Há relatos de que as portas USB da PlayStation 5 derreteram durante o EVO 2023

No entanto as causas do problema não foram determinadas, o derreter não foi confirmado, e o aquecimento da consola pode não ser a causa.

Quando li a notícia de que vários controladores USB derreteram quando ligados nas portas traseiras da PS5 durante o EVO 2023, resolvi tentar chegar à fonte da notícia.

Não que duvidasse verdadeiramente dela, afinal não só não é muito comum as portas USB traseiras da PS5 serem usadas, como muito menos o é de forma tão intensa. E mais ainda, dado que a PS5 não aceita qualquer controlador, com dongles de compatibilidade, se calhar alguns deles não oficiais, metidos pelo meio, poderia efetivamente haver ali algum tipo de problema.

Mas a ideia por detrás da pesquisa da fonte foi o perceber mais do que se passava. Isto apesar de saber que na EVO há centenas de máquinas ligadas lado a lado, e com controladores sempre a ligar e a desligar, talvez mais do que em outros torneios, o que cria um desgaste bem superior ao norma, o facto é que esta não é a primeira vez que a PS5 é usada em torneios, sem que tivessem existido relatos semelhantes. E aqui, segundo relatos, o ambiente interior era na ordem dos 22 graus devido ao ares condicionados, apesar de a a temperatura exterior nesse dia ter chegado aos 43 graus, o que remove a temperatura ambiente anormal da equação.

A realidade é que quanto mais ia lendo, mais confuso ficava, tendo especulado várias hipóteses para o assunto, desde FUD, a mau uso. Mas vou contar a coisa de forma cronológica para que percebam o que me passava pela cabeça.



A fonte original da notícia, segundo vários websites é o Kotaku, e a notícia era baseada em eventos considerados como reais.

Eis a notícia na íntegra aqui.

O que me chamou a atenção na notícia, apesar de não a tomar como falsa, foi que o repórter da Kotaku não assistiu à situação, e a notícia, quer a publicada aqui, quer em outros locais, são todas elas baseadas apenas em testemunhos vindos do Twitter (agora X) e do Reddit.

Vou colocar aqui os relatos presentes na notícia.

Apesar de na notícia a ordem dos tweets estar trocada, o primeiro, cronologicamente, a ser postado foi este:



E vamos analisar este primeiro.

E olhando para as respostas dadas, encontra-se a seguinte, bastante curiosa.

Ora bem, eu não sei quem mente… Mas aparentemente o post pode ser falso, o que indicia aqui logo uma vontade se tornar a coisa algo maior do que poderá realmente ter sido. A realidade é que há um post com uma foto, e  há um outro utilizador que posta a mesma foto, mas com outra origem, postada por outro utilizador em outra situação. Esta é uma situação que certamente dá o que pensar!

Daí que, perante este post, há indícios fortes de que o relato inicial poderá ser falso. E isso levantou-me logo questões sobre a vontade de FUD sobre o assunto!



Ora por ordem cronológica dos relatos, há logo um utilizador que comenta, seguido de outra pessoa, que reporta uma situação equivalente.

Como vemos, o utilizador SabreAZ comenta sobre o assunto e usa como referencia para o que refere o post, aparentemente falso, do primeiro utilizador. Daí que, a ser falso o primeiro post, este senhor não viu a situação, mas apoia-se nela. Aliás nem é sabido se este senhor esteve no local, ou se apenas fala por falar, e ainda por cima baseado num post que poderá ser falso. Logo, este post não nos merece qualquer credibilidade, até porque o Twitter de SabreAZ, não possui qualquer referencia ao torneio, ou imagem de presença no mesmo.

A tentativa de FUD não fica assim desfeita… E este segundo tweet parece aumentar as suspeitas sobre a sua possível existência.

É aqui que aparece uma pessoa supostamente mais credível, o Senhor Eduardo Cuervo. E ele mostra uma ficha USB com a parte azul que se encontra na consola, dentro do cabo, que alega ter resultado do derretimento da porta USB de uma PS5.



E este testemunho parece sólido…

Apesar de desconhecer qual o interesse do primeiro utilizador em usar uma foto que não era sua, e de um corroborar de um facto que aparentemente não viu, pela queixa deste segundo utilizador, a hipótese de FUD fica assim rebatida.

E sendo assim, algo efetivamente aconteceu. Mas e se tal é o caso,  o que há então de diferente neste torneio que o distingue dos outros, dado que estes relatos nunca se ouviram antes?

Bem, este é um torneio de jogos de luta, e a maior parte dos participantes usam controladores que fazem lembrar os antigos comandos de máquinas de arcada.  Isso implica que houvesse uma quantidade enorme de controladores personalizados e não oficiais, e que são incompatíveis com a PS5, pelo que um adaptador “Wingman” era usado. E não está excluída a hipótese este adaptador possa ter causado algum aquecimento adicional nas portas USB, isto apesar que só isso não explica tudo pois o ABS só derrete aos 80 graus, e um controlador, mesmo com adaptador, não tem porque levar uma porta a estas temperaturas.

Haveria aqui algo mais.



