Microsoft insiste em não mostrar nada a correr na XsX. E assim sendo mostra trailers a correrem no hardware da PS5.

A situação que está a envolver a Xbox série X e a ausência de jogos a correr no seu hardware atingiu já um ponto onde a situação é caricata. A 24 dias do lançamento da consola, não se viu ainda praticamente nada a correr na consola. E mais caricata fica quando a Microsoft recorre a vídeos de jogos a correr no hardware específico da PS5 para promover a sua consola.

Sinceramente, isto é inédito. A 24 dias de a Xbox série X ser lançada o que se viu a correr no seu hardware foi um jogo Indie e Dirt 5… Dois jogos que em nada promovem o hardware da consola ao não serem minimamente jogos que demonstram o poder da nova geração.

Mas isso não impede a Microsoft de usar vídeos promocionais para a sua consola. E nada haveria de estranho se esses vídeos não estivessem associados a qualquer das consolas. Mas no caso em particular, este é um vídeo que mostra um jogo, NBA 2K21 a correr na PS5.

Eis o vídeo original:



Este video está identificado como “Next Gen Reveal Trailer: PS5“, e indica no seu interior que se trata de “All footage captures from a work in progress build of NBA 2k21 on Playstation 5“.

A versão usada pela Microsoft para promover a Xbox série X é a seguinte:

O video é exatamente igual. É o mesmo!

A diferença é que está identificado como “Next Gen Gameplay Reveal“, removendo assim a referência à PS5. No seu interior refere-se que “All footage captures from a work in progress next gen build“, removendo assim a referência à PS5.

A questão é que este é um vídeo PS5… A versão Xbox até pode ser igual… mas este é o vídeo criado para a Sony a correr numa PS5.



Isto até passaria despercebido. Mas perante a ausência de visualização de jogos a correr no hardware da X, a coisa torna-se caricata.

 



69 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
By-mission
By-mission
18 de Outubro de 2020 7:19

Jesus..
É … voltando, ? …
O Mário você também concorda que a PS5 seria uma Navi 21 lite?
Muitas pessoas recorreram a uma tabela que específica que como consta o codinome Arden = Navi 21 lite…
Eu sei que só teremos uma certeza dia 28, mas a bons indícios como os clock’s e número de UC’s, será que dessa vez acertaram o rumor?

Last edited 3 anos atrás by By-mission
José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Outubro de 2020 12:07

Vê o video do RedGammingTech acerca da Series X ter um misto de rdna 1 e 2 que foi publicado ontem, muito interessante.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  José Galvão
18 de Outubro de 2020 13:08

Sobre a questão das Unidades Computacionais (UCs) RDNA 1, creio que o mais provável mesmo é que a AMD tenha mantido a mesma arquitetura básica nos sombreadores, e a grande vantagem mesmo da arquitetura RDNA 2 é a eficiência energética atingindo clocks bem maiores. No dia 28/10 talvez teremos acesso ao white paper e descobriremos =)

Agora tem um ponto mencionado pelo Paul aos 23:50 (https://www.youtube.com/watch?v=G2_MEK3Xox4) que me chamou a atenção. Ele diz que alguns cortes foram feitos, como o número de shader engines.

Eu já vi uma discussão sobre isso no neogaf, onde um usuário conhecido por lá falou que 2 shader engines e 4 shader arrays resultam em grandes arrays de 14 UCs. Caso o Playstation 5 por exemplo também tenha 2 shader engines com 4 shader arrays (é o mais provável), serão arrays de 10 UCs. Lembrando que tanto SeriesX quanto PS5 tem 4 UCs desativados, totalizando 56UCs para SeriesX contra 40UCs para Playstation 5.

Lembrando que uma 5700XT tem 4 shader arrays com 10 UCs por array. A Navi21 tem rumores de 80UCs e 8 shader arrays, com 10UCs por array. Ou seja, os 14 UCs por array do SeriesX estão destoando do PS5 e das specs de VGAs desktop.

E qual é o problema destes arrays serem grandes? As UCs operam em paralelo, e precisam ser alimentadas com dados para se extrair o poder máximo da consola. E o usuário citou que um longo array está mais propenso a delays e consequentemente gargalos, logo algumas UCs podem nem sempre serem acionadas em tempo hábil.

