Qual a diferença entre um GPU e uma placa gráfica

A questão foi colocada no Reddit, e apesar de acreditar que a resposta seria logo dada nas primeiras respostas, a realidade é que a confusão parece existir e ao fim de algumas páginas de respostas, ninguém ainda deu a resposta correta.

Ao que parece as pessoas não sabem bem a diferença entre uma placa gráfica e um GPU, apesar de eu acreditar que a resposta seria simples de ser dada.

Mas percebendo que a coisa não é bem assim, achei por bem escrever este pequeno artigo.

Qual é então a diferença entre um GPU e uma placa gráfica?

Torna-se de certa forma compreensível que haja está confusão, até porque atualmente os dois estão interligados de tal maneira que existem em conjuntos, e daí que se confundam. Mas já realidade um GPU e uma placa gráfica são coisas bem diferentes.



Digamos apenas que, uma placa gráfica pode não ser um GPU, assim como um GPU poderia teoricamente funcionar separadamente da placa gráfica. No entanto eles complementam-se por motivos de optimização.

Uma placa gráfica é basicamente um dispositivo criado com o intuito de traduzir para imagem os resultados de processamento de um sistema informático. Basicamente um dispositivo de output em vídeo. É esta componente que trata a parte do grafismo conhecida por rasterização.

Um GPU, ou Graphics Processing Unit, é uma unidade de processamento vídeo, que trata o grafismo. É uma componente de processamento auxiliar ao CPU, e que até o pode substituir completamente, mas por si é, por norma, incapaz de output. Esta unidade, constituída por shaders pipelines que constituem as unidades de computação, faz o cálculo de shaders e tratamentos de luz Ray trading.

Este GPU poderia não estar incluído na placa gráfica, podendo ser um módulo acelerador colocado numa slot PCI adicional, sendo que, para enviar os seus resultados para o ecrã, tal como o CPU, precisa de uma placa gráfica.

Foi devido a essa necessidade, e ao facto de optimizar performances e velocidades, que o GPU se conjugou com a placa gráfica, sendo que, atualmente referir placa gráfica ou GPU são termos que se confundem pois, por norma, ambas as componentes estão associadas.

Basicamente, nos dias que correm, quase não há, em PCs, placas gráficas que não possuam um GPU, e não há GPUs que não estejam inseridos numa placa gráfica.



No entanto, não só no passado eles existiram em separado, como em muitos componentes eletrônicos, ainda há placas gráficas sem GPU, onde todo o processamento gráfico é realizado por um CPU.

Um potencial exemplo de um GPU sem Placa gráfica seria por exemplo, um acelerador de Ray Tracing colocado paralelamente ao sistema gráfico, numa slot PCI Express. Seria uma unidade que processaria o resultado do grafismo, neste caso cálculo de luz

A integração destes dois componentes na board gráfica faz com que os termos se confundam, e hoje falar de placa gráfica ou GPU referindo-se à mesma unidade física de hardware é algo comum. Como referido esta integração tem vantagens de performances para ambos, e até permite em alguns casos que o GPU possa, usando as suas unidades de computação, tratar quase a 100% do grafismo sem usar a componente de rasterização da placa gráfica.

Ainda confusos? Podem estar, realmente pois se no início o GPU era um módulo acelerador presente numa placa gráfica, hoje em dia o GPU é o componente principal e a placa gráfica é que é um modulo do GPU. Os termos confundiram-se, mas atualmente seria mais correto usar o termo GPU do que placa gráfica, algo que nunca acontecerá por ser algo enraizado, e porque o termo placa gráfica, no global, ser mais ligado à realidade do que o conjunto faz.



Subscreva
Notify of
guest
1 Comentário
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ewertom
Ewertom
25 de Julho de 2025 22:47

Então seria assim as duas trabalham em conjunto para melhorar latência e etc, uma cobrindo as deficiências da outra, formando tipo uma equipe organizada. Muito bom a matéria

error: Conteúdo protegido
1
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x