Estatísticas de horas jogadas vindas da Xbox não são fiáveis.

Após a Bethesda ter anunciado que a média de horas de Starfield era de 40, alguns jogadores acharam o valor alto e investigaram. A descoberta no entanto não surpreende, pois é uma situação que já existe à anos.

E se a Microsoft andasse a aldrabar as estatísticas de uso da sua consola?

Parece incrível e quase impossível, mas infelizmente é verdade!

Apesar de não ser uma novidade para todos, foi-o para alguns, como foi o caso do utilizador do X, Red Dragon que mostra duas queixas de utilizadores que afirmam terem visto o seu tempo de jogo indicado pela consola, bem diferente do tempo de jogo real.

Assim, Red Dragon afirma:



Players are reporting stats are FAKE & Xbox Play Stats are MUCH HIGHER than actual play time. Happening across multiple games.

Eis dois relatos sobre esse assunto:

O primeiro relato vem do conhecido Tidux. Este senhor relata que o valor de jogo repostado pela sua Xbox e pelo savegame não batiam certo, com a Xbox a indicar 26,23 horas, e o save 18h 50m.

Tidux colocou então a consola em quick resume, e o resultado… A Xbox contou como tempo de jogo o tempo de inatividade!

O segundo relato chega-nos do Reddit:



Aqui o utilizador Ulfpam refere que a situação já era conhecida dele em alguns jogos, mas que ultimamente está a aumentar para muitos mais, com a Xbox a contar o tempo entre as sessões como tempo ativo. Segundo ele o seu RE7 já vai em 99 horas, e o jogo Dragon Quest XI instalado no dia anterior e com apenas uma hora de jogo, no dia seguinte contabilizava 25 horas.

Ou seja, confirma o que o Tidux refere, sobre o quick resume contabilizar horas.

O que isto significa é que, estatísticas de tempo de jogo vindas da Microsoft, e que são obtidas das consolas, estão à partida todas deturpadas



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Juca
Juca
2 de Janeiro de 2024 10:22

O número de vendas, ou de usuários de gamepass poderia ser algo bem mais fiável, mas por razões desconhecidas (mas dedutíveis), optam por inflar esses números.

Alguém ainda acredita que é um erro de software que a MS (expert em software) não sabe que existe mesmo com relatos de usuários desde o início do quick resume???

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
2 de Janeiro de 2024 18:26

Acredito que seja um erro mesmo. Até porque é um número irrelevante. Lembro que a psn tinha um problema semelhante. Não sei se corrigiram, mas alguns jogos o tempo bugava. Acho que tinha alguma incompatibilidade entre a versão ps4 e ps5 do game.

Tiohildo
Tiohildo
2 de Janeiro de 2024 12:16

Eu já notei esse bug de contagem de tempo no Switch, em vários jogos. O último foi Astalon. Dentro do jogo a contagem de tempo são 8h 30m. Já na contagem da conta do switch mostra que joguei 5h de jogo.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
2 de Janeiro de 2024 12:56

O PS também parece contar menos algumas vezes, mas imagino que tenha alguma relação com não estar em contato o tempo todo com a rede ou não seja uma atualização em tempo real e por isso possa ter um atraso na atualização dessa informação.

Livio
Livio
Responder a  Juca
2 de Janeiro de 2024 17:26

Quem saiba a Nintendo e a Sony somente consideram “tempo jogado” quando há interação no joystick ou em qualquer outro dispositivo de entrada. Como os aparelhos atuais vivem coletando informações pode ser que fique verificando o acelerometro do joystick, se há alteração então a pessoa está a jogar, logo conta o tempo.

Deto
Deto
Responder a  Tiohildo
2 de Janeiro de 2024 13:35

mas repare, enquanto no switch o bug diminui o tempo, no xbox aumenta

mas é a MS que usa como métrica “horas jogadas” e não a nintendo.

