O Showcase da Sony e analise a SpiderMan 2

O que vi… foi dececionante… O que vi da segunda vez… foi dececionante. O que vi da terceira vez… foi alguns jogos que me pareceram já melhores do que inicialmente me pareciam. Mas no global… tudo continuou dececionante.

Muitos poderão dizer que se calhar a expectativa das pessoas era alta, e como tal não foram superadas. Mas não, não foi nada disso! O que se passou foi que efetivamente a Sony teve um showcase mau, com alguns jogos interessantes, mas não mais do que isso.

O que mais chamou a atenção foi que a Sony fez um showcase muito diferente: Muitos jogos multiplataforma e poucos First Party, uma aposta tremenda no CGI, videos capturados em PC, enfim… foi triste de se ver, e em nada semelhante aquilo que a Sony nos habituou! Após 2 anos sem mostrar nada os fans mereciam mais!

No entanto, nem tudo foi mau, e houveram jogos que se revelaram interessantes. Nesse sentido, neste artigo vamos apenas abordar apenas os jogos que nos chamaram à atenção quer pela positiva, quer pela negativa. Peço desculpa caso as minhas preferências não batam com as dos leitores!

FAIRGAME

É um jogo First Party, da Haven Studios… É um GAAS, pelo que não é um jogo que me fascine minimamente. Chamou-me a atenção partivulamente pelo facto de ser uma apresentação onde não se viu uma única ponta de jogo, mas apenas um trailer CGI.



Sinceramente achei essa situação, vergonhosa!

Exclusivo Playstation

HELLDIVERS II

Apesar de as partes ingame não apresentarem minimamente a mesma qualidade gráfica das cutscenes, este parece ser um jogo interessante, que me fez lembrar, e muito, o STARSHIP TROOPERS. Apesar de não ter sido dos jogos que mais me fascinou, este poderá ser um jogo que poderei vir a adquirir.

O jogo poderá ser um MMO, e até um GAAS, sendo que no ultimo caso, poderei perder o interesse no mesmo.

Exclusivo em consola na Playstation



PHANTOM BLADE 0

Um jogo de combate passado no Japão medieval. Comparativamente a um jogo recente que adorei, o Ghost of Tsushima, este jogo é muito menos realista, e muito mais fantasioso em todos os aspetos. Acredito porém que possa ser muito interessante.

O jogo mostra uma curiosidade interessante na sua palete de cores, escolhida para ter cor, mas ao mesmo tempo um tom sombrio. Assim veremos uma predominancia nos cinzas, com as cores que ressaltam mais são os amarelos para a luz e os vermelhos para luz e sangue.

É exclusivo em consola na Playstation.



CAT QUEST

Será pouco do meu estilo falar de jogos como este, mas a realidade é que este pequeno Indie tem um aspeto fofo, a aparenta uma jogabilidade divertida. Havendo sempre lugar a um ou outro jogo que não seja Full Price, este poderá encaixar nessa vaga que nem ginjas.

Multiplataforma

METAL GEAR SOLID DELTA

Basicamente um remake de Snake Eater, que conta tambem com os dois primeiros jogos da série. Falta saber a qualidade do remake, e o que foi feito nos restantes dois jogos, mas sendo METAL GEAR, é certamente uma compra possível.

Multiplataforma



Final Fantasy XVI

Este é um dos títulos cuja compra será quase certa para mim. É um Final Fantasy, mas com muitas semelhanças ao God of War.

Exclusivo Playstation 5

Alan Wake 2

A continuação de um título estreado na Xbox 360. Apesar de o primeiro jogo não me ter fascinado por aí além pelo fantasioso dos acontecimentos, a realidade é que este segundo jogo poderá ser deveras interessante.



Multiplataforma

Assassins Creed Mirage

Quase um regresso às origens, o jogo passa-se em Baghdad, e o protagonista é já nosso conhecido. Basim, que nos acompanhou em AC Valhala, e que no final se revelou ser um vilão.

Aqui vamos acompanhar a sua evolução e os motivos que o levaram a tornar-se na personagem que viemos a conhecer.

Sendo os AC jogos que por norma até completo a 100%, este deverá incluir-se na lista.



Multiplataforma

Street Fighter 6

Não é que me tenha chamado particularmente à atenção. É mais um jogo da saga, e baseado no World Tour. Não deixa de ser interessante!

Multiplataforma



Dragons Dogma 2

Potencialmente um jogo épico. O fogo que sai da boca do dragão está espetacularmente conseguido. Poderei vir a experimentar.

Resident Evil 4 VR

Ponderei se deveria colocar isto aqui. Até porque sendo fan do VR, não sou fan de jogos com jogabilidade aberta e de grandes dimensões no VR. Considero que o VR é cansativo, e pode enjoar em grandes sessões, pelo que não é este o tipo de jogos que procuro para ele. No entanto, dado que a versão VR do RE4 deverá ser gratuita a quem tem o jogo, não irei deixar de a referir aqui.

Concord

Mais um jogo que abordo, mas por maus motivos. É que após a visualização do trailer… CGI… o que percebemos sobre o que será o jogo é… absolutamente nada!



Vergonhoso.

Exclusivo!

ACESSÓRIOS PLAYSTATION

Dois produtos… uns headphones sem fios, que poderão vender bem, e uma consola capaz de fazer streaming a partir da PS5, que certamente será um flop.



Spiderman 2

Aqui temos, a meu ver, a estrela do showcase.

Graficamente a modelação das pessoas e está ao nível de um Horizon, mas ainda assim longe de um Tlou. A introdução onde vemos Kraven, o Caçador, mostra bem isso.

Já o jogo em si… bem!

Certamente quem esperava uma cidade ao nível do mostrado com o Unreal Engine 5, ficou dececionado. Mas convém não esquecer que esse não é motor, e que a base do mesmo é o motor melhorado usado para Miles Morales, com apenas algum tempo extra de atualizações para a PS5.



Mesmo assim, o jogo surpreende.

Chamo a atenção logo aos 25 segundos, para a qualidade da luz sobre a cidade. Claramente bastante superior ao mostrado em SpiderMan para a PS4 (está situação pode não ser perceptível para todos pois mexe com questões estéticas).

Repare-se igualmente aos 43s como as sombras das arvores e das folhas caem sobre o corpo das personagens que se movimentam.

E note-se ainda que a relva agora rege com o vento, não sento estática como no primeiro jogo.

Repare-se ainda, no combate, que as teias emitem sombra, dando a sensação que estas são agora calculadas por RT.



Ao 1m:30 segundos repare-se como Spiderman usa a parede da casa para golpear o inimigo, usando uma animação que requer a presença de uma parede, e fazendo acreditar que o jogo possui um sistema algo equivalente aos lasers aplicados em Tlou, que permitem à personagem ter uma noção do ambiente que a rodeia, e ajustar assim os golpes a ela.

A partir dos 2m5s e até aos 2m25s podemos ver Miles a ser projetado pela cidade e mesmo a planar sobre a mesma. Uma situação que obriga a uma movimentação sobre a cidade superior à que a PS4 poderia alguma vez oferecer, e algo só possível com a presença do SSD.

Repare-se igualmente que os prédios tem mais janelas, e consequentemente mais zonas de reflexos por RT. Fica igualmente a ideia de que a profundidade até onde o RT é calculado aumentou consideravelmente. E note-se igualmente que agora, nas cenas interiores, há luz vinda do exterior, algo que não existia antes.

A partir dos 2m 48s podemos ver Miles no interior de um armazém, e a criar passagens aéreas com as teias, algo não presente nos jogos anteriores. O motivo poderá prender-se com a falta de RAM na PS4, uma vez que as teias uma vez colocadas necessitam de ser lembradas.

Será ainda de se notar aqui a melhoria da qualidade de luz nos interiores, bem como o aumento significativo de pontos de luz.

Interessante, a partir dos 3m50m a circulação de Miles numa zona escura, onde as sombras e luz parecem ser obtidas por RT.

A partir dos 6m é onde as coisas esquentam, e temos cenas que fazem lembrar uncharted… mas com uma densidade de objetos, partículas e animações no ecrã muito superiores ao mostrado por esses jogos. Toda esta sequencia é cinemática e podia fazer parte de um filme da série Spiderman.

Igualmente interessante aos 7m 50s vermos cenas subaquáticas.

Como pontos negativos temos que percebe-se algum popin, e há por vezes problemas com o LOD que não carrega as versões de maior resolução a tempo da proximidade da câmara. Dá igualmente a ideia que o jogo poderá, eventualmente, possuir uma resolução nativa inferior ao primeiro, mas isso será algo que requer confirmação.

Basicamente este jogo cativou-me e foi a aquilo que se aproveitou a sério deste showcase. Foi pouco… mas foi bom!



176 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Torres
Daniel Torres
26 de Maio de 2023 8:02

Uma apresentação que para mim no máximo Ok, mostrou alguns jogos e poucos me despertaram o interesse.

O Helldivers 1 eu tinha para vita senão estou enganado e é um jogo que pode ser jogado single, mas é visado mais para os componentes online, pelo qual acho que será mais um GAAS.

FF 16, me despertou interesse mas devido ao 15 irei esperar para ver como vai se sair o jogo.

Alan Wake 2 é um must have sou super fan do remedy verse e para quem acompanha sabe quem são os detetives do Fbi no trailer.

Dragon’s Dogma foi uma grata surpresa, sou fan do primeiro jogo desde que lançou e de suas profundas mecânicas, muitas delas não vi em nenhum outro jogo.

Metal Gear apesar de eu achar um remake interessante, eu espero mais o de Silent Hill 2.

E o Spider, bem… esse me decepcionou um pouco, pois eu esperava depois de ver a demo do matrix e do trailer deste jogo, algo… mais impactante.

Sobre os acessórios, os fones são bem vindos, mas esse console de streaming… eles devem estar com merda na cabeça ao achar que isso é uma boa ideia, sendo que o que muita gente pede é uma versão portátil.

E o que deixou com raiva é o Jim Ryan achar que essa apresentação foi boa e nos padrões que a Sony nos acostumou, ridícula essa postura dele, para mim se for para continuar com showcase de baixa qualidade é melhor não ter.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
26 de Maio de 2023 11:12

O Jimbo é de lascar, quando a gente pensa que ele vai tomar jeito, ele apronta uma dessa! Lol

Por tudo que vi, FF 16 parece não ter os problemas de framepacing do 15, mas é melhor esperar pra ver mesmo, a Square é dona disso.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Paulo César
Paulo César
26 de Maio de 2023 9:24

Correção para a matéria: Street Fighter 6 não é exclusivo Playstation. E em Helldivers 2, o Sr. Mario coloca o título como exclusivo Playstation, sendo que terá estreia simultânea no PC. Eu acredito que isso é incorreto, pois se o jogo lança em mais de uma plataforma, não é exclusivo.

