Programadores de Immortals of Aveum dão a entender que há uma consola com problemas na computação assíncrona. Mas qual é?

Numa entrevista sobre a programação para a Xbox e Playstation, os programadores de Immortals of Aveum comentaram que uma consola era melhor que a outra em termos de computação Assincrona. Mas qual delas é?.

Os programadores de Immortals of Aveum, em entrevista tiveram a seguinte frase:

Apesar da paridade [de desempenho], a Série X e a PS5 lidam com as coisas de maneira diferente. A computação assíncrona funciona muito bem em um, mas não tão bem no outro, o que altera a carga da GPU

Mark Maratea – Ascendant Studios

Esta frase deixa no ar a dúvida sobre qual a consola que apresenta problemas. E mais à frente da entrevista os programadores, numa questão sobre o Direct Storage, deixam mais dúvidas ao referirem:

Sim, se o DirectStorage estiver lá, o Unreal tentará aproveitá-lo automaticamente. Também aproveitamos a computação assíncrona, que nos dá um maravilhoso aumento de velocidade quando combinado com DirectStorage, pois permite-nos carregar shaders de computação diretamente no GPU e, em seguida, fazer calculos mágicos que tornam o jogo melhor e mais incrível. Permite-nos executar partículas no GPU, fora do Niágara sem causar uma carga assíncrona na CPU e não causando uma falha no thread do jogo.

Mark Maratea – Ascendant Studios

A situação deu inicio a discussão. Havia uma referencia a uma consola com problemas na computação assincrona, e indicações que esta estava a funcionar na Xbox. E assim sendo, A especulação de que a consola com problemas seria a PS5 começou a ganhar forma.



E no meio destes bitaites, eis que aparece Alex Battaglia, referindo:

Sinceramente, não tenho certeza a que consola eles se referiam, haha.
Alguém poderia pensar que a GPU mais larga com mais unidades de computação seria a mais lenta em processamento raster, e que, portanto, teria uma margem maior para computação assíncrona (por exemplo, na passagem de shadow maps). Ao passo que o GPU menos largo e melhor em rasterização, talvez mais rápido no tempo alocado, teria menos margem para computação.

Alex Bataglia – Foruns Beyond 3D

A realidade é que não havia qualquer certeza disso, e as duas frases foram dadas em contextos diferentes. Para além do mais, nunca ninguém referiu que a computação assíncrona não funcionava ou funcionava mal em nenhuma consola, apenas que funcionava melhor em uma do que na outra. E nesse aspecto, Alex Battaglia apresenta um bom argumento para dizer que a consola que melhor se comporta é a Xbox… mesmo que seja algo baseado em fundamentação lógica baseada em bom senso.

O que Alex parece esquecer é que a Sony, desde a PS4, que tem tido um cuidado extremo com a computação assíncrona, sendo que a PS4 melhorou a mesma de uma forma que os futuros GPUs da AMD usaram como standard. Daí que custava a acreditar que agora, do nada, a Sony tivesse ficado para trás com a PS5. Mas o certo é que este seria também um argumento lógico baseado em bom senso.

Daí que a dúvida fica: Qual o GPU que trabalha melhor em computação assíncrona, o da Xbox series X ou ou da PS5?

A resposta surge dos próprios programadores mais tarde, quando questionados diretamente sobre o assunto:



Como se pode ver, os programadores esclarecem de forma clara. Onde a computação assíncrona é mais rápida é na Playstation 5. Onde tem problemas é na Série X. Algo que justificará muita da performance adicional da Playstation face à Xbox.

Mas outros dados interessantes surgem e que mostram que o sistema operativo da Xbox é mais agressivo no uso da memória, e que, consequentemente, a PS5 tem mais RAM utilizável. Referem ainda que a PS5 se revela um bocado melhor, permitindo puxar mais pela fidelidade do jogo.

Será de se referir ainda que esta situação está a ser trabalhada e que a equipa conta melhorar a situação da Xbox, bem como a performance global do jogo em ambos os sistemas.





81 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
15 de Setembro de 2023 9:38

Como arquitetura a ps5 é uma consola de tirar o fôlego, más como plataforma hoje por parte da Sony hoje em dia, aquilo é um tronco qual quer, está é a geração que as empresas mais cagam para otimização! Do lado da Sony ontem dei por mim assistido aquilo do play e qual que coisa, e chegoba conclusão que está é a pior geração da Sony a nível de jogos e Marketing, praticamente só vi porcaria ontem, e por mais que Spider Man 2 seja bom, é um jogo que uma pessoa já está farto de ouvir falar! Ele dão mais ênfase a lançar jogos para PC, do que hype para a consola através de novos jogos. Não adianta nada esta ser a melhor geração a nível de hardware, más também a pior em praticamente tudo, principalmente comunicação!

