Rumores da PS5 Pro apontam para uma consola de 35 Tflops

A fonte da informação tem um histórico de fiabilidade tremenda, pelo que os rumores estão a ser levados como reais.

Tendo como fonte Tom Henderson, o mesmo leaker que tem vindo a dar a conhecer a existência de vários produtos Sony antes do seu lançamento, confirmando-se as suas informações, veio agora dar a conhecer que a PS5 Pro é real, possuindo as seguintes especificações:

• Nome de código Trinity
• Em desenvolvimento desde 2022
• Dev kits a serem distribuídos em Novembro
• 30 WGP e memória a 18000mts
• Ray Tracing acelerado
• A apontar para um lançamento em Novembro de 2024

Estes dados acabam por ser muito mais ricos do que aquilo que ali está escrito. Vamos analisar.

30 WorkGroup Processors



Os WorkGroup Processors são uma novidade do RDNA 3, pelo que sabemos que poderemos contar com um APU baseado em RDNA 3, provavelmente algo hibrido género RDNA 3.5 com algumas características do RDNA 4.

Basicamente um Workgroup processor é um conjunto de 2 CU, pelo que sabemos que o APU irá contar com 60 CU. Basicamente 3 conjuntos de 10.

Se aceitarmos que 3 deles , um em cada conjunto, se encontra desativado, a consola contará com um total de 54 CU activos.

Isto permitirá desativar 2 conjuntos para compatibilidade hardware PS4 (18 CU), e 1 para compatibilidade hardware PS4 Pro e PS5 (36 CU). Nesse sentido podemos presumir que efetivamente apenas 54 CU estarão ativos.

Sabendo-se que na PS5, o RDNA 2 que a equipa poderia alcançar os 2,5 Ghz, tendo a Sony se ficado pelo 2,2 Ghz, ou seja, 12% abaixo do valor máximo alcançado, podemos assumir que, com o RDNA 3 a poder alcançar 2,8 Ghz, a Sony se ficará pelos 2.5 Ghz caso opte pela mesma margem de segurança.

Assim teremos 54 x 2500 x 64 x 2 x 2 (devido à característica de processamento acumulativo do RDNA 3), ou seja, um total de 35 Tflops (34,56 para ser exato).



De se notar que estes são Tflops RDNA 3, e que devido ao processamento acumulativo não ser garantido, e também não haver certezas sobre a velocidade de relógio, este GPU deverá ser equivalente a algo RDNA 2 na cada dos 22 Tflops. Ou seja, o dobro da PS5!

Pelas memórias descritas, caso a PS5 Pro continue com 8 módulos de 2 GB casa, teremos uma largura de banda de 576 GB/s.

Caso a memória aumente para 20 GB, devido à aceleração Ray Tracing e às arvores de hierarquia do Ray Tracing que poderão ser mais pesadas e requerer mais RAM, a largura de banda será de 720 GB/s.

Esta consola trará modos 8K, mas a principal ideia por detrás da mesma é a melhoria do Ray Tracing, e das performances e resoluções nativas a 4K. E isto trará vantagens quer o Televisor usado seja HDMI 2.0 ou 2.1.

 



 



75 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
29 de Julho de 2023 7:23

Essa Consola é certa, e sendo lançada em finais de 2024 com um poder de 20tf ou 35 em RNDA 3, é a Consola que devia ter sido lançada no lançamento, ao menos essa aguenta até 2028, ano que a Sony que ir com a Consola Ps5. No meio disso quem vai-se prejudicar vai ser a Microsoft com a série S.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
29 de Julho de 2023 9:05

Um console desses não tinha como ser lançado em 2020, nem pela potência energética que provavelmente alcançaria e nem pelo preço (pra 35 Tflops precisaria de um chip bem mais caro, pra você ter ideia em 2020 a GPU que tinha 35Tflops era, pelo menos, a 6800xt pra cima, e custava 650 dólares, ou a 6900 que custava 1000 dólares, agora imagina o aumento de custo disso pra por tudo numa APU junto a processador mais o resto do custo do console, o tamanho desse chip e o sistema de resfriamento necessário… fora que essas GPUs que sozinhas já consomem 300w). Ele aguentar até 2028 é o propósito de ser lançado agora, pois querem vender hardware continuamente e atrair sempre clientes interessados em mais potência com esse tipo de coisa.

