PS5 é baseada no RDNA 2, mas tem menos uma característica que o RDNA 2

Uma análise mais profunda ao que tem sido discutido recentemente sobre a PS5 ser “RDNA 1.5” levou a alguma pesquisa para clarificar a situação.

Bem, antes do mais, refiro que escrevi este artigo numa altura em que não contava escrever nada para a PCManias, e, infelizmente isso vai ter consequências… Como é sabido estou de férias, e devido a este artigo tive de dedicar mais tempo do que o que queria para poder pesquisar e clarificar a situação. Ora isso teve consequências pois a família não ficou nada agradada com a situação. Durante o ano dedico imenso tempo à página, muitas vezes sacrificando tempo em família, e tinha jurado a mim mesmo que isso não aconteceria nestas férias, o que ao não cumprir isso levou a insatisfação.

Daí que as consequências serão claras… não contem com absolutamente mais nada da minha parte até ao final deste mês. Zero, Zilch. Nem mensagens, nem respostas, e nem aprovações de comentários. O que o Ricardo, o meu amigo que está aqui a assinar com o nome Equipa PCManias, entender aprovar, fica aprovado, o que não quiser aprovar… azar! Está inteiramente ao seu critério, e nem me meto. Se entretanto houverem mais Astroturfers a levantar polémicas… azar. Não as vou comentar.

Mas isso agora é irrelevante. Vamos mas é despachar isto e clarificar as questões que ficaram ontem no ar.

Como sabem, Gavin Stevens, também conhecido como Odium, levantou ontem a questão de a PS5 poder não ser baseada em RDNA 2. Ora Gavin Stevens é conhecido por ser um fanboy Xbox, e mais do que isso, um anti Sony. Estamos a falar do senhor que organizava o canal de Discord onde alguns fanboys Xbox se juntavam para combinar mentiras para espalhar pelos fóruns, de forma a criar junto dos participantes medo, incertezas e dúvidas. Uma táctica conhecida como FUD.



Mas desta vez Gavin Stevens meteu um outro senhor ao barulho, Rosario Leonardi, um dos engenheiros principais da Sony, revelando supostos tweets enviados por ele, que comprova com capturas de ecrã.

Num primeiro Tweet Rosario Leonardi refere, e cito:

Eu sei que estás curioso , mas estou legalmente preso a não dizer nada que não tenha sido já tornado público. Como sabem a PS5 é uma arquitectura entre o RDNA 1 e RDNA 2, com alguns pedaços únicos. Mesmo a PS4 era um estranho hibrido entre o GCN 2 e o GCN 4.

O segundo tweet de Rosario refere:

Apenas posso revelar dados públicos. O GPU é baseado no Navi, pelo que não tem nada de Machine Laearning. Há um único CU com CS, mas está reservado ao Tempest Engine.

Ora perante este conjunto de situações, e a falta de credibilidade de Gavin Stevens surge a questão… Estes Tweets são falsos?

Pesquisando por estes Tweets eles não estão disponíveis. E não há nada que seja indicador de alguma vez eles terem existido. Aliás mesmo Gavin Stevens não conseguiu provar junto do moderador do Neogaf que as capturas de ecrã eram verdadeiras, e nesse sentido o moderador considerou os mesmos como falsos.

Mas será que são mesmo falsos ou foram apenas apagados por Rosario Leonardi?



Foi isso que se tentou apurar, e a conclusão a que se chegou é que pelo menos o segundo Tweet é verdadeiro. Ele existiu, e isso dá credibilidade igualmente ao primeiro.

A prova que Rosario escreveu efectivamente este segundo Tweet foi obtida usando uma ferramenta muito útil, o Way back Machine. Um website que, pontualmete, regista uma cópia dos websites na internet, e que quando aplicado ao Twitter do engenheiro conseguiu revelar um dos Tweet em questão, o segundo. E isso quer dizer que se eles não existem mais é porque foram posteriormente apagados.

Infelizmente o WayBack Machine não faz capturas constantes e nem completas e de todo o conteúdo, pelo que se fica limitado na pesquisa. E daí que a pesquisa ou a navegação dentro do conteúdo capturado é quase impossível. Assim, apesar de este segundo tweet estar comprovado, não se consegue chegar ao primeiro. Mas como referido, se o segundo existe, e foi apagado, o primeiro é certamente verdadeiro.

Eis então uma prova de que este segundo Tweet existiu e que o diálogo entre Rosario e Gavin realmente existiu. Deixo o link para que possam ver por vocês mesmos:



https://web.archive.org/web/20200715221634/https://twitter.com/ilMal3/status/1283524232933187593

Daí que o Gavin Stevens/Odium, pode realmente ser um fanboy e um Anti PS5, mas aqui neste caso ele não mentiu. Ou melhor, não mentiu completamente, uma vez que quando se viu impedido de comprovar o tweet por ele ter sido apagado, ele referiu que o tweet era particular/privado, o que não é verdade! Se fosse privado, nunca seria possível aceder-lhe consultando o twitter público do engenheiro da Sony usando o WayBack Machine.

Mas independentemente disso, o tweet é real, e confirmamos que é real. Neste caso o segundo Tweet que refere que a PS5 não possui Machine Learning integrado no GPU.

Mas repare-se numa situação. Em ambos os tweets Rosario refere que não pode revelar nada que já não seja público. E se isso é assim, o que o levou a pensar que esta informação era pública?

Vamos ver a questão do RDNA Hibrido:



Como sabemos a PS5 é uma peça altamente personalizada. E um dos motivos é que a sua retro compatibilidade com a PS4 é conseguida através do hardware. Ora o RDNA 1 foi um passo intermédio entre o RDNA final, o RDNA 2, e o GCN. Assim sendo, havendo a intenção de uma retro compatibilidade perfeita, muito do que foi removido do RDNA 1 na passagem para o RDNA 2, foi mantido na PS5. E isto nunca deixou de ser público.

Isto torna a PS5 num GPU RDNA 1? Não! Torna-a num GPU que manteve situações removidas do RDNA 1, por questões de compatibilidade. Uma peça única, um GPU único.

Mas é então a PS5 RDNA 2 com características mantidas do 1 ou RDNA 1 com características do 2?

A resposta a isso tinha sido já dada pela Sony e pela AMD.



Por outras palavras a PS5 é RDNA 2, mas não um RDNA 2 igual ao do PC. Ao manter algumas características do RDNA 1 que interessaram à Sony por questões de retro compatibilidade, o RDNA 2 da consola possui características únicas que o tornam um híbrido. Mas na realidade um RDNA 2 com suporte a características do RDNA 1 e não um RDNA 1 adaptado a RDNA 2.

E quanto a isso este é um assunto encerrado. Confirmado pelo fabricante da consola e produtor do APU não são frases de fanboys, muito menos fanáticos, em fóruns que alterarão essa realidade.

Ou seja, Rosário não mentiu, mas foi infeliz na forma como se expressou pois não soube explicar isto, dando assim lenha para uma guerra de consolas que se encontra super acessa!

