Más vendas continuam a assolar a Xbox

Street Fighter 6 vendeu esmagadoramente mais na Playstation.

As más vendas de jogos na Xbox continuam a assolar a Xbox. Apesar de no Reino Unido o mercado de consolas de mesa estar dividido em 56% para a Playstation e 44% para a Xbox, ou seja, haver um bom equilíbrio na vendas de consolas, o mesmo não pode ser dito da venda dos videojogos.

Apesar de os valores que vamos citar de seguida não abrangeram as vendas digitais, a realidade é que o ultimo relatório divulgado de vendas digitais, e que pode ser visto aqui, revela que o ratio de vendas físicas/digitais nos 20 jogos mais vendidos está nos 50%, o que quer dizer que os jogos na sua versão digital estão a vender basicamente o mesmo que as versões físicas. E assim sendo, estes números de vendas divulgados preocupam.

Por exemplo, o Remake de Resident Evil 4 vendeu numa quota de 74% na PS5, e apenas 26% Xbox.



Ora com o digital a vender na mesma quantidade que o físico, estas proporções não se alteram com as vendas globais.

O ultimo caso a ser conhecido foi o Street Fighter 6, cujas vendas foram nas seguintes proporções:

79% na PS5, 13% na Xbox e 8% na PS4

Basicamente 87% das vendas foram na Playstation… 13% na Xbox… É uma diferença absolutamente brutal para uma consola que tem 44% do mercado. E isto num jogo que os fans queriam desesperadamente após SF5 ter sido exclusivo PS.

Esta situação deveria preocupar os fans e fazer a Microsoft pensar duas vezes sobre como distribuir o Gamepass, e as consequências que o modelo atual vai ter em suporte futuro. Estas situações não surgem de agora, e os avisos tem vindo a ser feitos, pelo menos por nós, há muito tempo.



Continuar a tapar o sol com uma peneira não é uma solução, mas a realidade é que há ainda quem acredite na fabulosa receita da omelete sem ovos. Apenas que os vendedores de ovos começam a não ficar satisfeitos com a situação.



33 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sparrow81
Sparrow81
19 de Junho de 2023 9:14

Cheguei a conclusão que o fanboy de Xbox não gosta de games, eles gostam mesmo é do Phil Spencer e de torrar o saco na Internet. A maioria deles não joga nem o que está no gamepass e os games que vivem defendendo Internet afora. É inacreditável!

José Galvão
José Galvão
Responder a  Sparrow81
19 de Junho de 2023 9:43

Agora que falas disso, desde que o Phil Spencer assumiu os comandos da Xbox, que notei uma enorme mudança como os fãs vivem o seu entusiasmo pela industria.
Dantes os gamers admiravam pessoas como o Hideo Kojima, Warren Spector, Ken Levine, Yu Suzuki, Yuji Naka, etc..mas agora os herois são outros, são tipos como o Phil Spencer que movem multidões e que recebem os aplausos, ou seja, passámos de admirar devs, para admirar executivos, aqueles que dantes eram vistos como os vilões da industria, são os cools guys que nem por isso deixaram os seus velhos hábitos de falsas promessas e as más práticas que assolam a industria, algo que me faz imensa confusão, e é na comunidade Xbox que melhor se verifica esta tendência, onde toda uma comunidade é literalmente enganada ano após ano por alguém que não é um dev que faz os jogos mas sim o executivo que é incapaz de entregar os jogos.

Estranhos tempos em que vivemos…

rui
rui
Responder a  José Galvão
19 de Junho de 2023 10:27

Eu gosto imenso do Phill Spencer e gostava imenso do Jack Tretton quando estava na Sony e do Ken Kuturagi.

Eu pessoalmente tenho mais sentimento de adesão aos lideres das plataformas do que propriamente aos criadores de jogos.

Quanto as vendas eu admito que o gamepass causa sentimento de “não preciso de comprar jogos” jogo os do gamepass, apesar de este ano já ter gasto em conjunto com o meu amigo 150 euros em jogos.

Mas admito isso perfeitamente e aliado à ps5 vender mais, causa por vezes um desiquilibrio grande nas vendas.

O problema é que mesmo que os proximos jogos da Microsoft sejam todos fantasticos o gamepass vai continuar a canibalizar vendas, é uma situação complexa e a malta da xbox está mal habituada agora, não sei como o Phill vai resolver isto, porque mesmo se o gamepass aumentar muito as subscrições, o problema continua lá.