Paulo César
Paulo César
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 11:35

O Street Fighter 6 já está listado pra pré-venda na Xbox Store

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 12:18

Ela colocou na lista apenas os anúncios de novos jogos, e o SF6 foi anunciado a bastante tempo.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 20:10

O que é que achaste do tweet da xbox a mencionar os jogos apresentados na showcase que vão estar na xbox?

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 21:59

Eu não vejo assim, e vejo muita gente a achar que a Xbox esteve bem, mas dada a situação em que está, pareceu-me uma espécie de ”nós estamos aqui”, ”reparem em nós”, pareceu-me algo vindo de alguém que está na sombra e que viu uma oportunidade de aparecer.

Netto
Netto
Responder a  Paulo César
26 de Maio de 2023 14:19

Jogos do Xbox nenhum é exclusivo nesse caso

Paulo César
Paulo César
Responder a  Netto
26 de Maio de 2023 16:05

Sim, é exatamente isso. Em nenhum momento, eu disse o contrário.

Francis
Francis
Responder a  Paulo César
1 de Junho de 2023 5:24

Mesmo estando no PC, pode existir a exclusividade entre consoles. Você pode não concordar, mas é uma classificação que existe na indústria.

Last edited 10 meses atrás by Francis
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
26 de Maio de 2023 9:30

Mario um dos piores eventos que já vi, 80% de jogos all service, maioria só Shooter, e a “unica” supresa foi MGS remake, fora que nem foi assim tão surpresa já que tinha leaks a dizer que ia ter. Um evento que dou 2/5 estrelas, uma pausa de quase 2 anos só para ver mediocridade, e ainda jogos da Sony com lançamento simultâneo ao PC, a ideia com que fiquei é que estou sendo tratado como consumidor de segunda classe, a continuar assim a Sony vai apanhar os frutos desta gestão numa futura Ps6.

Last edited 11 meses atrás by Daniel Cardoso
Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
26 de Maio de 2023 11:18

Bem por aí. Tem gente que acha que a relação de consumo é meramente afetiva, o que se planta hoje só se colhe depois.

Foxtrot
Foxtrot
26 de Maio de 2023 9:50

Jogos da Playstation Studios day one no PC. Eu já tinha avisado que isso ia acontecer kkkk

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Foxtrot
26 de Maio de 2023 11:11

GAAS, nada mais que isso. Ou seja, tu não adivinhou foi nada. Kkkkkk

Netto
Netto
Responder a  Foxtrot
26 de Maio de 2023 14:22

Essa notícia não é nova

Jim já tinha dito que os GaaS iriam lançar day one no PC.

Isso foi apenas uma confirmação

Agora, o que ele diz sobre os single é que levará de 2 a 3 anos e que no momento eles vão abrandar os lançamentos na plataforma destes jogos

Tiohildo
Tiohildo
26 de Maio de 2023 10:16

Mário, SF6 é multiplataforma.
E o MGS da BLUE point? Acho q já era.
A virtuos está envolvida no projeto MGS Delta.

E Bloodborne? Esse vai ficar eternamente na lista dos “leakers” de eventos da Sony.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 11:22

Mas parece que tem até open beta de SF6 no Xbox, Mário. Dá pra ver isso na própria página do Street Fighter.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 14:34

Oi Mário. Já fiz uma captura do Spiderman mas os resultados são muito estranhos para contagem de pixels. Mas por coincidência, ontem consegui uma melhoria na contagem para resultados estranhos ( tipo quando no vídeo do Re4 aparecia uma resolução 1080p ). Ainda tenho que fazer muitos testes, se ficar bom, eu aproveito e faço um vídeo do Spiderman.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 16:31

Ah tá. Acho que você quer que eu passe a ferramenta nesse novo vídeo do Spiderman 2? Nesse caso, tem que ser lossless. Não sei se a Sony disponibilizou isso.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
26 de Maio de 2023 11:19

Bloodborne vai sair junto com o Half-Life 3 pra PC. Lol!

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
26 de Maio de 2023 15:23

Eu acharia essa piada engraçada, se não fosse o fato de Half Life ser minha franquia favorita e eu estar a 16 anos sem o desfecho da história…

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 23:01

Ah Fernando, a piada é de tiozão dos videogames, não tem mais pq se chatear com piadas de HL3! Lol

Livio
Livio
Responder a  Juca
26 de Maio de 2023 16:18

E Scalebound!

Derhel
Derhel
26 de Maio de 2023 10:30

É o que dá falta de concorrência á séria, a Sony nem tem que se esforçar.
Aqueles que dizem que a Xbox havia de acabar não sabem o dizem.
Isto faz-me pensar duas vezes e que provavelmente era melhor para o consumidor a compra da Activision ter sido aprovada, a Sony como já se viu no passado, quando é pressionada pela concorrência muda de atitude e começa a agir em prol do consumidor.
Para a Sony estar forte precisamos de uma Xbox forte, sei que isto pode custar muito para alguns entenderem, mas é a verdade.

Derhel
Derhel
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 11:51

Tens toda a razão, mas que dava um abanão á Sony isso dava.

Francis
Francis
Responder a  Derhel
1 de Junho de 2023 5:46

E ainda pode dar, já que a aquisição da Activision continua tendo aprovações. Essa tentativa de aquisição ainda não acabou e vendo por um lado, pode ser boa para essa concorrência, embora a Microsoft pode fazer um evento melhor que a Sony mesmo sem ainda ter a Activision/Blizzard.

Juca
Juca
Responder a  Derhel
26 de Maio de 2023 11:31

Derhel, precisas entender uma coisa, comprar o que quer que seja e entregar na mão de incompetentes só serve pra destruir essa coisa.

A única maneira dessa aquisição ser realmente boa pra Xbox é entregar a direção do Xbox ao safado do Kotick, coisa que acho difícil de acontecer por dois motivos, o Kotick não fez carreira no grupo MS o que poderia melindrar executivos mais antigos do grupo MS, e depois, acho que com os escândalos, o Kotick deve estar querendo sumir dos holofotes com bolsos cheios. O Kotick, é tão competente no mau caratismo quanto na gestão da Activision, empresa que ele praticamente construiu quase do zero com sua perspicácia. Kotick, não fossem os escândalos, seria o melhor gestor possível para o Xbox atualmente.

Esse Phil Spencer precisa é de cair logo, e que não ponham o Todd no lugar dele, que ali é outro fanfarrão.

Espero que o Jimbo Spencer também caia logo no PS.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Francis
Francis
Responder a  Juca
1 de Junho de 2023 5:53

Essas teorias de que a Activision poderá ter uma pior administração por causa da Microsoft são bem complicadas e talvez nem mostrem o principal ponto, que é: ao que indica, a Microsoft ainda deixará a Activision ter sua própria administração, assim como a Bethesda (principais lideranças ainda estão lá), então pode ser que continue na mesma maré.

Se a Activision quer ser adquirida e se a aquisição for aprovada na justiça, então que deixe acontecer, faz parte do jogo e o próprio PlayStation pode melhorar na competição.

Juca
Juca
26 de Maio de 2023 11:10

A título de curiosidade, Helldivers 2 está programado para ser lançado esse ano, segundo os desenvolvedores, em artigo do blog oficial da Playstation.

Sparrow81
Sparrow81
26 de Maio de 2023 11:15

Decepcionado demais com o evento, com a Sony e com toda a indústria na verdade. Esperava um Spider 2 feito do zero, com todas as features do Ps5 em ação e o que vimos foi uma reciclagem. Pelo que vi no trailer, Spider 2 está abaixo de Ratchet and Clanck, esse sim feito do zero, não com mapa reciclado e assets de outros jogos.

Em tempo, já existe rumores dizendo que esse showcase foi fraco propositalmente, por causa da aquisição da Activision e que tem um port AAA pra PC em julho que não foi nem mencionado no evento. Vai saber… Espero que seja algo assim e que essa build do Spider 2 seja de 1 ano atrás.

Last edited 11 meses atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
26 de Maio de 2023 11:36

Essa justifocativa estratégica pro showcase fraco é defesa de fanboys, foi fraco porque eles calcularam errado mesmo.

E ainda ver a Naughty Dog a dizer, recentemente, que vai projetar seus próximos jogos a pensar no PC é o fim da linha pra nova geração!

Last edited 11 meses atrás by Juca
Marcio
Marcio
Responder a  Juca
26 de Maio de 2023 12:11

Exatamente Juca, é uma pena, mas eu acho que isso mesmo, estão fazendo jogos agora pensando no porte para o PC, isso limita as otimizações…
Eu tinha esperança de ver nesse show case algo que me fizesse mudar de opinião porem so me deu mais certeza disso…

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
26 de Maio de 2023 13:00

Esses rumores de coisas que ficaram de fora sempre surgem independente de quem apresenta o show. Ele tem 50% de chances de ser verdade como sempre, até por que é só usar a lógica. Todo mundo sabe que a ND ta fazendo alguma coisa, que a Santa Monica ja ta fazendo algo, a Sucker Punch também e por aí vai, por que estúdios fazem isso, jogos. Eles não param entre o lançamento dos jogos e começam criam o próximo jogo apenas um ano antes de lançar. Mas agora vocês vão começar a entender uma coisa que não entendem por que tem memória curta e ficaram acostumados com a segunda metade de vida do PS4: Os jogos demoram, e atualmente o nível de tecnologia e exigência técnica faz com que eles demorem mais do que em todas as gerações anteriores, e os fans da Sony não aceitariam um jogo menor no intervalo de desenvolvimento dos estúdios, tipo um Redfall, um Hi-Fi Rush ou um Grounded de uma Guerrilla ou Santa Monica, assim como provavelmente não irão receber nada bem o Factions quando perceberem que isso ta sugando a força de trabalho da ND que poderia estar sendo empregada em um single player com prazo de validade de um fim de semana…
Da mesma forma, a build do spider eu não diria que é velha, por que isso significa que estavamos vendo o gameplay real, o que não é prática da Sony. Ela não é velha, ela é a “build da E3”, uma porção de sequencia altamente produzida e polida para impressionar num evento. A Sony não faz divulgação com builds reais em desenvolvimento, por que essas builds são falhas, tem bugs e o marketing da Sony é baseado em passar a sensação da perfeição. As apresentações de TLOUS2 não tinham nenhum dos glitches que existiam no jogo final, e tinham mais animações nas sequências de ação do que a build real, por exemplo. A sequência de Horizon FW apresentada no evento de gameplay também é severamente diferente no jogo final, e tem vários outros casos, Days Gone, Ghost of Tsushima, God of War etc.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 13:51

Os jogos demoram, e atualmente o nível de tecnologia e exigência técnica faz com que eles demorem mais do que em todas as gerações anteriores, e os fans da Sony não aceitariam um jogo menor no intervalo de desenvolvimento dos estúdios, tipo um Redfall, um Hi-fi Rush ou um Grounded de uma Guerrilla ou Santa Monica

Embora a idéia geral do que você escreveu faça sentido, as pessoas não estavam erradas em esperar ver projetos de estúdios que já lançaram jogos há 3 anos ou mais (Bend, Naughty Dog, etc.). Além disso, estúdios como a Naughty Dog e a Insomniac cresceram em funcionários e projetos em paralelo. Ou você acha que o desenvolvimento de Spiderman 2 só começou depois do lançamento de Ratchet and Clank Rift Apart?

