Gran Turismo levantou a questão do DRM… que na realidade existe em muitos mais sítios. Especialmente fora da Playstation.

As queixas de que Gran Turismo 7 requer internet para funcionar foram muitas. E despoletaram uma outra discussão… que revelou que: 95% dos jogos vendidos em disco na Xbox, requerem internet para funcionar.

As queixas sobre o DRM de Gran Turismo 7 são claramente lógicas e justificadas. Obrigar as pessoas a gravar online e a terem internet para poderem jogar um jogo single player não faz sentido.

A questão é que nas discussões, um conhecido fan daXbox, Tom Warren, meteu-se ao barulho, referindo:

GT7 chama a atenção para um problema emergente nos jogos modernos. Comprar uma versão em disco não quer dizer nada para muitos jogos pois ele requerem que se esteja conetado. Muitos jogos de jogador único da Xbox fazem isso. A Sony gozou com A Microsoft por fazerem isso, mas ambos fazem isso agora.

Apesar de Tom estar correcto, pois existem jogos em ambas as consolas que exigem forçosamente internet, a sua frase esconde parte da realidade, pelo que a situação levou a uma resposta de correção:



Isso é incorreto, 90% dos jogos Playstation NÂO REQUEREM qualquer forma de internet para serem jogados, um requerimento que afecta quase todos os lançamentos comerciais. Testamos quase todos os lançamentos comerciais, e na Xbox 95% dos jogos requerem a internet para funcionarem do disco.

Basicamente o DRM de GT 7 e outros jogos em ambas as consolas que requerem internet para funcionar é vergonhoso, mas a discussão mostra que se isso é verdade, a situação global da Xbox acaba por ser bem pior. Apesar de a questão da Xbox ter solução (ver nota final), a maior parte dos utilizadores nem tem consciência disto, até o dia em que faltar a internet ou o servidor falhar!

Note-se que a Xbox One ainda possui por resolver o problema da bateria interna, que uma vez descarregada impedirá o uso da consola no dia em que se deixar de poder ligar aos servidores.

NOTA: Apesar do exposto, a situação da Xbox é apenas problemática com os parâmetros de fábrica. Caso a consola seja colocada como Home Console, os requisitos online desaparecem. No entanto tal não só não resolve a questão em todos os jogos, como nem sequer é um passo que todos os utilizadores façam ou um parâmetro que venha por defeito. Será de notar que para mudar o modo na consola para esse modo, ela tem de estar online.



29 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
27 de Março de 2022 8:12

Malvado Gran Turismo Sport Hd Remaster, alto lá MAS na casa do vizinho é muito pior, 95%, gtshdr volta, estas perdoado.
O don matrick podia ser um imbecil mas uma coisa ele tinha razão quando sugeriu que a Microsoft tinha um produto para quem não tinha online a x360, eu desde 2007 que não ligo uma consola sem ela estar conectada falamos em 15 anos e a xbox permite jogar em modo offline a questão é estamos em 2022 muitos jogos foram desenhados para ser online e ponto final, quando desligarem os servers perdem o jogo, mas isso é como tudo na vida, não é o ideal mas tudo tem um tempo desde um jogo, aparelho, carro, consola etc. Querem inovação, progresso na vida mas depois querem também se agarrar ao passado, eu já o disse aqui isto e volto a repetir eu também gostava de ir a Blockbuster alugar o filmezinho mas os tempos mudam e seguimos em frente é a vida.
Eu compreendo para quem seja colecionador o facto de os jogos não virem completos, muitos nem funcionam sem um servidor, outros nem em caixa física saem, mas esses tempos já lá vão devem dar se por contentes por continuar haver a possibilidade de jogar em modo off e existir o físico mas também isso vai acabar.
E depois a questão da internet, em países minimamente civilizados e livres quem não tem acesso a internet? E agora o óbvio, não existe uma única pessoa no planeta que visite a pcmanias sem internet.. querem que a malta da coreia do norte consiga jogar ao titanfall ? Epah não pode, que jogue ao super Mario que já não é mau.

