nürburgring são essenciais em qualquer simcade. Mas esperava que criassem novas pistas fictícias ou reviver mais circuitos reais, e não ficar repetindo as pistas fictícias que foram criadas para o GT Sport (por ex Dragon Tail). Como ainda não vimos todas as pistas, seria legal ser surpreendido por algum circuito bacana como o dos Alpes no Forza 7.

Eu confesso que esperava um pouco mais de GT7, talvez ser mais surpreendido. Mas bastou divulgarem que seria cross-gen, que já descobrimos que um salto gráfico como foi de GT6 para GT Sport não iria acontecer aqui. De toda forma, o State of Play me agradou em dois pontos:

1) Provavelmente o lançamento de GT7 terá um modo campanha digno de um GT clássico. GT Sport foi mal avaliado principalmente nesse aspecto. É verdade que em 2 anos GT Sport aumentou drasticamente a quantidade de carros, competições e pistas, mas quem comprou no lançamento (como eu) ficou restrito a uma quantidade limitadíssima de conteúdo offline.

2) Em jogos simcade, detalhes fazem toda a diferença. E esse refinamento do jogo quanto às variações climáticas, dia/noite em tempo real, pista seca em um trecho da pista e molhada em outro trecho, formação dos trilhos com a pista secando, etc.. isso tudo é bastante interessante. Por exemplo, visualmente GT6 é muito similar ao GT5, mas a competição de 24 horas de le mans simulada em tempo real foi uma ótima experiência. Então espero que os detalhes diferenciem o jogo para quem realmente curte um bom simcade.

Outra coisa que espero é o amadurecimento do que começaram no GT Sport como iluminação global, reflexos e sombras em tempo real aprimorados e sobre todos os objetos, desde árvores até a torcida. Esse vídeo da DF (https://www.youtube.com/watch?v=SQ6W4bVqQzk)compara Forza Motorsport 7 com Gran Turismo Sport e mostra com o GT Sport evoluiu bastante do ponto de vista tecnológico, mas também ainda um pouco experimental. Em GT7 espero que essas features estejam bem mais amadurecidas no game.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
8 de Fevereiro de 2022 19:20

Não tiro a sua razão.

A minha indagação é que quem conhece a série desde o início já passou por corridas de exatas 24 horas de duração, podia fazer modificação estrutural em qualquer carro, podia fazer o alinhamento da estrutura, podia trocar o óleo, lavar o carro, fazer tuning, ter ciclo dia/noite e ter variação climática, ir comprar carros usados, vender os carros que ganhou, vender carros para um amigo.

Tudo isso existia antes da geração PS4, em sistemas menos capazes, algo que não dá para justificar do porquê não tem no GT Sport, por isso que digo que a Polyphony é o estúdio mais “perdido” da Playstation Studios. Parece que a Polyphony deixou de ser o estúdio do Gran Turismo para ser o estúdio das TVs Bravia, é só chegar em um expositor ou conferência de tecnologia que vai estar uma versão do GT a exibir algo novo nas TVs Sony.

Por isso que digo que a única novidade foi a formação da trilha seca em um circuito com chuva, o resto foi o TV TV TV do Xbox One em 2013. Cadê um sistema de danos mais realista??

Capaz de muitos ficarem surpresos caso a Polyphony inclua o vapor de calor saindo do asfalto e do capô do carro, entretanto isso já teve no GT3 e GT4, versões do GT para PS2.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
8 de Fevereiro de 2022 19:40

24 horas eu confesso que nunca fiz, mas desde o GT1 eu sempre curti fazer aqueles endurances que duram entre 40 e 60 voltas, e que depois de muito tempo adicionaram algumas corridas lá no GT Sport.

O que você está dizendo vai justamente de encontro com os reviews mais antigos do GT Sport, onde alegavam que mais parecia uma tech-demo do que um jogo, seja pela falta de conteúdo ou até pela descaracterização de diversos aspectos da IP.