Sem ser uma explicação para o assunto, há um outro relato que não podemos deixar de referir… pois é outro caso que nos mostra uma prática pouco comum que pode porém ser comum nestes torneios, que pode estar relacionada com o problema, bem e uma foto que deixa algumas dúvidas sobre os controladores usados. E esse vem do Reddit e encontra-se aqui.

Cito-o:

Yup.

After my SF6 set, my opponent courteously took out my cord for me and out came with it the PS5 USB receiver.

Broke my Junkfood cable right then and there!

Didn’t find out until I had my first match for Granblue Rising, and feeling like an idiot that I couldn’t plug in my cable to the PS5. Lo’ and behold, the guy took who yanked it out earlier also took a souvenier from the other PS5.

Also worth nothing that before the yank out, I did static shock the PS5 before plugging in myself, wonder if that loosened the blue receiver or not somehow…

Told the TO’s and junkfood folks, they all accommodated me and provided a replacement cable!

Este relato revela aqui um situação digna de atenção e que não sabemos até que ponto é uma prática corrente nestes jogadores. A aplicação de um choque estático na consola antes de ligar o controlador, e que a pessoa em causa, acha como algo significativo de ser referido.

A realidade é que é um facto conhecido que estas situações de descarga eletrostática  podem causar severo dano ao hardware. Por incrível que pareça, e temos aqui leitores com conhecimentos de eletrónica que podem confirmar isto, eletricidade estática numa porta USB pode acumular para algo entre os 10000 a 15000 volts. E isto só não é fatal porque a amperagem é extremamente baixa. No entanto, uma descarga dessas pode danificar o hardware, derreter plástico e mesmo danificar componentes metálicos e eletrónica.

A questão é que eletricidade estática não aparece do nada.



Como qualquer estudante de engenharia do primeiro ano pode dizer, a descarga eletrostática (ESD) é um transiente elétrico que representa uma séria ameaça aos circuitos eletrônicos. A causa mais comum é o atrito entre dois materiais diferentes que faz com que cargas elétricas se acumulem em suas superfícies. E aqui a troca constante de controladores na porta será a causa mais provável da acumulação de estática que este senhor resolveu descarregar. E nessa descarga poderá ter causado dano ao plástico da porta USB, que por ter condutores metálicos embebidos, pode fragilizar com o aumento de temperatura dos mesmos. Mas o relevante aqui é perceber-se que para que esta acumulação exista, as portas foram usadas e usadas repetidas vezes, o que já por si, e perante a falta de cuidado de muitos com a introdução e remoção do USB, pode também ser a causa da cedência do plástico, o que acumulado com o choque da descarga, poderá ter sido fatal.

Isto não quer dizer que as causas não possam ter sido outras, mas como já referido o ABS fragiliza perto dos 80 graus, o que se torna difícil de reproduzir numa porta USB pelo simples uso. Da mesma forma é pouco credível que uma PS5 consiga ter 80 graus numa porta USB… Se essa era a temperatura na zona, isso implicaria que o mais certo era o seu núcleo estar acima do seu limite térmico, e consequentemente a consola ter-se-ia-desligado pois ela normalmente opera entre os 75 e 80 graus no máximo.

O componente mais quente são as memórias, que atingem os 95º, mas mas se elas afetam as portas usb ao ponto de estas derreterem, da mesma forma o núcleo do APU teria passado ao seu limite térmico… É deveras estranho!

Isso é referido igualmente por um utilizador do Tweeter.




Mas ainda sobre o utilizador em causa, este mostra uma foto com o seu cabo danificado.

E a foto é algo intrigante. Isto porque mostra as duas pontas do cabo… E uma tem o USB com o plástico dentro, mas a outra… tem um terminal que desconheço… mas que garantidamente não é um standard USB. Daí que há que se questionar até que ponto estes cabos com terminais proprietários são standard a nível de dimensões.

 Após ter visto todas as hipóteses, e desconhecendo as causas reais do problema, quer-me parecer que a temperatura não está aqui em causa, pelo menos não como a única componente. O mau uso da porta, algumas utilizações menos corretas da mesma serão as principais causas, sendo que o calor, quando muito, deixou o plástico mais fragilizado que o normal.

Seja como for, e independentemente da causa. a realidade é que há um conjunto de relatos que parecem comprovar que as portas USB traseiras da consola podem ser mais frágeis do que o esperado. E isso implica um problema na PS5… pelo menos nos modelos mais recentes… e em condições de torneio.



Agora, o que parece claro é que a questão não é temperatura, como demonstra este outro tweet sem ligações ao torneio, mas sim alguma eventual má construção ou defeito.

Isto pode apontar para um defeito na produção, pelo menos de algumas séries, ou até relativamente comum no ultimo modelo. Mas que nada tem a ver com temperatura excessiva, e sim e apenas com um defeito no fabrico que até pode ser pontual. Eventualmente, o problema até pode existir à algum tempo, mas o facto que em cerca de 99% dos casos as portas traseiras apenas são conetadas/desconetadas meia dúzia de vezes durante toda a sua vida, poderá estar a mascarar a situação, e o problema ser mais comum do que se pensa.

