Microsoft pondera jogos com tempo de jogo limitado, ou jogos com publicidade, para rentabilizar o Gamepass

Sarah Bond da Microsoft explica os seus planos para outros modelos de distribuição no Gamepass.

Sarah Bond, Vice Presidente Corporativa do Gaming da Microsoft está a considerar a introdução de outros modelos de jogo, tal como jogos com tempo de jogo limitado ou jogos com publicidade.

A situação foi revelada em entrevista à Revista Rolling Stones na Grã Bretanha, e surgiu na sequencia de uma pergunta sobre como é que os criadores de software podem ter sucesso financeiro no Gamepass.

Na sua resposta, Sarah Bond refere que o Gamepass é apenas um de muitos modelos de negócio. Segundo ela, temos o modelo “Pagar-por-jogo”, e o “Free-to-play”, sendo que o Gamepass aparece ali como uma alternativa.

Mas dada a dificuldade em os criadores rentabilizaram os seus jogos no serviço, a Microsoft está a ponderar outras alternativas.



Falamos em como estamos a experimentar outros modelos, e o que isso significa para a publicidade dentro do jogo, como acontece nos aparelhos moveis – Há modelos que funcionam bem no PC ou consolas? Há outros modelos onde podes ter jogos com limite de tempo de jogo?

O objetivo é dar aos criadores opções e escolhas que lhes permitam experimentar e fazer o que adoram, criando uma experiencia imersiva e criativa sem que esta se encaixe num dos atuais moldes.

Basicamente demos com limite de tempo e jogos infestados de publicidade poderão vir a aparecer no Gamepass… E no fundo nada que já não se tivesse referido que seria previsível vir a acontecer.

 

I



64 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Júlio Esteves
Júlio Esteves
24 de Maio de 2023 8:37

Depois de ler este artigo entendi o motivo de muito dizerem que a MS é mais do que uma ameaça ao futuro dos jogos e videogames no modelo atual. Agora torço para que ela não tenha sucesso, pois o futuro com ela é sombrio.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Maio de 2023 11:16

A maior parte das pessoas ignora o sinal, e até aprecia a arvore pois pode fazer um picnic.

Atualmente é mais fácil apreciarem a árvore e tirarem um Selfie mostrando o carro danificado(no mínimo em chamas) após a colisão com a mesma.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Maio de 2023 12:21

Acredito que os retornos financeiros do investimento no ecossistema que que a MS tenta impor tem um prazo para dar resultados, mas parece que isto infelizmente não chegou ao termo final.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Júlio Esteves
24 de Maio de 2023 12:30

Felizmente a Sony e a Nintendo tem tido resultados muito positivos no modelo atual, acho que se deve ao fato de serem empresas japonesas, se fossem americanas já tinham sido adquiridas por uma Bigtec.

Hennan
Hennan
24 de Maio de 2023 12:09

Off topic: A Sony revelou os números de vendas de alguns jogos do PC. Spiderman com 1,5 milhões e the last com 400 mil unidades.
Achei os números bem fracos, não a toa a mudança de postura do Ryan na última entrevista. Não faz sentido arriscar todo ecossistema por números tão pífios.

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Maio de 2023 13:44

Vendas fracas, sera que paga o porte??

Deto
Deto
Responder a  Marcio
24 de Maio de 2023 13:50

Tem que ver o custo total de port e o faturamento total dos ports

não acho que a Sony conte por jogo e sim o total.. X para portar spiderman + last of us, y de faturamento total.

Hennan
Hennan
Responder a  Deto
24 de Maio de 2023 17:13

Só para complementar, mesmo a receita foi fraca. 15,5 milhões para The Last e 52 para Spiderman. Ou seja, eles estão recebendo menos de 40 dólares por cada unidade vendida.
Sinceramente não compensa o risco.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Maio de 2023 13:51

acho que eles perceberam que se portar todo mês um jogo no PC não vai vender muita coisa… tem que espaçar mais os ports e escolher a Dedo o que vai sair.

Livio
Livio
24 de Maio de 2023 14:22

[OFF] Preparados para hoje?