Last edited 9 meses atrás by Juca
Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Daniel Cardoso
29 de Julho de 2023 10:08

Daniel, também penso que o lançamento de uma PS5 Pro exercerá uma tremenda pressão sobre a MS, se ela lançar um novo console a expectativa dos fãs de Xbox é que ele seja mais poderoso que o da Sony, se não for será motivo de muita polêmica. Um novo console vai complicar a qualidade o que é oferecido no Xbox series S ( agora e vai piorar no futuro) Imagino que Xbox S seja 2/3 dos consoles da nova geração. O que poderia dar uma vantagem para a MS seria o cloud game, mas parece no momento que ele está estagnado.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Cardoso
29 de Julho de 2023 12:04

Os consoles não foram nem explorados ainda. Como você faz uma afirmação dessas? Se esse console fosse lançado em 2020, já pensou no preço disso? 700 dólares no lançamento? Fracasso na certa.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Daniel Cardoso
29 de Julho de 2023 12:20

Daniel, não sei de onde vcs tiram que o ps5 Standart ou Series X não dura até 2028. Consoles sempre estiveram abaixo dos pcs e parece que vcs estão esquecendo disso.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Edson Nill
29 de Julho de 2023 12:26

Só estou a dizer que a Sony com essa consola, consegue prolongar a ps5 até 2028 com tranquilidade, já a versão base, essa vai sofrer.

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
29 de Julho de 2023 12:27

PS4 base seguiu bem até o fim da geração, e ainda recebeu ótimos lançamentos rodando tudo competentemente até. Agora, não dá pra estar comparando PS4 com o PS5.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 12:58

Isso que Ps4 era defasado na época do seu lançamento, já o Ps5 e SX foram lançados com RDNA2 junto com PC. Parece que vai ter gente se surpreendendo muito com o que o Ps5 vai entregar até o fim da geração.

Last edited 9 meses atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 13:03

Não dá pq? Se o ps5 está bem acima do que fora o ps4 em nível de qualidade proporcional para o seu tempo, como bem disse o Andresão. Vcs acabaram de ver uma pequena amostra do que o ps5 é capaz, com Ratchet & Clank ( Quando comparado com pcs de ponta) e olha que nem arranhou a superfície do console.

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
29 de Julho de 2023 16:29

Não dá pra comparar o que é o PS4 hoje com o PS5. Não dá pra achar que o PS4 hoje deve rodar qualquer jogo do PS5 com resolução menor, o PS5 não é só um PS4 com uma GPU melhor, foi isso que eu quis dizer. O PS5 base se aguentará de boa até o fim da geração, mas os jogos co RTGI estão muito pesados e salvo jogos da própria Sony os demais jogos ao fim da geração já devem ficar saindo em resoluções sub 1080p@30 se optarem por RT.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Daniel Cardoso
29 de Julho de 2023 13:12

Se essas especificações fossem lançadas em 2020, provavelmente teríamos investido uma fortuna para ver melhorias pontuais em cima de jogos projetados para hardwares muito inferiores. E mesmo assim muitos continuariam insatisfeitos, já que nem a RTX 4090 está suportando 4k nativo 60fps ultra em alguns jogos (https://avalanchenoticias.com.br/jogos/quao-errado-e-isso-mesmo-o-rtx-4090-nao-aguenta-o-remnant-2-em-4k-no-ultra-porque-o-jogo-foi-desenvolvido-levando-em-conta-os-upscalers/), logo é provável que esses consoles premium também sofreriam com alguns títulos não tão otimizados.

Veja que estamos em 2023 e o Switch de 400 GFLOPs continua forte, o Steam Deck de 1.6 TFLOP está recebendo até Ratchet and Clank Rift Apart, e certamente continuará recebendo jogos pelos próximos anos, o Xbox Series S com seus 4 TFLOPs virou SKU obrigatório caso a pessoa queira trabalhar com a Microsoft. E pensar que o PS4 com sua GPU de 1.8 TFLOPs ainda está vivo, mesmo com uma CPU e um sistema de i/o totalmente obsoletos.

Eu ainda não entendi direito a proposta desse console premium, mas diante de tantos SKUs muito inferiores ao PS5 que estamos vendo no mercado, e tantos jogos com péssima otimização inclusive no PC, penso que a Sony entregou uma proposta muito decente para 2020, ainda mais por 399 euros (digital). Eu não me surpreenderia se chegarmos em 2030 e ainda vermos jogos triple-A chegando no PS5.

Last edited 9 meses atrás by Carlos Eduardo
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Carlos Eduardo
29 de Julho de 2023 14:28

Irrefutável!!!

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
29 de Julho de 2023 16:40

Acredito que o propósito do Pro, pra além de manter aquecidas as vendas de console com alguma novidade tecnológica, é ter também um apelo continuado para o público que liga para especificações técnicas, que podem ser uma minoria, mas existem. Principalmente se o objetivo do PS for mesmo atrair PCzistas para o console, que foi um ponto levantado quando a Sony levou seus jogos para o PC, pois pra grande maioria desses, que mesmo com PCs apenas mid-end, sempre adoraram encher a boca pra se vangloriar de como os jogos rodam em suas máquinas, quem sabe uma hora vejam que um console traz melhor custo/benefício e praticidade se só querem é jogar com qualidade gráfica.

marcio
marcio
Responder a  Carlos Eduardo
29 de Julho de 2023 21:20

rapaz, exatamente o que eu penso…

Nuno Sousa
Nuno Sousa
29 de Julho de 2023 8:33

Está Pro faz-me mais sentido do que a primeira em termos de impacto na concorrência e para os seus consumidores.
Se a MS responder põe em causa a sua maior fatia, a Série S,
Se não o fizer põe em causa a geração.
Por outro lado permite maximizar os 60 fps 4 k, com o cuidado que tiveram na geração passada com as 2 consolas, o que é uma vantagem geracional e um ponto de incremento nas vendas.
Para além do psvr2 com potenciais 120 nativos a correr.

