Petição pede à Microsoft que suporte o Windows 10 para além de 2025.

Os argumentos são diversos, mas os ecológicos surgem à cabeça, dado que 43% do atual mercado de PCs ficará sem suporte quando o Windows 10 for abandonado.

O Public Interest Research Group (PIRG), uma organização sem fins lucrativos tem vindo a apelar à Microsoft que alongue o seu suporte ao Windows 10 para além de 2025, alegando que o abandono do OS terá consequências que se podem considerar como catastróficas.

Na boca do seu responsável, Lucas Gutterman, este revelou que há mais de 400 milhões de computadores que, apesar de plenamente funcionais e aptos às suas funções diárias, pelas exigências da Microsoft para o Windows 11, não podem ser atualizados. Isto significa que 43% dos PCs atualmente em serviço, ficarão sem qualquer suporte a partir de 14 de outubro de 2025, data identificada pela Microsoft para o abandono do Windows 10.

Lucas Gutterman refere ainda que: “O abandono do Windows 10 pela Microsoft pode fazer com que mais computadores se tornem obsoletos do que qualquer outra ação alguma vez realizada. A empresa estabeleceu objetivos ambientais ambiciosos, mas o impacto desta decisão ameaça destruir o seu progresso.

Segundo este senhor, o fabrico destes dispositivos gerou 46 milhões de toneladas de CO₂, e que abandonar o mesmo em detrimento de novos, irá gerar tanto ou mais no fabrico de novos sistemas , que na prática não se revelam verdadeiramente necessários.



Acrescenta ainda: “Os utilizadores do Windows XP receberam atualizações de segurança durante 13 anos. Mesmo quando o suporte terminou, ainda estava a funcionar em 30% dos computadores em todo o mundo. Forçar uma transição para o Windows 11 é mau para o planeta.”

Aliás uma das características do windows 10 é a sua retrocompatibilidade, especialmente com determinado hardware, que não poderá depois funcionar no Windows 11.

Esta empresa tem lutado por uma série de direitos dos utilizadores de computadores, todas elas relacionadas com questões ambientais. Um dos exemplos é o seu trabalho com legisladores e empresas no sentido de conseguir fornecer aos utilizadores formas de repararem os seus computadores sem garantia, evitando trocas desnecessárias de hardware de máquinas ainda plenamente funcionais. Uma medida que ajudaria a reduzir a quantidade de resíduos eletrônicos gerados todos os anos.

Assim a sua carta de apelo à Microsoft refere o seguinte:

Caro Satya Nadella, CEO da Microsoft,

Não deite fora milhões de computadores. A decisão de terminar o suporte para o Windows 10 pode causar o maior aumento no número de computadores descartados até à data e impedir a Microsoft de atingir os seus objetivos de sustentabilidade. Os rigorosos requisitos de hardware da nova versão do sistema operativo poderão fazer com que 40% dos PCs em utilização sejam deixados para trás.

A decisão da Microsoft de deixar de apoiar milhões de computadores em funcionamento nos nossos hospitais, empresas e lares é um mau negócio para os clientes que esperam que os seus dispendiosos dispositivos durem.

Todo o software chega a um ponto em que deixa de ser suportado, mas quando as consequências para o nosso ambiente são tão grandes, não o devemos aceitar.

Nesse sentido foi entregue à Microsoft uma petição com 20 mil assinaturas, de apoio a este conceito da PIRG.

Será de se referir que, atualmente, e apesar de o Windows 11 estar já à dois anos no mercado, este OS apenas conseguiu uma fatia de 20,28% do mercado. Já o Windows 10 tem uma quota de 71,6%.





46 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Saber Sword
Saber Sword
4 de Novembro de 2023 11:08

Provável continuarem com o vencimento de 10 anos até mesmo para atualizações de segurança. Isso aqui é sistema para usuário não LTSB de servidor. O ciclo de vida dele em termos de atualização é menor.

A Microsoft soltará essa : ” os senhores poderiam ter atualizado para o Windows 11 quando quisessem,e se mantessem em dia, não fizeram porque nao quiseram. ”

Essa janela para atualizar do 10 para o 11 sem custos também vai acabar pode acreditar.

Edit : Pesquisei e vi que a atualização não é mais gratuita.

