Os quatro tipos de jogos de nova geração temos vindo a ter na Playstation 5

Basicamente a PS5 tem vindo a receber jogos que se enquadram em três categorias distintas.

Nota: As consolas Xbox não são consideradas neste artigo pois, até ao momento, elas nunca receberam um exclusivo de nova geração, e dessa forma apenas se enquadrariam na primeira categoria aqui referida.

Olhando para os jogos da Playstation 5, basicamente vemos quatro tipos de categorias de jogos que ela tem vindo a receber:

  • Jogos Cross Gen

Basicamente jogos concebidos para a PS4, mas com melhorias gráficas, e sonoras na PS5.

Exemplo: Horizon Forbiden West



Horizon Forbiden West é um jogo PS4 que na PS5 melhora o streaming, a qualidade dos Assets, a resolução, os FPS e as texturas. Mas a sua gênese de jogo é totalmente compatível com a PS4, que apresenta assim um jogo bastante equivalente e sem grandes compromissos.

  • Jogos PS4 exclusivos PS5

Basicamente aqui temos jogos que apesar de serem exclusivos da PS5, isso basicamente acontece por mera questão comercial pois na realidade foram desenvolvidos na PS4, e não tiram real partido de qualquer característica da PS5. Basicamente são jogos que poderiam perfeitamente ter uma versão PS4, sem qualquer compromisso que não fosse o re-escalamento gráfico.

Exemplo: Demon’s Souls

Demon’s Souls é um jogo da PS3, que foi remasterizado para a PS5. Não possui nenhuma componente que utilize verdadeiramente o hardware da PS5 de uma foma critica, pelo que uma versão PS4 só não existe por questões comerciais.

  • Jogos PS4 alterados e exclusivos PS5

O que temos aqui são jogos que basicamente poderiam sair na PS4, mas que levaram alterações de ultima hora, que sem tirarem real partido da PS5, utilizam de forma critica para a jogabilidade  a sua maior performance.

Exemplo: Returnal



Returnal é um jogo PS4 que sofreu alterações que usam o hardware da PS5 de uma forma critica para o jogo.

O jogo tornou as partículas elevadas que há em ecrã a todo o momento e em movimentação 3D uma característica da jogabilidade. Requerendo 60 fps, tal seria algo problemático para o pequeno CPU da PS4, o que tornou o jogo exclusivo. É assim um jogo que, apesar de ter sido inicialmente criado para a PS4, por questões de visão de jogo e artísticas se viu limitado à PS5, mas apenas devido à sua maior performance.

  • Jogos exclusivos PS5

São jogos que, pela forma como tiram partido das capacidades da PS5, a sua conversão para outros sistemas obrigaria a alterações radicais no sistema de jogo.

Exemplo: Ratchet  & Clank: Rift Apart

Este é dos poucos jogos atualmente existentes que tira real partido da PS5. A forma como usa componentes criticos da consola torna-o impossível de ser recriado sem tremendo sacrifícios numa consola de geração anterior. Aliás, mesmo uma conversão para PC, apesar de possível, ou limitaria o mercado alcançado, ou obrigaria a muito mais RAM que a versão PS5 para compensar o SSD:



Infelizmente este tipo de jogos é ainda reduzido, e com excepção deste e da Demo Matrix Awakens pouco há que demonstre as capacidades reais da Nova Geração.

Demo essa que aliás, na versão PC nem sequer possui a parte jogável pois a quantidade de sistemas capazes de a correr em condições é bastante reduzida.

Basicamente, com exceção dos Cross Gen os tipos de jogos acima referidos, irão no fundo existir sempre uma vez que nem todos os jogos usarão o poder todo da consola. E devido a tal, mesmo no futuro, sairão muitos jogos exclusivamente na PS5 que poderiam muito bem correr na PS4.

O que no futuro mudará é no fundo as percentagens de jogos em cada um dos casos.



