O Showcase da Xbox

Showcase da Microsoft não foi um espetáculo. Mas certamente bateu o da Sony!

Quando a fasquia está baixa não é preciso muito para ser batido. No entanto a realidade é que a apresentação da Xbox não se limitou a fazer os mínimos, e passou-os de forma clara!

Sinceramente achei que esta apresentação da Xbox foi mesmo a melhor dos últimos anos, e dou destaque à forma como o Starfield foi apresentado, mostrando um jogo que promete e promete muito.

No global, de forma clara, bateu a apresentação da Sony. Mas convém que se diga que isso não implica que a apresentação da Microsoft tivesse sido fantástica, pois na realidade ela teve muitos pontos negativos a serem apontados. Apenas que como a da Sony tinha sido apenas mediana, apenas a mediocridade poderia implicar algo pior.

Mas de medíocre esta apresentação nada teve. Aliás, ao contrário do que tem sido apanágio na Microsoft, ela teve qualidade! Não foi algo de espetacular, mas mesmo assim, teve algo que apenas apareceu pontualmente na apresentação da Sony… QUALIDADE!



No global vimos Fable, South of Midnight, Star Wars Outlaws, Payday 3, Persona 3 Reload, Avowed, Sea of Thieves + Monkey Island collab, 33 Immortals, Flight Simulator 2024, Hellblade II, Like a Dragon: Infinite Wealth, Path of the Goddess, Forza Motorsport, Persona 5 Tactica, Dungeons of Hinterberg, Cyberpunk 2077 Phantom Liberty, Cities Skylines II, Metaphor, Clockwork Revolution, e mesmo uma Serie S preta com 1TB armazenamento.

Basicamente a Microsoft soube apresentar algo que conseguia agradar a todos, e nesse aspeto tenho de a parabenizar. Ao contrário daquilo que Phil Spencer dá a entender, bons jogos fazem a diferença e vendem consolas, e eles estiveram presentes aqui, ao ponto de após a apresentação as vendas de Xbox terem disparado.

A cereja foi depois Starfiled, que diga-se, foi muito, muito bem apresentado, e que espero faça sucesso na consola!

No entanto, como dito, a apresentação não alcançou ainda o espetacular , tendo tido alguns pontos menos bons. Apesar de 11 jogos de equipas First Party, a realidade é que pouco vimos de novo, e estes jogos já eram, na sua maioria, conhecidos. E a apresentação abusou de imagens in-game e in-engine, mas gameplay… foi muito pouco!

Sinceramente, após já se terem passado alguns anos após a sua apresentação, estranhei não ter visto Perfect Dark, State of Decay 3 ou Everwild. E diga-se que após uma apresentação em CGI de Fable, estes anos todos depois continuar a só ver algo que nem parece que fará parte do jogo pois estava feito em estilo apresentação, e sem imagens do jogo a ser jogado, considerei uma espécie de murro no estômago!

Grande diferença face ao show da Sony, é que apesar de a Microsoft ter apresentado 11 títulos das suas First, apenas dois jogos viram as datas de lançamento anunciadas para 2023. Já os títulos (First e Thirds) apresentados pela Sony são na sua grande maioria para lançamento em 2023. E neste campo a Microsoft parece que continua a apresentar com muito mais antecedência que a Sony. Porque a realidade é que a Sony tem muitos mais jogos de firsts que poderiam ser anunciados, apenas que como não sairão tão cedo, não o foram ainda!



Eis então os pontos negativos que encontrei na apresentação:

  • Os jogos First Party basicamente não mostraram gameplay.
  • O Avowed deixou muito a desejar no capítulo gráfico.
  • A maior parte dos jogos não teve datas de lançamento.
  • A apresentação acabou por ser apenas de uma hora.
  • Não foram mostrados exclusivos Third Party.
  • State of Decay 3, Contraband, Everwild, Indiana Jones, e Perfect Dark foram apresentados há 3 anos… Onde estão?
  • A maioria dos jogos first aparentam ser AA.
  • Fable ainda não mostrou nada ingame, e Forza limitou-se a mostrar quase tudo de uma só pista e maioritariamente replays.

Igualmente de ser destacado e de interesse para os assinantes Gamepass foi o anuncio de uma série de jogos de thirds que sairão para o serviço.

Diga-se que se nos inquéritos do Neogaf apenas 35.4% consideraram a apresentação da Sony aceitável, boa ou fantástica, a apresentação da Xbox foi avaliada nesses mesmos parâmetros por 80,6%. Mas convém assinalar que o inquérito da Xbox apenas contou com 2/3 dos votantes no da Sony, o que cria uma amostra que não pode ser exatamente comparada.

Pontos positivos:

  • Starfield foi muito, muito bem apresentado.
  • Muito conteúdo first party.
  • Uma apresentação com qualidade e bem estruturada com poucos tempos mortos.
  • Boa escolha de jogos de Thirds (mesmo que multiplataforma).
  • Mais jogos de interesse global do que os mostrados pela Sony.
  • Apresentação transmitida a 4K.
  • Foram mostrados mais de 27 jogos.

Se alguem resolveu contar os pontos negativos e os positivos, esqueça. Não só o número não é relevante pois o peso não é igual, como tal não invalidou que a qualidade da apresentação tenha sido, no seu global, mais do que positiva, e superior à da Sony. A Microsoft conseguiu aqui aquilo que lhe faltava à anos, chamar s atenção dos fans de jogos, e digo que pelo que vi, a aposta numa Xbox está agora mais próxima do que alguma vez esteve.



Eis os jogos que mais me chamaram a atenção no evento:





126 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
13 de Junho de 2023 7:34

No geral concordo que esta apresentação da Microsoft foi melhor, más ao mesmo tempo nada de mais, e para piorar, e para piorar só agora é que parece que bem ai os jogos prometidos desde o lançamento da nova geração de consolas deles.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Junho de 2023 4:10

Se a MS tiver o minimo de competência, depois que começarem a sair os jogos, vai sair com frequência.

MAS a maioria vai ser nível Redfall

afinal eles entregaram redfall de um estúdio que só fazia SP, transformaram e linha de montagem de GaaS

prevejo ainda pior q isso que vc afirma.. que a MS vai despejar jogos nível redefall, bleeding edge, grounded e sea of thieves e vai ser pior… pq ai eles irão inventar metricas inuteis para dizer que “está tudo lindo e maravilhoso”, tipo tiros disparados no on line ou milhões de jogadores “unicos” que baixaram e jogaram 15min para nunca mais voltarem

ai vai ser pior, pq os astroturfing e fanboys irão ficar o dia todo dizendo que “está otimo”

Francis
Francis
Responder a  Deto
18 de Junho de 2023 15:59

Relatos de jornalistas confiáveis dizem que Redfall é um projeto focado no multiplayer que começou antes do estúdio ser adquirido pela Microsoft e com decisões que já eram focadas no multiplayer, além que a maioria dos jogos apresentados pela Microsoft são focados na parte de campanha para um jogador, então não tem muito sentido cravar que os jogos serão nível Redfall.

Deto
Deto
Responder a  Francis
18 de Junho de 2023 17:47

o que a MS faz ou fala não quer dizer muita coisa.

os caras estavam contando até ghostwire tokyo e deathloop como “jogos do xbox”

Netto
Netto
Responder a  Daniel Cardoso
13 de Junho de 2023 14:41

Sim, a Microsoft ainda está por lançar jogos prometidos no primeiro showcase dessa geração. E parece que ainda vai demorar pra alguns jogos sairem

Juca
Juca
13 de Junho de 2023 9:03

Na minha opinião, pelos anúncios e trailers que vi, a apresentação da MS deve ter sido melhor mesmo.

Sobre a comparação com a apresentação da Sony, minha crítica a Sony é a aparente perda de foco. E apesar de a Sony ter trazido novidades e surpresas, penso que além de apresentações em CGs, jogos como serviço no foco da PS é de entristecer qualquer mínimo fã.

Tudo também tem a ver com as expectativas, pra mim, é bem mais fácil a decepção acontecer com a Sony que com a MS, sem qualquer demérito à apresentação MS, mas como eu não esperava nada da MS, decepcão nem era uma possibilidade pra mim com a apresentação deles.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Julio Guilherme Estrela Júnior
Julio Guilherme Estrela Júnior
13 de Junho de 2023 10:03

Avowed parece bem interessante, gostei do estilo do jogo.