Aliás, interessante como agora convém colocar Redfall como um jogo menor. Tal jogo que chegou a fechar o Xbox Showcase de 2021.

assim como provavelmente não irão receber nada bem o Factions quando perceberem que isso ta sugando a força de trabalho da ND que poderia estar sendo empregada em um single player com prazo de validade de um fim de semana…

Acho que o prazo de validade desses single players estão durando mais do que o tempo de gameplay das pessoas em Redfall e outros.

De qualquer forma, usando seu raciocínio, acho mais válido a pessoa ser honesta com seu gosto pessoal, do que ficar exaltando diversidade em cima de jogos que não gosta. Uma pessoa exaltar jogos extremamente nichados só porque estão na sua “plataforma favorita” seria o mesmo que outros chegarem aqui e ficarem exaltando diversidade de first-parties como MBL the Show, sendo que nunca jogaram ou não possuem interesse.

A Sony não faz divulgação com builds reais em desenvolvimento

Sim. Acho que a Sony deveria é ir além e fazer como a concorrência, isto é, uma build rodando no ultra do PC, e colocando efeitos de Ray Tracing que não existem na gameplay.

Por volta das 9:30 do vídeo acima, a equipe editorial da Digital Foundry explica que, ao analisar cuidadosamente o trailer de anúncio do DLC Hot Wheels, é possível notar a presença do ray tracing nas reflexões. No entanto, no design final testado, essa opção não está disponível durante o jogo, apenas fora das corridas.

Esse é um detalhe que muitos não perceberam, mas estava presente em um vídeo oficial. Alex Battaglia da Digital Foundry também abordou essa questão nos fóruns do ResetEra, onde era conhecido como “ditador”, dizendo: “Certamente não é justo anunciar o jogo dessa maneira”.

https://www.wireservice.ca/hot-wheels-ray-tracing-is-announced-in-a-trailer-but-it-is-absent-in-the-gameplay-nerd4-life/

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Netto
Netto
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 14:39

Eu ia responder o Fernando que fala dos jogos da plataforma que ele abomina com propriedade, mas depois de ler teu comentários até desisti kkkk

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Netto
26 de Maio de 2023 15:29

Abomina não é uma palavra muito forte não?
Vocês abominam o Xbox, eu não sou um grande fan da direção que os jogos exclusivos do Playstation foram, e não gosto de algumas atitudes da Sony, basicamente isso. Veja, eu achei o evento bom, eu não tenho qualquer problema em comprar um Playstation. Vocês acham que pessoas que jogam no Xbox são inferiores.
Eu faço críticas no que eu acredito, mas ninguém nunca me viu falar que um TLOUS era um jogo ruim. Quando eu digo que a Sony faz gameplays falsos, não estou dizendo que o jogo é ruim. Quando digo que uma ND não sabe fazer uma gameplay de combate no nível de um Halo, não estou falando que o jogo é ruim. Quando digo que parece que todos os estúdios estão buscando o seu uncharted, não estou falando que os jogos são ruins. Minha crítica é sempre quanto a diferença de proporção no tratamento.
O que os leva a ter a percepção diferente, é que vocês seguem aquele comportamento de uma seita, que é ou está 100% conosco, ou é nosso inimigo.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 20:03

Sim, o Halo não existe, o Gears of War não existe, o Forza não existe, ou melhor eles são mal recebidos pela crítica…
A ultima aprcela dos 3 jogos que eu citei foram melhor recebidos pela crítica do que Death Stranding, Days Gone, Ghost of Tsushima, o Halo Infinite tão mal falado tem a mesma média em avaliações que o Horizon Forbiden West, acima do Spider Man Miles Morales…
Veja só, sou eu mesmo que tenho um viés??

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 22:47

Tá, mas qual é o sentido de usar a métrica de vendas nos jogos do Xbox se eles estão todos Day One no Game Pass?

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
26 de Maio de 2023 23:16

Paulo o que tem potencial de venda não é dado, se a MS deixou de vender é pq julgava que não venderia o que gostaria.

Se a Sony pensasse da mesma forma, estava tudo num serviço, mas ela espera se esgotar ou reduzir o potencial de vendas pra por em serviço.

A menos que você pense que a MS é uma espécie de empresa filantrópica sem fins lucrativos as vendas realmente não importam.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Juca
26 de Maio de 2023 23:38

É claro que a Microsoft não é uma empresa filantrópica! A questão é que colocar jogos Day One no Game Pass prejudica as suas vendas! Então se a prioridade dela fosse vender esses jogos ela não os colocaria lá Day One! Então a prioridade dela é fazer que esses jogos façam o número de assinantes do Game Pass crescer! Vendas são algo secundário!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
27 de Maio de 2023 8:40

E a culpa é de quem? E as prioridades dela agora são ganhar menos dinheiro? Isso é filantropia, não? A menos que julgues apenas que seja uma estratégia da microsoft de monopolização. Porque vendas importam e sempre importaram.
Vamos ver até onde vai a política de Day One da MS.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 15:44

Vocês acham que pessoas que jogam no Xbox são inferiores.

Oi? kkkk Cara, vamos fazer um podcast, trocar uma idéia. Acho que você está com uma visão muito distorcida de alguns dos leitores que conheço por aqui. As pessoas preferirem Playstation não faz delas necessariamente achar jogador de Xbox inferior kkkk.

aquele comportamento de uma seita, que é ou está 100% conosco, ou é nosso inimigo

Cara, é muita projeção em um comentário só rsss . Esquece isso, aqui tem é um grupo de pessoas que tem preferências diferentes. Super normal. Pode ter um ou outro mais “radical” nas opiniões, mas não reflete o conjunto como um todo. E críticas pontuais não fazem de ninguém um hater. O mundo não é binário.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 16:00

Ainda bem que a ND “não sabe fazer” um gameplay estilo Halo, pois o Tlou 2 da um banho em qualquer Halo no gameplay. É incomparável! Mas como vc nem jogou, melhor nem discutirmos, né?

Netto
Netto
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 19:09

Eu não abomino o Xbox não

Já vai pra 2 anos com um Série X aqui e satisfeito.

Mas o sr abomina o PS, tem sido longa a sua jornada contra a plataforma

PS: Vc já teve, tem ou terá algum PS?

Last edited 11 meses atrás by Netto
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Netto
26 de Maio de 2023 20:01

Eu já tive, e possivelmente terei algum playstation. O que você acha que eu jogava nos anos 90 ou anos 2000? Ou você acha que tu tinha um Sega Saturn???

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 23:18

Eu apostaria no Sega CD ou Dreamcast! Lol

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 14:53

O redfall foi vendido como mais do que ele realmente era, mas 15 minutos de jogos e se percebe que é um jogo menor. E quando se percebe e se aceita o que o jogo é, ele melhora 100%. É um jogo que pode ser divertido dependendo da expectativa, mas tenho uma certeza, ele não é ruim da forma como fazem parecer, principalmente aqueles que nunca jogaram. É que falar mal dá mais views…

Mas sobre o que você mencionou do Forza, isso não é minimamente comparável ao que a Sony ta fazendo a algumas gerações. Mas se você quiser acreditar que é, sem problemas.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 15:18

Mas sobre o que você mencionou do Forza, isso não é minimamente comparável ao que a Sony ta fazendo a algumas gerações

E quais jogos do PlayStation você assistiu ao trailer e depois jogou para confirmar se era realmente assim? Pois há alguns dias você mencionou que não joga PlayStation desde a geração PS2. Portanto, presumo que você não viu Uncharted 2 na E3 2009 e depois o jogou, ou The Last of Us em 2012 e depois o jogou. Também não viu Uncharted 4 e Horizon Zero Dawn na E3 2015 e depois os jogou em 2016 e 2017, nem God of War na E3 2016 e depois o jogou em 2018, ou The Last of Us Part II mostrado em 2017 e depois o jogou em 2020.

Sempre haverá algumas diferenças aqui e ali, porque é uma apresentação, é uma versão específica criada apenas para a pessoa jogar ao vivo e apresentar o jogo, e o mais importante, é executada na plataforma em questão. Mas o ponto principal é que, ao pegar o jogo, você percebe que essencialmente é a mesma coisa que foi mostrada.

O que me desagrada é quando a empresa apresenta algo que é significativamente diferente do produto final. Posso usar a Sony como exemplo com Killzone 2, ou a Microsoft com Crackdown 3, ou a Ubisoft com Watch Dogs.

Também existem situações em que as pessoas acreditam que as CGIs representam os gráficos finais do jogo. Vi muitas pessoas pensando que os trailers de Halo Infinite em 2018, State of Decay 3 e Fable em 2020 eram o visual do jogo. Acredito que tenhamos passado dessa fase, pois não vi ninguém aqui mencionando a CGI de Fairgame$ e achando que aquele é o gráfico do jogo.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 20:05

Não, eu não disse isso. Eu disse que não gostei de nada que a Sony fez no PS4 exclusivamente. E não menti, eu não tive nenhum preconceito em abdicar de manter um PS4 para ter um PC, por que eu realmente não tenho vontade alguma de nada que ali esteve, ok Bloodborne é bom, apesar de um versão soft do Dark Souls… Mas eu não tenho problemas com o PS3, apesar de achar que a fanbase o superestimou bastante, e ainda não tenho PS5, e por enquanto ainda não vi o por que ter.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 22:01

Bloodborne versão soft de dark souls? É, dá pra ver que você nem encostou no jogo mesmo. São jogos totalmente diferentes, com mecânicas diferentes, onde um se usa escudo e o outro tem foco no parry e na esquiva é uma nova mecânica de recuperar HP com contra ataques… Fora a lore de Bloodborne, que é infinitamente superior! Mas fazer o que, discutir com uma pessoa que nem sequer encostou em Bloodborne é o mesmo que tentar discutir com uma porta! Pra você ver o quanto tu está equivocado, Bloodborne até mudou a referência pra muitos… Chamam de soulslike e pós bloodborne muitos adotaram soulsborne! Cada uma que a gente tem que ler…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Sparrow81
26 de Maio de 2023 22:10

Ele está ocupado jogando Redfall, e não “indo no metacritic ver a opinião subjetiva do gosto pessoal de um monte de gente e indo pra internet falar bobagem”. LMAO

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 23:23

Não que eu me importe com Souls,
Fernando, mas você sabe os Souls nasceram como exclusivo do PS? Já ouviu de Demon’s Souls?