Saiu a possível lista do Showcase:

lista
comment image

Spoiler 2
Mas é a possível lista do Showcase da MS!! Animados?

Hennan
Hennan
Responder a  Livio
24 de Maio de 2023 17:15

Para mim o número de jogos é indiferente. Quero apenas data e gameplay. Toda conferência é 50 anúncios que vão levar 10 anos para sair, se sair.

Netto
Netto
24 de Maio de 2023 15:34

Off topic

https://www.eurogamer.pt/zelda-tears-of-the-kingdom-tem-desempenho-pior-nas-switches-antigas

Essa notícia me fez lembrar sobre os pormenores contidos no projeto do PS5 quanto a sua CPU e seu esquema de caches e em como isso pode benéfica o mesmo diante de seu concorrente.

Livio
Livio
Responder a  Netto
24 de Maio de 2023 15:45

O ruim da Nintendo é isso, não é a primeira vez que um jogo roda melhor (ou somente roda) em um modelo mais recente.

Hennan
Hennan
Responder a  Netto
24 de Maio de 2023 17:17

Nintendo é a Apple dos consoles. Produtos excelentes, mas sempre ferrando o consumidor.

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Maio de 2023 21:23

Horrível!

Derhel
Derhel
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Maio de 2023 21:44

Cada vez fico mais convencido que tomei a decisão acertada de ainda não ter trocado de geração, a minha ps4 ainda dá bem conta do recado, em três anos só três jogos que gosto (gt7, spiderman e ratched) e dois sairam na ps4. E pelos vistos vou esperar mais um ano.
Não vi nada que me agradasse, estou decepcionado.

Juca
Juca
Responder a  Derhel
24 de Maio de 2023 23:57

Tirando as vantagens gráficas e de rapidez dos sistema além de pequenas features, eu entendo seu ponto de vista, não concordo, mas entendo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Maio de 2023 21:59

Eu achei até o Spider decepcionante. Não vi nada de nova geração ali, fora o streaming de dados. Esperava algo no nível da primeira demo da epic ao menos. O único que hypei mesmo é o remake de Metal Gear Solid.

Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
24 de Maio de 2023 22:05

Difícil avaliar. Muita compressão no youtube.

Marcio
Marcio
Responder a  Sparrow81
24 de Maio de 2023 22:20

Olha eu tambem achei viu, espera muito mais, por ser um jogo exclusivo ps5 e frist, esperava bem mais, to começando a achar que eu coloquei expectativas demais nessa geração deviado as features e as revoluçoes, porem estou cada vez mais desapontado.

Andrio
Andrio
Responder a  Sparrow81
24 de Maio de 2023 22:29

Se tu assistir depois o vídeo em 4k no YouTube tu vai ver uns pop ins de fundo. Também esperava mais, mas achei legal poder jogar com Peter e Miles.

Hennan
Hennan
Responder a  Andrio
24 de Maio de 2023 22:42

Achei o vídeo em 4k muito bom. Sinceramente tecnicamente parece o melhor game da geração até agora. Preste atenção nas texturas, reflexo e iluminação.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
24 de Maio de 2023 23:29

Recomendo não assistirem aos gameplays no App do PS5, não sei porque a imagem nele fica péssima, tanto no meu celular quanto no app de youtube da minhaTV LG a imagem fica muito boa e as cores devidamente adequadas. No App do PS5 o negócio fica sinistro com degradês e compressão perceptível do vídeo, a imagem decai muito, provavelmente é problema do app de youtube do PS5.

Livio
Livio
Responder a  Juca
24 de Maio de 2023 23:31

Era o que falava na party, estava a assistir pelo YT no PS5 e a qualidade, mesmo setada em 1080p, era péssima, comparando com o note a imagem não tinha nitidez e aparentava estar com mais brilho, deixando a imagem esbranquiçada

Last edited 11 meses atrás by Livio
Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Maio de 2023 23:09

Ué mas não atualizaram o motor para o ps5??
tem popin, e LOD, pensei que isso não apareceria mais nessa geraçao… pra mim me pareceu tao bonito quanto miles morales, nada mais que isso..