Last edited 5 meses atrás by Saber Sword
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Novembro de 2023 18:46

Pergunto para o site se alguem tem o Windows 10 e consegue migrar para o Windows 11 sem custos.
Pois em outubro li que este upgrade tinha acabado gratuidade.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
4 de Novembro de 2023 11:28

Será interessante ver o resultado desta petição. Ao que tudo indica a MS pretende consolidar o Windows como um serviço pago com atualizações constantes, dificilmente este objetivo será alterado, mas pode ser postergado se as condições de consolidação ficarem desfavoráveis. Acho que 20 mil assinaturas pouco para comover o coração da MS, mas pode ser um começo de algo grande. Uma outra questão relacionada é que se for realizado um movimento para aderir a outro sistema operacional (qualquer que seja) a MS pode se sentir ameaçada e assim ter interessante em ajudar os usuários humildes e o meio ambiente. É uma oportunidade enorme para uma empresa qualquer apresentar uma alternativa ao Windows. Vou acompanhar está novela com atenção. Se o pior acontecer não será “terra arrasada” pois o Linux um uma miríade de opções para todos os gostos e a maioria é gratuita.

Last edited 5 meses atrás by Júlio Esteves
Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
4 de Novembro de 2023 11:48

A ameaça do presidente da Microsoft ao UK deveria servir de alerta para a dependência exagerada de um país(entenda órgãos de Estado) de qualquer SO, sobretudo de procedência extrangeira.

É chegado um ponto onde uma empresa dessas é capaz de causar um verdadeiro apagão num país se assim desejar. Cada país, ou órgãos de Estado, deveria ter acesso a um SO aberto pra fazer auditoria de segurança nele, e até mesmo personalizá-lo se fosse o caso, mas enfim, as coisas são o que são.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Juca
4 de Novembro de 2023 15:03

* – estrangeiro

Juca
Juca
4 de Novembro de 2023 11:38

[Opinião] Penso que os planos da MS passam por um SO como serviço, mais um mensalista, a despeito de termos SOs competentes, sobretudo pra servidores e terminais de trabalho, totalmente gratuitos e abertos.
Dito isso, não acredito muito que a MS vá prolongar a vida do 10, pelo menos não antes de sentir como vai ser a recepção do Windows 12, que deve estar a bater na porta, e provavelmente vai dar algum tipo de suporte, que no 11 não quiseram dar, aos computadores um pouco mais “desatualizados”… Uma pena outros SOs não receberem, nem de perto, o suporte de grandes empresas em seus aplicativos e precisarmos apelar a camadas de abstração adicional causando perda de desempenho se não quisermos usar Windows ou MacOS, ou mesmo que as pessoas hoje não se disponham mais a uma mínima curva de aprendizado pra testarem outras coisas, e verem que ficar sem windows não é o fim do mundo.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Juca
Juca
4 de Novembro de 2023 11:59

[OFF] IGN americana dando nota 4 pra o novo CoD…

Tiohildo
Tiohildo
4 de Novembro de 2023 13:23

OFF:

Vídeo:
https://youtu.be/yP810JwCXiQ

Eu fiz um vídeo do Ratchet Rift Apart a pedido do Mário.
O vídeo contem a contagem de pixels no modo qualidade e performance RT a 60 hz.

A contagem de pixels ficou 2160p no modo qualidade e 1512p no modo performance RT.

Aproveitando esse assunto, queria esclarecer algumas coisas que foram ficando mais claras com o uso da ferramenta. Peço desculpas se algum vídeo que eu fiz levou a alguma informação errada. Até porque esse assunto de análise de pixels é controverso, de modo geral as análises são bem diferentes, ainda mais
que o número de amostras analisadas é bem pequena e variada.

 

1) Eu acredito que o resultado da resolução que a ferramenta mostra é a resolução de output do console.
Essa resolução pode ser ou não a nativa. A resolução nativa vai depender se correram outros upscalings.
Por exemplo, um jogo pode renderizar uma cena em 1080p nativos, passar um algoritmo de upscaling temporal para fazer a resolução de saída para 1440p ( e ser capturada a 4k). Dessa forma, essa ferramenta que eu uso indicaria 1440p e não 1080p.
As vezes pode até acontecer mais passos, segundo a Eurogamer o jogo Returnal do PS5 é 1080p nativo e depois usa reconstrução temporal para 1440p, seguido por um passo de checkerboarding para entregar uma saída 2160p. ( não sei se é verdade, mas em teoria isso é perfeitamente possível).

