Impensável: Ford quer entregar carros sem chips, alegando entrega-los mais tarde.

A Ford quer ultrapassar a questão da falta dos chips, entregando os carros sem eles, e comprometendo-se a instala-los mais tarde.

Se há ideias estupidas, certamente esta da Ford é das maiores que já ouvi.

Naturalmente que se compreende que a falta de chips está a criar sérios problemas na entrega de viaturas, mas a solução da Ford é caricata ao extremo. A marca propõem-se a entregar o carro sem os chips, comprometendo-se a entrega-los no prazo de um ano, e instalar os mesmos à posteriori.

Tal situação não só dá vontade de rir, como criaria sérios problemas ao cliente que teria de ver basicamente o seu carro todo desmontado para se colocar a eletrónica em falta. No entretanto, o seu carro teria uso e desvalorizaria, sem que o cliente pudesse usufruir do mesmo na sua totalidade.

Pessoalmente, e sendo uma pessoa que não compra carros, mas sim a tecnologia, sendo que o o carro, modelo e marca é algo que vem por arrasto, pois para mim todos fazem o mesmo que é levar-me de um sitio para o outro, isto choca-me. Quando escolho um carro é pela tecnologia que este possui, pelo fascínio que a viatura me pode trazer. O aspecto exterior, se tem aspecto race, se tem pneus largos, se tem 600 cavalos… pouco me interessa. Procuro um carro com tecnologia, que seja bonito, que gaste pouco, e que tenha um motor capaz. Acima disso a tecnologia pesa mais do que tudo… mas ok, isso é para mim!



Seja como for, pelo menos para mim isto chocou-me. Entregarem-me um carro com tecnologia dos anos 80, comprometendo-se a tornar o mesmo numa viatura de 2022 daqui a um ano, é algo que me soa a chocante.

Se algo do género me fosse proposto, a minha reação certamente não seria bonita.



17 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Eraser
Eraser
21 de Março de 2022 8:19

De facto é uma ideia um tanto caricata, mas falta saber coisas muito importantes que podem mudar completamente o impacto negativo.

Quais os chips? quais as suas funções? Qual a sua localização?

Para clientes como eu, isto pode ser uma boa maneira de evitar espera. Nos carros não ligo a gadgets, aliás nem os uso ou uso muito pouco.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Hennan
Hennan
21 de Março de 2022 8:30

Sabe o que é pior. Vai vender.

Gervas69
Gervas69
21 de Março de 2022 8:43

Já não é a primeira e não deverá ser a última, já a Mercedes chegou a anunciar que iria entregar carros (já vendidos) sem o equipamento contratado ( o sistema multimedia era o da versão anterior) apenas com um desconto de 500€ sendo depois quem quisesse alterar o podia fazer, mas tinha que o pagar.
Também sou daqueles que procura um carro pelas funcionalidades e não para ostentação.
Gosto dos Tesla por esse motivo, mas o ioniq 5 enche-me as medidas, mas ultimamente estou mais virado para o Dacia Spring, gostei das reviews e vai de encontro daquilo que preciso no dia a dia.

Gervas69
Gervas69
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Março de 2022 18:56

https://www.mercedesofwichita.com/finance/finance-insurance-information/chip-shortage/
Bem, não encontrei o site onde vi onde fala do exemplo que dei, sei que li mas já faz algum tempo, se entretanto o encontrar meto, mas tem aí um exemplo em que faz o mesmo que a ford

Gervas69
Gervas69
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Março de 2022 19:12
Trevisan
Trevisan
21 de Março de 2022 10:17

Só colocar um Quadrijet nestes carros e ser feliz =P

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
21 de Março de 2022 11:51

Tenho um amigo que é administrador na Caetano Motors (representante Peugeot em Portugal) e o que eles já fizeram por lá devido á falta de componentes foi alterar o modelo do Automovel, por exemplo originalmente a referência do carro era XYZ e agora é XYZ-b.

Com esta pequena alteração o modelo que vinha de serie com manometros digitais passa a ter de serie manometros analogicos e o cliente não tem direito a que sejam instalados mais tarde.
A marca protegeu-se e simplesmente criou uma derivação do modelo para continuar a vender, conseguindo assim satisfazer no imediato quem não se importa, já quem pretendesse esperar pelos manometros digitais nesse modelo em especifico tinha uma espera de 12 meses..

Claro que supostamente o cliente estava informado do que estaria a “perder”.
Como é logico não dará para fazer este “truque” com todos os componentes mas ainda assim foi a solução possivel.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Alexandre Oliveira
21 de Março de 2022 12:23

Uma atitude bastante correta por parte da montadora e evita que as pessoas se sintam lesionadas ou partam para uma ação na justiça.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Daniel Torres
22 de Março de 2022 3:05

E que voce nao sabe como funciona a comunicacao de UCES de um automovel se for Can blz se for MOST lascou.

Juca
Juca
21 de Março de 2022 12:22

Ah se todo consumidor fosse consciente e consequente, Mário! ?
Mas enfim, há casos em que não se pode esperar por algum motivo, e pra esses, pelo menos, a ford vende.

Ewertom
Ewertom
22 de Março de 2022 3:00

Não.não é possível tamanha cara de pau da Ford,outrora visionária agora isso que não conheco.O cliente vai ter um automovel que não vai funcionar direito e sem muitos itens funcionais.O ultimo apague a luz

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2022 10:25

Isso mesmo,tivemos avanços gigantescos nos ultimos anos e certas tecnologias empregadas nos automoveis para conforto e acessibilidade do consumidor não tem como não ter.E “instalar”depois fica impensável.

Juca
Juca
22 de Março de 2022 3:02

Off-Topic: Mais uma notícia triste, a Sony adquiriu mais um estúdio de jogos como serviço, o estúdio da Jade Raymond, Haven Studios.

https://twitter.com/hermenhulst/status/1505932575889629195?s=20&t=yveJCiTFX_q9UDQ7hEno0w

error: Conteúdo protegido