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Daniel Cardoso
15 de Setembro de 2023 9:55

Assino em baixo, o marketing da Sony esta deplorável e os jogos…. vai ter Spider-man, Wolverine e o resto…. só vi GAAS e um “portátil” de m***a que ninguém pediu e meu celular faz melhor.

Mas como o Jimbo falou eles querem ser a Apple dos jogos e pelo visto estão no caminho certo.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
15 de Setembro de 2023 10:27

Lol! Gostei Daniel!

Marcio
Marcio
Responder a  Daniel Torres
15 de Setembro de 2023 12:58

Isso porque a Sony adiquirio mais studio e era prometido um output maior de jogs nessa geração e até agora so me decepcinou pelos 3 anos de jogos crossgen, ida de exclusivos ao PC, so promessas de GaaS e até agora o que foi mostrado me parecem bastante genericos e a falta e “exclusivos” de peso que venha a explorar o hardware da ps5….

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Cardoso
15 de Setembro de 2023 10:50

Rapaz, um conselho: ABANDONE os games, não é pra você mais. Tu não gosta mais deles. Só uma dica mesmo, bem na boa.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
15 de Setembro de 2023 11:48

Sparrow calma lá, não é porque alguém critica a indústria de games hoje, que os games não servem mais para ele.

A Sony hoje está cometendo muitos erros principalmente de marketing, jogos anunciados eu te pergunto além de GAAS e Wolverine, quais mais?

Sim eu espero que a Sony anuncie novos jogos, mas até lá o que temos é em outras palavras porcaria…(Tirando claro o Wolverine).

E outra o Daniel Não mente quando fala que a Sony esta dando ênfase ao Pc, veja tivemos: Returnal, Ratchet and Clank, The last Of Us e segundo o rumor Horizon FW. E o Ps5 teve o que? Spider-man 2 e….

Veja que não critico a qualidade dos jogos, mas as políticas da Sony e seu gestor Jimbo e se eu tenho caráter de criticar a Microsoft, por que eu não teria com a Sony? O que isenta ela disto?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
15 de Setembro de 2023 11:53

Cara, Na moral mesmo, vocês parecem do flame War muitas vezes. Até com referências infantis como Jimbo. Etc. Ontem foram mostrados 3 jogos AAA que sairão num intervalo de 4 meses no PS e são, no mínimo, console exclusive. A PS Studios é a que mais entrega jogos com frequência na indústria! Tem gente que merece que tudo vire uma rockstar mesmo, 10 anos pra entregar algo e olhe lá.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
15 de Setembro de 2023 12:18

Olha Sparrow eu não irei iniciar uma briga aqui, mas quem parte para os comentários de flame é você, que a única coisa que faz é ser cego pela Sony e tudo que ela faz é bom. E qualquer pessoa que faça uma crítica a ela você já parte para incitar os outros para gerar uma discussão.

Enfim… umas das coisas que me fez diminuir a quantidade de comentários que posto aqui é justamente isso, o não poder criticar a Sony, agora se fosse a Microsoft……

Agora fala de infantilidade, mas foi o primeiro a dizer ao Daniel que os jogos não servem mais para ele…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
15 de Setembro de 2023 12:26

Não, não falo que tudo que a Sony faz é bom, só não sou infantil mimado ao ponto de achar que tudo que a empresa faz ultimamente é ruim, simplesmente porque não é meu gosto pessoal sempre. O evento de ontem tinham expectativas baixíssimas e foi muito bom pelo que entregou. 3 jogos exclusivos, que serão entregues até primeiro trimestre de 2024. Eu não sei o que vocês esperam mais, pois o fato é que foi o melhor início de geração de um console PS em se tratando de entrega de jogos e variedade e vocês aí reclamando do Jimbo. Pelo amor de Deus! Fica meio batido e parece comentário pra lacrar!

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
15 de Setembro de 2023 13:35

Eu entendo as razões do Daniel, acho que ele só peca por não ter o PS5 pra criticar, não que ele não possa, mas acho que quem tem PS5 está muito satisfeito com ele, é um excelente console, o ano mais fraco dele é esse, mas vai entregando FF16, uma excelente DLC de HFW e o Spiderman 2 que parece belíssimo, inclusive saiu uma nova gameplay e a iluminação e o detalhamento do jogo parece incrível. Mas voltando à questão a gestão do Jim está com um direcionamento errado, aquilo que a princípio parecia ser uma pescaria de público de PC pra PS5 está parecendo querer transformar aos poucos o PC como principal, fora essa busca desmedida por Fortinite com diversos títulos GaaS anunciados e quase nenhum Single que é aquilo que simplesmente fez ou faz o nome da Playstation, mas cada um ver como quiser. O que me preocupa é o foco da empresa mudando e bastante rápido… isso é preocupante e já aconteceu comigo com outras marcas e produtos, e certamente, se ficar bem diferente, me perde como cliente.