2) Como saber a resolução nativa então? Acredito que não seja fácil.
Um solução que me ocorreu é contar os pixels através do método de contagem de escadas e aplicar na resolução de output. Por exemplo, vejamos o exemplo teórico acima. Resolução nativa de 1080p e saída 1440p.
Teríamos que achar no método de escadas um fator de escala de por exemplo 0.75, 1440p = 0.75 x 1080p ( isso daria mais ou menos 22 escadas de uma amostra de 30 pixels).
Nesse sentido, eu estou desenvolvendo um algoritmo para fazer essa contagem de escadas.
Está sendo bastante difícil de conseguir a contagem mas estou chegando bem perto de resultados razoáveis, mas por enquanto ainda não está pronto.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
4 de Novembro de 2023 14:57

Valeu pelos esclarecimentos, Hildo, agora a depender do método de upscale talvez nem sempre a questão da escada pode funcionar bem, sobretudo se adicionarem noise pra camuflar a densidade de pixels ou se tiver um AA ou pós processamento competente para camulhar esses batentes, algo que um pouco de IA camufla bem. Outra questão é avaliar potência de máquinas por resolução quando há coisas como VRS e uso de GE onde a geomatria superior de coisas ou inferior, fazem a resolução ser uma péssima métrica pra potencial das máquinas… Mas entendo as coisas pra efeito de comparação, o problema é que pra cada tipo de máquina há um tipo de programação diferente aprimorada, e nem sempre as otimizações são justas pra todas elas. Consoles x PC, AMD x Nvidia…

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
4 de Novembro de 2023 18:36

Sim Juca. Esses AA e outros efeitos prejudicam bastante a contagem de escadas. Tem jogo que eu fazer contagem e acabo desistindo, é um borrão só…

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Tiohildo
4 de Novembro de 2023 15:29

Todo mundo olha pra este Ratchet e Clank e compara com o PC, outro dia um me veio até falando que um PS5 está no nível de uma 3080 nele. Mas nunca na vida.

O que NÃO levam em conta, é o que este jogo faz de upscaling em todos os seus modos, com a resolução e qualidade de texturas sendo uma variável que fica flutuando para alcançarem o target de FPS.

Coisa que podemos decidir não fazer nas nossas placas de vídeo. Selecionamos uma resolução e pronto está nativa nela.
Ganhamos em resolução de saída.
No Preset do jogo (no ultra o FOV deste jogo é outro por exemplo ).
E no Framerate muitas vezes.

E obviamente isso demonstra o maior desempenho das GPUS.

Last edited 5 meses atrás by Saber Sword
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Novembro de 2023 17:12

Lol, vai fazer o colega por tudo no low e desativar a RT pra ficar acima dos 60, Mário… Claro, com o DLSS, pois só o SX consegue um bom desempenho em relação ao PC dele, e como sabemos, o novo Forza Motorsport é um grande exemplo de RT e otimização, tanto que consegue até fazer uma tela dividida, enquanto o parco GT7 só divide a tela em 4 e tem uma IA superior!
Ou talvez ele arranje uma desculpa como estar muito ocupado pra isso, pois nega o que vê, já postei artigos e vídeos, mas o sujeito não acredita porque não quer… Lol

Sem o DLSS nem sem o RT segura 1440@60! Lol

https://www.youtube.com/watch?v=aODMdxpugeU

Esse de baixo com DLSS pra chegar a 1440p chega a marcar 22fps…

https://www.youtube.com/watch?v=S23UC91q33k

Last edited 5 meses atrás by Juca
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Juca
4 de Novembro de 2023 17:30

Acho que definitivamente você não sabe onde se situa uma 3070Ti mobile. Muito menos uma 3080 desktop.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Saber Sword
5 de Novembro de 2023 2:41

Provavelmente sabe mais que você!!! Tu que acha que uma 3070ti mobile bate o Ps5 sempre, não ele.