Juca
Juca
Responder a  Nuno Sousa
29 de Julho de 2023 9:24

A MS vai responder, têm dinheiro de sobra, apesar de não fazer sentido já dizem querem apostar no Cloud e que Cloud é o futuro.

Penso que dada a estratégia da Sony com o PC, se quiser manter o console vivo, o mais lógico agora é ficar lançando hardware novo a cada 4 anos e mostrar que o console é um melhor investimento (potência/custo) pra jogar que o PC. E a cada geração (8 anos) traz alguma mudança mais drástica pra impulsionar vendas como uma nova geração.

Last edited 9 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 12:08

Eu já tô achando que se não acontecer um aumento substancial nas vendas de SX/SS, será o último console da MS. E se a Sony soltar mais um showcase com novidades pra 2024 ou mostrar mais projetos que estejam pra sair em breve, aí pode colocar uma vantagem 3 pra 1 em vendas pro playstation ja no primeiro semestre de 2025.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
29 de Julho de 2023 12:34

Sparrow, a questão é que a MS é muito arrogante pra isso. A postura derrotista só foi usada pelo Phil Spencer com um propósito maior que era comprar 10% do setor pra tirar do PS. A MS quer levar a guerra pra outros campos, isso é claro, mas ela não vai abandonar os fanboys que engrossam o coro nas redes sociais, pois são evangelizados. Ela lançará um console poderoso pra contarem vantagem, nem que seja uma tiragem de 1000 unidades e com peças de estoque só pra não abandonar a boiada, é como o Series X que quase ninguém nunca viu. Mas a melhor estratégia pra ela, num novo console, é a mesma que usaram no One X. Esperar o anúncio da Sony e depois vir com especificações superiores pra daqui 1 ou 2 anos. A MS agora é só ir comprando o que puder pra tirar do PS. Já viu que conseguem, é só gastar mais um pouco. Eu sendo a MS tentaria comprar outra grande como a T2 ou EA. Tudo aí é só questão de dinheiro, e dinheiro eles têm de sobra.

Last edited 9 meses atrás by Juca
AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 12:47

Não me importo que a Microsft compre a Ubisoft.
Agora Take 2 e EA, não pf…

Juca
Juca
Responder a  AlexandreR
29 de Julho de 2023 12:59

Rezo pra que compre a EA, mas tem chances de comprar a T2, Microsoft primeiro atacou os Shooters de base e um dos pilares da indústria (CoD), o mais provável, para destruir os rivais é atacar os demais pilares Fifa e GTA. Mas existe uma chance de ela também atacar a Unreal Engine fazendo uma investida na Epic. Seria uma boa estratégia. Mas vamos ver como ela se porta pós aquisição da ABK, porque por enquanto, tudo que ela têm adquirido não tem resultado.

Interessante que sob minha ótica de gosto, EA e T2 poderiam ir pro saco de boa, sei que pode soar como blasfemia, mas no geral prefiro games da Ubi que dessas outras duas. Da T2 pra mim só se salva Red Dead e da EA só os de carro, o resto do que têm produzido é pra se ignorar quase que por completo. Lol, mas são gostos, obviamente.

Last edited 9 meses atrás by Juca
AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 14:16

O melhor é que fique por aqui 🙂

E se comprar que sejam estúdios pequenos

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  AlexandreR
29 de Julho de 2023 14:31

Ela provavelmente não comprará nenhuma mais dessas, pois seria barrada, mas abriu portas para outras big techs comprarem.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 14:30

Nenhuma empresa, msm sendo a MS, aguenta para sempre um produto que só dá prejuízo, Juca! A MS já está com discursos que dá a entender que esse Series seja o último console da empresa e não sei se teremos outro xbox.

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
29 de Julho de 2023 16:47

Edson, ela não está comprando pra produzir, está comprando pra tirar. Veja, o homem gastou dinheiro pra fabricar uma bomba H só pros outros ficarem na sua. A MS não está gastando dinheiro pra produzir nada construtivo é só pra mostrar que pode prejudicar o outro se as coisas não forem como ela quer. Já viste o “Edgegehog”?

MS já mostrou que não está pra brincadeira, embora seja incompetente em fazer jogos. E já mostrou que tudo que adquire, se não vinga é enterrada e some, logo, o que ela comprar, vai morrer lá e isso é destruir um mercado de qualquer forma.

https://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n209376/alerta-de-fofura-microsoft-aposta-no-ourico-edgehog-como-garoto-propaganda-do-edge.html

Last edited 9 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Julho de 2023 20:56

Eu penso que reputação não é mais algo com que a Microsoft ou Xbox realmente se preocupe muito. Podem fazer qualquer coisa que os evangelizados acham bonito ou uma maneira de se encaixar no ewagelho, e ninguém vai gostar mais ou menos dela porque quem não conheceu o caráter da empresa até hoje, não vai conhecer nunca. De qualquer forma, pela reação dela a gente verá onde ela está a achar que vai o futuro do xbox, mas é como disse, lançar um console mais potente de forma reativa só irá indicar a arrogância de sempre e não um real investimento no que quer.

