Navi melhorou em muito o “Culling” de triangulos

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

Uma das melhorias do Navi foi um aumento enorme da eficiência do GPU no processo de “Culling” de triângulos.

O “Culling” é uma metodologia que permite ao GPU não processar triângulos que não estão visíveis ao utilizador, poupando assim no processamento. Esta é uma metodologia à muito utilizada que os programadores utilizam para poupar processamento.

A realidade é que, apesar desta metodologia estar embutida no hardware, a mesma não é super eficiente, e isso leva os programadores a usar métodos  proprietários mais eficientes que melhoram essa situação. Estas metodologias, apesar de roubarem processamento, compensam dado que o ganho é superior à perda.

Mas a Navi melhorou e muito a capacidade de “culling” de triangulos, o que permitirá obter resultados excelentes sem qualquer trabalhos extra. Isso é revelado num documento da AMD!



Como se pode ver, as Navi possuem muitas melhorias face às Vega. O comparativo em causa compara a RX 5700XT com uma Vega 64!

Aqui podemos ver que a Navi consegue subir a velocidade de relógio, melhorar o número de triângulos rasterizados, mas acima de tudo o número de triângulos a que é capaz de realizar as operações de “Culling”. Basicamente mais do dobro da Vega 64! Tudo isto com menos 24 CUs e menor capacidade de processamento a 32 bits que a Vega 64.

O que podemos ver é que se as Vega 64 podiam apenas fazer “Culling” a um número de triangulos igual aos que podia rasterizar, a Navi pode fazer o dobro do que rasteriza.

A cache é igualmente muito mais rápida.

Foi ainda divulgado um conjunto de melhorias que deverão aparecer nos Navi 12 e 14, destinados a Inteligência Artificial, e que certamente estarão presentes nas consolas. Eis as mesmas:





error: Conteúdo protegido