Juca
Juca
Responder a  Julio Guilherme Estrela Júnior
13 de Junho de 2023 12:11

Eu acho a mão da Obsidian melhor que a da Bethesda para RPGs, inclusive o Fallout deles (Vegas) é tido como melhor que o feito só pela Bethesda (3). The Outer Worlds é bem legalznho e mais bonito que os últimos Fallout da Bethesda.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
13 de Junho de 2023 15:55

The Outer Worlds não é mais bonito que Fallout 4, eles nem fazem parte da mesma liga…
Eu vou contar uma curiosidade,. Fallout não começou na Bethesda, essa série começou na Interplay. O primeiro Fallout foi criado por um estudio interno deles chamado Black Isle Studio. Esse extinto estúdio é hoje o que se conhece como Obsidian, a extinta Interplay é o que hoje é conhecido como InExile.
Resumo, a Microsoft tem todos os desenvolvedores do Fallout, desde a era Interplay até a Bethesda.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Junho de 2023 16:45

ela tem os nomes e as marcas e não os desenvolvedores

por ex um dos cabeças do Fallout New Vegas é o chris avellone que tá desempregado por causa de um escandalo de assedio.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Junho de 2023 17:02

Você até começa bem, tentando dar uma aula, só que aí, “pra variar”, as fantasias pelo meio… Um dos co-fundadores da Interplay fundou o Inxile, ele havia saído da interplay em 2002, logo a MS não comprou a Interplay e a Inxile não é o que ers a interplay, mas você pode continuar a fantasiar por isso… Se a Interplay fosse da MS, todas as IPs daquela seriam, coisa que sabemos não ser verdade.

Outro ponto importante é que a Bethesda fez o Fallout de maior sucesso e melhor avaliação, tendo sido feito ao mesmo estilo dos Elders Scrools, e inclusive, todos os demais depois do 3, exceto pelo Vegas que é feito pela Obsidian e o sucessor do 3, embora não se trate de uma continuação.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
13 de Junho de 2023 22:53

Brian Fargo se não me falhe a memória

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
14 de Junho de 2023 21:28

Ele é também irmão do dono da empresa que arruinou o o mundo (Capitão América entenderá). Lol

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
13 de Junho de 2023 16:04

No geral não gostei de Outer Worlds, comprei dayone.
Tem uns apontamentos engraçados mas infelizmente não me identifiquei com o jogo…para além de que tem muitos monstrinhos sem graça.
Esse meio que me decepcionou, terminei á força.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
13 de Junho de 2023 16:10

Em relação á qual parece mais bonito, já não tenho grande memoria para essas comparações, já joguei Fallout 4 a uns bons anos, mas a ideia que me ficou é que são bem parecidos, talvez com vantagem para Outer Worlds na minha opinião.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
13 de Junho de 2023 10:40

Em relação a apresentação da MS, foi a que mais gostei dos ultimos anos. (graças á compra da Bethesda, compra essa que não acrescenta nada á industria mas que impede a concorrência de ter os seus jogos)

A Sony elevou muito a fasquia ao longo dos anos e desta vez ficou ligeiramente abaixo (embora o que mostraram de Spiderman foi muito bom e claro k será compra certa!), gostaria de ter visto Factions e Wolverine.

Os que me despertaram mais a atenção dos first da Ms:

Fiquei desiludido com o que mostraram de Forza, não duvido que será um bom jogo, mas o que mostraram foi insuficiente para me convencerem a comprar, não compro todas as versões de modo a sentir frescura (faço o mesmo com o F1) sendo assim terei de esperar as reviews.

Starfield apresentação foi excelente, a edição de coleccionador e comando temático são muito bons como é habitual na Xbox e bem.
O jogo promete bastante, sou aficionado pela temática (também sou um devorador de Kerbal Space program) sem duvida que está no meu radar, e até devo antecipar o upgrade que já iria fazer ao meu PC.
Toda a customização da nave, o interior da mesma, o ambiente “Nasa” é muito bom a quantidade de tarefas brutais e diversificadas é de enaltecer!
Fiquei muito mais agradado do que decepcionado, a ultima apresentação tinha-me deixado muitas duvidas.

Mas nem tudo são rosas e as animações faciais são horriveis a falta de expressões leva-me imediatamente para o ultimo mass effect, a textura também não é das melhores alguns npcs parecem bonecos de cera.(gostaria de ver a malta que reclamou das “poças” a comentar, para bem da industria convém que a exigência seja para os dois lados)
As semelhanças com No Man Sky estão por todo o lado, e os tais mil mundos assustam, as vezes menos é mais e espero não estarmos perante um devorador de tempo que nos obriga a andar a penar até encontrar alguma coisa relevante…
Vamos ver se temos mundos carregados de animais esquesitos sem interesse nenhum só para encher…
Espero que de alguma forma a historia seja interessante, gostaria de ver uma narrativa forte, alguma coisa que acrescente valor e nos prenda a esse mundo (apesar de me agradar o tema No Man Sky não me prendeu pela falta de uma boa historia).

E da minha parte é isto, desta apresentação fica Forza que possivelmente comprarei e Starfield que comprarei de certeza.

Ou seja, não fosse a compra da Bethesda (e o impedimento deste jogo sair na PS5) e a MS continuava apenas com Forza para um jogador como eu, o que é manifestamente insuficiente, mas é o que temos para já e a vida segue.

Last edited 10 meses atrás by Alexandre Oliveira
Juca
Juca
Responder a  Alexandre Oliveira
13 de Junho de 2023 12:17

Concordo com seus pontos de vista, agora, sobre Starfield, não dá pra esperar muito das animações da Bethesda, mas sempre foi assim, achei até bem bonito o jogo pro que eu costumo esperar da Bethesda, mas também é de se falar que eles costumam saber o que fazem em termos de RPG, apesar de Fallout 4 e o 76 não terem feito jus ao sucesso que a série sempre representou.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
13 de Junho de 2023 13:32

Sim, concordo.

José Galvão
José Galvão
13 de Junho de 2023 10:53

Muito honestamente Mário, não fiquei minimamente entusiasmado nem por esta nem por qualquer showcase do Summer Game Fest e ”arredores”, dizer que foi melhor que o da Sony é uma verdade mas fazer pior que aquilo era mesmo muito dificil.

O showcase da Microsoft foi mais um com carradas de cinemáticas que tentam esconder o verdadeiro jogo e criar uma aura de hype, e se no tempo das conferências da E3 isso já era mau, agora numa era em que nada é em direto e tudo é altamente editado, a tentativa de iludir chega a ser ofensiva, e no meio disto tudo, a única que ainda consegue ser algo honesta nas suas apresentações, é ironicamente a que começou com este tipo de apresentações, os directs, a Nintendo.
A Nintendo limita-se a dizer a data, a hora e a tipologia do direct, não anda pelo twitter a dizer que não vai apresentar cgi, que é tudo in-game e depois afinal é quase tudo in-engine ou até cgi, não, a Nintendo não mete um ”World Premiere” ou ”Xbox Games Studios” com uma voz emprestada de um qualquer narrador de trailers de Hollywood antes de mostrar o próximo jogo, ela simplesmente mostra todos de igual forma, e assim consegue gerar surpresas genuinas, sem circo nem floreados ou promessas furadas.

Outra coisa que ficou aparente, é que o homem branco hetero como protagonista, é uma espécie em vias de extinção nos videojogos ocidentais, isto numa era de suposta representatividade e igualdade, são cada vez mais os jogos que se preocupam em primeiro lugar com a representatividade de quase todo o planeta no seu cast e só depois é que vem o storytelling própriamente dito, o resultado são personagens sem qualquer tipo de sal, completamente desinteressantes porque a moda agora é meter mulheres, ou melhor, ”Strong Female Leads” em destaque, e esse tipo de personagem não tem uma evolução, é sempre forte e sábia, e como tal enfadonha, um pouco como no lixo que está a levar Hollywood à ruina.

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
13 de Junho de 2023 12:44

José, sem entrar muito na questão política que isso é de cunho pessoal de cada um e uma discussão sem fim, mas assim, eu até entenderia você criticar as protagonistas feias e associar a algo desinteressante pra você, porque enfim, acho que é quase um consenso que é melhor se apreciar o que se costuma ser bonito, mas associar a enfadonho o fato das mulheres serem fortes e inteligentes é meio que ficar sem entender o que você quis dizer. Você se queixa da repetição de um mesmo tipo de protagonista, que também são comuns de serem características de personagens masculinos, ou estar a dizer que pra ser interessantes as protagonistas femininas deveriam ser o contrário do que são (tipo fracas e burras) pra poder terem algum tipo de evolução no game? Sobre a quantidade de jogos com homens e mulheres como protagonistas, acho que ainda existem uma boa margem de games protagonizados por homens, mas é só minha percepção mesmo. As mulheres só ganharam mais personagens nos últimos tempos, e com exceção de Tomb Raider, por conta de The Last of Us 2 e Horizon da Sony que são jogos que venderam relativamente bem. Mas o negócio é tão discrepante que se alguém perguntar o nome de 5 protagonistas de jogos que são mulheres ou fêmeas, mesmo os jogadores mais atualizados tem dificuldade de responder… já homens… sai fácil um Master Chief, Nathan Drake, Altair, Ratchet, Spiderman, Marcus Fenix, Kratos e por aí vai… Então, você está no seu direito de gosto, mas penso que sua percepção de equilíbrio na representatividade de igualdade não está a ver o todo, ao menos é o que transparece pelo que percebo da opinião que você dá.