Juca
Juca
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 13:36

*vê

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2023 16:50

Não, Mário, sempre vem o aviso de que acabei de postar e não posso postar tão breve novamente, e mesmo que eu demore um pouco e tente corrigir um pouco depois, aparece novamente o mesmo aviso. Não falei nada porque imaginei que você poderia querer os comentários não editáveis pra alguém não “des-dizer” o que disse. Só que além dos meus maus hábitos de não revisar novamente o texto antes de postar, e de usar muito pelo celular, a falta de possibilidade de edição faz, às vezes, as coisa precisarem de algumas pequenas correções.

Juca
Juca
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 17:13

Falei dos meus maus hábitos, só pra ficar claro.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2023 17:31

Farei isso.

Juca
Juca
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 17:40

Aqui continuou do mesmo jeito , Mário, mesmo depois de eu limpar o cache do navegador!

captura de tela
comment image

Juca
Juca
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 17:42

E não dá nem pelo smartphone, nem pelo PC… Não me puseste na pendura aí não, por mau comportamento? Lol

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 14:12

Essa geração está bem estranha mesmo, mas não teria como não ser estranha visto que a mesma começou numa pandemia. Eu acho que esse ponto as pessoas não costumam ponderar quando vão fazer as criticas.

Se pegarmos o historico de 2017 ~ 2018 para cá, iremos ver que de fato a sony sempre vem entregando bons jogos e só agora em 2023 que deu uma desacelerada.

Quando a critica parte para o campo de marketing e comunicação eu concordo 100%. Nunca a comunicação foi tão falha e isso acontece justamente pq ela ao meu ver quer abocanhar tudo que for possível para ganhar dinheiro.

Exemplo: Qual o critério para um jogo do ps ir para o pc?
tempo? vendas fracas? system seller?

Isso ninguém daqui vai conseguir explicar e isso pra mim é erro grave de comunicação, transparencia.

Não sei se pq as pessoas no final das contas acabam comprando playstation que ela resolveu adotar essa postura mas de fato precisa melhor bastante essa comunição seus fãs.

Sinto falta de um roadMap

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
15 de Setembro de 2023 12:31

Falei que os jogos não são mais para ele porque sinceramente acho que não são mais mesmo! Pelo simples fato que o rapaz sempre tá aqui a reclamar de tudo! Então é melhor abandonar! No dia que eu achar tudo realmente ruim eu abandono! Não vou ficar a todo momento me lamentando e falando como o mundo está contra mim, que não consigo mais me divertir jogando e blá-blá-blá. Entendeu?

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
15 de Setembro de 2023 13:25

Sparrow, sou fã de PS de longa data, tive quase tudo de PS até hoje, inclusive psp e vita, e não estou gostando das atitudes mais recentes das empresas que é representada pelo jimbo. Sei que você e alguns outros insistem em dizer que é a vontade dos acionistas, mas uma empresa é representada por quem está a frente dela e não entendo porque alguns insistem em dizer que personalizamos o problema se estamos falando de uma gestão. Sempre foi assim. Não gosto dessa gestão desde o começo, ela na melhor das hipóteses é medíocre, mas cada um tem um ponto de vista. Eu respeito o seu, mas não vou deixar de criticar aquilo onde ponho dinheiro meu, gosto e vejo que vai por um mal caminho. E se o carro bater ou o trem descarrilar a culpa vai ser do motorista/maquinista, independente de quem o colocou lá. Com todo o respeito à divergência salutar, mas você pense o que quiser. Pordiversas vezes externei meu descontentamento, argumentando e motivando as coisas. Sei que você trabalha com isso, é do ramo e também deve ser apaixonado pela coisa, mas quero lembrar que estou há muito nessa também e sou o apaixonado pelo negócio, sempre acompanhei notícias, comprava revistas videogame, ação games e outras de muito tempo, você pode não gostar do que eu digo, mas pra mim, tenho minhas razões. E olha que compreendo as argumentações do Mário que sempre é feita com muita racionalidade, só discordo do Mário porque algumas vezes ele pinta a coisa como se não houvessem outros caminhos pra Sony concorrer com a Microsoft e aí é onde normalmente eu discordo dele veementemente.

Juca
Juca
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 13:26

*mau caminho

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 17:51

Tá certo, Juca! Eu. Ao gosto de muitas das decisões, mas também tem coisas boas aí. O que não podemos ser é binários! 8 ou 80! Achar que tudo é lindo ou achar que tudo é uma merda.