No seus segundo tweet, Rosario refere que a consola não tem Machine Learning no GPU.



Ora aqui fica uma dúvida… O que é que Rosario quer dizer exactamente com isto.

E passo a explicar: A PS4 suporta Ray Tracing no GPU?

Não!

Mas isso impediu-a de ter jogos com Ray Tracing? Não!

O que é então suporte Ray Tracing no GPU? Basicamente unidades dedicadas a esse tipo de cálculo. Tal como as que apareceram na PS5.



E a PS4 pode fazer Machine Learning?

Apesar de a PS4 Pro estar muito melhor dotada para isso, pelo suporte FP 16, a realidade é que o Machine Learning pode ser realizado por qualquer processador. Não estamos a falar de mais do que mero software e processamento.

O que torna a PS4 Pro mais adaptada que a PS4 é a existência do FP16. Acontece que este tipo de código não requer precisões elevadas, e o FP 16 consegue processar num único ciclo duas instruções 16 bits que na PS4 terá de ser forçosamente apenas uma instrução 32 bits. Ou seja, a Pro é melhor no sentido que consegue mais rendimento no processamento devido a processar duas instruções por ciclo quando a PS4 apenas processa uma. E sendo que este tipo de processamento não requer grande precisão, há aqui uma clara vantagem.

Ou seja a PS4 suporta machine learning. Mas não tem nada no seu GPU que seja dedicado a isso. A não ser que consideremos o suporte FP16 como hardware dedicado. O que não é!

Ora daqui surge a questão? E a Xbox Série X suporta ML no GPU?



Eis o que diz a Eurogamer na entrevista dada pelos engenheiros da Microsoft sobre a série X:

A arquitectura RDNA 2 usada na série X não tem os equivalentes aos Tensor Cores, mas a Microsoft e a AMD vieram com uma nova, solução eficiente, baseada nos nucleos de shaders standard. Com mais de 12 Tflops de computaçao 32 bits, o RDNA 2 tambem permitiu dobrar isso com o FP 16 (sim, o rapid packed math está de regresso).

Resumidamente, a Xbox não tem tambem unidades dedicadas a Machine Learning…

No entanto a Xbox série X tem algo mais… Uma  solução criada pela Microsoft e AMD que, não sendo hardware dedicado, optimizar esse tipo de processamento. vamos continuar a citar do artigo:

No entanto as cargas de trabalho de aprendizagem máquina (machine learning) normalmente requerem precisões muito inferiores, e assim sendo os shaders do RDNA 2 foram adaptados ainda mais.

Assim a Xbox Series X suporta aprendizagem máquina para jogos com DirectML, um componente do DirectX. O DirectML fornece performance sem precedentes ao hardware de uma consola, ao beneficiar de 24 TFLOPS de performance 16-bit de virgula flutuante, e mais de 97 TOPS (triliões de operações por segundo) com precisão de 4 bits em inteiros na Xbox Series X. A aprendizagem máquina pode melhorar uma vasta gama de áreas, como fazer os NPCs mais inteligentes, criar animações mais ealistas, e melhorar bastante a qualidade visual.

Resumidamente a Xbox não tem também nada dedicado no GPU para machine learning. O que ela tem é suporte a operações de inteiros a 4 bits, que são extremamente adequadas a aprendizagem máquina. Mas não se trata de hardware específico, apenas de uma alteração nos núcleos de shading. Ou seja, os shaders ou estão a processar machine larning, ou estão a processar outra coisa, mas não as duas em simultâneo, dado não serem hardware específico. Há apenas aqui um acréscimo de versatilidade aos shaders, tal como fez o rapid packed match.

Daí a dúvida sobre o que diz Rosario. Será que quando ele refere que a PS5 não tem nada extra de Machine Learning se está a referir a não ter hardware dedicado, ao estilo do existente para Ray Tracing, ou que a alteração para suporte à precisão de 4 bits em inteiros, não existe na Sony?



Não sabemos…

Seja como for, estamos longe de uma confirmação de que a PS5 não suporta ML. Porque suportar suporta! A PS5, nem que seja por questões de compatibilidade com a PS4 Pro, suporta Rapid Packed Math, e isso quer dizer que o machine Learning existe e tem optimização. Poderá é não ser tão eficaz e optimizado como o da Xbox série X.

Aliás, olhando para as patentes do assistente PS5 baseado em IA que analisa o que o jogador está a fazer dando dicas sobre como agir e o que fazer, e às declarações da Electronic Arts sobre o ML nas consolas de nova geração, a dúvida do suporte a ML na PS5 nunca se colocou. E a que fica agora é apenas sobre se a Xbox tem um suporte superior.

Seja como for, olhando para o mercado dos smartphones não é incomum vermos chips dedicados ao ML/IA, e daí que nem isso podemos afirmar com toda a certeza. O que Rosario nos confirma é apenas que o GPU não tem por si nenhuma alteração dedicada ao ML.

Daí que o que Rosário aqui refere não era exactamente algo público. Era algo expectável dado que a Sony nunca tinha abordado o tema. Mas não algo confirmado e como tal não público. Aqui ele mete a proverbial “pata na poça”.



Ora já depois de termos escrito este artigo, viemos a saber que o Snr Rosario, que é Italiano, teve uma conversa privada com um um website igualmente italiano onde deu a conhecer uma explicação das suas palavras:

O que se segue é uma tradição dessas explicação, e como verão, bate em tudo certo com o que acima dissemos.

RDNA 2 é um termo comercial para simplificar o mercado, pois caso contrário GPUs com características aleatórias e diversas seriam lançados e seria impossível ao utilizador escolher

Um exemplo, é o Ray Tracing, que não está presente em nenhum GPU do mercado. Basicamente a Playstation 5 é um GPU único, e pela forma como está alterado não pode ser classificado como RDNA 1, 2, 3 ou 4.

Baseia-se no RDNA 2, mas tem mais características que ele, e quer-me parecer, uma a menos. A mensagem saiu mal, estava cansado e não deveria ter escrito o que escrevi.

Se perceberam as suas palavras, Rosário explica que o termo RDNA 2 apenas diz respeito a um feature set fixo e específico. Assim dizer que um GPU é RDNA 2 dá uma garantia de suporte às características desse feature set.

A PS5 não está presa a ele. E alterou-o. Até tem mais características que ele, mas, quer parecer, uma a menos.

Apesar de tudo,  e mesmo agora sendo com o intuito de corrigir um erro, quer-nos parecer que este senhor continua a falar demais… e que o seu emprego está em causa.



Seja como for, ele confirma o que a Sony e a AMD já tinham referido. Que os GPUs são costumizados, mas baseados no RDNA 2. No entanto, tal como a partir daí se pode acrescentar características, também se podem retirar, e ele refere que há características únicas e acima do RDNA 2, mas que lhe quer parecer que há igualmente uma característica a menos que no RDNA 2. Qual? Não podemos afirmar, mas perante o outro tweet quer-nos parecer que uma boa hipótese é o suporte 4 bits relativo ao Machine Learning incluído no GPU.