Last edited 11 meses atrás by Juca
Francis
Francis
Responder a  Carlos Eduardo
1 de Junho de 2023 6:02

O último evento da Sony teve jogos rodando no PC? Só pergunta mesmo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 16:03

Os jogos demoram, mas no caso do Xbox demoram muito mais, não é mesmo? Memória curta? Quer contar quantos jogos first party a Sony colocou no Ps5 até agora vs Xbox? Tem certeza? A entrega de jogos dos Studios da Sony não se compara a entrega (falta dela) por parte da Xbox Studios. Não tente comparar maçãs com melancias. Aqui ninguém (ops, a maioria) é burro!

Last edited 11 meses atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
26 de Maio de 2023 17:07

Eu lembro quando o papo era da Naught Dog demorar 7 anos para lançar Last of Us Parte 2, como se eles tivessem ficado parados…

Fingindo que não existiu Uncharted 4, GOTY 90+, e Lost Legacy

E no final, a i343 que demorou 7 anos, sem fazer nada no meio tempo, para sair de Halo 5 para Halo Craig Infinite

O problema que os caras não aprendem com os erros… ou pelo menos não lembram quando erraram

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 16:32

Sony não faz divulgação com builds reais em desenvolvimento, por que essas builds são falhas, tem bugs…

Olá setinha! (antes divulgado que era gameplay no Series e não foi a 1ª vez a fazerem isso)
comment image

e o marketing da Sony é baseado em passar a sensação da perfeição.

Trailer de fable era 100% CGI – PCManias
Crackdown 3 ganha trailer de lançamento – Infelizmente em 2 sites o link do vídeo está rivadi

Last edited 11 meses atrás by Livio
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
26 de Maio de 2023 20:08

Oh que mais tem no youtube são os vídeos comparativos de revelações de “jogabilidade” da Sony nos últimos anos com o jogo real lançado, alguns são até embaraçosos, como o Days Gone e o Ghosts of Tsushima. Você quer comparar com esses casos mesmo?

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 21:49

Pois coloque os vídeos. Caso estejam ao nível da CGI do fable e daquelas promessas do Crackdown 3 eu analisarei a minha opinião.
Sérias bom um gameplay seu, mas como só jogas via Youtube.

Last edited 11 meses atrás by Livio
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 19:49

Fernando, topa entrar em um grupo de não flame?

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Edson Nill
26 de Maio de 2023 20:30

Eu não participo de nenhum grupo de flame, e pra falar a verdade, o único local onde tenho participações e só vejo é flame o tempo inteiro, é aqui.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 20:46

Então topa entrar?

Marcio
Marcio
26 de Maio de 2023 11:20

Como o Carlos disse, como um summerfest foi um evento legal até, agora como Showcase da Sony, foi uma merd*, dos “exclusivos” jogos da Sony a maioria GaaS, e o pior ainda do pouco CGI que foi mostrado, pois mal da pra saber como sera o gameplay e mecanicas dos jogos, parecem bastante genericos (sinto o cheiro de flop), deu saudade dos eventos da Sony em E3, para voce ver o nivel do evento AC Mirage foi um dos jogos que mais me chamou a atenção…

Depois de 20 meses desde a ultima Showcase e apresentar isso, ao que parece pouco tem a ver com a compra da MS e sim que de fato eles não tinham nada para mostrar mesmo e só…

Sobre Spiderman 2 muitas pessoas ficaram decepcionas diria que a grande maioria inclusive…e eu não esperava algo do nivel de matrix, esperava algo melhor, estamos falando de um frist da Sony, da Insooniac, se me dissesse que isso é o que o PS5 pode entregar então seria menos pior, agora qual a justificativa, apos quase 3 anos de geração não refazerem o motor para tal, até os objetos utilizados como caixas, predios e outros artefatos são nitidamento aproveitados do jogo de 2018, ja é o 3 jogo que fazem para o console…vão continuar reciclando o motor infinitamente??? A Sony sabe que quem compra um console da empresa é pelo seus exclusivos e pela qualidade tecnica que eles entregam simples assim…

Será que vão esperar o final da geração pra finamente termos jogos nextgen??? Até quando vão continuar com jogos que usam motores da geração ps4…se Spiderman 2 fosse um jogo de um Studio 3 party ate aceitava, mas se tratando da de um studio PS com o peso que tem a Insooniac eu fico revoltado….na geração passada mesmo jogos sendo continuações diretas tiveram melhorias imensas dignas de transição de gerações sito – Infamous, Killzone SF, Uncharted, imagina se eles usassem o motor do jogos do PS3 como algum floreamento a mais né…

O que me parece é que a Sony meio que perdeu a mão com seus studios trabalhando em varios projetos ao mesmo tempo, o compromisso como PC, e a gente sabe o quanto esses consoles são capazes, quanto artigos escritos aqui Mario com todas as features que o console trouxe, cade o SSD ajudando o grafismo? cade o fim dos LOD, o fim dos popins, texturas em alta qualidade, poligonos infitos na tela…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 11:53

Bom, pelo menos o John também sabe que Ratchet and Clanck é superior. Ou seja, o Spider 2 parece um retrocesso em relação ao jogo anterior do Studio. Espero que seja uma build de 1 ano atrás, pois pra chegar em Ratchet and Clanck ainda tem que comer muito arroz com feijão.

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 12:08

Talvez eu tenha me expressado mal, Mario eu sei o jogo esta longe de estar feio e tem ate essas feaures de ray tracing a mais, porem eu esperava muito mais do PS5, considerando todas as features debatidas aqui por varias vezes, como I/O(onde a otimização foi tamanha que o SSD funciona como extensão da ram), o proprio SSD, APU… para entregar um jogo com “cara de ps4” veja ele ja era bonito no ps4 mas eu esperava mais, e é isso, e a Sony sempre entregou mais…

Red Dead 2 no meu PC parece melhor que isso, o proprio ratched tem mais “cara” de nova geração que o Spiderman 2…

Voce acha que o grafismo de Spiderman 2 esta tão bom assim??os jogos de nova geração teram esse grafismo (afinal a PS sempre foi referencia de graficos)?? Acha que o PS5 nao consegueria entregar nada muito melhor do que foi visto nesse gameplay???

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 12:36

Minha crítica à água foi à física de mecânica dela quando o Miles estava apenas parcialmente mergulhado. Em termos de luz estava muito bom, tanto que quando vi, logo elogiei, os ambientes externos estão noutro nível de iluminação e detalhamento. Mas o pessoal está esperando por um filme, e ainda não estamos aí, embora tenha momentos em que pareça.
Acho que o maior problema pro pessoal que esperava mais, deve residir é nos modelos de personagens que não são estão em nível filme.
Penso que irão se decepcionar igualmente com o Wolverine, pois o trailer já mostrava que não é uma captura realista de gente.

No mais, gostei bastante do Spiderman 2, mas pra quem viu em alguns apps é mais notável os artefatos de compressão, há mais degradação de cores e e a imagem parece mais crisp ou serrilhada, mesmo nos 4k.
Espero que liberem uma versão lossless.

No no App Youtube do WebOS (LG) o gameplay parece muito bom o Spider, sobretudo se as temperaturas de cores estão em quente. Espero que o que foi mostrado possa ter um modo 4k@40, seria muito bom e bem vindo!

Last edited 11 meses atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
26 de Maio de 2023 17:16

Assisti pelo YouTube para PS5 e mesmo setando a qualidade para 1080p o que se via era muito inferior, não é a tôa que em party eu e o Mário estávamos direto reclamando da qualidade, enquanto o Juca estava elogiando, quando fui no PC e coloquei para rodar ao mesmo tempo vi que o problema estava no app para PS5, pois no pc a imagem estava muito melhor e condizente com jogos mais atuais

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Juca
27 de Maio de 2023 11:12

Juca, eu tenho sérias dúvidas se o que eu quero são jogos foto realistas.
Gosto de ver personagens detalhados, com expressões mais próximas do real, isso sim.
Mas a palavra chave é “próximas”. Acho que essa busca pelos gráficos perfeitos e por termos um “filme jogável” trava muito as inovações de jogabilidade e de novas mecânicas de jogo.
Gosto de sentir que ainda é um vídeojogo e não um filme.
Mas é uma opinião pessoal.
Nem tanto como a Nintendo (jogos magnificos com grafismo muito datado, ao ponto de incomodar um bocado) nem tanto essa loucura de “aiiiii, o cabelo não mexe assim com vento de 7km/h, aiiiiiiii a textura daqueles sapatos de pele parece mais com textura de pele sintética! Aiiiiiiiiiii”

A diversão proporcionada pelo jogo, anda a ficar em segundo plano…

Juca
Juca
Responder a  Felipe Leite
27 de Maio de 2023 12:13

Perfeito Felipe, eu quero jogos bem feitos, não ligo tanto se será um filme jogável ou não, mas confesso que há situações me que isso seria bem vindo, sobretudo em jogos com bastante predominância de narrativa com abordagem de relações humanas.

Agora sou da teoria de que se o RT facilitar a vida dos programadores e deixar a questão de luz e sombra mais crível (fisicamente falando), isso é muito bom, mas entendo que muita gente pense que o ideal é o realismo absoluto, só que isso é algo que penso ser como as festas que se idealizam, onde o ditado diz quem o “melhor é esperar por ela”.

Tecnologicamente, gostei bastante do que vi em Matrix, mas não quero jogos onde tudo é aquele visual de cidade grande onde o que se tem pra fazer é um andar pra cá e pra lá a esmo como se tudo fosse um GTA sem fim (jogo que a propósito nunca consegui gostar).

Sobre a situação atual dos jogos, sou bem satisfeito com o que já temos, mas continuo um entusiasta de gráficos. Mas é realidade que jogo ruim com gráfico bom se resume a nada. Acho que as coisas não devem ser tanto ao céu, nem tanto a terra, no fim, falando por mim, só quero jogos bons que me encantem de diversas formas, e penso que o resto é lhe dar com questão expectativa versus realidade.