Vale lembrar que decisões como jogos no PC e nessa velocidade (depois de 2 anos) não é algo que eu ache acertado. Deveriam esperar no mínimo 3 anos e ter espaçamento maior entre os lançamentos no PC

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
15 de Setembro de 2023 22:28

Andresão, certamente é a Nintendo que entrega mais games na indústria, mas a nível de altas produções, é a Sony sem dúvidas! A Sony errou em aumentar tanto o preço dos serviços e erra por colocar games no PC, pois além de vender pouco na plataforma, o pcista adora piratear jogos, mas esses são pontos negativos da Sony. Os pontos bons são bem maiores: Ótimo console, exclusivos de qualidade já lançados nesses quase 3 anos de plataforma, melhoria da ps plus, novas aquisições de estúdios, etc… Se analisarmos por esses 3 anos não completos de ps5, a Sony gastou muito cartucho, pois não precisava lançar tantos games assim exclusivos, até pq, a concorrência não faz cócegas no PlayStation, entregando games deprimentes, patéticos, além de escolher a dedo quem pode dar ” notas” para esses games. A MS lançou 3 games esse ano e lançará o quarto agora, onde nenhum terá o impacto de Spiderman 2. Redfall que o caixista ignora ( veja que o Paulo não o mencionou) é um lixo! Starfield é uma enganação, FM será certamente um grande game, mas enxurrado de micro transações, além de nichado e Hi Fi rush, um game bem criativo, mas experimental! Se essas coisas não fossem dado em uma assinatura, os caixistas falariam que é um grande ano?

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
15 de Setembro de 2023 23:26

Eu vou discordar quanto a tal queima de cartucho, Edson, porque normalmente o início da geração e a velocidade maior do estabelecimento de uma base de consumo sólida é mais importante que o final. Quanto mais rápido essa base aumentar mais rápido ela se sustenta e gera lucro e possibilidade de reinvestimento. No momento atual sim, com 40 a 50 mi de consoles no mercado já dá pra escolher quando lançar produtos mais fortes e mais fracos de modo mais reativo, pois já têm uma biblioteca acumulada capaz de atrair novos usuários sem se esforçar tanto, mas essa dianteira é muito importante, normalmente por historicidade quem se sai bem no começo (primeiros anos) vai numa crescente até o final. É de lembrar que uma plataforma com muitos compradores em potencial, costuma atrair mais desenvolvedores.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Sparrow81
16 de Setembro de 2023 10:52

Onde falo que não gosto mais dos games!? Simplesmente por dizer a verdade sou crucificado!? A verdade é uma a Sony “nesta geração” está estranha e esquisita, a nivel de marketing então nem se fala, desde que eles abandonaram a E3, nunca mais eles criaram um evento tão mágico como aquele! A geração atual já tem 3 anos, e a mais cagada delas todas, seja a nível de otimização, seja a nível de preços inflacionados e a pouca qualidade dos games que eles entregaram até então, para não falar dos cross gen a rodo, e para piorar temos o ano 2023 onde a Sony mais falou os jogos que estavam para vir para o PC, do que novos jogos estão para vir para o Playstation, Spider Man 2 assim como FF7 remake 2, uma pessoa já sabia que esses jogos estão para ser lançados. A comunicação da Sony hoje a nível de hype é dos piores que já vi, para não falar da comunicação estranha que tem com quem sempre lhe deu suporte.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Daniel Cardoso
16 de Setembro de 2023 13:42

Você está absolutamente correto quando fala em excesso de jogos cross-gen, com pouca qualidade, preços inflacionados e má otimização. Por exemplo, é decepcionante lidar com lançamentos quebrados, repletos de bugs e com desempenho abaixo do esperado, especialmente quando os consumidores estão pagando 70 euros por seus jogos.

Entretanto, é importante observar que essas críticas se referem à indústria de videojogos como um todo, e não especificamente à Sony. Apesar dos problemas, eu ainda vejo a Sony acima da média nesses aspectos, pois considero God of War Ragnarok, Horizon Forbidden West, Demons Souls Remake, Returnal, Ratchet and Clank Rift Apart e Gran Turismo 7 como jogos diferenciados nesta geração, seja em qualidade, otimização, etc.

Eu também possuo as minhas reclamações com a Sony especificamente. Por exemplo, creio que estão escondendo demais os seus novos jogos first-party. Cadê o novo jogo da Bend? Naughty Dog? Novo projeto do Cory? etc.. isso gera desconfiança.

Mas creio que esse State of Play não foi o momento certo para se atirar tomates. Ninguém assiste um State of Play esperando anúncios de novos blockbusters first-party. Colocando este evento nas suas devidas expectativas, foi melhor do que eu esperava, já que conseguiram elevar o hype em cima do Spiderman 2 e do FF 7 Intergrade, além do Helldivers 2 aparentemente ser um co-op interessante. E todos estes três jogos com data de lançamento próximas.

Portanto, é válido expressar críticas, mas também é importante manter expectativas realistas em relação às circunstâncias.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
16 de Setembro de 2023 17:29

Em tempo, Star Wars Survivor foi lançado em Abril, e até hoje continua horrível no PC: https://www.youtube.com/watch?v=lsskwVyPoxs . Nos consoles, recentemente recebeu um patch para rodar 60fps de forma decente. Ou seja, 5 meses após o lançamento.

Isso sim é uma vergonha, um desrespeito com quem “sustenta a indústria” comprando jogos no lançamento.

