A Consola custa 470 euros, mas há custos adicionais que podem aparecer.
470 euros é o custo da consolas, mas esta não é certamente o custo real a ser pago pela Switch 2.
Vamos comparar o preço da SNES com o atual da Switch 2. E vamos usar para isso o preço dos EUA pois na altura na Europa não haviam euros, e o preço variava muito de pais para pais.
Quando o SNES foi lançado nos EUA em agosto de 1991, custava 199 dólares. Isto não é muito diferente do preço da Switch, pois arredondando para os valore atuais, isso seria cerca de 460 dólares.
A questão é que a SNES vinga com dois controladores e uma cópia do Super Mario World .
A Switch 2 custa 450 dólares e neste custo apenas temos um par de Joycons.
Se quisermos o segundo controlador, seja ele um outro joycon ou um controlador Pro, ele vai custar 80 dólares (90 euros). Os jogos digitais vão custar 70 dólares (80 euros), e os físicos 80 dólares (90 euros). Uma roubalheira.
Convém aqui fazer um parágrafo sobre os jogos, pois as pessoas já se queixas quando pagam entre 70 e 80 euros por um jogo PS5, bastante mais evoluido que um jogo Switch 2. Estes valores são terríveis e um sucesso de vendas aqui só vai ter implicações cada vez piores nas carteiras dos consumidores, pois claramente esse sucesso vai abrir as portas a que todos os jogos subam para esses preços, ou até superiores. Nesse aspeto, não consigo desejar sucesso a esta consola nestes moldes, pois ela abre a porta a consolas de mesa de 1000 euros e jogos a 90 euros.
Ou seja, h+a que se dispensar entre 80 a 90 euros por um jogo, ou 160 a 180 por dois. A alternativa é a compra de um bundle Switch por 500 euros, que traz o Mario Kart World a um preço mais acessível, mas toma-se em conta que o jogo em bundle é uma compra que só acontece uma vez.
Ora a Switch 2 refere que traz 256 GB em vez dos 32 da Switch 1. A questão é que agora os jogos terão a dimensão de jogos PS4 e PS5, e isso quer dizer que, muito certamente, os 256 GB se vão revelar ainda mais restritivos que os 32 GB da Switch 1. E os cartões SD Express não são baratos, custando 60 dolares mais 256 GB, 100 dólares 512 GB e 200 dólares 1 TB.
Acrescente-se que nos dias que correm há DLC, microtransações, patches e outros que para além de custos, precisam de armazenamento local. Há inclusive jogos “Fisicos” que na realidade são apenas um código de download em cartucho.
Os jogos mais antigos terão patches que aumentam o seu tamanho.
Depois o resto é tudo a pagar. O Online, tal como em outras consolas é a pagar, neste caso 20 dólares ano. Até mesmo a demo técnica que é tradicionalmente um pacote gratuito é uma compra de 10 dólares. Os jogos N64 e Gamecube tem um custo extra de 50 dólares/ano. E se alguns desses jogos tiverem DLCs, haverá um custo adicional.
Recapitulando: A Super Nintendo, dois controles e um jogo custaria se fosse lançada hoje, uns 460 dólares. Mas Para ter a mesma experiência com o Switch 2, temos de gastar 450 dólares na consola, 80 dólares no segundo controlador, 80 dólares num jogo físico (30 se for o Bundle Super Mário Kart World, e pelo menos uns adicionais 60 dólares num cartão de memória adicional (256 GB).
Se for para comprar dois jogos e um cartão de 1 TB, com o online e acesso aos jogos de Gamecube, teremos de gastar 80 dolares adicionais, mais 75 dolares pelos serviços, e mais 200 euros pelo cartão.
Comparando com a PS5, esta custa 400 euros com oferta do Astro Bot. Um segundo controlador custa 65 euros, e não temos necessidade de mais do que o 1 TB já fornecido na consola. Ou seja, a PS5 fica por 465 euros. O mesmo que a Switch 2, sem os extras, custa em euros.