Não sei ao certo se este usuário está correcto nas suas afirmações, mas fato é que mais UCs demandam mais cache L1, L2, possivelmente mais shader engines (dizem que a linha desktop Navi 21 terá 4 shader engines).. ou seja, não é só aumentar UCs, e sim também aumentar a retaguarda dos mesmos para que todos operem em paralelo de forma assertiva.

PS: Só para constar, a imagem que Paul usou no minuto 21:16 do vídeo já tinha sido apresentada por este usuário no neogaf semanas atrás, exactamente com as mesmas marcações de shader engine e shader array. Só estou dizendo isso para afirmar que o usuário no neogaf é realmente conhecido e respeitado pelo seu conheicmento.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
bruno
bruno
Responder a  By-mission
18 de Outubro de 2020 8:13

Como seria isso possivel?

O termo lite apenas secrefere ao mesmo gpu… mas integrado.

A Navi 21 seria o GPU com 80 cus.

No video de teardown o engenheiro da Sony foi bastante claro ao afirmar que o gpu tinha 10,3 teraflops.

Onde está o resto.

Recordo também isto..

O video mostrou o flash controller perto do SSD… mas não vimos o complexo I/O..

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Outubro de 2020 9:20

Isso já se sabe. Mas uma coisa é a Navi 22, outra a Navi 21.

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Outubro de 2020 12:28

Mário o que eu acho estranho é que Navi 22 é 192bit e o PS5 256bit certo? Isso não poderia ser um indício que talvez o FUD fosse real?

nETTo
nETTo
Responder a  bruno
18 de Outubro de 2020 11:23

O chip I/O estava situado logo a cima dos 3 chips do SSD

bruno
bruno
Responder a  nETTo
18 de Outubro de 2020 15:49

Nao, esse era o custom controllerpara o SSD.

O complexo I/O esta incluido no interior da APU.

Daniel
Daniel
Responder a  bruno
18 de Outubro de 2020 13:18

Há rumores que a Navi 21 apresentada no início do mês fosse a de 72 Cu. Acharia muito interessante se a BIG NAVI de 80 CU viesse com Hbm 2E. Diferentemente da Vega, a Navi tem boa eficiência em jogos, e utilizando a tecnologia HBM com uma GPU forte, focada em games, poderão surgir bons resultados. No mais, rumor interessante; cada vez mais me parece que a Microsoft entregou o hardware do console aos devs com o software cru, diferentemente da Sony que entregaste hardware/software “redondinhos”. Talvez essa seja a diferença de uma equipe de engenheiros inteiramente dedicada em jogos (Ps5), com uma equipe multidisciplinar (Series X, Series S, Microsoft Surface, etc).

bruno
bruno
Responder a  Daniel
18 de Outubro de 2020 15:54

A Ram é importante mas apenas para as necessidades do chip. GDDR6 e HBM têm andado par a par em bandwith. A grande questão é que a nVidia killer já chega tarde, com as Ampere no mercado.

Outro rumor afirma que a Navi 21 tem 80 DCUs e 160 CUs. Tudo isto deixa as consolas muito atrás.

Last edited 3 anos atrás by bruno
bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Outubro de 2020 15:57

Nao sei.. em 2013 tivemos placas gama média alta. Hoje temos placas gama baixa.

Daniel
Daniel
Responder a  bruno
18 de Outubro de 2020 19:17

Pode ser, mas a arquitetura Vega não se sai tão bem em jogos como a Navi, e potencialmente a Navi 21; talvez não nos foi mostrado o potencial da hbm em jogos. Seria interessante ver pelo menos o chip mais top com memórias HBM 2e; diria como uma sucessora espiritual da fatídica Radeon 7. A Ampere chegou em um nível, principalmente com as RTX 3080/3090 difícil de ser superado, mesmo com o tal rumor do infinite cache ajudando com o potencial limite que os 256 bits da gddr6 trariam para as gráficas mais de topo. Com HBM 2e poderia ir além, sem contar que a RTX 3090 é $1500+; há margem para isso, e poderia-se custar até $1000.
Compraria? Óbvio que não, não tenho dinheiro para isso (nem perto), mas seria bom concorrência em linhas mais entusiastas, pois querendo ou não, acaba refletindo para as faixas inferiores.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  By-mission
18 de Outubro de 2020 14:35

E no caso do SX, é Navi 21?

bruno
bruno
Responder a  Fernando Molina
18 de Outubro de 2020 15:52

Nao. A XsX tem ahader arrays com 7 DCUs. A Navi 21terá shader arrays com 5,mas será igual a duas Navi 10 coladas.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Outubro de 2020 15:57

Sim.