54 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
10 de Junho de 2022 8:51

Não concordo numa questão em relação ao Demons Souls, aquilo não é nenhum remaster, é sim um verdadeiro remake ao estilo dos Resident Evil, Shadow of the Colossus e Dead Space, nem parecem os mesmos jogos.

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
10 de Junho de 2022 10:50

O que ele quis dizer, é que Demon Soul’s é um jogo que com cortes gráficos, e loading maiores rodaria no PS4 sem problemas. Mas que é um jogo refeito visualmente, não há dúvidas.
No caso de Ratchet, a demora em transições ou carregamento instantâneo de texturas e modelos de altíssima resolução poderiam comprometer o streaming de jogo pois pra se ter aquela qualidade o campo de renderização é mais restrito e exige um streaming de dados maior e grande poder computacional. Mas logicamente que tudo pode ser adaptado.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Juca
10 de Junho de 2022 11:32

Eu percebi isso e concordo, com os devidos cortes corria na PS4, mas remaster não é de certeza.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  José Galvão
10 de Junho de 2022 15:17

Com certeza Demons é um remake, assim como o TLOU 1 anunciado ontem também é.

Remaster é quando tu usa os mesmos assets feitos anteriormente para o jogo e os melhora. Remake é quando tu descarta os assets feitos anteriormente, construindo novos assets para o jogo, já que os anteriores se tornaram defasados em relação à tecnologia atual.

Por exemplo, na geração PS3 tu tinha modelos de personagens principais com até 30 mil polígonos. Na geração PS4 esses modelos chegaram a ultrapassar 100 mil polígonos. E na geração PS5, o Ratchet no nível máximo de detalhe pode ultrapassar facilmente 500 mil polígonos. Se a nova versão do jogo usa os mesmos modelos da versão anterior, com melhorias em filtros, resolução, efeitos, etc.. é um remaster. Se os modelos forem refeitos para o atual estado da arte, então é um remake.

Jogos de PS1 ficam mais fáceis de se caracterizar como remake, porque as versões antigas são muito pobres em qualidade de texturas, polycount, etc. Usar os assets de 25 anos atrás fará a nova versão do game ter um visual pobre até demais. As coletâneas de Crash Bandicoot 1,2,3 e team racing, assim como Spyro 1,2 e 3 são claramente remakes.

Os jogos de PS2 podem ter uma leve discussão à respeito, mas as fronteiras também ficam bem claras. O Ratchet and Clank de 2016 é claramente um remake do clássico de PS2 (talvez seria mais apropriado chamá-lo de reboot, já que se trata de uma reimaginação do jogo original), assim como o Shadow of the Colossus lançado para PS4. Já o Halo 2 e Resident Evil HD Edition, alguns consideram as versões mais recentes como um remake, mas você vê que são essencialmente os mesmos assets com efeitos, nitidez e resolução bastante melhorados. Então são remasters.

Já os jogos de PS3 geram muito mais discussão, porque se trata uma geração que ainda não envelheceu tão mal graficamente. Então mesmo que TLOU1 e GTA V possuam modelos e texturas já defasados, não é algo tão acentuado quanto nos jogos mais antigos. Mas GTA V se vê claramente como remaster, pois são os gráficos de 2013 com vários retoques. Já TLOU1 foi claramente refeito para estar no mínimo dentro do mesmo patamar gráfico de TLOU2, ou seja, um remake de “apenas” 7 ou 8 anos em diferença tecnológica, mas um remake.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
CarlosP
CarlosP
10 de Junho de 2022 9:33

Demon souls é um remake, mas um remake que duvido que tire todo o proveito das reais capacidades da ps5. O que gostaria de ver ainda mais da nova geração acima até de resoluções, fps, etc, é qualidade das animações, ia, impacto nas acções, porque na minha opinião isto acrescenta muito valor ao jogo e ao nível de imersão. Não sei se o hardware pode facilitar este tipo de coisas, mas se for o caso, para mim esse deveria ser o foco.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Junho de 2022 11:29

E esse tlou remake não rodaria no ps4, Mário?