Andrio
Andrio
Responder a  Daniel Cardoso
15 de Setembro de 2023 11:49

Eu nem assisti o state de ontem, mas cá entre nós, eles já tinham avisado que não seria grande coisa então por parte das pessoas não deveria ter hype.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
15 de Setembro de 2023 13:38

Foi até bom, mas minhas expectativas estavam pelo chão, 2 novos anúncios pra VR2, novo gameplay de Spider 2, e FF7 Rebirth com data e uma pré-compra com o 1o incluso de brinde.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Andrio
15 de Setembro de 2023 13:52

Eu não assisti, estou a reduzir ao minimo tudo o que tenha a ver com Spiderman para não quebrar a surpresa.(como faço com todos os games)
Mas não estava a espera de muito, só quem está desatento ou não acompanha a industria é que podia estar com muito Hype.
Mesmo assim se foi como o Sparrow mencionou foi melhor do que eu esperava.

A Sony no inicio da geração pós muita carne no assador, agora temos de ter calma e não dramatizar até vir outra fornada.

No mais, é perfeitamente normal nesta altura haver mais anuncios de jogos playstation no pc do que para a PS5 propriamente dita, afinal a PS possui uma biblioteca invejavel já “feita”, logo deve ser mais rápido fazer ports para o pc que criar um jogo novo para o a PS5, é preciso bom senso e não dramatizar.
(embora como já sabem por mim não lançava nada no PC que ainda é financeiramente e em termos de qualidade de vida a pior maquina para se jogar, como sabemos.)

Afinal para quem realmente gosta de jogos em pouco tempo temos, Final Fantasy,Baldurs Gate, Starfield, DLC, Cyberpunk, Spiderman, se eu tivesse mais tempo minha PS5 até deitava lume, só descansa em Starfield, infelizmente.
É jogar mais e dramatizar menos.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Daniel Cardoso
15 de Setembro de 2023 12:05

É tão fácil dizer mal de tudo hoje em dia. É o caminho que levamos a generalizar tudo e todos sob a condição do gosto pessoal.
‘Só porcaria’ … ainda bem que não fases reviews

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Nuno Sousa
15 de Setembro de 2023 13:37

Excelente comentário, concordo!

José Galvão
José Galvão
Responder a  Daniel Cardoso
15 de Setembro de 2023 13:52

Acho que não tens muita noção do que estás a dizer, porque das duas uma, ou estás-te a queixar porque sim, ou desconheces totalmente o historial das PS.
Desde que acompanho tudo o que é lançamento de consolas, percebi logo que de todas as marcas, a que demora mais a arrancar, é a PS, porque é a PS que de todas as marcas, demora mais tempo a sair da geração anterior, eu lembro-me da PS2 ser chamada de leitor de DVD, porque o seu primeiro ano foi francamente mau em termos de jogos, e depois foi o que foi.
No ano em que a PS2 saiu, a PSOne ainda estava a receber grandes jogos.

A PS3 foi a ultima a sair e apesar de ter um par de jogos porreiros no lançamento, teve ali um mais de um ano à mingua até sair o Metal Gear Solid 4.
No ano em que a PS3 saiu, a PS2 ainda recebeu grandes clássicos.

A PS4 ao contrário das anteriores consolas, cortou por completo com a anterior geração em termos de retrocompatibilidade e teve que se focar unicamente nos jogos feitos exclusivamente para si, teve um lançamento fraco, o ano seguinte, 2014, foi igualmente fraco onde apenas saiu o Infamous Second Son, e só a partir de 2015 com o grande Bloodborne é que a consola começou a levantar voo.

PS5 ao contrário das outras consolas, teve uma retrocompatibilidade total e continua, mas isso teve um senão, que é um continuar anormal da geração anterior, onde a Sony foi mais uma vez a marca que mais tempo suportou a geração passada, e como devia ser óbvio, os seus maiores estudios ainda estava a trabalhar em jogos de alto calibre para a PS4 que foram aproveitados para a PS5, logo é normal que demore mais tempo a levantar voo que as outros, porque não só as condições são diferentes, como o desenvolvimento dos próprios jogos é mais complexo, portanto antes de dizeres que é tudo uma porcaria, olha para um lado e para o outro, de um lado tens uma Xbox que só agora é que teve algo minimamente de jeito, e do outro tens uma Nintendo que já está a em fim de ciclo, dai estar em alta.

Deto
Deto
Responder a  Daniel Cardoso
15 de Setembro de 2023 15:49

spiderman vai ter RT em TODOS os modos de jogo

Por hora o que temos de indícios reais são ainda que o Playstation continua com seus pontos fortes.

Mas devemos ficar de olho.

Juca
Juca
Responder a  Deto
15 de Setembro de 2023 17:10

O Bruno da euro.pt fez um artigo só “rasgando ceda” pra Spider 2. Pelo State of Play está muito bonito, a iluminação e a riqueza de detalhes parecem estupendas.

