O lado escuro do PC Gaming

A ideia para este artigo ocorreu quando lia sobre God of War no PC… e seguindo um link fui parar a uma página de problemas. E acreditem: São muitos… muitos mesmo.  É um dos muitos lados maus, ou escuros, que acompanham o gaming no PC.

Quando se falou em God of War no PC, os elogios foram muitos. Uma excelente conversão, e um jogo que até consegue a nível gráfico, e num sistema de topo, superar a versão original.

O que este tipo de análise não refere, é que, apesar dessa realidade, o jogo no PC sofre de outros problemas que são típicos da plataforma. Não são problemas do jogo, mas sim problemas típicos do PC.

Analisando as queixas vemos situações diversas. Crashes, bloqueios, abrandamentos de performance, incompatibilidade com software, e muitos, muitos outros.

Estas situações não são um problema do jogo, são realidades inerentes a uma plataforma aberta, como é o PC.



Basicamente, no PC, cada máquina é única. A combinação de hardware e software existente é de tal maneira diversa que não existem dois PCs iguais. Várias escolhas de CPU, várias escolhas de GPU, várias escolhas de RAM, várias escolhas de Motherboard, e outros componentes, tornam a variedade de hardware gigante, e com um número de combinações gigante. Somemos depois a isto a quantidade de RAM, as performances diferentes neste hardware, e a combinação quase infinita de software que pode estar instalado na máquina, e o que temos é um sistema completamente imprevisível e onde certos tipos de problemas são bastante difíceis de serem detetados ou eliminados.

Basicamente convem perceber que, ao contrário das consolas, onde o comportamento do hardware é uno, e o software é totalmente controlado, no PC isso não acontece. Versões, marcas e modelos do hardware diferentes, versões de drivers diferentes, combinações de software diferente, capacidades de leitura e armazenamento diferentes, quantidade e velocidades de Ram diferentes, software instalado e residente diferente, a exigir recursos diferentes. Enfim, a receita ideal para o desastre, mesmo que ele seja bem controlado, e se resuma a alguns.

Mas esta é uma realidade do PC. Algo a que não se pode escapar. Algo que existe em todo e qualquer jogo. Basta ir aos foruns dos produtores e todos os jogos PC possuem uma zona de queixas, onde uma grande  quantidade de usuários apresente os seus problemas. Aliás, nem é preciso tanto, pois a simples existência de artigos como este, mostram que há público que procura eventuais soluções a problemas.

Algo que nas consolas, pura e simplesmente não existe.

Esta situação deu até direito, recentemente, a um artigo do website DualShockers, denominado “O God of War é excelente no PC, mas na Playstation é mais fiável“, que relata os problemas que eles mesmo tiveram com o jogo. Estabilidade, crashes, e perdas de performance.

Naturalmente que ao longo dos tempos a tendência é estes problemas serem resolvidos (muitas vezes até sem se perceber que se os está a resolver), mas mesmo assim, este é o tipo de problemas que as consolas não experimentam. E um dos motivos pelos quais as mesmas ainda se revelam um pequeno oasis para quem quer uma experiencia de jogo livre de problemas.



 



55 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
29 de Janeiro de 2022 8:54

Rezen 5 2600. Está aí a causa do problema do Dualshockers. Sinceramente, em toda minha vida, tive menos problemas no PC que em consoles. Apesar de que praticamente nunca tive problemas em nenhum. Ao meu ver a diferença é que no console dificilmente o utilizador pode bagunçar o sistema. Já no PC, há espaço pra todo tipo de cagada. Além disso, existe produtos que podem até entregar um bom desempenho de hardware, mas são péssimos em software. A AMD sempre teve problemas de driver. A série 2000 dos ryzens e principalmente a 1000 são grandes exemplos. E as gpus ainda estão longe do ideal. A questão é que dificilmente alguém se preocupa com isso na hora de montar o sistema. Depois vai sofrer com o resultado.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Janeiro de 2022 11:56

Quando falo do ryzen 5, evidente que me refiro apenas a esse caso. Não disse que os outros problemas não existem. Mas que todos sabem que o ryzen da série 1000 e 2000 tem sérios problemas de drivers. Logo independente de ter os requisitos ou não, o CPU é uma bela porcaria. Logo talvez nesse caso, mudar de CPU resolveria o problema.