Mas essas coisas que se podia fazer no passado tipo lavar carro, trocar óleo, tuning (não sei se limitado ou não) e variação climática em tempo real estão de volta. A variação dia/noite é que não está claro pra mim se será em tempo real ou se será limitada no estilo Gt Sport, ou seja, escolhe uma hora do dia e a corrida toda será daquela forma.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
8 de Fevereiro de 2022 21:10

Os de 24 horas eram no GT4, não corri as 24 horas pq eu alternava para B-spec e aumentava a velocidade do tempo, aí dava para fazer em umas 10 horas

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
8 de Fevereiro de 2022 21:34

Boa dica, valeu. Se não me engano o GT5 também tinha.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
8 de Fevereiro de 2022 22:07

ah sim, lembrei que no inicio não tinha o save ao estilo de game state, aí reclamaram e com razão pq o PS3 fat ligado 24 horas seria uma bomba, pouco tempo depois foi lançada a atualização para GT5

Sparrow81
Sparrow81
8 de Fevereiro de 2022 12:25

Off – Tomara que seja algo inovador mesmo esse projeto de IA da Sony com a Polyphony Digital

https://twitter.com/NextGenPlayer/status/1490859159201644544?t=HptsxZlx08O8Oq0KNFPU8w&s=19

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
8 de Fevereiro de 2022 12:39

Só acredito no dia que ela refinar as punições do lobby do Gt Sport, pois as punições punem mais a vítima do que quem causou a confusão.

Juca
Juca
Responder a  Livio
8 de Fevereiro de 2022 14:08

É pra ser realista, os juízes também prejudicaram o Hamilton! ?

Livio
Livio
Responder a  Juca
8 de Fevereiro de 2022 21:13

Claro!! Pelo visto o Hamilton não jogou a sua própria DLC no GT Sport, senão já teria se conformado com a final da F1!! 😛

**E eu torço para o Hamilton na F1

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Fevereiro de 2022 17:38

A microsoft veio a publico dizer que as franquias da Activision-Blizzard continuaram sendo mult mesmo depois da compra.
Pra mim só estão com medo da compra ser anulada.

https://blogs.microsoft.com/on-the-issues/2022/02/09/open-app-store-principles-activision-blizzard/

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Andrio
9 de Fevereiro de 2022 21:21

Acabou de não dar certo a compra da ARM pra NVidia. Coincidência a Microsoft vir a público bem agora reafirmar isso, né? Quem deve tá tranquila é a Activision, pois se a compra não rolar eles ainda recebe 3BI da Microsoft.

Andrio
Andrio
Responder a  Sparrow81
9 de Fevereiro de 2022 23:37

Sim, exatamente isso que pensei. Os caras tão querendo de toda forma que a compra passe. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos…

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
10 de Fevereiro de 2022 15:55

Ela quer COD até no Switch, porquê será?

Deto
Deto
Responder a  Andrio
10 de Fevereiro de 2022 2:49

Exatamente o que eu pensei.

Primeiro se vitimizaram dizendo que são coitadinhos lanterna… Agora tão pagando de bonzinhos

Last edited 2 anos atrás by Deto
Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
10 de Fevereiro de 2022 12:50

Pelo visto essa IA é bem promissora, tá dando baile nos campeões do GT!!!

https://youtu.be/dxmIAy9ShZg

No grupo que participo o pessoal tá dizendo que se for 50% do que está sendo vistos nos vídeos (tem um com o Igor Fraga) já está de bom tamanho!!!

Last edited 2 anos atrás by Livio
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Fevereiro de 2022 13:21

Parece que sim. a IA do Gt é um dos pontos de reclamações nos últimos anos. Gt Sport até melhorou no fato de eliminar a fila indiana mas mesmo assim tem corrida que é fácil, por exemplo tem um campeonato que usa carros N1000(Veyron, La Ferrari) e eu com um N400(Porsche 911 stock) consigo vencer e colocar 10 segundos de diferença.

E ainda vou testar com um carro N300, pq se eu conseguir ganhar o XP do jogo vai ser maior devido o carro que estou utilizando.

Segundo o grupo que participo essa IA estaria no GT7 em julho

Last edited 2 anos atrás by Livio
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Fevereiro de 2022 13:50

espere sair, ninguém sabe se a IA virá naquele nível, até porque no início do State of Play o Kaz falou que GT7 tb foi feito para iniciantes. Qual iniciante vai gostar de pegar um jogo cuja IA seja imbatível?