Ou isso, ou os gamers da feira não tinham cuidado nenhum, e puxavam os cabos lateralmente, partindo os pinos, mas infelizmente os casos de portas USB defeituosas são mais comuns do que se pensa, e basta ver os milhões de relatos de casos de portas derretidas que há em PCs para se perceber isso.

ADENDA DE ULTIMA HORA: Há já informação adicional vinda de vários jogadores que confirmam que nunca se tratou de portas USB derretidas, mas sim de pernos quebrados.



…users did clarify that the plastic did not melt, but it came loose from the PS5 after the controllers were connected. There were others who also reported that this was the same situation that happened a few weeks ago at their local tournament. The PS5 units were brand new too, the players said.

To clarify, there are actually no reports or screenshots of the blue plastic melting into the USB connector. They only came loose after long gameplay and the removal of the controllers.

Honestamente, como referido no artigo, seria muito estranho que os pernos derretessem sem que o APU fosse prejudicado e desligasse. Seja como for os pernos não deveriam quebrar assim, mas com o constante ligar a desligar de controladores, a acumulação de eletricidade estática e descargas reportadas por alguns utilizadores, não se pode dizer que as portas tenham sido muito bem tratadas. E isto associado ao já de si elevado calor naquela zona deverá ter fragilizado os plásticos ao ponto de cederem.

Seja como for, há aqui uma situação de alerta sobre as portas traseiras da consola que deve ficar presente e monitorizada no futuro.



76 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
9 de Agosto de 2023 12:16

Pois é, pelas fotos, não me parece derretimento, e sim a carenagem de plástico dos pinos da USB quebrado, isso já aconteceu comigo mais de uma vez no PC e normalmente é devido a retirar o cabo USB fazendo movimentos basculares de um lado pro outro – como não se deve fazer – e normalmente pra retirar um pendrive que ficou mais justo na porta.

De qualquer forma, nos comentários da “eurogamer.pt” vi que esse Eduardo Cuervo é patrocinado pela Meta, e checando em sua conta de Twitter, vi que é, segundo ele mesmo. Não que isso desabone o relato dele, mas considerando que a Meta tem concorrência em dispositivos VR com a Sony, e sem apelar para teorias das conspirações, isso pode ser só um patrocinado a querer fazer média com seu patrocinador.

Que sirva de lição pra Sony evitar problemas da próxima e coloque um hub USB longo pra que por estupidez ou brutalidade (ou mesmo má intenção, vai saber) não quebrem as portas USB dos console.

Esse papo de aquecimento é pura narrativa de FUD. Uso volante e HDD atrás da PS5 e nunca tive problemas. E se esse problema realmente existisse, teríamos diversos relatos antes mesmo da EVO, é um console com 3 anos de mercado.

É impressionante a quantidade de FUD com o PS que sai sempre após uma boa notícia em favor do console, seja sobre vendas, alguma boa novidade ou algum novo jogo exclusivo!

Last edited 8 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
9 de Agosto de 2023 12:41

Off: Saiu o resultado financeiro da Sony.
FY23.1Q_Supplemental_Information (sony.com)
Dois pontos interessantes. O primeiro é que as vendas físicas continuam em franca decadência ao ponto que passaram a somar a receita dos jogos vendidos em bundles nessa categoria.
Também separaram a receita dos jogos vendidos em outras plataformas. Não sei se a Sony tem algum jogo de celular ou apenas PC. Mas ficou bem mais fácil acompanhar o desempenho desse segmento.
No mais foi um forte resultado.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
9 de Agosto de 2023 13:10

A Sony “praticamente abandonou” (modo de dizer, não levem na literalidade) os jogos de celulares, e li que recentemente que andou perdendo pessoas importantes no setor mobile.

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n208295/playstation-mobile-demite-mais-um-executivo.html

Vamos ver com o tempo como as coisas ficam.

Uma pena os jogos físicos decaírem pois com o tempo a tendência é sumirem e os videogames não terão memória e tudo só ficará guardado em servidores que podem falhar e existirem apenas enquanto uma empresa existir. Infelizmente, tenho sido obrigado a comprar jogos de VR apenas digital, porque já não existem de outra forma.

Não entendi muito bem, o PC está em “other”?

De qualquer forma, foi crescimento em todos os setores em relação ao Q1 passado, apenas a Sony Pictures que faturou menos, e os assinantes da Plus que cresceram minimamente, mas estão estáveis, acho que esse é o teto de assinantes no console, daí pra crescer só se partir pra outras plataformas como faz a MS.

Last edited 8 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 13:38

Antes era em other. Agora abriram uma coluna especifica, other software.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 13:46

É por isso que tenho vindo a reforçar a minha midia fisica com jogos clássicos e até com filmes.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Agosto de 2023 17:04

Os jogos digitais têm suas vantagens, não vou negar (tipo não fazer som no leitor ou não precisar levantar pra trocar um disco e etc.), mas todo jogo mais importante pra mim, sempre opto por versões físicas. Mas minha biblioteca digital tem crescido bastante apesar disso, pela comididade de comprar e usar, mas está mais restrita a jogos mais velhos e de VR2. Gostaria ao menos de um SSD de 200TB pra preservar todos eles comigo! Lol

Last edited 8 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
9 de Agosto de 2023 13:57

Essa interpretação de que os jogos físicos estão morrendo é um pouco simplista, já que a maioria dos games não é AAA e nem se vende em outro tipo de mídia que não for digital. Não lembro onde foi ou qual relatório da Sony que apontou que nos AAA a proporção de físico e digital fica muito próxima na Europa.

Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
9 de Agosto de 2023 14:18

Existe uma diferença entre está morrendo e morto. Mas contra fatos não há argumentos. O digital passou de 43% em 2018 para 67% em 22. E vem crescendo ano após ano.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Agosto de 2023 17:39

Concordo. Mas nesse caso os físicos saíram de 134 milhões de unidades vendidas para 87 no mesmo período. Ou seja, o mercado físico claramente não está morto, mas está morrendo. E é importante salientar que a Sony e Nintendo vende bem mais físicos do que a média do mercado.

Netto
Netto
9 de Agosto de 2023 13:40

As USBs traseiras do meu PS5 esquentam bastante, não ao ponto de queimar os conectores do HD externo e cabo de carregamento, mas esquenta porque o console expulsa o ar quente dele naquela região.

Outro dia percebi isso retirando o cabo USB pra testar se meu Dualsense estava com drift.

Percebi que sim, bem leve, mas já esta apresentando. Vou abrir o mesmo é dar um Jato de limpa contato pra ver se resolve

Juca
Juca
Responder a  Netto
9 de Agosto de 2023 14:30

Tenta dar um jato sem abrir, no entorno da alavanca, se o desincripante não for condutor, talvez resolva. Foi o SFVI que terminou por fazer isso? Jogos de luta e de carro costumam ser os principais “vilões” nos drifts.

Juca
Juca
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 17:26

PS: Álcool isopropílico é mais seguro pra limpeza de eletrônicos.

Livio
Livio
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 17:31

Sim, é o recomendado, prefiro a limpeza dos potenciômetros do analógico com álcool isopropílico do que utilizar WD-40

Juca
Juca
Responder a  Livio
9 de Agosto de 2023 17:56

Tem um WD-40 que é próprio pra eletrônica, mas também, é os “olhos da cara”, deve ser sem carga iônica ou condutiva, imagino! Lol

Livio
Livio
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 18:33

Eu acho que só existe um wd-40 até porque já o usei em placa eletrônica (https://www.wd40.com.br/produtos/) e outra se o WD-40 ou a silver tape não resolver o problema é porque a coisa é séria!!!!

O problema de usar o WD-40 é que ele vai agir na lubrificação existente no analógico e a mesma vai escorrer para outro local podendo piorar o drift.

Nos pedais do G29 eu usava o WD-40 quando tinha oscilação, resolvia por pouco tempo e a solução mais rápida e barata é justamente a limpeza com o isopropílico. A solução mais efetiva é a troca dos potenciômetros (mesmo com a limpeza com alcool sem nenhum retorno pós manutenção).

Juca
Juca
Responder a  Livio
9 de Agosto de 2023 19:16

É a versão WD-40 Especialist ou Limpa Contatos que você vê rolando a página de “produtos” pra baixo. Ela é bem mais cara que o WD-40 normal.

wd-40 Specialist
comment image

Last edited 8 meses atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 20:37

Pois eu usava o WD-40 normal em limpeza de placas, potênciômetros e chapas metálicas de proteção e creio que a grande maioria também usa.

Porque não uso mais? Porque percebi que ele deixa uma camad muito parecida com gordura, daí que uma placa limpa com WD-40 mais na frente pode ficar uma caca caso a placa recebe poeira.

Atualmente faço a limpeza a seco, em placas passo um pedaço de estopa ou algodão e se caso tiver resíduo passo com álcool isopropílico, partes plásticas o mesmo só que um multiuso no lugar do álcool caso tenha resíduos. Lembrando que ao passar uma estoa/algodão umedecido com álcool/multiuso logo em seguida passo outro pedaço de estopa/algodão limpo para secar

Juca
Juca
Responder a  Livio
9 de Agosto de 2023 21:02

Pois é, o WD-40 é realmente um lubrificante e desincripante, e pode até deslubrificar as partes que precisam de algo com maior densidade de lubrificação (remove graxa branca, por exemplo). Não que seja errado usá-la, pois ela é muito boa pra remover crostras de oxidação, mas tem uma versão mais adequada que presumo não ser tão viscosa, só que nunca tive coragem de comprar, pois usaria muito pouco, e o WD-40 aqui em casa é mais pra lubrificação e limpeza de ferramentas e ferragens mesmo. WD40 e grafite em pó (pras fechaduras e dobradiças) não falta aqui em casa! Lol
Quando é eletrônico, prefiro ir pro isopropílico mesmo.