Juca
Juca
29 de Janeiro de 2022 10:30

Essa é uma das desvantagens de jogar no PC como plataforma de jogo, algumas vezes, não é só ligar e jogar como num console, e um momento de lazer pode se tornar um momento de manutenção do PC.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Janeiro de 2022 11:42

Pc é uma bosta pra jogar. Simples assim.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
29 de Janeiro de 2022 12:13

Mas é gosto, há quem goste de “ter escolhas” e pensar que entende de computadores sempre com um “problema a resolver”, ou fazer o tal jogo rodar “no talo” (os “benchmarkers”). 🙂

Não vou dizer que não existem vantagens no PC (gama maior de jogos, poder usá-lo para outras coisas, mods da comunidade, no geral, preço e acesso a inúmeros jogos de muitas gerações…), mas obviamente que existem fatores complicantes, que vão desde cheaters e vírus, a questão do suporte aos mais diversos hardwares e outros pontos abordados pelo Mário no artigo acima.

No geral, o maior defeito do PC posso resumí-lo a “ser uma amante”, ou seja, ela suga muito mais dinheiro e tempo pra deixá-lo satisfeito do que a ideia inicial do que você esperava ao desejá-la! 🙂

A questão mais chata de se ver na internet na rixa PC vs Consoles é que muitos PCgamers tentam reduzir a diferença entre consoles e PC a poder, como se o PC fosse tão simples quanto consoles pra jogar, só porque hoje os firmwares de consoles e seus jogos recebem atualizações, o que é uma enorme falácia.

Enfim, pra quem tem um pouco de experiência com PC a experiência pode ser boa com jogos, pra quem entende quase nada de SOs, segurança em informática e hardware, eu não recomendaria um PC pra jogar.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Janeiro de 2022 12:50

Juca, eu tive pcs durante minha vida toda dos mais tops aos piores. E ele são o que são. Pra jogar é uma merda.

AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
29 de Janeiro de 2022 12:27

Pra quem não gosta, deve ser mesmo
Tá explicado porque mesmo com o hardware de PC carissimo, o mercado PC gamer só aumenta
Tem gente que prefere jogar em gráfico integrado do que jogar em console
nuss

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlterX
29 de Janeiro de 2022 15:32

Vc não gosta de nada cara. É o que tem. Seu pc é abaixo dos consoles e vc defende que isso é bom por isso. Tenta se apegar a algo que não existe pra justificar sua escolha, que nem escolha é. Pois não tem nem cacife pra ter um PC e um console. Difícil viu. É um moleque que depende do pai pra viver e tá querendo entrar em discussão com adulto.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
29 de Janeiro de 2022 17:07

Perdi tudo no “discussão de adulto” kkkkk

Deto
Deto
Responder a  AlterX
29 de Janeiro de 2022 17:10

auhauhauh

cada groselha que vc fala.

da onde o “mercado so cresce” ?

por causa do numero de “usuários ativos no steam” ? que usam placa de video onboard?

mercado de PC para jogos nem é mercado… são meia duzia de maluco com 3080~3070 enchendo os saco na internet, uma duzia com “PC da xuxa” que o papai deu enchendo o saco e deu… o resto tá jogando LOL em notebook e contando “como jogador ativo”

fica ai com teu PC positivo, que somente o SSD que eu comprei para o meu PS5 já paga metade do teu PC.

Mercado de PC está tão bom que não sustenta nem jogo exclusivo.

Cadê o DOOM3, Far Cry 1, Crysis? Quando eu jogava no PC, PC tinha os exclusivos com melhores gráficos sempre.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
29 de Janeiro de 2022 17:52

É mais um maluco com mania de grandeza, que tem um PC pra rodar jogos que console de 2013 roda e fica se achando o bom. Esse é o mercado de PC e vc resumiu bem.

AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
29 de Janeiro de 2022 18:07

Mania de grandeza?
Eu nunca falo de gráfico, pra mim isso mal é secundário

Por isso Bloodborne >>>>>>>>>>>>> todo o resto da Sony

netto
netto
Responder a  AlterX
29 de Janeiro de 2022 19:38

Vc não fala de gráfico porque o teu PC deve ser o do Show Milhão ????