Juca
Juca
Responder a  Rui
27 de Março de 2022 12:18

A questão não é ser desenhado para ser online, é ser obrigatório online sem necessidade, são situações diferentes. Qualquer gamer sabe que pra jogar online é preciso ter conexão. O problema é quando não funciona direito, pois como se mostrou, gera transtorno.

Mas todos sabemos que não há comunidade mais satisfeita que a de Xbox com DRMs e sempre online, pena que não concordaram com isso na época do lançamento do xbox one, no fim, só perderam a implementação do “poder da nuvem”. Só não entendo o porque de agora, com 22 milhões de assinantes do Gamepass, que é sempre online, a MS não implementa tal “poder”, plano que antes não se concretizou porque requeria o sempre online.

No fim, ninguém liga se é online ou não, a menos que algo dê errado. Infelizmente como deu em GT7.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Março de 2022 12:51

É o princípio do “de graça, até injeção na testa”, que é um dito popular por aqui que reflete a ignorância das pessoas em tirar proveito, como se de graça, até coisa ruim se aceitasse!!!
Mário, não sei se já falei isso por aqui, mas tenho um amigo que diz “o experimento humana na Terra deu errado!”, e quase sempre, acredito que ele tem razão! 🙂

Last edited 2 anos atrás by Juca
Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Rui
27 de Março de 2022 13:01

A sua resposta me leva a perceber a adesão cada vez maior a extremas esquerdas e direitas.
As pessoas chegaram a um ponto onde são meros carneiros e vão com as tendências e com o que lhes dão, esquecendo que são elas quem detém o poder e que só precisam de se unir para o exercer.
Mas como ninguém tem coragem para defender os seus direitos ou ser reivindicativo, vai que quando ela ouve alguém a dizer algo contra o que apelidam de sistema, e que não é mais do que o fruto de uma sociedade dormente e incapaz de ser reivindicativa e ativa, esperam que sejam os outros a resolver os seus problemas.
Sua mensagem é de um comodismo e deixa andar chocante, ignorando que o futuro pode ser o que os utilizadores quiserem e não o que lhes for impingido, pois quem tem o poder são eles uma vez que as empresas só sobrevivem se o utilizador lhes abrirer a carteira.
Mas lá está, para se queixar do GT as pessoas se unem e reivindicam, para coisas mais relevantes se deixam atrair pelo mel e caem na armadilha como moscas.
Também me choca que você fale do topo do poleiro pois podia ter nascido numa favela ou numa família sem posses. Ou pior num país de terceiro mundo e menos desenvolvido. Aí talvez vocês falasse da igualdade para todos de outra forma.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
27 de Março de 2022 10:47

Esse jogo levou foi o grinding a outro nível. As notas que ele tomou no metacritic e na própria comunidade PS foi lindo de se ver, assim como o recuo da ganância que tomaram propositalmente ali. Pensaram eles, vamos fazer isso que não vai dar nada.

Arranharam o moral da franquia com isso, podem ter certeza.
Lição que espero que a Turn 10 e Playground vejam de perto, pra não repetir.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Março de 2022 12:54

A reação da comunidade foi perfeita. Se não colocam muita pressão. O recuo nunca teria acontecido. Ia ficar daquele jeito. Acredite.

Andrio
Andrio
27 de Março de 2022 11:37

Quando os servidores do gt7 ficaram fora o tom mentirinha passou o dia todo falando sobre.
Inclusive nesse lance que ele foi tirar sarro sobre drm ele postou algo e apagou depois de ser desmentindo.

Não ter o que jogar na caixa da nisso, passa o dia todo falando da concorrente xD

Obs: crítica sobre DRM eu acho válida.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
27 de Março de 2022 12:45

A comunidade está altamente tóxica, tudo parece ainda ter piorado muito após o Gamepass, algo que é até incompreensível, já que eles alegam ter muitos jogos pra jogar, só que parecem não jogar nenhum pelo tempo livre que aparentemente têm.

