Lenovo mostra o primeiro portátil com ecrã extensível

Os ecrãs dobráveis são cada vez mais e mais usados e falados, sendo que neste momento alcançam apenas um nicho de mercado. Mas as inovações poderão alargar a coisa a outros produtos e pessoas.

A Chinesa Lenovo veio mostrar um novo produto que usa ecrãs extensíveis. Neste caso é o primeiro computador portátil com ecrã extensível.

Numa apresentação feita por Luca Rossi, Vice-Presidente Executivo do grupo Lenovo, e no âmbito do Tech World 2022, a Lenovo revela que a marca chinesa tem investido fortemente nos ecrãs OLED flexíveis. Assim. no vídeo é mostrado o conceito de um smartphone com ecrã extensível, exibindo depois esse mesmo conceito, mas aplicado a um computador portátil.

No vídeo vemos um portátil a aumentar o seu ecrã das 12 polegadas para as 15.3 polegadas.



Para já, este PC é apenas um conceito e pode nunca ver a luz do dia.



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Juca
Juca
16 de Novembro de 2022 14:15

Que bruxaria é essa! ?

Brincadeiras à parte (deve ser só uma tela com uma parte flexível e enrolável como uma cortina de rolo), é algo interessante, mas difícil de saber a necessidade disso e se conseguiria se popularizar por algum motivo.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
16 de Novembro de 2022 16:15

Mercado teria. Você ter um dispositivo portátil que expande a depender da necessidade seria revolucionário. Só precisa ser durável e acessível.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
16 de Novembro de 2022 16:47

Hennan,tenho minhas dúvidas, não vejo muita diferença disso para os portáteis de tela flexíveis, que são interessantes mas não têm um apelo de consumismo real.
Vejo a maior utilidade disso em telas retráteis para um Home Theater ou outdoors retráteis e transporte de grandes telas, e mesmo assim penso que salvo por mostrar modernidade, luxo e poder fazer um ambiente mais limpo e reversível o custo e talvez a durabilidade de uma tela assim, nem compensem.
Pela minha ótica só vejo interesse de entusiastas “early adopters”. Mas sabe como é, o sucesso das coisas muitas vezes é um mistério.

Pra mim, não traz qualquer apelo, além da curiosidade de rumos que a tecnologia pode tomar, mas daí, é só opinião minha mesmo.

Last edited 1 ano atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
16 de Novembro de 2022 17:02

Mas o problema é que as telas flexíveis nem são duráveis, nem acessível. Ao menos as primeiras deram muitos problemas.

Andy Buh
Responder a  Juca
16 de Novembro de 2022 20:00

Já imaginou o custo do reparo disso?
Tenho lembranças da época que eu tinha o lendário (Motorola V3) que estragou o cabo flet, e então fui leva ao reparo e o sujeito cobrou o preço do reparo quase a preço de um novo.
Não ficaria assustado se o reparo desse celular / notebook sair a preço de um novo.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
16 de Novembro de 2022 22:04

A tecnologia dessas coisas, hoje, quebrou é comprar outro. Normalmente, fora de garantia, nem vale a pena consertar.

Uma tela então, se der pau, só outra! ?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
16 de Novembro de 2022 14:20

off:

https://adrenaline.com.br/noticias/v/80226/xbox-focado-no-streaming-foi-engavetado-por-ser-caro-demais

Xbox focado no streaming foi engavetado por ser caro demais

Eu até entendia o xbox querer vender xcloud para casual, eu não achava que iria dar certo, mas é uma tentativa e se desse certo iria dar muito dinheiro.

Mas a MS não consegue fazer um “tv box” para rodar app de xcloud? que groselha é essa?

Eu não consigo mais entender o que a MS quer fazer da vida… antes era streaming, agora é “xbox só vai se sustentar com lucro de jogo de celular da Activision” ?

desistiram do xcloud e agora querem fazer jogo nativo de celular?

Os caras não sabem o que fazem mesmo.

Tá mais fácil todo esse bla bla bla ser cortina de fumaça e o que eles querem é monopolizar o mercado convencional de consoles, fazendo dummping com jogos por 1 real no gamepass igual a Adobe monopolizou, e não aumentar a “base de usuários” expandindo para celular.

Queria lembrar que “jogar tudo na parede para ver o que gruda” parece muito com o final da vida do Windows Phone.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2022 18:10

Isso ai é tanta loucura que eu ate pensei que podia ser o tal “master plan” que volta e meia alguem inventa para passar pano, tipo fazer essa bagunça para ninguém perceber a real estratégia.

Mas lembrei que a explicação mais simples em geral é a correta… entao é incompetência mesmo.