Last edited 8 meses atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 18:34

Sim desde a pandemia uma lata de 500ml aumentou e muito, atualmente tent alternativas de marcas conceituadas, a última que peguei foi o “wd-40” da Three-Bond

Netto
Netto
Responder a  Juca
10 de Agosto de 2023 0:40

Não, não foi

Não é meu gênero favorito o de luta

Eu percebi uma movimentação tímida no jogo Kena, em DMC5 SE não percebi nada e agora estou em Returnal que também não apresentou o problema.

Daí que acho depender do jogo. Mas vou seguir o seu conselho e tentar limpar pela parte externa mesma do analógico

Juca
Juca
Responder a  Netto
10 de Agosto de 2023 15:35

Às vezes é só um “cerotinho” que precisa ser diluido! Lol

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Agosto de 2023 15:51

Eu creio que os plásticos dos consoles aguentam mais que isso, eu só não tenho coragem de testar!!!

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Agosto de 2023 21:31

Que nada, o carro deve ter regressado ao futuro! 😛

Livio
Livio
Responder a  Livio
10 de Agosto de 2023 23:23

Não lembras que as rodas ficam em chamas? Este deve ser o motivo do suporte ter torcido?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Agosto de 2023 23:32

Você não imagina o que esses brinquedos aprontam na nossa ausência……

Livio
Livio
9 de Agosto de 2023 13:57

Se não fosse a adenda a minha resposta seria outra, pinos quebrados é um problema mais comum e não ocorre somente com o Playstation. Fico a me perguntar como a pessoa é tão bruta que chega a quebrar tais pinos e não e só nas portas USB a incidência maior é de pino quebrado e até de trilhas arrancadas na porta HDMI.

Eu que toda vez que vou usar o G29 conecto o cabo à porta USB e após o uso eu removo e nunca tive tais problemas desde o PS3. O mais próximo que vi de arrancar pinos do conector(HDMI) foi de um notebook de parente e no caso os pinos deslocaram a ponto da solda se soltar, retirei os pinos, deixei alinhados, ressoldei e apliquei cola quente nos terminais a ponto de fazer uma certa pressão para evitar que se desloquem novamente.

Agora partindo para o lado da eletrônica, quando comecei a ler o artigo, antes de chegar na adenda, logo desconfiei, quem já estudou ou pesquisou sobre o hardware dos consoles Playstation sabe que a linha de 5v é uma linha importante e qualquer problema nela o console vai ligar e desligar. Uma porta com plástico queimado indica que não está suportando a corrente requerida e a porta possui pinos que são uma peças de metal mais grossas que astrilhas em uma placa então por qual motivo as trilhas que muito mais finas não aquecem e queimam? E se não há suporte para corrente por qual motivo os circuitos integrados (IC / CI) responsáveis por fornecer a tensão para as portas não aquecem ou queimam levando o PS a ter o problema de ligar/desligar?

Também há a possibilidade do plástico queimar mas nesse caso quando não há um contato constante entre a porta USB e o cabo e para isso ocorrer a trilha do cabo deveria ficar em uma oscilação de contato com o pino da porta USB, mas para isso o dispositivo deverá ter um fluxo de corrente alta a ponto que produza faísca(resultando na queima do plástico) quando tiver o contato entre o cabo USB e a porta.

Last edited 8 meses atrás by Livio
Livio
Livio
Responder a  Livio
9 de Agosto de 2023 14:15

Um adendo: As partes plásticas podem se deformar com temperaturas altas (+ 150°C), quem trabalha com estação de ar sabe o cuidado que se deve ter ao manusear componente com a estação setada em 350° ou mais.

Juca
Juca
Responder a  Livio
9 de Agosto de 2023 14:48

Lívio um off, conheces algum tutorial para consertar receptor emissor dessas guitarras de guitar hero/rock band? Imagino que algum componente tenha dado problema… E não encontrei assistências por aqui que pareçam ter muito interesse no serviço.

Livio
Livio
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 16:02

não conheço mas posso pesquisar. Pensava que essas guitarras funcionavam com cabo, faz tempo que quero comprar 1 para a mulher jogar Guitar Hero no PS2/PS3, é um dos poucos jogos que ela se atreve a jogar

Juca
Juca
Responder a  Livio
9 de Agosto de 2023 16:50

Não Lívio, é wireless, não lembro se é BT ou Wifi, mas é wireless, vc conecta um receptor na usb e a guitarra tem um transmissor. Tenho duas aqui, uma é usada como guitarra e outra como baixo nos guitar heros e rockbands de PS3. Tenho uma bandinha completa + uma guitarra. A guitarra veio num Guitar Hero do Aerosmith e a bandinha (outra guitarra, mic e bateria) vieram num bundle de GH World Tour, se não me falha a memória.

Last edited 8 meses atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 17:26

Se tiver um multímetro e entender um pouco de eletrônica você pode ver se há algum capacitor cerâmico em curto.

Juca
Juca
Responder a  Livio
9 de Agosto de 2023 18:00

Tenho um multimetro aqui, mas preciso aprender a usá-lo direito. Lol. Pois basicamente só o uso pra ver se a tensão das tomadas está normal, pois minha ligação fica em final de ramal e vez por outra perde-se o neutro da ligação causando uma sobretensão numa das fases o que já me deu várias dores de cabeça aqui com eletrônicos queimados. Já perdi um ótimo HT da Onkyo por isso.