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
10 de Junho de 2022 11:39

Esse remake é o outro melhorado, então, já roda a adaptação pra trás, é o próprio remaster ele com cortes, o que ele deve fazer é não ter loadings e ter iluminação, efeitos de fog e etc. melhores, o que melhora a imersão, mas não sabemos o que mais foi incrementado.

Ratchet também poderia fazer o caminho inverso, mas a experiência seria outra, tanto na hora de zoom nos personagens quanto em transição de loadings e toda a qualidade, mas dava pra ter um jogo ainda lindo e divertido no PS4.

Agora, o mais difícil é saber o que de fato melhorou ou foi mudado em TLoU além de detalhes visuais menores que são vistos em foto, pois o jogo já era muito bonito mesmo no PS3.

Last edited 1 ano atrás by Juca
CarlosP
CarlosP
Responder a  Juca
10 de Junho de 2022 12:20

Boas juca, essa história dos remakes que já tinham uma expressão visual bastante aceitável, não me cativa muito. A meu ver remakes de demon souls, metal gear, star wars, etc, que foram jogos aclamados pela crítica e público em geral e que têm anos e logo o hardware na altura era muito mais limitado, acho que merecem mais atenção. Acho que o nível de aceitação do pessoal era muito mais elevado. Concordas?

Juca
Juca
Responder a  CarlosP
10 de Junho de 2022 16:56

Concordo, tem coisa mais antiga que eu gostaria de ver modernizada, da própria Sony poderiam trazer Siphon Filter, Daxter… Adoraria jogos de PS3 que não tiveram suporte a Trofeus como ou que não tiveram mecânica muito boa Heavenly Sword, Folklore, o primeiro Resistance feitos uns Remakes caprichados ou mesmo uma sequência bem melhorada. The Last of Us é muito recente e tem uma sequência muito recente… Tem coisa melhor pra se fazer!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 1:46

? Esse mesmo! ?

Marco Antonio Brasil
Responder a  Edson Nill
10 de Junho de 2022 12:53

Se o ps4 rodou tlou2 certamente seria possível rodar o remake da parte I. Essa cai na categoria de “questões comerciais” rs.

Juca
Juca
Responder a  Marco Antonio Brasil
10 de Junho de 2022 13:04

Eu acho que é pra versão PC não destoar tanto quando sair, e reforçar vendas quando a série de TV for relançada, realmente é meramente uma questão de milkar como dizem por aí. E apesarde achar que as mecânicas do primeiro são engessadas pra tempos atuais, não precisaria de um remake ainda, na minha opinião. Melhor terem feito dos 2 primeiros Uncharted se fosse pra termos Remake.

Hennan
Hennan
10 de Junho de 2022 13:23

Minha dúvida em relação ao Demons souls é se a física iria rodar bem no ps4. Vale lembrar que foi refeita e que por exemplo é muito superior a apresentada no Elden ring.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
10 de Junho de 2022 14:31

Eu acredito que Demons poderia ser reescalado para o PS4, mas rodando em uma diferença similar a que vemos atualmente em Horizon Forbidden West, ou seja, uma redução considerável no level of detail.

Deto
Deto
10 de Junho de 2022 14:14

off

viram as noticias do RDNA3 e EPYC?

https://adrenaline.com.br/noticias/v/76291/amd-anuncia-arquitetura-zen-5-e-processadores-epyc-turin-de-4nm

https://adrenaline.com.br/noticias/v/76292/amd-rdna3-em-5nm-tera-eficiencia-50-superior-ao-rdna2

AMD querendo manter o melhor consumo em CPUs e ao que parece conseguindo
RDNA3 com MAIS de 50% de aumento de eficiência.

Mantendo esses saltos por mais uns 5 anos, PS6 vai ser um montro… enquanto foi 5x aumento de TF do PS4 para o 5; capaz de aumentar umas 10x o PS6… 100TF.