Juca
Juca
Responder a  Saber Sword
5 de Novembro de 2023 9:34

Eu não preciso saber disso Saber, não vou comprar nenhuma delas!

Deto
Deto
Responder a  Juca
4 de Novembro de 2023 18:05

como assim vc tem link dos vídeos?

tem que fazer igual o cidadão ai, até hoje tô esperando o vídeo que ele viu de gameplay do spiderman 2 cheio de bugs…

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Novembro de 2023 17:22

Sem DLSS. Que foi como zerei…Já disse que não consigo 60 FPS constantes nesse preset com rt. Já falei que cai pra uns 45FPS (isso é 1% low) em momentos. A média fica em uns 52 FPS. Estou falando da média do jogo inteiro. Fica por aí.

E eu não tenho placa de captura, para vocês verem a 3070Ti rodando como roda pra mim. Pelo Geforce Now vou ter um custo de desempenho em cima do gameplay gravado.

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Novembro de 2023 21:52

Eu tenho minhas duvidas se a 3070 ou 3070Ti de desktop já não passa do que você quer. Visto que esses números meus são de uma 3070Ti é MOBILE, sempre destaco. As desktops são placas mais fortes. E a minha já chegou bem perto já.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Novembro de 2023 9:40

Fora o resto de um computador… Vê aí quanto tá o alienware dele que ele ainda pôs um SSD melhor quanto saiu pra dar 52 fps de média… Eu mostrando vídeos de Ratchet caindo a 22 no DLSS quality, e a placa sem segurar 60 mesmo sem RT e o cara vem com essas de comparar um notebook que em promoção já é 3x o preço de um PS5 a comparar… é cada uma…

https://pk.ign.com/deal/202376/deal-alert-the-alienware-m15-r7-15-qhd-rtx-3070-ti-gaming-laptop-drops-to-139999

Juca
Juca
Responder a  Saber Sword
5 de Novembro de 2023 22:47

Coloca um fraps e filma com o celular, é só estabilizar o celular e enquadrar a tela que filma legalzinho, mostra o menu de settings (resolução e nível de detalhes ao menos no high e quais RTs estão ativados ou não, bem como se algo da Nvidia está ativada ou não. Acho que isso já dá pra mostrar legalzinho o desempenho no seu computador se não for te dar muito trabalho.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Novembro de 2023 18:03

ele vai dizer que tem um vídeo no youtube rodando assim, mas nunca vai mandar o link… lol

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Deto
4 de Novembro de 2023 21:48

Já disse em detalhes como rodei. A resposta está dada. Leia-se.

Juca
Juca
Responder a  Saber Sword
5 de Novembro de 2023 10:02

Então fica sendo mera opinião sua de como roda no seu PC, porque a sua verdade, sem comprovação, vira mero achismo…

O Ratchet tem contagem de pixels de 1800p a 4k em modo qualidade e num modo performance roda travado nos 60 e com resoluções registradas entre 1620p-1800p em review feito pela DF, Num dos vídeos com PC com modo DLSS quality pra 1440p (parte de 1080p?) não sustenta-se acima dos 60, já postei diversos vídeos de 3070ti rodando o jogo com ou sem DLSS e em nenhum deles e em nenhum modo aparece o jogo sempre a mais de 60, sempre tem quedas, mesmo em áreas sem ação nenhum, apenas por simples rotação de câmera cai.
E a menos que esteja a julgar que a qualidade da solução de upscale de Ratchet seja bem inferior ao que tem sido usada nos PC, coisa que não se deduz de nenhuma análise que pode ser lida nalgum lugar, e presumo que você nunca viu o jogo rodando num PS5… a única vantagem visual real no PC, é quando ativadas é a possibilidade de maiores qualidades de efeitos RT e a Oclusão com RT, mas isso se você ativar e se o computador aguentar, como disse, o PS5, sobretudo nesse jogo em questão faz muito bem em relação aos melhores PCs, e isso não é só opinião é fato comprovável, sobretudo se você olhar o custo/benefício, é só ler, pois nem tudo é propaganda da Nvidia.