Elton
Elton
18 de Outubro de 2020 10:08

Aconteceu o contrário no trailer de assassina creed valhalla

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Outubro de 2020 11:34

As pessoas estão falando isso porque a Playstation América Latina postou no canal deles um vídeo de AC mostrando os botões de ação com padrões do Xbox. Só que aquele vídeo eu posso dizer que 99% de certeza estava rodando em um PC.

Last edited 3 anos atrás by Hiago
Elton
Elton
Responder a  Hiago
18 de Outubro de 2020 11:45

A única certeza é que não era no ps5

Hiago
Hiago
Responder a  Elton
18 de Outubro de 2020 12:24

Não era no PS5, mas e daí? Já foram mostrados inúmeros jogos rodando nele eu não entendi a polêmica sobre isso, até porque quem está devendo é o XSX.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Elton
18 de Outubro de 2020 13:33

Acho melhor você dar uma amadurecida e baixar um pouco a bola. Aqui não é lugar de flamewar. Você não está no Windows club ou sei lá onde se informa. Respeite as pessoas que trabalham com fatos, não com achismo.

Elton
Elton
Responder a  Sparrow81
18 de Outubro de 2020 13:51

Cara, eu vejo um vídeo os padrões dos botões do Xbox no canal do PS e estou fazendo flame?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Elton
18 de Outubro de 2020 15:56

Mario já explicou. É oficial, os jogos apresentados diretamente no Hardware SX são Yakuza, que crashou na apresentação e Dirt 5, que não merece mais comentários.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Elton
18 de Outubro de 2020 18:53

Esquenta não cara.falô alguma coisa do play aqui da isso.Nem te conhecem e te chamam de desinformado.fanboy e flame.Quem será que tem que evoluir.Eles ou você. Já sabe minha opinião

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Elton
18 de Outubro de 2020 14:15

A certeza é que não era nem PS5 nem SX/S, era PC!
Outra certeza é que na PS5 já vimos, pelo menos, um jogo de mundo aberto a correr a 4k 30fps com RT, já do outro lado não se viu nada!

Marco Antonio Brasil
18 de Outubro de 2020 10:31

Inacreditável. Não sei nem o que pensar.
Mas logo veremos o fim desse mistério, parece que o produtor do watch dogs legion confirmou no Reddit 4k30+RT nas versões nextgen.

José Galvão
José Galvão
18 de Outubro de 2020 12:19

De facto é caricato mas se pensarmos bem, deixa de ser assim tão caricato porque a Xbox não tem nada preparado para o lançamento, é a festa de casamento da sua consola mas ninguém da familia está presente, nem um primo sequer.

O que é caricato é o Phil Spencer estar a pedalar para trás no que toca ao 8k e particularmente o ray tracing, ele tem um feedback dos devs que nós não temos e algo se passa, repara que ele já anda a dizer que acha que a Series S vai vender mais que a X porque para o jogador o valor é muito importante, ou seja a ladainha do poder está a ficar para trás.

É o que eu tenho andado a dizer faz meses, quando sair as primeiras comparações no DF e afins, vou-me fartar de rir.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  José Galvão
18 de Outubro de 2020 13:51

É realmente bem estranho o movimento da Microsoft…

1- Phill falou que os devs não tão dando tanta atenção para o Ray tracing, pois preferem técnicas antigas de renderização, as quais estão mais acostumados (conta outra, rapaz! Que conversa é essa?);

2 – Retiraram do site oficial do SX “O console mais poderoso do mundo!”

3 – Nada a rodar no console e quando roda vem alguma decepção! Yakuza crashou e Dirt 5 melhor não comentar…

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
18 de Outubro de 2020 15:58

Para quem escreveu na foto da APU “8k” agora RT não importa.

É o famoso 180 q a MS vive fazendo.

