Novo jogo de combate Multiversus tem um input lag baixissimo na PS5

A notícia é relevante pois os jogos de luta que usavam o Unreal Engine tinham todos Input Lag altissimos nas consolas Playstation… Mas a Sony interveio… e o resultado parece estar à vista!

Guilty Gear Strive e King of Fighters XV são exemplos de jogos de luta lançados recentemente, que usam Unreal Engine como base, e que possuíam um input lag que quase os tornava injogáveis na Playstation 5.

Perante estes resultados, a Sony veio a público dar a conhecer que iria colaborar com a EPIC, no sentido de resolver este problema com o seu motor.

E o resultado parece estar à vista, com o jogo Multiversus. Um novo jogo de combate, baseado no Unreal Engine, onde a PS5 tem o input lag mais baixo de todas as consolas.



No entanto, pelo que se percebe da imagem, a versão PS4 deste jogo, executada na PS5, continua a ter um Input lag elevado. Algo que não será problema, uma vez que este jogo é free to play, e tem direito a update gratuito para a versão PS5.



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Hennan
Hennan
7 de Agosto de 2022 7:14

Um jogo graficamente tão simples deveria ter uma versão 120fps. Ajudaria ainda mais no input lag.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
7 de Agosto de 2022 15:54

Provavelmente é para tentar limitar diferenças significativas entre as plataformas, tendo em vista que nem todas conseguiriam um modo 120 aceitável ou possível. A diferença pra versão PS4 e One seria ainda maior em relação as versões dos novos consoles.

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
7 de Agosto de 2022 18:04

Entao, mas isso já acontece entre ps e Pc. Eles deveriam liberar algo com os 120hz para os novos consoles sim. Pessoal do PS4 já sofre vs Pc.

Andrio
Andrio
7 de Agosto de 2022 15:09

Fiquei impressionado também com o inputlag de 2f no ps5. Time de dev fez um bom trabalho com o multiversus nesse ponto, visto que tanto gg strive e kof15 no ps5 rodam melhor no ps5 usando a versão de ps4. Está rolando a evo esse final de semana e na sexta teve um painel com algumas devs e arc que faz o guilty gear informou que vão diminuir o input lag da versão de ps5 deixando no mesmo nivel do ps4 pro. (Bom, mas poderia ser melhor)

A sony comprou a evo e lançou uma linha de monitores Inzone com gsync e vrr para o competitivo no pc, espero que sejam mais ativos e colaborem com as devs sobre essa questão de inputlag no ps pq isso faz uma boa diferença.

Curiosidade….

*Eu não sei qual a relação, mas quanto maior a resolução aparentemente o inputlag fica maior. Pelo menos é o que eu venho acompanhando do pessoal que faz esses testes.

*Mesmo o jogo estando travado a 60fps, no pc com monitores com Hz alto o pessoal anda conseguindo inputlag baixissimo ficando bem próximo as tvs de tubo.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
7 de Agosto de 2022 15:37

1.2 milissegundos mais rápido é quase como se fosse uma margem de erro. É igual falar que o PS5 num determinado jogo ficou a 60FPS 100% do tempo e o Xbox a 99,9% em alguma análise com a média de 59,98FPS. 1% low maior em algum momento, algo totalmente imperceptível a experiência.

Mas a natureza dos consoles tem sido essa, PS5 tendo melhor resultado em modos performance como 120FPS. E o Xbox tendo melhor resultado em modos qualidade com resoluções no geral mais altas (palpite que é devido a ter uma GPU mais parruda, e um pool de memoria apesar de heterogêneo mais rápido e trás mais banda no geral mesmo com duas velocidades distintas, a diferença de memórias mais rápidas se faz gritante quando subimos a resolução) .

Interessante ressaltar por exemplo que a Nvidia tem ganhado da AMD em cenários de alta resolução e a AMD da Nvidia em cenários de resolução mais baixa e maior FPS. Justamente por ter memórias melhores nas suas RTX 3000 que nas RDNA2.

Last edited 1 ano atrás by Cherokee Bill
Juca
Juca
Responder a  Cherokee Bill
7 de Agosto de 2022 18:02

A questão do artigo é dizer que a Unreal tinha problemas de input lag para o PS5 mas que não era qualquer problema no hardware de PS5, e que mesmo sem a necessidade de alardes e marketing de tecnologias como “DLI” ou “AALL” o PS5 consegue se equiparar ao rival e até mesmo superá-lo, coisas que mostram que o PS5 está embarcado com o melhor da tecnologia, a despeito de muita gente viver a duvidar disso. Por fim, tanto os Series quanto o PS5 tem um ótimo input lag.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Juca
7 de Agosto de 2022 18:30

Muita gente dúvida porque ele tem muito o que provar ainda para ter o titulo do melhor da tecnologia dos consoles.
Muita inovação, sim… e muita estrada (no caso jogos) a serem testados pra tirar essa conclusão.
Fora os aspectos relacionados à longevidade do produto e resistência à falhas( eu tenho por exemplo criticas a este SSD dele tendo falhas sendo soldado. No Series se algo assim acontece você troca a peça e segue o jogo, é um SSD Gen 4 no formato 2230 . Aí me falarão, mas dura não sei quantos Tera escritos, mas e o eventual risco de uma placa mãe condenada por isso ? Mesma coisa dos cilindros de uma MT09 se riscados, você perde o bloco inteiro do motor pois são apenas 1). Coisa que vemos naturalmente com o tempo, assim como o desempenho em aspecto geral.

Last edited 1 ano atrás by Cherokee Bill
Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Agosto de 2022 20:53

Se você se sente confortável em dar o veredito final com 25% ou 33% de uma caminhada concluída, para mim nem é surpresa Mário, e se outros daqui seguirem por este vértice, também, não será.