MCM e damos adeus a limitação de tamanho da APU, agora CPU e GPU podem ser maiores somadas que uma APU

O melhor é que todas as apostas da AMD são vantagens para consoles…. melhor consumo em CPU, aumento grande de eficiência de GPU, modularidade MCM…

Juca
Juca
Responder a  Deto
10 de Junho de 2022 17:10

É… Se for tudo o que promete é um espetáculo e tamanho do chip não vai importar tanto para uma melhor aproveitamento performance… Tá quase chegando no átomo o tamanho do transístor… ?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
10 de Junho de 2022 18:27

Pode ser que parar de diminuir o processo, nm, até não seja tão ruim… Toda hora troca o processo e todo mundo pagando preço de “processo novo”

E 1nm depois de 4 anos de uso, todo mundo fabricando assim, sera que não vira commodit preço de banana?

Ao contrário de investir em diminuir, se investe em otimizar a produção e diminuir o custo.

Talvez seja por isso que se use o MCM, vários Chips pequenos são mais baratos que um grande, isso a gente já sabe desde sempre, ainda mais otimizando a produção por 5 anos no mesmo maquinário de 1nm por ex.

O futuro é um montão de Chips dedicados para cada coisa, que custam preço de banana cada um e precisa de um monte para entregar performance…

Last edited 1 ano atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
11 de Junho de 2022 1:54

Nunca vi nada sendo vendido como novidade ficar mais barato! ? Então, é melhor a gente não contar com isso, a menos que você se satisfaça como eu com telefones, hoje tenho um modelo que comprei novo mas lançado a uns 3 anos! ?

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
10 de Junho de 2022 20:39

Essa atual geração vai ser mais longa que a vida do Xbox 360 de 2005 à 2015. Graças a Covid, 2 anos simplesmente não aconteceram, e ainda estamos jogando games de PS4 e Xbox One. Tem muita tecnologia que os desenvolvedores ainda não sabem exatamente como usar, e existe apenas 1 motor no caminho do que é a nova geração, e que ainda deve ver muitas atualizações nos próximos anos. Esse é um momento de conversão com potencial ao nível do que foi a 7ª geração, mas que significa descobrir novas maneiras de fazer as coisas para o desenvolvimento ser viável, como foi feito naquela época. O que vivemos hoje, tentando trazer para a realidade da 7ª geração, é como se invés de criar jogos revolucionários como Gears of War, Uncharted, Assassins Creed, Mass Effect, Dead Space ou Metal Gear 4, os devs tivessem apenas feito versões com mais FPS ou maior resolução dos games do PS2 e do primeiro Xbox. Ok, o Halo 3 é basicamente um jogo do primeiro Xbox com maior resolução e algumas luzes melhores que acabou empurrado pro 360, mas não era exatamente a regra da época, ao contrário de agora onde a exceção é um jogo verdadeiramente de nova geração.
Essas inovações que tanto a AMD quanto a Nvidia farão, talvez nem se materializem em um geração de consoles tradicional e fiquem para os datacenters e os serviços de cloud gaming.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 2:04

Mário, mas será que sairão mesmo, a indústria por vezes exagera no marketing, e mesmos as placas de 30 Tflops de hoje, além de preços abusivos (na minha ótica), não se sustentam tão bem nos 4k@60 quando RT entra na equação, embora até sobrem em muitos casos.
Tenho lá minhas dúvidas se teremos consoles pra daqui 3 anos com sequer 50 Tflops a preços razoáveis de 500 usd/euros, mas obviamente só estou a especular, se você quiser explicar o porque de acreditar na possibilidade comercial disso, fique a vontade, a mim ainda parece meio surreal. Eu diria que saindo consoles de meio de geração pra daqui 2 ou 3 anos não os vejo passando dos 25 Tflops até porque eles não costumam se centrar em placas de alto perfil e sim mais nas low/mid, mas é aquela história do bidente, estou falando mais da questão preço/tflop mesmo como limitante pra isso! ?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 2:09