Juca
Juca
29 de Julho de 2023 9:09

Entendo que pode ser uma fonte confiável, mas baseados em rumores anteriores, onde o PS5 teria 13 Tflops, penso ser melhor manterem expectativas em baixa, apesar de serem plausíveis as configurações.

Mário, acredito que quando você falou da memória e se referiu aos Chips, provavelmente quis falar 2GB e não 2MB.

Last edited 9 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 17:41

Posso quebrar a cara legal mas não acredito nesse rumor.
Disseram ano passado que esse ano sairia o slim com drive de disco aparte. Onde está?
Disseram que o Project Q era muito poderoso.. tem poder nenhum.

Tem leaks que são leaks, e outros que são chutes com boa probabilidade de acerto.
Estou esperando o switch pro até hoje.

Eu chuto que alguém teve alguma informação do PS5 slim, aí já aumentaram para o pro. Parecido com o switch, que na primeira era a revisão da apu e depois era o switch Oled.

Ps: Aí a desculpa pra quando não acerta é que a empresa realmente fez o protótipo mas desistiu no meio do caminho.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
29 de Julho de 2023 17:47

Pois é, rumor é rumor… Aí, a única coisa pra se levar a crer nisso é que a fonte do rumor já acertou outras vezes e que as informações são bem exatas, se ele errar, perderá a credibilidade que conquistou anteriormente com outros acertos, então, não parece só um achismo ou chute direcionado, mas é esperar pra ver.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 18:22

Só que foi o próprio Tom Handerson que falou do Ps5 com disco destacável pra 2023. Daí depois falou que era o Slim, agora não é mais Slim… Anda atirando pra todo lado ultimamente. Enfim…

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
29 de Julho de 2023 20:00

Por enquanto ele ainda pode acertar, só acho pouco provável o slim pra esse ano, mas ainda é possível.

AlexandreR
AlexandreR
29 de Julho de 2023 10:43

Para min, fazia mais sentido lançar a ps5 pro em 2025.
E eventualmente lançar a ps6 em 2029. (Ou mesmo 2030)
Isto devido a ser uma geração atípica, devido ao covid19 como também o desenvolvimento dos jogos demoraram muito mais.

E a verdade é que a Sony ganha dinheiro a vender software. E major o número estabelecido de consolas mais probabilidade de ganhar com software.

Mas a verdade é que a sair a Ps6 no final de 2028, deverá seguir o mesmo caminho da ps4. Mantendo os exclusivos na geração anterior por mais 2 anos. Para não haver perda nos primeiros jogos.

Eu estava a ponderar fazer o salta para a geração atual, com a saida da niva ps5 (5nm). Mas a verdade é que esperando +1 ano e comprando a Pro, terei mais qualidade na geração, como no início da próxima.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlexandreR
29 de Julho de 2023 12:12

Essa 5nm será o slim e não deve sair antes do ano que vem. Se tem mesmo um pro, esse deve sair próximo ao slim, no segundo semestre do ano que vem. Acredito que em novembro mesmo.

Last edited 9 meses atrás by Sparrow81
AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Sparrow81
29 de Julho de 2023 12:46

O Ps5 de 5nm vai sair este ano. O mais tardar em Novembro.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlexandreR
29 de Julho de 2023 13:02

Alexandre, empresas tomam decisões erradas muitas vezes, mas você realmente acredita que se saísse um Slim até final do ano, a edição especial do Spider 2 seria o FAT e lançar o slim logo depois de ter vendido um monte de faceplate e consoles spider 2 FAT? Eu duvido que a Sony faria algo assim.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Sparrow81
29 de Julho de 2023 14:25

A Ps5 de 5nm vai ser igual a versão que agora é comercializada.

Portanto ela não vai ser “slim”, mas sim uma nova versão.

E os faceplats vão dar para está nova versão (dizem que não vai ter metal líquido)

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlexandreR
29 de Julho de 2023 14:58

Então você está falando que terá uma revisão para 5nm que não é slim e uma Slim até final do ano? Cara, isso é total loucura!

Juca
Juca
Responder a  AlexandreR
29 de Julho de 2023 17:06

Alexandre, não exponha opiniões como informação, você não pode afirmar nada disso que está dizendo. É puro achismo seu.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  AlexandreR
29 de Julho de 2023 15:43

Tem fonte?

Juca
Juca
Responder a  AlexandreR
29 de Julho de 2023 17:04

Qual sua fonte pra essa afirmação Alexandre? No que está a se basear?

