No mercado dos jogos os aparelhos moveis dominam, logo seguidos das consolas.

Foi-me chamada a atenção que gamesindustry.biz revelou em Março passado o relatório de receitas geradas na industria dos videojogos. E como vem sendo apanágio a anos, as consolas lideraramm as receitas.

Esta situação tinha-me passado em claro… e sinceramente acho-a bastante relevante para se perceber o estado do mercado e a posição das consolas no mesmo. Nesse sentido, o estudo revelado pela gamesindustry.biz ée realizado pela prestigiada Newzoo, mostrou-nos que o mercado de videojogos nas consolas e PC geraram em 2022 uma receita de 92,3 biliões de euros.

A fatia de leão foi para as consolas, que ficaram com 56,2% das receitas geradas, ou um valor de 51,8 biliões (28% se contabilizarmos os jogos para aparelhos moveis).

O PC por seu lado, apesar de um possuir um mercado estimado em 1,83 biliões de jogadores, ficou em ultimo, gerando no mesmo mercado de jogos físicos e digitais, um total de 38,2 biliões. Ou seja, 41,3% das receitas (21% se contabilizarmos os jogos para aparelhos moveis).



Gerou ainda uns extra 2,3 biliões em jogos de browser, algo não disponível nas consolas.

Perante estes resultados, a conclusão do estudo foi que, certamente, perante os valores gerados, ainda teremos consolas durante muito tempo no mercado, esperando-se um aumento das receitas do lado das mesmas, afastando-as mais do PC, dado que como a geração ainda se encontra numa fase inicial, o atual momento de mercado ainda não atingiu os picos de valores de utilizadores das mesmas. E note-se que a publicação é de Março, tendo o mercado das consolas aumentado significativamente desde então.

O estudo mostra ainda que houve face a outros anos uma quebra dos valores de receitas nas consolas devido a uma quebra no numero de lançamentos, e que mais e mais editores estão a mudar dos AAA e AA para serviços de subscrição. Não foi porém estabelecida qualquer outra ligação entre as duas situações.

Sendo que o mundo é governado pelo dinheiro, garantidamente estes valores de receitas garantem que as consolas continuarão a ditar os jogos que sairão para o mercado.

Num mercado paralelo, o dos smartphones, diga-se que os mesmos continuam a ser reis e senhores, tendo sozinhos realizado uma receita mais ou menos equivalente às Consolas e PC somados.



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Hennan
Hennan
20 de Agosto de 2023 9:15

O mais impressionante nesses números é que o mobile não conta com receita de propagandas. É de se imaginar qual a receita total desse segmento.

José Galvão
José Galvão
20 de Agosto de 2023 9:19

Ainda me lembro quando certos analistas diziam na geração da PS3, que essa seria a ultima ou penúltima geração de consolas, que estas estavam mortas e que o futuro era mobile.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Agosto de 2023 11:27

Em parte fico contente com o PC estar ali em último, significa duas coisas, uma é que as consolas e o conceito que representam, está mais forte que nunca, a outra é que um mercado de consolas forte significa que a estratégia da Microsoft é um absoluto falhanço, o que torna o seu objectivo de matar o mercado de consolas cada vez mais hercúleo.

Lembro-me particularmente de se rirem de mim quando eu dizia que a nível de catálogo, o PC anda a reboque das consolas, portanto esses números dão-me vontade de rir.

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  José Galvão
20 de Agosto de 2023 14:54

Se o PC como plataforma de jogos estivesse confrontando ali a abertura das receitas de cada um dos consoles, Xbox SX, Xbox SS, PS5 e talvez até os de geração passada talvez as pessoas tivessem outra impressão mesmo se tratando dos mesmos números no final das contas. O PC segue firme com crescimento positivo inclusive quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Agosto de 2023 19:58

Me referi somente à categoria “download/ boxed pc games”, sem considerar o “browser pc games”. E pelo gráfico está com +1,8% de YoY (ano contra ano).

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Agosto de 2023 21:23

Sem problema.

Juca
Juca
20 de Agosto de 2023 12:20

Mário, algumas dúvidas surgiram desse fatiamento do mercado, tipo qual a estimativa de usuários do mercado de Mobile, à essa época? Onde ficaram as receitas de serviços não vinculados a marcas de console como Apple Arcade, Prime Games/Luna e outros tantos de Streaming e etc?

Também estou a presumir que as receitas do Switch, nessa estatística, também estejam incorporado no mercado de consoles, e que as receitas com os PCs portáteis de jogo (steam decks e clones) no mercado de PCs. Sendo a parte Mobile restrita aos basicamente ao mercado de Smartphones.

