Os testes do Tio Hildo não enganam. O jogo corre bastante melhor na X do que na PS5, e a Pro, afinal, não é sempre 4K nativos.
A situação não é novidade, pois o jogo em causa usa o ID TECH ENGINE 7 que já tinha sido usado no jogo DOOM ETERNAL, e onde tínhamos visto a PS5 a 1584p contra os 1800p na Xbox, sendo que aqui a situação se repete.
O ID TECH é desde a sua primeira versão, um jogo que é altamente dependente do GPU, e um motor que se baseia muito no paralelismo do processamento OLd School, dando prioridade aos shaders mais do que outra coisa, uma situação onde a Xbox, pelo seu maior numero de CUs, ganha vantagem.
Seja como for, a situação é digna de nota pois aqui, apesar de ambas as consolas terem quebras de resolução, e de vermos a PS5, normalmente, acima dos 1584p, as diferenças na performance de resolução nativa entre as duas consolas é considerável, e quando vemos a Xbox a cair dos 1800p para os 1440p, a PS5 andará perto dos 1200p.
Como ponto positivo, ambas as consolas alcançam os 1800p, apesar que não é comparável o número de vezes que esse valor é alcançado pela Xbox, e pela PS5.
No que toca à Pro, a Microsoft anunciou os 4K nativos, e a realidade é que, talvez na maior parte do tempo, essa é a resolução a que o jogo efetivamente corre. Mas a realidade é que os 4K não são constantes, e chega-se a ver quedas que chegam aos 1440p.
Então, a nível de resoluções temos os seguintes valores:
Xbox Series X
Resolução máxima – 1817p
Resolução mínima – 1200p
Resolução média – 1756p
FPS Médios: 59.64
Playstation 5
Resolução máxima – 1800p
Resolução mínima – 1190p
Resolução média – 1571p
FPS Médios: 59.63
Playstation 5 Pro
Resolução máxima – 2160p
Resolução mínima – 1440p
Resolução média – 2084p
FPS Médios: 59.63
Infelizmente, os dados do Tio Hildo não apresentam ainda a moda (já lhe mandei essa sugestão por achar ser um valor relevante), que é o valor que temos mais vezes. Eu diria, pela observação visual, que, no trecho apresenta, a moda da Xbox Series X será os 1800p, a da PS5 deverá andar na casa dos 1440p, e a da PS5 Pro, essa sim, deverá andar nos 4K. Isto a confirmar-se significa que a versão Xbox Series X está mais próxima da Pro, do que a PS5 está da X.
Eis o vídeo do Tio Hildo:
Oi Mário. Obrigado pela citação.
Na verdade a moda está abaixo do gráfico.
As modas são: XSX 1800p, PS5 1558p e PS5 PRO 2160p.
São modas… Não me apercebi. Pensei que eram médias.
1558 é.acima do que eu estimei na PS5.
E aproveito para agradecer publicamente a tua ajuda com o audio do meu próximo jogo.
Aproveitar do paralelismo não é Old School. Como você acha que uma 5090 ganha de uma 5080 ? Ha mais banda de memória mas por clocks mais altos que não é. É por força bruta com mais cuda cores disponíveis.
Mesma coisa com qualquer outra placa High End.
O segmento profissional com as Hopper-Blackwell e as Radeons Instinct acontece o mesmo.
Old school considero os motores que tiram partido de mais hardware e não tiram melhor partido do hardware.
old school é GPU com grande paralelismo, larga, afinal isso é área do silício que custa cada vez mais caro.
lembro quando o alex bugaga dizia que a GPU do xbox sx era a “gpu para o futuro” e que clock alto era coisa do passado… Fico imaginando como anda essa previsão dele hoje com o preço que área do silício hoje está custando.
Se um motor apenas apostar em velocidade, eu também o considero old school. No fundo old school é para mim o que ganham com mais hardware dentro daquilo que é o que nele explora, não sabendo tirar o melhor partido da totalidade das potencialidades do GPU.
Ninguém vai mudar esse paradigma do PC. Está a decadas assim e vai continuar assim. Porquê funciona de forma sólida. E aqui está um artigo que explica um dos porquês.
E com certeza não vai ser isso que vai mudar minha cabeça pra comprar um console depois do One. Ou um Series . Ou muito menos um PS5 que não tem seu Gamepass.
Recomendo que experimentes só dar uma olhada nos jogos disponíveis na PSN. És capaz de ficar surpreendido com a qualidade, e acima de tudo com a quantidade, que no Premium chega a ser o dobro do Gamepas.
A GPU do xbox é GPU de servidor, clock baixo e capado comparado com o padrão RDNA2 da AMD usado também no PS5, com GPU “paralelismo” para compensar.
A exceção é rodar melhor no xbox sx que no PS5.
6700XT:
36 CUs
2.1~2.4ghz
PS5:
36CUs
2.23GHz
Xbox SX:
1.8Ghz
52CUs
Se a GPU do xbox é tão boa por ter paralelismo, pq AMD não usa?
Deve ser o mesmo de sempre, a tal excepcionalidade da Microsoft que só existe para os fãs da MS…
E com o preço da TSMC, pode ter certeza que “paralelismo” é coisa do passado
Mais paralelismo não é forçosamente melhor. Nem todo o código pode ser paralelizado! Mas há motores que usam código mais alto a paralelismo que outros.
Agora o que não pode deixar de acontecer é tornar-se total partido de um GPU. Se ele aposta na velocidade em vez de paralelismo, o motor deve ser adaptável a isso.
Cada vez mais os motores apostam menos no paralelismo como a sua maior força. Isso porque as ineficiências dele são inegáveis. Mas ainda há motores, particularmente os que eu denomino de old school, que ganham mais com mais hardware do que com hardware mais rápido.
Isso nem é um defeito, nem uma virtude. Apenas uma realidade. Há motores de todos os tipos e estilos.
Se leres os meus artigos iniciais sobre a Xbox e a PS5 eu referi que iriam existir estes motores e que neles a Xbox iria sempre dar coca à PS5 pois tem mais CUs. Agora também referia que motores modernos que usam a totalidade do GPU independentemente de como eles oferecem ganhos, a PS5 deveria ganhar pois é mais fácil optimizar para 36 Cu do que para 52.
Não usa porque é mais caro e diminuem lucros, Deto.
Tanto maior paralelismo, quanto maior clock são desejáveis, mas subir o paralelismo encarece mais os produtos que a subida de clock, que é mais barata e depende exclusivamente do material aguentar. Mais paralelismo envolve mais tecnologia, engenharia e programação, mas é tão tal importante que placas top tier como a 5090 tem mais paralelismo que as demais e maior desempenho idem.
A solução da Sony é mais esperta por criar menores custos, mas como se vê, não é a melhor em todos os cenários, mas são escolhas mercadológicas sendo feitas, e a melhor, depende de pontos de vista. Em termos de processamento +clock e +paralelismo são sempre desejáveis para ganhar em desempenho/poder de processamento.