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlterX
29 de Janeiro de 2022 21:05

Vc não jogou nada da Sony. Por isso fala isso. Continue assim, sendo um moleque mimado, sem propriedade alguma pra falar de algo que não consegue ter, tentando colocar lógica onde não existe.

E bloodborne era lindo em 2015. Acho que vc anda tendo jogos só agora né?

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
AlterX
AlterX
Responder a  Deto
29 de Janeiro de 2022 18:05

Ninguém liga pra exclusivo
Por isso todos chegam ao PC hehehe

Mas pra mim de fato PC é em melhor mesmo
E se a Sony trouxer o Spartacus pro PC vai ficar melhor ainda

Juca
Juca
Responder a  AlterX
29 de Janeiro de 2022 20:40

Já tem Bloodborne na PSNow que funciona no PC.

Deto
Deto
Responder a  AlterX
29 de Janeiro de 2022 22:31

Para vc ter razão, 2 ou 3 jogos tem que virar “todos”

E o teu PC roda God of War pior que o PS4 PRO 🙂

E foi só coincidência God of War chegar no PC um pouco antes da Sequência no PS5-4 e Horizon ter patch para DLSS bem na véspera da Sequência sair no PlayStation viu :p

Last edited 2 anos atrás by Deto
netto
netto
Responder a  Sparrow81
29 de Janeiro de 2022 14:31

???

Cherokee Bill
Cherokee Bill
29 de Janeiro de 2022 10:38

Colocar uma RTX 2070 para ser empurrada por um 2600 e esperar um gameplay liso e sem stutters. Não sei se este processador empurra esta placa completamente. É algo que diria que é meio improvável.

No caso desta matéria linkada diria que aí está os problemas de performance.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Janeiro de 2022 20:00

Mário todos nós conhecemos que os primeiros Ryzens não eram uma maravilha de estabilidade em seu começo de caminhada.

Especialmente os de 1ª geração por exemplo, sofriam de uma latência altíssima com a memória. 90 nanossegundos pra lá…

Em 2017 eles sofreram com a 7ª geração quadcore nos games devido a isso. Isso e as BIOS prematuras ainda dando problema, não faço ideia como anda isso hoje pois tenho um de terceira geração.

Então ressalvas no recomendado com a 2070 . E ressalvas no “pede apenas um 1600”.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Janeiro de 2022 20:43

Pior que é sempre assim! ?

Marcio
Marcio
29 de Janeiro de 2022 11:53

O PC é a gambiarra…alem de tudo o que voce citou ai Mario de harware de fabricantes diferentes, drives diferentes a gente tem o sistema operacial, que não pensado somente pra isso, o Windows tem outras prioridades, apesar de ter evoluido nesse sentido ainda esta longe do ideal…

Gostaria de compartilhar um video com voces aqui, um debate de qual melhor sistema operacional, no video senhor Fabio Akita (programador brasileiro) da grandes esclarecimentos sobre o assunto sob ponto de vista do programador….

Spoiler rapido do video, o melhor sistema operacional é aquele projetado para atender o proposito!

Juca
Juca
Responder a  Marcio
29 de Janeiro de 2022 12:27

Márcio, imagino que o critério usado pelo Sr, Fábio Akita seja o de eficiência, mas há outros critérios que podem e devem ser levados em consideração, como popularidade, versatilidade… Devemos sempre lembrar que o que justifica um SO é seu propósito, e que nem todos tem o mesmo, logo, um sistema que faz mais coisas, mesmo não sendo melhor em cada uma delas pode ser o melhor a depender do ponto de vista.

Veja bem, para um programador que queira programar para um SO mais comercial como o Windows ou MacOS, pode ser mais adequado ele usar o próprio sistema, mesmo que menos eficiente pra programar e compilar na linguagem de desenvolvimento escolhida.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Marcio
Marcio
Responder a  Juca
29 de Janeiro de 2022 13:08

Com certeza Juca, o que eu quis evidenciar é que o SO tambem influencia no desempenho e o Windows por ser generico o mesmo tem que lidar com varios processos de fundo entre outras coisas…

Mas não ha duvidas que o Windows tem seus meritos tambem.

