Basicamente a equipa pondera se o investimento compensará face às vendas, ponderando não lançar na Xbox de todo.
Pois é, façamos o que se faça, o Gamepass e a canibalização das vendas acaba sempre por vir ao de cima. E daí que não é de admirar a queda de popularidade da consola da Xbox!
Os possuidores de Xbox podem estar encantados com a ideia de pagar menos para jogar muitos jogos, mas esquecem-se que “as omoletes, requerem ovos”. E que sem os ovos, a fonte seca!
Ora o Gamepass tem exatamente esse problema. Jogos fora do mesmo não vendem e os que vão para o Gamepass depois também não vendem fora dele. Basicamente a existência deste serviço mata as vendas e isso leva os produtores a questionar se o que vão conseguir vender justifica o investimento de portar para a consola. A alternativa… A Microsoft pagar para ter o jogo!
Isso fica bem patente no post de Thomas Mahler da Moon Studios que está a ser repostado no Twitter.
Wild news today as No Rest for the Wicked might skip the Xbox, that just depends on what seems to make sense for the Platform… PS5 and Nintendo Switch 2 confirmed, I wonder if this is more just Xbox becoming a PC at this point or whatnot. What do you all think? pic.twitter.com/bkNTPuWBPP
— Ginger Prime ✝️ (@delmontyb) July 21, 2025
Ora a Moon Studios não é exatamente desconhecedora da realidade absoluta da Xbox. O estúdio que criou ORI, já trabalhou bem de perto com a Microsoft, e sabe perfeitamente a realidade do Gamepass.
Naturalmente que os fans da Xbox não gostaram e cairam em cima de Mahler, mas a realidade é bem simples. O custo sendo maior que a receita, não compensa, pelo que a Microsoft ou assume essa realidade e paga para ter o jogo, ou ele poderá nunca sair na sua consola.
Com certeza ele quer um acordo com o Gamepass; seria uma boa para ele mesmo… Se o acordo cobrisse todos os custos dele, aceitava e o lucro viria das vendas no PS5 e Switch.
E sobre o xbox:
Multiplataforma pulando o xbox
Mês que vem deve sair Gears no PS5
9 mil demissões, boatos de todos os estúdios sendo sucateados
Jogos cancelados e estúdios fechados.
Mas os fãs do xbox estão comemorando uma vaga de emprego da Sony como se tudo isso significasse vitória “do xbox”
Olha, se eu fosse a Sony publicava mais vagas assim; aposto que até o Phill Spencer agora tá achando que ele é o “gênio visionário” e logo logo “a sony vai seguir o meu caminho também”
“nunca interrompa o inimigo quando ele estiver fazendo M”
Essa vaga de emprego ai da Sony no caso incentivaria o xbox a continuar fazendo M…
Do mesmo jeito que eu acho que o vazamento do Github do PS5 foi proposital, o Phill fez todo o xbox sx e ss e seu marketing em cima disso, essa vaga de emprego pode ser a mesma coisa… “Vai phill, vc está certo, abandone os exclusivos definitivamente”
Toda decisão tem consequências. Algumas imediatas. Outras tardias, mas previsíveis. Por fim, consequências indiretas e não intencionais. Com a implementação do gamepass e sua política de descontos, a Microsoft fez uma seleção dos seus clientes. Quem ficou na plataforma não está disposto a pagar fullprice pelos jogos. Logo as vendas serão fracas e a tendência é o suporte morrer. Não é o primeiro e não será o último.