Sinceramente, amigo, a impressão que dá é que você vendeu o SX recentemente e agora quer justificar a compra desse seu notebook pra jogar. Beleza ele parece um excelente notebook, até pra jogo, mas na boa, pra jogar Ratchet e Clank: Rift Apart, tenho certeza que teria uma melhor experiência no PS5. O jogo é uma obra de arte técnica e está perfeito no PS5, um console de 400 dólares, onde você pode jogar travado a 30, 40 ou 60 fps com ou sem RT conforme preferir mais resolução/visual ou fluidez.

https://www.eurogamer.pt/digitalfoundry-2021-ratchet-and-clank-rift-apart-performance-analise

https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2023-can-ratchet-and-clank-rift-apart-on-pc-match-and-exceed-the-ps5-experience

Last edited 5 meses atrás by Juca
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Juca
5 de Novembro de 2023 14:30

Já é seu segundo comentário que está alcançando a presunção.

Está quase na metade do caminho do nível de comentários que tenho de ler do Deto e Sparrow81. Pessoas que já não considero mais sérias pra se conversar.

Last edited 5 meses atrás by Saber Sword
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Novembro de 2023 16:45

Motivos :

Diferentes setups de notebooks, diferentes soluções de resfriamento, diferentes processadores, diferentes power limits de processadores.

Diferentes power limits das GPUs. No caso especifico da 3070Ti pode ir de 80 watts a 130 watts.

Diferentes velocidades de memória RAM,
uns tem essa GPU com DDR4 outros com DDR5 .Impacto direto no FPS por isso.

Eu disse pra você e para outros bem no começo desta discussão que o hardware de notebook assim como o de desktop é muito plural. De fabricante pra fabricante,de modelo a modelo.

Então não é apenas colocar um vídeo de um laptop com 3070Ti aqui que “roda desta forma e ponto final”.

Você me perguntou como rodava naquele preset. Te disse em detalhe.

Last edited 5 meses atrás by Saber Sword
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Novembro de 2023 13:07

Não sei dizer se a configuração do pessoal dos videos é em maioria do topo do cpu, gpu e memórias de notebook. Essa é uma afirmação sua.

O que posso afirmar é que a menos que estejam usando placa de captura vocês não estão vendo o desempenho real de toda forma.

Perdemos uns 10% na gravação do gameplay em media no Shadow Play.

Nem se estão usando mesmo marca/modelo que o meu. Pelos videos passados parece que não.

O que eu sei é que meu Dell tem o melhor power limit de processador e GPU. Minhas memórias umas das mais velozes LPDDR4 pra notebook. E eu dei um upgrade de SSD pra um dos melhores M2 que temos da 4@ geracao, SN850 Western Digital.

Juca
Juca
Responder a  Saber Sword
5 de Novembro de 2023 21:42

Estás o tempo todo a fobar desse teu notebook, e queres que confiemos nas tuas, porque sim?!? Palavras que nem as minhas com links e matérias corroborando com o que digo aceitas?

És algum tipo de líder religioso e detentor da verdade e eu não estou sabendo?

Podes ter razão em discussões sem comprovares o que diz aí na sua casa, no resto do mundo não é assim que funciona. Eu respeito opiniões, mas achismos são achismos, aí, cada um com o seu.

Que respaldos acha tem a tua palavra na internet pra quem lê, se, pelo visto, só gostas de afrontar o que se diz e jogar ideias sem linkar nada que colabore com o que colocas pra contrapor ideias de outros? Pensas que aqui é algum tipo de seita que todos dizem amém a qualquer bobagem ditas ao vento? Eu, hein?!?!

Se queres respeito, quando afirmares coisas como fato, comprove-as, pois a menos que seja algo público e notório, vai soar como aldrabice. Discutir não é expressar desejo ou opinião sem embasamento. É expressar opinião baseada em fatos que comprovam seus argumentos.

Faça uma captura com tudo aí no High, com ou sem DLSS ou como preferir, ponha um fraps na tela e link pra gente poder ver, pra gente ter ideia de como é melhor jogar Ratchet no seu notebook que no PS5, aí lhe daremos razão. Eu não tenho problemas em assumir estar errado se eu estiver. Espero que ajas da mesma forma.