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2023 10:27

A não sei Mario, esperava ver algo no nivel do trailer de apresentação que parecia CGI no gameplay, inclusive artigos que voce escreveu sobre, que esse jogo seria um poderio na parte grafica e por fim me parece mais do mesmo, sinceramente estou muito decepcionado, não sei se criei muita expectativa no PS5 por todas as features anunciadas, mas não vi nada no showcase de ontem que me fizesse sentir que valeu a compra do console…

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2023 14:57

Tá, mas então porque anunciar um trailer nesse nivel, e criar expectativas…
https://www.pcmanias.com/spider-man-2-para-a-ps5-devera-ser-um-portento-grafico/

O trailer de gameplay, nada me surpreendeu, pode ter seus avanços tecnicos, mas tudo muito discreto visualmente falando, lembro da diferença brutal que foi do ps3 para o ps4, logo nos primeiros jogos, agora no ps5 estamos indo pro terceiro ano e nada. Novamente, as vezes eu criei expectativas demais nessa geração e talvez essa evolução grafica que eu achei que veria devido as hardware do ps5 e todos as promessas de zero pop-in do fim do LOD como foi apresentada na tech demo da UE5 eu nunca veja e esses graficos do spider man e horizon seja o padrão dessa geração e a tech demo o UE5 que enchem os olhos, seja somente isso, uma tech demo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Marcio
25 de Maio de 2023 17:29

Em 2015 apresentaram o Horizon Zero Dawn https://twitter.com/dejongemathijs/status/647309631329538048?s=20 O Thunderjaw sozinho foi projetado com 550 mil polígonos, enquanto o jogo completo de Killzone 3 renderizava apenas 250 mil polígonos na tela. Se um Horizon Zero Dawn fosse desenvolvido para o PS3, seria necessário reduzir drasticamente o nível de detalhe do Thunderjaw, dentre outros assets. Portanto, os assets foram criados do zero para aproveitar as capacidades do PS4, o que seria inviável nas configurações do PS3.

Quando vimos Lumen in the Land of the Nanite em 2020, com aquelas estátuas incrivelmente detalhadas, compostas por uma quantidade colossal de triângulos em altíssima resolução, percebemos como o PS5 é capaz de lidar com assets gigantescos usando um processo altamente refinado. Poderia também citar a demo jogável do Matrix lançada em 2021.

O que os dois parágrafos acima têm em comum é que ambos citam situações em que o jogo (ou a demo) foram concebidos do zero para uma nova geração, seja através de um novo mecanismo de renderização, construção de novos assets, entre outros.

O que vi em Spiderman 2 não foi um jogo completamente reformulado para a nova geração, mas sim um jogo que se aproveitou das bases estabelecidas na geração anterior e as expandiu para um hardware superior. É como se houvesse uma escala de cinza com 50 tons entre um motor gráfico da geração passada e um motor gráfico de próxima geração. Eu diria que Spiderman: Miles Morales está no décimo tom de cinza, Ratchet está no vigésimo e Spiderman 2 talvez esteja no trigésimo. Será que o Wolverine supostamente em 2025 estará no quadragésimo ou já estará fazendo uso de um render 100% next-gen?

Eu estaria sendo inocente se falasse que deveriam jogar fora tudo o que foi feito antes para construir um jogo next-gen. Não é assim que funciona. Entretanto, certas bases não servem mais. Não se constrói um Drake no Uncharted 4 usando os assets dele feitos em Uncharted 3 e “expandindo”. As idéias sim permanecem, mas os modelos são bem diferentes. Da mesma forma, Killzone Shadow Fall ou Gran Turismo Sport não são apenas os pipelines gráficos de Killzone 3 ou Gran turismo 6 com melhores efeitos. Você vê que a concepção é diferente, os modelos são diferentes, o polycount é radicalmente diferente.

Eu entendo que a Insomniac ainda não esteja entregando algo que era esperado como 100% de próxima geração, considerando a quantidade intensa de projetos em andamento. Miles Morales em 2020, Ratchet em 2021, Spiderman 2 em 2023 e talvez Wolverine em 2025. No entanto, se alguém me dissesse, após a apresentação da Unreal Engine 5 em 2020 com o Lumen in the Land of Nanite, que estaríamos em 2023 sem nem mesmo um gameplay nos moldes daquilo, honestamente, o futuro da próxima geração que joguei na demo do Matrix ainda vai demorar para se concretizar.