Rui
Rui
29 de Janeiro de 2022 12:06

Essa história de consolas livres de problemas, não é bem verdade, hoje em dia os jogos vem todos partidos e não falo apenas em jogos menores, flagship titles como um forza horizon 5 ou um bf 2044 trazem as suas falhas aqui e ali e depois temos jogos que só os jogamos porque realmente gostamos muito e fazemos vista grossa as falhas (dayz por exemplo) um jogo com tantas falhas que só deus sabe porque ainda lá entro.

Juca
Juca
Responder a  Rui
29 de Janeiro de 2022 12:31

Uma coisa é um jogo mal feito, outra é se ter problemas diversos do qual um desenvolvedor nem tem como prever, pois as possibilidades de hardware, SO e demais coisas rodando em segundo plano são quase infinitas quando combinadas entre si.
Uma coisa é óbvia, quanto mais variáveis se adiciona a qualquer equação mais complicada ela fica, isso é fato inegável e que adiciona bastante complexidade aos PCs pra fazer o mesmo que um console.

Last edited 2 anos atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
29 de Janeiro de 2022 14:44

Acho que confundes jogos com problemas com sistemas com problemas, pela tua ordem de ideias, como o Cyberpunk 2077 tem muito menos problemas no PC, logo o PC tem menos problemas…

AlterX
AlterX
29 de Janeiro de 2022 12:25

Em mais de 10 anos jogando no PC
Quase não tive problemas

KingsGoku
KingsGoku
29 de Janeiro de 2022 14:41

Mário, você está a mentir para si mesmo. Pode procurar em fóruns, a quantidade de problemas relatados no Playstation 5 é surreal, seja em crash, seja em artefatos em games, seja em travamentos, tem de tudo.

Last edited 2 anos atrás by KingsGoku
netto
netto
Responder a  KingsGoku
29 de Janeiro de 2022 19:41

Pronto, agora vamos ouvir aqui o que o lunático pelo Xbox tem a dizer do PS que ele passa longe por nojo ????

Deto
Deto
Responder a  netto
29 de Janeiro de 2022 22:33

Olha, vc definiu perfeitamente esse sujeito aí.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  netto
31 de Janeiro de 2022 14:42

Esse menino tem algum problema. Ele fica o dia todo no Windows Club dando corda pra FUD de Playstation, e idolatrando o Xbox.
Já tiveram alguns episódios que o mesmo relatou não possuir um Xbox.
Cada um que me aparece viu.
????????

Deto
Deto
29 de Janeiro de 2022 17:12

adoro jogar no console sabendo que depois de 2 ou 3 anos os DEVs tão já tirando o coro do console.

no PC o jogo sai todo cagado e se tá ruim no teu pc, “se ferra ai, faz upgrade”

AlterX
AlterX
Responder a  Deto
29 de Janeiro de 2022 17:59

Nunca tive isso ae, jogo tranquilasso a anos
Levei 6 anos pra trocar de placa de vídeo (de uma 970 pra uma 2060s)
Só vou trocar quando sair a RTX 5060 kkkk

Last edited 2 anos atrás by AlterX
Deto
Deto
Responder a  AlterX
29 de Janeiro de 2022 22:33

Aham…

Sei.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  AlterX
30 de Janeiro de 2022 1:06

Então só vc no mundo que consegue ficar 6 anos con um pc gamer no mundo sem fazer upgrade e jogar tudo.

Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
30 de Janeiro de 2022 1:39

eu lembro na epoca do DOOM3, tinha uma geforce 6800 (equivalente hoje a uma 3080) e rodava 1024×768 60fps no high.

ai na internet tinha cara com Gefoce 4MX (uma geforce da da Série 4200TI, so que era uma geforce 2 reciclada relançada) falando que “rodava liso 60fps”…
sei bem como é “rodando tudo” de cara com pc low end.

alias, ele nem respondeu se a 2060S dele roda melhor o God of War que um PS4 PRO…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Edson Nill
30 de Janeiro de 2022 4:48

Ele deve ter comprado a GTX 970 pouco tempo depois do lançamento. Então deve ter acompanhado todo o ciclo dessa VGA, saindo de configurações no ultra 1080p acima de 60fps em diversos jogos, até virar uma conf mínima para vários dos jogos mais recentes.