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 19:03

Não é nada oficial. Mas é o que eu acho.

Neste caso não haveria nenhuma slim, mas sim está nova revisão que em termos visuais seria muito igual

Last edited 9 meses atrás by AlexandreR
Juca
Juca
Responder a  AlexandreR
29 de Julho de 2023 19:48

Alexandre, quando você só achar algo, ou for mera opinião sua, deixe claro, porque quando discutimos aqui, quando fazemos afirmações como uma verdade, precisamos indicar a fonte pra não passar achismos como verdades, tudo bem que é o artigo de rumor e opiniões, mas não façamos disso uma prática pois não dá pra discutir gostos e achismos. Quem lê suas opiniões aí pensa que você sabe de algo que não estamos sabendo, e é apenas uma mera opinião sua.

Last edited 9 meses atrás by Juca
Deto
Deto
29 de Julho de 2023 14:48

Isso ai é para esfriar as vendas de PS5, em um dia o sujeito vê o trailer do Spider 2 e no outro vai olhar um PS5 para comprar no impulso e dali a pouco aparece mais “rumor requentado” de PS5 PRO e o sujeito acaba desistindo da compra por impulso esperando o PS5 PRO.

Mesma coisa com o switch PRO, no AUGE das vendas de Switch começaram esse rumor…

Juca
Juca
Responder a  Deto
29 de Julho de 2023 19:53

É capaz de ser, Deto, mas não sabemos, só sabemos que o FUD tem sido intenso na indústria nos últimos tempos, principalmente contra a PS.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
29 de Julho de 2023 14:53

Dados os históricos de rumores atuais, é mais provável que essas sejam as specs do início de planejamento do PlayStation 6 do que um modelo PRO.
Já falei aqui nesses espaço umas 20 vezes, que basta utilizar o PS4 como exemplo.
PS4 foi lançado com CPU Jaguar e GPU da AMD na arquitetura GCN1, isso quando já tínhamos GCN3 no mercado, com GCN4 pronta pra sair no ano seguinte.
Ou seja, conjunto de hardware AMD defasado em 3 gerações, ainda mais defasado se comparar com o que a NVidia disponibilizava no mercado naquela época.
O PS4 PRO tinha o mesmíssimo processador com clock mais alto, uma GPU que era “um mix” de GCN1 com GCN4, mesma quantidade de memória, com mesma largura de banda.
Ainda assim, por conta de API específica para hardware específico, os desenvolvedores First Party fizeram algumas maravilhas da indústria como GOW 2018, Ghost of Tsushima e Tlous 2. No Crossgen ainda tivemos GOW Ragnarok, GT7, Spider Morales e Horizon Forbidden West.
Fora isso tem Bloodborne, FF7 Remake e Nioh 1 e 2, entre outros.
Sem contar que a idéia do PS4 PRO, veio mais por conta da popularização das TVs 4K.
Vocês acham que até 2024 a popularização das TVs 8K será uma realidade? Eu tenho certeza que ainda não.
Agora o PS5 com CPU Zen2 de 2020 e GPU RDNA2 que só foi ser lançada em 2021, 16 GB de RAM com largura de banda alta, sistema de I/O nunca antes visto, 10,3 Tflops de potência computacional, e ainda tendo em vista que as tecnologias da AMD hoje estão mais próximas das da NVidia do que eram a 10 anos atrás…
Vocês acham mesmo que uma máquina dessas precisa de uma versão de meia geração?
Gostaria de saber a opinião de vocês.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Carlos Eduardo Santos
29 de Julho de 2023 15:46

Para quem é entusiasta de tecnologia e está disposto a pagar fortuna por meia dúzia de flames a mais, até precisa, mas analisando o conceito de consoles e como o ps5 é espetacular como peça de hardware, não é necessário!

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo Santos
29 de Julho de 2023 17:02

Precisar não precisa, mas não acho que tenha a ver com necessidade pra jogo e sim com manter interesse de clientes e de atrair novos clientes. Veja, acredito que a Sony a cada 2 anos vai tentar vender algum tipo de dispositivo novo pra manter interesse de clientes (2020 foi o console, 2022 foi o VR2, 2024 o Pro 2026… 2028 um PS6…).

Muita gente já tem a mentalidade de esperar sair um Pro ou um Slim pra comprar, então, nada mais lógico do que tentar abocanhar os com dinheiro e os retardatários que esperam por isso. Mas o PS5 base seguira muito bem e capaz até o fim da geração.

Sobre a questão de vir com uma nova tecnologia, imagino que dar um upgrade apenas na GPU, com a Microsoft fazendo diferente logo em seguida, mostrou-se um erro tático por parte da Sony, e isso não deve se repetir, sobretudo porque é importante um equilíbrio entre GPU e CPU pra evitar gargalos, então o ideal é melhorar um pouco em cada coisa até o sweetspot do preço ser alcançado.

Obviamente que tudo que falei acima é opinião, temos que esperar pra ver o que vai acontecer de fato até o fim do ano que vem, ou pelo menos até o mês do anúncio de um próximo console.

