Microsoft confirmou acordo com a AMD para a produção dos seus futuros produtos.

A Microsoft usa bom video o termo consola, mas que… Certamente será um PC.

Nota: As conclusões deste artigo refletem meramente a nossa opinião.

As politicas da Microsoft não nos deixam qualquer dúvida sobre o seu futuro. A notícia deste novo hardware não pode ser encarada separadamente de tudo o que tem sido dito e das atuais políticas da empresa. Recorda-se o lema “tudo é uma Xbox”, pelo que uma consola Xbox, no verdadeiro sentido do termo, e especialmente depois do flop de vendas das atuais consolas, não faz verdadeiramente sentido.

No entanto, há que se ressalvar aqui que havia uma questão no ar que nos intrigava. O que a Microsoft iria fazer com os atuais possuidores de consolas e a sua grande livraria de jogos?

Bem, a Microsoft ao anunciar esta parceria com a AMD parece explicar o motivo pelo qual ainda usa o termo consola. Porque ela, à semelhança do que a Sony faz à anos, vai agora manter a retro compatibilidade com a Series X/S por hardware, e talvez igualmente a Xbox One X possa ser incluída aqui..



Isso garante assim que o software atualmente existente das consolas Xbox irá funcionar nos futuros produtos, mesmo que sejam PCs, e que correrão de forma nativa.

As restantes consolas continuarão a ser obtidas pela emulação, já existente, e que corre nas atuais consolas.

Uma situação que, a ver deles, já justifica o uso do termo “consola”.

Isto é uma quebra na politica de emulação existente, mas que se revela benéfica pelo motivo que não há necessidade de se estar a alterar tudo para novo hardware. Criando-se ali uma base consola, compatível ao nível do Hardware, tudo o resto fica garantido.

Isso permite igualmente abrir as portas para a frente e para os atuais planos da Microsoft, e criar uma consola que partilhe os jogos com o PC, enquadrando este produto, que provavelmente será distribuído e criado por parceiros e não pela Microsoft, numa estratégia controlada que não permitirá a qualquer um, a não ser que obtendo o devido licenciamento, criar produtos iguais.

Eis o vídeo do anuncio da parceria:



Devido ao que já aconteceu com a ASUS, acreditamos que estes SOCs serão vendidos a quem quiser produzir produtos com retrocompatibilidade Xbox, mas que na realidade não serão mais do que PCs, com esta alteração de compatibilidade. Assim cada fabricante poderá personalizar o produto, e talvez mesmo (esta parte é mais questionável), mexer nos relógios e mesmo CUs ativos. Isto porque se a ideia é tornar a coisa um PC, terá de haver um certo grau de personalização disponível que possa permitir aos fabricantes serem concorrenciais em algo mais que não seja o preço.

Por outras palavras, o anúncio deste hardware não altera em nada o que sempre acreditamos. A consola morrerá aqui, e o que teremos no futuro serão PCs criados para serem mais baratos e acessíveis e com retrocompatibilidade com as consolas, mas que correrão o Windows e não deixarão assim de ser PCs.



18 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Júlio Esteves
Júlio Esteves
20 de Junho de 2025 9:21

Será que a Sony poderá no futuro lançar sua linha de consoles compatível com o Xbox? Ou a Sony abandonará os lançamentos de jogos no PC para não favorecer a MS?

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Júlio Esteves
20 de Junho de 2025 9:29

Está consola PC que a MS propõe será com certeza mais cara que uma consola tradicional, isto será um ponto que a Sony poderá explorar com preço mais baixo ou pode querer igualar o preço para aproveitar a oportunidade. O maior impacto será nos usuários de PC que terão um novo produto na sua área de interesse.

Hennan
Hennan
Responder a  Júlio Esteves
20 de Junho de 2025 21:33

Não entendi. Porque a Sony precisa mudar sua estratégia? Acho que ficou claro que está funcionando. Único risco para a Playstation seria a Nintendo ganhar um suporte relevante de terceiros. Mas pelas informações divulgadas, o Switch 2 continua sendo um cemitério de third party.

Livio
Livio
20 de Junho de 2025 11:14

Assim como coloquei na Eurogamer, repito por aqui, o vídeo em si não fala muita coisa e a parceria com a AMD pode ser simplesmente para incluir tecnologias em CPU/APU que torne os jogos antigos mais compatíveis e que isso tende a ser um PC e não um console.

Só esqueci de comentar por lá que isso tambem cheira a um modelo de negócio parecido com o que o 3DO teve, de licenciar a marca, tipo o portátil recém divulgado.

Livio
Livio
Responder a  Livio
20 de Junho de 2025 11:17

E algo que me chamou a atenção, logo dpois desse vídeo comecei a receber notícias de que a Sony tinha “divulgado” o PS6, espero que a Sony não tenha se precipitado como fez logo após a MS ter anunciado o Xbox Series, ou se isso ´e só coisa de imprensa.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2025 15:37

Eu fico surpreso como as pessoas ficam assustadas com informações de desenvolvimento de próximas consolas. Elas acham que um console se faz da noite para o dia. É claro que o ps6 está em desenvolvimento, e deve ser a bastante tempo.

Ps: falo de forma geral e não em relação ao Lívio .

Last edited 1 mês atrás by Tiohildo
Andrio
Andrio
Responder a  Tiohildo
20 de Junho de 2025 19:04

Cara, num grupo que eu participo jogaram um print e tava todo mundo em caos kkkkkkkk

Isso pq são pessoas que tem o hábito de jogar.

Livio
Livio
Responder a  Tiohildo
20 de Junho de 2025 19:13

Eu fiquei tranquilo pois sei que a partir do lançamento de um console eles já começam a desenvolver o sucessor, por isso que nem li as tais notícias.

O que falo da Sony se precipitar é o fato que após o anúncio da MS com o Series na TGA em 2019 a Sony pegou jogos que seriam somente para PS4 e lançou como cross-gen para o PS5,provavelmente a Sony temeu um movimento da base parecido com o que foi o Xbox 360.

Deto
Deto
20 de Junho de 2025 16:07

Essa publicidade está igual o “só nos tempos o Full RDNA2”

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Deto
20 de Junho de 2025 20:32

Na época a Caixitolândia fez a maior propaganda.
Quando na verdade, os consoles tinham North Bridges reaproveitadas do XONE, SSDs Gen 3 e economizaram até no material dos joysticks.
Até hoje eu fico na dúvida se a APU do PS5 não é mais cara de produzir do que a do Series X.
Porque a Microsoft fez o marketing, mas economizou muito nos projetos, a ponto de lucrar com vendas de consoles e periféricos desde o primeiro dia.

Hennan
Hennan
20 de Junho de 2025 18:05

Ainda acredito que a Microsoft lançara mais um console de verdade. Baseado na arquitetura do servidores da Azure.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Junho de 2025 21:22

Rodando o sistema atual.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Hennan
20 de Junho de 2025 20:26

Acho que não cara, a Microsoft montou uma estrutura com várias “placas” de Xbox Series X, pra fomentar os servidores do XCloud.

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo Santos
20 de Junho de 2025 21:29

Exato. Mas esses servidores devem ser atualizados. Dai minha crença que teremos um novo console. Basicamente a atualização dos servidores em um formato fechado.
Bom lembrar que ao menos uns 20-25 milhões dos assinantes do gamepass são do console. Não dá para esperar que esse grupo migre do nada para o PC. Logo, a Microsoft precisa de uma geração de transição e para tal tem que oferecer um novo console. Seria um desastre não fazer.

error: Conteúdo protegido