Como já disse, pra Ratchet e Clank RA, terias uma melhor experiência num hardware de 400 dólares que no seu notebook. E isso não é opinião, é o que vi em diversos vídeos, e que o que sugerem várias análises técnicas, pra você ter ideia, a DF puxou logo a 4090 da bainha pra comparar com o PS5 pra mostrar a superioridade de um PC, sequer falou sobre as GPUs mais comuns, e não satisfeito, o Alex Bataglia da qual todos sabemos pra que lado pende, reclamou que o port deveria ser melhor…

Olha outro vídeo de uma 3070Ti a 1080p com todo o RT desativado caindo a 16 fps e queres que eu entenda que isso é uma melhor experiência que no PS5… e quer que tenhamos como verdade o que afirmas só porque sim?

https://youtu.be/wPQJx78TnIw?si=jM_mrVtT5lk0HMkT

Last edited 5 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Novembro de 2023 2:40

Ele não vai mandar esse vídeo porque ele não existe! O Ps5 bate a 3080 nesse jogo em todos os aspectos.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
5 de Novembro de 2023 3:23

Dois vídeos e contando

Sem vídeo do spiderman 2 todo bugado, com o tal “show de aberrações”

Sem vídeo da GPU do notebook dele melhor que o PS5.

Nem vou citar como é uma zona “notebook gamer” com 3070 ganhando de notebook com 3080, pq o com 3080 tem cooler lixo que não consegue resfriar a 3080 direito e acaba que a 3070 roda melhor com cooler melhor

Juca
Juca
Responder a  Saber Sword
4 de Novembro de 2023 17:23

Ninguém olha para o Ratchet e compara com o PC, e sim exalta aquele feito numa máquina de 400 dólares.

E alguns PCzistas, recalcados, e que provavelmente gastaram muito dinheiro num entulho que sempre fica ultrapassado no ano seguinte, pois “todo ano” saem novas GPUs, é que olham para o Ratchet, o qual foi tecnicamente elogiado de todos os lados como um grande feito do PS5 por rodá-lo com maestria, e por quererem desmerecer esse a justificar o seu gasto muito maior num PC, provavelmente por se sentirem trouxas, pois gastar muito mais pra alcançar o mesmo ou algo inferior é complicado, e pode mexer com os brios de qq um! Lol

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Saber Sword
4 de Novembro de 2023 18:44

Segundo o VG tech, esse jogo no modo fidelidade o PS5 pode sim alcançar 4k nativo e podem cair pra 1440p ( porém raros). Eu contei pixel de uma imagem que eles disponibilizaram e estava mesmo a 4k.

Posso fazer umas contagens manuais da minha captura do modo fidelidade. Eu tinha feito só do modo performance.

Se está no nível de uma 3080 não sei dizer.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Novembro de 2023 21:40

Sim, são os outliers. As vezes eles podem ser medições imprecisas ( as vezes vêem algumas bizarrices como 100x 80 Px, quando isso acontece eu forço outra execução com parametros mais agressivos), podem ser resolução dinâmica e as vezes podem chegar a medir a resolução nativa. Eu vou fazer uma análise manual e te digo o caso deles.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Novembro de 2023 22:35

Mario, dei uma olhada aqui nos outliers. Acredito que o principal motivo deles é o motion blur ( a maioria deles está em área de motion blur ao movimentar a câmera com velocidade). Infelizmente na hora da captura eu esqueci de desligá-los, eles atrapalham as medições em alguns casos.
Como essa área é relativamente leve, não acho que a resolução nativa tenha caído, talvez em uma cena mais pesada.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Saber Sword
5 de Novembro de 2023 2:38

E está! Eu mesmo fiz a contagem no PC e no console. A 3080 perde pro Ps5 nesse jogo em tudo! Em resolução, em framerate, em QI. Não tô falando por falar, fiz os testes e bateu com outros testes feitos por DF e NX gamer. A 3080 não consegue nem chegar no nível de detalhes de RT do Ps5. Abraço

Last edited 5 meses atrás by Sparrow81
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Novembro de 2023 18:49

Por nada. Eu concordo que uma análise manual e pontual pode ser mais completa sim. Contudo, ela será uma representação de uma pequena porção do todo. Acredito que a análise automática tem também seu valor mas não deve ser levada como bala de prata ou verdade única e sim uma outra visão.

error: Conteúdo protegido