Essa IA pode até ser um mero desafio do jogo ou então ser ajustável manualmente ou a depender das habilidades do jogador. Ela pode estar absurda porque está contra os últimos campeões.

Eu pelo menos espero uma IA que me incomode, mas que ela não seja perfeita e que possa cometer erros

Last edited 2 anos atrás by Livio
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Fevereiro de 2022 15:58

Pois tem que vir correr conosco pois tem gente de controle a dar baile em gente com volante.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Fevereiro de 2022 14:14

Fora que, o jogo será lançado em março, no grupo que participo falaram da IA em junho/julho, logo provavelmente não será a IA do jogo

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Fevereiro de 2022 22:16
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
10 de Fevereiro de 2022 13:17

O mais interessante disso tudo é que dá pra implementar em outros jogos. Deve melhorar muito a “vida” de npcs burros que estamos acostumados em alguns jogos.

Juca
Juca
8 de Fevereiro de 2022 14:13

Eu não sou um chato dos 60 fps e percebo todas as vantagens do modo, e idealmente todos deveriam ser pelo menos a 60, porém, não vejo motivo para qualquer irritação dos mais radicais se é um modo opcional.
A depender da diferença visual e de naturalidade (provavelmente terá algum blur) será o meu modo de escolha apesar de perder milisegundos no tempo de resposta, ao menos em modo campanha.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
8 de Fevereiro de 2022 16:57

Mas já disseram que o modo ray tracing é bloqueado a 30 fps?
Pode correr em framerate desbloqueado e andar a saltar entre os 35-50. Se a Sony entretanto ativar o VRR no firmware da PS5 (há rumores que vai ser na próxima versão), pode ser uma opção interessante.

Como não tenho TV HDMI 2.1, a escolha é fácil para mim: 60 fps sem ray tracing.

Last edited 2 anos atrás by Fernando Cardoso
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Fevereiro de 2022 19:02

Imagino que ele acredite que o VRR está associado ao HDMI 2.1.
De qualquer forma HDMI 2.1 só é relevante relevante de for se usar acima de 4k e 60fps juntos, ou se inventem alguma coisa que a banda já não suporte, como 480fps.
O suporte ao VRR só depende do suporte da tela e do equipamento que envia a informação. E teoricamente é possível com qualquer cabo, desde que a banda do cabo suporte a quantidade das informações.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Fevereiro de 2022 10:21

A especificação foi fechada no HDMI 2.1, mas alguns fabricantes decidiram antecipar e incluir no HDMI 2.0b.

https://www.hdmi.org/spec21sub/variablerefreshrate

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Fevereiro de 2022 10:05

Diretamente não tem nada a ver.
O GT7 com ray tracing não vai correr a 60 fps fixos, mas também ainda não vi nada a dizer que vai ser a 30 fps fixos.
Caso corra em ray tracing com frame rate desbloqueado, ou até a 40 fps fixos (como fizeram no Ratchet), pode ser uma opção interessante para quem tem TV’s com VRR (para uma boa experiência em frame rate desbloqueado) ou 120HZ (para uma boa experiência com 40 fps fixos).
Mas para isto a Sony tem de ativar o VRR na PS5.

Last edited 2 anos atrás by Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Fevereiro de 2022 11:27

Isso é horrível, além de introduzir tempo adicional de processamento da imagem na TV (e aumentar o input lag).
Também quando ativas o modo de jogo na TV, essas funcionalidades de motion compensation ficam desativadas (e ainda bem).

Cherokee Bill
Cherokee Bill
8 de Fevereiro de 2022 18:00

A palavra que eu tenho pra descrever esse GT7, depois de ver sua gameplay, é inticlimático, foi como se eu estivesse vendo um jogo que ainda precisa de bem mais polimento gráfico, igual Halo Infinite.

