A Microsoft usa bom video o termo consola, mas que… Certamente será um PC.
Nota: As conclusões deste artigo refletem meramente a nossa opinião.
As politicas da Microsoft não nos deixam qualquer dúvida sobre o seu futuro. A notícia deste novo hardware não pode ser encarada separadamente de tudo o que tem sido dito e das atuais políticas da empresa. Recorda-se o lema “tudo é uma Xbox”, pelo que uma consola Xbox, no verdadeiro sentido do termo, e especialmente depois do flop de vendas das atuais consolas, não faz verdadeiramente sentido.
No entanto, há que se ressalvar aqui que havia uma questão no ar que nos intrigava. O que a Microsoft iria fazer com os atuais possuidores de consolas e a sua grande livraria de jogos?
Bem, a Microsoft ao anunciar esta parceria com a AMD parece explicar o motivo pelo qual ainda usa o termo consola. Porque ela, à semelhança do que a Sony faz à anos, vai agora manter a retro compatibilidade com a Series X/S por hardware, e talvez igualmente a Xbox One X possa ser incluída aqui..
Isso garante assim que o software atualmente existente das consolas Xbox irá funcionar nos futuros produtos, mesmo que sejam PCs, e que correrão de forma nativa.
As restantes consolas continuarão a ser obtidas pela emulação, já existente, e que corre nas atuais consolas.
Uma situação que, a ver deles, já justifica o uso do termo “consola”.
Isto é uma quebra na politica de emulação existente, mas que se revela benéfica pelo motivo que não há necessidade de se estar a alterar tudo para novo hardware. Criando-se ali uma base consola, compatível ao nível do Hardware, tudo o resto fica garantido.
Isso permite igualmente abrir as portas para a frente e para os atuais planos da Microsoft, e criar uma consola que partilhe os jogos com o PC, enquadrando este produto, que provavelmente será distribuído e criado por parceiros e não pela Microsoft, numa estratégia controlada que não permitirá a qualquer um, a não ser que obtendo o devido licenciamento, criar produtos iguais.
Eis o vídeo do anuncio da parceria:
Devido ao que já aconteceu com a ASUS, acreditamos que estes SOCs serão vendidos a quem quiser produzir produtos com retrocompatibilidade Xbox, mas que na realidade não serão mais do que PCs, com esta alteração de compatibilidade. Assim cada fabricante poderá personalizar o produto, e talvez mesmo (esta parte é mais questionável), mexer nos relógios e mesmo CUs ativos. Isto porque se a ideia é tornar a coisa um PC, terá de haver um certo grau de personalização disponível que possa permitir aos fabricantes serem concorrenciais em algo mais que não seja o preço.
Por outras palavras, o anúncio deste hardware não altera em nada o que sempre acreditamos. A consola morrerá aqui, e o que teremos no futuro serão PCs criados para serem mais baratos e acessíveis e com retrocompatibilidade com as consolas, mas que correrão o Windows e não deixarão assim de ser PCs.
Será que a Sony poderá no futuro lançar sua linha de consoles compatível com o Xbox? Ou a Sony abandonará os lançamentos de jogos no PC para não favorecer a MS?
Está consola PC que a MS propõe será com certeza mais cara que uma consola tradicional, isto será um ponto que a Sony poderá explorar com preço mais baixo ou pode querer igualar o preço para aproveitar a oportunidade. O maior impacto será nos usuários de PC que terão um novo produto na sua área de interesse.
Não… É um PC na mesma. Apenas que permite usar a livraria de jogos Xbox de forma nativa
Dada a aposta da MS no PC, eu ia mais pelo segundo. E criaria uma consola personalizada com situações que o PC não suporta. A PS5 já tentou ir por aí, mas limitou-se.
Não entendi. Porque a Sony precisa mudar sua estratégia? Acho que ficou claro que está funcionando. Único risco para a Playstation seria a Nintendo ganhar um suporte relevante de terceiros. Mas pelas informações divulgadas, o Switch 2 continua sendo um cemitério de third party.
Assim como coloquei na Eurogamer, repito por aqui, o vídeo em si não fala muita coisa e a parceria com a AMD pode ser simplesmente para incluir tecnologias em CPU/APU que torne os jogos antigos mais compatíveis e que isso tende a ser um PC e não um console.
Só esqueci de comentar por lá que isso tambem cheira a um modelo de negócio parecido com o que o 3DO teve, de licenciar a marca, tipo o portátil recém divulgado.
E algo que me chamou a atenção, logo dpois desse vídeo comecei a receber notícias de que a Sony tinha “divulgado” o PS6, espero que a Sony não tenha se precipitado como fez logo após a MS ter anunciado o Xbox Series, ou se isso ´e só coisa de imprensa.
Não divulgou nada. A Sony apenas referiu que ela está em produção, o que não deveria ser surpresa para ninguém.
Eu fico surpreso como as pessoas ficam assustadas com informações de desenvolvimento de próximas consolas. Elas acham que um console se faz da noite para o dia. É claro que o ps6 está em desenvolvimento, e deve ser a bastante tempo.
Ps: falo de forma geral e não em relação ao Lívio .
Cara, num grupo que eu participo jogaram um print e tava todo mundo em caos kkkkkkkk
Isso pq são pessoas que tem o hábito de jogar.
Eu fiquei tranquilo pois sei que a partir do lançamento de um console eles já começam a desenvolver o sucessor, por isso que nem li as tais notícias.
O que falo da Sony se precipitar é o fato que após o anúncio da MS com o Series na TGA em 2019 a Sony pegou jogos que seriam somente para PS4 e lançou como cross-gen para o PS5,provavelmente a Sony temeu um movimento da base parecido com o que foi o Xbox 360.
Essa publicidade está igual o “só nos tempos o Full RDNA2”
Na época a Caixitolândia fez a maior propaganda.
Quando na verdade, os consoles tinham North Bridges reaproveitadas do XONE, SSDs Gen 3 e economizaram até no material dos joysticks.
Até hoje eu fico na dúvida se a APU do PS5 não é mais cara de produzir do que a do Series X.
Porque a Microsoft fez o marketing, mas economizou muito nos projetos, a ponto de lucrar com vendas de consoles e periféricos desde o primeiro dia.
Ainda acredito que a Microsoft lançara mais um console de verdade. Baseado na arquitetura do servidores da Azure.
A correr Linux?
Rodando o sistema atual.
Acho que não cara, a Microsoft montou uma estrutura com várias “placas” de Xbox Series X, pra fomentar os servidores do XCloud.
Exato. Mas esses servidores devem ser atualizados. Dai minha crença que teremos um novo console. Basicamente a atualização dos servidores em um formato fechado.
Bom lembrar que ao menos uns 20-25 milhões dos assinantes do gamepass são do console. Não dá para esperar que esse grupo migre do nada para o PC. Logo, a Microsoft precisa de uma geração de transição e para tal tem que oferecer um novo console. Seria um desastre não fazer.