Juca
Juca
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 17:19

*seda… Desculpa, Mário, tenho que revisar as coisas antes de postar e evitar usar edição como muleta! Lol

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 17:58

O que vi ali ontem tá realmente te mto bonito e acima do jogo passado. Assets, densidade do mapa e a viagem rápida no mapa que é em 2 segundos é algo absurdo. Você escolhe o ponto onde quer ir e o mapa se abre em tempo real com o personagem já planando na cidade.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
15 de Setembro de 2023 19:08

A viajem rápida, pela seleção de local no mapa, está show demais!

https://twitter.com/Dream_WaIker/status/1702463310287732774

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 19:47

Pior que tem caixista falando que gta já fazia isso desde ps3. Eu no lugar deles ficaria calado visto que se gta fazia isso la no ps3 pq rais estão tentando defender starfield? kkkkk

https://twitter.com/MPIlhaOliveira/status/1702668612618629624?s=20

Juca
Juca
Responder a  Andrio
15 de Setembro de 2023 21:38

Igualim! Rsrs

Juca
Juca
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 21:50

*viagem… hoje eu tô demais! Lol

Netto
Netto
Responder a  Daniel Cardoso
16 de Setembro de 2023 13:01

Posso discorda?

Hennan
Hennan
15 de Setembro de 2023 9:54

Fiquei triste pelo estúdio. O game tem seus problemas, mas parece divertido. É muito difícil trabalhar sem margem pra erro.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
15 de Setembro de 2023 10:31

Não posso falar do jogo em si, mas além da enorme oferta (em quantidade) de jogos, os caras ainda estão tendo que competir com serviços de jogos baratos… provavelmente estamos perto do fim de novos IPs AAAs, porque as coisas estão mais difíceis de funcionar como antigamente… tudo muito lamentável.

Se esse jogo for ao menos legalzinho, é uma pena… pior que andei lendo que despediram metade dos funcionários…

Juca
Juca
15 de Setembro de 2023 10:25

Interessante do uso de lógica e bom senso do Battaglia é que ele é melhor em usar isso na semântica de textos que na própria análise de dados da DF, que é o seu ofício. Um prodígio esse garoto, talvez estivesse melhor ensinando língua inglesa! Lol

Sparrow81
Sparrow81
15 de Setembro de 2023 10:48

Ué, cadê o rapaz que falava que a PS5 era Mal projetada, que o Cerny era supervalorizado, etc etc etc?

Olha, quanto mais coisas acontecem nesta geração, mais o fanboy de Xbox leva invertidas. Tudo que eles falam da Ps5 se volta contra eles. É pra rir mesmo. Kkkkkk

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
15 de Setembro de 2023 16:00

Ai quando eles tomam invertida, mascaram essa “derrota” inventando outra mentira pra ficarem repetindo

Inclusive esse é o típico comportamento de Seita…

Quando a previsão do fim do mundo não da certo, 2013 chegou, vira “a gente errou a conta, não era 2012, é 2032… ESPERA até 2032 agora”

É assim, “espera que ano que vem vai ser o melhor ano do xbox”

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Deto
15 de Setembro de 2023 18:20

E esse não foi o ano do Xbox?! A Microsoft lançou Hi Fi Rush, Starfield e ainda vai ter Forza! A Sony só vai lançar Spider Man! Fora 2021 que foi melhor pro Xbox também!

Deto
Deto
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Setembro de 2023 18:24

Um jogo indie, um aaa meia boca e mais um forza

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Setembro de 2023 18:53

Eu acho que quando se fala “ano do xbox” se espera um verdadeiro massacre na concorrência. Não um Redfall, mais um Forza e um jogo estilo indie (que é o melhor disparado da tua lista). Isso só mostra o quão precário está o Xbox. Starfield eu prefiro nem comentar, pois é só perceber a quantidade de gente que dropou isso e com argumentos plausíveis pra se ter a certeza que não é nada daquilo que prometeram. Bom, a Bethesda tá no lugar certo mesmo, pois aí junta dois mentirosos e eles se encaixam perfeitamente (Todd Howard e Phil Spencer).

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Sparrow81
15 de Setembro de 2023 22:00

Eu até concordo que Starfield não foi tão grandioso quanto prometeram! Mas de longe ele não é um jogo ruim! Eu não posso dizer nada pois ainda não joguei, mas o jogo foi muito bem recebido! Apesar das notas, ele teve 4.4 de 5 estrelas na Xbox Live do Xbox, (no PC ele tem nota menor, o que pode ser em parte por causa da má otimização e outra parte por haterismo mesmo)! E ele está vendendo horrores no PC! E no Xbox teve até um grande aumento na venda de consoles e provavelmente também está trazendo alguns assinantes pro Game Pass! Fora que quem não gostou é a minoria! Se você for ver quem jogou a maioria gostou do jogo!