Juca
Juca
Responder a  Cherokee Bill
7 de Agosto de 2022 21:28

Seu raciocínio além de engraçado é sem nexo, porque um console de menor potência computacional teorica supera um com supostas tecnologias marketeadas e avançadas e teve de recuar no seu marketing, será que agora SDD faz gráficos?!?! Parece que sim. Resta agora saber porque o videogame “mais poderoso do mundo” fez 8 > 12 ser uma “verdade” que contraria qualquer lógica. ?

O que o PS precisa ainda provar que o SX também não precise?!?!
Não viste ainda a techdemo do Matrix a rodar melhor no PS5 sem qualquer intervenção ou auxílio dos “reis do Unreal” (Coalition)?!?!
E só o que se via eram fãs de xbox a desdenhar das maravilhosas techdemos do U5 pra PS5, inventaram que rodava melhor até em notebook que nunca se viu… que se o PS5 fazia aquilo no SX ainda faria melhor. Imagina!!! ?

O negócio ficou tão tosco que agora o tal “RDNA 1.5” parece que consegue mais resultados que o RDNA2!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Cherokee Bill
7 de Agosto de 2022 21:37

O problema é que para o consumidor, o veredito final não é tão importante. O que importa é o todo.

Por exemplo, se olharmos para a geração PS3/X360, o PS3 terminou aquela geração com equilíbrio nos jogos multiplataforma. Battefield 3, GTA V, Tomb Raider reboot, FF13 foram exemplos de jogos que já estavam rodando ligeiramente superior no PS3 se comparado ao Xbox 360.

Mas aquela geração começou em 2005 e terminou em 2013, ou seja, para quem comprou um PS3 ou um Xbox 360 em 2006/7/8/whatever, o que importa é a construção ao longo de todos os anos, e não apenas o finalzinho. E como sabemos, o Xbox 360 atropelou o PS3 pelo menos durante toda a primeira metade daquela geração. É muito tempo.

O que faz muita gente admirar o Xbox 360 e considerá-lo vencedor daquela geração foi simplesmente pelo fato de ter se mostrado uma plataforma equilibrada durante todos os seus 8 anos de geração. Ou seja, sempre recebendo boas versões nos jogos multiplataforma, jogos exclusivos de peso, bons acessórios (kinect), boas features, etc.

Nessa geração já estamos caminhando para concluir 2 anos, e até o presente momento, com exceção dos jogos que não rodam nativos e receberam melhorias apenas no modo retro, eu vejo muito equilíbrio entre as plataformas, muito diferente do que aconteceu nos dois primeiros anos das gerações anteriores. E se começou bem, a expectativa é que termine de forma decente, como o Xbox 360 terminou.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Agosto de 2022 22:20

Acho que tem a ver com 1080p esse artigo da PS3 não Mário? 😉

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Cherokee Bill
7 de Agosto de 2022 23:17

Cuidado com essa suposição de apenas trocar o SSD do Series caso ele falhe. Pelo que eu pesquisei, na teoria funciona mas na prática é mais complicado. Primeiro, não são todos os SSD´s que funcionam no Series. O mais recomendável é utilizar um SSD do mesmo modelo de um xbox series doador. Segundo, não se sabe como inicializar o SSD novo para utilizar no Xbox. Se você simplesmente colocar no Xbox, não funciona. É necessário clonar os dados do SSD original no novo. Terceiro: o que se pode fazer é realizar uma imagem do SSD do seu XBOX e guardá-la. Depois você escreve essa imagem no SSD novo compatível. Isso funciona. Lembrando que a sua imagem só funciona no seu XBOX, não funcionará em outros.
Ou seja, para se resguardar, você terá que abrir seu XBOX fazer uma imagem do SSD e guardar. Caso seu SSD estrague antes de fazer a imagem, você estará em um impasse.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
8 de Agosto de 2022 11:08

Os SSDs de Xbox sempre tiveram um firmware diferente próprio dos HDDs de stock, embora sempre tenham usando um HDD comum de modelo conhecido. Bem que eu me lembre, no 360 também tinham neles um sistema lógico de arquivos diferente.

Outro ponto que não se sabe sobre a questão de SSD no PS5 é se na falta do SSD principal o SSD do slot secundário consegue assumir assume ou não as funções do principal, como manter o SO, por exemplo, ao menos nunca li nada a respeito.

Livio
Livio
Responder a  Tiohildo
8 de Agosto de 2022 12:07

Só lembrar como funciona o swap de HD no 360 e no One.

No 360 teria quer ser um disco da Western Digital e que só aceitava 2 séries de modelo, fora que teria que preparar o HD via PC para gravar os dados que o 360 precisa .

Se isso já acontecia no 360 não seria no Series que a MS facilitaria o trabalho, mas como não tenho um Series e nem pesquisei a respeito então fica a dúvida.

Sobre SSD soldado na placa o meu notebook tem um tb e já o tenho há quase 3 anos, o uso dele é diário e com tempo diário de uso muito maior que o PS5 que tenho e ele está firme e forte.

Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
8 de Agosto de 2022 15:44

Não, não funciona.

Não funciona clonar o SSD, não funciona tirar o SSD de outro xbox e aplicar o clone e conectar.

mas obvio que vc não iria supor que o SSD do xbox é bloqueado não?

enquanto supoe que o SSD do PS5, LIVRE, é “bloqueado”

é mais facil o PS5 começar a dar boot no SSD externo que a MS liberar uma ferramenta para clonar o SSD do xbox.

alias, já saiu a ferramenta para clonar HD do xbox 360 de 2006?

Last edited 1 ano atrás by Deto
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