Sim, é impensável que se bloqueie uma consola que usa originais, só porque são usados. Mas a Nintendo está a fazer isso!
Pode parecer surreal, mas alguns utilizadores de consolas Nintendo Switch 2 estão a ser banidos após a inserção de jogos usados. Nesse sentido, esses jogadores estão a fazer o alerta de cuidados com outros utilizadores que possuam a mesma consola.
Esta atitude surreal, é uma prepotência de todo o tamanho da Nintendo, e que requer ser do conhecimento público.
Os jogos usados existem desde que os jogos existem. Da mesma forma que os jogos são emprestados entre amigos, quem não os quer mais, vende-os. Aliás, não é incomum que quando alguém termina um jogo o venda em lojas de compra e venda de usados. Mas aqui, parece que pode haver um problema potencial com esse processo com a Switch 2 pois a Nintendo parece estar a bloquear consolas que usam jogos que já estiveram registados em outros jogadores..
Apesar de não ser algo genéricamente relatado, a realidade é que há já alguns alertas de possuidores da consola que relataram que comprar jogos usados acabou por levar a um bloqueia da sua consola Switch 2.
Um jogador relata mesmo que tudo parecia bem quando ele inseriu o cartucho do Switch 1 e até fez uma atualização online. No entanto, ao ligar a consola no dia seguinte, descobriu que a sua Switch 2 tinha sido banida dos serviços online, o que inclui a compra de novos jogos. Outros jogadores, relataram posteriormente ter passado pela mesma situação ao comprar uma cópia usada ou ao jogar um jogo emprestado.
A realidade é que um jogo original não deveria nunca causar problemas para um dono de uma Switch 2. Esse problema poderá contudo decorre do que o dono anterior do jogo fez. Poderá ser o caso que, nesses casos infelizes, os cartuchos do jogo foram copiados antes de serem entregues. E embora os compradores tenham recebido com sucesso as cópias originais e legítimas de seus jogos, se a Nintendo perceber que duas consolas estão online a jogar a mesma cópia do jogo, ambos os consoles são banidos. Isso, sem dúvida, seria uma medida anti pirataria, que neste caso está a penalizar quem nenhuma culpa tem no processo.
Felizmente, parece que esses jogadores conseguiram resolver os seus problemas ao conversar com o suporte da Nintendo, e comprovando ter a versão original e não uma cópia ilegítima do jogo.
Apesar do bom senso que predimina aqui, esta é uma situação que provavelmente frustrará e preocupará muitos jogadores que não conhecem esse sistema antipirataria. Fiquem por isso a saber que existe uma maneira de resolver o problema!
É um absurdo e deveria gerar punição severa a Nintendo. Ela tem por obrigação encontrar outra forma de combater a pirataria e não sair bloqueando todas as cópias de um jogo sem verificar antes. Se os outros conseguem, não há desculpas para fazer diferente.