Vou além e afirmo que talvez o primeiro jogo a utilizar um render 100% next-gen seja Hellblade 2. É verdade que a Sony lançou excelentes jogos desde 2020, estabelecendo um pipeline de lançamentos mais consistente e fazendo uma transição de gerações mais eficiente, oferecendo visuais superiores aos do PS4. No entanto, quando se trata da própria tecnologia da nova geração e do que veremos no futuro, ainda há muitas incertezas em minha opinião.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Marcio
Marcio
Responder a  Carlos Eduardo
25 de Maio de 2023 17:56

Sim Carlos, porem na altura de horizon nos ja tinhamos Killzone:SF que ja era bastante superior ao Killzone 3, e quando eu digo bastante superior digo que era um jogo claramente next-gen, um jogo que mostrava do que ps4 era capaz, coisa que não vimos ate agora, francamente ja estamos indo para o 3 ano da geração e nada….

Perfeito, ambos concordamos que o PS5 pode render muito mais do que foi visto ate agora…

Ora porque não reformular o motor??? Estamos entrando no 3 ano de geração e nada ainda… concordo com o que diz que tudo é reaproveitado, logo estamos pagando 350 reais de um jogo cross??? Até quando???? Só quando studio estiver fazer uma nova IP que nao consiga aproveitar as coisas veremos melhorias??

Logo estamos na meia vida do console e não temos nada ainda feito pra ele???? dai o ps5 vai durar 10 anos na geração???? ou quando começarem a aproveitar o que o console pode proporcionar lançam o ps6???

To achando que esse vai ser o padrão dessa geração Carlos, e que é bom não criar mais expectativas não…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Marcio
25 de Maio de 2023 18:16

Ora porque não reformular o motor???

O que está me parecendo é que se trata de um processo mais longo do que imaginávamos. Construir um motor gráfico com um novo render fazendo total uso das tecnologias next-gen, e ainda construir um jogo quase que “do zero” em cima desse motor .. me parece um processo demasiadamente longo, mais do que eu esperava.

Você viu que Assassin’s Creed Mirage vai ser cross-gen? Ou seja, é provável que seja o mesmo motor gráfico usado desde Assassin’s Creed Unity, com aperfeiçoamentos aqui e ali. Claro que se pudessem, já teriam um motor gráfico 100% next-gen, lançando um novo Assassin’s Creed com uma densidade de objetos similar à da demo Matrix. Mas pelo visto isso custa muito mais tempo e dinheiro do que imaginávamos.

Só para constar, não estou defendendo isso. É só um “diagnóstico da situação”, como dizia o finado Enéas.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Marcio
Marcio
Responder a  Carlos Eduardo
25 de Maio de 2023 18:34

Orra, mas a propria insooniac que ja tinha familiaridade com novo console viste que laçaram resmater do spider-man retched and clanck, miles morales e ainda não construiram nada pra nova geração??? que o studio contrate mais gente, pois os jogos estão mais caros… pagar 350 de mais um jogo crossgen, ta ficando ruim em…

As ubisoft é 3 party Carlos, agora a Sony com 3 anos de console não lançar nada especifico com mesmo, essa geração esta estranha….

Deixa eu te pergunta uma coisa sera que a gente nao esta esperando demais desses hardwares??? sera que essa qualidade não sera o padrão dessa geração???
Eu particularmente ja perdi as esperanças e nao espero nada muito alem do que ja foi visto ate agora…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Marcio
25 de Maio de 2023 18:52

e ainda não construíram nada pra nova geração?