José Galvão
José Galvão
Responder a  rui
19 de Junho de 2023 14:22

Tudo bem Rui mas na sua prática, os lideres das plataformas são executivos que não sabem programar uma linha de código, eu tenho muito mais admiração por quem cria do que por quem manda criar, só há um artesão aqui.

De sem querer mostraste o problema do gamepass, eu sózinho gasto o dobro do que tu a meias com um amigo.

Deto
Deto
Responder a  José Galvão
19 de Junho de 2023 16:32

em um vídeo do youtube onde o cara dizia estar de “saco cheio do phill falando” eu comentei isso….

Que ao contrário de quem faz video games e faz jogos falar, ficam esses engravatados abobalhados falando toda hora.

Eu quero ouvir o ronald e o cerny e não o phill ou o jim ryan (mesmo q esse último fale 1x a cada dois anos)

Eu quero ver o sujeito falando de como é fazer o jogo, o escovador de bits, não o phill spencer arrotando que “single player não tem mais impacto”

Netto
Netto
Responder a  José Galvão
19 de Junho de 2023 21:12

Pessoalmente eu prefiro os desenvolvedores.

Destes dos quais vc fala o único que eu curtia era o Yoshida. Homem muito simpático.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
19 de Junho de 2023 17:20

Sabe como funciona um legitimo perdedor?

Não é o sujeito que perde

É o sujeito que não ganha, ou sabe que não consegue, e quer puxar os outros para baixo.

Eles não querem jogar, só querem botar defeito e rebaixar a alegria de quem está jogando Returnal por ex.

Livio
Livio
19 de Junho de 2023 11:14

Como que a MS vai rever o Gamepass se na última conferência teve jogo da própria Capcom a ser anunciado “play day one on GamePass”

Netto
Netto
Responder a  Livio
19 de Junho de 2023 21:14

Gamepass é um case de sucesso?

Vejo Devs falando bem e outros mal.

Pro consumidor é bom, mas e pra Indústria? Pra Microsoft tem sido bom?

Juca
Juca
Responder a  Netto
19 de Junho de 2023 22:19

É bom no imediato, Netto. Veja, os jogos estão virando cada vez mais f2p ou indie-like e você acessa um catálogo escolhido pela empresa… não tem tudo o que você desejaria ou tem vontade que lá tivesse. Se todos aderem a isso como fica?!?!

Tiohildo
Tiohildo
19 de Junho de 2023 11:19

OFF:
Vou colocar no próximo comentário o script que eu tinha prometido para gerar vídos de FPS para ser analisados no TRDROP.
Tem que baixar o TRDROP no github.
Precisa baixar também o software ffmpeg. Colocar o ffmpeg.exe na mesma pasta do script ou no path do windows.
Talvez precise do codec utvideo (lossless) , link abaixo:
https://www.videohelp.com/software/Ut-Video-Codec-Suite

O scrypt roda em python ( testei na versão 3.11) e é só configurar as variáveis abaixo

repeated_frames => se quiser fazer um vídeo só com frames repetidos,por exemplo: setar com 2 são 30 fps a 60 hz. Desligar o use_pattern.
pattern => se quiser fazer um vídeo com um padrão definido. Só ir aumentando o array com o padrão. Ligar o use_pattern.
use_pattern => se true usa o repeated_frames, se falso usa o pattern.
seconds => número de segundos do vídeo
display_hertz => frequência da TV que estaria exibindo esse vídeo
fps_avi_file => frequência do container de vídeo que armazenará o vídeo de saída
avi_file_name => nome do arquivo de saída
path => diretório de exportação das imgens

Depois do vídeo gerado, só utilizar o vídeo no programa TRDROP.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Tiohildo
19 de Junho de 2023 11:20

from PIL import Image, ImageFont, ImageDraw 
from pathlib import Path; import os

repeated_frames = 2
pattern = [1,2,2]
use_pattern = False
seconds = 5
display_hertz = 60
fps_avi_file = 60
avi_file_name = ‘out’
path = ‘make’