Eu tive uma GTX 970, fiquei com ela por 3 anos (2017 até 2020). Antes disso eu fiquei por 4 anos com uma GTX 670 (2013 até 2017). Como a GTX 670 foi lançada em 2012, eu peguei uma fase muito boa da placa suportar os jogos em alta qualidade. Assassin’s Creed IV black flag mesmo foi uma ótima experiência. E antes disso eu tive uma GTX 470 entre o comecinho de 2011 até 2013, onde também peguei essa fase de “placa recém-lançada”. Mas era outra época né, em 2013 eu paguei menos de 1000 reais na GTX 670, o dólar era tipo R$ 2,10 kkkk bons tempos. Em 2017 eu troquei a GTX 670 pela 970 e completei com 400 reais de volta, pra mim foi ótimo.

Com o kit CPU/MOBO/RAM então eu fiquei por 8 anos, de 2012 até 2020. Comprei o i7 3770k pouco após o lançamento. Para a GTX 970 era um ótimo acompanhamento, mas se em 2020 eu fosse fazer upgrade de VGA, provavelmente precisaria dar um up nessa conf geral.

Então esse trade-off é interessante: se compra perto do lançamento, vai pagar relativamente caro mas vai durar um tempo razoável. No final das contas isso vale para muita coisa né, tem gente comprando PS4 hoje e achando que esse videogame vai receber lançamento triple-A da Sony até 2027 kkkkk

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
AlterX
AlterX
Responder a  Edson Nill
30 de Janeiro de 2022 18:46

jogar tudo em 1080p a 60fps
2015-2016 a 970 rodava quase tudo em 1080p/Alto a 60fps
2017-2018 a 970 rodava quase tudo em 1080p/Médio a 60fps
2019 que começou a apertar, muitos jogos tendo que ir por low pra alcançar os 60fps em 1080p
Foi então que no inicio de 2020 eu troquei de placa, quem troca de hardware a todo momento é porque não entende nada de PC

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  AlterX
31 de Janeiro de 2022 14:48

Tá bom conta outra.
Recomendo uma matéria do Mário aqui no PC Manias, em que ele explica detalhadamente que a própria indústria cada dia mais inviabiliza os upgrades nos PCs.
Antigamente você poderia ficar com a mesma Motherboard até
por uma década, hoje se a compatibilidade dos componentes for de 3 anos já é um luxo.

Ki Sung
Ki Sung
30 de Janeiro de 2022 2:31

Já está errado alguem querer jogar um exclusivo pensado no console em um PC. Claro que sairia um gambiarra, msm que o port seja bem feito ainda é uma gambiarra.

Acho que existem públicos causais e jogos pensados tanto pra console e PC na sua concepção. Não há motivo para denegrir uma plataforma como vejo algumas pessoas na internet.

Quer jogar jogos de esporte ou de luta? Jogue no console (ou compre um controle). Quer jogar RTS ou FPS de forma séria? Vá pro PC

Minha plataforma de escolha sempre foi PS, tenho fascinação pelos jogos da Nintendo apesar de não gostar como a empresa pratica seus negócios, mas estranhamente, meus jogos preferidos onde tenho mais horas desperdiçadas de vida estão no PC (Csgo, hearts of Iron, Crusader kings, Victoria e Age of empires) rs…

Juca
Juca
Responder a  Ki Sung
30 de Janeiro de 2022 22:49

Tem espaço pra tudo, o problema é que as pessoas, no geral, são muito passionais e buscam procurar aprovação nas suas escolhas. Parecem querer se justificar angariando apoio, deve ser algo relacionado à insegurança, porque se eu gosto de algo vou querê-lo sem ligar muito pra opinião alheia, desde que seja dentro da legalidade, por óbvio. Fora essa questão de foro individual, essa coisa de times e guerrinhas é bem coisa da humanidade mesmo, infelizmente.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
30 de Janeiro de 2022 23:10

Agora imagina um cara que usa de um jogo que saiu antes no console pra falar que o PC tá sendo prejudicado? Isso quando a grande maioria dos jogos não aproveita porra nenhuma do hardware de console pq tem o PC como base de desenvolvimento. Só pode ser um idiota.

error: Conteúdo protegido