Além do mais, é tendência que nos próximos anos os tensor cores passem a ser utilizados para mais tarefas além da reconstrução de pixels, como foi apresentado pelo Jensen Huang (
https://twitter.com/CarlosEduardoCD/status/1300853353153519619?s=20&t=_KxKakg7AW7_z5x9kn_y6Q) . Então creio que os futuros PS6 e Xbox precisarão de hardware dedicado na GPU para processar as saídas dos algoritmos de Machine Learning em tempo real. Dependendo da complexidade destes algoritmos, poderão deixar o PS5 e Xbox Series X bastante defasados, mesmo que estes eventualmente suportem algumas operações RPM.

Então acredito que na décima geração o Deep Learning estará em evidência no desenvolvimento dos jogos como o SSD está nessa nona geração.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 14:36

Não acho que conseguirão isso tão rapido a preços viáveis, principalmente nessa época. A tecnologia está evoluindo mais rápido do que pode ser aproveitada e creio que assim como na setima geração, os atuais consoles irão reter os PCs até os preços serem aceitáveis. E acho que nesse meio tempo, o cloud gaming vai se popularizar mais. Um hardware de 100tflops poderia emular quantos Xbox na Cloud? O hardware do XCloud, que é um pouco diferente do console de mesa, pode emular 4 Xbox One S ou 2 Xbox Series S.
Acho que as coisas caminharão nesse sentido, caso contrário, estamos perante uma geração inutil, que está em seu segundo ano e ainda não aconteceu e nem vimos nada, apesar de já existir uma extensa documentação de coisas que nenhum desenvolvedor implementou ainda.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Medeiros
Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 23:44

Vc acredita nisso Mário? Placas de vídeo com 100 teraflops já em 2023. Isso realmente me parece preocupante para os consoles, já que possuem um poder abaixo de tudo isso. Mas temos que esperar pra ver o que acontece.

Rafael
Rafael
Responder a  Vitor Hugo
16 de Junho de 2022 19:51

Poder bruto nem sempre se reflete em melhor desempenho. Veja os carros de hoje, tem carro 1.0 turbo 3 cilindros que tem melhor desempenho que carro 2.0 e ainda consumindo menos. Querendo ou não, o hardware do pc ainda é muito mau otimizado, você precisa bem mais pra rodar da forma com que os consoles rodam. Os consoles acabam sendo muito importantes até para o PC (Apesar de PCistas acharem o contrário), pois eles otimizam tudo. Até pouco tempo atrás, ter mais núcleos de CPU não ajudavam muito, valia mais à pena um clock alto do que mais núcleos… Tbm teremos consoles de meia geração como na geração passada, o que ajuda a reduzir um pouco a diferença nas especificações. Enfim, independente do hardware, quero ver jogos realmente de nova geração, até agora só promessas e port de jogos de PS4. Temos até jogo de PS3, que foi melhorado no PS4 e agora melhorado para o PS5… incrível como estão reciclando os jogos

Deto
Deto
10 de Junho de 2022 14:29

Returnal é 1080p no PS5, acho que cai em uma categoria de exigir tanto poder que não rodaria no PS4 apenas por poder da GPU mesmo.

Iria virar outro jogo no PS4, caparia tanto os gráficos que viraria outro jogo…

Fora que a gente não sabe quanto de fluxo de dados ele faz enquanto vc anda pelo mapa, imagine dar um stutter em cada porta que vc passa no jogo?

Loading entre cada sala?

Não acho que Returnal seja jogo de PS4…

Lembrando que Returnal, eu que joguei quase 300h, encontrei várias vezes Bug que eu andava muito rápido assim que iniciava um jogo novo, chega na primeira porta e o jogo congelava por 1 ou 2s pq estava fazendo loading para a proxima area.