bgcolor = (100, 100, 100); textcolor = (255, 255, 0)
width= 1920; height= 1080
frames = seconds * display_hertz
if not os.path.exists(path): os.mkdir(path) 
[f.unlink() for f in Path(path).glob((‘[0-9]’ * 5) +”.bmp”) if f.is_file()] 
i = 1; j = 1; number = 0; index = 0; sumr = 0; sump = 0
while j <= frames:
  new = Image.new(“RGB”, (width,height), bgcolor)
  title_font = ImageFont.truetype(‘arial.ttf’, 200)
  if use_pattern:
    number = pattern[index]+sump
    title_text = f”{int(number)}”
  else:  
    number = (((i-1) // repeated_frames) % (display_hertz/repeated_frames)) + sumr
    title_text = f”{int(number)+1}”  
  image_editable = ImageDraw.Draw(new)
  image_editable.text((width/2,height/2), title_text, textcolor, font=title_font) 
  new.save(f”{path}/{j:05d}.bmp”)
  if index < len(pattern)-1:
    index = index + 1
  else:
    index = 0
    sump = number  
  if i < display_hertz:
    i = i + 1
  else:
    i = 1  
    sumr = number + 1
  j = j + 1
os.system(f’cmd /c “ffmpeg.exe -start_number 1 -framerate {fps_avi_file} -i make\%05d.bmp -vcodec utvideo -y {avi_file_name}.avi”‘)

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
19 de Junho de 2023 22:20

Beleza, Hildo, depois irei brincar com isso. Obrigado por compartilhar conosco suas criações.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
19 de Junho de 2023 12:20

Acho que as causa são um pouco mais complexas do que só jogar a culpa no gamepass de forma simplória.
Primeiro ponto, estamos falando do UK, que por mais que seja o maior mercado da europa e o segundo maior do Xbox, é basicamente 4% do mercado de Xbox, pouquíssima coisa acima do Brasil…
Segundo, muitos donos de Xbox pela europa são donos de PS5 que tem um Xbox para gamepass, logo não devem se importar em comprar os jogos nessa plataforma.
Terceiro ponto, a cultura de games digitais é bem mais forte entre donos de Xbox que estão desde a era 360. E na era One se tornou muito comum. De uma biblioteca com mais de 100 jogos só de Xbox dos últimos 10 anos, eu tenho 13 jogos físicos, e eu moro no Brasil, o mercado que representa só 3% do Xbox e ainda assim é o terceiro.
Ainda assim, 25% das vendas de um jogo como RE4 são bastante consideráveis, é uma porcentagem determinante para fracasso ou sucesso de um produto.
Do lado negativo, é obvio que existem muitos consumidores que não compram mais jogos estando em um gamepass, da mesma forma que tem muito consumidores que não compram mais filmes se estão assinando algo como uma Amazon Prime Video. E também tem os consumidores que aguardam promoções por não verem necessidade de comprar jogos no lançamento, principalmente aqueles que vem quebrados como o RE4 e os comandos imprecisos que recebeu 3 patches em um mês.
Embora o intuito do artigo seja reforçar a visão que o Gamepass ta matando a indústria, a única coisa que ele está me mostrando é que a industria precisa adotar outros modelos de negócios para aumentar a expansão entre os jogadores, até por que, jogos como Street Fighter 6 e RE4, por melhor que sejam, continuam fazendo números globais iguais a geração Xbox 360/PS3, sendo que a agora o custo de desenvolvimento deve ser mais de 5x maior.
Talvez a indústria deve-se começar algum modelo de aluguel de jogos que não dependa de estar em um gamepass. Existem muito jogos, principalmente os de campanha lineares do tipo tiro curto que alcançariam mais pessoas assim. Talvez um RE4 que tivesse um aluguel de uma semana por 15 dolares faria muito mais dinheiro do que o modelo tradicional em que precisa se pagar e dar lucro em um mes vendendo o jogo por 70 dolares.
Os consumidores estão mudando bastante, e falo de todos eles, afinal, o PS5 ja tem quase 40 milhoes de usuários e nenhum dos referidos jogos vendeu pra pelo menos 20% dessa base.

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Fernando Medeiros
19 de Junho de 2023 15:37

Boas.
Tem alguma fonte que mídias digitais vendem mais no xbox que no ps?
Pergunto, pois vi uma entrevista no youtube recentemente que afirmavam que nesse setor digital o xbox não vende suficientemente para alterar os dados do varejo/retalho.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2023 2:23

O problema do Xbox é que o Series que vende é o Series S, onde o mesmo é apenas digital.