Last edited 8 meses atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 20:39

pois depois te mando umas dicas, vou ver se mando aqui ou via PSN

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Agosto de 2023 16:06

é complicado pois como relatei uns meses atrás por aqui eu estava com um problema de desconexão do G29 e o culpado era um extensor USB, ele é USB2.0 e visualmente está em bom estado.

Mas mesmo com o extensor eu conectava ao PS4/5 ao usar e desconectava ao terminar.

Já tive um caso de uma pessoa tropeçar no cabo e o PS4 quase cair e o conector permaneceu firme e forte

Juca
Juca
Responder a  Livio
9 de Agosto de 2023 14:43

Nem vou por aí, Lívio, porque esse tipo de coisa basta você puxar um fio colocando a mão por trás e sem ver que você pode retirar o plug em via diagonal e isso acontecer.

Lógico, há um certo discuido, ou “brutalidade” envolvidos, e por óbvio, responsabilidade do usuário, mas são coisas que acontecem. Eu mesmo já arrebentei cabos HDMI e portas USB por descuido, e no geral sou bem cuidadoso com tudo. Mas você mesmo relatou que já aconteceu com você, mesmo tendo todo o cuidado.

Last edited 8 meses atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 16:10

o do HDMI não aconteceu comigo, ele já veio do parente com os pinos deslocados, isso foi o caso mais próximo que vivenciei!!!

Também já peguei PS4 com defeito cujo problema foi o antigo dono retirar gentilmente (descrição da foto da pessoa a segurar o cabo USB – eurogamer.pt) o cabo da fonte que interliga na placa principal!

Sparrow81
Sparrow81
9 de Agosto de 2023 14:14

Eu começo a ver que o Deto é que tem razão mesmo. Sempre que vem uma notícia boa do PS, aparece essas coisas para abafar! Tipo, relatório fiscal fa Sony mostrando crescimento saiu hoje e 2 dias antes já tinha isso aí da porta usb. Estimativas mostrando que o Xbox Series S/X combinados já vendem menos que o Xbox one no mesmo período…. Sinceramente, nunca tinha visto algo parecido com isso no sentido de se espalhar más notícias pra denegrir algum produto. E creio que isso vai se intensificar cada vez mais até a MS aceitar que NÃO tem a mínima competência pra concorrer no mercado de consoles e se tornar multiplataforma.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
9 de Agosto de 2023 14:53

Tá difícil da MS aceitar isso, inda vai comprar muita coisa até que veja que o problema é que não dá pra fazer pessoas gostarem do modo que ela trabalha e quer fazer as coisas ou mesmo dos seus produtos… De qualquer forma parece que o PS5 já vai quase nos 42mi (41.7) e a Sony está confiante em atingir a marca de 25mi no ano, com “porta derretendo, RDNA 1.5, overclock da GPU, superaquecendo”… “Ao infinito e além”! Lol

Last edited 8 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 15:40

O problema tá enorme pro Xbox, pois isso de vender menos que o Xone no mesmo período em menos de 3 anos de geração é um desastre completo e sem precedentes pra MS. Aí ao invés de trabalhar, não, vamos atacar o concorrente, que tá numa das gerações de maior sucesso.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Agosto de 2023 16:53

Pior que associado a isso saem propagandas da Samsung a dizer que pra Starfield não precisa de console… Começo a achar que os fãs de console xbox podem não ver um próximo console, e espero que a Sony não rume por aí também.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Agosto de 2023 17:48

A questão é porque alguém compraria um Xbox? Tirando o preço menor do Series S, não existe qualquer motivo.
1) Grandes lançamentos? Só para o fã de Forza.
2) Gamepass? O do PC é mais barato.
3) Custo-beneficio? Monto um PC na média que vai entregar muito mais com menos dinheiro que um Series X. Forza 5 por exemplo roda 4k60 no extremo em uma 3060 ou 6650XT. São GPUs abaixo de 1800 reais.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
9 de Agosto de 2023 18:09

Acho ainda que computador não é pra todo mundo e ainda é mais complicado que um console, apesar de hoje um console já não ser mais tão simples quanto já foi antes.

Mas pra quem curte PC minimamente ou está disposto a jogar por Cloud, não vejo muito motivo para comprar um console Xbox. Mas há sempre quem prefira consoles ou queira, de alguma forma, ser mais engajado a plataforma que gosta e guarda fidelização.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 18:26

Verdade, mas essa é uma vantagem dos consoles. E não do Series. Esse é justamente o ponto. Posso muito bem comprar um PS5. Enquanto a Microsoft não oferecer benefícios exclusivos da sua plataforma, a tendência é das vendas piorar.

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
9 de Agosto de 2023 16:18

é por isso que comentei em um artigo de 2 dias atrás, se fossem unidades de Series X a serem sorteadas pelo influencer será que iria ter confusão similar ao que ocorreu ?

