O PC tem um novo GPU com a maior quota de mercado… Viva o novo Rei!

Após 5 anos, a Geforce 1060 deixou de ser o GPU com maior fatia de mercado.

Os dados do Steam são ultra relevantes para o mercado pois são uma das poucas ferramentas existentes para se averiguar as percentagens de mercado de cada GPU, e se ter uma noção do estado do mercado PC.

Apesar de tudo, os dados do Steam não são perfeitos, pois eles apenas mostram capturas temporárias do estado do mercado, de acordo com a atividade dos utilizadores. E nesse sentido as percentagens variam basicamente todos os meses.

Daí que, para uma melhor perceção do mercado, devido a tal, os dados não possam ser lidos diretamente, mas tenham de ser alvo de estudo estatístico.

Ora a realidade é que estudo completo ou mera análise mensal, o GPU médio do mercado PC esteve 5 anos dividido entre a GTX 1060 e a GTX 1650, com a 1650 a ganhar mais relevância nos últimos tempos, mas a 1060 a dominar no seu global.



Mas isso agora mudou… e o GPU com maior quota de mercado mudou… E a 1060 ficou para trás, sendo ultrapassada nas ultimas medições não por um, mas por dois novos GPUs.

São eles a RTX 2060 e o novo Rei, a RTX 3060, que no ultimo mês conseguiram cotas de 8.05% e 10,67%, respetivamente.

Apesar desta situação, altamente bem vinda, a tabela de cima mostra que o mercado PC está muito mal servido a nível de GPUs, pois a tabela de cima inclui nada mais, nada menos do que 62.94% do mercado, sendo que do que ali está presente, apenas 15,15 é superior à 3060, e apenas 2.62% (a 3080) é garantidamente mais capaz em todos os jogos, do que uma Xbox série X ou PS5.

Seja como for, é bom ver que o mercado PC evoluiu, e o salto da 1060 para a 3060 é muito, muito significativo.

 





35 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcio Ferreira da Silva
Marcio Ferreira da Silva
11 de Abril de 2023 12:12

Senhor Mário ,achei interessante este video e compatilhei com o site para uma analise sobre o atual cenário e o que esperar sobre o futuro das gpus:
https://www.youtube.com/watch?v=8L-TFYAP6EU

Hennan
Hennan
11 de Abril de 2023 12:21

Pelo menos no Brasil o salto da 3060 foi devido a venda de notebooks e a venda de 3060 de notebooks para PC pelos chineses.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
11 de Abril de 2023 13:25

Pois é, pelo que havia lido é que boa parte disso se deve à entrada de chineses ou placas chinesas na Steam, provavelmente os refugos pós fim da era de ouro da mineração de coins!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
11 de Abril de 2023 18:13

A galera da China faz cada gambiarra. A gpu da moda é a 6600m. Um produto de notebook convertido para PC.

Hennan
Hennan
11 de Abril de 2023 12:23

O mais preocupante nesse gráfico é o fato de ser tudo nvidia. Sem concorrência, os preços nunca vão melhorar.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Hennan
11 de Abril de 2023 13:52

Eu posso estar errado, mas a visão que tenho é que em comparação com a AMD a Nvidia sempre teve mais tecnologia em suas GPUs que a Amd, onde esta só está vindo a se recuperar de umas 2 gens para cá, e mesmo assim fica atrás em muitos quesitos inclusive no uso de RT, onde as Amds não chegam perto em desempenho.

E muito disso também é culpa da própria AMD que parece esta sempre um passo atrás quando o assunto são novas tecnologias. E o que concordo 100% com você é que se a AMD não fizer frente a Nvidia os preços nunca vão baixar e quem sofre é o consumidor.

Hennan
Hennan
Responder a  Daniel Torres
11 de Abril de 2023 14:02

Na questão de software as Gpus da nvidia estão ainda muito a frente. Nvenc, dlss, etc. Ainda assim, os produtos da amd já são bons o suficiente pra competir. O grande problema é que não há volume suficiente pra isso. A AMD encontrou uma mina de dinheiro no mercado corporativo, logo a maior parte da produção vai para lá. O que sobra fica com o mercado doméstico, o que não é suficiente pra afetar a nvidia.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
11 de Abril de 2023 14:07

Concordo plenamente, Daniel, a AMD vem sempre com soluções tampões e numa etapa posterior pra tentar compensar as novidades da Nvidia.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2023 16:06

Eu entendo o problema que isso pode ocasionar no futuro, mas ainda sim eu acho a solução da Nvidia melhor para lidar com o RT, pois o impacto nas performances apesar de serem grandes ainda são melhores que nas placas da AMD, outra coisa é o DLSS que tem uma qualidade visual superior que o FSR 2.1 ambos na opção de qualidade.