Tomara que adiem isso, e joguem mais um ano de desenvolvimento nisso. Não vai ser fácil a luta que vão travar com o novo Forza Motorsport, que virá com uma engine totalmente nova, pra quem não sabe o Horizon 5 foi feito em uma engina já antiga, e já provou suas capacidades, a Polyphony não tem espaço pra erro aí.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Fevereiro de 2022 18:51

Não achei isso tudo dos gráficos. Tá graficamente bom, não “excepcional” ou “de primeira”. Tá por exemplo bem atrás do Horizon 5 (e olha que este nem usa Ray Tracing).
Nota 6.8 nos gráficos.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Fevereiro de 2022 0:37

Discordo, acho forza 6 melhor que Gt sport em gráficos, em gameplay idem, em som então é 10-0, mas não é dificil uma vez que o som dos carros de gt sport é ridículo.

Há muito que GT deixou de ser uma referência.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Eraser
9 de Fevereiro de 2022 1:42

Essa diferença que você coloca eu vejo entre Forza Motorsport 4 (2011) vs Gran Turismo 6 (2013). Forza 4 era consideravelmente superior em gráficos, som. Segue um vídeo de exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=kiy8WJsepmc

GT Sport do ponto de vista técnico evoluiu muito em relação à GT6, e é totalmente comparável com Forza Motorsport 7 como foi avaliado pela Digital Foundry: https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2017-gran-turismo-sport-vs-forza-motorsport-comparacao

Muita gente acredita que Gran Turismo Sport é um jogo fraco tecnicamente por causa da nota 75 no metacritic. O que fez o jogo receber essa nota foi a sua falta de conteúdo no lançamento. Chegou a ser chamado de tech-demo, ou seja, muito bom do aspecto técnico, mas péssimo do ponto de vista de conteúdo. Isso para não dizer do tanto de gente que opina sem nem sequer ter jogado o referido game (não estou dizendo que é o teu caso).

Se for para escolher apenas 1, eu fico com o Forza Motorsport 7, por ser muito mais completo e encorpado como jogo de corrida simcade. Um jogo de 2017 que a meu ver ainda é o melhor simcade até o presente momento. Mas tecnicamente está bastante equilibrado com Gran Turismo Sport. Isso é a própria Digital Foundry que mostra no link acima.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Carlos Eduardo
9 de Fevereiro de 2022 18:23

Como Simcade prefiro o GT muito mais completo e fisica muito mais realista. A vista do Cockpit é sublime.

Logo depois prefiro Project Cars 2 (de lembrar que a “pista viva” já existia no PC2),muito mas muito mais completo a nivel de simulação que Forza Motorsport e em alguns aspetos até que GT. (embora depois falhe noutras situações)

Agora se o fator for divertimento vou preferir o Forza seja qual for.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Alexandre Oliveira
9 de Fevereiro de 2022 18:37

Eu tenho dúvidas se Project Cars 2 realmente deve ser classificado como simcade, ou se já extrapolou um pouco essa barreira e está mais para simulador mesmo, assim como o Project Cars 1.

Project Cars 3 vejo mais claramente como um “soft” simcade. Perdeu alguns aspectos de simulação dos games anteriores, e ficou um jogo bem estilo Forza Motorsport.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Fevereiro de 2022 1:39

Essa Gif tá muito linda!

Andrio
Andrio
Responder a  Cherokee Bill
8 de Fevereiro de 2022 20:56

Rapaz não é bem assim não…
Esse perfil fez algumas comparações in game entre forza 5 e GT e não são tão diferentes assim não…

https://twitter.com/emula86/status/1490281518291369986?s=20&t=s3CNNN5qslYqZHxCZFT-gg

Livio
Livio
Responder a  Cherokee Bill
8 de Fevereiro de 2022 18:55

é esperar para ver pois na comparação do Gt Sport com Forza 7 o GT Sport possuía carros mais detalhados, fora um ponto que você esqueceu, GT7 é crossgen, Forza “8” next gen, logo o Forza vai ter que mostrar serviço.