Claro que construíram. Os reflexos por Ray Tracing da Insomniac estão entre os melhores da indústria. O Ratchet And Clank possui transições extremamente rápidas sobre texturas bem pesadas. Nesse Spiderman 2, é notório que o sistema de iluminação global é bem superior ao jogo anterior, o campo de visão (FOV) está muito maior.

comment image

O ponto é que ter um motor gráfico 100% next-gen é um processo. Trocar o render, abandonar pipelines tradicionais que fazem uso de Vertex Shaders, e mergulhar em cima de Primitive ou Mesh Shaders, me parece que não é algo tão rápido e/ou barato quanto parecia. É essa a minha percepção. Eu também esperava que essa transição não fosse tão demorada quanto está acontecendo.

Simplificando, quero dizer que um motor gráfico pode ter alguns aspectos next-gen, mas ainda possuir “resquícios” last-gen. Seria como um processo de emagrecer, a meta da pessoa é perder 30 kg. Se a pessoa conseguir perder 15 kg, terá resultados visíveis. Mas faltam outros 15 kg para chegar na aparência ideal. É mais ou menos como vejo Spiderman 2.

“As Ubisoft é 3 party Carlos”

Concordo, mas eu só citei isso de exemplo para evidenciar sobre como a indústria em si está operando. Eu não estou defendendo a prática. Se tem uma indústria inteira usando motores com render antigo, alguma coisa está acontecendo. Apesar da Sony possuir alguns estúdios de referência, eles não são os únicos.

será que a gente não está esperando demais desses hardwares???

Se estivéssemos esperando path tracing de Cyberpunk, eu concordaria contigo. Mas se jogamos demos como o Matrix no PS5, creio que os jogos podem chegar a esse patamar. Resta saber quando isso será kkkk

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2023 23:02

Beleza Mario pode ser uma comparação injusta, mas veja infamous jogo de 2014, para um ps4 que era tecnicamente defasado ja para epoca do seu laçamento, e compare com spiderman 2, me diga se parece um salto geracional???
A mim parece mais do mesmo por assim dizer…independente de cena, e eu assisti o trailer em 4k na minha TV qled, no meu celular oled em 2k, no meu monitor com painel V.A, e pra mim ainda parece um jogo da geração passada…

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Maio de 2023 23:10

O gameplay parece uma sequência de cutscene. Única coisa que ainda precisa evoluir são os movimentos e as expressões faciais dos NPCs.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2023 1:15

As gameplays de Spiderman 2, Helldivers 2 e Phantom Blade Zero me transmitiram a sensação de serem jogos tecnicamente de “início da geração”, assim como vimos com Demons Souls Remake, Ratchet and Clank Rift Apart, DLC do Horizon Forbidden West, etc. Ou seja, eles parecem mais jogos de “início de geração” do que verdadeiramente next-gen, como vimos em 2015 com The Witcher 3.

Voltando a março de 2020, a Epic Games mostrou as funcionalidades da Unreal Engine 5, como o Nanite, um sistema de geometria de micropolígonos. Sabemos que jogos estão sendo desenvolvidos com essas funcionalidades, mas até agora não temos previsões. Já se passaram dois anos e meio desde o lançamento da nova geração, e o jogo mais next-gen que recebemos foi a demo do Matrix. Neste evento da Sony, eu esperava ver algo mais próximo desta demo, mas isso não aconteceu.

Acredito que isso pode render um bom debate, mas minha suposição principal é que a criação de um motor gráfico verdadeiramente next-gen é algo mais demorado e desafiador do que aparenta. A CD Projekt Red abandonou a Red Engine e migrou para a Unreal Engine 5. Apesar da qualidade diferenciada dos jogos da Sony, a maioria deles está sendo lançada ainda utilizando motores da geração anterior, muitos deles sequer oferecendo suporte a Ray Tracing (como o remake de The Last of Us, God of War: Ragnarok, Horizon Forbidden West, etc.).

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Netto
Netto
Responder a  Sparrow81
25 de Maio de 2023 12:34

Hypou uma CG mequetrefe?