Eurogamer.pt está tomada, sites brasileiros não há mais nenhum onde se possa levar um papo sobre jogos sem haver um haterismo ignorante propagador de desconhecimento. Não sei se isso é reflexo do Brasil de hoje ou gente sendo paga pra propagar difamações ou propagandear o “melhor produto”. Só sei que nunca devemos menosprezar a ignorância intrínseca dessas criaturas também.

Last edited 2 anos atrás by Juca
andrio
andrio
Responder a  Juca
27 de Março de 2022 13:10

Era pós gamepass ta complicado mesmo. Com o rumor da sony mostrar o seu serviço ja semana que vem, algumas pessoas entendem que para a sony seria complicado lançar seus jogos dayone no serviço. Pronto, um monte de caixistas estão dizendo que não entendem como as pessoas estão defendendo a sony kkkkkkkk
Os malucos estão forçando uma narrativa que não existe. Várias empresas não lançam seus jogos dayone no gamepasss mas a errada é a sony e o user que entende o pq dela n lançar xD

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
27 de Março de 2022 14:07

Sim.

É incrível como algumas pessoas passaram a enxergar games como uma religião ao invés de um simples hobby, e a internet meio que amplificou tudo isso, já que hoje em dia é muito mais fácil cada um encontrar sua respectiva “tribo”. A distância virtual é mínima se comparada com a distância física.

Eu não sou contra “zoeira de consolas” (até porque fazemos isso desde os tempos de Mega vs Snes haha). Mas sou absolutamente contra fanatismo. E isso tem uma diferença crucial, que é até fácil de se explicar.

Por exemplo, imagina que uma determinada pessoa seja extremamente fã de Racing Games, desde os tempos de Enduro, Top Gear, Lotus, Out Run, Grand Prix, etc.. daqueles que é tão fã que se diverte muito com Horizon Chase sem se importar com gráficos datados. No PC temos simuladores formidáveis, de rFactor, iRacing. Tem até o Automobilista com várias pistas brasileiras. No Xbox temos o Forza que é uma IP de altíssimo nível, entregando jogos de corrida completos, seja Motorsport quanto Horizon. Na Nintendo temos Mario Kart que dispensa apresentações, uma das IPs mais divertidas já feitas. E no Playstation temos Gran Turismo com mecânicas bastante interessantes e desafiadoras, e Driveclub que tem alguns dos melhores efeitos do gênero.

Se esse cara que se diz super fã de Racing Games deixar de jogar os games de uma determinada plataforma apenas por questão de haterismo, então já estamos diante de fanatismo. Pode não gostar porque JOGOU primeiro e realmente não aprovou o jogo. Pode não ter jogado por questão de dinheiro (ninguém é obrigado a ter tudo.. custa caro). Mas se a aprovação de uma pessoa sobre determinado jogo está dependendo da marca de videogame ao qual o game está inserido, infelizmente já é um servo do fanatismo.

Uma das consequências disso é que a pessoa nunca tem paz, porque ela sempre carrega os prós e contras do que ela advoga. E isso é engraçado porque é tão recorrente em diversas áreas. Por exemplo, imagina que nesse instante eu entre no grupo de whatsapp da família, e escreva que neste ano irei votar no candidato A para presidência. Na cabeça de um fanático, eu automaticamente passo a ser diretamente responsável por todas as coisas ruins desse candidato. Ou seja, eu automaticamente serei obrigado a explicar (como dizem, controlar o dano) por que tal candidato roubou um pirulito do seu coleguinha de sala aos 5 anos de idade.