Aceitemos então que o RDNA 2 terá suporte a operações de 4 bits inteiros e que a PS5 não os suporta. Esta situação faz diferença caso não exista alternativa? Bem, a realidade é que nos videojogos as operações com inteiros tem uma relevância menor, e até hoje eles sempre foram muito pouco utilizados. Daí que a sua relevância global soe a reduzida. Mas no entanto, é inegável que no campo do ML, tal diferença poder fazer diferença, nem que seja pelo facto que que com tal precisão, se realmente ela puder ser usada, o processamento poder ser até 4 vezes mais rápido do que com 16 bits de precisão.

Mas sobre este assunto a Sony terá de se pronunciar, até porque não sabemos qual é essa situação do RDNA 2 que Rosario refere querer-lhe parecer que não é suportada, e o que está acima escrito é por isso especulação.

Como sempre dissemos, não sabemos ainda tudo sobre as consolas… e nem com estes dados vamos saber. Há que se aguardar por uma revelação completa para se confirmar as coisas, mas claramente o que sabemos é que há muita personalização nestes APUs, e no caso do da Sony, há mesmo hardware proprietário que já sabemos estar presente no sistema de I/O.



84 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
bruno
bruno
21 de Julho de 2020 8:13

Obrigado pelo trabalho que tiveste Mario, mas sinceramente, nem te devias ter dado ao trabalho.

A esta altura do campeonato ja se sabe que muita da desinformacao dos foruns vem de fonte organizada e com campanha activa. Isto, a nao ser que sejam uma seita, evidentemente envolveu alguma campamnha por tras.

A Sony e uma empresa que vale milhoes. Eles tem que vir a publico apresentar a sua consola.

O desespero dos tipos do FUD e tao grande que chega a ser ridiculo.

Equipa PCManias
Responder a  bruno
21 de Julho de 2020 9:02

Caro Leitor Bruno
Verifique o seu e-mail.

bruno
bruno
Responder a  Equipa PCManias
21 de Julho de 2020 11:20

Obrigado pelo aviso.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
21 de Julho de 2020 13:45

O que aconteceu é que eu nunca vi um FUD organizado dessa forma. Esse pessoal está passando dos limites e chega a ser triste de ver. Eu já pensei que não pode ser só fanboys, deve ter algo por trás disso, pois nenhum fanboy se daria ao trabalho de tamanha articulação e organização para tentar tirar credibilidade de uma empresa. Não é um ataque single, é muita gente articulando. Toda semana aparece algo tentando gerar polêmica para a ps5. Primeiro foi que o console tinha 9 Teraflops, depois rdna 1 (que voltaram isso agora), aí o aquecimento, mais afrente que o ssd da Xbox era mais veloz que do ps5 através da velocity, ps5 não tem Ray tracing, Xbox tem uma gpu só para Ray tracing… Enfim, toda semana é algo para tirar méritos da ps5. Eu fico imaginando o nível de desespero de quem cria isso. Deve estar muito inseguro em torno do SX e seu ódio deve ser imenso contra a Sony. Isso resume bem a situação do mundo que vivemos. A intolerância está a níveis alarmantes.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 14:17

eu contei aqui o tempo

a Insominiac divulgou que spiderman MM seria 4k 60fps no PS5.

8h horas depois apareceu o tal desenvolvedor do golfinho simuladotor, o tal jogo 120fps no SX que o desenvolvedor fala que o SSD do PS5 é fake, dizendo que o jogo dele iria sair no PS5, mas o mesmo não dava conta de rodar 120fps e a culpa era da sony pq o “PS5 é fraco” e so ia rodar 60fps

é muita coincidência não?

Last edited 3 anos atrás by Deto
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
21 de Julho de 2020 15:03

Realmente, tá meio assombroso isso. Nunca vi algo parecido antes. Phill Spencer falou que está cansado de guerra de consoles, mas desde que ele assumiu a divisão Xbox isso se intensificou de uma maneira nunca antes vista. Deu essa declaração que cansou para tirar o corpo fora, pois já estava ficando muito feio pra ele. Mas nisso entraram outros a alimentar guerra de consoles, como Studios que trabalham para ele, tentando desmerecer o ps5 quase todos os dias! Que curioso, não?

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 17:14

phill fala que não gosta de console wars.

uma semana depois começa aparecer esse monte de FUD ai.

se vc fosse criar FUD para incentivar CW na Internet, qual a primeira coisa que vc iria fazer antes de começar com isso?

dizer que é contra CW.

tudo que vc ver o phill spencer falando, imagine que é um político mal intencionado.

lembra do negocio dele dizer que o Control iria sair no Gamepass? umas duas semanas antes do TGA que o Control estava concorrendo e iria ter um boost de marketing?

eu escrevi aqui, que se o Control saísse no GP algum tempo depois, o Phill tinha se enganado.

se o control nunca saisse no GP, e inclusive saiu na PS Now, eu iria concluir que o phill mentiu de propósito para prejudicar a Remedy depois que eles se afastaram da MS e ter feito parceira de marketing com a Sony?

Então.

isso para mim não é prova do phill ser um duas caras e estar patrocinando esse FUD na internet, mas para mim é um indício.

Last edited 3 anos atrás by Deto
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
21 de Julho de 2020 22:27

De fato, Deto. Estou na mesmo linha de raciocínio. Infelizmente o Phill parece um político mal intencionado. Aquele que parabeniza o adversário e por trás enfia a faca.

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 23:28

Tá cansado? E aquela fala de que as concorrentes não querem aceitar o Game Pass nos seus consoles? Lenha pura para game Wars.

Agora abordando essa fala dele, uma vez eu disse que na MS só uma pessoa deveria falar sobre o Xbox e que eu escolheria o Phil, mas ultimamente nem ele é a pessoa certa. A MS vai lançar o console mais poderoso daqui a alguns meses e vem com essa de gamepass nas concorrentes? Fora jogos de Xbox que saem no PC mas o inverso não é aplicado. O hardware mais poderoso da geração atual descontinuado sem completar 3 anos de vida, fora as contradições anteriores….

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Livio
22 de Julho de 2020 0:14

A divisão Xbox precisa de mudancas já, espero ser surpreendido dia 23, mas não estou nem um pouco confiante

bruno
bruno
Responder a  Fernando Molina
22 de Julho de 2020 11:34

Podes estar. A MS não costuma espetar-se em início de geração.

A ONE começou bem nesse aspeto, polémicas de hardware à parte.

Halo Infinite, Hellblde 2, Forza 8, Fable e Perfect Dark seriam novidades de peso.

O que deixa dúvidas é que os estúdios capazes de AAA são 343i, The Coalition, Rare, Playground, Ninja Theory e talvez o The Initiative.

Ou seja as novidades podem encher este evento mas… É só.