Sobre a questão das apresentações, eu concordo com boa parte do seu ponto de vista.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Livio
Livio
13 de Junho de 2023 12:23

Starfield é o jogo da Bethesda com menos bugs, diz Xbox

Está uma incrível quantidade de pessoas a testar.

fonte: eurogamer

Que não sejam os mesmos que testaram Redfall!!!

Juca
Juca
Responder a  Livio
13 de Junho de 2023 12:50

Rsrs… Interessante é dizerem que é um jogo com menos bugs!

Andrio
Andrio
Responder a  Livio
13 de Junho de 2023 13:07

Se isso aqui não for controle de dano eu já não sei mais o que seria…. rsrsrs

Netto
Netto
Responder a  Andrio
13 de Junho de 2023 15:00

Poise

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Andrio
13 de Junho de 2023 16:30

Não tem como um jogo que está se propondo até em, calcular a iluminação global dinâmica de um planeta de acordo com a posição em que ele está em relação à estrela que orbita, não ter bugs.
O Starfield da forma como a Bethesda descreve, é algo que poderia ser classificado como uma insanidade que se caso eles acertarem é o maior jogo da história, se eles errarem é a maior fábrica de memes de todos os tempos.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Junho de 2023 16:46

nossa, vc começou a repetir o script de PRs que a MS fez no anuncio do jogo

que novidade heim?

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Junho de 2023 17:05

Starfield é revolucionário, é isso que queres dizer, Fernando? Que tudo em Starfield precisa ser calculado fora do “field of view”? Só me explica é porque estão a falar de gargalo da CPU e você a falar de coisas que exigem é GPU? E o DirectX12 Ultra e as demais firulas da MS não servem pra fazer o Cloud Power pro jogo rodar a 60 nem a 1080? Complexo…

Last edited 10 meses atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
13 de Junho de 2023 19:13

irão trocar:

de assentamento ou cidade do fallout 4, para uma cidade em um planeta.

de andar a pé para chegar nas cidades, para andar de Nave para chegar nos planetas.

pronto.

o sujeito ai está falando como se tivessem 500 planetas e em cada planeja vai ser um jogo do tamanho do Fallout 4.

vai ser um monte de deserto e acabou, com geração de ruínas randomicamente

Juca
Juca
Responder a  Deto
13 de Junho de 2023 20:55

Mas o No Man’s Sky já fazia isso no PS4…

Livio
Livio
Responder a  Juca
13 de Junho de 2023 23:22

E com 60 FPS

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
14 de Junho de 2023 14:34

Você já começou com a retórica barata pra começar a desmerecer o jogo por que?
O que tem a ver com GPU o que eu falei?
Você sabe o que a GPU faz?
Você entende a importância da CPU?
Você sabe que a GPU desenha o que a CPU demanda?
Você acha que se colocar um lixo de CPU com uma RTX4090 vai rodar qualquer coisa em 60fps?
Você sabe que CPU é o maior gargalo de todos os sistemas?
Você sabia que se o PS4 Pro e o Xbox One X tivessem avançado a CPU somente uma geração além do que estava no PS4 e XB1, haveriam muito mais jogos em 60fps do que os que existiram sem qualquer compromisso gráfico?
Você acha que a rotina do NPC é calculada na GPU?
Você acha que o código que executa a rotina da órbita dos planetas é feito pela GPU?
Você acha que a ramificação de código de acordo com uma ação realizada é feito pela GPU?

É por esses erros de conceito, que vocês acreditam em falácias do tipo que uma GPU com muitos núcleos é ineficiente. Vocês realmente acreditam que os If e Else do código de jogo são feitos na GPU?

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Junho de 2023 17:12

Fernando, o Starfield não ter um modo 60 hoje é culpa da Bethesda, e só.

A Bethesda não fez nada de revolucionário como os defensores da MS querem acreditar pra justificar os 30 fps.

Não há nada de único no que a Bethesda tenha feito em Starfield em termos de programação que outro alguém já não tenha tentado e/ou realizado noutros jogos.

Tudo num projeto, seja de qualquer jogo já feito até hoje na indústria, só depende de escolhas de projeto e de competência dos programadores. Independente da CPU ou GPU que adotem é só uma questão de compromisso e competência.

Veja, até o Switch roda coisas que se julgavam imagináveis, achas que a CPU do Switch é superior a muitas outras na indústria?

O que quero dizer é que jogadores não estão preocupados com o que fizeram os desenvolvedores pra ele ver determinado jogo a rodar, esse é um problema só para os programadores.

Não adianta nada colocar todo um jogo a rodar com RT em tudo, calcular fisica quântica e órbitas de trocentos planetas fora da tela se o que você vai ver é um ponto, e que poderia se conseguir o mesmo resultado prático colocando uma textura lá se mexendo, entende. Esse papinho é puro marketing e só cola pra quem quer.

No mais o que faz a CPU e GPU hoje em dia só depende do programador, mas no geral, sensdo simplista, o básico da CPU era calcular a física do que é mostrado na tela e da GPU era fazer o frame mostrar o resultado visual, só que hoje tudo pode ser um pouco diferente, bons programadores dosam com sabedoria a carga de trabalho de cada um pra chegar ao resultado de almejado.

Sei que se Starfield não faz 60 é culpa única e exclusiva da Bethesda, seja por falta de competência ou por escolhas de projeto errada ou propositais.

No mais, não tenho problemas com jogos a 30, sou fã de Fallout, e oportunamente talvez jogue Starfield, que sem dúvidas parece o jogo mais bonito já feito pela Bethesda, agora, não me venha a defender marketing enganoso pra justificar a pressa em lançar um jogo sem modo 60 ou por pura incompetência da empresa mesmo. E quando sair um patch pra 60, e acredite, vai sair mais tarde, você vai ver que não tem nada que não pudesse ter sido feito quando o jogo foi lançado, que era culpa de limitação do console, ou porque era um jogo revolucionário com coisas nunca feitas nessa indústria.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Junho de 2023 17:20

Mário, será que essa decisão da Bethesda não é para conseguir portar com melhor velocidade e estabilidade para o Series S, além de passar para o consumidor final uma falsa ilusão que o Series S não é tão diferente do X em poder, pois a MS está para lançar uma versão S de 1 tera

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
14 de Junho de 2023 18:44

Isso que você fala lembra a tal política da MS exigir suporte igualitário de que o que tivesse no SX, que tivesse para o SS.

Entretanto é bom lembrar que a MS precisa lançar jogos e não pode ficar em polimento infinito deles.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
14 de Junho de 2023 19:45

Mas aí que está, Juca! a decisão de 30 fps é para adiantar o processo, pois o Series S é o calcanhar de aquiles e é nele que teriam uma grande dificuldade de fazerem o game rodar em 60 fps

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
14 de Junho de 2023 20:17

Lógico, mas o problema no SS nunca foi o processador, que os entendidos da DF insinuam, compreende. E a GPU do SX é a fodon*, não é mesmo!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
14 de Junho de 2023 21:20

Sim, mas independente de onde haja o gargalo no Series S, ele pode estar atrapalhando o X por tabela

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
14 de Junho de 2023 21:35

Edson, pode, mas por uma diretriz da empresa, não porque não pudesse ser feito. Ninguém precisa deixar de usar o potencial do SX pra conseguir melhor resultado porque tem que estar sempre a lembrar do SS, que pode sair mais caro, duas linhas de desenvolvimento, é claro, mas é escolha de quem faz. É uma decisão da empresa e não culpa de cpu ou porque estão a calcular iluminação global ou orbita de não sei o que como o Fernando quer pintar.

Se é a MS quem não deixa é culpa dela, se foi escolha da Bethesda é culpa dela.
Quando o jogo sair e tiver CPU de 3a geração da AMD e GPUs como a 2080 fazendo 60 fps com resolução mais baixas aí o pessoal vai ver que foi só escolha da empresa que não tinha um modo 60 pronto pro lançamento, e olha que pra console é muito melhor pra otimizar.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Netto
Netto
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Junho de 2023 18:26

Concordo

Livio
Livio
13 de Junho de 2023 12:32

O que eu já disse, a showcase da MS é melhor porque não teve a audácia de apresentar um trailer de filme em uma conferência de jogos, mesmo que o filme seja baseado em um jogo.

O que pecou na minha visão foi praticamente ter pouco gameplay.

Um fala que HellBlade é uam techdemo mas o que se viu de 2019 até o dia 11/06/2023 foram “gameplays” scriptados e em ambientes altamente controlados, assim fica fácil elevar a qualidade.