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2023 22:09

Eu não acho correto considerar Final Fantasy 16 e Forspoken como valor agregado ao PlayStation pois não são da Sony! Foram só exclusividades compradas! Mas não vejo que isso vale pra Bethesda também! Ela comprou o estúdio em 2020 e mesmo que não tenham sido iniciados pela Microsoft, ela que acompanhou e participou o desenvolvimento desses jogos por quase 3 anos como dona do estúdio e da IP! Além de ser ela que financiou esses jogos no final de desenvolvimento!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Setembro de 2023 22:50

Paulo, o que você acha é opinião sua e está no seu direito, mas se o que faz se querer um console é o que se pode jogar nele, só no PS5 é possível jogar esses 2, e pior, FFXVI é a única plataforma do planeta onde você pode jogá-lo, então, independente da sua opinião, esses jogos temporários fazem parte dos lançamentos do ano do PS e ajudam em como é visto o que o PS5 tem ou trouxe para seus clientes nesse ano. E olha, no ano do Xbox, segundo você, o PS5 ainda está recebendo uma exclusividade involuntária daquele que pode chegar a ser o jogo do ano pelo burburinho que tem gerado. É agradecer ao Phil Spencer por isso, já que ele acha que todo mundo nessa geração que quer entregar jogo pra Xbox precisa entregar pro Series S.

Juca
Juca
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 22:53

Você contava Ori como um jogo do Xbox, mesmo a Microsoft não sendo dona da Moon? E Mass Effect como um jogo do Xbox no 360? E The Witcher 2? Dead Rising? Rise of Tomb Raider? E tantos outros… Nada disso era da Microsoft, mas e daí, não agregava valor ao console da MS quando eram lançados só nele?

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 23:09

Ori é da Microsoft pois foi feito em parceria com a Microsoft sob sua supervisão e financiamento, além de serem donos da IP! Todos esses outros que você citou pra mim não são méritos da Microsoft pois foram exclusividades compradas!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Setembro de 2023 23:34

Paulo, não interessa de quem é o jogo, e sim o que a plataforma oferece de especial e de atrativo pra ela, Paulo. As pessoas, no geral, não compram PS por um único motivo, assim como não compram Xbox por um único motivo, nem um Nintendo Switch, não é possível que não percebas, pois se fosse assim, ninguém nem comprava mais Xbox porque o PC recebe todos os exclusivos dele day one como o console, Paulo.
Exclusivos importam, mesmo os temporários, o dono do jogo não interessa, isso atrai clientes pra uma plataforma. Se Starfield ou qualquer daqueles jogos é da Microsoft isso nunca importou, só vai aumentar ou diminuir o lucro dela naqueles jogos, e de quebra tem potencial para atrair mais clientes pelo cheiro do queijo.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Juca
15 de Setembro de 2023 23:15

Sim, eu concordo que pro consumidor isso é um incentivo a comprar o console! Mas eu falo em questão de mérito da empresa! Eu acho que pra um ano ser considerado bom pra um console deve-se considerar o que esse console fez de bom! E não o que comprou sem fazer nada! Mas enfim, é só a minha opinião!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
16 de Setembro de 2023 1:57

Paulo, second party ou mesmo um jogo temporário exclusivo não é mérito da empresa. Veja, é alegado que a Sony financiou o FF 7 remeke e que sem ela o jogo nem existiria. Parte do dinheiro ali é da Sony, mas a diferença básica em termos práticos é de que em um caso ela é dona de uma ip e pagou para alguém trabalhar nela, e no outro caso pagou pra alguém trabalhar num jogo próprio pra ele… Veja, Starfield estava com uma versão para PS5 em desenvolvimento, antes da Microsoft adquirí-la, o quanto é mérito da Microsoft comprar uma ideia pré-concebida de modo temporário ou em definitivo? Cá pra nós um jogo desses é 3 a 4 anos de desenvolvimento, no mínimo, pensando em Bethesda, sou capaz de achar que foi até mais… Microsoft terá mérito em Forza, indiscutivelmente, e talvez no HiFi Rush, pois nos é dito que foi um jogo que só saiu graças a MS, mas Starfield, pra mim ainda não dá pra contar como mérito da MS, eram ideias já em desenvolvimento que foram compradas. No próximo game da ID e da Bethesda a gente pode falar de mérito da MS, pois certamente pelo tempo serão jogos totalmente feitos por responsabilidade, vontade, e decisões criativas daquilo que agora é MS.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Setembro de 2023 22:14

Uai, esqueceu de Redfall?

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Edson Nill
15 de Setembro de 2023 22:21

Red Fall foi um fracasso completo! Então acho que não vale a pena contar!

Andrio
Andrio
15 de Setembro de 2023 15:08

[off] juca Spider vai ter modo 40fps + vrr *-*

Deto
Deto
Responder a  Andrio
15 de Setembro de 2023 16:01

E todos os modos de jogo terão RT.

Juca
Juca
Responder a  Deto
15 de Setembro de 2023 17:04

É sério?! Cara***, então a engine tá *oda!