Resumo:

1080p no PS5, ultra capado no PS4 e iria virar outro jogo, porta que demora 2s para abrir pq a proxima area está carregando ainda, prováveis problemas de fluxo de dados no PS4 graves

marcio
marcio
10 de Junho de 2022 14:43

Mario o que achou do remake do The last of us part 1 tecnicamente falando,particularmente não me surpreende, e a naughty dog disse que o jogo foi feito na raiz para o ps5, também vi que o mesmo esta sendo desenvolvido para PC, considerando que o PC não possui as features do ps5 será que a desenvolvedor capou o mesmo para facilitar o porte para PC?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  marcio
10 de Junho de 2022 15:12

TLOU não depende de streaming de dados agressivo, por isso a facilidade de port para o PC.
Agora se tivessem refeito e construído de raiz com base na I/O do Ps5, com certeza o port para o PC não compensaria nem a médio prazo, imagina agora.

marcio
marcio
Responder a  Sparrow81
10 de Junho de 2022 18:32

Diretor disse que o game está sendo feito na raiz para ps5 sparrow…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  marcio
10 de Junho de 2022 19:17

Pode estar sendo feito de raiz, mas se a engine não tá preparada para o streaming de dados agressivo, não adianta de NADA. Duvido que mudaram o paradigma da programação para o jogo fazer streaming de dados massivo, como foi o caso de Ratchet and Clanck. Se fosse feita essa alteração, não estaria no PC tão rápido.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
marcio
marcio
Responder a  Sparrow81
11 de Junho de 2022 0:04

Ué e pq não laçam o jogo para ps4 também e para Pc sim, porque eu tenho a impressão que esse remake está no mesmo nível gráfico que o parte 2 por exemplo

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  marcio
11 de Junho de 2022 1:24

Simplesmente pq demanda mais trabalho no Ps4 e esse Remake deve ter uma evolução sobre o que foi apresentado em TLoU2. Não deve compensar demorar mais 1 ano e meio por aí pra trabalhar esse game para ps4, visto que Tlou2 tiveram grandes dificuldades pra deixar liso no Ps4 base… Imagina esse remake, que deve ser mais uma evolução.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  marcio
11 de Junho de 2022 2:23

Ele parece até melhor em alguns pontos como iluminação…
E pra PS4 o jogo já existe, as melhorias pro PS4 não fazem muito sentido, primeiro que o objetivo é impulsionar a venda de uma nova plataforma, e atrair novos clientes, e segundo que não faz sentido ficar melhorando um jogo numa já limitada, pois as mudanças não têm como ser milagrosas, e está bem mais próxima de ser abandonada.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
10 de Junho de 2022 18:35

Depende.

Se finalmente estão fazendo fluxo de dados para ficar somente na RAM o que está na Tela?

Duvido, infelizmente, que tenham feito isso… Mas “vai que”

Pelo menos que tivessem feito isso como “tech demo”…

Poxa vida, já tá na hora de aparecer um jogo assim, que eu comprarei mesmo que for um “The Order” da vida hahahahha

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
11 de Junho de 2022 1:28

Se tivesse feito isso, a evolução gráfica seria bem maior. O jogo tá sendo construído de raiz para Ps5, mas com a limitação da engine fazer o que se fazia em TLoU2 2 por exemplo. Quem sabe Ray Tracing e mais alguns incrementos de física, mas streaming massivo de dados, como é o caso de Ratchet and Clanck…. Duvido! Pois se fosse só o que se passa na tela na RAM, con certeza o salto gráfico seria bem maior.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  marcio
10 de Junho de 2022 15:35

Eu estava conversando neste instante com um amigo sobre isso, e ele me perguntou: “Você acha justo cobrarem 70 dólares nesse remake?”

