Nenhum estúdio está seguro quando está nas mãos da Microsoft.
A história é velha. A Microsoft não sabe e nem nunca soube gerir estúdios. Deixá-los à sorte e não lhes sabe colocar pressão. Mas quando os estúdios falham, sabe bem descer o machado nas suas cabeças.
A imagem que se segue é antiga e já discutida em diversos foruns. Mostra Phil Spencer todo contente, a visitar a “The Initiative” e a jogar um jogo que, na realidade nunca existiu pois a The Initiative nunca teve nada preparado.
O jogo, seria Perfect Dark, que nessa altura, há 5 anos atrás não teria absolutamente nada realizado. Isto porque a equipa acabou por pedir ajuda à Cristal Dynamics, que também lutava com problemas com o seu futuro Tomb Raider.
Ora Perfect Dark, cujo trailer foi mostrado recentemente, foi cancelado pela Microsoft.
Everwild, de outro estúdio, que já tinha sofrido um reboot, foi também cancelado.
Ora o cancelamento de jogos não foi a única coisa que aconteceu. O estudio “The Initiative” também foi fechado. Basicamente é mais um estúdio que a Microsoft fecha, mostrando que tudo que está nas suas mãos, não está seguro.
A Turn 10 também teve 50% dos seus funcionários despedidos.
Neste processo, um outro jogo, desta vez da Zenimax, foi cancelado. Apesar de nunca ter sido mostrado ao público, um MMO de nome Blackbirds estava em desenvolvimento, e Jason Schreier reporta que o jogo fascinou tremendamente os executivos da Microsoft que o viram. Daí que tenha sido uma surpresa total quando foi anunciado que este jogo estaria tambem cancelado.
Como outra notícia, a Microsoft confirma que Phil Spencer se vai manter no cargo. Fascinante sem dúvida, e algo que só pode garantir que a imagem da Microsoft se vai manter lá, lá no topo por muito mais tempo. Afinal se coisa houve que Phil provou é que ele entrega e é de confiança (sarcasmo).
Sempre quis entender como funciona um estúdio de games. Porque vejo muita ineficiência na maioria das grandes empresas e uma dificuldade de adaptação. Veja o caso do Xbox, depois de tantos erros ainda não corrigiram o processo de produção. Mesmos os games que dão certo são sempre lançados incompletos ou aquém do prometido.