Forza que terá o lançamento em menos de 4 meses nada mostrou e a última gameplay é aquela de 25/01/2023, que estava rodando em um PC. No trailer dessa showcase nem ousaram em colocar cenas com física de danos, características que eles sempre elogiam, se limitaram apenas a exibir um toque na parede e logo após um take super rápido com o carro com pequenos arranhões, a estilo do que tem no GT Sport/GT7

Um outro ponto negativo mais aí fica para os fans pois reclamam de listas mas estão fazendo festa com a showcase com jogos anteriormente apresentados, tipo Hellblade (2019), Forza (2020).

E sobre a Rare? Não tem outro projeto ou vaificar a cada showcase do Xbox a mostrar uma nova DLC do Sea of Thieves? Tem gente a reclamar dos estúdios Sony mas não enxerga esse detalhe.

Last edited 10 meses atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
13 de Junho de 2023 12:54

Os fãs da Rare dirão que tem o Everwild! Lol… Mas acho que a chance de virar de um vaporware é alta. Quando ficam sem tocar no assunto por longa data, já sabe.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
13 de Junho de 2023 16:03

Você já jogou Hellblade? O primeiro mesmo?
O jogo inteiro é um ambiente controlado com pouco gameplay. O que você acha que vai ter de diferente no HB2 além de gráficos melhores? É uma techdemo, a movimentação mostram a melhor captura de movimentos da história até o momento, as expressões faciais são as melhores da história até o momento, por esse último trailer também será o melhor design de som 3D de todos os tempos. E é isso, não vai ser um jogo bom de jogar, assim como o primeiro também não é, nunca foi e nunca vai ser.
Já sobre o forza, o jogo lança em Outubro, dá tempo de um Forza Direct para apresentar melhor o jogo não? O foco era starfield.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Junho de 2023 18:02

Infelizmente não joguei o primeiro, mas pretendo jogá-lo assim como Cuphead. Não tenho parâmetros do primeiro logo não posso opinar o que é bom ou ruim nele, o que eu sei de conhecidos é que sugeriram jogar o primeiro com os headsets 5.1 ou 7.1 da Sony.

Para mim um jogo completo não é uma tech-demo, o primeiro Hellblade foi elogiado por jogadores da plataforma PS e na época criticado por jogadores do Xbox, agora como é exclusivo da plataforma Xbox o jogo é outra coisa e só se tens elogios.

Agora espero mesmo que a Turn10 apresente melhor o Forza, que ele realmente venha com clima dinâmico, que seja imprevisível e que te pegue na surpresa no meio de uma corrida. Falo isso porque ultimamente venho falar aqui que estou voltando a jogar os campeonatos online do GT7 e nas últimas corridas da Nations, em Le Mans (La Sarthe) a corrida tinha clima dinâmico. Na primeira tentativa larguei de pneu suave, fiz a corrida observando o radar e tinha tudo para chover na pista, vendo isso optei, faltando 2 voltas para o final, trocar para o pneu de chuva e ao sair dos boxes cadê? Não choveu e caí de posição. Na segunda tentativa mudei toda a estratégia, larguei de médio jurando que o nublado era só blefe e assim fazer a corrida toda sem trocar de pneus, por ser um pneu médio a performance era inferior, fui perdendo posições e por sorte já estava perto de finalizar a volta quando começou a chover, entre nos boxes troquei para pneu de chuva e recuperei as posições.

Infelizmente esse meu relato só pode ser vivenciado por quem joga realmente o jogo.

É isso que espero que Forza tenha, que faça tomar decisões no decorrer da corrida e não começar a chover a partir de 10 segundos da corrida e terminar de chover após 90 segundos. Mas você está certo, tem 3 meses pela frente e muita coisa (ou nada) pode aparecer.

Ah e amanhã tem uma corrida pela Manufacturer do GT7, vai ser em Nurburgring e o clima vai ser dinâmico, a diversão (tragédia para alguns) é certa.

#Mário e Juca aquele extensor USB que relatei dias atrás é USB2.0, pelo menos é o que está marcado no cabo.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Junho de 2023 20:09

Eu sabia que hoje teria um direct do Forza e esperei alguém falar, pelo visto acho que ninguem sabia.

Mostraram as opções do jogo e enfim um breve gameplay.

Pela primeira vez, palavras do diretor, tem clima e tempo dinâmicos (tinha gente que falava que as edições anteriores tinham isso…), com uma rápida exibição disso.

Há uma lista de objetivos que lembra Driveclub e Assetto Corsa

A qualidade gráfica está lá (será que tem os 60 fps?? #Brincando)

Vou me conter em algumas críticas, principalmente quando ele fala da nova física e logo em seguida ocorre algo, mas só vou me conter devido o “PRE-RELEASE DEVELOPMENT BUILD; NOT FINAL QUALITY”

https://youtu.be/L3vNcMp3sKk

# Acho que o Carlos Eduardo vai comentar: “Ainda em Kyalami????”

José Galvão
José Galvão
Responder a  Livio
13 de Junho de 2023 20:55

Graficamente não estou a ver ali nada que seja um passo à frente do GT7 que relembro, é um jogo cross-gen, mas o que me deixou com a pulga atrás da orelha foi todo aquele ganhar de xp, é xp a cada curva e toda aquela conversa de merecer as peças para melhorar o carro, cheira-me a toda uma economia montada para um festim de microtransações.

Livio
Livio
Responder a  José Galvão
13 de Junho de 2023 21:33

Disse que qualidade gráfica estava lá, se é melhor ou pior que GT7 isso não falei.

cheira-me a toda uma economia montada para um festim de microtransações.

comment image

Last edited 10 meses atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
14 de Junho de 2023 12:38

Mas você esperava o que de um jogo que sai “de graça” em gamepass desde o primeiro dia?
Não demora muito terá um adsense no meio das partidas e o cara terá de pagar alguma coisa a mais pra não vê-las, o futuro é isso, acesso a jogo free to play em assinatura paga. Mas tem gente que finge que não vê.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
14 de Junho de 2023 14:55

Você sabe que a versão dos games que entram no gamepass é a standard certo? E que esses mimos que existem em versões vendidas de jogos como as ultimates da vida que tem em qualquer lugar, inclusive no Playstation não entram no gamepass. Correto?

Last edited 10 meses atrás by Fernando Medeiros
Juca
Juca
Responder a  Juca
14 de Junho de 2023 17:23

Pagar por uma sessão privada de jogo com outras pessoas agora é “mimo”? Na boa Fernando, tinha nego aqui reclamando da Sony vender créditos no GT7 pra quem quisesse economizar tempo com farm de dinheiro no jogo a ter de competir, isso de cobrar pra ter seção privada com os conhecidos nem se compara, mas cara, continua defendendo isso aí que vai longe, viu… Lol.

As versões que estão entrando no gamepass cada vez mais estão rumando é pra f2p, só não vê quem não quer mesmo.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  José Galvão
14 de Junho de 2023 12:35

Acredito que estão querendo deixar um pouco mais arcade a puxar para algo como os último Grid, que é divertido e traz dessas firulas. E nada contra, gostei de Grid, mas é um jogo arcade indiscutivelmente. Por esse rumo no Forza Motorsport a MS vai ficar com 2 arcades, um de mundo aberto e outro de circuitos fechados, mas assim, mais gente pode gostar, só que provavelmente afasta mais aquele que preferem simulações indo mais pro realismo. Mas é só minha impressão.
Vale lembrar que GT7 trouxe um modos mais arcades também que metiam a outrun (o da música com tempo) e acho que foi uma ótima e divertida opção para o jogo, mas obviamente que aquilo é quase só uma experimentação ou serve de descanso pros jogadores de GT, não é o foco e nem o principal.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  José Galvão
14 de Junho de 2023 14:54

Você vai discordar disso por que faz parte do seu comportamento, mas sim é um passo a frente do GT7:

https://youtu.be/gYR2dOmvHbk?t=326

O principal problema do GT é que na sensação de condução ele ainda parece que está no PS3. Os pneus não parecem ter física, o carro não parece ter velocidade e a aerodinâmica não parece ter efeito na forma como o carro se movimenta, ou na resistência do ar. Prece que eles se concentram muito mais nos gráficos, com tomadas artísticas como o reflexo do sol em algumas partes do carro, ou as luzes na visão do cockpit do que na forma como o jogo joga. E eu sei que tem toda aquela questão de licenciamento FIA, mas de verdade, isso não serve de nada. Nem Forza nem GT são um simulador de verdade utilizados por um piloto de verdade, e pra mim, desde sei lá o forza 6, existe um abismo entre a qualidade de condução nos dois jogos.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Junho de 2023 15:44

Os pneus não parecem ter física, o carro não parece ter velocidade e a aerodinâmica não parece ter efeito na forma como o carro se movimenta, ou na resistência do ar.