Cada um de nós temos tantos problemas para resolver na vida pessoal. Entrar nessa guerra de fanatismo é burrice, é só procurar sarna pra se coçar. Se amanhã a Sony anunciar que seus exclusivos custarão 200 euros cada, é ela quem precisa se explicar, e não eu. Se o time de futebol que eu torço está há 20 anos sem levantar uma taça, é o clube quem precisa se explicar, e não eu (até porque o consumidor está na posição de cobrar, e não de explicar). Por isso que não aceito esse tipo de rótulo tampouco discussão. Cada um que responda por si.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Andrio
27 de Março de 2022 14:51

esse tom warrior é pior que o xbox milgrau.

xbox milgrau falava groselha no twitter e bloqueava quem respondia ele, mas é o “xbox milgrau”

eu fui no twitter e postei os prints depois de sair um monte de testes do PS5, dele arrotando “PS5 9TF” “serie S vai fazer mais FPS que o PS5” antes do lançamento dos consoles… e o lixo me bloqueou.

tudo isso é desespero, pq antes eles podiam ficar igual um papagaio repetindo “Forza melhor que Granturismo” e agora estão com isso ameaçado, a unica fagulha de uma possível realidade, eles estão perdendo.

alias, o Diretor lá da Playground saiu.

https://adrenaline.com.br/noticias/v/72879/forza-diretor-e-cofundador-da-playground-games-gavin-raeburn-deixa-estudio

provável que seja o mesmo de sempre, toda vez que aparece uma noticia negativa da MS aparece os “fanboys profissionais” da MS falando alguma coisa da Sony.

a calhar que teve os problemas do Granturismo, mas eles fizeram um chilique com isso, tinha lunático do xbox a 15 dias o dia todo postando coisa do GT.

tudo isso para abafar a Playground cheia de problemas, com co fundador saindo da empresa.

primeiro foi o Fable cagado, ai liberaram um “vazamento” dos problemas da Playground, com PR onde 90% do vazamento era elogiando a playground.

agora o co fundador sai

enquanto isso tom warren passa 15 dias falando de granturismo.

MS se preocupa muito com “narrativa” na internet, pq se começam a falar muito mal do xbox na internet, os acionistas vão querer saber quando lucro o xbox tá dando

foi igual em 2014, o Nadella queria fechar o xbox não por causa do prejuizo, e sim pq “estão falando muito mal da gente na internet” que virou “os acionistas não estão gostando”

Quer quebrar o xbox? só fazer ele ficar sendo criticado na internet sem parar por 6 meses.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
27 de Março de 2022 12:00

O problema maior de GT é utilizar a internet “sempre”, ao contrário de outros DRMs onde você autentica conteúdos pela internet e ele funciona off por um tempo, o tipo usado no Gran Turismo é o dos mais toscos, pois praticamente você não pode jogar as provas off-line sem conexão.

Também cito algo interessante que constatei, durante os problemas da versão 1.08 joguei off-line o que permitiram (trail e modo música) e conquistei algumas coisas que não foram salvas quando o game voltou ao normal, como se tudo que eu fiz em off não tivesse sido feito.
Ao contrário de muitos, eu não sou um radical contra DRM, pois acho que os criadores precisam defender seus produtos e zelar pela justa competição, inclusive dentro do próprio jogo, evitando trapaças que buscam vandalizar a diversão alheia. Agora, isso precisa ser feito de modo inteligente, sem irritar clientes e sem usar demasiados recursos de processamento.

Não é possível que um jogo fique quase tão imprestável sem internet se tem tanto conteúdo que poderia ser explorado off-line, se o DRM precisa existir, que seja inteligente.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Março de 2022 12:53

É o tipo mais burro de DRM, junto ao da Denuvo que come imenso poder de processamento.

Deto
Deto
Responder a  Juca
27 de Março de 2022 22:26

No PS4 da para fazer backup do Save no pendrive e usar hacks para alterar o Save, ainda mais que o PS4 já tem desbloqueio.

No PS5 o save só tem backup na Plus e o console não tem desbloqueio

Ou seja, sempre on line só existe no GT7 por ser Crossgen ou por incompetência

Tá aí o que prejudicou de verdade Crossgen, GT7 tem sempre on line por causa do PS4.