Estava vendo um vídeo onde eles adicionaram Path-tracing no Cyberpunk 2077, e só conseguiram bons resultados com DLSS em modo performance e uma RTX-4090 em 4k 60fps. Um feito que a AMD não consegue replicar com bons resultados (se é que consegue). E não estava com o frame generation ligado.

Mas também é válido dizer que cada caso tem seu lado positivo e seu lado negativo.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
11 de Abril de 2023 16:36

Eu acho que estava com o frame generation ligado sim, Daniel. Eu havia lido em algum lugar que sem DLSS 3 o jogo só ia aos 16 fps nesse modo Over aí. Mas posso estar enganado.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
11 de Abril de 2023 18:36

No vídeo que vi da digital foundry eles dizem que não estão usando, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=1K8Br6jHkcs&t=288s

De qualquer forma é uma configuração de Pc que não reflete o mercado e em placas abaixo da 4090 só com o frame generation ligado mesmo.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
11 de Abril de 2023 20:03

Valeu, Daniel, vou dar uma assistida, até pra ver o que falam mais!
Acho que li dos 16fps no adrenaline.com.br, mas já vi a informação similar noutros lugares, a dizerem que o jogo ficava entre 16 a 34 fps na 4090 nesse modo overdrive! Acho que vou ter de parar de ler o adrenaline, os caras lá dão muita bola fora!

https://adrenaline.com.br/noticias/v/84181/nvidia-geforce-rtx-4090-entrega-apenas-16fps-em-cyberpunk-2077-overdrive-mode-sem-dlss

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Daniel Torres
11 de Abril de 2023 18:43

Adianta de algo? O Cyberpunk com path trace é ultra realista. Mas como o jogo não foi projetado pensando nisso fica muito pior que a versão com RT. Existe áreas que não há fonte de luz, logo você não enxerga nada na cena. A Nvidia tem investido muito para divulgar a tecnologia, mas é isso que o consumidor precisa? A Sony está aí para mostrar que existe coisas muito mais importantes que RT.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Hennan
12 de Abril de 2023 0:02

Claro que não, eu só usei o exemplo do cyberpunk, pois é um jogo com bons gráficos e uso de RT, ai só fiz uma pequena comparação das placas e da tecnologia, não da qualidade do jogo.

Quanto ao que fala da Sony me desculpe, mas para mim a Sony é a que esta investindo em jogos mais do mesmo ao ponto de eu não ter mais interesse em seus jogos, não há mais diversidade ou melhor parece que eles mataram a criatividade das equipes, mas digo de novo esse é meu ponto de vista, não tenho nada contra que pense ao contrário.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2023 16:33

Tudo bem, Mário, mas a AMD poderia ter a mesma tecnologia própria que rivalizasse com a Nvidia e de modo aberto, permitindo que outros usassem seu modelo. Da mesma forma que faz com os softwares. A questão é que num duopólio, praticamente, só vão existir no fundo duas tecnologias proprietárias. Peso que logo a Intel vai adotar alguma coisa diferente, pois diferencial é o que importa na concorrência.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2023 19:21

Pois é… Pessoal é meio que emocionado com a NVidia e eu vejo a AMD fazendo muitas vezes mais con menos e num custo X benefício superior. A NVidia foi lá e atropelou tudo com a série 20XX, colocando Placas ora rodar RT quando elas nem capaz disso eram na verdade, só para dizer que eles estavam na vanguarda. Já a AMD tem uma mentalidade mais madura nesse aspecto, não atropela tudo pra lançar primeiro que o concorrente e suas placas de vídeo estão muito vem cono estão, evoluindo um passo de cada vez.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
12 de Abril de 2023 0:10

Não a Amd não tem a mentalidade mais madura, a Nvidia foi a primeira a dar o primeiro passo no RT a Amd demorou 1 gen a mais pois estava tendo problemas na implementação se bem me lembro. Outra coisa foi com o FSR que demorou muito mais a sair do que o planejado pois a tecnologia não estava pronta e quando saiu ainda teve severos problemas.

Até hoje a Amd tem problemas com seus drivers de vídeo e não é difícil achar relatos. Fora as tecnologias embargadas nas placas é justo dizer que nenhum profissional da área de ti é 100% Amd.

Claro falo isso se tratando apenas de Gpu, pois no mercado de processadores ela dá um show e coloca a intel no chinelo.