Hennan
Hennan
Responder a  Deto
15 de Setembro de 2023 18:25

Não sei se ficou feliz ou triste com isso. Parece está bem otimizado, ao mesmo tempo que uma opção sem RT é sempre interessante. Vamos ver o preço de colocar 60fps + RT.

Andrio
Andrio
Responder a  Hennan
15 de Setembro de 2023 18:56

primeira coisa q eu pensei tambem…. Mas eu acho que eles encontraram um balanço entre grafico e RT.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
15 de Setembro de 2023 16:52

É só o que quero dele! Uma pena que a mídia física não vai chegar day one aqui, mas já vai comprada desde julho! Lol

Deto
Deto
15 de Setembro de 2023 15:46

olha só, primeira vez que eu vejo um comportamento adequado do alex bugaga

Acho que depois de tanto falar bobagens do PS5, agora ele está cauteloso na hora de falar mal do PS5.

E esse xbox, MS estava mais preocupada em inflar teraflops para fanboy arrotar vitória na internet do que fazer um console efetivamente bom.

Por isso que eu digo que o xbox parece ser controlado pelos fanboys abobalhados… o que fica mais fácil para fanboy burro e ignorante defender?

a) arquitetura superior que precisa de vários parágrafos para explicar

b) 12 teraflops, full rdna2, clock sustentável (caixista na internet “hurr durr 12>>>8)

Cada vez que o xbox perde ou passa vergonha; eu sempre fico com a impressão que aquela decisão foi tomada por um fanboy babão de xbox do twitter

Pq obviamente eles preferem um bordão simplista, da opção B, do que um console efetivamente melhor.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
15 de Setembro de 2023 15:57

Off: Parece que o Game Pass está estagnado! Ele só agora chegou a 30 milhões de assinantes! Isso é perigoso! Se a Activision não der uma alavancada nisso vocês acham que ela pode rever algumas políticas dela em relação ao serviço?

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Setembro de 2023 17:03

Paulo, na boa, para o bem da indústria e do Xbox eu espero que reveja.

Não dá pra ficar colocando jogo AAA Day One em serviço, isso deveria ser coisa pensada pra 6 meses pra frente pra não prejudicar tanto a venda de jogos e ainda serem em uma quantidade bem dosada, pra não atrapalhar os lançamento que estão chegando ao mercado, senão acabará com tudo.

Sempre achei que o Gamepass é algo bom pra indies, mas péssimo pros AAAs.

O que vai alavancar Xbox são bons jogos lançados nele, já esses serviços são como a pirataria é tanta oferta que fazem e de tanta coisa que nem é tão boa que muitas vezes as pessoas desmerecerem todo o negócio e até perder o “tesão” naquilo.

Veja, o Xbox 360 foi um sucesso sem qualquer serviço apelativo. E na boa, com o dinheiro que a MS tem só não faz um sucesso atrás do outro porque está insistindo nas visão ou pessoas erradas.

Deto
Deto
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Setembro de 2023 18:31

Eu acho que nem isso… esses 30M ai um cara escreveu no linkedin ai alguém viu e saiu postado e justamente agora um dia depois do State of Play e da Insominac começar a falar mais do jogo

Minha opinião? continua ou está abaixo dos 25M

A bolha dos serviços já estourou, a MS ainda que tá maquiando tudo e escondendo o jogo aproveitando que tem grana infinita para disfarçar

Daqui a pouco os 7 dias de “acesso antecipado” viram 1 ano para COD… atraso de um ano ou mais para COD sai no GP

Hennan
Hennan
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Setembro de 2023 18:35

Se procurar post antigo vai ver que nunca acreditei nesse modelo de assinatura. A Microsoft não entendeu até hoje que o ramo de consoles e PC é um nicho bem especifico. Eles tem suas preferência e vai levar muito tempo e dinheiro para mudar isso.
Por outro lado, vejo ações da Microsoft no sentido de rentabilizar melhor o negócio. O aumento do gamepass, o fim da Gold, a independência da Activision e os ditos pré-lançamento. Eles precisam focar mais no console, mas já melhorou bastante.
Em contra partida a Sony tem tomado decisões no mínimo questionáveis, como o foco em GaaS e o lançamento descontrolado de jogos no PC. Ainda é cedo para julgar, mas começo a ficar preocupado. 2024 será o ano chave para a indústria.

Netto
Netto
16 de Setembro de 2023 12:55

Rapaz

Vitor Hugo Reale
Vitor Hugo Reale
21 de Setembro de 2023 14:07

Mario recentemente, a digital foundry ao falar de fsr3 que vai gerar quadros intermediários. Se referindo ao ps5 como um console com dificuldades para rodar esta tecnologia, visto que segundo um de seus comentaristas o ps5 tem hardware semelhante à uma rx 5700xt, e que as palcas rx 6000 e 7000 que irão integrar melhor performance. Me questiono já que a rx 5700xt é rdna 1.0 será que estão certos ? O que acha?

error: Conteúdo protegido