Tiohildo
Tiohildo
27 de Março de 2022 15:34

Salvo engano, pelo que eu pesquisei, Xbox one e series s/x não tem cmos battery. Então eles não esse problema de bateria, o que não quer dizer que não poderão ter problemas de autenticação para rodar mídias quando não for possível verificar no servidor.
O canal do YouTube hikikomori media fez um vídeo bem detalhado com todos os cenários de como o Xbox one e Series se comporta quando não tem conexão com servidores da MS. Também detalhou os tipos de discos físicos de jogos da família Xbox.

Ps : aparentemente o Does It play parou de fazer uma lista de jogos do Xbox, eles estavam recebendo muitas ameaças e ódio de alguns membros da comunidade Xbox. Agora só tem na lista dele (como o jogo se comporta offline) os jogos de switch, PS4 e PS5. Edit: ainda tem alguns jogos de Xbox na lista. Acho q vão parar de colocar, segundo o vídeo do hikikoromi.

Last edited 2 anos atrás by Tiohildo
Gervas69
Gervas69
27 de Março de 2022 16:49

Acho que o DRM deixou de ser assunto porque os jogos deixaram de ser vendidos completos, é raro o jogo que não tenha uma actualização ou Patch nos dias que procedem o lançamento e não deve demorar muito em que a caixa só trás o código lá dentro.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
27 de Março de 2022 21:43

Mario, tenho uma dúvida em relação a evolução tecnológica. Agora com o passar dos anos teremos grande evolução no mercado de pc com placas de vídeo ultrapassando os 60 teraflops, isso já em2022. Será que o ps5 usando como exemplo foi bem planejado para rodar bem os jogos e tecnologias que virão a frente ? Pelo menos até o fim do seu ciclo. O que acha na sua opinião e visão?

Vitor Hugo
Vitor Hugo
27 de Março de 2022 21:48

Mario acha que o ps5 aguenta bem essa geração mesmo com a evolução grande que o PC terá chegando acima dos 60 teraflops facilmente? Acredita na necessidade de um ps5 pro, o que pensa sobre ?

Deto
Deto
Responder a  Vitor Hugo
27 de Março de 2022 22:29

Enquando o PC médio do Steam for metade de um PS5, com certeza tá de boa

Quando o PC médio do Steam for igual o PS5, ainda vai estar tranquilo

Quando o PC médio do Steam estiver uns 50% mais forte que o PS5, aí sim é podem começar os problemas… Ou nem assim.

Pq com certeza uma placa de Vídeo de 60TF por 2 mil dólares não vai mudar nada

Last edited 2 anos atrás by Deto
Eraser
Eraser
Responder a  Vitor Hugo
28 de Março de 2022 7:54

A resposta á tua pergunta existe na história.
A ps5 vai aguentar-se como a ps1, ps2, ps3 e ps4 se aguentaram.
Se existe necessidade de uma ps5 pro? Não, mas vai haver quem a queira e provavelmente irá existir.

Hiago
Hiago
28 de Março de 2022 20:16

Jogos que utilizem licenças de marcas, como o gênero de corrida ou então os que contenham muitas músicas, não deveriam de maneira alguma possuir DRM (de preferência que tenham copias físicas para todas as plataformas) porque para mim entra no maior problema que acontece nesse tipo de jogo, é quando acaba os contratos de licença das marcas e você não terá mais a possibilidade de ter acesso a essa mídia de maneira oficial.

Só para destacar, entrei na PSN esses dias para procurando a temporada da F1 2016 (gosto muito dessa temporada e não tinha o jogo) então para minha surpresa a EA agora que comprou a codemasters retirou todos os jogos de F1 anteriores a 2020 da PSn (não sei dizer se aconteceu o mesmo na Steam e Live).

Last edited 2 anos atrás by Hiago
error: Conteúdo protegido