Martoni
Martoni
Responder a  Daniel Torres
12 de Abril de 2023 3:28

A AMD é imensamente mais madura…
Basta ver como o André bem disse, ela atropelando tudo com as placas 20xx empurrando RT, sendo que elas nem aguentavam de verdade…
E isso está claro, ela é tão infantil nesse sentido que como vc mesmo disse sem perceber que ela quer sempre dar o primeiro passo as custas de tudo.
Fora as ideias extremamente prejudiciais para a indústria que ela tem, como exemplo um DLSS com frame generator… Não existe nada que me convença que você duplicar frames artificialmente seja algo bom… É praticamente vc enganar e iludir o jogador com um desempenho “”fake””, e pelo que vejo cada vez mais as placas Nvidia vão depender disso.
Fora o fato que ela restringiu o DLSS 3 apenas pra geração 40xx pra iludir, sendo que usuarios conseguiram desbloquear o frame generator nas placas 30xx e 20xx, mostrando que ela fez o bloqueio desse recurso nas placas de geração anteriores apenas para impressionar mais com a geração 40xx

Last edited 1 ano atrás by Martoni
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2023 19:37

Eu compreendo, Mário, mas assim, acordo com Nvidia não terá. Melhor se sentar com intel e determinar os rumos comuns pra indústria, porque como só existiam 2 marcas pra concorrer seria meio esperado criarem-se diferenciais para não ficarem na simples briga por preços. O que quis dizer é que se a Nvidia não faz questão de não adotar o de comum acordo apenas, a AMD não tem opção.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
11 de Abril de 2023 14:05

Minha impressão é que lamentavelmente o marketing da Nvidia é bem mais eficiente, e que a NVidia inova mais e que a AMD, que sempre vem atrás tentando apenas vir com algo pra compensar o estrago já feito pela não inovação. É lamentável, mas a Nvidia sempre vem com propostas mais pra inovar que a AMD que só tem feito o básico esperado.
A AMD quase sempre se foca apenas em reduzir litografias e melhorar TDP.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
11 de Abril de 2023 18:09

É falta de interesse mesmo. A AMD não investe o suficiente no mercado doméstico porque ela vende apenas as sobras, visto que o corporativo dá muito mais dinheiro. Eles tem condições de competir no mesmo nível da nvidia. Mas enquanto não existir concorrência no corporativo, a Intel ficou para trás, o doméstico nunca vai ganhar relevância.

Deto
Deto
11 de Abril de 2023 14:19

43% inferior ao PS5
1,85% superior ou igual ao PS5 (3080) em teoria

Porque na pratica os 10GB de RAM mataram o desempenho da 3080

Ou seja, na esmagadora maioria o PC continua muito inferior ao PS5.

comment image

Os caras do PC deram xilique, mas a realidade vai se impor… se ferraram com as placas de vídeo capadas de vram da nvidia.

Por esses requisitos não duvido mesmo de daqui uns 2 anos precisar de 32GB de VRAM

Last edited 1 ano atrás by Deto
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Deto
11 de Abril de 2023 15:20

Uai, funciona bem para games da geração ps4/one.rsrs

Andrio
Andrio
Responder a  Deto
11 de Abril de 2023 17:03

Ontem tive que ler que uma 1660 super era pouca coisa inferior ao ps5. xD

Hennan
Hennan
Responder a  Deto
11 de Abril de 2023 18:10

Pessoal também está viajando. O ps5 é um produto excelente, mas é inferior a 3080 de 10gb. O que não é demérito. Estamos falando de um produto de 700 dólares.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2023 19:41

Pois é, a GPU do PS5 é o que é uma GPU de 10 TFlops. Mas no geral o PS5 tem rodado melhor que muitos PCs com processadores melhores e GPUs inquestionavelmente superiores, a questão é que é preciso olhar pra isso, e que é melhor uma máquina equlibrada e pensada no todo do que um Frankenstein pensado apenas em termos de brutalidade.

Juca
Juca
11 de Abril de 2023 23:57

[OFF] Caraca, os caras tiveram 1 ano pra fazer um port do PC que “só leva uma semana” (segundo diziam) e entregam o jogo bichado!!!

“The most egregious issue plaguing Ghostwire: Tokyo, however, is the game’s performance. On Xbox Series X, the game’s frame rate is all over the place. Sometimes you’ll turn a corner and see performance inexplicably dip from sixty frames down to 30 or lower, although it seems to be worse in certain areas and due to certain effects (like the game’s grainy rain effects). And do forget “quality mode,” since it introduces a bewildering slow-motion input delay that makes the game thoroughly unplayable. It also oddly hitches as you’re moving around the city ever so slightly, creating an uncanny judder that is irritating once you’ve noticed it. The mission-oriented Spider’s Thread expansion doesn’t suffer from the same performance issues and judder I’ve noticed, which suggests to me that the issues stem from streaming the game’s open world. Alas, hopefully, it’s not unfixable.”

https://www.windowscentral.com/gaming/ghostwire-tokyo-xbox-review

Last edited 1 ano atrás by Juca
error: Conteúdo protegido