Imagino que o de consoles não ultrapassem os 300 milhões de usuários, e talvez até fique pelos 200 milhões e nem a ultrapasse isso se considerar apenas residências com consoles como núcleos únicos de consumo…

No mercado de PC gamer, esse resultado relativamente pífio para o tamanho potencial de consumo dele, só posso atribuir (opinião) a apenas uma pequena fatia dele ser realmente “gamer”, ou que no geral têm hábitos de menor consumismo (não compram em lançamentos) ou mesmo de pirataria, é só o que consigo imaginar, já que é um mercado potencialmente maior que o dos consoles.

Tiohildo
Tiohildo
20 de Agosto de 2023 12:58

Mário, te enviei o player por e-mail.
Veja as instruções lá.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Agosto de 2023 14:07

Tudo bem. Achei que estava com medo de rodar meu programar..rs.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Agosto de 2023 17:21

Sim. Mais ou menos isso. Lembrando que você pode passar o caminho absoluto ou relativo do vídeo para o programa. Não precisa estar na mesma pasta.
A resolução de entrada que determina a resolução. Mesmo que um vídeo não tenha tal resolução , ela irá fazer downscaling ou upscaling.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Agosto de 2023 22:25

Eu entendo sua preocupação com segurança, contudo, não tem nenhum malware, te asseguro. O exe ficou grande pois estão todas as dll embutidas nele, inclusive o python.
Sobre ficar a 1 FPS , acredito que possa ser memory leak da lib de leitura. Utilize o parâmetro -o para utilizar o opencv .

Você tem dois processadores Ryzen 9 3900x?

Talvez a limitação seja o SSD, pois o meu é 7000 MB/s de leitura.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Agosto de 2023 22:41

Entendi. Seu processador tem mais ou menos o mesmo poder de processamento do meu. Minha ram é 16 GB porem DDR5 4800.
Acredito que a ocupação do SSD é bem no inicio, ao carregar os vídeos. Se nunca apresenta, não sei o que pode ser, pois, é óbvio que o programa está a ler do disco.
Outra coisa, nos meus testes eu utilizava mais os vídeos de capturas, eles são lossless com codecs mais leves, pois possuem compressão bem baixa. São arquivos grandes.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 de Agosto de 2023 23:13

Acho que descobri. O taskmanager não mostra o disco sendo utilizado corretamente, mas o monitor de recursos sim.
Abra o monitor de recursos e vá na aba disco.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Agosto de 2023 13:28

Eu testei só no windows 11. Mas não trocaria seu Raid só por causa desse
programa, só de você quiser mesmo.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Agosto de 2023 2:45

Os vídeos são qual extensão / codec?
Eu testei com AVI / ULH0 e MP4 / HEVC.
Quando é MP4 / HEVC, tenho que usar parâmetro -o pois aconteceu grande memory leak e o FPS cai bastante.

Rodei aqui com -o também:

1 vídeo HD – 150 FPS – CPU 30% – SSD 0%

4 vídeos HD – 70 FPS – CPU 70% – SSD 80 MB/S

1 vídeo 4K ( -wi 3840 -hi 2160) – 40 FPS – CPU 30% – SSD 160 MB/S

4 vídeo 4K ( -wi 3840 -hi 2160) – 25 FPS – CPU 50% – SSD 400 MB/S

Me parece que o Windows faz cache dos vídeos. Quando você lê da primeira vez um vídeo, ele
acusa mais leitura. Se repetir, as vezes o disco fica 0%. Desconfio que seja cache do de paginação de memória virtual.
Fiz um teste também desligando a memória virtual. O windows continua a fazer um cache quando se roda pela 2 vez.
Só pode ser um cache na própria memória ram, o que é muito estranho …

É normal ter vários núcleos IDLE, pois cada vídeo é um processo e ocupa um processador lógico.
Outro processo é usado para desenhar os frames e tocar o som.
Outro processo é usado para sincronizar as tarefas, ele ve se os frames foram escritos e manda o outro processo desenhar.
Outro processo é criado automatico para compartilhar a memória. 
Então você tem 3 núcleos gerais e mais 1 para cada vídeo.
Como seu processador tem 24 processadores lógicos, somente 4 serão usados no mínimo.