Vou colar a resposta abaixo:

Por enquanto eu não acho justo, primeiro porque vão reaproveitar alguns assets, os diálogos por exemplo. Não se trata um jogo todo refeito 100%, a dinâmica continua a mesma. Segundo porque do que vimos até agora, reaproveitou muita coisa feita para TLOU2, ou seja, mesmo sendo um remake, tem claros sinais de que todo o DNA de TLOU2 está nesse jogo. Então não parece ser um retrabalho gigantesco, entregando algo inédito tecnicamente falando.
Agora por que eu posso mudar de idéia? De repente se aparece no gameplay algo na mecânica, IA ou whatever que supera e muito TLOU2, algo realmente novo. Talvez eu poderia mudar de opinião.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
eduard08
eduard08
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Junho de 2022 16:01

Aqui em França as reservaçoes abriram na fnac e o jogo custa 79€99

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Junho de 2022 17:05

Basta lembrar de Fifa! Lol!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
10 de Junho de 2022 17:10

Por isso que para mim games como Fifa e F1 são impraticáveis de se comprar anualmente no lançamento. Muda-se muito pouco para pagar preço cheio.

Mas isso é com cada um. Acho que todo mundo deve ter pelo menos um amigo fifeiro que todo ano compra no dia 1. rsss

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Junho de 2022 19:40

Eu creio que acho quem foi o amigo com o qual vc conversou, estou escutando o vídeo dele agora!!!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
10 de Junho de 2022 20:25

Boa percepção rsss.

Mas assim, é só opinião mesmo sobre preço. E também ainda não vimos uma gameplay que mostra mais claramente as diferenças. Devem revelar logo.

O remake do Shadow of the Colossus foi lançado por 39.99 euros. Acho que o preço de TLOU1 estaria mais razoável se fosse lançado por até 49.99 euros. Mas também como já jogamos e conhecemos a história, podemos esperar por uma promoção, que geralmente não demora muito para remaster e remake. Está tranquilo.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Junho de 2022 21:37

Agora você entrou num assunto interessante Xará.
Porque o jogo pode ser um Remake, mas isso não significa que vão refazer o jogo totalmente do Zero.
Por exemplo, não vão redublar 100% do jogo, e podem até não redublar nada e aproveitarem todas as falas do jogo lá do PS3.
Isso já é um custo de produção a menos, e com as legendas também será um CTRL+C CTRL +V.
As capturas de movimento, que são uma fase bem custosa do desenvolvimento de um jogo atual, também não serão refeitas, vão pegar as mesmas já feitas e remodelar os personagens na nova engine. Ou seja, outro custo a menos.
Não será refeita outra trilha sonora do Zero, vão reaproveitar a já existente, outro custo a menos.
Agora sobre a engine, não vão pagar pra usar engine de outra empresa e também não vão criar outra do Zero, vão utilizar a do TLOUs 2 que já está pronta e muito bem desenvolvida. Então, outro custo a menos.
Se você analisar bem esses pormenores, o custo de produção de um remake destes, deve ser equivalente a 25% ou menos do que você gastaria para fazer um jogo novo.
Pra empresa isso é uma mina de ouro, pois gastaram bem menos com o desenvolvimento do jogo como um todo, e provavelmente vão vender milhões de cópias numa plataforma onde ele nunca havia sido lançado.
Pra jogador de PS5, nem ferrando que vale U$ 70, mas, pra jogador de PC pode até se tornar uma compra interessante.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo Santos
11 de Junho de 2022 0:27

Concordo inteiramente com seu comentário Xará.

Para esse TLOU1 remake, eu estou esperando uma evolução gráfica em relação ao TLOU2 de 2020 mais ou menos como tivemos do Spiderman 2018 para o Spiderman Miles Morales. Ou seja, é notório que vai melhorar muito graficamente em relação ao original de 2013, mas nada drástico em relação ao TLOU2 de 2020.