Last edited 3 anos atrás by bruno
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
22 de Julho de 2020 0:37

Faz uns 2 anos que eu falo que o caminho do Xbox é se tornar serviço. Ok, tudo bem, casa presa faz o que acha melhor. Mas virar serviço tentando queimar o cliente? Isso é a primeira vez que vejo. Alimentando guerra de consoles faz algum tempo, como eles acham que vão vender gamepass pra Nintendo e Sony desse jeito? Essa divisão Xbox é brincadeira. Difícil acreditar em adultos que parecem que estão numa festa adolescente.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 14:26

O pessoal tudo se matando por causa de consoles que nem foram lançados ainda, imagina quando estiverem no mercado, não entendo, e eu de boa jogando Ghost of Tsushima e torcendo pra quinta ter um gameplay de Hellblade 2 e liberarem uma demo do novo Halo, brigar pra q??

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Molina
21 de Julho de 2020 14:38

Pois é… A gente de boas jogando, né? Aproveitando ainda os consoles da atual geração. Haha the last of us veio arrebentando com psicológico e agora um jogo leve e gostoso de se jogar para fechar a geração de PS4. Tô curtindo demais. Já fechei a região sul, fiz tudo, e agora estou na central. Olha que em mundo aberto nunca tive paciência de fazer tudo, mas esse tá me divertindo demais e as secundárias são complementos incríveis das principais. Esse ghost vai ser degustado lentamente.

Quanto a hellblade 2, o Phill não tinha falado que estava ansioso para unreal 5 no Hellblade? Se tiver gameplay, quer dizer que será unreal 4 certo?

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 15:15

Ghost é divertido demais, to adorando, quanto ao Hellblade 2, só quero um gameplay, não interessa em qual Unreal kkkk mas falando sério, acho dificil, agora quanto ao demo do Halo fortes indicios de que pode vir sim

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Molina
21 de Julho de 2020 17:40

Halo passou da hora de apresentar algo né. Acho que eles sabem que tem que mostrar algo né. Apesar de eu não gostar do estilo de Halo, sei que é um baita game.

Daniel
Daniel
Responder a  Fernando Molina
21 de Julho de 2020 14:48

Hellblade 2 poderá ser o primeiro gameplay da Unreal Engine 5; é o jogo que mais aguardo da Microsoft, independente de eventuais surpresas.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel
21 de Julho de 2020 15:10

Unreal 5 nem pronta está, amigo! Como é que vão fazer um gameplay de Hellblade em unreal 5? A epic está trabalhando junto com a ninja teory desde antes do início de desenvolvimento da tech demo? Impossível ao meu ver.
Se tiver gameplay de hellblade é unreal 4 que fará sentido.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Daniel
Daniel
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 15:23

Estás correto, me desculpe. Lembro de ter lido que Hellblade 2 será um jogo em Unreal 5, só que, revisitando o texto de junho, vi que ele está sendo feito em Unreal 4 e deverá ser portado para 5. Definitivamente, se for isso, no mínimo será jogo para final de 2022, melhor que seja essa conversão/adaptação. Agora não sei se faz sentido essa gameplay kk.

bruno
bruno
Responder a  Daniel
21 de Julho de 2020 20:15

E vai ser. A Epic está a desenvolver ferramentas de modo a que transitar entre motores e aproveitar as tecnologias todas da nova versão seja simples.

O que é o motor só ficará disponível em 2021.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Daniel
21 de Julho de 2020 15:17

Somos 2 amigo, espero muito ver esse game em acão no Series X

marcio
marcio
21 de Julho de 2020 11:45

Grade Mario, obrigado mais uma vez por esclarecer as coisas.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
21 de Julho de 2020 12:56

Por outro lado, a PS5 tem o Geometry Engine, uma componente custom que eventualmente a AMD poderá integrar na RDNA3.

Seja como for é bom ver que tanto a XsX como a PS5 apostaram em componentes custom em cima das arquiteturas base, o que revela o investimento destas companhias em hardware, que se perdeu um pouco na geração anterior devido ao receio do “fantasma” do hardware local ter os dias contados e a cloud e streaming ser o futuro.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Cardoso
21 de Julho de 2020 14:41

O que de custom tem no RDNA 2 da SX que foi confirmado?

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 19:33

Quando disse componentes custom nessa parte do comentário, não estava só a pensar em GPU mas na consola como um todo.
A XsX tem a customização da velocity architecture ao nível do I/O por exemplo. De GPU não me lembro de nenhuma, já que o variable rate shading é standard da RDNA2.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 20:16

Provavelmente o sistema VRS. E mais coisas ainda não reveladas.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
21 de Julho de 2020 20:21

VRS não é rdna 2?

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Sparrow81
22 de Julho de 2020 10:13

VRS é standard no RDNA 2, mas a versão Xbox é diferente. É uma nova patente da Microsoft que estreará no console.

Carlos Marciel
Carlos Marciel
21 de Julho de 2020 13:01

E-mail Checker:
BAD The Mailbox doesn’t exist.
Comentário negado! Futuros comentários do mesmo IP serão automaticamente apagados e o IP banido caso o e-mail continue inválido! Por favor verifique e corrija o seu e-mail antes de tentar de novo.

Carlos Marciel
Carlos Marciel
Responder a  Carlos Marciel
21 de Julho de 2020 13:49

Não precisa checar não o email não existe mesmo ! É que ontem fiz um comentario neutro aonde eu não exaltava o glorioso PS5 apenas dava a minha opinião sobre ele dizendo que sim que não adiantava os molhos secretos ele é sim inferior ao Xbox SX e que nem por isso ele deixaria de fazer lindo jogos como sempre fez.

Mas como não foi uma mensagem exaltando a gloriosa Sony e o seu maravilhoso PS5 vocês simplesmente ignoraram ela nem colocaram aqui pra verificar email.

Agora que eu fiz um comentario lotado de elogios ao PS5 e a gloriosa Sony vejam só ele ia entrar o problema era só o email invalido.

Rs.. era só pra tirar a conclusão que eu queria vocês estão sim em controle de danos e passando panos no que a Sony fez de errado com o PS5 estão ignorando tudo e elogiando sem medidas e controle o console apesar de tudo. Seria o que interesse financeiro ? São patrocinados por eles ? Ou é só paixão mesmo.