Parecem mas não é. Se leste meu comentário acima eu falei justamente de uma corrida onde cito a diferença dos pneus e a eficiência deles em 2 corridas. Quem joga GT7 percebe a diferença entre os compostos e ainda percebe a diferença de grip quando sai do asfalto, vai para a grama/brita/areia e depois volta para o asfalto, e salvo engano o HUD exibe por cor a temperatura dos pneus, no caso quando está frio por um tom azulado no contorno e sem cor na temperatura normal (mas nesse ponto irei reconfirmar)

Sobre a velocidade você sempre toca nesse ponto e já cansei de colocar vídeo comparando o jogo com um circuito real, ambos lado a lado.

Aerodinâmica faz efeito sim e até as “firulas” presentes em alguns circuitos reagem de acordo com o fluxo de ar (olhe a direção do vento em relação ao circuito e olhe o sentido da biruta):
comment image

Mas é como sempre falo, só vai saber se jogar e como não jogas em plataforma PS o que sempre fala são achismos.

Last edited 10 meses atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Junho de 2023 19:55

Fernando, é cansativo sempre discutirmos a mesma ladainha subjetiva que fãs de xbox vêm aqui repetir com argumentos inverídicos e baseados numa subjetividade de quem, provavelmente, sequer deve ter testado o jogo pra ficar a repetir besteiras.
Na boa, gosto é gosto e você está no seu direito de achismos, mas não jogue isso pra discussão principalmente ser argumentos válidos, sem mostrar fatos, porque aqui não é Instagram, e com todo respeito, não estamos interessados em gostos individuais, pois obviamente todos têm os seus.

Agora, me pergunto no que Forza Motorsport 8, que nem saiu ainda e pode até ser adiado(não creio nisso), está um passo a frente de GT? Mm cobrar dinheiro por sessões privadas pra convidar os amigos pra jogar com você!?!?

Pare de repetir essas besteiras que ouve de fanáticos, procure jogar GT7, pra depois, dar opiniões suas, a de quem ao menos experimentou GT e que gosta de jogos de carro. E mesmo sem jogar, se você se desse ao trabalho do básico, como ter assistido a Showcase de GT7, saberia dos pneus “não terem física” é quase negar o óbvio… Por favor, pare de ficar repetindo besteiras que você anda ouvindo por aí sem ao menos checar antes, fica difícil, cansativo e desinteressante estarmos discutir “gostos” e “fanatismo” por aqui (já botei um video abaixo no tempinho certo sobre física dos GT7, coisa que até mudou em um update recente, mas pra melhor até, pra você ver se consegue começar a diferenciar fatos de opiniões:

https://youtu.be/JlbMzBnfnzM?t=1126

Sobre beleza, infelizmente o PS5 não captura 4k@60 e não tenho placa de captura externa, e como já dito aqui GT7 não é um jogo arcade pra se ficar a jogar em câmeras externas, mas lembro ainda que GT7 pode rodar a até 120Hz pros mais chatos com fps e tem um modo VR incrível, logo, não vejo como um jogo que nem saiu possa está à frente dele em qualquer coisa, até porquê, numa corrida, Forza 8 já saiu atrás…

De qualquer forma, segue um vídeo de um gameplay de verdade, de quem pode abreciar essa belezinha agora mesmo (eu), com a “câmera errada” de se jogar GT, só pra você se deleitar aí, espero que “goste”:

https://www.youtube.com/watch?v=tED2vXY8KTc

PS: O acinzentamento da imagem é culpa da conversão do youtube, deve haver algum tipo de recodificação de cores, mas algumas telas exibem o vídeo direito.
A barberagem é de desatenção e por jogar com o controle de movimento e não alavanca, pois meu volante não estava ligado.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
14 de Junho de 2023 21:03

É meu caro, tá precisando de umas dicas de pontos de frenagem!!!!

https://youtu.be/tED2vXY8KTc?t=81

Olha lá a biruta a pontar para o mesmo sentido do vento, infelizmente o teu HUD está desligado

Juca
Juca
Responder a  Livio
14 de Junho de 2023 21:48

Cara esse vídeo foi feito de qq jeito só pra mostrar pro Fernando que fica nessa vibe de GT7 atrás de jogo que nem saiu, tava jogando com os movimentos do controle como direção como no Wii… Lol

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 2:34

Espetáculo de jogo! Tô inclinado a comprar, mesmo depois de ter prometido nem passar perto por causa do always on-line. Esse jogo deve me render mais de mil horas de diversão fácil!

Last edited 10 meses atrás by Sparrow81
Netto
Netto
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Junho de 2023 21:12

O mais engraçado dessa análise é que tudo é feito vendo vídeo de YouTube, pausando, diminuindo a velocidade, procurando pelo em ovo pra poder falar mal de um game, fruto de um trabalho árduo de anos de uma equipe somente porque o pedaço de plástico ou empresa favorita é a concorrente.

Isso sem citar, o cara fala de sensação de velocidade sem jogar, fala que o jogo atual não é diferente do game lá da década passada kkkk

Ainda sim, eu só venho aqui pra ler esse tipo de comentário com ausência de imparcialidade

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Junho de 2023 11:59

Ah e amanhã tem uma corrida pela Manufacturer do GT7, vai ser em Nurburgring e o clima vai ser dinâmico, a diversão (tragédia para alguns) é certa.

Olha o que disse ontem que a corrida seria divertida e tragédia para alguns, para mim uma tragédia e ao mesmo tempo divertida.

Eu não imaginava estar bem nas duas salas que participei, pois os treinos meu tempo era no mínimo 4 segundos acima se comparado ao de alguns amigos. Peguei pole na 1ª tentativa e por alguns erros perdia pole por 0.3s na segunda tentativa, quando terminou a qualy percebi o motivo dos erros, estava tão no limite que meu tempo de qualy foi igual ao dos meus amigos, ou seja tirei os 4 segundos de difrença.

O link abaixo mostra a física dos pneus e também sobre o que falei do clima ser imprevisível, algo que espero que o novo Forza tenha. A qualy(só voltar uns 13 minutos no link abaixo) começou com principio de chuva, mas o asfalto secou, nos segundos que antecederam a corrida as informações eram as mesmas da qualy (0% de água na superfície) logo continuei com os pneus duros, ao começar a corrida eu e provavelmente a metade do grid fomos pegos de surpresa pois a pista estava molhada, veja lá a física do pneu para pista seca em uma pista molhada e se for ver ao final verá que ao decorrer da prova o asfalto vai secando e como consequência os pneus se comportam melhor.

https://www.youtube.com/live/QSyHg1FyFOI?feature=share&t=6075

E antes que diga que a física do GT na chuva é horrível deixo no comentário abaixo o link da prova de 24 horas de Le Mans, ocorrida no último final de semana. (2 links no comentário vai para moderação).

Daí que nessa situação da 2ª corrida vale utilizar de todos os recursos, fui ali ajustando controle de tração e deveria ter diminuído a potência do carro (esqueci), pelo fator estratégia estava de olho no radar meteorológico pos se choesse somente na 1ª volta eu teria vantagem quando os que estava na frente com pneu de chuva ou intermediário fossem para os boxes. Isso me ez voltar ao GT, a imprevisibilidade e a questão de definir a estratégia no meio da corrida.

#Pode tirar onda Jucá, sou igual ao Charles Leclerc, se largo na pole não ganho a corrida 😛 😛 . Percebi ultimamente que vou melhor na corrida quando largo mais para atrás.

Last edited 10 meses atrás by Livio
Livio
Livio
Responder a  Livio
15 de Junho de 2023 12:00

Le Mans na chuva:
https://youtu.be/kFXpQowR30g

Confesso que eu achava exagerada a física do GT na chuva, mas ao ver esse vídeo percebi que em relação a física dos pneus o GT está indo bem.

Juca
Juca
Responder a  Livio
15 de Junho de 2023 12:26

Era você naquele carro vermelho descontrolado? O estilo de pilotagem me pareceu familiar! rs

Livio
Livio
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 12:52

“Acertô miseravi”

Juca
Juca
Responder a  Livio
15 de Junho de 2023 12:24

Quem manda vir criticar a frenagem do outro sem saber dos motivos! “deus castiga”! E eu pelo menos escolhos os pneus certos, apesar de costumeira barbeiragem… lol

Last edited 10 meses atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
13 de Junho de 2023 22:08

Exatamente haha.

Primeiramente eu achei estranha a atitude da Microsoft em fazer o Forza Monthly ocorrer em paralelo com a extensão do showcase. Ou seja, a pessoa escolhia um evento para assistir e deixava o outro de lado. Estranho isso.

Segundo, visualmente eu senti a mesma vibe do Spiderman 2, ou seja, algumas melhorias interessantes (principalmente nos entornos de Kyalami), mas nada alarmante ao ponto que eu olhe e veja um next-gen espetacular com gráficos sem precedentes.

Apresentaram o ciclo dia-noite e variação climática dinâmicos, mas não é bem uma novidade no universo dos racing games, já que tais recursos existem no Gran Turismo 7.