Last edited 9 meses atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo Santos
29 de Julho de 2023 17:13

Concordo com seu raciocínio sobre a evolução do PS4 até chegar no PS5. Faz todo o sentido, e o PS5 é um baseline muito aderente com o que se tem de tecnologia nos dias atuais, ainda mais se pensarmos que a tecnologia empregada no PS4 ainda é o baseline em alguns dos jogos lançados recentemente (RE4 remake, SF 6, etc.).

Mas acho pouquíssimo provável que essas specs se refiram a um PS6. Apesar de provavelmente já estarem planejando um PS6, é muito cedo para se ter alguma definição de especificação à respeito. Outro ponto que corrobora sobre isso, é que uma nova geração envolve um novo design como um todo (CPU, GPU, i/o, machine learning, etc.). Esses vazamentos estão muito aderentes com a proposta de um “upgrade” sobre o design inicial de 2020, algo como os consoles premium tiveram sobre os consoles base.

Ou seja, eu não ficaria surpreso se um PS6 possuir chips dedicados para machine learning (algo como os tensor cores da NVIDIA) com uma arquitetura nova, assim como o PS5 possui uma arquitetura focada em i/o que difere do PS4, que por sua vez foi vendido lá em 2013 como uma proposta de se ter largas quantidades de memória disponíveis em um barramento unificado tanto para CPU quanto GPU.

Last edited 9 meses atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Carlos Eduardo
30 de Julho de 2023 1:13

Mas Professor, o verdadeiro problema é o hardware inferior segurar todo potencial do hardware superior.
Eu mesmo não tinha PS4 e já fui direto num PS4 PRO, porque em 2016 já tinha comprado uma TV 4K.
Mas quando os jogos como God of War 2018 pra frente foram saindo, houve sim uma séria limitação do que o PRO poderia fazer e assim o potencial do console nunca foi totalmente explorado.
Isso me fez pensar na época, que realmente não valeu a pena ter pago mais caro no “Console Premium”, porque os jogos saiam praticamente idênticos no console base, isso tornou a relação custo x benefício do PRO muito ruim.
O mesmo aconteceu com XOne vs XOneX, e acontece nesta geração com SS vs SX.
Sem contar que esses consoles de meia geração foram um fracasso em vendas.
Fora que desenvolver pra dois consoles, mesmo que uma seja baseado no outro, toma muito mais tempo do que desenvolver pra uma plataforma só. Tanto que a Microsoft tentou sanar esse problema com um SDK unificando PC, XOne, XOneX, SS e SX, e tudo indica que até agora isso não deu nada certo, porque se perde muito tempo fazendo customizações para cada um dos hardwares.
Essa suposta versão PRO do PS5 tem specs pra lá de exageradas, é algo pra pisar em cima até das GPU’s RTX mais novas, e se assim for terá um custo elevadíssimo, um custo com uma diferença muito maior do que era do PS4 PRO para o PS4.
Agora me fala, quem vai ficar satisfeito pagando caro e jogando praticamente a mesma coisa que sai no console base?
Eu até comprei uma TV 8K esse ano, mas sinceramente não caio mais nessa.
Você entendeu meu ponto de vista?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo Santos
30 de Julho de 2023 2:08

Eu entendi o seu ponto de vista, e acho válido questionar consoles premium. Mas a única chance desse vazamento estar relacionado com o PS6 é se for algo como um rascunho, um estudo preliminar, algo do tipo. A versão final certamente será bastante modificada.

Entretanto, a proposta desse PS5 Pro ainda está bem obscura para mim. Não quero crer que fabricantes de consoles investem centenas de milhões em produzir um novo SKU meramente por melhorias pontuais ou narrativa de poder. O público que compra consoles via de regra é casual, e o marketing precisa ser bastante claro, ainda mais se tratando de um produto premium, com um preço mais alto.

Por exemplo, o Xbox One X apesar de ter feito muito marketing de poder, a proposta do 4k era bastante clara. Isto é, se a pessoa adquirir uma TV 4k, o console premium era mais adequado (Red Dead Redemption 2 que o diga rsss). Mas caso o consumidor fosse jogar em TVs 1080p, poderia optar pelo modelo slim mais barato.

Veja que o parágrafo acima é extremamente claro, qualquer um entende. Todo mundo que joga videogame possui TV em casa e deve ter comprado com uma noção mínima de resolução (até porque várias lojas possuem showcases de resolução 4k, essas coisas). Então com isso, qual vai ser o marketing do PS5 Pro? 120 fps? 4k nativo? Ray Tracing? Tudo isso é muito simples para nós que acompanhamos essa indústria diariamente, mas não me parece algo tão fácil de se absorver para o consumidor médio.