Decepsionado aqui de imparcial não tem nada é só mais uma pagina de defesa da Sony e seu glorioso playstation acima de qualquer verdade ou realidade.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Marciel
By-mission
By-mission
Responder a  Carlos Marciel
21 de Julho de 2020 13:57

P.S. = …”A porta da rua, é serventia da casa”…

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  By-mission
21 de Julho de 2020 14:14

Mano, o melhor é ignorar…

Equipa PCManias
Responder a  Carlos Marciel
21 de Julho de 2020 14:31

Caro leitor Carlos

Não me compete defender a página, pois estou aqui apenas a gerir os comentários.
Mas dado que os comentários aprovados passam por mim e não tenho autoridade para os apagar, mas apenas para os não permitir entrar ou não, torna-se fácil verificar o histórico e verificar se algum comentário seu está na lista de não aprovados.
E o seu historial é simples. Você tem dois comentários… O anterior e este.
E note que este entrar é a prova que não há nada a esconder pois você sendo moderado este e-mail nunca seria tornado público se não fosse por minha opção.
E tornei-o público para de caras, e note-se que não sou o Mário, mas apenas alguém que ficou a moderar isto a seu pedido pelo que não pertenço sequer ao site, lhe dizer que você faz uma acusação mentindo descaradamente.
Você nunca fez qualquer outro comentário, apenas o anterior.
E informo-o que o aviso de e-mail inválido ocorreu exactamente porque como aquele era o seu primeiro comentário, solicitei a verificação do mail. O comentário nunca era para ser aprovado por isso, pois a aprovação e a verificação do e-mail são processos bem diferentes.
Aliás o pedido de verificação de e-mail nem está disponível se o e-mail estiver já validado.
Daí que fique claro… Não sei quem você é, mas o seu historial consiste apenas em dois comentários, este que aprovei para minha defesa e que o serviço de validação de e-mail anulou. Daí que o seu comentário é mentiroso e só tem como intuito atacar o website.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Marciel
21 de Julho de 2020 14:44

Olha só, um fanboy. Ahahahah Sony fez de errado? Haahaga os consoles nem lançaram! E aqui só se trabalha com verdades. O Mário só passa informação. No mais, segura sua expectativa aí fanboy, pode se decepcionar mto por ver que o SX não é tão capaz para superar o 9 Teraflops. Haha
Em tempo, se alfabetize antes! Você escrever “decepsionado” só tira credibilidade total do seu raciocínio. Nem escrever direito aprendeu, quer ter voz para acusar alguém do que você é! Pfff

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Marciel
21 de Julho de 2020 14:49

Essa mensagem parece desesperada.
Sério que vocês estão tão preocupados assim com outro fracasso do xbox?!
Bom, eu pessoalmente compraria o PS5 mesmo se ele tivesse 5 Tflop. Nem percam tempo pois estão é dando mais força pra uma reação contrária.
A parte da comunidade xbox tóxica já deve ser tão odiada pelo mundo quanto a China é. Todos sabem o que vocês estão fazendo, não sejam ingênuos.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
21 de Julho de 2020 15:15

Minha vontade de ter um Xbox na nova geração só diminui. Seja por atitudes desse tipo de gente aí ou dos cabeças da divisão Xbox. Eu nunca vi isso. Nem quando era sega x Nintendo. Só me vem uma coisa a cabeça: o desespero dessa gente e da divisão Xbox está a níveis alarmantes. Triste.

Sparrow81
Sparrow81
21 de Julho de 2020 13:33

O que entendo disso é o seguinte: A Sony ajudou a AMD desenvolver RDNA 2 para os PCs. Então é óbvio que quaisquer características que eles tenham retirado de RDNA 2 é porque não se fez necessário ou conseguiram alguma solução afrente de RDNA 2. É ingenuidade sugerir que Mark Cerny e sua equipe não pensaram num todo, já que o que se mostra até agora é que a ps5 foi pensada para performance.
No mais, o tal molho secreto (referido por Lisa Su, CEO da AMD) seria a geometry engine ou até agora não revelaram e vem mais coisa por aí?

Ao Mario
Quanto às férias, Mario: Aproveite, amigo.
E não deveria ter se preocupado nesse momento de família com esse assunto. Deixa o pessoal que cria FUD para lá e aqui sabemos que tem pessoas que não dão a mínima para essa gente. Apenas entra por um ouvido e sai pelo outro. Você está se esforçando demais e sobre ser ou não ser saberemos mais cedo ou mais tarde, antes dos lançamentos do consoles.
Aproveite a família e boas férias. ?

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
By-mission
By-mission
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 14:04

Já fizeram as contas?

Série X “Desempenho do aprendizado de máquina”:

XSX
INT8 = 49 TOPS
INT4 = 97 TOPS

RTX 2080Ti Founders Edition
INT8 = 227.7 TOPS
INT4 = 455.4 TOPS

RTX 2070 Founders Edition
INT8 = 126 TOPS
INT4 = 252.1 TOPS

RTX 2060
INT8 = ~ 100 TOPS
INT4 = ~ 200 TOPS

Então, sim, cerca da metade do RTX 2060. Não sei o quão significativo isso realmente é e como isso vai acontecer…

Mas vamos lá a Sony está a abdicar de uma característica do RDNA 2 (mesmo que ela é metade de uma RTX 2060)…

Last edited 3 anos atrás by By-mission
By-mission
By-mission
Responder a  By-mission
21 de Julho de 2020 14:12

E “se” a PS5 tiver a usar estes mesmos números temos:

XSX (52 CUs)
INT8 = 49 TOPS
INT4 = 97 TOPS

PS5 (36 CUs) ~ 18%
INT8 = 40,18 TOPS
INT4 = 79,54 TOPS

Fica agora a saber será que teremos um chip dedicada ao Machine Learning ou será essa a imensa diferença ~ 18%

Last edited 3 anos atrás by By-mission
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  By-mission
21 de Julho de 2020 14:55

Esperar para ver… O tal molho secreto não foi nem mencionado ainda e podem ser características interessantes. Ou é geomety engine, cache scrubbers? Ou algum tipo de empilhamento de Chips otimizando ainda mais desempenho ao tornar as coisas mto próximas? Pois o Cherno mencionou no vídeo de análise da Unreal 5 exatamente isso, sobre o Streaming e a velocidade que as coisas estavam acontecendo: “Impressionante a taxa de transferência. Só posso imaginar que as coisas estão muito próximas para se conseguir isso. Quero saber mais como conseguiram”

Deto
Deto
Responder a  By-mission
21 de Julho de 2020 14:26

esse ML do xbox é para o Azure.

o numero de CUs do SX é para azure.

a MS podia ter igualado o clock do PS5 e usado mais CUs para fechar 12TF, mas advinha só?

Numero de CUs >>>> clock para o Azure.

clock > CUs para jogos

a GDDR do Xbox tem um esquema simular a ECC de RAM para servidores, exatamente para o Azure.

o SX tem compromisso com o Azure.

bruno
bruno
Responder a  By-mission
21 de Julho de 2020 20:19

De onde tiraram estes valores?

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  bruno
21 de Julho de 2020 20:35

Nvidia Turing Whitepapers e Microsoft

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  By-mission
21 de Julho de 2020 20:28

Já tinha lido isto… várias fontes referiam que o ML da Xbox era metade da 2060.
Mas você esquece uma diferença… é que a 2060 usa tensor cores, que podem ser dedicados ao ML, mesmo dentro de um jogo que use o pipeline de grafico classico..
A Xbox tem metade da capacidade, mas usa shaders. Se os shader estiverem sendo usados para grafismo, esse valor cai ainda mais, podendo nem justificar a sua existência.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 14:10

Eu acho que o “secret sauce” que a Lisa Su referiu é mesmo a arquitetura de I/O e o SSD. É o que mais diferencia a consola.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Cardoso
21 de Julho de 2020 14:58

Pode ser como está a disposição das coisas, algum empilhamento de Chips?. Veja minha resposta ao by-mission sobre o comentário do Cherno na apresentação da unreal 5.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 19:52

Isso lembra-me a patente de arrefecimento da PS5 que dissipa o calor pelos 2 lados do APU e dá a entender que o CPU+GPU estão empilhados. Mas continuo a achar que o secret sauce é mesmo o SSD. Mas aguardemos para ver se há mais novidades.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Cardoso
21 de Julho de 2020 20:24

Estou me baseando no comentário do Cherno, que disse que só o SSD e i/o não fariam aquilo, mas apenas com uma proximidade muito grande de componentes. Não sei se ele sabia das peculiaridade da i/o do ps5 ou não.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 20:24

Não é bem assim. Como o Cerny explicou, Sony tem os seus objectivos com o hardware, AMD tem os seus objectivos com hardware e MS também.