Edson
Edson
Responder a  Deto
18 de Outubro de 2020 16:51

O Klobrile já foi criticar o Ray Tracing e defender 60 fps. A MS deve estar com um problema real msm com seu console.

Ewertom
Ewertom
Responder a  José Galvão
18 de Outubro de 2020 21:40

Tá estranho mesmo.Era pra Mic mostrar muito conteúdo em lançamento depois do que foi essa geração.Tem menos atrativo do que em 2013?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
18 de Outubro de 2020 22:00

Menos atrativos? Tem nenhum atrativo para migrar pra next gen no lançamento! O Xbox one começou a geração muito bem! Foi ladeira abaixo depois de 2015.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Sparrow81
18 de Outubro de 2020 23:10

Como assim nenhum atrativo??? eu comprei um pra jogar CP 2077 melhor, o novo Assassins melhor, o novo Call of Duty melhor, Watch Dogs Legion melhor, pra jogar The Medium, NBA 2k21 next gen e outros, ou vai me dizer que voce comprou o PS5 só pra jogar o Demons Souls(boatos que vem pro PS4 também) pq o Miles Morales que é um dos atrativos também vem pro PS4

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Molina
19 de Outubro de 2020 0:33

Você está indo de Xbox porque acha que ele vai rodar melhor os multis certo? Com base em que? O pouco que se viu a rodar no SX estava péssimo ou crashou! Com base em crença que rode melhor que o ps5? Com base na folha de especificações?
Ok, respeito sua escolha, mas eu não me baseio em crença e sim na prática.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Sparrow81
19 de Outubro de 2020 2:18

Eu disse que esses jogos rodarão melhor que no Xbox One, eu sempre comeco a geracão com Xbox, se rodar um pouco pior que o PS5 não tem problema nenhum pra mim, meu ego não é inflado como de muitos

Livio
Livio
Responder a  Fernando Molina
19 de Outubro de 2020 1:39

Mas você nem sabe se vai rodar melhor, está confiante somente no poder TEÓRICO bruto.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Livio
19 de Outubro de 2020 2:20

Melhor que no Xbox One meu amigo, eu não ligo ou vou ficar chateado se rodar um pouco pior que no PS5, eu sempre prefiro comecar a geracão com o Xbox, faco isso desde 2002, e nunca me decepcionei, acredito que não será agora

Livio
Livio
Responder a  Fernando Molina
19 de Outubro de 2020 12:49

Ahhh pq tua resposta transparece o que a maioria fala, que entre Series X e PS5, no SX será melhor considerando somente o poder bruto.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Livio
19 de Outubro de 2020 12:53

Tem razão deveria ter me explicado melhor, tava falando em comparação ao One, mesmo pq acredito que as diferenças entre SX e PS5 serão poucas, sem saber qual se sairá um pouco melhor

Edson
Edson
Responder a  Sparrow81
18 de Outubro de 2020 23:34

Brother, em matéria de games exclusivos eu concordo, mas em matéria de ter alguns jogos que já vão mostrar alguma diferença em relação ao ps4/xbox one, eu concordo com o Molina! Eu não duvido que a MS entregará qualidade nesses títulos, msm com minhas desconfianças em relação ao SDK do console, mas em médio e longo prazo, o console estará bem atraente, até pq, com 23 estúdios e querendo comprar ainda mais, há de aparecer coisas bem interessantes, só não sei se chegará dentro de 1 ano ou mais. Com a Sony, pelo menos no quesito de exclusividades, as ofertas já estarão no day one do console, msm que para nós brasileiros, não serão tão atrativas assim por conta do alto preço dos jogos por conta desse dólar maldito.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson
19 de Outubro de 2020 0:35

Estou falando para lançamento! Nenhum atrativo de vislumbre de next gen! Ray Tracing? Ainda não! Jogos novos, longe disso!
Se vai comprar SX na esperança que ele rode melhor os multis e na esperança que os Studios façam milagre e entreguem amanhã grandes jogos, nem tenho como discutir!
É a esperança que move os fãs de Xbox desde 2015.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Edson
Edson
Responder a  Sparrow81
19 de Outubro de 2020 0:42