Juca
Juca
Responder a  Livio
9 de Agosto de 2023 17:13

Não duvido, Lívio, o fato de não vender tão bem quanto o PS ou Switch não quer dizer que não existam pessoas desejosas por ele, e certamente que nessas dações de coisas sempre juntam gente pra ganhar o que estiverem dando, seja lá o que for. Então acredito que se um influencer de xbox fizesse o mesmo, provavelmente criaria uma situação relativamente similar, não necessariamente com as mesmas pessoas, mas com outras também desejosas por um xbox.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Agosto de 2023 16:57

Pois é, mas ainda têm a resistência de muitos PCzistas em verem isso, no geral, as vantagens do PC têm diminuido em relação a dos consoles (que têm aumentado em relação aos PCs – performance e qualidade visual de igual pra melhor em relação a maioria de pcs, serviços próprios, preços e promoções mais similares), vão se ficando pelos mods, biblioterca intergeracional, e lógico, pela “pirataria” pra quem a pratica, mas nesse último caso é algo destrutivo a indústria. Fora isso o custo benefício do console está muito com comparado aos pcs.

Last edited 8 meses atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
9 de Agosto de 2023 16:16

e já percebeu que esses “casos” do PS5 acontecem em uma proporção bem irrisória? Na eurogamer PT o pessoal tá fazendo piada com 2 pessoas em um universo de 42 milhões de PS5 vendidos a fazer caso com porta USB

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
9 de Agosto de 2023 17:42

ah da para ver de longe…

esse da USB queimada é igual a toda vez que “atualização de firmware estragou o Playstation”

vai ver é sempre um perfil watever que nunca fala de jogos, que parece fantasma ou BOT

Ai junta dois ou três perfis e pronto, já vira noticia “PS5 brica com atualização de firmware”

Essa noticia das USB pegando fogo é exatamente igual… é talvez UM cara reclamando de verdade, dois ou três fakes falando e logo vira noticia mundial.

A MS parece bem desesperada…

Foi o FUD do Final Fantasy “flopado” (jogo da sony)
Agora é USB queimada na EVO (torneio da Sony)

O que da nojo nisso é que claramente isso não adianta, não muda NADA.

Mas ai é a similaridade entre a MS e seus fanboys, nem MS e nem os fanaticos do xbox ganham nada em rebaixar a discussão com FUDs de PS5 pegando fogo e mentindo (sony malvada faliu a sega por ex).

Mas é aquilo, não conseguem subir e tentam rebaixar os outros.

O circo todo se resume a : quebrei o conector USB do PS5

Last edited 8 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
9 de Agosto de 2023 19:27

Lol

Livio
Livio
9 de Agosto de 2023 16:22

Vendo melhor as fotos no PC, ali não é pedaço derretido e sim pedaço quebrado e há 2 possibilidades:
1- Má qualidade da parte plástica da porta USB do PS5
2- O cabo USB utilizado pode estar com área de contato fora do padrão, entrando de forma apertada na porta e resultado na quebra do plástico, não é a tôa que a parte plástica vem presa ao cabo

Qual das duas possibilidades aconteceu? Ninguém sabe.

Last edited 8 meses atrás by Livio
Deto
Deto
9 de Agosto de 2023 17:28

No verão eu não posso usar o Dongle USB do Pulse 3D na USB traseira… esquenta tanto que o Audio começa a falhar.

Mas é por causa da exaustão do console que sai direto na USB lá.

Juca
Juca
Responder a  Deto
9 de Agosto de 2023 19:29

Nunca tive esse problema aqui, talvez seja interessante usar na USB da frente, ou pensar em comprar um HUB 3.2 com cabo pra não precisar manter dispostivos mais caros na parte de trás.

Deto
Deto
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 22:49

botei para a USB frontal mesmo… podia ter comprado um cabo extensor na Ali, mas deixei para lá…

Deto
Deto
9 de Agosto de 2023 17:56

A realidade é : um, dois ou três caras quebraram o conector USB do PS5

Mas de algum jeito, isso vira “PS5 derretendo, eu preciso correr no twitter e dizer “cuidado que o PS5 tá pegando fogo” com frases clássicas de FUD “varias pessoas afirma que o PS5 pega fogo”

É sempre com “varias pessoas” “varias fontes” “aconteceu muito”

Curiosamente isso vem associado ao EVO, evento importante da Sony

Parece até o “FF Flop” que estavam desesperadamente tentando empurrar como verdade antes dessa do PS5 pegando fogo.