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Juca
27 de Maio de 2023 23:55

Captaste exatamente o que eu quis dizer!
Perfeito!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Marcio
26 de Maio de 2023 12:35

Olha esse diálogo Márcio. Exatamente o que falamos ontem.

comment image

comment image

Marcio
Marcio
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 14:31

Sim Carlos, tem se tornado muito custo/tempo evoluir os motores para geração melhor que podem entregar mais, porem que exigem muito mais…pelo andar da carruagem as publicadoras vão ter que acabar escolher um motor so e cada studio que adapte para seu jogo, tornando motor mais generico, como é o UE, do contrario so teremos proveito da geração no final dela…imagina a proxima geração o quanto demoraria…

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Marcio
26 de Maio de 2023 13:19

Marcio, na geração passado os jogos que você citou estavam usando exatamente os motores de jogos do PS3 com as melhorias para aproveitar a nova geração…
Os estúdios não criam motores do zero, eles basicamente fazem adaptações para incluir novos ativos e melhorar determinadas coisas. O motor que teve mais evolução foi o da Guerrilla por que eles precisavam colocar um mundo aberto, mesmo que não fosse um mundo muito povoado ou com muitas rotinas de NPCs, ainda era um mundo aberto. A ND continuou fazendo jogos lineares mais ou menos da mesma forma que no PS3, então basicamente só melhoraram coisas relacionadas a gráficos, animações, mas por exemplo, eles continuaram usando iluminação estática.
Acontece que na geração passada, a grande transição foi na capacidade de processamento, não foi nenhuma revolução sobre como as coisas deveriam ser feitas. Para mim, o ciclo dos videogames tem uma clara tendência em haver uma geração revolucionária, e outra apenas confirma o que foi introduzido e o faz em um nível exponencial. Exemplo, a geração dos 8 bits foi uma revolução sobre o que existia antes no Atari e derivados, a geração 16 bits foi basicamente uma confirmação, que fez o mesmo mas expandindo a qualidade pelo melhor poder de processamento. A geração dos 32 bits revolucionou os jogos com o 3D, a geração seguinte, do PS2, apenas confirmou e expandiu aquilo que estava sendo feito. A geração 360/PS3 foi onde os jogos se tornaram super produções, as cutscenes em tempo real ganharam imensa qualidade, os mundos se tornaram maiores, as animações ficaram melhores e entramos na alta definição, a geração PS4/XB1 foi a confirmação dessa tendência. Nada foi revolucionado, apenas confirmado e expandido.
Agora estamos na geração em que veremos uma revolução, que já foi provada com iniciativas como a demo do Matrix, mas agora temos uma coisa diferente. A pandemia nos fez perder 2 anos, estamos entrando agora na primeira geração de jogos next gen. Até o começo desse ano, só recebemos games de PS4/XB1 expandidos pro hardware da nova geração, e alguns jogos que são só next gen por força de marketing. Isso significa que a maioria dos estúdios ainda nem fez a transição de seus motores internos, e é por isso que a Unreal 5 vai ganhar ainda mais aderência. O que eles construíram com o nanite, o meta human e o lumen, é muito melhor do que as pessoas realmente tem noção.
Mas por outro lado, veja o Alan Wake 2, a Remedy não o está fazendo na UE5, isso eles estão usando só para o jogo multiplayer que estão construindo, mas para AW2 eles reformularam o northlight engine, e pra mim ficou muito claro a nova geração nos curtos trechos de gameplay. A iluminação, a qualidade das texturas, o nível de geometria, 100% nova geração, mas é um jogo linear. Para incluir a tecnologia de nova geração em um game de mundo aberto da forma como esperamos, talvez tenhamos que esperar o PS6 e o Xbox Series 2, pois seguindo a tendência, será a geração de confirmação da tecnologia.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 12:42

Foi um bom evento de games em geral, mas para quem esperava um monte de munição para usar no flamewar, esse evento foi fraco…
Embora todo mundo tenha gostado dos visuais do Spider Man, inclusive eu, novamente a Sony mostra algo que traz sensação de já vi alguma coisa assim… A jogabilidade estendida tem a mesma sensação do Uncharted 4 lá de 2016, tudo convenientemente colocado, inclusive a IA convenientemente burra, e uma sequencia totalmente on-rails. Vai vender pra caramba é claro, é o Spider Man que ao lado do Batman é o herói mais popular do mundo, e a Sony vai colocar o jogo na caixa de quase todos os PS5 do mercado, semelhante ao que é feito agora com God of War Ragnarok e Horizon FW, e logo vai para o PC também…
Mas se fosse pegar outra coisa positiva, esse foi o evento com menos gameplays fakes que a Sony já fez em toda a historia. Só lembrando, o que é um gameplay fake? Algo totalmente produzido e scriptado para parecer melhor do que realmente é, com animações e sequencias inexistentes no jogo real para transmitir uma sensação de qualidade um degrau acima, e vender o jogo para aqueles que na emoção vão fechar os olhos para os videos de comparação entre os gameplays falsos e o jogo real. Além disso, também ficou claro que muitos estúdios da Sony ainda não estão prontos para mostrar seus novos projetos, embora eu também ache que eles tenham segurado um outro jogo para colocar em algum outro evento ao longo do ano.
Nos fóruns, a repercussão das pessoas não está sendo boa, mas novamente, é por que a maioria estava apenas esperando munição para hatear o Xbox, e não curtir o que realmente foi mostrado.
Por outro lado, para essas pessoas de fóruns, ficou muito fácil para o Xbox “vencer” a batalha dos eventos. E curiosamente, esse ano provavelmente a Microsoft vai mostrar mais jogos singleplayers de campanha do que a Sony. Fable, Hellblade 2, Perfect Dark, Avowed, Starfield e a possível aparição de Indiana Jones para coincidir com o período de chegada do filme. Se a MS colocar todos esses jogos no evento, os fóruns vão virar um mar de lamentações…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 13:27

… mas para quem esperava um monte de munição para usar no flamewar, esse evento foi fraco…

…a maioria estava apenas esperando munição para hatear o Xbox, e não curtir o que realmente foi mostrado.

Então na sua visão, quando as pessoas querem ver jogos first-party, a intenção é apenas para usá-los de argumento para flamewar? Acho que a sua percepção está mais aderente com fóruns como Gamevicio e WindowsClub, porque aqui no PCmanias, até onde sei, os leitores no geral querem tais jogos para comprar e usufruir deles.

Então se a pessoa gosta de um jogo narrativo single player, naturalmente os first-party da Sony são uma das referências no assunto, logo as pessoas querem vê-los. Da mesma forma que eu adoro jogos de corrida e estou ansioso para ver mais do Forza Motorsport que será mostrado dia 11/06. Eu me sentiria desapontando se a Microsoft deixasse Forza de lado e mostrasse um novo Need for Speed, já que o meu hype está no Forza. Então eu não quero ver Forza para “usar de munição no flamewar”, mas sim para jogar, porque é uma referência no estilo que gosto.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 14:59

Olha, seu comentário faria todo sentido se os artigos do PC Manias com mais engajamento não fossem aqueles que falam mal de Xbox, se vocês, incluindo tu, não passassem mais tempo falando mal de Xbox do que trazendo alguma coisa construtiva sobre esses jogos…
Sim, o que as pessoas realmente queriam, era munição para falar que a Sony venceu tranquila, e essas pessoas vão procurar pelo em ovo na apresentação da Microsoft para de alguma forma falar que ela foi inferior a da Sony, como tem acontecido todos os anos.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 15:24

Acho que você está confundindo as coisas. Quem aparece por aqui falando mal de “joguinho de final de semana”, “filminho, “gráfico de PS3”, “jogo de corredor”, é justamente você. E o pior, você está falando de jogos que nunca jogou.

O problema é que a sua forma de ver videogames está dentro da bolha do flamewar. Na sua visão, qualquer pessoa que fizer uma crítica pontual ao Xbox se transforma em um sonysta e hater de Xbox. Você não está errado em colocar alguns como extremistas e fanáticos, mas o mundo não é assim binário em todo lugar e para todo mundo.

Isso é tão latente, que você sumiu do site durante duas semanas de notícias ruins do Xbox (lançamento de Redfall, entrevista do Phil Spencer e rejeição do CMA). Foi só a Europa aprovar a aquisição da ABK, que você voltou imediatamente para o site comentar as coisas. Parece que você sofre com essas coisas, como se o Xbox fosse algo bastante significativo na sua vida.

Não sou ninguém para te recomendar algo, mas se eu estivesse sofrendo com um hobby, iria procurar outra coisa para dedicar meu tempo livre. Games até onde sei é para descontração e diversão.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 20:18

Eu sumo e reapareço independente do período, eu trabalho, e bastante..
Mas nos momentos em que eu sei que por aqui será apenas a negatividade de sempre, eu não faço questão de aparecer mesmo para evitar ter alguma discussão miserável igual vocês gostam. Outra coisa, no meu tempo eu faço coisas, tipo jogar também sabe? Sabe como eu tiro a conclusão se o Redfall é ruim? Jogando, não indo no metacritic ver a opinião subjetiva do gosto pessoal de um monte de gente e indo pra internet falar bobagem.
E por que você acha que eu falo de jogos que eu nunca joguei?? Eu joguei todos os jogos que vocês veneram o suficiente para saber o que eu acho deles, e isso também significa que muitos deles estão parados a anos simplesmente por que achei bem ruins, ou abaixo do que eu esperava. Já contei um caso, eu esperava achar o passo acima do The Witcher 3 no Horizon Zero Dawn, ta aí parado a anos para eu voltar a jogar. Peguei o jogo no PC em promoção para ver se pegava coragem de voltar e jogar em 60fps, nada… Death Straning, meu deus, como alguém tem coragem de falar que é bom e na verdade o problema é que não é pra todos? A boa vontade com o Kojima foi muito forte aqui, jogo ruim de verdade. Spider Man? Eu não sabia que ele passeava praticamente sozinho pela cidade, eu esperava pelo menos uma mecânica elaborada para movimentação, nem os jogos do Batman da geração PS3/360 são assim.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 20:27

eu não faço questão de aparecer mesmo para evitar ter alguma discussão miserável igual vocês gostam

Você frequenta a Pcmanias tem uns 10 anos Fernando rs

Quando a notícia é ruim sobre o Xbox, você some para evitar as “discussões miseráveis”. Mas quando a notícia sobre o Xbox é boa, você corre pra cá rs

E por que você acha que eu falo de jogos que eu nunca joguei?

Fernando, já houveram discussões no passado, onde você criticou jogos como GT7, Ratchet and Clank Rift Apart, Horizon Forbidden West e Demons Souls Remake. Presumo que não os tenha jogado porque eles ainda não estão no PC. Tudo bem, o gosto é seu, mas às vezes me parece um certo rage gratuito, principalmente por não ter jogado. E olhando para seu último comentário, soa ainda mais estranho, já que está pregando um certo moralismo ao afirmar que precisa jogar Redfall para opinar.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 20:27

olha, que coisa… vc sumir é pura coincidência.

“jogo que vcs veneram”

que papo é esse maluco? tá pensando que no playstation tem fiel lunático de seita de video game que tá até hoje defecando “Ryse supremo” ?

Jorge S
Jorge S
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Maio de 2023 4:02

desculpa, como sempre esse Sr. Mario que diz que nao sente ódio da microsoft fala besteira.

Forza horizon 5 com nota maior que Miles Morales e RATCHET & CLANK: RIFT APART.

Halo infinite foi flop aonde? Nota 87 no metatric, a mesma que os jogos ps5. A versão final o craig foi corrigido.

Gears of war é ruim aonde? DLC Hivebusters um dos melhores jogos dos ultimos anos.

Tudo com nota alta

Mas os fãs playstation são cegos e acham que todo mundo tem que gostar dos jogos filmes deles.

Desmerecer os jogos xbox sempre foi comum nesse site.