Não falo de mim, sparrow! Não disse que rodará melhor que o ps5 e sim que rodará melhor que one. Pelo menos é isso que entendi do argumento do Molina. Quanto às desconfianças e não ter nada no lançamento, faço das suas palavras as minhas!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson
19 de Outubro de 2020 1:54

É, aí vai de cada um… Só acho meio loucura gastar uma nota para jogar um game melhor que na gen atual… Mas aí é minha percepção e não gostar de rasgar dinheiro com algo que eu não faço ideia do futuro próximo. Por sinal, pelas amostras que tivemos, o futuro não tem nada de promissor, é o oposto.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Sparrow81
19 de Outubro de 2020 2:25

Mano, mas se for pensar em loucura gastar uma nota em um lancamento pra jogar game melhor que na gen atual, qual o sentido de voce ter comprado o PS5??? quanto ao futuro, acredito que o Xbox terá bons jogos, ai como voce disse, vai de cada um

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Molina
19 de Outubro de 2020 3:55

Porque no Ps5 eu sei que a Sony dará todo suporte! Tem uma boa lista de jogos que já foram mostrados rodando do console e 2021 tá aí! No Xbox eu não tenho NADA para 2021, não sei o que vai ser… A Microsoft não deixa nada claro! O caminho claro é o serviço e se pra isso ela precisar abandonar totalmente e deixar as traças o console, vai fazer! Veja o histórico da empresa. Tudo tá indicando que o Xbox como console será cada vez mais genérico, sendo subaproveitado no quesito hardware. Eu é que não vou contra as coisas que a empresa me mostra, né? Só isso!

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
19 de Outubro de 2020 12:10

Ah sim Mario. Mas me refiro a qualidade mesmo. Eu jogo por qualidade… Se um dia os jogos se tornarem esses multiplayers infinitos, que movem multidões de adolescentes, etc… eu troco de hobby, entendeu? Não tenho interesse nesse tipo de game, os acho horríveis e feitos para o público viciar..

Livio
Livio
Responder a  Edson
19 de Outubro de 2020 1:42

Sabe o porquê não fico animado com esses tantos estúdios e com a probabilidade de comprar mais? Porque ela (MS) não tá garantindo sua sobrevivência na parte de hardware, está garantindo sua sobrevivência no caso do serviço ser o principal meio de recursos, de se garantir de ter conteúdo em um futuro caso muitas devs optem por lançar seus serviços.

Quem tá confiante nesses 20 e poucos estudios não deveria colocar a mão no fogo

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
18 de Outubro de 2020 13:40

https://twitter.com/Xbox/status/1317525817992179712?s=20

Quando vejo este tweet, penso o seguinte:

1) “1000s of playable games across generations” – se o Xbox Series X suporta todos os jogos de Xbox One em modo semelhante ao modo Legacy do PS5, por que não divulgam logo 2500 jogos de Xbox One + 600 jogos de Xbox 360/Xbox? Está claro que precisam testar cada jogo individualmente, e até agora devem ter conseguido testar cerca de 400 jogos do Xbox One + 600 jogos do Xbox 360, totalizando cerca de 1000 jogos.

2) “30 titles fully optimized for Xbox Series X|S this holiday” – quando vejo tantos jogos de Xbox One na lista, me pergunto se estão lançando o Xbox Series X ou relançando o Xbox One.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
18 de Outubro de 2020 14:00

A cara de pau da divisão Xbox postar isso é inacreditável!
A maior lineup de lançamento da história? Só se for a maior lineup de relançamento de jogo velho, né? Pfff

“Até o momento o SX é o emulador mais caro da história” É rir pra não chorar, amigo!

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Daniel
Daniel
Responder a  Sparrow81
18 de Outubro de 2020 14:20

E pensar que o primeiro Xbox foi lançado com Halo 1, Project Gothan Racing e Dead or Alive 3 como exclusivos de lançamento. Sem base nenhuma na época, e faz com que essa line up do Xbox seja uma piada de mau gosto.

Sparrow81
Sparrow81
18 de Outubro de 2020 13:41

Mostraram o console lá em 2019 e no fim das contas o que se viu até hoje nele foi Dirt 5, com trechos que lembram a geração 360/PS3; Yakuza, crashando no console e todo o resto no PC!
Tá difícil achar algum motivo para se comprar um SX.