As melhorias de física e IA parecem interessantes, só jogando mesmo para saber com exatidão. E o que vi da campanha parece ok, talvez com uma progressão mais interessante que Forza 7. Aí só jogando pra ver melhor.

Me parece um jogo bacana, com evoluções interessantes, mas fico na dúvida se são suficientes para justificar 6 anos de intervalo entre as duas versões.

É possível que algumas pessoas se surpreendam com a futura comparação que o John Linneman fará de Forza Motorsport vs Gran Turismo 7. Até acredito que Forza deve vencer no geral, é um jogo mais novo e inteiramente dedicado à nova geração, mas creio que muita gente subestima o potencial de GT7 sem nunca sequer ter jogado.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
14 de Junho de 2023 14:58

Então Carlos, mas o que exatamente será comparado? Gráficos? Modo foto? A evolução que eles buscam é na forma como esses apetrechos influenciam no que é jogado. Os gráficos estão no Forza Horizon 5, e aqui agora, antes mesmo do jogo ser lançado eu já adianto que nem o novo Forza e nem o GT7 superam os gráficos do FH5. Nem o novo Forza no PC vai superar os gráficos do FH5 no Xbox.

Last edited 10 meses atrás by Fernando Medeiros
Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Junho de 2023 17:36

Não entendi, Fernando, estás a comparar gráficos de FH5 rodando a 30 com GT7 e FM8, é isso?

Mas estás a comparar graficamente o quê, as visões de cockpit ou a arte das paisagens e etc.?

Se for comparar jogos, é bom que ao menos sejam do mesmo tipo, senão daqui uns dias estaremos a comparar Horizon Forbidden West com Forza Horizon 5…

Veja bem, o que faz Forza Horizon ser mais bonito graficamente são escolhas estéticas de cenário e iluminação não as de simulação de corrida. Mas infelizmente a gente fala, fala e a mesma conversa volta e meia se repete.
Que comparar, compara FM8 com GT7, que pode fazer algum sentido.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Junho de 2023 19:58

O baseline de comparação do Forza Motorsport são os seus pares, isto é, Forza Motorsport 7, Gran Turismo 7, Grid Legends, Project Cars 3, Assetto Corsa. Como o Juca te disse, não faz sentido incluir Forza Horizon 5 na discussão, seria o mesmo que compararmos os modelos dos personagens de Starfield com os de Callisto Protocol. São jogos com propostas muito diferentes, que buscam entregar diferentes tipos de realismo.

Por isso, ao olhar o que foi mostrado em aspectos visuais, eu percebi uma evolução discreta em relação ao Forza Motorsport 7. Níveis de imersão parecidos, seja nos modelos dos carros (tanto cockpit quanto externos), quanto no sistema de iluminação, nos reflexos, etc. O que notei de diferencial é que o entorno de Kyalami possui uma maior variação nos assets, parece que tem menos “duplicações” que nas versões anteriores. Como você deve saber, em todo jogo de corrida, as mesmas árvores estão espalhadas em diversos lugares rsss.

Como o jogo foi refeito, pode ser que a “imersão next-gen” esteja em outros fatores, como uma física mais aprimorada, uma inteligência artificial que faça as corridas mais divertidas, ou um sistema de progressão que realmente te faça viciar no jogo. Isso só jogando para saber.

Mas se você voltar para o trailer do ano passado, irá lembrar sobre como mostraram uma Maple Valley com assets totalmente refeitos, nos passando a impressão de ter uma imersão visual muito mais refinada. Eu não vi isso nessa gameplay de Kyalami, pois o campo de visão, níveis de detalhes e assets estão de certa forma aderentes com o que já vimos em Forza Motorsport 7 (joguei por 64 horas com presets no high do meu PC. Não sei como está no Xbox)

Mas como disse, precisamos ver mais. No próprio Gran Turismo, faz diferença entre ver uma gameplay em Interlagos e outra gameplay em Deep Forest, que possui assets muito mais bonitos. Então quero ver mais pistas, outros carros, condições climáticas adversas, ciclo dia-noite e etc.. para poder opinar melhor.

Last edited 10 meses atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
14 de Junho de 2023 20:21

E sabe o que achei mais interessante, professor, é que o pessoal vivia a criticar que os carros rivais de GT pareciam andar num tapete, e agora no vídeo do novo Forza estão do mesmo jeito! Lol.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 13:37

Tem um vídeo circulando onde estão comparando a gameplay do ano passado em Maple Valley com a deste ano em Kyalami. Link: https://twitter.com/Gho5tofspart31/status/1669086104060829696?s=20

Sabemos que a do ano passado rodava em um PC, enquanto que a deste ano roda em um Xbox Series X.

Apesar de serem pistas e carros diferentes, me parece que a gameplay do PC conta com RTGI (veja como a luz interage com os assets da pista, incluindo as árvores) e RT Reflections, enquanto que a deste ano não possui Ray Tracing em gameplay (os reflexos no capô do carro são cubemaps https://twitter.com/Dachsjaeger/status/1668911755764940801?s=20). Isso por si já faz um certo impacto visual.

Last edited 10 meses atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Junho de 2023 13:13

Enquanto isso ontem no decorrer da noite (já perto da madrugada em Portugal) a Eurogamer solta um artigo sobre o vídeo comparativo do El Analista del Bits do Forza em relação ao GT7.

Eu não o acompanho mas ao ver os comentários vi que o que se comenta aqui é verdade, que ele comete erros para ser o primeiro em vídeo comparativo. Em tese ele não foi o primeiro visto que desde terça já tem na internet vídeos comparativos, mas se for de fonte conhecida ele deve ser o primeiro.

Tanto nos comentários da Eurogamer PT quanto no YouTube o pessoal/a malta reclamou que ele capturou imagens a 120fps do GT7, que segundo falaram, há perda de qualidade quando este modo é ativo, fora que parece ter ocorrido outra manipulação.

Depois das reclamações ele recapturou, agora em 4K60fps. Eu só acho de má fé colocar trechos de RT como se fosse no gameplay, pois tem gente a acreditar que no gameplay há RT.

Last edited 10 meses atrás by Livio
Hennan
Hennan
Responder a  Livio
13 de Junho de 2023 23:09

Espero que seja a compressão do youtube, porque me senti verdadeiramente enganado. Esse não é o mesmo game do trailer. Espero que o modo gráfico exclusivo do PC esteja em outro nível.

Livio
Livio
Responder a  Hennan
14 de Junho de 2023 10:54

Ops que aí reclamou do GT Sport e GT7????

É a hora de ver que tem teto de vidro também.

https://www.eurogamer.pt/forza-motorsport-exige-ligacao-a-internet-para-o-modo-carreira

Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Junho de 2023 12:40

Bem vindo ao clube, estou sendo enganado desde minha primeira E3 ao menos! Lol

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
14 de Junho de 2023 14:38

Já tinha sido revelado a presença do Forza em um evento estendido nessa semana, mas sem muitos detalhes. Eu realmente nem achei que eles mostrariam um gameplay, e sim que seria só conversa, como tem sido praxe nessa semana de evento estendido pós showcase. Bom que mostraram algo, e ainda rodando no Xbox Series X, mas não retiro meu palpite, acho que tem um direct antes do lançamento, até por que o que mostraram tinha o aviso de que não era a build final.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Junho de 2023 20:26

Credo…

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Junho de 2023 20:56

Bem maior é dose…

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
14 de Junho de 2023 15:23

Ponto interessante, o melhor do Hellblade é o design de som. A movimentação é limitada, os espaços na área de jogo são extremamente limitados, as interações são quase inexistentes, enormes partes do jogo são cutscenes interativas que te lembram uma techdemo e o combate é extremamente rústico. Exemplo, nesse trailer do evento domingo, provavelmente aquela movimentação da Senua saindo debaixo da passagem estreita é parte do gameplay, bem como todo o resto do que acontece no trailer. O gameplay do Hellblade funciona a favor da narrativa de uma forma extremamente rígida, é muito mais um filme interativo do que um jogo. O acontecimento mais dinâmico que o jogo te proporciona é entrar em combate com os inimigos, ou seja, quase nada.
Eu não sei quais pessoas acham que o HB2 é o melhor jogo da história, mas já disse isso e vou dizer de novo por que sinto que fui sutilmente acusado aqui, o jogo não é nenhuma maravilha, é uma porcaria na verdade. O intuito é ver o que os visuais mostrarão e onde as tecnologias empregues poderão chegar. O design de som parece acima do primeiro, a captura de movimentos parece infinitamente melhor, as expressões faciais parecem as melhores da história, e é isso. Ninguém liga para Hellblade, aposto que pouca gente sabe explicar do que a história se trata por que o jogo é uma loucura desinteressante. A função do Hellblade é hypar a arte, os gráficos e tirar screenshots. É um jogo que eu suporto uma jogatina continua de uns 30 minutos…
Aqui traço um paralelo com os jogos do Kojima, eles sempre foram uma loucura sem nexo que parecia escrita por uma criança com alguns problemas cognitivos, mas os Metal Gear tinham o componente do gameplay que salvava. A partir do momento que veio Death Stranding, a falta de capacidade do Kojima de fazer alguma coisa que tenha nexo se juntou à um design de gameplay terrível e o resultado foi aquele lixo. O Hellblade parte de algo maluco que tem algum nexo, mas um design de gameplay porcaria. Agora os fanboys de Playstation vão descobrir as falhas do jogo que já existiam no primeiro mas que foram ignoradas quando ele era um dos exclusivos que ajudou a “matar” o Xbox em 2017.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Junho de 2023 16:12

Agora kojima virou um dev de quinta categoria.rsrs

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Junho de 2023 16:24

Pelo visto você não jogou Hellblade pra falar isso. No primeiro, apesar de ser bem linear, é um jogo completo. Curto, mas completo. Para com essa coisa de Techdemo que só mostra que você nem encostou no jogo! Eu não curti o gameplay do game, mas não é do jeito que tu tá falando e tá longe de ser como um Detroit: Become Human (que é excelente por sinal).