Rapaz

Netto
Netto
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Maio de 2023 12:34

Spiderman, FF16 e Dragons Dogma 2

O resto decepcionante mesmo

Livio
Livio
24 de Maio de 2023 21:20

[OFF] É certo que o Mario irá fazer um artigo e aqui já deixo minha contribuição, showcase fraquíssima, teoricamente 2 a 3 jogos de first. Jim Ryn astava certo, iriam fazer barulho, barulho de insatisfação

Hennan
Hennan
Responder a  Livio
24 de Maio de 2023 22:00

Fico feliz com um novo Ghost of Tsushima. Mas acredito que teremos pouca coisa de estúdios próprios e muito de terceiros. A Sony resolveu não antecipar tanto os lançamento e baseado nas informações disponíveis só teremos Spiderman de AAA esse ano. Logo no máximo teremos mais um game exclusivo ao final da apresentação que será lançado no primeiro semestre de 2024.”
O problema não foi a apresentação, mas quem criou falsas expectativas. A Sony só vai apresentar aquilo que vai lançar. Só tem Spiderman de AAA para esse ano. Não tinha como ter muita coisa. Provavelmente devemos ter outra apresentação até o final do ano para mostrar o first party do primeiro semestre de 2024.
Por outro lado a conferência da Microsoft estará cheia de games que levarão anos para sair.

Andrio
Andrio
Responder a  Hennan
24 de Maio de 2023 22:33

Hennan o problema foi da propria Playstation/ Jim que criaram hype. 2 anos sem um evento próprio e quando veio, veio um evento meia boca. Era melhor ter diluído essa apresentação em vários state of play.

Hennan
Hennan
Responder a  Andrio
24 de Maio de 2023 22:49

Todos os eventos da Sony serão assim daqui para frente. Com 1 no máximo 2 triple-A. Provavelmente teremos mais um esse ano. Mas será igual a esse.

Livio
Livio
Responder a  Hennan
24 de Maio de 2023 23:25

Resolveu não antecipar, mas cadê o Factions? Ele é o Starfield do PS, muito hype( dos outros pois nem tenho hype por não ter jogado o Factions do The last 1) para nada apresentado

Hennan
Hennan
Responder a  Livio
24 de Maio de 2023 23:39

Não sai esse ano. Desde o evento de The Last a Sony passou a reduzir a janela entre anúncios e lançamentos. Se o Factions é Triple A não sai esse ano. Está no relatório fiscal. Só tem Spiderman de Triple A esse ano. Não estou querendo passar pano, porque também acho que deveria ter mais jogos. Mas acho correto não apresentar games que não estão prontos.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
24 de Maio de 2023 22:08

Achei que foi um bom Summer Game Fest, e um fraco showcase da Sony.

Ou seja, para quem queria apenas ver jogos de forma descompromissada, foi um bom evento. Dragons Dogma 2, Metal Gear 3, Phantom Blade 0, Helldivers II .. teve bons anúncios. As atualizações de Alan Wake 2 e Assassins Creed Mirage foram bem vindas claro.

Agora, considerando que a pessoa queria ver um evento com os estúdios da Sony mostrando next-gen, achei bem fraco. Poucos anúncios dos estúdios dela, CGI sem data (Fairgames da Haven por ex). Basicamente a linha first-party ficou nas costas do Spiderman 2.

Sobre o Spiderman 2, achei que tiveram momentos interessantes. Essa parte aqui por exemplo de exploração, achei que mostrou um mapa bem denso, muito mais assets, draw distance bem superior. Entretanto, em outros momentos achei que houve melhorias mais discretas. Sem dúvidas é um upgrade em relação ao Miles Morales, mas talvez não tão “wow” quanto esperávamos.

comment image

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
24 de Maio de 2023 23:33

Realmente, muita CG, de gameplay de First/Second Party, só Spiderman 2 e Helldivers 2. E lamentavelmente todo o resto da Sony parece que vai pra PC também, fora abusarem de CGI.
Concord, Fairgame$ e Marathon, tudo CGI, lamentável.

Sobre Spider, acho que a maior decepção de alguns é provavelmente os modelos não estarem nível metahuman e ainda parecerem cartunescos.
A iluminação melhorou bastante, vê-se reflexos rt em algumas cenas; a física da água poderia estar melhor em algumas cenas e infelizmente o SSD não acabou com os malditos pop-in, pois o processamento de imagem da Sony parece funcionar com um range de distância e os pop-ins agora parecem se dever ao momento em que o processamento chama as texturas e não a falta de memória ou velocidade de ssd para carregá-las, o que é lamentável.