Veja que eu não duvido, só estou na expectativa de que caso o PS5 Pro venha a se tornar realidade, eles possuam alguma coisa que efetivamente chame a atenção do casual ao invés de apenas falar em Teraflops. E se o Mark Cerny conseguiu alguma solução game changer com ray/path tracing (como consta nas patentes dele)? Talvez a Sony possa ter achado a solução tão boa que resolveu introduzir um novo marketing em cima de Ray Tracing, que pode até virar o novo buzzword entre os casuais (a meu ver até o momento é buzzword apenas entre entusiastas como nós).

Não sei, é esperar pra ver, inclusive pode até ter sido cancelado (como o Switch Pro).

Last edited 9 meses atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo Santos
29 de Julho de 2023 17:42

Muito bom comentário. Na verdade eu prefiro que o Pro não exista, pois os jogos nem tiraram partido total do HW Ps5 ainda. Eu achava que o novo Spider já iriam botar em prática Geometry Engine e todas as features de nova geração, mas parece que não foi desta vez. Então o Ps5 tem muita lenha pra queimar..
Acho que um PRO só seria pensado pra enterrar de vez os consoles XBOX mesmo, pensando em concorrência, mais que a necessidade real pra jogos. Um PS5 pro hoje é de menos serventia que foi o Ps4 pro.

Last edited 9 meses atrás by Sparrow81
Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Sparrow81
30 de Julho de 2023 1:29

Concordo com tudo o que você disse, e assino em baixo.
E digo mais, sorte nossa que esses consoles de meia geração foram uma proposta que comercialmente deu muito errado.
Porque se tivessem sido um grande sucesso de vendas, estaríamos a ver um ciclo mais curto de lançamento de consoles, seria mais ou menos igual hoje vemos lançamentos de GPU’s pra PC.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Julho de 2023 1:21

Como assim salto nenhum em relação ao PS4?
O Sr. deve estar falando do PS5 não é?
Eu disse no meu comentário, “parece mais um início de planejamento de um PS6”, em momento nenhum afirmei que seria o PS6.
No histórico atual de rumores, tem mais gente dizendo que a Sony pensa num PS6 e não num PS5 PRO.
Não estou fazendo deduções em cima de rumores, porque aí já seria perda de tempo da minha parte.
Eu sinceramente considero consoles de meia geração como aberrações que nem deveriam existir.
Só quis apenas elucidar que nessa geração eles são ainda mais desnecessários do que já foram na geração passada.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Julho de 2023 20:29

É…
Pra qualquer um que esteja disposto a pagar uns 1.000 Euros, por FPS estáveis e “talvez” resolução nativa.
Aqui no Brasil um PS5 está sendo vendido por um preço equivalente a 851 dólares, um negócio desses dos rumores aqui, chegaria custando uns 1.700 dólares fácil, fácil.

Last edited 9 meses atrás by Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo Santos
30 de Julho de 2023 21:07

Mas por outro lado Xará, ninguém é obrigado a comprar. Teoricamente o PS5 receberá o mesmo suporte que o PS4 teve na geração passada, mesmo na presença de uma consola premium. Na geração passada eu comprei um PS4 fat no lançamento e preferi ficar com ele (sem comprar o Pro) até o final daquela geração. Posso muito bem repetir o feito, sem me sentir lesado ou algo do tipo.

Veja, não estou defendendo a existência de uma consola premium. Apenas acho que sua existência não muda praticamente nada sobre a base consumidora ativa do PS5, ainda mais se pensarmos que o console base vende muito mais que o premium, logo tende a ser prioridade.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
31 de Julho de 2023 1:10

É Mario, cabe até uma matéria pra esclarecer o quão custoso é a nível de hardware, para se obter 4K nativos.
Porque na boa, essas reconstruções de imagem estão disfarçando bem, mas quando é pra rodar 4K nativo com as melhores texturas possíveis, até a RTX 4090 não está dando conta, e voltamos pros 30 FPS da geração passada.
Ou 4K/30/RT, ou em raros casos 4K/60, e o “novo normal” 1440P/60/RT…
Aí fico só imaginando aquela cena do Phil Spencer com o processador escrito 8K nas mãos hauhauhauhauhau.
Se 4K já demanda muito, 8K é surreal!!!
Quero só ver quando começarem a sair os jogos baseados na UE5, acho que muitas pessoas vão ficar decepcionadas.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Carlos Eduardo
31 de Julho de 2023 0:54

Sim, sim, pelo menos dessa vez a gente já sabe o que vai acontecer caso esse “Console Premium” venha a ser lançado.
Como eu disse, na época comprei o PRO porque já tinha uma TV 4K. Mas, se eu soubesse o rumo que as coisas tomariam, com certeza teria comprado um Slim.
Mas enfim, aprendi com a experiência, e evitei que muitas pessoas cometessem o mesmo erro que eu cometi.
Pagar mais caro em algo ciente de que os benefícios são mínimos é uma coisa. Agora, cair na lenga, lenga do marketing e quebrar a cara, é dolorido pro bolso, infelizmente eu sei bem disso.
Hauhauhauhauhau.