Claramente, a Switch 2 está cara demais!
Mas caso acrescentem um segundo comando, o acesso internet e aos jogos PS5, PS4, PS3, PS2 e PS1, com a PSN Premium, e um segundo SSD de 1 TB, WD BLACK SN770 1 TB, acrescentamos 65 euros pelo comando, 152 euros pela PSN e 70 euros pelo SSD. Falamos de um custo total de 752 euros. Mesmo assim inferior à Switch 2.
Se formos para a PS5 com leitor Blue-Ray, teremos de acrescentar 150 euros.
A PS5 Pro tem um custo de 750 euros. Acrescentemos aqui 120 euros pelo leitor, 65 por um segundo comando, 70 por um segundo jogo, não precisando de espaço extra pois a Pro traz 2 TB, e um ano de PSN Premium.
Resumindo: numa tabela estes custos:
A Consola que sai mais barata nestas condições é a PS5 All digital, seguida pela Xbox One S (que diga-se, está longe de estar no mesmo patamar]. Depois temos a PS5 com leitor, e só depois nos aparece a Switch 2. Por mais 97 euros temos a PS5 Pro digital, a Xbox One X aparece ali pelo meio por mais 43 euros, e por mais 27 temos a PS5 Pro com leitor.
Resumidamente, tendo em conta que a Switch 2 é uma consola baseada em hardware de 2018, o seu custo está efetivamente caro, não se compreendendo como, perante a compra dos extras, fica apenas a 97 euros de distância de uma PS5 Pro com os mesmos extras. Mas o que seria de se esperar de uma empresa que está a revender Breath of The Wild para a Switch 2, um jogo com 10 anos, com algumas atualizações gráficas para a nova consola (não é remake, e nem remaster, são mesmo apenas alguns extras), por 70 euros, sem incluir os DLCs?
NOTA: Na altura da escrita deste artigo as Xbox Series X estavam sem stock, pelo que o preço indicado foi o mais barato com consolas em stock.
O preço total do acesso online com o pack expansão que dá acesso aos jogos GameCube N64 e a jogar as versões switch 2 Zelda custa 39.99 ao ano .
E se não me engano, ainda dá pra dividir entre as pessoas e sair mais barato pra cada um, e até emprestar seus jogos de maneira online com volta garantida a sua conta após uns dias, o fim do amigo fujão que pedia as coisas emprestadas e não devolvia! Lol
Meu receio mesmo é só o preço do console por aqui! Os jogos valem o que cada um acha a despeito dos custos. Por mim, se a maioria das pessoas são convencidas a pagar mais por jogos como GTA por causa dos custos envolvidos ao invés do prazer e diversão de jogá-lo, pouco me importam os custos de um Mario Kart, um Mario 3D ou um Zelda, simplesmente vou avaliá-lo se vale comparativamente pelo prazer e vontade de jogá-lo e não se foi um jogo caro pra produzirem, mas cada um que tenha seus critérios e quem subir seus preços, pro que não vale, que arque com as consequências de seu fracasso ou sucesso, pois bom senso vale para todos.
É caro . Agora bastante mais evoluído é um argumento estranho ,os filmes da Marvel são tecnicamente mais evoluídos e num entanto maior parte não valem nada ,é gaming nem todos querem o melhor gráfico possível alguns querem apenas jogar .e nesta consola não se pode usar o mesmo voucher fnac de 50 euros , nem as promoções já servem para justificar o preço absurdo ? Espero que o preço baixe ,mas se é bom ou mau negócio quem escolhe é o consumidor.
Um PS5 Pro a 820 euros e um PC com uma 4070TI a 875 euros (lembra daquele que montamos Mário aqui no Brasil ) . E aí sai a notícia que o Trump vai tributar consoles mas não componentes de computadores.