E Death Stranding é uma obra prima. Só realmente meio lento no início, mas depois que engrena é algo único na indústria. Mais um que vc nem encostou pra falar isso.

E, se tu não entendeu Death Stranding e Metal Gear, acho que quem tem problemas cognitivos não é o Kojima e sim você! Cada um…

Last edited 10 meses atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
14 de Junho de 2023 16:40

Obviamente não jogou msm e não conseguiu entender Kojima, até pq, entender Pink Floyd, Pearl Jam, não são para muitos…
Às vezes, o caneta azul é melhor, pois é fácil de compreender, tornando-se melhor para raciocínios mais simples.rs

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
13 de Junho de 2023 12:54

Eu fiquei realmente impressionado com a apresentação de Starfield. Na minha opinião, é exatamente assim que um jogo prestes a ser lançado deve ser mostrado. Como estamos em uma época em que tantos jogos são divulgados apenas por trailers, é gratificante ver que alguns estúdios ainda se preocupam em oferecer uma apresentação completa, com detalhes, informações, trechos de gameplay e revelações sobre a exploração dos planetas, colecionáveis, combates e muito mais. No entanto, é uma pena que o mesmo cuidado não tenha sido dado nas apresentações do Forza Motorsport, que assim como o Starfield, também será lançado em breve.

Além disso, apesar de ter ficado desapontado com Avowed, achei que o formato de apresentação foi bastante decente, com uma boa quantidade de trechos de gameplay. Infelizmente, outros jogos anunciados na mesma época, como Hellblade 2 e Fable, não receberam o mesmo nível de apresentação.

Além disso, considero aceitável a revelação de jogos como Clockwork Revolution e South of Midnight por meio de trailers. Esses casos se assemelham à revelação dos GaaS da Bungie e Haven. Embora não seja o formato ideal, pelo menos não se tratam de jogos anunciados há vários anos que estão sendo atualizados apenas com trailers vagos.

Last edited 10 meses atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
13 de Junho de 2023 13:00

Perfeito Carlos, as melhores modos de apresentações de jogos que vi foram a da Showcase de Starfield, a do SW da Ubisoft e o Spiderman da Sony, e não falo aqui da qualidade dos jogos, mas sim de como qualquer jogo deveria ser apresentado.

Quem diria eu estar aqui a elogiar a MS e a Ubi em como estão a apresentar seu jogos. Lol. Agora, CGs por CGs sempre preferi aquelas apoteóticas e caprichadas da Square com FF ou mesmo as caprichadas da Blizzard, como eram antigamente em qq E3.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
13 de Junho de 2023 16:57

Eu não me interessei pelo starfield e nem gostei da apresentação e explico:

vai ser mais um jogo simplorio de fantasia medieval, a mesma receita, só que no futuro

já joguei fallout 3 e fallout 4 (new vegas não entra na lista pq nem é bethesda) e ele tem uma aparência por fora de ser tudo isso que vc acha… depois que vc vai jogar descobre que tudo é simplorio e infantilizado… as coisas não tem muito peso.

o jogo não tem a carga realista de jogos da sony, com “peso” nos acontecimentos tipo god of war ou last of us, e nem é pesado como fallout new vegas no sentido de mostrar um mundo realmente destruído e que não presta.

unica coisa que a MS tem ai que eu queria que a sony tivesse era comprar a Obsidian, com Chris Avelloni, e Fallout (apenas a franquia) da Bethesda.

O resto ai do que a MS comprou, pode ficar.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
13 de Junho de 2023 13:11

Gostei do showcase, o melhor em minha opinião é a volta da competição por mostrar jogos, o que ativa a concorrência essencial para a saúde da indústria de videogames.
Fiquei com a impressão de que a MS vai prosseguir com a aquisição da Activision mesmo com a negativa do Reino Unido, pois a aposta da MS continua alta no gamepass. A parte ruim é o que foi mencionado pelo Mário, poucos jogos AAA e a indicação de que os jogos do gamepass serão em sua maioria AA.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Júlio Esteves
13 de Junho de 2023 14:38

Como ficaria a distribuição desse jogos no Reino Unido? Seria outra empresa? Não existirá jogos da MS lá? E a conexão? Vao barra por IP?
Se eu comprar um jogo versão europeia , como impedir de jogar no Reino Unido?
Se alguém puder me explicar …

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Tiohildo
13 de Junho de 2023 17:17

Não tenho capacidade de explicitar em detalhes como seria, pois não conheço a normativa do Reino Unido. Minha opinião foi a de que a Activision é essencial para o sucesso do gamepass e a MS já investiu muito para deixá-lo fracassar. É apenas uma hipótese, mas se for interessante a MS (numa atitude de desespero) pode simplesmente não publicar nenhum jogo no Reino Unido que decorra da parceria com a Activision. O clamor dos gamers de lá pela ausência dos jogos e a perda financeira e oconômica para os países podem gerar um esforço politico para uma solução alternativa a qual não ainda não sei precisar. Concluindo meu comentário foi devido a uma impressão obtida pela mudança da postura “morna” e corriqueira para uma postura mais decida da MS.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Junho de 2023 15:39

[Opinião]
Eu sinceramente preferia era que passasse logo, tanto pelo lenga lenga acabar, quanto pela certeza do estrago que com dinheiro desmedido pode ser além de danoso pra indústria, imprevisível.

Fora que a Xbox não poderia mais se vitimar a dizer que não avança no mercado porque os outros querem diminuí-la quando é exatamente a intenção dela quando finge não concorrer com a Sony ou Nintendo nesse mercado.

Sei que não gosta do bidentismo, Mário, mas no mais, algum gigante com muito dinheiro vai comprar as empresas pra tirar dos consoles, mais cedo ou mais tarde para pô-los em serviços fechados. Creio que não tarde muito Amazon, Apple ou Meta devem fazem um movimento igual de comprar algum gigante dos games e melar o mercado de consoles, então é só uma questão de sabem quem será. A Sony que acorde e compre o máximo de ips tradicionaos que conseguir, pois o futuro é catálogo com jogos de celular de nomes conhecidos, até um novo crash da indústria, onde ela, por ter menos dinheiro está mais suscetível a ir embora antes da mau gerida xbox.
Sorte que ainda a Nintendo pra salvar a indústria de consoles mais uma vez.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Junho de 2023 15:48

então a MS vai ter que pagar os 3bi para a Activision?? Visto que o negócio não será concretizado antes de domingo (18/06)

Netto
Netto
13 de Junho de 2023 14:39

Pro meu gosto pessoal no Showcase da Sony que me interessam:

FF16 exclusivo
Helldivers 2 “exclusivo”
Metal Gear Solid 3 Delta multi
Spiderman 2 exclusivo
Phanton Blade Zero exclusivo
Alan Wake 2 multi
Assassins Mirage multi
Dragons Dogma 2 multi
Resident 4 VR Mode exclusivo

Show case do Xbox foram
Starwars Outlaws multi
Forza Motorsport “exclusivo”
Starfield “exclusivo”
Clockwork “exclusivo”
Hellblade 2 “exclusivo”
Ciberpunk 2077 Phanton Liberty

Bem parecido né

Mas eu concordo com o relator, o Showcase do Xbox se saiu melhor por trazer um equilíbrio maior entre jogos single/multi e surpresas japonesas pra quem curte. No da Sony ouve um foco grande em GaaS

Ainda no SGF eu curti muito o gameplay de FF7 Rebirth, da Capcom a confirmação de um novo Remake da saga Resident Evil e Pragmata.

