Rumor: Xbox poderá ser produzida por terceiros

Segundo um rumor, a Xbox poderá seguir o caminho das steam boxes, com oferta de consolas de terceiros.

Há rumores e rumores, e numa análise superficial, este parece ser um rumor disparatado.

Mas segundo o mesmo, a Microsoft poderá estar a ponderar a cedencia da Xbox a terceiros, que poderiam assim produzir as suas próprias consolas e vende-las sob a marca Xbox.

Ora este rumor, pelo menos para mim, e numa análise muito sumária, não tem qualquer ponta de fundamento. Isto porque a Xbox é no fundo um PC! Apesar de a Xbox da Microsoft ter um software desenvolvido em colaboração da Microsoft com a AMD, a abertura da XBox a terceiros iria ter como implicação o uso de hardware PC standard. Ora com a consola a usar uma versão alterada do Windows, no fundo o que se estaria aqui a vender… seriam PCs Windows. Meros PCs com um sistema operativo diferente.

Mas será que faz sentido um PC ficar limitado ao que faz uma consola, não se podendo usufruir do resto que ele pode oferecer?



Isso poderia fazer se a consola fosse vendida bem abaixo do preço que custa um PC equivalente. Tal e qual acontece com a Xbox e a Playstation.

A grande questão é que, para isso acontecer, estas consolas são vendidas com prejuízo, sendo que depois a marca recupera o mesmo com a oferta de serviços e a venda de jogos.

Mas com máquinas produzidas por terceiros, como é que isso funcionaria? Os serviços e os jogos são são fabricados pelo produtor da consola, e a Microsoft, ao ser detentora da marca Xbox certamente quereria a sua percentagem em tudo o que é vendido.

Mas e os serviços? Quem os forneceria? A Microsoft? E será que a Microsoft abdicaria de parte dessa receita para a dar aos fabricantes de hardware, que não entrariam no negócio sem a possibilidade de receber retorno.

Ou seja, para subsidiar uma consola de forma a esta dar lucro, é preciso receber-se depois na venda de serviços e jogos. E isso quer dizer que os produtores quereriam receber por isso, tendo a Microsoft de abdicar de parte da receita.

Justifica? Ainda por cima no PC normal, que para concorrer com uma consola teria de ser bastante mais caro?



Este é um rumor, que numa primeira análise, não parece fazer muito sentido.



4 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
17 de Fevereiro de 2024 13:42

Aparentemente seria o mesmo conceito do “Steam Machine” que não deu certo, mas na indústria parece que vivem a tentar o mesmo em momentos diferentes, talvez, com o SO certo e o suporte da MS direcionado aos games, dessa vez, seja possível vingar, desde que os preços sejam equivalentes ao do mercado, não vejo porque não daria certo.

Deto
Deto
17 de Fevereiro de 2024 15:30

Eu acho que essa ideia ai apareceu na MS e eles andaram falando com os parceiros OEMs deles para ver o que eles achavam.

Por isso o vazamento.

Acredito que no momento o CFO e o Nadella começaram a exigir lucros do xbox e os três do Podcast lá não sabem que fazer para o xbox começar a dar lucro…

Uma das ideias é achar alguém OEM para fazer o xbox, terceirizar a parte que dá prejuízo, e sair fora da fabricação do xbox.

Livio
Livio
17 de Fevereiro de 2024 16:46

Ihh licenciar hardware? Na história dos games houveram 2 casos de consoles com hardware licenciado e que não vingaram, um foi o 3DO e o outro acho que foi um da Philips ( ou foi a Philips que fez)

Deto
Deto
Responder a  Livio
17 de Fevereiro de 2024 16:51

Pelo que eu percebi até hoje, basta o chefe dentro da MS decidir que é uma boa ideia o xbox OEM, que todo mundo vai dizer “amém” e apoiar a decisão do patrão

error: Conteúdo protegido