Francis
Francis
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Junho de 2023 6:21

Sou fã de Halo e vejo algumas coisas que não concordo. Halo infinite tem seus erros, mas em uma visão geral tem umas das melhores ou a melhor gameplay da saga e uma direção de arte que conseguiu trazer um bom equilíbrio entre o clássico e o moderno (visão da Bungie e 343).

Sobre cobrar os sites pelas notas que deram no lançamento e fazer uma comparação com o atual momento, é algo que não vejo muito sentido, já que estavam analisando o jogo do lançamento, não o jogo no futuro e o que viria a ser (até porque isso é impossível).

Sobre Halo Infinite estar abandonado, isso não é verdade, visto que ele terá sua season 4 em junho (provável que apareça no evento da Microsoft), onde neste ano já teve a season 3, onde se você abrir o game agora, irá perceber que não é o mesmo do lançamento.

Sobre os problemas de Halo Infinite, é óbvio que eles existem e é impossível não perceber, já que poderia ter uma campanha mais variada e um suporte melhor para o período após o lançamento em seu multiplayer.

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Jorge S
27 de Maio de 2023 10:22

Eu fico a me perguntar o que leva alguém que não gosta do material de um site, a insistentemente ler os artigos e desperdiçar tempo com isso.
Deve ser necessidade de atenção ou alguma carência emocional.
Eu, quando não gosto, simplesmente não frequento o ambiente. Seja onde for!
E gabo a paciência do Mário, em permitir e dedicar tempo a responder educadamente esses comentários.
É que simplesmente não fazem sentido nenhum, não contribuem com nada e são até ofensivos ao Mário e ao site que muitos de nós frequentam diariamente, muitas vezes para realmente ler uma opinião diferente do que encontramos na grande midia.

Jorge S, se não gosta, vá para outros lados! Há tantos, tantos sites que dizem exactamente o que você quer ler! Seja feliz por lá e deixe quem gosta de trocar ideias válidas em paz.

Juca
Juca
Responder a  Felipe Leite
27 de Maio de 2023 12:18

Devem ser advogados “pro bono” da Microsoft… como se ela precisasse!
Ou então é uma questão de dogma religioso, do tipo: “ninguém deve ouvir “blasfêmias” contra o seu deus e ficar calado”

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Jorge S
27 de Maio de 2023 12:15

Jogos filmes? Tá emplacando narrativa de flame war aqui, parceiro? Que é isso? Olha, cara, jogue a campanha de Halo Infinite e veja quantas horas de cutscenes tem em pouco mais de 10 horas de jogo! É quase metade de cutscenes! Isso não é filminho pra voce né?

Craig foi corrigido e continuou uma verdadeira merda! Antes era uma diarreia pura, agora só uma bosta mole, mas vc ta satisfeito! Parabéns!

Só te digo uma coisa, no momento que tu realmente sentar e jogar os melhores jogos de playsation vai perceber que os jogos da MS sao, no máximo, medíocres! Eu realmente não consigo entender fanboy!
Acorda pra vida, cara!

Last edited 11 meses atrás by Sparrow81
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Jorge S
27 de Maio de 2023 12:45

Interessante que em um parágrafo você reclama das pessoas desmerecerem os jogos de Xbox, e em outro parágrafo você desmerece os jogos de Playstation.

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Maio de 2023 12:12

Ele não vai responder isso nunca! Simplesmente pelo fato que não existe resposta, ele é mais um hater da Sony e fanático por Xbox que não pensa direito.

rui
rui
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 13:58

Se este evento fosse um showcase da Microsoft em 2 anos, as criticas seriam de outra maneira na minha opinião, não digo que não exista critica, por exemplo tivemos de esperar quase 2 anos por um artigo menos bom na pcmanias sobre a ps.

Vamos a caminho do 3 ano que as consolas sairam e nem a playstation trouxe coisas verdadeiramente novas nem a xbox esta é a realidade.

Continuo com a sensação que a melhor geração de sempre foi a geração x360/ps3.

Vamos ver o showcase da Microsoft se vale alguma coisa.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  rui
26 de Maio de 2023 15:19

Sim a proporção da crítica a Microsoft é sempre muito maior, por que a má vontade com eles é maior, e a boa vontade com a Sony também é muito maior.
Estamos em um momento de choque de realidade onde muitas coisas que estão sendo ditas desde 2019 mais ou menos, vão começar a se concretizar. As pessoas se basearam na segunda metade da vida do Xbox One, do período da reformulação, para criar uma imagem sobre a marca como se fosse definitiva. Eu estou a um tempo dizendo que bases estão sendo estabelecidas para uma operação muito melhor, e geralmente sou ridicularizado por aqui. Os jogos não são fáceis de fazer como alguns pensam e a Sony sacrificou todo o início de geração do PS4 para ter o que eles tiveram na segunda metade do PS4, mesmo quando eles já tinham todo o ecossistema de estúdios bem estabelecidos e colaborando entre si. O Xbox viveu por quase 3 gerações desorganizado e passou por uma reformulação no meio de uma geração. Esse início de geração ainda foi prejudicado pela pandemia, para piorar. Mas tem uma tendência forte das coisas serem muito diferentes quando se olhar o fim dessa geração.
E sobre a geração X360/PS3, eu acho que foi a de maior impacto em termos gerais por causa da qualidade dos jogos que mudou muito do início até o fim, e da quantidade de novas franquias e outras que se firmaram. Foi a geração do COD, do Assassins Creed, do Red Dead Redemption, do Gears of War, do Forza, do Uncharted, do Crysis, do Battlefield nos consoles, do Killzone, da confirmação do Halo e de outros jogos que até acabarma não tendo sequência. E ao final daquela gen, a última leva de jogos parecia pertencer a uma geração diferente. É incomparável a diferença do Perfect Dark Zero e do Crysis 3 no Xbox 360, ou mesmo do primeiro Gears of War e o Judgement. Mas eu acho que essa geração tem a mesma capacidade de chegar nisso. As mudanças tecnológicas são reais, mas talvez elas sejam grandes demais para a capacidade dos desenvolvedores assimilar no espaço de tempo requerido. Quem sabe a melhoria e revolução das AI que estamos vendo não vai fazer com que os desenvolvedores se tornem ainda mais produtivos daqui até 2028?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  rui
26 de Maio de 2023 15:51

Em uma coisa eu vou concordar, de fato a geração x360/ps3 foi bem diferenciada.

Todo final de ano tinham vários títulos de expressão para jogar, e precisava escolher cerca de 2 e deixar outros 3~5 de lado.

Deto
Deto
Responder a  rui
26 de Maio de 2023 17:12

Se fosse a MS com Spiderman 2, teria uma verdadeira histeria coletiva, dos caixistas, com Hype no jogo.

Se esse fosse o showcase da MS, seria o melhor em uns 4 anos.

Jorge S
Jorge S
Responder a  Deto
27 de Maio de 2023 4:05

Se o Spiderman 2 fosse no xbox, a impressa iria dizer que o jogos está inacabado, graficos ruins, gameplay fácil que deu pra ver que é so apertar um botão que ele ataca sozinho. Sem dificuldade alguma.

Igual Zelda. A nintendo pode lançar um jogo com aquele gráfico que é aclamado, mas se a xbox lançar com aquele gráfico é ruim.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Jorge S
27 de Maio de 2023 12:30

Não foi a Nintendo que ficou arrotando poder desde 2017, cara! Nao foi a nintendo que lançou um entrave pra geraçâo e fez propaganda dela rodando a 1440p até 120fps, mínimo de 60fps numa batata (SS). Não foi a Nintendo que lançou um console de mesa em tempos de 4k que volte e meia não atinge nem 1080p! O Switch é basicamente um portátil, que tem um dispositivo que passa a imagem para tela, nada mais que isso! Quer distorcer a realidade pra tentar embasar seu comentário? Falhou miseravelmente!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Jorge S
27 de Maio de 2023 13:12

O seu comentário é uma perfeita mistura de vitimismo com falsa equivalência.

Primeiro, a frustração de alguns é porque esperavam um gráfico com mais cara de next-gen em Spiderman 2. A expectativa era maior. Mas existe um gap enorme entre isso e falar que o gráfico está ruim. As pessoas pegam um prédio sem o LOD devidamente carregado, ou alguns objetos de uma cidade inteira que apresentou pop-in, e usam isso de argumento para concluir sobre o todo. Seria algo como você comprar um carrão esportivo, e eu falar que ele está ruim porque vi alguns pequenos arranhões. Basta ver o vídeo todo do El analista de Bits e também constatar as várias melhorias sobre o que já era bom.

Se for para a mídia cair matando em cima desses problemas, deveria ter sido muito mais crítica com Starfield, que nem sequer tinha reflexos, alguns dos personagens tinham modelagem digna de PS3, etc. Halo Infinite sim foi severamente criticado pela mídia, mas o jogo apresentava problemas muito mais crônicos do que qualquer um dos dois acima mencionados. Se você via aquelas árvores de PS2 e achava normal…

Podemos ir além e falar até do Forza Motorsport, que embora eu tenha percebido melhorias muito boas nos entornos das pistas, teve menos impacto next-gen do que a gameplay revelada do Forza Horizon 5 por exemplo. Se o critério é: Teve aparência de next-gen? Gráfico Bom! Não teve aparência de next-gen? Gráfico Ruim! Logo, de acordo com seu critério, este também está reprovado pelo que apresentou.

Quando você fala da gameplay, o único ponto válido são o uso meio excessivo de QTEs na apresentação, talvez para destacar a cena de perseguição. Mas as habilidades do Spider com a simbiose, bem como a alternância e variação de habilidades entre os dois personagens, assim como a rápida transição pelo mapa usando os anéis prometem e muito. Se isso é alvo de crítica para você, então a gameplay extremamente scriptada de Hellblade 2 também deveria ser criticada não?

Sobre o caso de Zelda, vamos ao básico: quando um jogo é bom e a experiência é diferenciada, todo o restante vai ficar em segundo plano. E quando acontece o contrário, os aspectos técnicos não vão salvar o jogo.. vide Ryse, The Order 1886, e tantos outros. Poderia te apontar vários jogos que amamos dos anos 90, que lutavam para manter 30 fps. Por que Elden Ring teve 97 de metacritic, sendo que tecnicamente não é tão diferenciado ou next-gen? Porque a experiência é diferenciada. Psychonauts 2 é um jogo muito fraco tecnicamente, não se compara nem com Sackboy. Mas por que foi melhor avaliado? Adivinha… jogo bom, diferenciado dentro do seu nicho.

Veja que não existe má vontade com um e boa vontade com outro. Isso é um vitimismo descabido que o flamewar de Xbox insiste em propagar, e você está aqui repetindo como um papagaio de pirata. E para justificar esse vitimismo, usam e abusam de falsas equivalências.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Netto
Netto
Responder a  Jorge S
27 de Maio de 2023 15:38

És o Jorge do Windows club?????