Enquanto clientes Sony e MS pedem customização nos chips. Se essas alterações forem de interesse a AMD pode adopta-las para os chips que comercializa. Se não forem de interesse, não adopta. E vice-versa.

O que este senhor do artigo diz é isso mesmo. Em cada arquitetura tens versoes que não passam de alteraçoes e mudanças face ao original. Dado que anualmente há um refresh das placas gráficas o que as empresas fazem é pegar no conjunto de alteraçoes feitos e dar-lhe um número para o identificar no mercado.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
21 de Julho de 2020 22:34

Mas eu não falei absolutamente nada disso, amigo. Eu falei só que se a Sony (que ajudou a fazer rdna 2 para os PCs) não usar alguma feature do rdna 2 puro para Pc é que não se fez necessário ou conseguiram uma solução para um sistema fechado melhor. No resto, sei como funciona a parceria e a AMD só vai adotar algo vindo dos consoles se for interessante para os PCs.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
21 de Julho de 2020 13:59

Essa discussão começou na sexta ou no sábado lá no neogaf, nem havia levado a sério pelo histórico do nosso colega “Gavin Stevens”.

Lembro que ele fez uma série de tweets explicando as vantagens do Sampler Feedback Streaming (SFS), e obteve respostas a esses tweets tanto do engenheiro da Sony quanto da Microsoft. Foi até interessante porque o engenheiro da Microsoft o corrigiu, dizendo que as afirmações dele sobre SFS não estavam 100% correctas. Diante das respostas, ele foi atrás do engenheiro da Sony e conseguiu “pescar” essas afirmações fora de contexto.

Era o que ele precisava para continuar espalhando seu FUD, cheio de informações pelas metades e mal explicadas. Lembro que o neogaf e o resetera explodiram mensagens e explicações, e no domingo isso se expandiu a fóruns brasileiros, onde me vi obrigado a ajudar no esclarecimento.

Mas além da questão inteiros 4 bits para machine learning, também havia levantado a possibilidade dele estar se referindo aos Primitive Shaders RDNA 1 ao invés dos Mesh Shaders, onde especula-se nos fóruns que é exclusivo do XBox Series X e das futuras VGAs RDNA 2 da AMD.

By-mission
By-mission
Responder a  Carlos Eduardo
21 de Julho de 2020 14:19

Pah, isto é NVidia, a AMD pode até ter algo idêntico lá, mas é outro nome ou ser só parecido ou ser outra coisa mesmo… Parem de misturar as coisas a Xbox não tem Mesh Shaders, a não ser que ela tenha uma GPU NVIDIA embaixo do dissipador!
https://developer.nvidia.com/blog/introduction-turing-mesh-shaders/

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  By-mission
21 de Julho de 2020 14:45

Isso não é assim By-Mission. O Mesh e os Primitive se tornaram um standard para os API e pode agora ser suportados por qualquer um.
Falei hoje que ambos abordam a mesma coisa, mas de forma diferente, havendo vantagens num e vantagens noutro.
Mas a PS5 tem o Geometry Engine, pelo que não sabemos se podemos falar de primitive shaders como eles foram apresentados ou se uma versão melhorada criada pela Sony que supera os pontos fracos face aos Mesh shaders.

Sabe que isto de falar nome de tecnologia não diz tudo. SSD é SSD até conhecer como funciona. E aqui temos o GE, um hardware novo da Sony gerindo toda a geometria, e que mais ninguém tem.

By-mission
By-mission
Responder a  Reinaldo
21 de Julho de 2020 14:59

Sim mas pare um pouco e pense…
” O PS5 não tem Mesh Shaders”
O Digital Foundry Foundry vem e diz: “não vimos evidências de Mesh Shaders”
Os fanboys vem a todo o tempo a dizer… “A PS5 não tem Mesh Shaders”…
Já lhes ocorreu que isso é um tecnologia da NVidia? Então a Series X também não tem…
Porque a AMD possui é o Primitive Shaders!

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  By-mission
21 de Julho de 2020 15:20

Você olhando para um triângulo sabe dizer se ele deriva de Mesh se de primitive, de se outra coisa qualquer?
Wow… A DF tem visão especial… Porque sem ver o código o que tem é triângulo no ecrã.

bruno
bruno
Responder a  Reinaldo
21 de Julho de 2020 20:36

Exacto…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Reinaldo
21 de Julho de 2020 15:06

Exatamente. Existem muitos comentários interessantes sobre a Geometry Engine, especialmente esse tweet do Matt Hargett (https://twitter.com/syke/status/1285252616654434304?s=20 ) onde ele reforça a questão do culling da GE, que é uma otimização mais eficiente do que você desenhar primeiro os polígonos para depois otimizar, como é feito pelas técnicas divulgadas como VRS.

Outra questão interessante sobre GE que li nos fóruns são pessoas afirmando que esta solução é patenteada pelo Cerny, ou seja, será que a Sony pagará royalties ao Cerny por PS5 vendido? Não sei.

Bom, como o PS5 é RDNA2-based, essa questão de feature set é relativo, não ter uma feature RDNA 2 não necessariamente significa que a alternativa é pior, como vários tem dito sobre a GE.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
21 de Julho de 2020 15:23

Cerny já deve receber muito bem pelo seu contrato com a Sony. Deve ter um acordo aí e a ps5 é a propaganda do geometry engine. E sendo tudo que parece ser, Cerny não precisa cobrar royalties da ps5, já recebe muito no seu contrato com a Sony. Vai receber royalties de outros que usarem. Hehe

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Sparrow81
21 de Julho de 2020 15:28

Verdade, não tinha parado para pensar nisso.. provavelmente da AMD então.

Claro que todas as features como VRS, GE, Cache Scrubbers, por estarem nativamente no hardware da GPU, e desenvolvido pela AMD.. é óbvio de se pensar que futuras GPUs da AMD receberão essas features.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
21 de Julho de 2020 17:49

Podem implementar, pois já foi assim a pouco tempo atrás .. surge no console e na evolução da AMD se disponibiliza nas próximas placas. Eu fico pensando é que o pessoal do Pc, que se vangloriam tanto, deveriam é agradecer de existir consoles, pois muita evolução em hardware e software surgem deles.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
bruno
bruno
Responder a  Reinaldo
21 de Julho de 2020 20:35

Por acaso até é, Reinaldo.