Acho que o está a limitar o FPS é a capacidade da lib de leitura de frames.
Faça um teste, execute um vídeo e espere ele acabar de passar, note que não terão mais frames
para ler, mas o player continua exibindo o último frame e o FPS aumenta bastante. Esse FPS deve ser o máximo que o programa
daria sem ser limitado pela leitura no disco. ( 4K no meu fica 280 e Full HD fica 675 )

Com a opção -o, a lib não puxa muito o SSD ( no meu caso aqui o maximo foi 200 MB/S) mas também não aloca muita memória.
Já com a lib padrão, ela puxa muito o SSD ( já chegou a dar picos de 2000 MB/S com 1 vídeo 4K e mais de 4000 MB/S com 4 vídeos 4K) e aloca um monte de memória, então como
ela já carregou muitos frames na memória, me parece razoável que seja mais rápida.

Talvez quando trocar seu SSD, você consiga melhores FPS´s.
Se for o caso mesmo, no meu programa, SSD dá FPS …rs

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Agosto de 2023 10:20

A questão é que a lib irá ler o vídeo comprimido e realizar a descompactação de cada frame da imagem na memória RAM.
Os dados de velocidade do SSD são no mínimo estranhos.

Se for um vídeo Full HD, então teremos 1920 x 1080 x 3 ( para as cores) x 1 ( cada cor um byte, 0 a 255).
Cada frame são 6 MB, se for 60 FPS, são 6 x 60 = 373 MB de dados a cada segundo que devem ser escritos na RAM
para que o Opengl possa renderizar. Essa descompactação tem custo, quanto mais o vídeo for compactado.
Eu entendo que se for menos compactado, mais rápido será para a lib jogar os dados brutos de imagem para o programa,
se for mais rápido, mais FPS.

Esse link do site de baixar vídeos que você me passou não abre aqui. Está barrado.

Te mandei um link no seu e-mail de um vídeo meu lossless. 1GB de tamanho.

Esse você pode usar a lib padrão sem problemas. Aqui deu 180 FPS padrão e 130 FPS com -o.

Eu consegui baixar seu vídeo nesse abaixo, mas ele baixa em qualidade maior sem som. ( tem que ignorar a nova janela e mandar baixar quando o video tocar na outra aba)
https://dwntube.com/

Esse vídeo da Costa Rica, baixado no site acima, Full HD, com parâmetro -o, eu consegui 180 FPS.

O mesmo vídeo com 4K ( colocando -wi 3840 -hi 2160 -o) eu consegui 20 FPS.

Outros testes:
Nesse, tem um link para um vídeo Full HD lossless.
https://github.com/cirquit/trdrop/issues/142

Esse acima, eu consigo 140 FPS com parâmetro -o.

Aqui um link para um vídeo 4K – 60 FPS
https://www.videezy.com/abstract/37577-green-globe-made-of-particles

Esse último, consegui 20 FPS com (-o -wi 4096 -hi 2304)

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Agosto de 2023 2:29

Do vídeo do github, o meu deu 140 no máximo mas as vezes ficava a125 também. Tentou esse sem o parâmetro -o?
Sem o -o deu de 270 a 280 .

Acho que varia muito dependendo do codec do vídeo. Uns são mais pesados que outros.

Fiz outro teste aqui. Deixei a lib padrão só carregando os frames do vídeo acima, sem desenhar nada e sem controle de processos. Tudo executando em um loop. Deu 325 FPS do vídeo acima.

Mesmo teste anterior com opencv ( parametro -o) deu 170 FPS.

Me parece que o maior gargalo é na obtenção de frames.
Depois , gasta-se um pouco de processamento na sincronização dos processos, por sua vez, um pouco mais de tempo na cópia dos dados para frame buffer principal e por fim a renderização em si.

Fiz um esquema de como funciona o programa. Talvez esclareça um pouco o que eu estou dizendo ..
comment image

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Agosto de 2023 10:45

OK. Quando tiver tempo faça seus testes.
Confesso que testei mais o programa com os meus vídeos de capturas que utilizam codec´s lossless ( que são mais leves e menos compactados), afinal o objetivo do player é tocar esses arquivos.
Outra coisa é que estou usando python, que na teoria é mais lento que um programa puramente em C. Apesar de eu usar vários elementos otimizados do python em baixo nível, como numpy, mesmo assim existe um overhead.
Eu cheguei até a traduzir e compilar a parte do render do Opengl em Cython, porém não obtive ganhos…

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Agosto de 2023 10:40

Adendo:
Mas acho que tem razão, o gargalo não deve ser o SSD, apesar de que quanto mais melhor. Outro ponto também é a taxa de leitura sustentada. Essas informações de velocidades , são em geral, mais velocidades de pico.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Agosto de 2023 0:05

Aguardando …

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