Sim claro, os jogos custam a produzir e tem de ser mais caros! Mas isso não explica tudo.
Que os custos de produção subiram, todos sabemos.
Que o risco de um flop pode trazer consequências grandes, todos sabemos.
O que não sabíamos é que a PS5 está a ser um sucesso de tal forma que ela sozinha já gerou mais lucro à Sony que a PS1+PS2+PS3+PS4 juntas.
E nesse sentido, a Sony, caso pretenda vir a subir preços de jogos para acompanhar as tendencias de mercado, vai ter muita, mas mesmo muita dificuldade em encontrar receptividade junto dos seus clientes.
A realidade é que, até ao momento, a Sony não anunciou nenhuma subida de preços dos jogos da sua consola. Mas se o fizer, como o justificará com lucros que superam a soma dos lucros de todas as gerações anteriores?
Diga-se que dificilmente qualquer argumento que possa vir por aí vai ter facilidade em colar junto dos seus clientes!
Como se vê, há 13 biliões de lucro, que superam a soma das gerações anteriores. Mas isso apenas porque em período de vida igual, a geração PS3 ainda estava a dar prejuízo. No entanto, diga-se também que a geração ainda vai quase a meio.
Enquanto houver procura excessiva os preços vão continuar a subir .. até se podem manter desde que o custo de fabrico baixe … A lei mais antiga do mercado procura oferta comanda todas as vertentes do comércio mundial
Eu estaria comemorando se a Sony fosse uma empresa de capital fechado… Mas como é capital aberto o lucro vira apenas “tem que fazer MAIS lucro”
Duvido que todo esse faturamento se reverta em benefícios para o consumidor, sei lá… um PS6 mais poderoso e mais subsidiado. Mas como “tem que sempre aumentar o lucro” por causa dos acionistas, vai virar em zero benefício para o consumidor.
Não é bem assim. O lucro só surge se a base de utilizadores existir. E na próxima geração a Sony tem um rival novo, a Microsoft no PC que está com mais suporte.
A necessidade de exclusivos e de cativar os utilizadores é uma realidade. Porque sem essa base o lucro pode passar a zero.
Bom, acho que a Sony já percebeu um pouco isso, que a MS quer usar o PC para concorrer com Steam e Playstation… E faz tempo que não anuncia mais Ports para PC
Lembrando que tem Demon’s Souls de lançamento do PS5 que não foi portado… GT7 talvez nunca tenha sido planejado porque acho que a PD não quer, ou não pode, ficar fazendo atualizações para PC.
Eu acho que a Sony vai parar de fazer Ports para PC por um tempo até ver qual o resultado do PC com adesivo “xbox inside”
Espero que a Financeirização da economia do EUA, onde tudo que importa é aumentar o valor das ações, não contamine a Sony e se contaminou, 12 GaaaS, logo consiga ser revertido.
Capital aberto ou fechado não faz diferença. Vai depender da administração e principalmente da concorrência. Na geração PS3 a Sony cometeu vários erros, mas também foi a melhor geração do Xbox. E como o gráfico mostra, foi a pior geração da Sony quanto a lucros.
As pessoas precisam entender que a chave do capitalismo não está no dinheiro, mas na livre concorrência. A concorrência é tudo.
Esses valores estão corrigidos pela inflação?
Não.
Irrelevante Tio Hildo. A Sony não refere que ganhou mais do que no cumulativo das gerações. Diz apenas que é a geração onde os lucros superam o cumulativo das anteriores gerações.
Se 13 bilhões é igual a 9 devido à inflação é outra coisa. A realidade é que o valor dos lucros nunca foi tão grande.
Fico imaginando qual seria o resultado da Sony se não fosse o fracasso dos GaaS e da aquisição da Bungie. A tendência é que a próxima geração seja muito mais lucrativa para a empresa, visto que a concorrência em consoles de mesa acabou.
Acho melhor ter cautela nisso.
https://www.tabnews.com.br/NewsletterOficial/cofundador-do-xbox-e-contratado-pela-amazon
https://vitoriaagora.com.br/amazon-cria-equipe-inovacao-liderada-ex-integrante-xbox/
Muito investimento para pouco retorno. Começar nesse mercado é muito difícil. Única empresa que se tivesse interesse real poderia fazer algum estrago é a Apple.
OFF:Tom Warren on X: “here’s the Xbox PC launcher experience, running Spider-Man 2 from Steam. The PlayStation PC game launches straight from the Xbox app 👍 https://t.co/z0YHxpeT0e” / X
Qual será a reação da Sony? Não vejo problemas, visto que o novo Xbox nada mais é que um PC. Ainda assim, pode afetar o marketing.
Parecem números impressionantes até serem contextualizados, só a PS3 quase que anulou os lucros combinados da PS1 e PS2, logo a única que lhe chega perto é a PS4.
O que eu gostava de saber é se nesse lucro da PS5, está o descalabro do Concord (400 milhões) mais os 3.2 mil milhões deitados ao lixo para comprar a Bungie, é que se assim for, a PS5 ainda tem que pedalar muito até para igualar a PS4 em termos de lucro.
A geração ainda vai quase a meio?
Achas mesmo que vai durar 10 anos?
Quanto ao custo dos jogos e que o preço devia aumentar para acompanhar, o Expedition 33 que custa 50€ mostra que isso é uma aldrabice.