Netto
Netto
Responder a  Fernando Medeiros
19 de Junho de 2023 21:21

Os números são iguais a PS3/X360

Ou seja, antes tinham duas plataformas pra chegar nessa cifras, agora somente uma delas já que a outra joga os números pra baixo.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
19 de Junho de 2023 22:30

São pontos válidos, Fernando, a questão é que em documentos apresentados à CMA a Microsoft admitiu que o Gamepass canibalizou as vendas em análise dos 12 primeiros meses após a estreia do serviço no Xbox.

https://www.gamesindustry.biz/microsoft-confirms-game-pass-cannibalizes-sales

Last edited 10 meses atrás by Juca
Deto
Deto
19 de Junho de 2023 17:01

Talvez aqui alguém se lembre quando eu dizia algo assim na época do xbox one:

“a gente só vai ver o impacto de não ter exclusivos, sair tudo no PC, na troca de geração”

Ai veio a geração atual e tinha COVID, falta de Chips e ainda a mineração nas GPUs para destruir o mercado de jogos no PC.

Ai eu disse “vamos ter que esperar a oferta e os preços voltarem ao normal”

Pois então, as GPUs de PCs continuam caras, mas bastou a oferta de Placas de Vídeo e PS5 atenderem a demanda que o xbox despencou em vendas

Então, o que eu já dizia podia acontecer mesmo.

Agora imagine se as placas de vídeo no PC estivessem baratas?

Até onde a gente sabe, quem tiver um PC Mid End vai jogar starfield 1080p 60fps

Xbox vendeu para quem não conseguia comprar PS5, vendeu para quem não achava placa de vídeo, vendeu para os fanáticos do xbox que comprariam não importa o que (e esses a despeito da gritaria que fazem na internet, são um grupo irrelevante em tamanho)

E no fim o “boost” de vendas do xbox por causa da pandemia acabou sendo pior, se o xbox tivesse iniciado no mercado já vendendo assim dava tempo da MS corrigir o erro com “exclusivos do SX irão sair no PC 2 anos depois” ou algo assim… Agora já foi metade da geração e não dá mais para reverter isso.

Last edited 10 meses atrás by Deto
Hennan
Hennan
19 de Junho de 2023 19:25

O Gamepass é um caminho sem volta. A questão agora é saber qual será o impacto da PSN extra. Parece cedo, mas pode ser o último prego no caixão dos games AA e indies. Porque se o último relatório da Sony for uma tendência, as pessoas continuam comprando os grandes games no lançamento, mas bem menos todo o restante.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hennan
20 de Junho de 2023 2:27

Penso que é pior! Pode arrebentar as grandes produções AAA tbm, mas de sorte que o crescimento desses serviços estão estagnados e os games andam a vender muito bem novamente, pelo que li.

Netto
Netto
19 de Junho de 2023 21:06

Esse % de vendas só cai no Xbox.

O argumento já é conhecido, no Xbox as vendas digitais são grandes. Mas não se tem dados pra analisar as vendas digitais em ambas as plataforma para verificar se o caso das vendas físicas se repete.

De todo modo vai ficando difícil pra Microsoft, obrigando ela a abrir os cofres para que o jogo chegue a sua plataforma

Edson Nill
Edson Nill
20 de Junho de 2023 10:14
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
20 de Junho de 2023 11:43

????????????????????????
Se a Sony inventar de lançar um modelo pro e um slim mais barato sem disco no ano que vem enterra de vez o SS.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
20 de Junho de 2023 16:30

Os caras não cansam de mentir, Andresão!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2023 16:31

Exatamente Mário!

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
21 de Junho de 2023 15:27

Eu tenho que ler/ouvir a entrevista original para ter a certeza que ele falou a palavra Pro.

Caso ele tenha justamente falado tal denominação ele cometeu um baita erro pois na geração anterior o console com maior poder teórico se chama One X e para a atual geração ele definir que a Series X já é uma console Pro eu acho um erro pois ele referencia o console da rival ao invés de enaltecer seu próprio console, poderia ter dito que não irá ter um Series XX, ou Series 2X, ou Series X² ou até mesmo ter dito que não vai ter um console de meia geração.

Last edited 10 meses atrás by Livio
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Junho de 2023 16:03

Ao que parece foi a DF a nomear Xbox Series X Pro, pois não achei tal associação nem o artigo da blomberg (pelo menos na parte disponível para leitura)

Livio
Livio
Responder a  Livio
21 de Junho de 2023 16:01

O interessante que no link do vídeo, presente no link que o Edson compartilhou há o trecho:
“… 8K technology is not as in-demand as 4K…”

Agora adivinhem quem estava a fazer publicidade com 8K gravado no DIE da APU?

Livio
Livio
21 de Junho de 2023 17:39

[OFF] Series X custará 549 euros

Fonte: Eurogamer

error: Conteúdo protegido