Deto
Deto
Responder a  Jorge S
27 de Maio de 2023 16:42

começou as fantasias vitimistas.

a imprensa iria falar que o xbox não consegue concorrer com Sony e Nintendo?

ahhh esse FOI O PHILL que disse.

Sobre zelda, a nintendo consegue fazer um gráfico melhor que “Ryse” (lol) em um hardware mais poderoso, no switch 2, se quiser.

A MS não consegue na história inteira do xbox somando, ganhar o mesmo numero de GOTYs que o Zelda antigo ainda…

José Galvão
José Galvão
Responder a  rui
28 de Maio de 2023 14:59

Se isto fosse um showcase da Xbox em que o Spider-Man 2 fosse o Starfield, isto levava um 10/10, mas sendo uma showcase da PS, as pessoas têm um nível de expectativa e exigência muito altos.
Jamais a user base da PS estaria à espera de um Redfall para pedir contas à Sony, jamais em tempo algum, a Sony estaria 3 anos sem lançar um grande AAA sem a comunidade em peso lhe cair em cima forte e feio, são mundos completamente diferentes, no meu eu exijo qualidade, no teu é um constante passar pano com uns toques de vitimização à mistura.

Francis
Francis
Responder a  José Galvão
1 de Junho de 2023 6:26

Se a Microsoft fizer um evento superior daqui a alguns dias, essa ideia que os fãs tem de superioridade, irá cair. E a Microsoft ficou 3 anos se triple A? Halo Infinite, Forza Horizon 5 e Flight Simulator são indies?

Essa ideia de superioridade que alguns fãs do Xbox também podem criar, também deve ser rejeitada… Só joguem e cobrem a empresa que vocês estão consumindo, pois os dois lados têm erros.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 17:31

Só lembrando, o que é um gameplay fake? Algo totalmente produzido e scriptado para parecer melhor do que realmente é, com animações e sequencias inexistentes no jogo real para transmitir uma sensação de qualidade um degrau acima….

Pois é, Hellblade 2 com aquele gameplay que o diga, eu acho que é até dele que o Mário as vezes cita a caca dos pombos. O Forza rodando num PC mas no evento a MS a dizer que era no Series, aliás o Carlos até lembrou, na época da showcase, que o produdor do Forza prometeu um continente de funcionalidades do jogo mas ao passar o gameplay nada se via (e até faltava os danos nos carros após uma colisão)

E curiosamente, esse ano provavelmente a Microsoft vai mostrar mais jogos singleplayers de campanha do que a Sony. Fable, Hellblade 2, Perfect Dark, Avowed, Starfield e a possível aparição de Indiana Jones

E eu torço para que ocorra, que não use CGI como alguns citados acima e que não contenha bugs, como relataram na última gameplay do Starfield. E torço muito para que ocorra para te ver comentar ainda no dia 11/06/2023, senão é capaz de passar umas 2 semanas em off.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
26 de Maio de 2023 20:26

Hellblade 2 é uma tech demo, não tenho nenhum interesse nesse jogo fora dos visuais, e certamente o gameplay será totalmente scriptado e linear exatamente como a demo, e sim, isso é Hellblade, acho que vocês já jogaram o original, adoravam inclusive até deixar de ser exclusivo.
Forza rodou no PC, com a MS dizendo que eram as configurações semelhantes ao do console. Vamos ver como ficará na versão final.
Talvez na próxima eu fique uns 2 anos off? Quem sabe, pra que eu vou vir aqui, eu sou um só contra o que, uns 5 marmanjos que se ofendem muito quando eu digo que os joguinhos que eles consideram a obra de arte são mais ou menos? O que você pensa que eu ganho perdendo tempo nessas conversas?
Antigamente tinham pessoas que gostavam de discutir umas nuances mais técnicas, haviam bons utilizadores do site que foram deixando ao longo do tempo. Por que vocês acham que isso ocorre?

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
27 de Maio de 2023 0:31

Quanto rancor, Fernando, me pergunto se você ao fazer ao fim das refeições fica regorgitando pensando no PS e nos fanboys de PS… Lol

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
27 de Maio de 2023 13:16

Hellblade 2 é uma tech demo…

Interessante como solta informações diferentes que a MS informa, a própria Ninja Theory diz ser gameplay (tem no título e na descrição do vídeo) mas você vem e diz ser uma tech demo, a não ser que por desonestidade está a omitir o vídeo abaixo e está somente a considerar o vídeo dos últimos dias em que trata da captura de movimentos, ali sim é uma tech demo.

Gameplay – TGA 2021 (lembrando que o jogo foi anunciado no TGA 2019): https://youtu.be/CtU2flDStWU
(Your first look at gameplay from Senua’s Saga: Hellblade II, captured by the development team in-game.

)

Talvez na próxima eu fique uns 2 anos off?

2 anos ou algo que beneficie o Xbox e deprecie o PS, o que ocorrer primeiro. Carlos Eduardo soltou o exemplo mais recente comentários acima.

eu sou um só contra o que, uns 5 marmanjos que se ofendem muito quando eu digo que os joguinhos que eles consideram a obra de arte são mais ou menos?

…..

Eu não participo de nenhum grupo de flame, e pra falar a verdade, o único local onde tenho participações e só vejo é flame o tempo inteiro, é aqui.

Em relação ao primeiro negrito, chegou a reflitar que se 5 marmanjos contra você é devido o que escreves? És o único a vir aqui a dizer inverdades ou quando decide citar pontos verdadeiros os manipula para se adequar ao seu argumento.

Em relação ao segundo negrito e a frase abaixo, adivinha quem aqui sempre vem e coloca um flame na grande maioria dos comentários?

O que você pensa que eu ganho perdendo tempo nessas conversas?

Só não perdes tempo quando não tem mais o que inventar nos seus argumentos, pois quando sempre é contrariado com informações que não reflete o que você escreveu (e com fontes) sempre foge. Estranho que semana passada você até estava perdendo tempo nas conversas né?

Antigamente tinham pessoas que gostavam de discutir umas nuances mais técnicas

Ainda tem, há o Carlos Eduardo, o Juca, o Daniel Torres, o problema para você é que estes discutem a realidade mais técnica e não desvirtuam as informações e por consequência tecem críticas ao que foi feito para o Xbox, não acreditam no molho secreto ou poder da nuvem. Existiam aqui aqueles que discutiam nuances técnicas, que apoiavam o Xbox, mas que começaram a sair ou a ficar de “zoação”(sim vi exemplos e a própria pessoa a confessar) só porque o que defendem não se sair bem perante ao concorrente.

haviam bons utilizadores do site que foram deixando ao longo do tempo

E ainda há, mas que pouco comentam, entre eles o Daniel Torres (citado acima), o Fernando Molina, Netto, Felipe Leite.

Por que vocês acham que isso ocorre?

Cada caso é um caso, uns saem porque são contrariados quando a realidade é posta na cara, outros são bloqueados devido não se adequarem as regras do sitio, outros simplesmente continuam a visitar e preferem não comentar ou fazem isso aos poucos, aqui já teve vários exemplos de alguns fãs mais fervorosos que sumiram mas que voltaram com o tempo.

Last edited 11 meses atrás by Livio
Francis
Francis
Responder a  Livio
1 de Junho de 2023 6:31

Ainda não há como provar que aquela gameplay era “fake”, só quando receberemos outra gameplay.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Fernando Medeiros
28 de Maio de 2023 15:15

Tu e a Microsoft são uns coitadinhos…chega a ser deprimente Fernando esse tipo de atitude, defender a todo o custo uma companhia que nada te dá, que é um perigo para esta forma de arte, é por causa de ti e de outros como tu que a pujança da era 360 jamais voltará, são pessoas como tu que apoiam as baboseiras da Microsoft, que afundam a Xbox, e como tal, tens a Xbox que mereces.

Sabes…dantes a comunidade idolatrava criadores de videojogos, sentiamos admiração por criadores como o Kojima, Warren Spector, Miyamoto, Yuji Naka, Ken Levine, etc..agora idolatra-se Phil Spencer e Nadella…
Vivemos num tempo estranho em que pessoas como tu viraram o barco, um tempo em que os nossos ”heróis” ja´não são um Kojima mas um Phil Spencer, um tempo distorcido por fanáticos que idolatra executivos em vez de criativos.

E outra coisa Fernando, quem só sabe apontar falhanços alheios para justificar os seus, não é mais do que um falhado.

Deto
Deto
Responder a  Livio
26 de Maio de 2023 20:29

Eu tiraria um print desse sonho ai de SP da MS

Livio
Livio
Responder a  Deto
27 de Maio de 2023 13:19

Não precisa, tenho uma boa memória, caso necessite (torço para que não ocorra) é só voltar aqui.

Francis
Francis
Responder a  Livio
1 de Junho de 2023 6:29

Qual foi a gameplay do Forza Motorsport que anula suas novas funcionalidades?

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
26 de Maio de 2023 23:38

Fernando, eu queria eram jogos single da Sony que é o que eu costumo gostar, é loucura sua achar que é isso que interessa, veja, a Sony apresentou 5 ips dela, e ninguém está nem aí pra isso.
Ninguém está a se vangloriar de CGs, como vi pessoas a se vangloriarem do Contraband, Perfect Dark e outros vendo apenas CGs… Entende?

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Fernando Medeiros
27 de Maio de 2023 10:47

Ou não vão virar lamentações e sim felicitações.
Se esses jogos realmente forem bons e tiverem uma data definida próxima, é excelente para todos!
Mesmo todos. É sinal de que a Microsoft realmente acordou e que finalmente vamos voltar a ter jogos que podem justificar a compra de uma Xbox.

Eu até hoje não consigo perceber como há tanta gente que prefere ser fã incondicional de uma marca em detrimento de ter um produto de melhor qualidade.

Eu sou muito sincero, se a Microsoft conseguir entregar bons jogos, rapidamente vou arranjar forma de ter uma Xbox series para os jogar.
A x360 foi a minha primeira consola daquela geração, mais tarde (coisa de 3 anos) ganhou a companhia de uma ps3.
Depois infelizmente morreu de RROD. E eu teria comprado outra, se justificasse, mas naquele final de geração, a Microsoft já havia abandonado o suporte inicial fantástico que deu para a 360.

Na geração passada, não comprei a Xbox, não houve nada que justificasse ter as duas, ps4 e Xbox.

E nessa, até ao momento, tenho a ps5 e chega muito bem.
Se chegarem jogos de alto nível, vou pegar uma sériesX sem problema nenhum.

Gosto do produto que me entregue o que eu espero dele. Não de marcas.

Juca
Juca
Responder a  Felipe Leite
27 de Maio de 2023 12:26

Acho até que as marcas tem seu valor quando você as conhece, tem ou teve algum produto dela, pois as experiências individuais mais contam que as de outrem, agora daí achar que alguém se mantém em marcas por fanatismo ou uma espécie de amor incondicional só um fanboy pra ver assim, ou um acionista.