E os pontos que você bem colocou de reaproveitamento dos assets nos mostra claramente que TLOU1 e GTA V foram jogos que levaram a geração PS3 ao limite, ao ponto que alguns tipos de assets podem ser reaproveitados. Demons Souls de 2009 por exemplo não se enquadra exatamente nessa mesma situação, e toda a parte sonora foi refeita no remake, já que o original de 2009 é bem datado.

marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Junho de 2022 23:57

Então Mario, mas se um remake de umas das maiores franquias da Sony do seu Studio com mais qualidade e foi feito na raiz para o ps5 subintende que a engine foi altera para aproveitar melhor o hardware do console correto? Então porque não realmente aproveitar ao máximo o mesmo? Ambos sabemos que o ps5 consegue um nível de qualidade muito superior ao que foi mostrado. Não sei, me parece que a Sony tem cada vez mais se comprometido com o PC, ao ponto de anunciar o jogo junto com um aviso que logo chegara ao PC também…tomara que esteja errado mas eu vejo que num futuro ele abra mao de motores proprietário para algo mais genérico pra facilitar o porte para o PC, e isso me preocupa um bocado, infelizmente.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  marcio
11 de Junho de 2022 1:08

Então porque não realmente aproveitar ao máximo o mesmo?

Acredito que ainda estamos em fase “infancy” com o hardware next-gen, mesmo com aproximadamente 2 anos de geração.

Além disso, creio que o ciclo de desenvolvimento desse remake foi relativamente curto (até 3 anos). Fazer um remake de TLOU1 em níveis gráficos bem mais avançados que TLOU2 exigiria a engine 100% suportada para a nova geração, além de um processo mais demorado para de facto entregar em um nível bem superior ao estado da arte.

E tem outro ponto, acredito que no ano que vem entregarão o Factions junto com a campanha de TLOU2 remasterizada para PS5 e PC. Comercialmente falando seria meio estranho o TLOU1 remake deste ano estar tão superior graficamente a um produto que será lançado no próximo ano. Então creio que encurtaram esse ciclo de desenvolvimento justamente para entregar um produto bem superior ao original de 2013, mas sem grandes melhorias em relação ao que entregaram em 2020.

A analogia que usei em outro comentário é como se TLOU2 fosse o Spiderman 2018 e o remake do TLOU1 fosse o Spiderman Miles Morales. E o futuro TLOU2 remasterizado será como o Spiderman 2018 remasterizado que foi entregue junto com o Miles Morales.

Obs: Só para deixar claro, quando digo “infancy”, não quero dizer que os desenvolvedores ainda não sabem usar as features next-gen. Provavelmente se pudéssemos visitar a Naughty Dog, Rockstar ou Insomniac nesse instante, iríamos ver tech-demos extraordinárias se comparado com o que temos lançado até hoje. Só que essas tech-demos se referem a jogos que serão lançados nos próximos anos, espero que a partir de 2023. Então para termos esses jogos extraordinários tecnicamente já em 2022, os desenvolvedores já deveriam estar com engines next-gen bem maduras há pelo menos uns 2 anos. Então mesmo que a Naughty Dog venha e diga que TLOU remake tenha sido feito “ground-up” no PS5, é bem possível que isso se refira a loadings praticamente instantâneos, um pouco de Ray Tracing (talvez reflexos nas poças de água), e um excelente polimento gráfico, algo como já vimos no Miles Morales. Fora isso não espero nada de tão diferente em relação a TLOU2. Aliás, pegar a engine de TLOU2 rodando no PS4 e adaptá-la ao PS5 não deve ser algo muito complexo, as APIs do PS4 e PS5 devem ter muitas interseções. Então você tem uma engine rodando nativamente no PS5, mas com código-fonte majoritariamente escrito para o PS4.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
10 de Junho de 2022 16:49

(OFF)
Pra quem é saudosista, o “Capcom Arcade Stadium – Street Fighter 2 – The World Warrior” está de graça na PSN, o mesmo Street original que fez muito sucesso no Snes antes do Super e do Hyper.

error: Conteúdo protegido