Cada vez menos interessante essa proposta de console Premium.
Já o PS5 base por outro lado é outra história.
Um PC a 875 euros? Estou curioso com essas especificações. Podes dar as mesmas por favor?
Cá em Portugal não metes a 4070 Ti numa máquina de 850 euros, pelo que tenho que questionar que hardware é esse.
É mais fácil você achar este comentário que eu montei o PC naquele dia que nós dois conversamos e te mostrei que eu Mário. Não sei em que notícia escrevi isso. Olha os meus comentários ai que você acha.
Acho que ficou em 5900 reais aquela máquina que eu fiz.
Uma 4070Ti sozinha já vai 5k ou mais, não?
A 4070ti não bate a Ps5 Pro! Pra garantir que supere em todos os jogos você precisa de uma 4090!
Será que uma 4070 TI não bate uma PS5 pro?
Eu sempre apontei que para igualar/bater uma PS5 esse vai ser o GPU necessário.
Off: Já vi filmes maus, mas o Minecraft bate tudo.
Mas não te empolgaste nem quando vistes o creep na montaria? Lol
Bate na maioria dos jogos, só que o Pro vai mostrar do que é capaz agora, com jogos novos pensados nele. Olhando para o Ps5 base, onde é necessário uma 3080 para batê-lo em todos os jogos, já dá pra imaginar ai que os jogos novos vai se precisar de mais que uma 4070ti para bater o Pro. Vamos aguardar, mas eu creio que a 4070ti num Death Stranding, GTA6 e outros vai comer poeira.
É claro que precisa da 4090 Sparrow. Nos seus mais doces sonhos.
Não tem sonho algum. Sonho era tu, achando que a sua 3070ti batia o Ps5 base. Não bate, basta olhar para resolução e fps dos jogos e você logo percebe que a 3070 não chega e em muitos jogos a 3070ti não chega. Agora imagina achar que a 3070ti mobile vai conseguir o que nem as Desktop consegue. Lol
Ainda bem que o mercado seleciona as coisas!
Cada vez mais o mundo indo pelo mesmo caminho do Fallout
No mundo do Fallout os semi condutores não barateavam de preço e para ter mais poder precisa aumentar o gasto energético. Parecendo bem com o jeito que estamos agora.
Tinha treta China vs EUA
O EUA do Fallout era controlado pelas mega corporações que faziam o que queriam…
Só falta começar a dar quebra pau por recursos naturais, ou melhor dizendo, a treta por recursos naturais aumentar bastante.
Opinião pessoal sobre a Switch. Um dos piores investimentos de entretenimento que adquiri até hoje. Comprei para o meu filho, ainda cheguei a jogar mas não me identifico com as ip’s da nintendo, cheguei a jogar Mario Kart com o meu filho mas nunca achei nada de especial ou muito divertido, joguei Zelda mas nunca que fosse aquele jogo que pintavam, qualidade da consola e construção vai de mediana/baixa, tudo absurdamente caro para o que é. Uma vez tive que comprar comandos e fiquei incrédulo com preço. O meu filho que só jogava fortnite na switch já estava farto daquilo. Enfim não senti que o investimento valeu a pena em nenhum momento.Esta Switch 2 na minha opinião ultrapassa limites de preço de forma absurda. Se já acho que uma pro é caro uma switch então é o cúmulo.
Dlcs dos jogos Game Cube e N64 seria dificil de existir. consoles vai de gosto, não adianta queimar o produto, alegando isso e aquilo que se tu gosta tu compra, olha o aumento da ps plus Br , tem muito gamer ai reclamando, mas ainda assim assina.
Boa Sony. cobrou os patches de jogos e agora este aumento.. Uma frase do Jin Alard na época que foi questionado o nome do console, e o cara respondeu
O nome do console, o nome do console pouco importa. O que importa é o que você coloca dentro dele e se diverte. Consoles e games é isso.
Ora nem mais .