Pra aqui pra casa certamente virá MGS Delta, Spider 2, Beat Saber, RE4 VR, Alan Wake 2 e Dragons Dogma 2 (talvez Sinapse e Arizona Sunshine 2).
FF16 já foi comprado.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
25 de Maio de 2023 4:29

O que eu gostei no Spiderman 2 foi terem mostrado uma gameplay que te coloca em uma ambientação levemente diferente da exploração convencional que ocorre na ilha de Manhattan. Isso já mostra um esforço em fornecer uma experiência nova, sem parecer tão repetitivo com o que se tinha no jogo anterior. Também gostei de algumas das novas habilidades no gameplay (Venom???? uhhhh), parece muito bom. Eu aposto que como jogo em si, vai ser uma evolução muito boa em relação ao anterior.

Mas apesar das notórias melhorias, ainda vejo uma certo nível de “reciclagem” nos assets, que apesar de ter melhorado consideravelmente, faz o jogo ainda ter uma certa “aparência” da geração passada. Aqui não falo apenas de prédios, bem como objetos no geral (caixas, janelas, lixeiras, postes, etc..). A arquitetura da nova geração suporta assets de alta resolução, com um nível maior de detalhes. Eu sei que é difícil jogar todo o passado no lixo e criar um novo projeto do zero, ainda mais se tratando da Insomniac que está em com um pipeline insano de entregas. Mas aqui eu meio que coloco essa “reclamação” nas costas dela, porque foi a única quem compareceu, digamos assim. Se a Bend Studio aparecesse com um jogo novo e um visual mais “next-gen”, talvez esse peso de “next-gen” seria tirado das costas da Insomniac.

Quanto ao evento em si, eu ainda acho que infelizmente ficou devendo muito em first-party. A Sony mostrou 4 jogos first-party, sendo 3 deles CGIs abstratas GaaS (Fairgame$ – Haven, Marathon – Bungie e Concord- Firewalk), e apenas o Spiderman carregando o piano. Infelizmente, esperava ver conteúdo da Bluepoint, Naughty Dog ou Bend Studio. Se o evento tivesse durado 1 hora e meia e apresentado mais 3 jogos desses estúdios mencionados, creio que teria sido um pouco mais razoável.

A reclamação em cima dos first-party ocorre principalmente porque via de regra são jogos feitos para atrairem o interesse da comunidade gamer pela marca. Interessante que em termos de GaaS multiplataforma, Helldivers 2 me interessou muito mais do que os 3 GaaS first-party juntos.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Marcio
Marcio
Responder a  Juca
25 de Maio de 2023 10:43

Nenhum dos GaaS me apeteceu, Spider man 2, que eu achei que finalmente veriamos algo de nova geração foi uma decepção e não só para mim, pelo visto todos esperavam mais graficamento desse game, os pop-ins continuam la, e o LOD tambem, achei que isso não aconteceriam nessa geração…ou talvez esse seja o padrão da geração e a gente que esperava mais…

Juca
Juca
Responder a  Marcio
25 de Maio de 2023 13:09

Parece só o desgraçado do Marketing fazendo vítimas pelo caminho. Mas essa de jogos GaaS com mais presença que os Single da Sony é de lascar.

Não fiquei decepcionado com o Spider como a maioria de vocês, minha decepção está mais pelo abandono da produção em vistas ao console.

Minha única tristeza real com o spider são os pop-ins, mas entendo quem esperasse algo movie-like o tempo todo. A insomniac ainda trabalha com certo nível cartunesco de expressões fasciais e corpóreas que podem desagradar os fãs que sempre esperam mais.
No mais, gostei dos visuais ambientais e de iluminação do Spider 2, gostei dos novos combates, enfim gostei das novidades que percebi, mas como o Prof. Carlos bem disse, há certo nível de reciclagem que decepciona um pouco. De qualquer forma, esse vem pra cá pra casa.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Livio
24 de Maio de 2023 22:31

Único jogo que achei massa foi phantom blade zero.

error: Conteúdo protegido