Agora os caixistas nem irão mais precisar deixar o xbox ligado a noite para contar hora de gameplay, basta deixar no quick resume

Last edited 3 meses atrás by Deto
Lívio
Lívio
2 de Janeiro de 2024 15:44

Nada surpreso vindo de uma empresa que já colocou como estatística o total de projéteis disparados pelo usuários.

Deto
Deto
2 de Janeiro de 2024 16:43

sobre o Spider 2 no PC:

https://twitter.com/TWTHEREDDRAGON/status/1742207063537705065

Não da nem para usar os sharders, pq estão em PSSL, shaders do PS5.

Acho que não era tanto assim de ser o jogo desenvolvido simultaneamente

Saber Sword
Saber Sword
2 de Janeiro de 2024 17:04

E existe pessoas o suficiente deixando o jogo descansar no quickresume para comprometer totalmente a media ?

Lembre-se que estamos falando de 13 milhões de pessoas. E também de jogadores no PC que não sao influênciados por isso.

Quanto maior o volume de pessoas da média, menor ela está ligada a flutuações.

Last edited 3 meses atrás by Saber Sword
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Janeiro de 2024 20:01

“Se alguem usar a funcionalidade por 1200hrs….
Se 25% dos jogadores”

Se presunções forem feitas chegamos a qualquer lugar.

Você não tem como provar alteração em massa.
Você tem em mãos no máximo uma suspeita.

Quantidade de horas x Quantidade de zeramentos é também um dado não relacional.

Joguei 25 horas, boa parte fora da mainquest por exemplo.E nos Fallouts demorei bem mais que o necessário para zerar pois fazia outras coisas.

Last edited 3 meses atrás by Saber Sword
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Janeiro de 2024 20:18

A discussão não tem um prêmio nem para mim, nem para você, porque trata-se de eventos circunstâncias.

Que igual falei no meu segundo comentário. Não provam alterações em massa. No máximo deixa suspeitas. Observe bem os seus “SE”.

E eu não me recordo de negar a possibilidade de pessoas no Xbox passando por isso.

Last edited 3 meses atrás by Saber Sword
Nuno Sousa
Nuno Sousa
2 de Janeiro de 2024 18:28

Tinhas já reparado nisso Saber?

Diego
Diego
2 de Janeiro de 2024 21:42

Que discussão sem sentido. Kkkk. As horas da dashboard sempre contabilizaram mais tempo do que os saves. Desde quando nem existia game pass ou Quick resume. A dash do Xbox faz cronometragem do app aberto. Só isso. O meu perfil mostra 340h em Starfield, mas no save eu joguei “apenas” 290h. Mas, isso realmente importa? É o mesmo nível raso de discussão por gamescores, platinas, etc. Pautas muito relevantes para Youtubers, mas não para pessoas reais que trabalham.

Last edited 3 meses atrás by Diego
Diego
Diego
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Janeiro de 2024 22:25

Sinceramente, a Microsoft nem faz propaganda dos seus produtos no Brasil. Apesar do Brasil ser o segundo ou terceiro maior mercado da M$ nos jogos. Talvez, por isso, eu não veja com esse olhar da propaganda enganosa. Mas, se tratando de um problema antigo desde o lançamento do XB1, quando a M$ não estava nem no ramo de serviços para games, acho temerário levantar a hipótese da má fé. É mais provável tratar-se de pura preguiça e descaso, um clássico das Big Techs.

Diego
Diego
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Janeiro de 2024 22:47

Tudo bem! Não vou me prolongar mais, mesmo porque eu tô com o Spider Man pra zerar e um samba pra fazer o enterro dos mortos do réveillon mais tarde. Viva a vida com leveza, porque ela um dia acaba, mas o tribunal da internet fica pra sempre! De 2024 eu só quero PS plus barata, Hellblade 2 plmdds, memes, caipirinha e samba!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Diego
3 de Janeiro de 2024 1:07

Você tem essa fonte que fala que o Brasil é o segundo ou terceiro mercado da MS?

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