Edit: esqueci de citar, gostei do novo Prince of Pérsia, vi muitos criticarem, mas pessoalmente eu curti essa volta as origens da franquia.

Last edited 10 meses atrás by Netto
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Netto
14 de Junho de 2023 10:16

Foi um evento bom quando compreende o que são games projetados para o gamepass hj. A própria Obsidian disse que recuou com Avowed nas ambições, mas para mim, foi imposição da MS ali, dizendo: “Grandes AAAs demandam tempo e grana e prefiro que diminuam o investimento no game, focando em fazer um ótimo RPG AA para chegar mais cedo no gamepass e usar o resto da grana para outros projetos experimentais ou um outro AA”

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
13 de Junho de 2023 16:17

Sobre os pontos negativos, jogos que podem ser considerados AA, e aqui eu vou incluir Avowed, Clockwork e possivelmente South of Midnight são importantes atualmente. Eles podem ser lançados mais rápido e preencher o tempo entre os grandes jogos.
Sobre Fable, o desenvolvedor do jogo falou no twitter que o que foi mostrado é in-game rodando no Xbox Series X, e postou GIFs com os cortes dos trechos que eram captura direto de gameplay.

https://twitter.com/LukasKoelz/status/1668004690406043650?cxt=HHwWhMCz9bXb-KUuAAAA

Netto
Netto
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Junho de 2023 17:00

Clockwork não parece um jogo AA pelo trailer

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Junho de 2023 17:13

Fernando, toda empresa precisa de jogos mais simples,mas com odinheiro da MS e um console com quase 3 anos no mercado sem mostrar a que veio, estar a investir em GaaS e AA só se justifica pra quem aceita qq coisa que venha de sua marquinha do coração. MS deveria estar a fazer so AAA e pra joguinho preencher espaços era só pagar por exclusividades temporárias, o resto é complacência mesmo.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Junho de 2023 10:12

O game da Inxile era dito como um AAA pelos insiders de xbox, como Klobrille e outros por lá!

Andrio
Andrio
13 de Junho de 2023 19:25

[OFF] Algo que deixa extremamente chateado com a sony.
DF fez a analise de street fighter 6 e chamou o noodalls, um cara que é bem ativo na comunidade de jogos de luta. Como vcs podem ver, para atingir a menor latencia no ps5 eu preciso de um monitor 2.1 por causa do vrr e no xbox s/x não!

ganância só para vender os monitores da linha inzone.

https://twitter.com/digitalfoundry/status/1668275741161668608?s=20

Juca
Juca
Responder a  Andrio
13 de Junho de 2023 21:05

Não entendi, o problema da maior latência na Sony é a falta de um monitor dela e no xbox tem menor latência com qualquer tela? Sacanagem!

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
13 de Junho de 2023 21:22

É pq a Sony limitou o alcance do vrr.

Eu tenho um monitor 2.0 mas ele n suporta o bendito vrr.

Last edited 10 meses atrás by Andrio
Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Junho de 2023 23:26

Então Mario, nem todo monitor HDMI 2.0 pode habilitar o vrr. Ele diz que não é compatível.

Posso ter me expressado errado mas como vc falou o do Xbox é extendido então qualquer monitor 2.0 ele reconhece. No caso do ps5 não.

Pior que aqui no Brasil os preços de monitores compatíveis estão bem salgados.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Junho de 2023 7:07

Tens razão, Mário, mas acredito que oficialmente, o VRR via HDMI só veio a ser suportado na versão 2.1, só que veio a ser implementado antes disso aleatoriamente pelos fabricantes de monitores e TVs independente da versão do HDMI que trouxessem, a Sony parece que sempre cita só o HDMI 2.1 para o suporte ao VRR, quando fala dele nos informativos de PS, mas em teoria, você tem razão, é possível 1440@120 com suporte a VRR por hdmi 2.0, mas não se vê com facilidade essa informação ou confirmação disso como fato, seria bom um teste técnico disso. Já sobre o ALLM a Sony deixa claro que se a TV o tiver (e aí o fato independe da versão do HDMI, e mesmo uma 2.1 pode não ter) ele é acionado automaticamente.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Andrio
15 de Junho de 2023 7:15

Andrio, só gostas de jogar em monitores? As Oled da LG, a partir da C1, têm todas as portas com HDMI 2.1 reais e suporte a VRR, e vez por outra aparecem num preço relativamente bom… Foi das melhores compras que fiz nos últimos anos, e é a melhor imagem de vídeo daqui de casa, incluindo meu monitor 4k.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 8:28

Eu tenho a LG Cx e mesmo essa já tinha 2.1…penso que terá sido a primeira??
Já fez 3 anos, zero burn in, zero de retenção de imagem.
Confirmo e subscrevo o que o Juca escreveu.
A foi das melhores compras que fiz, uma qualidade e cores brutais.
Eu tenho outra LG uma que não é OLED, será Nanocell (lcd) no cockpit para jogos de corrida e quando mudo a PS5 para a CX para jogar os AAA single é uma diferença da noite para o dia!

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 12:25

Juca, eu tenho uma Oled CX e uso ela para jogos singleplay.
Para jogo de luta eu prefiro jogar em monitor devido ao tamanho da tela. É muito mais fácil manter o foco / prestar atenção em tudo que estar acontecendo pq eu n preciso mover tanto os meus olhos.

Eu não sou competidor, mas se tem um genero que eu ativo meu modo competitivo é com fighting games xD

E sobre o lance de hdmi 2.0 poder ativar o vrr em 1080 /1440p infelizmente não funciona com todos monitores pelos menos no ps.

No site da dell se vc olhar essa lista a maioria é compativel com vrr no xbox e no ps não.

https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000187148/suporte-de-monitores-dell-gaming-para-consoles-de-jogos

enfim, duvido mudarem isso ai segue o jogo.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
15 de Junho de 2023 12:39

Ah tá, entendi agora, então na verdade a questão pra você nem é tanto a latência mesmo, porque o ALLM é independente, é mais o desconforto de poder ter um screen tearing ou desssincronia de frames/frequência da tela, por a Sony não dar suporte a todos os monitores com 2.0. E o seu monitor da Dell é um dos “sorteados” sem suporte.
Mas entendi agora a questão do monitor ser importante pra vc.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Junho de 2023 14:15

Entendi. Eu acho isso realmente ruim para a propria sony. Na comunidade de jogos de luta o pessoal acaba sempre indicando xbox.

Detalhe que a sony é dona da evo e com certeza ta por dentro desse assunto, mas o que foi que ela fez? lançou uma linha de monitores gamers com hdmi 2.1 que surpresa não? xD

Last edited 10 meses atrás by Andrio
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Junho de 2023 9:20

Tem o demo do sf6 para baixar. Essas opções estão disponíveis no demo.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
14 de Junho de 2023 22:31

Oba, não tava sabendo!

Livio
Livio
15 de Junho de 2023 15:14

e mesmo uma Serie S preta com 1TB armazenamento.

E essa definição sobre o novo Xbox Series S?
https://youtu.be/NbP6pGwXGPo?t=339

Francis
Francis
18 de Junho de 2023 15:56

O estúdio do Fable falou que o que foi apresentado foi in game. Provavelmente, existem trechos no trailer que são do próprio game, ou aquelas cutscenes também estão no game.

Sobre os jogos de grande orçamento, acredito que Fable, Forza Motorsport, Flight Simulator 2024 e Starfield são um bom vislumbre de investimentos para divisão Xbox (talvez Hellblade 2 e Avowed, mesmo o jogo da Obsidian tendo uma escala parecida com o de The Outer Worlds podem entrar na lista?), mas também senti falta de jogos como State of Decay 3, Everwild, Contraband e Indiana Jones.

Last edited 10 meses atrás by Francis
Deto
Deto
Responder a  Francis
18 de Junho de 2023 18:02

Curioso q em um post teu Redfall não era culpa da MS, pq começaram a fazer antes da MS comprar.

Agora starfield é mérito da MS, mesmo tendo começado a ser feito antes da compra.

E sobre o Fable, eu se fosse vc não hypava muito isso ai… tá com maior cara de linha de montagem de jogo, pegaram uma franquia conhecida pq não tiveram capacidade criativa para fazer uma nova e ainda pq viram a guerrila sair de killzone para HZD e arrotaram arrogância achando que fariam um jogo melhor e mais barato, com menos gente.

Viram HZD e resolveram achar que podiam fazer melhor, o caso clássico da MS que acha que “não tem como a sony ter feito um console mais potente, nos criamos o DX”

Nada nesse jogo cheira bem

resolveram fazer pq “eu quero tb” quando viram HZD, igual criança mimada.

pegaram uma franquia já existente pq não tinham capacidade criativa para fazer algo do zero

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Francis
18 de Junho de 2023 19:04

In game foi apresentação de Spider 2. Galera tem que começar a se ligar que “footage” pode ser slgo mto diferente de in game!

error: Conteúdo protegido