Paulo César
Paulo César
Responder a  Deto
16 de Novembro de 2022 20:58

É muito dinheiro sobrando. É a única explicativa que eu vejo: MS tem tanto dinheiro que parece que gosta de jogar ao vento nessas aventuras mercadológicas.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
16 de Novembro de 2022 16:33

Off ] Phil Spencer admite que anunciaram starfileld e Redfall cedo demais. https://www.eurogamer.pt/phil-spencer-admite-que-a-microsoft-lancou-jogos-demasiado-cedo

Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
16 de Novembro de 2022 16:47

Imagina…
Agora, sejamos justos, quem anunciou Starfield foi a Bethesda em 2018. A MS só adquiriu a Zenimax em 2021.

O Redfall sim é culpa da MS, mas deve ter sido pra conter o dano com o Deathloop e o Ghostwire que eram da Zenimax e exclusivos temporário de PS.

Last edited 1 ano atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Júlio Esteves
16 de Novembro de 2022 17:07

Eu não entendi a matéria. Porque nela fala que lançaram jogos cedo demais e não anunciaram cedo demais. E que adiaram Starfield e Redfall porque aprenderam com os erros.
A minha dúvida é qual foi o jogo da Microsoft lançado cedo demais? Não lembro de nenhum nesse momento. Lançaram com problema, como Halo. Mas sobrou tempo de desenvolvimento.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
16 de Novembro de 2022 17:09

Acredito que o “lançar” foi dito no sentido de divulgar o jogo, no caso em específico a data de lançamento.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Carlos Eduardo
16 de Novembro de 2022 17:16

Nesse caso faz sentido. Não sabia que utilizavam a palavra nesse contexto.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
16 de Novembro de 2022 22:15

Ele deve estar considerando jogos lançados com problema como Halo. Um tempo atrás a MS disse que anunciaria jogos só quando estivessem perto do lançamento (acredito que pelos problemas do fable legends, scalebound e crackdown 3), mas isso durou pouco… O One X mesmo anunciaram com uma janela de lançamento de mais de ano… O mesmo se seguiram com outros jogos… Avowed, Hellblade 2…

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
16 de Novembro de 2022 17:14

Off topic: Saiu um vídeo novo sobre A Plague Tale na DF. Na minha opinião, o fato de o PS5 perder para uma 2070 super é prova de que o game está mal otimizado. Geralmente espero algo próximo a 3060 TI. Outra coisa que chamou a atenção foi que em algumas cenas o game tem queda de fps mesmo sem aparentemente atingir qualquer gargalo, seja de CPU ou GPU. Por fim, a DF levantou a hipótese que a causa da diferença de performance entre Series X e PS5 foi o barramento da memória (final do vídeo). Não sou especialista, mas achei estranho.
A Plague Tale: Requiem Performance Improvements! PC vs PS5, Optimised Settings + More! – YouTube

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
16 de Novembro de 2022 17:35

O problema que vejo neste tipo de análise é que ele pega apenas uma única amostragem do pior caso e faz a comparação.

O cenário ideal para comparação seria que o jogo fosse fps unlocked nos consoles, e mediria a média junto com as VGAs de PC que ele possui. Mas diante das limitações, seria prudente que ele comparasse pelo menos 3 cenários com fps oscilando em diferentes momentos do jogo.

Claro que o cenário do fogo é interessante porque está estático, fica fácil de se medir a performance. Mas outro cenário estático com outros tipos de efeitos também seriam interessantes, até para verificar se algum cenário não possui um viés específico (por exemplo, o framework que faz a simulação do fogo pode rodar melhor em uma API específica).

Como a melhoria de performance foi geral em todas as plataformas, presume-se que tinham problemas a serem resolvidos na própria engine deles, e que a solução se aplicou para todos.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
16 de Novembro de 2022 18:06

Curioso ele ter voltado com o comparativo de PC vs Console.

Deve ser coincidência o xbox e a 2070 vencerem o PS5 nesse teste.

O cara pensa que todo mundo nasceu ontem…

Last edited 1 ano atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
16 de Novembro de 2022 22:20

Pior que o PC ainda é com um Ryzen 5 3600.

Mas as análises do Bataglia são as piores! Tendenciosas são pouco!

Julio Santos
Julio Santos
16 de Novembro de 2022 19:14

Mario, por favor, você poderia fazer um artigo falando sobre a dll dxvk para os PCs e como ela funciona? Eu peguei a versão 2.0 do github e apliquei na pasta de instalação do meu GTA IV e o resultado é que um jogo que sempre evitei por conta dos engasgos passou a rodar liso como manteiga.

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Novembro de 2022 12:58

Desculpe a demora. Sim, é exatamente disso que se trata. Mas eu fiquei surpreso por esse recurso ter sido trazido do Linux para o Windows e por ter ganhos tão expressivos em estabilidade.

Andy Buh
16 de Novembro de 2022 19:54

Iteressante!

Mas teria interesse se fosse apenas uma tela – tablet OLED de 24Pl

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