Como bem afirmas ambos abordam o mesmo mas de forma diferente.

Isto significa que nas particularidades são diferentes. Podem não funcionar da mesma forma mas conseguir o mesmo.

Repara a nVidia tinha o CUDA, e a AMD veio com a GCN, mas nada virou um standard universal.

O mesmo pode ocorrer entre primitive e mesh shaders.

E por último, sim a PS5 está confirmada como suportando primitive shaders e certamente a Xbox Tb o suporta dado que isto é AMD.

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  bruno
21 de Julho de 2020 21:15

Não estou negando isso não.
O que estou dizendo é que o DX 12 suporta ambos, e o hardware à partida tambem (a grande diferença entre os dois está na forma como os comandos são dados, um de forma sequencial, o outro em grupos de comandos), o que só implica que o processador de comandos suporte ambos. E olhando para o PS4 e Xbox os console tem processador de comandos duplo, pelo quem se isso se mantêm, o suporte é quase garantido.
Mas a PS5 pode não necessitar dos Mesh, pois o GE aplicado aos Primitive pode ter dado a eles vantagem sobre os Mesh.

Last edited 3 anos atrás by Reinaldo
bruno
bruno
Responder a  Carlos Eduardo
21 de Julho de 2020 20:27

Mesh shaders e primitive shaders sao equivalentes. Mas os primeiros são nVidia e os segundos são AMD. Mas são uma solução semelhante com o mesmo objectivo.

Neste caso substituir os passos de vertex e geometry shaders, por dois passos mais programveis que permitirem culling.

A AMD introduziu a ideia na Vega. A nVidia na Turing.

Last edited 3 anos atrás by bruno
Deto
Deto
21 de Julho de 2020 14:30

Tá, mas onde tem provas que esse Rosário é engenheiro na Sony?

pq eu li o twitter dele, lá esta “engenheiro da sony”

fui no blog dele, o curriculo está que ele trabalha em um estúdio de jogos de motos da itália.

eu não achei nenhuma prova que esse cara é engenheiro no projeto do PS5.

Last edited 3 anos atrás by Deto
Equipa PCManias
Responder a  Deto
21 de Julho de 2020 14:52

Caro leitor Deto

Segui o que disse e realmente é estranho. O Snr no seu blog, na secção curriculum não refere trabalhar ou ter trabalhado na Sony, mas sim estar num estúdio de videojogos que não é conhecido.
Vou passar essa informação ao Mário quando lhe enviar novo e-mail.

Deto
Deto
Responder a  Equipa PCManias
22 de Julho de 2020 1:14

olá.

olhei por cima o twitter do Rosário.

achei indícios de ser real, e não achei indícios de ser fake…. deve ser real mesmo.

ando desconfiado, pq já tivemos noticias de “fulano de tal da Naught Dog se junta a The Initiative” e no outro dia a Sony “fulano de tal nunca trabalhou aqui” e descobrimos que era um Linkedin fake e por isso a minha desconfiança com esses “fãs de xbox” que ficam o dia todo escrevendo bobagens no twitter.

Last edited 3 anos atrás by Deto
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
21 de Julho de 2020 15:49

Olha ele no linkedin com foto desatualizada: https://www.linkedin.com/in/rosario-leonardi-ab10046/

bruno
bruno
Responder a  Deto
21 de Julho de 2020 20:39

No linked in dele diz claramente que trabalhou como engenheiro de gráficos para a Sony.

Deto
Deto
Responder a  bruno
21 de Julho de 2020 21:34

não é muito difícil fazer um fake baseado em um linkedin.

massss fui olhar os twittes do cara, achei um twitte que indica que ele trabalha mesmo na sony, comemorando em 2018 “dois anos na Sony” e ganhando parabens de um cara da Guerrilla e outro que era ex R&D da Sony no playstation que agora está na AMD.

bom, deve ser real mesmo.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
21 de Julho de 2020 15:27

Ótimo artigo Mário, e lamento o custo a vida pessoal.
Felizmente o resultado do trabalho tem sido muito positivo tendo em vista a quantidade de desinformação em circulação.
Muito obrigado pelo trabalho.
?
Minha conclusão é que tirando os engenheiros e heads das empresas, ninguém realmente sabe o que são esses consoles.

Edinho
Edinho
21 de Julho de 2020 15:30

Afinal de contas o PlayStation 5 tem hardware dedicado ao Ray tracing ou é tudo feito no GPU? Causando mais sobre carga no sistema.

Equipa PCManias
Responder a  Edinho
21 de Julho de 2020 16:57

Caro leitor, o que lhe parece?
A NVIDIA GTX 2080 tem hardware especializado e não tem nenhum jogo a 4K com Ray Tracing.
A PS5 anunciou já dois.
Tire as suas conclusões.
Como resposta mais directa. Sim, tem hardware dedicado para aceleração.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edinho
21 de Julho de 2020 17:54

Tanto Xbox como Ps5 tem Ray Tracing por hardware na GPU. Era essa a pergunta? Ou você está achando que tem mais uma gpu no Xbox dedicado ao Ray Tracing? Isso foi desinformação de fanboy e já faz tempo que foi desmentido.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Edinho
21 de Julho de 2020 19:59

Tanto PS5 quanto SeriesX terão hardware dedicado para cálculos BVH, que é uma das principais etapas do Ray Tracing. Esse hardware dedicado está nas próprias unidades computacionais, algo como os RT cores da NVIDIA.

Entretanto, todo o fluxo do Ray Tracing envolve mais etapas além do BVH, que geram certo peso sobre as unidades computacionais, no caso os shaders. Isso vale tanto para PS5 quanto SeriesX. O texto que retirei abaixo da Digital Foundry deixa isso bem claro.

“While workloads can operate at the same time, calculating the BVH structure is only one component of the ray tracing procedure. The standard shaders in the GPU also need to pull their weight, so elements like the lighting calculations are still run on the standard shaders, with the DXR API adding new stages to the GPU pipeline to carry out this task efficiently.”

https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2020-inside-xbox-series-x-full-specs

Livio
Livio
21 de Julho de 2020 15:52

Com ou sem FUD parece que a confiança em relação ao PS5 não foi abalada, pois segundo as últimas notícias a Sony irá aumentar a disponibilidade para algo de 10 milhões de unidades para o lançamento e que provavelmente limitará uma unidade por comprador, se ela está tomando estas atitudes provavelmente está tendo bons números de pesquisa, para isso falta saber o quanto irá custar.

