Ninja Theory dá a conhecer que Hellblade 2 terá localização perfeita dos locais onde haverá cocó de pássaro.

A atenção para o detalhe parece assim ser ao nível do que de melhor se faz. Mas para o utilizador comum, que não percebe como este tipo de coisa na realidade é simples de ser feito, caso o jogo não saia excelente, estes irão certamente acusar a equipa de ter estado a gastar tempo e recursos em trivialidades.

Sinceramente não sei o que esperar de Hellblade II. Mas quando o estúdio vem anunciar que está a gastar recursos em localizar a caca dos pássaros, certamente que a maior parte dos utilizadores começará a achar que teremos de esperar muito deste jogo. E para eles, caso o jogo não se revele algo de excelente, então a Ninja Theory fica numa posição onde irá ser criticada por andar a perder tempo com trivialidades em vez de se concentrar no jogo.

O realismo de um jogo advêm dos detalhes, e nesse sentido, este nível de pormenor é desejável. A grande questão é que Hell Blade 2 é o segundo jogo da saga de Senua, sendo que o primeiro jogo não foi mais do que um AA, e sendo esta uma pequena equipa, em caso de o jogo pecar nas expectativas dos utilizadores em algum aspeto, a Ninja Theory, perante um anúncio de que se encontra a trabalhar na localização exata do Cocó dos pássaros poderá ficar nas mãos de utilizadores menos informados que a poderão acusar de se terem dado ao luxo de entrar em pormenores deste género prejudicando o que é realmente importante, que é o jogo.

Convém no entanto que se perceba que este tipo de coisas não exige grandes recursos. È algo que é gerado proceduralmente, pelo que basta assinalar a zona onde se quer que os detritos apareçam de forma aleatória. E isto na realidade não gasta basicamente nenhum recurso à equipa, pois esta situação já é usada em vegetação e outros pormenores do jogo, sendo que com a rotina feita, basta definir as zonas onde as coisas podem aparecer e definir as texturas e, quando aplicável, geometria do que pode aparecer de forma aleatória. E isto é um processo que apenas consome alguns minutos!



No entanto, para a maior parte dos utilizadores, aqueles que não tem essa consciência, a imagem que pode passar é que a Ninja Theory está a perder tempo em pormenores irrelevantes, achando assim que para tal ser aceitável, o jogo deverá ser forçosamente bom.

Daí a relevância deste artigo. Para que se perceba que uma atenção ao pormenor ao estilo da que vemos aqui não é algo que custe verdadeiramente recursos à equipa. E que não é por causa destas coisas que podemos dizer que a Ninja Theory está a perder tempo com coisas secundárias sem ligar às relevantes.

Apesar que tal pode ter mudado, este é um jogo que se espera ser apenas AA, tal como Matt Booty referiu, o que não implica no entanto que seja um jogo com menor qualidade,  falta de cuidado ou de atenção, apenas que o orçamento disponibilizado não é ao mesmo nível das maiores produções.



12 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
14 de Agosto de 2022 10:07

Ninja Theory sempre teve esmero visual, nunca deram foi muita sorte, pra se dizer assim, sempre pecaram um pouco na jogabilidade pra divertir mais. Títulos com Heavenly Sword e Enslave são bem exemplos disso, bonitos e com o gameplay um tanto engessado.

Hellblade foi o maior acerto deles até então, visuais bacanas, combate legal… espero que a sequência seja ótima e divertida em gameplay, e que ao menos supere o 1o, que pelo pouco que se viu, já parece estar visualmente incrível.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
14 de Agosto de 2022 11:19

O que não entendo é o objetivo do estúdio com essa declaração.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Agosto de 2022 12:03

Acredito que queiram dizer que terá um mundo nos mínimos detalhes. Mas nem sempre o Marketing consegue passar uma mensagem clara e boa, falar de fezes de pássaro num jogo parece ser um dos casos. 🙂

Sparrow81
Sparrow81
14 de Agosto de 2022 13:55

Eu sei o que esperar. Um jogo lindo, de 10 horas com cutscenes e aquele mesma chatice do primeiro game, ouvindo vozes o game inteiro.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
14 de Agosto de 2022 14:26

Em uma área costeira elevada como essa, de um paredão. Com centenas de pássaros na borda.
Probema seria se não fossem fazer isso.
É igual entrar em uma caverna repleta de morcegos em um jogo.
Faz parte da ambientação do lugar.

Juca
Juca
Responder a  Cherokee Bill
14 de Agosto de 2022 22:45

Assim, não sei bem se em área costeira tem tanto essa questão que fezes de pássaro de forma a ser algo relevante pra um jogo, mas como não moro em áreas costeiras, realmente posso estar sendo só um ignorante no assunto.

O que me parece é que devem, ou deveriam, existir coisas muito mais interessantes pra se abordar em termos de detalhismo no jogo do que esse assunto, sobretudo se for pra fazer marketing do jogo. Mas sei lá, cada um vê essas coisas como quer.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Agosto de 2022 23:17

Sim, claro, é como fazer uma roupa molhar por gotas em uma chuva apenas trocando texturas progressivamente.
É apenas um detalhe mas que não gasta sequer física (processamento de verdade), no máximo é um swap na memória, o que me pareceu foi que quiseram dar apenas a ideia de que estão a se preocupar com detalhes, mas como você bem disse, fizeram uma escolha caricata, mesmo que as fezes de pássaro sirvam a algo no jogo (de indicativo de algo).

Aqui no Brasil, se diz que estamos com sorte quando recebemos um “bombardeio” de pássaros! Pode ser que seja essa a relevância! ?

Last edited 1 ano atrás by Juca
error: Conteúdo protegido