Juca
Juca
Responder a  Cherokee Bill
8 de Fevereiro de 2022 19:05

Engraçado, eu achei tudo muito bonito, o que ainda depende de avaliação pra mim é a trilha sonora, e das pistas, pois gostaria de alguma novidade.
Mas são gostos.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Cherokee Bill
8 de Fevereiro de 2022 19:23

Concordo que os trailers tiveram algumas falhas graves de imagens. Por exemplo, essa imagem horrível abaixo de PS2 da pista High Speed Ring, que virou meme em todos os lugares. Mesmo que ali fosse algo mais relacionado ao menu do jogo, de fato parecia horrível, causava uma má impressão.

comment image

Mas convenhamos, muita gente pega essas imagens isoladas e julgam o jogo como um todo ignorando que vimos trechos de gameplay muito bonitos. Por exemplo, a pista Deep Forest na minha opinião parece ótima: https://www.youtube.com/watch?v=KsvYQd-axrw . Nesse vídeo da Deep Forest eu não estou vendo um gráfico revolucionário, mas com certeza digno de cross-gen, e razoavelmente superior ao do GT Sport.

Outro erro que tenho visto é essa expectativa das pessoas em alinhar Forza Horizon 5 com Gran Turismo 7. São propostas diferentes. Por exemplo, veja que muita gente cobra gameplay do Gran Turismo 7 com câmera externa. Essa cobrança vem do hábito de jogarem games arcade com câmera externa, muitos nem sequer conseguiram diferenciar os replays dos gameplays com câmera interna mostrados no State of Play. Eu sei que Forza Horizon 5 obviamente tem câmera interna, só que o principal glamour do jogo está justamente em apreciar e explorar os belos cenários que ele oferece. Já simcades como Gran Turismo, F1, Forza Motorsport, Project Cars, o glamour está na perícia de direção, ou seja, extrair a melhor performance possível na pista com a configuração de automóvel que você tem. Pra se ter uma idéia, desde o Grand Prix 2 lá nos anos 90, eu nunca joguei F1 com câmera externa, é sempre ali no volante com o máximo de detalhes da pista para extrair o melhor em cada curva.

Só para constar, eu também sou a favor de mostrar gameplay com a câmera externa. É só uma questão de que por estar habituado a jogar simcades com câmera interna, eu consigo ver a gameplay sem me incomodar tanto com isso.

Outro ponto, os cenários de Forza Horizon 5 com certeza serão superiores aos de qualquer simcade da geração PS4 porque tais cenários são explorados, fazem parte do mapa, tem LODs para eles. Quando você joga um simcade como Forza Motorsport 7 ou Gran Turismo Sport, as árvores e a torcida são representadas por pouquíssimos objetos 3d, na verdade em muitos casos até elementos 2D (https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2017-gran-turismo-sport-vs-forza-motorsport-comparacao). O motivo é porque são o entorno da pista, lugares que você não “explora” com seu carro. Então todo o foco dos detalhes ficam mais no carro e na pista, que tem texturas cada vez melhores nos simcades, com ranhuras, deformações, etc..

A minha expectativa é que o Forza Motorsport 8 next-gen consiga subir o nível em todos esses aspectos, ou seja, cenários razoavelmente mais bonitos do que vimos na geração PS4, excelentes efeitos de sombras, reflexos, iluminação, oclusão de ambiente, etc. talvez algumas simulações mais interessantes, uma física mais aprimorada, pistas e carros com texturas ainda melhores. Mas GT7 para um cross-gen me parece tecnicamente bem decente, e tem inclusive grandes chances de ser o simcade definitivo da geração PS4. Mas o Forza Motorsport 8 tem tudo para ser o simcade que abrirá as portas da nova geração. Vamos ver.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
9 de Fevereiro de 2022 16:37

A Sony revela o Gran Turismo Sophy, uma IA de corrida ‘sobre-humana’ ‘descoberta’ desenvolvida entre a IA da Sony, PlayStation e Polyphony, a ser implementada no futuro.

Diz-se que a IA é a primeira a superar os ‘melhores jogadores’ do mundo no Gran Turismo.

Link: https://www.ai.sony/articles/sonyai009/

Marcio
Marcio
Responder a  Carlos Eduardo
9 de Fevereiro de 2022 23:07

Interessante Carlos, tomara que seja aplicado não somente em gran turismo, como em varios jogos da Sony, como um TPS, ou FPS, um das coisas que mais me desanimava na geraçao passada era a burrice artificial, que em alguns jogos chegavam a ser ridiculas..

error: Conteúdo protegido