=====

EVO is proving that PS5 is NOT the answer. Usb ports are melting like craY. @Kyoku236HS usb on his controller melted. This is not isolated. We need to go PC or xbox atleast

=======

Esse ai é 100% um bot de FUD…

Last edited 8 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
9 de Agosto de 2023 19:31

Nos precisamos ir para PC ou xbox, pelo menos já mostra ao menos um tipo de rapaziada boa envolvida nessas “ocorrência”! Sinal de que o evento foi bom! E parece que foi mesmo:

https://twitter.com/EVO/status/1688412176716038146

Last edited 8 meses atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 22:19

A Sony para a comunidade nao é vista com bons olhos. Infelizmente algumas das suas ações acabam jogando contra o consumidor. Exemplo, o lance de exigir HDMI 2.1 para a esmagadora maioria dos monitores para ter acesso a (vrr e ALLM) para conseguir menor inputlag é algo bem irritante.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
9 de Agosto de 2023 22:56

É um pouco do problema com quem tem ramos complementares, a Sony também quer vender TVs e equipamentos eletrônicos complementares, por isso fecha mais seu sistema a periféricos mais antigos e não licenciados e tenta forçar a venda de TVs e monitores novos. E sim, também há uma certa falta de traquejo em insistir em não dar o que o povo quer, e por vezes nem custa muito, mas ao menos ainda é menos ruim que a Nintendo nisso, se é que serve de consolo. Lol… Pior que parece que exige 2.1 em monitores, mas mantém a banda do HDMI 2.1 dela é ou era limitada a transferência de 32Gb/s o que teoricamente impediria de usar o 4k@120Hz no seu máximo de bits de cores (4:4:4), mas é um assunto meio místico na internet e sinceramente nunca vi, nos modos 4k@40(120Hz), qualquer problema nisso, o de sentir deficiência ou diferença na gama de cores, mas dizem que esse modo roda no 4:2:2, noutros lugares só vi que isso parece ser erro de informação por parte de TVs e monitores.

https://www.youtube.com/watch?v=rpA4HfikU4w

https://www.youtube.com/watch?v=KacFznoC9fA

Last edited 8 meses atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Andrio
17 de Agosto de 2023 14:24

ai a Sony só esta seguindo o padrão HDMI… VRR só em HDMI identificada como 2.1

Marcio
Marcio
9 de Agosto de 2023 22:48

OFF: Esta circulando no twitter ai sobre o projeto Cronos da Sony, que seria o serviço de jogos na nuvem da empresa, segue o link
https://twitter.com/RinoTheBouncer/status/1689383510182625281

Juca
Juca
Responder a  Marcio
9 de Agosto de 2023 23:04

Verdadeira m**** quer se tornar tão inútil quanto o xbox, e porque não fez isso antes de lançar os seus jogos no PC? Essa ideia de pegar o pessoal do mobile não dá certo, já tentaram no Now… e não aprenderam nada, esses miseráveis! Lol

Last edited 8 meses atrás by Juca
Marcio
Marcio
Responder a  Juca
9 de Agosto de 2023 23:32

Se tiver um preço legal e funcione bem, que suporte jogos ps1, ps2, ps3 e ps4, não tenho nada contra o serviço…

Juca
Juca
Responder a  Marcio
9 de Agosto de 2023 23:38

Não vejo problema em quem queira usar, só acho que é muito recurso financeiro investido em algo que não boto fé. Acho que glorificam muito esse futuro porque querem controlar o cliente, e acho que não é por aí o caminho e sinceramente não é o futuro pra mim, enquanto puder irei fugir desses serviços, acho que serão o fim de tudo e um caminho péssimo pros jogos, mas é apenas a minha opinião. A Sony não emula os consoles passados porque não quer. Seria fácil com seu conhecimento de hardware e jogos contratar a equipe que trabalha com os emuladores e por pra funcionar, inda mais com um possível pro vindo por aí, e embora pudesse não ser perfeita pra PS3, pra PS1 e 2 é bastante tranquila uma emulação, falta é interesse financeiro mesmo pra isso.

Last edited 8 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Agosto de 2023 13:14

Penso que a transição vai existir, mas mais pela imposição das empresas mesmo.
A miniaturização de componentes e melhoria de eficiência permitiria facilmente se manter no modelo console proprietário.
Entendo o que você diz como obviedade aquilo que há anos os grandes do mercado tentam nos impor. A mim, só restará aceitar, são imposições como as leis e sou elo fraco em tudo isso (uma andorinha só não faz verão), mas isso não quer dizer que eu acredite que esse é o único caminho possível, porque sabemos que não é.
Veja o streaming de filmes tem algum sucesso, mesmo com essas empresas podres de ricas a dizerem que não são lucrativas, porque ela dão mais poder de escolha a clientes (que é muito pouca em TV aberta) e de certa forma democratizaram as TVs fechadas (caiu o preço dela).
Os consoles não sofrem do mesmo mau das TVs abertas e fechadas, pois os clientes sempre tiveram escolhas, e apesar do streaming ter algum poder em democratizar jogos, na verdade ele não precisa fazer o mesmo que os jogos de celulares e free 2 play já fizeram, é mero engodo das empresas pra figir novidade e ter controle, e esse futuro é prejudicial ao desenvolvimento dos jogos como os conhecemos e gostamos, vai desvalorizar o desenvolvedor que é a principal chave de manutenção desse mercado.
Então, cloud pode até ser um futuro inevitável, mas certamente não é o melhor futuro. Na minha opinião, só serve a entusiastas de futurismo e não trazem verdadeiramente nenhuma inovação aos jogadores, mesmo aos fãs de portáteis. Sou mais que continuem em miniaturizações e construções de novos tipos de jogos, e novas tecnologias que melhorem o divertimento.
Mas enfim, é só minha opinião.

error: Conteúdo protegido