****E que não venha alguém com respostinha querendo comparar o PlayStation com essa catástrofe! Porque não, não tem comparação e basta você ter um cérebro minimamente funcional para perceber isso.

Fernando Molina
Fernando Molina
18 de Outubro de 2020 13:42

Tá realmente ficando bem estranho, não dá pra entender o que se passa com o Series X, mas de qualquer forma esse mistério está próximo de chegar ao fim, vamos aguardar, pelo menos o produtor confirmou que Watch Dogs legion será 4K 30 fps com RT em ambos os consoles

Daniel
Daniel
Responder a  Fernando Molina
18 de Outubro de 2020 14:28

Só pode ser uma coisa; o software do Xbox Series X/S ficou pronto e totalmente funcional a poucos meses atrás. Embora se caracterize como rumor, lembro que, segundo relatos de um dev, até pouco tempo atrás, o Series S não tinha um software dedicado ou ferramentas que facilitassem essa adaptação; era simplesmente pegar o que se tinha no Series X, e converter, de acordo com as especificações que a Microsoft falava o que seria o Series S, manualmente pelo Series X. Isso pode ser FUD, mas vindo da Microsoft não duvido, pois a equipe do Xbox, embora competente, é a equipe de engenharia de senão todos, a maioria dos hardwares que a empresa lança/desenvolve, como é o caso da linha Surface.

Helmer Silva
Helmer Silva
18 de Outubro de 2020 15:12

Realmente com todo o emaranhado de situações caricatas que temos com “gameplay” nas consolas next-gen da Xbox, esta é uma das mais caricatas sem dúvida. Porque se formos ao canal da 2k ou do Jogo, vemos lá explícito que a build que estamos a ver está a ser rodada numa PS5, eu acredito piamente que a consola a Series X, é muito boa, mas uma empresa em plena campanha de marketing deixa um dos elementos mais importantes da mesma de fora, que é os novos jogos que jogaremos no hardware de fora é no mínimo estranho com o tempo que falta, como vamos dar “power your dreams” se todo o que vimos foi uma representação muito aquém das expectativas do que o slogan quer demonstrar, porque mesmo que os jogos da PS não se demonstraram “next-gen”( para mim alguns sim), à lá U5 style, ainda assim encheram muito mais o olho e aumentaram o entusiasmo para a consola, para a maioria, enquanto no lado verde, as apresentações de gameplay só levaram a um descontentamento até fúria pela maioria das pessoas, eu não entendo mas gostava de entender e ver o Series X com um jogo que faça jus à consola que está nos a ser apresentada

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
19 de Outubro de 2020 13:27

Rapazes, já tem meses que eu vos digo que os a Microsoft decidiu deixar os hardwares em segundo plano, para fazer uma investida sem precedentes nos serviços e no streaming.
Muito provavelmente, os projetos dos consoles estavam em fase avançada quando a decisão por outro tipo de abordagem no mercado foi tomada.
Não é possível que o público não perceba, que para a empresa hoje o marketing no Game Pass vem sempre a frente dos consoles.
E creio eu que muito em breve o marketing será muito mais forte a cerca do Xcloud.
Aliás, desde a decisão de que todos os jogos do One e o Game Pass rodariam no PC, não se faz necessário um console Xbox para usufruir do que a Microsoft tem a oferecer, e é muito óbvio que isso foi planejado pra ser assim.
Dá até a impressão que esses dois novos consoles serão lançados meio que a contragosto de parte da divisão de Xbox, e que o foco principal deles são sim serviços, e num futuro muitíssimo próximo será o serviço streaming.
Só não enxerga quem não quer.
Todos nós sabemos que o Phil Spencer muitas vezes dá uma de fanfarrão, mas quando ele disse que a Sony e a Nintendo não seriam adversários do Xbox, muitos riram e muitos outros entraram em negação.
Mas está aí na cara de todo mundo que para a empresa lançar consoles virou mera formalidade, e que a real ideia deles é levar o “ecossistema Xbox” para todo e qualquer aparelho.
Se essa revolução do streaming no mercado de games vai dar certo, só Deus sabe.
Mas que a Microsoft está investindo muito pra transcender esse modelo atual de consoles e PCs, isso é fato.

error: Conteúdo protegido