Ewertom
Ewertom
29 de Julho de 2023 17:04

Acho totalmente desnecessário caso se confirme, ainda não vimos o explorar desta geração salvo o SS, mas a minha opinião que como o projeto se existir mesmo começou em 2022 pode ser uma resposta da Sony sobre a Mic referente a aquisição da Actvision” minha opinião “ matando o principal produto de venda atual do concorrente, forçando-a a novos métodos de mercado, acho um desperdício de potencial na base.o PS5 segurará esse pro que não vejo o porque de lançá-lo,
É não tem diferença nenhuma enquanto um joga 4K 60 fps com ray tracing o outro 1080p a 30 ou 60 sem ray, igualzinho

Juca
Juca
Responder a  Ewertom
29 de Julho de 2023 17:23

Ewertom concordo com seu ponto de vista de estratégia da Sony, que um Pro pode colocar o SS numa situação ruim, mas é difícil de se imaginar que a Sony seja apenas uma empresa sempre reativa a concorrência ao invés de ter planos traçados previamente de acordo com suas ambições (veja, na geração passada ela foi a primeira a lançar um PS Pro, mesmo já tendo um console inicial melhor).

Agora, dizer que não há diferenças entre 4k@60 com RT ou 1080p@30ou 60 sem RT pra embasar seu ponto de vista, aí já é demais, principalmente se temos jogos, como dizem, jogos correndo a 720p@20 no PS5, imagina a quanto correria no SS. E lembro que quando lançaram o One X 150 linhas de resolução já importavam e muito, imagina de 4k pra 1080… ou mesmo de 30 pra 60 que pra grande maioria dos PCzista é a diferença entre a vida e a morte! Também devemos lembrar que o Digital Foundry precisa de material pra poder continuar a trabalhar, e nada melhor que um Pro! Lol

Last edited 9 meses atrás by Juca
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 18:28

Acho que muita gente não percebe o intuito de uma Pro, se a Sony quer manter esta Geração até 2028, pelo meio tem que haver uma novidade para refrescar o interesse no Ps5! Infelizmente as Consolas como as conhecíamos já não existe mais, elas nesta geração praticamente perderam muita essência daquilo que era uma consola, hoje não passa de meros Pc só que mais baratos. Por isso um Ps5 Pro abre sempre portas para aquela malta que gosta de novidade, fora que quando lançar esse pro é na época das novas Nvidia 50xx, placas que só a 5090 já deve ir para uns 100tf, por isso hoje é essêncial eles fazem outro produto mais parrudo para manter o interesse nele por mais tempo.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Juca
29 de Julho de 2023 21:28

A parte de ser igual foi uma sátira

Juca
Juca
Responder a  Ewertom
29 de Julho de 2023 21:43

Então, presumo que você entende o motivo de sempre procurarem melhorar um hardware para jogo, mesmo que muitos possam não ligar, há muitos que ligam!

Sparrow81
Sparrow81
29 de Julho de 2023 20:00

Amazon alterou o nome do Ps5 de “Ps5 console” para “Ps5 Standard console”

https://twitter.com/Zuby_Tech/status/1684996435329077249?t=SD5HQDHBS_XdhiHFgyldVA&s=19

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
29 de Julho de 2023 21:10

Penso ser como como o pessoal relata lá, é só pra distinguir das edições especiais. Spiderman Edition e etc. Deve ser algo mais frequente daqui pra frente, logo deve vir uma Wolverine Edition!

Wolverine
comment image

Andrio
Andrio
29 de Julho de 2023 22:35

Queria q essa versão de ps5 tivesse uma displayport pra poder usar monitores com high hz.

Sony comprou a evo mas ela não dá devida atenção para os jogos de luta.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
31 de Julho de 2023 13:28

Mas já não chega aos 120Hz? O console não faz mais que 120fps… Querias mais ainda? É difícil imaginar que os consoles venham com muitas portas, isso encarece-o, mas não é impossível de imaginar um DP já que a Sony está com linha de monitores e acessórios pro PC.

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
1 de Agosto de 2023 0:04

Então, existem testes que quanto maior o hz menor é o inputlag mesmo o jogo sendo travado a 60fps. (logico que isso acaba variando de jogo para jogo)

Acho que lá em 2018 a maior parte da FGC (fighting game community) migrou para o pc e sempre existem reclamações de que nos consoles o inputlag sempre maior. no pc o mesmo jogo usando monitores 240hz o jogo literalmente fica pela metade se comparando aos consoles.

Eu sei que jogos de luta são de nicho mas para quem comprou o maior evento de jogo de luta e lançou uma linha de monitores competitivos isso deveria ser premissa. Isso inclusive venderia mais ps pq os proplayers iram jogar onde tem mais vantagem e pessoas que assistem essa galera acabam comprando oque eles divulgam.

João Magalhães
João Magalhães
31 de Julho de 2023 22:54

Não acredito que a Sony faria um PS5 Pro se ele não tivesse um mínimo o dobro da performance gráfica do PS5 padrão.

error: Conteúdo protegido