Um produto tem que trazer valor pelo que é, se não traz é abandonado facilmente por qualquer um que tenha algum juízo. As pessoas podem até apostar nas coisas por expectativas, saudosismo e etc. mas chega-se a um ponto que se aquilo não faz questão de entregar valor condizente ao que um cliente espera, ele será inevitavelmente abandonado, lógico, que é um raciocínio posto para pessoas normais e não alienadas ou que tenham “síndrome de estocolmo”.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
26 de Maio de 2023 15:01

Essa é a oportunidade da Microsoft começar uma virada de jogo! Se o Showcase dela for ótimo vai ser muito bom pra marca Xbox se destacar assim!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 16:36
Marcio
Marcio
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 17:15

kkkkkkkkkkkkkkk, manda o link pra eu baixar Carlos.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 17:02

Sinceramente entendo a maioria das críticas em relação a apresentação, mesmo sabendo que não teria nada mais do que foi apresentado. Mas concordo com você quanto ao Spiderman. Assim que vi o trailer em 4k fiquei impressionado com tudo que foi mostrado. As pessoas criaram uma expectativa irreal com essa geração. A evolução que esperam nunca será alcançada.

Marcio
Marcio
Responder a  Hennan
26 de Maio de 2023 17:29

Como não hennan, veja o link que o Carlos postou, essa demo, nao com o spiderman claro, eu tenho no meu ps5, veja a qualidade, isso com um motor muito capaz, mas ainda sim generico, porque não almejar isso nessa geração em um frist?? Mesmo que a 30fps.

Hennan
Hennan
Responder a  Marcio
26 de Maio de 2023 17:43

O problema é que nessa demo falta tudo que constitui um game. Basta adicionar NPCs que o desempenho vai para o saco. Imagino que teremos games lentos como o The Last próximos a Demo do Matrix. Mais jogos dinâmicos como o Spiderman não conseguem alcançar o mesmo nível. Mesmo na geração passada. Existe um abismo entre The Last 2 e Spiderman. Muito disso é devido as características do game.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
26 de Maio de 2023 18:05

Você se refere a NPCs que possuem interação direta com o jogador? Porque as ruas da demo estão povoadas de pessoas, que são NPCs. Existe um trânsito inteiro fluindo ali com NPCs, carros circulando pra lá e pra cá. Uma cidade viva, embora sem muita interação com o jogador.

E cabe lembrar que isso é meramente um mod feito sobre uma demo, construída sobre uma build da UE5 que ainda nem suportava o Lumen a 60fps nos consoles. Para isso virar um jogo final, ainda tem muita otimização que pode ser feita. E infelizmente, muito tempo também.

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 18:08

Sim. Interações.

Marcio
Marcio
Responder a  Hennan
26 de Maio de 2023 18:08

Discordo, nessa demo temos alta densidade de veiculos, NPCs, claro que um jogo menos dinamico tendem a ser graficamente mais bonitos mas veja RDR 2 é mundo aberto e é tão bonito quanto the last 2, e o spiderman 2018 é um game muito bonito não vejo essa diferença tão brutal quanto comprado ao the last.

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 17:20

Mario uma duvid, o que voce quer dizer quando diz, que é o que poderiamos ter??
Quer dizer que é o que o ps5 pode entregar na geração, ou é o que o motor reutilizado da insooniac consegue entregar, sem ter que escrever o motor de novo?

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 18:01

Desculpa Mario, não sabia da situação do seu pai, melhoras ai!

Compreendo, obrigado mais uma vez pela explicação técnica.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Maio de 2023 20:54

Mário, li ontem sobre o ocorrido com o seu pai. Que Deus o abençoe e dê muita saúde a ele! Com fé em Deus, ele há de se recuperar!!!

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 de Maio de 2023 15:19

Quero ver se vão ter um olhar tão clinico para o Starfield como estão a ter com o Spider-Man.

Essa virada de jogo deve ser como aquela do Halo 5 que ia mudar tudo…LOL

Hennan
Hennan
Responder a  PAULO KAUFMANN
26 de Maio de 2023 16:59

Toda apresentação da Microsoft é ótima. São vendedores de sonhos. Teremos mais 50 games que se quer serão lançados nessa geração.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Hennan
26 de Maio de 2023 22:31

Se for assim não vai ser um ótimo evento! Ela tem inúmeros jogos anunciados a vários anos que só tem um trailer CGI! Ela tem que dar perspectiva desses jogos e não anunciar novos jogos pra daqui vários anos!

Livio
Livio
Responder a  PAULO KAUFMANN
26 de Maio de 2023 17:39

Eu iria rir muito se a virada do jogo for só uma ótima showcase (a melhor dos últimos 6 ~8 anos?) ao invés de 70 bi investidos numa dev/publicadora, ou de um hardware de meia geração (o mais potente daquela época) ou de um serviço Day One

Deto
Deto
26 de Maio de 2023 17:10

Uma coisa que eu achei bizarra…

O show parecia “nada”

Terminou e o único jogo que eu lembrei de estar lá foi Spiderman 2…

Que bizarro….

Nem se compara com a apresentação do PS5, até hoje lembro do Demons Souls e Returnal.

Hennan
Hennan
Responder a  Deto
26 de Maio de 2023 17:29

Dragons Dogma e Alan Wake. Gostaria de ver algum jogo da Sony para o primeiro semestre de 2024. Mas para esse ano já estou satisfeito. Vou terminar o Valkyrie, depois Zelda, Jedi Survivor, FF16, Spiderman. Acabou o ano. A depender ainda tem o lançamento da From.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
26 de Maio de 2023 17:56

Em third-party e indies, não tenho nada do que reclamar. Aliás, foi melhor do que eu esperava. Me interessei por vários jogos.

Agora, em first-party, talvez foi o pior showcase da Sony de todos os tempos. Ficou praticamente tudo nas costas de Spiderman 2, já que os outros três jogos foram meramente novas IPs GaaS apresentadas com CGIs vagas. E pelo visto não serão lançamentos próximos. Não faria sentido a Haven ter uma gameplay pronta para apresentar, e ao invés disso, mostrar apenas uma CGI vaga que diz muito pouco sobre uma nova IP que ninguém conhece.

Que eu me lembre, em todos os showcases e E3 anteriores, tinha pelo menos 2 IPs first-party AAA sendo mostradas com gameplay, ou pelo menos um trailer misturando cinemáticas com gameplay, fornecendo alguma noção do jogo.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 18:06

Entendo a reclamação e concordo com a mesma. Foi um erro de planejamento. A empresa focou em muita coisa recentemente. Versões do diretor, VR, GaaS, etc. E os projetos Single player estão atrasados. Imagino que a Sony vai engrenar só depois do segundo semestre de 2024. Até lá o foco será com as parcerias. Tem FF7 ano que vem e o projeto da Team Ninja.

Livio
Livio
26 de Maio de 2023 19:37

[OFF] Já falei sobre esse assunto há um tempinho por aqui:

Factions deve estar com problemas

Pois bem a ND acabou de adiar o jogo.

Eu já achava estranho 2 anos após o Last 2 e nada do Factions ter uma simples gameplay, eu suponho que a Sony deve ter pedido alteração para transformar o jogo em um GaaS

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
26 de Maio de 2023 19:59

E essa?

A Sony investiu pesadamente em “jogos como serviço” ou videogames projetados para serem monetizados além de suas vendas iniciais por meio de compras contínuas. Como parte desse esforço, pediu a outro de seus estúdios de videogame, a Bungie, com sede em Seattle, que avaliasse os jogos em seu portfólio. A Bungie levantou questões sobre a capacidade do projeto multijogador The Last of Us  de manter os jogadores envolvidos por um longo período de tempo, o que levou à reavaliação.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-05-26/-last-of-us-multiplayer-video-game-faces-setbacks-at-sony#xj4y7vzkg

Naughty Dog tem excelência em jogos single player, e até fez modos multiplayers bem jogados. Mas entre isso e produzir um GaaS, pelo visto é um gap grande.

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 20:13

Se for verdade é uma péssima notícia. Mostra que a Sony deu prioridade a remuneração do game ao invés da qualidade. Uma coisa é adiar ou desistir de um projeto ruim, outra coisa é fazer isso porque o projeto pode não ser tão lucrativo.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 22:50

Então só confirma o que eu imaginava, que tais atrasos do Factions seria essa nova postura de apostar em GaaS e que o jogo seria adaptado para isso.

Que pena pois queria ver como é o Factions, não tive oportunidade em testar o multiplayer do primeiro The Last of Us, não porquê não tinha o jogo, mas na época estava muito focado no GT5/GT6, além de ter sido um período em que trabalhava no interior do estado e só jogava no PS3 nos finais de semana pois ficava na casa dos meus pais.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
26 de Maio de 2023 21:26

Esse é o problema de mostrar apenas CGI, principalmente quando é nova IP.

Marathon (Bungie) e Fairgames (Haven).. não vi nada, só propaganda.

Helldivers 2 sim mostrou algum trecho rápido de gameplay, parece interessante https://www.youtube.com/watch?v=rE7KTE28HrA.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
27 de Maio de 2023 0:52

Marathon me pareceu um GaaS endless runner; o Fairgame$ um GaaS rouba a bandeira ao estilo Robin Hood (roubar rico) co-op; por fim, o Concord que parece ser um GaaS onde cada jogador é uma queer espacial que precisa povoar e reflorestar planetas desconhecidos, é tudo que deduzi das CGs! Lol

Juca
Juca
27 de Maio de 2023 0:46

Não gostas de jogos endless runners… Maraton me pareceu um endless runner da Bungie.

José Galvão
José Galvão
27 de Maio de 2023 13:08

Acho que foi um bom showcase de videojogos, mas um péssimo showcase da PlayStation, o que significa o nível de expectativa da sua comunidade, a mim preocupa-me esta aposta em GAAS, por duas razões, não é de todo o meu estilo de jogo, e é um tipo de jogo que está em saturação.

Edson Nill
Edson Nill
27 de Maio de 2023 14:23

Medeiros e Rui, a MS nunca teve a faca e o queijo na mão assim para melhorar a sua imagem perante os consumidores de jogos. O evento do PlayStation foi decepcionante e basta a MS fazer um evento razoável, mostrando alguns bons exclusivos e com datas para ” vencer” o evento, mas se a MS conseguir fazer um evento ainda pior do que foi esse show case da Sony, é prudente que fechem a divisão Xbox e virem uma third party. Penso que seria mais saudável Gears, Forzas e Halo, Doom, Wolfenstein, Fallout em outras plataformas, do que continuar em uma plataforma agonizante, sendo levantada pela muleta financeira da MS. Dia 11 será o dia D do Xbox, onde a Sony por algum erro estratégico, conseguiu jogar a bola para a MS fazer o gol. Resta saber se quem chutará a bola, será um Ronaldo ou um… Atacante da série C.

error: Conteúdo protegido