Deto
Deto
Responder a  Livio
21 de Julho de 2020 16:32

eu já levantei a possibilidade do FUD a longo prazo na verdade fortalecer a marca.

toda hora “hurr durrr PS5 9TF, RDNA 1, SEM RT, Super Aquece”

chega uma hora que depois de tanta mentira, começa a ficar blindado… Quando sai a noticia já tem gente postando “daqui a pouco vai ser desmentido”

na confusão e noticias, a pessoa pensa “tanto bla bla bla, vou comprar Playstation pq é a marca mais famosa e mais confiável” e pronto.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
21 de Julho de 2020 17:59

No final das contas, os odiadores fazem uma propaganda absurda do ps5 e enterram cada vez mais o Xbox. Incrível. Até nos estados unidos a diferença nunca foi tão grande. Quanto mais o tempo passa, mais a diferença nas pesquisas fica evidente em favor ao ps5.
Assim como foi TLoU 2. Fizeram de tudo e o jogo é mais vendido no lançamento. Depois de todo esse ódio, mudarei minha torcida para goty, que era pra ghost of tsushima e agora vou torcer para TLoU 2 levar essa.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Daniel Torres
Daniel Torres
21 de Julho de 2020 15:58

Pessoal um pouco off-topic alguém viu esta matéria sobre os NV cache? Estava lendo essa matéria achei bem interessante https://www.gamevicio.com/noticias/2020/07/nvcache-nas-gpus-ampere-tornara-seu-pc-mais-parecido-com-um-playstation-5/

Alguém saberia me dizer se procede essa informação e como ela poderia se equiparar ao Ps5?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
21 de Julho de 2020 18:04

Não me parece uma solução que tem a mesma eficiência, já que no ps5 se manda do SSD pronto (sem necessidade de check-in). Me parece uma evolução boa, mas ainda um pouco longe do ps5. Aguardar a galera que manja mais opinar.

Rodrigo Barbosa
Rodrigo Barbosa
21 de Julho de 2020 18:14

Ricardo, você deveria bloquear o acesso do Mário ao site Pcmanias para ver se ele termina de aproveitar essas férias dele. ?
Ele já comentou várias vezes aqui que ia entrar de férias e ficar longe do site, ia participar de churrascada andar de bicicleta, nadar, descansar, que não iria mais comentar nem postar nada, mas ainda continua. ? Deve ser o vício em tecnologia. Porque se a Pcmanias é um hobby dele, não ganha nada com ela, ele mesmo já comentou isso várias vezes, e não consegue aproveitar essas férias, bloqueia o acesso dele. ? Quando ele estiver descansado ele volta a acessar. Claro que isso é só uma brincadeira.

Equipa PCManias
Responder a  Rodrigo Barbosa
21 de Julho de 2020 19:13

O Mário está nas suas férias, e todos nós merecermos e precisamos de umas, especialmente porque isto do COVID 19 tem sido muito stressante.
Mas o Mário tem este website desde 2000, ele faz isto por paixão. E ele nunca planeou afastar-se totalmente do website.
O website não tem notícias agendadas até ao final do mês, o Mário tem estado a escrever para o website, e até vinha aqui os comentários quando podia.
O que aconteceu nos últimos dias foi que houve uma série de informações que levaram alguns a tentarem passar má informação. Ora o Mário criou a PCManias em 2000 com o intuito de lutar contra o Marketing e má informação, ajudando sempre que pode. E daí que quando soube do que se estava a passar, achou que tinha de averiguar a veracidade, e a favor ou contra, escrever algo sobre o assunto.
O problema é que uma coisa é escrever uma notícia aqui e ali, complementando as que já foram introduzidas. Outra é ter de ler, analisar e escrever um artigo num periodo útil de forma a se responder em prazo útil. Isso mexeu com os seus planos e de quem está com ele…
A realidade é que vocês não imaginam (nem eu imaginava), o que se passa aqui nos bastidores. Vocês o que veem não conta a missa nem a metade!
Eu disse ao Mário que não deveria responder a muitas mensagens, mas já respondi a algumas. Sinceramente não sei como é que o Mário consegue lidar com isto e manter a simpatia e a calma. Eu já me passei com um leitor que mentiu aqui que lhe apagaram uma mensagem que dizia mal da PS5 e lhe aprovaram uma que dizia bem! Isso é falso! Sou eu que estou a aprovar e não neguei nenhuma e nem aprovei nenhuma mensagem daquele senhor, excepto a em que ele acusa disso mesmo. A outra mensagem que entrou, entrou sem qualquer texto, e foi umas resposta do sistema de análise de e-mail que eu solicitei ser analisado sobre a sua validade.
Como disse, não sei como ele consegue manter a sua postura, cordialidade e vontade de manter isto. Eu estou a fazer o favor, mas digo desde já que não aguentava 1 centésimo.
Nesse sentido neste momento não estou a aprovar nada, excepto mensagens que entenda poderem contribuir para a uma diálogo sadio. Se entender que a mensagem pode dar discussão… não a valido. Assumo essa responsabilidade e deixo-a clara aqui.
Agora a PCManias é para ele uma paixão… ele sente prazer em ajudar. Em analisar, e dar a sua opiniao.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Equipa PCManias
21 de Julho de 2020 19:45

Obrigado pela paciência que vocês tem tido com o site, em produzir conteúdo de qualidade e responder a comentários.

Mas na minha humilde opinião, comentários de flamewar (seja xbox,ps,pc,nintendo, tanto faz) devem ser excluídos de imediato, nem precisa perder tempo aprovando e dizendo que aceitará pela última vez.

E usuários que tem certa frequência de comentários sensatos, que se deixe de moderar, como vocês tem feito. Fico feliz por liberarem meus comentários. Gosto da discussão técnica, de ensinar e aprender com as pessoas que falam comigo.. tudo na base do respeito.

No meu twitter, eu não aceito discutir com hater. Block de imediato e fim de papo. Não sei jogar pérolas aos porcos, ou a pessoa conversa comigo em tom civilizado para ambos aprenderem e ensinarem juntos, ou block.

Rodrigo Barbosa
Rodrigo Barbosa
Responder a  Equipa PCManias
21 de Julho de 2020 20:03

E então, não é exatamente isso? Sempre que alguém entrar aqui e começar a promover desinformação, ele vai querer responder. Vai deixar de aproveitar as férias dele. A Pcmanias é uma paixão para ele e um hobby. Mas nesse momento ele está querendo aproveitar um descanso. Por isso, para o bem dele, bloqueia ele ?. Daqui a dois dias vai ter a apresentação da Microsoft e ele vai assistir. Provavelmente ele vai ficar tentado a sair das férias e escrever algo. Ele mesmo disse que a família não gostou. ?

Deto
Deto
22 de Julho de 2020 1:04

Queria dizer que conferi todo o twitter do Rosário… e tudo indica que é real e não achei nada que indicasse ser um twitter fake.

depois dos fieis da seita do xbox terem inventando um Linkedin FAKE para espalharem na internert “direitor da Naught Dog se junta a Iniative”, eu sempre vou procurar o fake quando acho “estranho”.

E isso só piora para o tal Odium, ou ele expos o sujeito a poder tomar uma demissão, ou fez uma imagem FAKE nas DMs do twitter.

Em qualquer um dos casos, esse tal odium é mais um ser humano desprezível da Seita de video game.

Last edited 3 anos atrás by Deto
error: Conteúdo protegido